• Nenhum resultado encontrado

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Edital N.º 01 do Instituto Universidade Virtual UFC Virtual

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará Edital N.º 01 do Instituto Universidade Virtual UFC Virtual"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Ministério da Educação Universidade Federal do Ceará

Edital N.º 01 do Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual

A Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Instituto Universidade Virtual – UFC Virtual, integrante do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), instituído pelo Ministério da Educação (MEC) para a oferta de ensino superior na modalidade a distância, convoca os interessados para a inscrição em cadastro de candidatos a tutores a distância dos seguintes cursos da UAB/UFC: Administração, Administração em Gestão Pública, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras Português, Licenciatura em Letras Inglês, Licenciatura em Letras Espanhol.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1. A presente convocação para cadastro de candidatos a tutores a distância será regida conforme a Legislação da Educação a Distância no Brasil: Decreto nº 5.622 de 19 de dezembro de 2005, Lei nº 11.273 de 6 de fevereiro de 2006, Lei nº 11.502 de 11 de julho de 2007, Decreto nº 5.800 de 08 de junho de 2006 e Resolução FNDE/CD/nº 44 de 29 de dezembro de 2006, conforme disposições deste Edital, executada pela UFC. 1.2. Áreas: Disciplinas de todos os cursos integrantes do Sistema UAB/UFC -

Administração, Administração em Gestão Pública, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras Português, Licenciatura em Letras Inglês, Licenciatura em Letras Espanhol.

1.3. O cadastramento objeto deste Edital será coordenado pelo UFC Virtual, através do Núcleo de Processos Pedagógicos.

2. DOS PRÉ-REQUISITOS DO INTERESSADO

2.1. O interessado no cadastro para candidato à tutoria a distância nas disciplinas dos Cursos de Administração, Administração em Gestão Pública, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras Português, Licenciatura em Letras Inglês, Licenciatura em Letras Espanhol, pertencentes ao Programa UAB/UFC, deve:

a) Ser brasileiro nato, naturalizado ou estrangeiro com visto permanente; b) Possuir conhecimentos básicos de informática e navegação na Internet;

c) Ter acesso a computadores e recursos de conectividade à Internet (e-mail, chat, fórum etc.);

d) Para os cursos de Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química, Licenciatura em Física, Licenciatura em Letras Português, Licenciatura em Letras Inglês, Licenciatura em Letras Espanhol: ser bacharel, licenciado ou possuir pós-graduação nos respectivos cursos deste item, ou formação acadêmica compatível com os setores de estudos relacionados no Anexo I;

e) Para os cursos de Administração e Administração em Gestão Pública: ser graduado ou possuir pós-graduação em Administração ou em áreas afins, tais como: Ciências Contábeis, Ciências Atuariais e Ciências Econômicas, ou formação acadêmica compatível com os setores de estudos relacionados no Anexo II;

f) Ter experiência comprovada em docência de, no mínimo, 01 (um) ano (Lei Federal nº 11.273 de 06/02/2006) ou vinculação a programa de pós-graduação de mestrado ou doutorado (redação dada pela Lei Federal 11.502 de 11/07/2007);

g) Ter disponibilidade para participar de Formação Inicial ou Continuada de Tutores a Distância, realizada pelo UFC Virtual.

3. DA FUNÇÃO

(2)

3.2. Descrição das Atividades:

O tutor a distância é responsável por fazer o acompanhamento pedagógico dos estudantes durante toda a disciplina, seja a distância, por meio do ambiente virtual, seja por ocasião dos encontros presenciais. São consideradas atribuições do tutor a distância:

Conhecer o projeto político-pedagógico do curso;

Participar das atividades de planejamento da disciplina juntamente com o professor coordenador de disciplina e equipe de tutores;

Conhecer, detalhadamente, os materiais didáticos da disciplina, procedimentos e recursos tecnológicos de apoio às atividades;

