• Nenhum resultado encontrado

EDITAL Nº 05/ FERJ

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL Nº 05/ FERJ"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

EDITAL Nº 05/2012 - FERJ

Dispõe sobre os critérios para inscrição e seleção de estudantes de graduação candidatos à Bolsa de Pesquisa instituída pelo Artigo 170 da Constituição Estadual de Santa Catarina e regulamentada pelas Leis Complementares nº 281, de 20 de janeiro de 2005, nº 296, de 25 de julho de 2005 e nº 420, de 1º de agosto de 2008, na Fundação Educacional Regional Jaraguaense – FERJ, mantenedora do Centro Universitário - Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e em Joinville.

A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL REGIONAL JARAGUAENSE – FERJ, mantenedora do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e em Joinville, com base no Artigo 170 da Constituição Estadual de Santa Catarina e no que dispõem as Leis Complementares nº 281, de 20 de janeiro de 2005, nº 296, de 25 de julho de 2005 e nº 420, de 1º de agosto de 2008, resolve tornar públicos os critérios de inscrição e seleção para obtenção de Bolsas de Pesquisa para alunos matriculados em cursos presenciais de graduação mantidos pela FERJ no 2º semestre de 2012.

1 DAS BOLSAS E PERÍODO DE INSCRIÇÃO

1.1 As Bolsas de Pesquisa destinam-se a alunos economicamente carentes, regularmente matriculados nos cursos presenciais de graduação do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e Joinville, e são requeridas mediante apresentação de Projeto de Pesquisa juntamente com a documentação referente à realidade socioeconômica do candidato à Bolsa.

1.2 As inscrições estarão abertas de 4 a 18 de setembro de 2012.

1.3 Para efetuar a inscrição, o acadêmico deverá preencher todos os campos dos Formulários Socioeconômico e do Projeto de Pesquisa, imprimi-los e entregá-los junto aos documentos constantes nos itens 3 e 4 deste Edital, conforme item 5 deste Edital.

1.4 A Bolsa de Pesquisa é destinada ao pagamento de mensalidades de acadêmicos de graduação, com o objetivo de:

a) contribuir para a formação científica discente e de recursos humanos, com base nas políticas de pesquisa da Instituição, no que concerne à iniciação científica.

b) integrar os alunos de graduação às pesquisas desenvolvidas na Instituição.

1.5 O acadêmico contemplado com a Bolsa de Pesquisa do Artigo 170 da Constituição Estadual de Santa Catarina receberá percentual de, no mínimo, 25% do valor da mensalidade e, no máximo, 100% de acordo com o que prevê a Lei Complementar nº 420, de 1º de agosto de 2008.

(2)

1.6 Ao acadêmico bolsista serão repassadas 12 parcelas de Bolsa, sendo a pesquisa relativa a 1 (um) ano.

1.7 O acadêmico economicamente carente, portador de deficiência física ou que tiver atestada a sua invalidez permanente, receberá bolsa de Pesquisa para pagamento integral das mensalidades, caso seja selecionado como Bolsista de Pesquisa, levando-se em conta os requisitos e os critérios de seleção.

2 DOS REQUISITOS

2.1 Poderão concorrer à Bolsa de Pesquisa do Artigo 170 acadêmicos que:

a) Não recebem Bolsa de Estudos do Artigo 170 ou outra modalidade de bolsa de estudos ou de pesquisa;

b) Não possuem diploma de outra graduação;

c) Que possuem carência socioeconômica, cuja renda per capita familiar deverá ser igual ou inferior a três salários mínimos (renda por pessoa da família de até R$1.866,00);

d) Que estejam matriculados do primeiro ao antepenúltimo semestre do curso e que possam finalizar o projeto antes de finalizar o curso;

e) Que disponham de tempo previsto para os trabalhos de pesquisa, conforme o cronograma proposto constante no projeto inscrito;

f) Que possuem 75% de disciplinas aprovadas no semestre anterior; g) Que apresentem corretamente toda a documentação solicitada. 2.2 São requisitos do professor:

a) Ter experiência compatível com a função de orientador e, preferencialmente, titulação mínima de mestre;

b) Ficar restrito à orientação de até 05 projetos aprovados.

