• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Seleção de Professor-Tutor para o Curso de Licenciatura em Pedagogia modalidade a distância

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Seleção de Professor-Tutor para o Curso de Licenciatura em Pedagogia modalidade a distância"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Seleção de Professor-Tutor para o Curso de Licenciatura em

Pedagogia – modalidade a distância

O Reitor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, no uso de suas atribuições, torna público que, após publicação deste Edital no Diário Oficial da União, estarão abertas as inscrições para o Processo de Seleção de Bolsista que atuará como Professor-Tutor no Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade a distância. A inscrição no processo seletivo ocorrerá no período entre 10/6/2011 a 17/06/2011.

1 - DAS VAGAS OFERTADAS

A seleção se dará para preenchimento de 30 vagas distribuídas entre diferentes áreas, a critério da coordenação do curso. Poderão se inscrever os candidatos que atenderem aos seguintes pré-requisitos:

1.1 Adolescência e Juventude: Graduação em Psicologia, Pedagogia ou Serviço Social. Especialização em Psicologia, Educação ou em áreas afins. Mestrado em andamento em qualquer área do conhecimento. Experiência comprovada de no mínimo 1 ano na educação básica ou superior .

1.2 Artes Visuais: Graduação na área específica de Artes Visuais/Plásticas ou afins ( Museologia, Arquitetura, Gravura, Escultura, História da arte e Filosofia da arte). Experiência docente comprovada de 1 ano em ensino médio e/ou superior. 1.3 Corpo e Movimento: Licenciatura em Educação Física. Experiência docente comprovada de 1 ano na educação básica ou superior.

1.4 Didática, Currículo, Avaliação, Práticas em Contextos não escolares, Estágio em contextos não escolares, Estagio em Ensino Médio-Normal, Estágio em Ensino Fundamental: Graduação em Pedagogia ou áreas afins das Ciências Humanas. Experiência docente comprovada de 1 ano na área de ensino fundamental, ensino médio ou em contextos não escolares.

1.5 Educação a distância: Graduação em Pedagogia com Especialização em Educação a Distância. Experiência comprovada de no mínimo 1 ano na educação básica ou superior .

(2)

1.6 Informática em Educação: Graduação em Pedagogia ou Computação (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Informática ou Licenciatura em Informática). Pós-Graduação na área de Informática na Educação. Experiência docente comprovada de 1 ano na educação básica ou superior.

1.7 Educação de Jovens e Adultos/ Estágio 2: Graduação em Pedagogia ou Licenciaturas em geral. Especialização na área de Educação e/ou Mestrado em andamento na área de Educação. Experiência comprovada de no mínimo 1 ano na área de Educação de Pessoas Jovens e Adultas.

1.8 Movimentos Sociais e Educação, Educação e Trabalho e Sociologia e Educação: Graduação em Pedagogia e/ou Licenciatura em Ciências Sociais, História ou Filosofia. Experiência docente comprovada de no mínimo 1 ano no magistério.

1.9 Tópicos em Educação Especial: Graduação em Pedagogia ou Licenciatura em Psicologia. Experiência docente comprovada de 1 ano.

1.10 Educação Infantil e Alfabetização: Educação Infantil e alfabetização: Graduação em Pedagogia. Experiência comprovada de ensino em turma de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental de, no mínimo, 1 ano. Pós-graduação em educação infantil e/ou alfabetização.

1.11 Filosofia e Educação: Graduação em Filosofia e/ou Educação e áreas afins. Experiência docente comprovada de 1 ano.

1.12 História da Educação: Graduação em Pedagogia ou Licenciatura em História, Filosofia ou Sociologia. Especialização concluída no campo da História da Educação e/ou Mestrado em andamento com dissertação no campo temático de História da Educação. Experiência docente comprovada de no mínimo 1 ano no magistério.

1.13 História na Educação: Licenciatura em História ou Licenciatura em Pedagogia. Experiência docente comprovada de 1 ano.

1.14 Imagem e Educação: Licenciatura (qualquer área) ou Graduação em Comunicação. Experiência docente comprovada de 1 ano ou em projetos com uso de recursos audio-visuais.

1.15 Informática Instrumental: Graduação em Informática, Sistemas de Informação, Engenharia de Computação ou Ciência da Computação ou Mestrado em Informática. Experiência comprovada em ensino de Informática ou Educação a Distância.

(3)

1.16 Libras: Graduação em Pedagogia, Fonoaudiologia, Letras ou Psicologia. Experiência docente comprovada de 1 ano na educação de surdos.