Deslocar-se até os polos para ministrar aulas por ocasião dos encontros presenciais;

Aplicar e analisar provas e trabalhos presenciais;

Executar procedimentos de avaliação formativa e somativa em todas as atividades desenvolvidas pelos estudantes;

Acompanhar a frequência dos alunos às atividades virtuais e presenciais;

Identificar alunos com dificuldade de acesso ou com baixo índice de participação na disciplina e tomar as devidas providências para o seu retorno ao curso;

Manter-se em permanente comunicação com o coordenador de disciplina, o tutor presencial e, acima de tudo, com os estudantes, durante toda a disciplina;

Apresentar relatórios das atividades realizadas, presenciais e virtuais. 4. DA INSCRIÇÃO

4.1. A inscrição implica no conhecimento e na tácita aceitação das condições estabelecidas por este Edital, das quais o interessado não poderá, em hipótese alguma, alegar desconhecimento.

4.2. As inscrições estarão abertas de 12 a 28 de Maio de 2010, horário do Ceará.

4.3. É de inteira responsabilidade do interessado manter-se informado sobre as datas e outras informações que estarão disponíveis na página do UFC Virtual: http://www.virtual.ufc.br/editais/01.

4.4. A inscrição será feita exclusivamente on-line, através do site: http://www.virtual.ufc.br/editais/01.

4.5. O UFC Virtual não se responsabilizará por solicitação de inscrição não efetivada por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento de linhas de comunicação ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitarem a transferência dos dados ou por falhas de impressão e documentos.

4.6. Não será aceita, em hipótese alguma, inscrição via fax, por correio eletrônico, via postal, condicional e/ou extemporânea.

4.7. As informações prestadas no ato da inscrição são de inteira responsabilidade do interessado, dispondo o Instituto UFC Virtual do direito de excluir deste Processo de Cadastramento, a qualquer tempo, o interessado que não preencher o requerimento de inscrição on-line de forma completa ou que fornecer dados comprovadamente inverídicos e/ou sem a devida comprovação.

4.8. Após o preenchimento da inscrição on-line, o interessado inscrito deverá entregar ou encaminhar via correio registrado, até o dia 28 de Maio de 2010, à Secretaria do Programa UAB/UFC, no UFC Virtual, Campus do Pici, Bloco 901 (NPD), 1o. Andar, CEP 60.455-760 - Fortaleza-CE, a seguinte documentação:

a) Cópia do documento de identidade;

b) Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF); c) Currículo (anexar comprovantes);

d) Cópia do diploma de graduação;

e) Cópia do histórico escolar de graduação;

f) Cópia de comprovante de residência em nome do interessado; g) Uma foto 3x4 atual;

h) Cópia de documento que certifique experiência com docência ou vínculo com programa de pós-graduação ou pós-graduação concluída;

i) Texto de duas a três laudas, relatando de forma reflexiva sua história acadêmica e experiência docente, explicitando seu interesse em atuar com educação a distância.

(3)

j) Para os interessados que tenham concluído o curso de Formação de Tutores a Distância pelo Instituto UFC Virtual: cópia do certificado de conclusão ou documento equivalente.

4.9. Em hipótese alguma, será efetivada inscrição na qual a documentação tenha sido entregue ou postada em data posterior ao dia 28 de Maio de 2010 ou que a documentação tenha sido entregue sem a efetuação da inscrição on-line;

4.10. Não haverá, em hipótese alguma, devolução dos documentos exigidos.

4.11. Os interessados cujas inscrições forem deferidas farão parte do cadastro de candidatos a tutores, disposto no item 5 deste Edital.

5. DO DEFERIMENTO DAS INSCRIÇÕES

5.1. O exame da documentação para deferimento/indeferimento das inscrições será realizado no período de 31 de maio a 01 de junho de 2010, no UFC Virtual.

5.2. Uma vez deferida a inscrição, o interessado passará a fazer parte do cadastro de candidatos a tutores a distância do programa UAB/UFC.