2.2.1 Ao professor Orientador será alocada 01 (uma) hora-aula semanal para cada projeto orientado a título de remuneração, durante o período de realização da pesquisa.

2.2.2 Caso o professor orientador não atenda aos requisitos e compromissos estabelecidos pelas normas do programa, o coordenador do curso poderá providenciar a substituição do professor orientador, ficando o mesmo sujeito às penalidades previstas em contrato.

3 DA DOCUMENTAÇÃO COMPROVANDO A REALIDADE SOCIOECONÔMICA DO ACADÊMICO PARA A INSCRIÇÃO

3.1 Para comprovação da carência socioeconômica o acadêmico deverá entregar os documentos abaixo relacionados:

(3)

3.1.1 DOCUMENTOS PESSOAIS DO GRUPO FAMILIAR:

I. Carteira de Identidade de todos os integrantes do grupo familiar podendo ser apresentada certidão de nascimento no caso dos menores de 18 anos (cópia).

II. CPF de todos os integrantes do grupo familiar (cópia).

III. Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física completa (inclusive com o Recibo de Entrega), de todos os integrantes do grupo familiar, quando for o caso (cópia).

IV. Certidão de casamento, escritura pública de união estável – tabelionato de notas, ou Declaração de União Estável, quando for o caso (cópia).

V. Comprovante de separação ou divórcio, quando for o caso (cópia).

VI. Certidão de Óbito dos responsáveis, em caso de dependente, quando for o caso (cópia).

VII. Carteira de Trabalho e Previdência Social atualizada de todos os integrantes do Grupo Familiar, apresentando original e cópia da folha de identificação com foto, da folha de qualificação civil, do registro do último contrato de trabalho assinado e da próxima página de contrato de trabalho em branco.

VIII. No caso de o acadêmico possuir deficiência, ou no caso da existência de pessoa com deficiência no grupo familiar, apresentar laudo médico.

3.1.1.1 A Carteira de Trabalho e Previdência Social deverá ser apresentada na sua forma original, juntamente com as cópias solicitadas, para que a equipe técnica do Setor faça a autenticação no momento da entrega da documentação. Poderá ser apresentada cópia autenticada com data atualizada, quando for o caso.

3.1.2 COMPROVANTES DE RENDA DO GRUPO FAMILIAR:

I. Comprovantes de rendimentos dos integrantes do grupo familiar que se enquadram em uma ou mais das situações abaixo:

a) Assalariado:

- Os três últimos demonstrativos de pagamento (cópia). b) Autônomo ou Profissional Liberal:

- DECORE - Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, constando pró-labore e retirada de lucros dos três últimos meses, numerada e assinada por contador inscrito no CRC (Conselho Regional de Contabilidade);

- CND – Certidão Negativa de Débito Estadual (cópia).

- Cópia da Carteira de Trabalho, com a baixa do último emprego e com a próxima página de contrato em branco (trazer a original para autenticação).

(4)

c) Trabalhador Informal ou Eventual (“bicos”):

- Declaração de rendimentos, conforme modelo em anexo, com média dos três últimos meses, com assinatura reconhecida em cartório (original).

- Cópia da Carteira de Trabalho, com a identificação, a baixa do último emprego e com a próxima página de contrato em branco (trazer a original para autenticação).

d) Proprietário Individual ou Sócio-Proprietário de Empresa Ativa:

- DECORE - Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, constando rendimentos e retirada de lucros, numerada e assinada por contador inscrito no CRC (original).

- Imposto de Renda completo de pessoa física (cópia).

- CND - Certidão Negativa de Débito Estadual e Municipal (cópia). - Imposto de Renda completo de Pessoa Jurídica (cópia).