1.17 Língua Portuguesa e Literatura: Licenciatura plena em Letras (todas as habilitações) ou Linguística. Experiência docente comprovada de 1 ano.

1.18 Matemática na Educação: Graduação em Pedagogia ou Licenciatura em Matemática. Experiência docente comprovada de 1 ano.

1.19 Música e Educação: Graduação em Música ou Pedagogia. Experiência comprovada de 1 ano em ensino fundamental e médio e/ou com práticas interdisciplinares com a música.

1.20 Políticas em Educação, Gestão e Dinâmica e Organização Escolar: Formação em Pedagogia OU Licenciatura em quaisquer área da Educação Básica com especialização realizada ou pendente de monografia, mestrado realizado ou em curso. Experiência comprovada, de no mínimo 1 ano, em Gestão Educacional.

1.21 Psicologia e Educação, Psicopedagogia: Licenciatura em Psicologia ou graduação em Pedagogia. Especialização em Psicologia e/ou Educação ou mestrado em andamento com temática no campo da Psicologia e Educação. Experiência docente comprovada de no mínimo 1 ano e experiência em instituições educativas na área.

1.22 Teatro e Educação: Licenciatura plena em educação artística com habilitação em artes cênicas ou Bacharelado em teatro na modalidade licenciatura. Experiência docente comprovada de 1 ano.

1.23 Seminário de Práticas Educativas Graduação em Pedagogia ou áreas das Ciências Humanas. Experiência docente comprovada de 1 ano na Educação básica.

1.24 Movimentos Instituintes e Educação: Licenciatura em Pedagogia. Experiência docente comprovada de 1 ano.

1.25 Paulo Freire: Pensamento e obra: Licenciatura em Pedagogia. Comprovação de ter cursado alguma disciplina em curso de graduação ou pós-graduação que discuta a obra de Paulo Freire. Experiência docente comprovada de 1 ano.

1.26 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Especialização lato sensu. Experiência na Educação Básica (Gestão, Coordenação, Supervisão e Docência) e/ou em Educação Especial, formação de professores e orientação de monografias.

(4)

2 - DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR-TUTOR

2.1 Participar das atividades de capacitação/avaliação de tutores propostas pela Equipe CEAD-UNIRIO; pela Diretoria Adjunta de Tutoria do CEDERJ e pelos professores-coordenadores de disciplina;

2.2 Conhecer o projeto didático pedagógico do curso e o material didático da disciplina ou do componente curricular sob sua responsabilidade, demonstrando domínio do conteúdo específico da área;

2.3 Atender as consultas dos estudantes, sempre ajudando a encontrar a resposta, certificando-se de que a dúvida foi sanada;

2.4 Orientar por meio da metodologia de educação a distância, enfatizando a necessidade de se adquirir autonomia de aprendizagem;

2.5 Orientar sobre a importância da utilização de todos os recursos oferecidos para a aprendizagem;

2.6 Encorajar e auxiliar os estudantes na busca de informações adicionais nas mais diversas fontes de informação: bibliotecas físicas e/ou virtuais, endereços eletrônicos;

2.7 Comunicar-se com os alunos que não procuram a tutoria a distância ou ausentes nas avaliações, por meio de e-mail / telefone, encorajando-os a recorrer à tutoria a distância / presencial, como um auxílio no processo de aprendizagem; 2.8 Participar de encontros, atividades culturais, vídeo-conferências e seminários presenciais, programados pela coordenação do curso;

2.9 Emitir relatórios com o registro da participação do estudante, suas principais dúvidas, respectivas orientações, encaminhamentos e registros de informações sobre os tipos e os níveis de dificuldades que os estudantes apresentam em relação a tópicos das disciplinas e respectivo material didático;

2.10 Cumprir com pontualidade os horários de atendimento aos alunos de acordo com o estabelecido pela CEAD-UNIRIO e pela Diretoria Adjunta de Tutoria do CEDERJ, bem como as tarefas designadas pela Coordenação do Curso;

2.11 Participar da correção das avaliações, tanto presenciais como a distância, bem como da elaboração de gabaritos, sempre que solicitado;

2.12 Auxiliar o professor-coordenador de disciplina em todas as suas funções, inclusive na capacitação e no apoio aos tutores presenciais;

2.13 Conhecer o cronograma de estudo e das avaliações da disciplina sob sua responsabilidade;

(5)

2.14 Participar do processo de avaliação do material didático do CEDERJ, quando solicitado;

2.15 Atuar eticamente no trato com informações referentes às avaliações e atividades acadêmicas;

2.16 Auxiliar o professor-coordenador de disciplina, na oferta de oportunidades de aprendizagem, por meio da plataforma (fórum, “chats”, construção de páginas da disciplina, formação de grupos de estudo virtuais, etc);

2.17 Acompanhar e atualizar as informações pertinentes à sua disciplina na plataforma;

2.18 Auxiliar o professor coordenador de disciplina na elaboração, preparação e teste de atividades práticas presenciais;

2.19 Apresentar relatório anual de atividades à Coordenação do Curso, dois meses antes do término de vigência da bolsa, visando avaliação para renovação da mesma.