5.3. O cadastro de candidatos à tutoria a distância na UAB/UFC será dividido em dois grupos:

a) candidatos com curso concluído de Formação de Tutores a Distância pelo UFC Virtual;

b) candidatos sem curso de Formação de Tutores a Distância pelo UFC Virtual. 6. DO RESULTADO

6.1. Os resultados serão divulgados em 01 de junho de 2010, na página do UFC Virtual (www.virtual.ufc.br).

6.2. É de inteira responsabilidade do interessado acompanhar o processo seletivo através da página do UFC Virtual, não sendo fornecidas informações por telefone.

7. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. A constatação de quaisquer irregularidades na documentação implicará no indeferimento da inscrição do interessado, a qualquer tempo, sem prejuízo das medidas legais cabíveis.

7.2. Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor do UFC Virtual, no prazo de 05 (cinco) dias, após a ciência do interessado.

7.3. Fica estabelecido o foro de Fortaleza para as dúvidas e litígios oriundos da execução do presente Edital.

7.4. Caberá ao UFC Virtual a publicação do extrato do presente Edital em jornal de grande circulação do Ceará, no prazo de 20 (vinte) dias, nos termos do parágrafo único do art. 61 da Lei 8666/93.

7.5. O processo seletivo terá validade de 01 (um) ano, a partir da divulgação dos resultados, podendo ser prorrogado por mais 01 (um) ano.

7.6. O interessado não poderá alegar desconhecimento das instruções contidas neste Edital.

7.7. Poderá haver remanejamento de vagas entre setores de estudos caso haja ociosidade.

Fortaleza, 10 de Maio de 2010.

Mauro Cavalcante Pequeno

(4)

Anexo I Setores de Estudo

Curso de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa

Setor de Estudo: Educação a Distância Introdução à Telemática

Informática Educativa

Setor de Estudo: Linguística Introdução à Linguística Linguística: Formalismo Linguística: funcionalismo Semântica Linguística de Texto Semiótica Discursiva Análise do Discurso Sociolinguística Psicolinguística

Setor de Estudo: Literatura Teoria da Literatura I e II

Literatura Portuguesa I, II, III, IV Literatura Brasileira I, II, III, IV

Literatura Africana de Língua Portuguesa

Estágio em Ensino de Literatura de Língua Portuguesa I e II

Seminário de pesquisa aplicada ao ensino de Literatura de Língua Portuguesa

Setor de Estudo: Língua Portuguesa (LP) Leitura e Produção do Texto Acadêmico LP: Fonologia

(5)

LP: Frase

LP: Texto e discurso

História da Língua Portuguesa

Setor de Estudo: Linguística Aplicada (Ensino de Português) h) Estágio em ensino de leitura

i) Estágio em ensino de análise linguística

j) Estágio em ensino da linguagem oral e da linguagem escrita k) Estágio em Ensino de Língua Portuguesa

Setor de Estudo: Disciplinas pedagógicas

Estudos sócio-históricos e culturais da educação Didática

Estrutura política e gestão educacional

Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem na adolescência

Setor de Estudo: Língua Estrangeira (Latim e Inglês) Latim I: Língua e cultura

Latim II: Lingua e Cultura Filologia românica

Língua Inglesa para fins específicos I e II Curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa Setor de Estudo: Língua Inglesa

Língua Inglesa A (Semestres I – V): Compreensão e Produção Oral; Língua Inglesa B (Semestres I – V); Compreensão e Produção de Textos

Acadêmicos em Inglês.

Setor de Estudo: Literatura em Língua Inglesa

Fundamentos da Literatura em Língua Inglesa;

Panorama Histórico-Social da Literatura em Língua Inglesa; Literatura em Língua Inglesa I, II, III, IV.

(6)

Setor de Estudo: Estudos da Língua Inglesa (Metalinguagem)

Fonologia Segmental; Fonologia Suprasegmental; Morfossintaxe I e II;

Língua Inglesa: Texto e Discurso.