- Contrato social e balanço financeiro da empresa (cópia).

- Cópia da Carteira de Trabalho, com a identificação, a baixa do último emprego e com a próxima página de contrato em branco (trazer a original para autenticação).

e) Proprietário Individual ou Sócio-Proprietário de Empresa Inativa:

- Protocolo de baixa em uma das esferas: municipal, estadual ou federal (cópia), ou - Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Jurídica de Inatividade (cópia).

- Cópia da Carteira de Trabalho, com a identificação, a baixa do último emprego e com a próxima página de contrato em branco (trazer a original para autenticação).

f) Aposentado, Pensionista ou Beneficiário de Auxílio-Doença no INSS:

- Extrato obtido via internet no link

www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/hiscre/index.html ou comprovante de rendimento que contenha o número do benefício recebido;

- Em caso de aposentadoria ou recebimento de pensão por morte, apresentar ainda a Cópia da Carteira de Trabalho, com foto, qualificação civil, a baixa do último emprego e com a próxima página de contrato em branco (e a carteira de trabalho original para autenticação).

g) Produtor Rural:

- Declaração do Sindicato dos Produtores Rurais ou do próprio agricultor com assinatura reconhecida em cartório, conforme modelo disponível em anexo (original), constando a atividade rural desenvolvida e a remuneração bruta (média mensal); - Caso as atividades rurais sejam realizadas em terras de terceiros, apresentar o contrato de arrendamento (cópia).

- Cópia da Carteira de Trabalho, com a identificação, a baixa do último emprego e com a próxima página de contrato em branco (trazer a original para autenticação).

h) Estagiário:

- Termo de Compromisso de Estágio, indicando o valor mensal recebido (cópia); ou declaração do supervisor de estágio constando o valor mensal recebido pelo estagiário (original com assinatura); ou ainda comprovante de recebimento dos valores de bolsa- auxílio fornecido pela empresa ou órgão público (se for o caso).

- Cópia da Carteira de Trabalho, com a identificação, a baixa do último emprego e com a próxima página de contrato em branco (trazer a original para autenticação).

i) Desempregado:

- Cópia do último comprovante de seguro-desemprego (se estiver recebendo); - Rescisão contratual (cópia).

(5)

- Cópia da Carteira de Trabalho, com a foto, qualificação civil, a baixa do último emprego e com a próxima página de contrato em branco (e carteira de trabalho original para autenticação).

- Comprovante do saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS (cópia). j) Recebimento de Auxílio de Parentes e/ou Amigos:

- Declaração constando o valor do auxílio prestado, conforme modelo disponível em anexo, com assinatura daquele que presta o auxílio, devidamente reconhecida em cartório.

k) Recebimento de Pensão Alimentícia:

- Declaração constando o valor da pensão alimentícia, com assinatura de quem paga, reconhecida em cartório, juntamente com a decisão judicial de pagamento da pensão (se for o caso de decisão judicial). Modelo disponível em anexo.

- Últimas três folhas de pagamento de quem paga a pensão alimentícia. l) Receber Aluguel de Imóveis:

- Declaração constando o valor recebido mensalmente, com assinatura reconhecida em cartório, conforme modelo disponível em anexo, ou os contratos de locação com os inquilinos devidamente assinados e registrados em cartório.

m) Não exercício de atividade remunerada (exemplo: “Do Lar”):

- Declaração do não exercício de atividade remunerada, conforme modelo disponível em anexo.

- Cópia da Carteira de Trabalho, com a foto, qualificação civil, a baixa do último emprego e com a próxima página de contrato em branco (e carteira de trabalho original para autenticação).

3.1.3 COMPROVANTES DE BENS DO GRUPO FAMILIAR

3.1.3.1 Entende-se por bens do grupo familiar os imóveis, veículos, ações, participação em empresas e disponibilidade financeira em moedas nacional e/ou estrangeira (poupança e aplicações). Dinheiro em espécie em poder de algum membro do grupo familiar ou emprestado à outra pessoa. No caso de bens financiados (imóveis ou veículos), considerar somente o valor das parcelas já quitadas.