3 - DAS BOLSAS

O Professor-tutor receberá uma bolsa do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais) e, em hipótese alguma terá vínculo empregatício com a UNIRIO. Não será permitido o acúmulo de bolsas FNDE/UAB, conforme disposto no §3º, do art. 1º, da lei 11.273/2006.

A carga horária de trabalho será de 20 horas semanais incluídos nesta carga horária: um plantão presencial na UNIRIO; participação em reuniões de coordenação; pronto recebimento, correção e devolução de provas nos prazos e datas estipuladas, mesmo que não coincidam com o dia de plantão do professor-tutor.

As bolsas terão duração de 6 (seis) meses, sendo prorrogáveis por mais 6 (seis) meses em função da avaliação de desempenho do tutor.

4 - DA INSCRIÇÃO

4.1 A inscrição no processo seletivo ocorrerá no período entre 10/6/2011 a 17/06/2011.

4.2 Para inscrição no processo seletivo o candidato deverá ter habilidade no uso de computadores com finalidade educacional através de internet (correio-eletrônico, web, fórum, bate-papo, plataformas de ensino-aprendizagem etc.).

(6)

4.3 A inscrição consiste na impressão e no preenchimento da Ficha de Inscrição, no pagamento da taxa de inscrição, em espécie, no valor de R$35,00, preferencialmente nas agências do Banco do Brasil, por meio de Guia de Recolhimento da União – GRU Cobrança e no envio da documentação constante no item 4.6 deste edital.

4.4 A Pessoa Portadora de Deficiência tem assegurado o direito de se inscrever no presente processo seletivo, sendo reservado o percentual de 5% das vagas oferecidas, em obediência às disposições legais pertinentes.

4.5 Para efetuar a inscrição o(a) candidato(a) deverá:

4.5.1 Acessar o endereço eletrônico

http://www.unirio.br/cead/selecao/pedagogia.html, no período compreendido entre as 12 horas do dia 10/06/2011 e 12 horas do dia 17/06/2011, considerando o horário de Brasília.

4.5.2 Imprimir e preencher integralmente Ficha de Inscrição, localizada na página da Coordenação de Educação a Distância – CEAD, http://www.unirio.br/cead/selecao/ pedagogia.html

4.5.3 Imprimir e pagar a Guia de Recolhimento da União – GRU Cobrança, que

deverá ser obtida no endereço eletrônico

https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp e preenchida com os dados UG: 154034, Gestão: 15255, código GRU: 28830-6, Número de Referência: 23102001036201129, Competência: 06/2011, Vencimento: 17/06/2011, CPF do contribuinte, Nome do Contribuinte, Valor Principal: R$35,00, Valor Total: R$35,00 4.6 Para a inscrição no processo seletivo deverão ser enviados/entregues os seguintes documentos:

●cópia autenticada frente e verso do diploma de graduação ou certidão de conclusão de graduação;

●cópia autenticada frente e verso do histórico escolar da graduação no qual conste o CR A( coeficiente de rendimento acumulado), numeral e por extenso, ou declaração da instituição de origem em que constem esses dados;

●cópia autenticada frente e verso do diploma ou certificado de pós-graduação ou declaração comprobatória, no caso de haver exigência da área pretendida;

●documento autenticado que comprove experiência profissional, no caso de haver exigência da área pretendida. (cópia frente e verso);

●cópia autenticada frente e verso da carteira de Identidade e CPF (cópia frente e verso);

(7)

●cópia autenticada frente e verso da certidão de casamento, caso haja alteração no nome constante da documentação apresentada (cópia frente e verso);

● Curriculum Vitae impresso, comprovado, de acordo com o modelo de currículo da plataforma Lattes do CNPq, disponibilizado no endereço eletrônico: http://lattes.cnpq.br/;

●Memorial, que deverá ser escrito considerando-se as orientações constantes no item 5.2;

●Declaração de comprometimento e disponibilidade para a função de Professor-tutor (devidamente assinada) que inclui: participação em capacitação, encontros presenciais nos polos, participação em reuniões das equipes e atividades de tutoria a distância, conforme modelo disponível no endereço eletrônico http://www.unirio.br/cead/selecao/ pedagogia.html;

●Declaração, devidamente assinada, de habilidade e conhecimento para usar computadores em atividades educacionais através de internet e correio-eletrônico, conforme modelo disponível no endereço eletrônico http://www.unirio.br/cead/selecao/ pedagogia.html;

4.6.1 Em hipótese alguma será aceita documentação incompleta ou outros modelos de Curriculum Vitae diferentes do indicado neste edital.