Setor de Estudo: Linguistica Aplicada

Teorias de Língua e de Segunda Língua, Fundamentos da Linguística Aplicada;

Teorias e Princípios da Aquisição de Segunda Língua;

Estágio I: Teoria e Prática do Ensino-Aprendizagem da Língua Inglesa; Ensino-Aprendizagem de Línguas Mediado por Tecnologias Digitais; Estágio de Elaboração e Aplicação de Material Didático;

Estágio de Observação de Aulas de Inglês;

Estágio II: Ensino das Habilidades Comunicativas da Língua Inglesa; Estágio III: Ensino da Língua Inglesa em Escolas de Nível Fundamental e

Médio.

Setor de Estudo: Disciplinas Pedagógicas

Educação à Distância;

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência; Estrutura Política e Gestão da Educação;

Estudos Sócio-históricos e Culturais da Educação; Didática;

Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Curso de Licenciatura em Letras – Língua Espanhola

Setor de Estudo: Língua Espanhola

Língua Espanhola A (Semestres I – V): Compreensão e Produção Oral; Língua Espanhola B (Semestres I – V); Compreensão e Produção de Textos

(7)

Setor de Estudo: Literatura em Língua Espanhola

Fundamentos da Literatura em Língua Espanhola;

Panorama Histórico-Social da Literatura em Língua Espanhola; Literatura em Língua Espanhola I, II, III, IV.

Setor de Estudo: Estudos da Língua Espanhola (Metalinguagem)

Fonologia Segmental; Fonologia Suprasegmental; Morfossintaxe I e II;

Língua Espanhola: Texto e Discurso.

Setor de Estudo: Linguistica Aplicada

Teorias de Língua e de Segunda Língua, Fundamentos da Linguística Aplicada;

Teorias e Princípios da Aquisição de Segunda Língua;

Estágio I: Teoria e Prática do Ensino-Aprendizagem da Língua Espanhola; Ensino-Aprendizagem de Línguas Mediado por Tecnologias Digitais; Estágio de Elaboração e Aplicação de Material Didático;

Estágio de Observação de Aulas de Espanhol;

Estágio II: Ensino das Habilidades Comunicativas da Língua Espanhol; Estágio III: Ensino da Língua Espanhol em Escolas de Nível Fundamental e

Médio.

Setor de Estudo: Disciplinas Pedagógicas

Educação à Distância;

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem na Adolescência; Estrutura Política e Gestão da Educação;

Estudos Sócio-históricos e Culturais da Educação; Didática;

Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS).

(8)

Setor de Estudo: Física Básica Física I;

Física II; Física III; Física IV.

(Mecânica, Termodinâmica, Óptica, Eletromagnetismo)

Setor de Estudo: Física Moderna Tópicos de Física Moderna; Introdução à Astronomia;

Instrumentação e Prática no Ensino da Física Moderna; História da Física.

Setor de Estudo: Matemática Básica Introdução à Matemática; Matemática I;

Matemática II; Matemática III; Matemática IV.

(Matemática elementar, Cálculo Integral e Diferencial, Álgebra Linear e Geometria Analítica, Cálculo Vetorial)

Setor de Estudo: Ensino de Física

Metodologia do Ensino em Física; Instrumentação para o Ensino de Física; Prática de Ensino em Física I;

Prática de Ensino em Física II.

(9)

Química Geral.

Setor de Estudo: Disciplinas Pedagógicas

Psicologia da Educação e da Adolescência; Psicologia da Educação II;

Didática;

Prática de Leitura e Produção de Textos; Estrutura Política e Gestão Educacional.

Setor de Estudo: Tecnologias da Informação e Comunicação Educação a Distância;

Informática Educativa;

Aprendizagem mediada pelo computador.

Setor de Estudo: Física Experimental Laboratório de Física I; Laboratório de Física II; Laboratório de Física III; Laboratório de Física IV.