3.1.3.2 A informação declarada sendo diferente dos valores comprovados configura omissão de patrimônio, excluindo o candidato do processo de seleção

.

3.1.3.3 Comprovantes de bens dos integrantes do grupo familiar que se enquadram em uma ou mais das situações abaixo:

a) Para os membros do grupo familiar que não possuem bens - Declaração de não propriedade de bens conforme modelo disponível anexo a este Edital.

b) Declaração de Bens - preencher, imprimir e apresentar a Declaração dos Bens do Grupo Familiar conforme modelo disponível anexo a este Edital e os documentos abaixo descritos conforme for o caso:

(6)

I - Para os membros do grupo familiar que possuem bens móveis e imóveis (Cópias):

• Certidão Atualizada da matrícula do Bem Imóvel;

• Contrato de compra e venda do Imóvel quando for o caso;

• IPTU;

• Certificado de propriedade de veículos (documento do veículo);

• Contrato Social da Empresa;

• Contrato de consórcio e/ou financiamentos (veículos e habitacional). 3.1.4 COMPROVANTES DE GASTOS COM HABITAÇÃO:

I – No caso do grupo familiar residir em imóvel alugado, apresentar cópia do contrato de locação e do recibo de pagamento do último aluguel.

II - Caso o aluguel seja dividido com outra(s) pessoa(s), anexar ao contrato de locação uma declaração (conforme modelo disponível em anexo) assinada por todos os inquilinos, com as assinaturas reconhecidas em cartório, informando o valor pago por cada um.

III – No caso do grupo familiar residir em imóvel financiado, apresentar cópia do contrato de financiamento e do recibo da última parcela.

IV – No caso do grupo familiar residir em imóvel cedido gratuitamente, apresentar declaração, com assinatura reconhecida em cartório, de quem cede o imóvel, (conforme modelo disponível em anexo).

V – Cópia dos comprovantes de residência do grupo familiar com vencimento em julho ou agosto de 2012 (faturas de água, luz e telefone, quando for o caso).

3.1.4.1 Somente serão aceitos comprovantes de residência que atestem o endereço apresentado no cadastro socioeconômico.

3.1.5 COMPROVANTES DE GASTOS COM DOENÇA:

I - Atestado do profissional da área de saúde responsável pelo paciente, constando o CID (Código Internacional de Doenças), ou, se for o caso, cópia do laudo médico legível, atualizado, contendo também o nome do paciente, código da doença (CID), tipo do tratamento, data, carimbo e assinatura do profissional que atesta.

II - Receituário legível, indicando a medicação de uso contínuo e/ou encaminhamento de terapias.

III - Notas fiscais da compra dos medicamentos prescritos e/ ou recibos de terapias contínuas.

IV - Não são considerados para fins de gastos contínuos tratamento de saúde, convênios, planos de saúde, manutenção de aparelhos ortodônticos, cirurgias etc.

(7)

3.1.6 COMPROVANTES DE GASTOS COM TRANSPORTE:

3.1.6.1 Considerar somente o valor de suas despesas com transporte coletivo para se deslocar até a instituição de ensino. Não considerar as despesas dos demais integrantes do grupo familiar, nem gastos com combustível de veículo particular. I - No caso de utilização de transporte coletivo, apresentar cópia do último recibo de compra da passagem de ônibus.

II – No caso de utilização de transporte terceirizado (Topic/Van), apresentar o recibo de pagamento referente ao último mês de utilização do transporte, ou contrato com a empresa que presta o serviço de transporte.

3.1.7 COMPROVANTES EDUCACIONAIS:

I – Se algum membro do grupo familiar do acadêmico estiver estudando em Instituição de Ensino Superior particular, o acadêmico deverá trazer a confirmação de matrícula ou comprovante de pagamento da última mensalidade.