4.7 A UNIRIO não se responsabiliza por pedidos de inscrição não recebidos por fatores de ordem técnica que prejudiquem os computadores ou impossibilitem a transferência de dados, falhas de comunicação ou congestionamento das linhas de comunicação.

4.8 O(a) candidato(a) deverá guardar, em seu poder, uma cópia da Guia de Recolhimento da União - GRU Cobrança, devidamente paga, como comprovante da realização de pagamento dentro dos critérios estabelecidos neste Edital.

4.9 Não será considerado pagamento de taxa de inscrição, o efetuado de forma diferente da estabelecida neste edital.

4.10 A documentação exigida deverá ser enviada pelos Correios, via Sedex, até a data de postagem limite de 17/06/2011, ou entregue, das 9h às 12h e das 16h às 19h, no período de 10/06/2011 a 17/06/2011, nos dias úteis, no seguinte endereço:

Protocolo do CCH – Av. Pasteur, nº 458 – Urca, Rio de Janeiro – RJ. CEP:22290-240.

4.11 A inscrição do(a) candidato(a) será homologada após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição e da verificação pela Comissão de Seleção de que sua documentação está completa e obedece à orientação deste edital.

(8)

4.12 A não integralização dos procedimentos de inscrição que envolvam o pagamento da taxa, o correto preenchimento da Ficha de Inscrição e a entrega da documentação solicitada implicará a eliminação do processo seletivo, por não cumprimento dos critérios do presente edital.

4.13 Toda a documentação exigida deverá estar anexada à Ficha de Inscrição devidamente preenchida e enviada/entregue em envelope lacrado.

5 - DO PROCESSO DE SELEÇÃO

5.1 O processo de seleção dos candidatos a Professor-Tutor será realizado por uma Comissão de Seleção constituída por docentes desta universidade e profissionais convidados da área.

5.2 O processo de seleção constará de uma etapa eliminatória e três etapas classificatórias, na seguinte ordem:

Etapa 1 – Análise da Documentação (eliminatória)

Será verificado se todos os documentos requeridos foram entregues, se a formação profissional e acadêmica do(a) candidato(a) corresponde à exigida na área de interesse. Nesta etapa, o(a) candidato(a) será considerado(a) Apto ou Não apto. Serão desconsiderados os itens do Currículo sem comprovação. O(a) candidato(a) será eliminado(a) do processo de seleção se a documentação exigida no item 4.6 deste edital estiver incompleta.

O resultado da análise da documentação será divulgado no dia 22/06/2011 no endereço eletrônico: http://www.unirio.br/cead/selecao/pedagogia.html

Etapa 2 – Prova de Títulos (classificatória)

Serão considerados para fins de avaliação do currículo os seguintes itens: Titulação, Experiência Profissional, Produção e Publicação Acadêmica. Os(as) candidatos(as) deverão incluir Declaração de inscrição em programa de mestrado ou doutorado, quando for o caso, para fins de pontuação no currículo. Os critérios de pontuação serão divulgados no dia 10/06/2011 no endereço eletrônico http://www.unirio.br/cead/selecao/pedagogia.html. Serão desconsiderados os itens do Currículo sem comprovação.

Etapa 3 – Memorial (classificatória)

Será avaliada a capacidade do(a) candidato(a) em apresentar um texto coerente, claro e objetivo; b) correção gramatical; c) histórico da vida acadêmica; d) capacidade de síntese e de articulação com a área de atuação e com os conhecimentos específicos da disciplina para a qual concorre. O memorial deve ser escrito em, no máximo, três laudas. Os critérios de pontuação serão

(9)

divulgados em 10/06/2011 no endereço eletrônico http://www.unirio.br/cead/selecao/pedagogia.html.

Etapa 4- Exame oral (classificatória). Esta etapa será pública e gravada, seguindo as orientações legais.

1. O período de realização do exame oral será de 27/06/2011 a 02/07/2011. O local e data de cada exame oral será divulgado no http://www.unirio.br/cead/selecao/pedagogia.html, no dia 22/06/2011.