Curso de Licenciatura em Química

Setor de Estudo: Química Geral Química I;

Química II;

Química Inorgânica Teórica; Química Inorgânica Descritiva; Química de Materiais;

História da Química.

Setor de Estudo: Química Orgânica Química Orgânica I;

(10)

Química Orgânica II; Química Orgânica III; Química Ambiental.

Setor de Estudo: Físico-Química Físico-Química I;

Físico-Química II;

Setor de Estudo: Química Analítica Química Analítica Quantitativa; Química Analítica Qualitativa; Química Ambiental;

Ecologia Geral.

Setor de Estudo: Disciplinas Pedagógicas Educação e Cidadania;

Informática Educativa; Psicologia da Educação;

Estrutura Política e Gestão Educacional; Metodologia do Ensino de Química; Pratica de Ensino em Química; Metodologia Cientifica.

Curso de Licenciatura em Matemática

Setor de Estudo: Fundamentos de Matemática Álgebra Elementar;

Geometrias Euclidiana e Analítica Plana; Números Complexos;

Setor de Estudo: Matemática Aplicada Matemática Discreta;

(11)

Matemática Financeira; Introdução à Estatística.

Setor de Estudo: Análise

Cálculo Diferencial e Integral; Equações Diferenciais;

Introdução à Análise e Resoluções de Problemas e Estratégias.

Setor de Estudo: Álgebra Álgebra Linear; Álgebra Abstrata.

Setor de Estudo: Física Básica Física Geral;

Eletricidade;

Teoria Eletromagnética.

Setor de Estudo: Disciplinas Pedagógicas

Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem; Estudos Sócio-Históricos e Culturais da Educação; Didática;

Língua Portuguesa.

Setor de Estudo: Informática Educativa

Computador no ensino de Matemática;

Programas de computador aplicados às diversas áreas de Matemática.

Setor de Estudo: Estágios e Atividades Complementares Estágios nos ensinos fundamental e médio;

(12)

Anexo II Setores de Estudo

Curso de Bacharelado em Administração

Setor de Estudo: Ciências Humanas

Gestão de Pessoas

Gestão de Pessoas no Setor Público Psicologia Organizacional

Sociologia Organizacional Ciência Política

Políticas Públicas e Sociedade Seminário Temático I - Sociologia Seminário Temático II – Filosofia Seminário Temático III – Psicologia Seminário Temático IV – Antropologia

Setor de Estudo: Fundamentos Econômicos, Contábeis e Jurídicos

Introdução à Economia Economia Brasileira Economia (Micro e Macro) Macroeconomia

Direito Administrativo Contabilidade Pública

Instituições de Direito Público e Privado Direito Tributário e Comercial

Contabilidade (Geral e Comercial) Contabilidade Geral

Legislação Tributária e Comercial Negociação e Arbitragem

(13)

Gestão da Regulação Relações Internacionais Comércio Exterior

Licitação, Contrato e Convênios

Setor de Estudo: Administração Financeira e Orçamentária

Matemática

Matemática para Administradores

Administração Financeira e Orçamentária

Matemática Financeira e Análise de Investimentos Teoria das Finanças Públicas

Finanças Públicas Orçamento Público Auditoria e Controladoria Matemática Financeira

Setor de Estudo: Administração Mercadológica e de Produção

Marketing

Empreendedorismo

Gestão de Operações de Logística I Gestão de Operações de Logística II Empreendedorismo Governamental

Setor de Estudo: Métodos Quantitativos e Estatística

Estatística Aplicada à Administração Pesquisa Operacional

Teoria dos Jogos

(14)

Metodologia da Pesquisa

Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração Redação Oficial

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Gestão Ambiental e Sustentabilidade Tecnologia e Inovação

Setor de Estudo: Administração Geral e Sistemas de Informações

Administração (Introdução e Teorias) Teorias da Administração I e II Processo Decisório