II – Boletim referente ao semestre anterior (2012/1) do acadêmico candidato à Bolsa de Pesquisa.

3.1.8 Formulário Socioeconômico para inscrição, conforme modelo anexo ao Edital.

3.1.9 Declaração da empresa em que trabalha confirmando que o acadêmico não é beneficiário de Bolsa de Estudo. Essa declaração deve ser carimbada e assinada pelo RH da empresa, ou pelo superior imediato do acadêmico.

3.1.10 Requerimento do acadêmico pretendente que justifique o pedido de bolsa de pesquisa (o acadêmico poderá trazer por escrito o relato de outros fatos que considera relevantes na sua realidade socioeconômica).

4 DA DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DO PROJETO

4.1 A inscrição se efetivará mediante o devido preenchimento e entrega dos seguintes documentos:

I - Formulário para Inscrição de Projetos de Iniciação Científica impresso devidamente preenchido e assinado por todos os integrantes do projeto, com o parecer do coordenador (Formulário anexo ao Edital).

II - Cópia digital do Formulário para Inscrição de Projetos de Iniciação Científica devidamente preenchido, que deverá ser enviado para o e-mail proinpes@catolicasc.org.br dentro do prazo de inscrição.

(8)

III - Cópia do Histórico escolar da graduação do(s) acadêmico(s), ou da declaração de matrícula para acadêmicos da 1ª fase do curso de graduação, que deve ser solicitado no Portal do Aluno e retirado no SAE.

IV - Cópia digital do Histórico escolar da graduação do(s) acadêmico(s), ou da declaração de matrícula para acadêmicos da 1ª fase do curso de graduação, encaminhado para o e-mail proinpes@catolicasc.org.br dentro do prazo de inscrição. V – Cópia do Currículo Lattes atualizado (nos últimos 06 meses) de todos os acadêmicos e professores envolvidos no projeto. O Currículo Lattes é feito através do site www.cnpq.br.

VI - A cópia digital do Currículo Lattes de todos os acadêmicos e professores envolvidos no projeto deve ser encaminhada para o e-mail proinpes@catolicasc.org.br dentro do prazo de inscrição.

5 DA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO

5.1 A documentação deverá ser entregue em folhas tamanho A4, não serão aceitas cópias em papel de fax ou ilegíveis.

5.2 O prazo para entrega dos documentos é de 04 a 18 de setembro de 2012, e o acadêmico deverá entregar os documentos conforme o que está estabelecido nos itens 3 e 4 deste Edital, de acordo com os locais e horários abaixo descritos:

- Em Jaraguá do Sul:

No período matutino a entrega de documentos deverá ser realizada no SAE – Serviço de Atendimento ao Estudante – das 8h às 12h;

Nos períodos vespertino e noturno a entrega de documentos deverá ser realizada no Setor de Bolsas de Estudo, das 13h às 22h.

- Em Joinville:

No SAE – Serviço de Atendimento ao Estudante, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 16h às 21h.

5.3 O não cumprimento dos procedimentos acima descritos desclassificará a inscrição do candidato à Bolsa de Pesquisa do Artigo 170 da CE.

6 DO CUSTEIO DOS PROJETOS

TIPO DE PROJETO DURAÇÃO VALOR DE CUSTEIO DO

PROJETO

(9)

6.2 O Setor de Pesquisa poderá destinar recursos adicionais aos solicitados, desde que devidamente justificados e arrolados no projeto de Iniciação Científica, detalhados no Resumo do Orçamento do Formulário para Inscrição de Projetos de Iniciação Científica.