2. O exame oral do candidato tem como finalidade permitir uma avaliação complementar das suas qualificações acadêmicas, abordando conteúdos referentes aos programas de cada disciplina, seu currículo e suas aspirações. Os conteúdos serão divulgados no dia 10/06/2011 no endereço eletrônico http://www.unirio.br/cead/selecao/pedagogia.html

3. Para o exame oral, os candidatos deverão apresentar-se com os seguintes documentos:

3.1 Documento de identificação com foto;

3.2 Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

5.3 O resultado preliminar do processo de seleção será divulgado no dia

11/07/2011 também no endereço eletrônico:

http://www.unirio.br/cead/selecao/pedagogia.html

5.4 Do resultado preliminar do processo seletivo caberá recurso, devidamente fundamentado, que deverá ser encaminhado no dia 12/07/2011. O recurso deverá ser enviado pelos Correios, via Sedex, ou entregue, das 9h às 12h e das 16h às 19h no seguinte endereço:

Protocolo do CCH – Av. Pasteur, nº 458 – Urca, Rio de Janeiro – RJ. CEP:22290-240

5.5 O resultado final do processo de seleção será divulgado no dia 14/07/2011 também no endereço eletrônico: http://www.unirio.br/cead/selecao/pedagogia.html 6 - DA CLASSIFICAÇÃO

6.1 Serão considerados aprovados os candidatos que obtiverem média aritmética igual ou superior a 7 (sete), sendo classificados aqueles com maior nota final, de acordo com o número de vagas a serem distribuídas, conforme demanda do curso.

(10)

6.2 Em caso de empate, terá maior ordem de classificação o candidato que possuir maior pontuação no exame oral. Persistindo o empate, será classificado o candidato com maior pontuação no currículo.

7- DA MANUTENÇÃO DA BOLSA

7.1 O Professor Tutor que não cumprir os itens listados na seção 2 (DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR-TUTOR) será devidamente notificado e estará sujeito ao cancelamento da bolsa CEAD, garantida sua defesa prévia.

7.2 Em caso de cancelamento da bolsa do Professor-Tutor, será convocado o próximo candidato da sequência de classificação na área de interesse do curso. 8 - DA VALIDADE DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo terá validade de 6 (seis) meses, a partir da divulgação dos resultados, podendo ser prorrogado por mais 6 (seis) meses.

9 - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

9.1 Os candidatos não selecionados poderão solicitar a devolução dos documentos no seguinte endereço:

PAIEF – Avenida Pasteur 458, andar térreo do CCH, Sala PAIEF.

O candidato deverá retirar a documentação requerida no prazo de 30 dias após o requerimento.

9. 3 Não será aceito o recurso interposto fora do prazo.

9. 4 Não serão divulgados resultados por telefone. Informações adicionais poderão ser obtidas pelo endereço-eletrônico http://www.unirio.br/cead/selecao/ pedagogia.html

9.5 Fica eleito o fórum da Justiça Federal – Seção Judiciária do Rio de Janeiro para dirimir quaisquer dúvidas excluindo-se quaisquer outros, por mais privilegiado que seja.

LUIZ PEDRO SAN GIL JUTUCA REITOR

Referências

Documentos relacionados

RESUMO: Este artigo retrata a trajetória do desenvolvimento da estrutura arquivística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desde a sua primeira unidade de refe-

5.3.3 Para viabilizar os prazos de resposta pela Ouvidoria, as unidades organizacionais demandadas terão o prazo de 15 (quinze) dias para enviar as respostas

a) Nada, porque o sinal para permitir entrada se aplica a todos os jogadores e dirigentes de ambas as equipes. Goleiro “A16” lesiona-se e deve ser substituído por “A5”. “A5” é

O grau de dificuldade do jogo é importante para a avaliação das diversas alíneas do restante relatório, onde as pontuações a atribuir deverão ter sempre em conta a

 Deve interromper o jogo, exibir um cartão amarelo ao infrator (por entrar sem autorização), seguido de novo cartão amarelo (por cortar um ataque prometedor

A via de sinalização da glicose, nuclear nas dietas de restrição calórica, e as vias de sinalização de aminoácidos, mediante o entrecruzamento das vias GCN2 e mTOR,

a) o empresário casado não pode, sem a outorga conjugal, salvo se no regime da separação total de bens, alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa

Nessa perspectiva o professor em sua trajetória deve desempenhar papel de mediador entre a criança e o texto, ou seja, ser um orientador e incentivador desse processo, nesse