Teorias da Administração Pública

Organização de Processos e Tomada de Decisão Planejamento – Teorias e Modelos

Administração Estratégica

Planejamento e Programação na Administração Pública Elaboração e Administração de Projetos

Elaboração e Gestão de Projetos Informática para Administradores

Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público Gestão da Qualidade no Setor Público

Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor Tópicos Especiais na Administração Pública

Curso de Bacharelado em Administração Pública

Setor de Estudo: Ciências Humanas

Gestão de Pessoas

(15)

Psicologia Organizacional Sociologia Organizacional Ciência Política

Políticas Públicas e Sociedade Seminário Temático I - Sociologia Seminário Temático II – Filosofia Seminário Temático III – Psicologia Seminário Temático IV – Antropologia

Setor de Estudo: Fundamentos Econômicos, Contábeis e Jurídicos

Introdução à Economia Economia Brasileira Economia (Micro e Macro) Macroeconomia

Direito Administrativo Contabilidade Pública

Instituições de Direito Público e Privado Direito Tributário e Comercial

Contabilidade (Geral e Comercial) Contabilidade Geral

Legislação Tributária e Comercial Negociação e Arbitragem

Gestão da Regulação Relações Internacionais Comércio Exterior

Licitação, Contrato e Convênios

Setor de Estudo: Administração Financeira e Orçamentária

Matemática

(16)

Administração Financeira e Orçamentária

Matemática Financeira e Análise de Investimentos Teoria das Finanças Públicas

Finanças Públicas Orçamento Público Auditoria e Controladoria Matemática Financeira

Setor de Estudo: Administração Mercadológica e de Produção

Marketing

Empreendedorismo

Gestão de Operações de Logística I Gestão de Operações de Logística II Empreendedorismo Governamental

Setor de Estudo: Métodos Quantitativos e Estatística

Estatística Aplicada à Administração Pesquisa Operacional

Teoria dos Jogos

Setor de Estudo: Formação Integrada

Metodologia da Pesquisa

Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração Redação Oficial

Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Gestão Ambiental e Sustentabilidade Tecnologia e Inovação

(17)

Administração (Introdução e Teorias) Teorias da Administração I e II Processo Decisório

Teorias da Administração Pública

Organização de Processos e Tomada de Decisão Planejamento – Teorias e Modelos

Administração Estratégica

Planejamento e Programação na Administração Pública Elaboração e Administração de Projetos

Elaboração e Gestão de Projetos Informática para Administradores

Sistemas de Informação e Comunicação no Setor Público Gestão da Qualidade no Setor Público

Responsabilidade Social Corporativa e Terceiro Setor Tópicos Especiais na Administração Pública

Referências

Documentos relacionados

Os resultados da avalia¸c˜ao de escalabilidade em fun¸c˜ao do n´ umero de conex˜oes demonstram que o protocolo DCCP ´e eficiente na manu- ten¸c˜ao do equil´ıbrio e da

Antes mesmo da política do PSPN, no PARMC, todos os municípios já praticavam o piso salarial aos professores do magistério público, porém nem todos

São inúmeros os benefícios das TICs: criar, recriar, transformar, analisar, pesquisar e vários outros processos que facilitam a aprendizagem. Na informática

Dessa forma, notamos que π é muito importante para a matemática, sendo que os estudiosos o adoram, e desde os tempos antigos ele era sinônimo de estudo, visto que

 Durante a tarde, estive reunida com a Isabel para discutirmos como iriamos iniciar as sessões de mediação, sendo que ela tinha pensado em temas, mas eu sugeri que no primeiro

[r]

Uma forma eficiente de obter resultados quantitativos é anotar diariamente: quantidade de leite, quantidade de leite descartado, quantidade de leite dado para bezerro e

Sendo assim, este estudo justifica-se e está amparado nos seguintes pontos: (a) para ampliar o conhecimento sobre o comportamento de consumidores os quais