7 DAS ÁREAS DO CONHECIMENTO E PROJETOS VINCULADOS A ESTAS ÁREAS

7.1 Os projetos devem estar vinculados a uma das seguintes áreas do conhecimento: 1 Ciências Exatas e da Terra

2 Engenharias

3. Ciências Sociais Aplicadas 4 Ciências Humanas

5 Linguística, Letras e Artes

8 DOS TIPOS DE PROJETO

8.1 Os Projetos de Pesquisa poderão ser de dois tipos:

I - Projetos de Pesquisa que poderão ser elaborados pelo próprio acadêmico com professor orientador escolhido pelo acadêmico com autorização final do coordenador do curso;

II - Projetos de Pesquisa que serão apresentados pela instituição de ensino nos quais os acadêmicos poderão ser inseridos de acordo com sua área de conhecimento e aprovação do professor orientador e coordenador do curso.

a) O acadêmico encontrará a lista de projetos apresentados pela Instituição anexa ao Edital.

b) Para inscrição nos projetos apresentados pela Instituição o acadêmico deverá observar atentamente os “requisitos do projeto” e “quem poderá candidatar-se ao projeto”, itens que constam na lista de projetos anexa ao Edital.

9 DA APROVAÇÃO DO CANDIDATO PARA EXECUÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA

9.1 O candidato à Bolsa de Pesquisa deverá atender a todos os requisitos constantes no item 2 deste Edital.

9.2 A avaliação do grau de carência dos acadêmicos será realizada pela Equipe Técnica do Artigo 170 da Constituição Estadual de Santa Catarina, sendo esta Equipe a responsável por definir o percentual de benefício que o bolsista de Pesquisa receberá e sua classificação conforme índice de carência.

(10)

ICI = (RT x M x TS x P x PT x S) GF

Em que:

ICI = Índice de Classificação Inicial

RT = Renda Total (somatório da renda mensal familiar, incluindo o candidato)

M = Moradia (própria = 1; alugada ou financiada = 0,7) TS = Tratamento de saúde (sim = 0,8; não = 1)

P = Outra pessoa na família estudando em IES paga (sim = 0,8; não = 1) PT = Paga Transporte (sim = 0,9; não =1)

S = Acadêmico independente financeiramente (que se mantém por conta própria – sim= 0,8; não= 1)

GF = Grupo Familiar (número de membros do quadro familiar que contribui com a renda familiar ou usufrui dela, incluindo o candidato).

9.4 A aprovação dos projetos de Iniciação Científica é feita mediante avaliação efetuada pelo Comitê de Pesquisa, cuja constituição é de responsabilidade do Setor de Pesquisa vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica, atendendo as disposições estatutárias e regimentais.

9.5 Os critérios utilizados pelo Comitê de Pesquisa para classificação dos projetos de pesquisa são:

a) Clareza de objetivos;

b) Relevância social, técnica e/ou científica da proposta de Pesquisa; c) Clareza na identificação do problema proposto na pesquisa;

d) Clareza e objetividade da justificativa do tema proposto na pesquisa; e) Coerência entre a metodologia e os objetivos da pesquisa;

f) Clareza com relação à metodologia utilizada no projeto de pesquisa; g) Coerência da fundamentação teórica com o proposto no projeto;

h) Compatibilidade do cronograma com os objetivos e métodos propostos na pesquisa; i) Previsão orçamentária coerente com o projeto proposto;

j) Apresentação de referências compatíveis com o projeto proposto.

9.6 Em caso de empate, como critério de desempate será utilizado o Índice de Aproveitamento (IA) do acadêmico.

9.7 Após a avaliação da Equipe Técnica do Artigo 170 e do Comitê de Pesquisa da Instituição é que será efetuada a classificação dos acadêmicos que irão receber a bolsa de Pesquisa do Artigo 170.

10 DO NÚMERO DE PROJETOS APROVADOS

10.1 O número máximo de projetos que poderão ser aprovados para esse edital é de 34 Projetos.

10.1.2 O número de bolsas será definido de acordo com o montante repassado pelo Governo do Estado de Santa Catarina como verba destinada para as Bolsas de Pesquisa do Artigo 170 da Constituição Estadual de Santa Catarina.

(11)

11 DO RESULTADO

11.1 A relação dos projetos selecionados, bem como o nome de cada acadêmico e o percentual de bolsa de Pesquisa concedido serão divulgados a partir do dia 02 de outubro, após às 21 horas, no site www.catolicasc.org.br/pesquisa.

12 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

12.1 Os acadêmicos beneficiados somente receberão as parcelas da bolsa de pesquisa após assinatura do termo de contrato de pesquisa por todos os membros envolvidos no projeto.

12.2 O acadêmico que recebe Bolsa de Pesquisa do Artigo 170 também é responsável pela assinatura dos recibos de prestação de contas que serão encaminhados ao Governo do Estado após recebimento da verba pela Instituição.

12.3 Cada acadêmico só pode ser indicado para um único projeto.

12.4 Será permitida a aquisição de material bibliográfico para o projeto. Este valor não poderá ser superior a 15% do valor total solicitado em orçamento, observando que após o término do projeto o material deverá ser entregue ao Setor de Pesquisa que providenciará o registro e arquivo na Biblioteca da Instituição.

12.5 Os demais materiais adquiridos para o desenvolvimento do projeto deverão ser entregues ao Setor de Pesquisa que providenciará o registro e encaminhará ao setor responsável pela utilização.

12.6 O acadêmico que não conseguir concluir seu Projeto de Pesquisa restituirá os valores referentes à bolsa recebida, no prazo de um ano, contado da data de concessão da última parcela.

12.7 Conforme o art. 14, da Lei Complementar n. 281/05, o acadêmico beneficiado com a Bolsa de Pesquisa que falsificar documentos ou falsear informações, além de perder o benefício que lhe foi deferido, ressarcirá os valores indevidamente recebidos e ficará automaticamente impedido de candidatar-se a futuras inscrições, sem prejuízo das sanções penais aplicáveis.

12.8 Qualquer pessoa pode formalizar denúncia, que deverá ser dirigida à Comissão Técnica e entregue no Setor de Bolsas, no SAE ou pelo e-mail denunciaart170@catolicasc.org.br. A denúncia deve se fundamentada. O sigilo sobre a identidade do denunciante é assegurado pela Comissão.

12.9 O processo de investigação será realizado pela Comissão de Fiscalização do Artigo 170 – COMFISCART, conforme Regimento aprovado pela Comissão.

12.10 Os casos omissos serão resolvidos pelo Setor de Pesquisa, vinculado à Pró- Reitoria Acadêmica, em conjunto com a Comissão Técnica do Artigo 170 na Instituição e, se necessário, o caso será encaminhado para a Comissão de Fiscalização do Artigo 170 na Instituição.

(12)

12.11 O não cumprimento das normas deste Edital invalida a inscrição de projeto.

Jaraguá do Sul, 4 de setembro de 2012.

Paulo Onildo de Matos Anadir Elenir Pradi Vendruscolo Fundação Educacional Regional Jaraguaense – FERJ

Referências

Documentos relacionados

[r]

4.1. Antes de inscrever-se, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos constantes neste Edital. A inscrição na Seleção Pública implicará a

Devido a importância deste município para o Litoral Norte Paulista, que tem sua principal fonte de renda no turismo, o presente estudo tem o objetivo de fornecer informações sobre o

O candidato Pessoa com Deficiência deverá marcar Sim e deverá informar o CID no campo que irá aparecer abaixo do item Sim, como também deverá atender os requisitos definidos no

Conforme Edital, os candidatos convocados deverão apresentar TODOS os documentos listados no item 9.2 no momento da matrícula, e observar os demais requisitos do item 9 - DA

O candidato deverá observar todas as demais orientações constantes no item 11 do Edital

O candidato deverá consultar o Edital e ler todas as orientações constantes no item “Isenção”. Nesse item, estarão descritos todos os passos para a solicitação da isenção,

2º A Comissão terá o prazo de 15 (quinze) dias úteis, a contar da data de recebimento do processo, para realizar a avaliação da servidora e entregar a documentação