• Nenhum resultado encontrado

Vista do Feedback e Comunicação: Uma Díade para Melhoria do Desempenho Humano nas Organizações.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vista do Feedback e Comunicação: Uma Díade para Melhoria do Desempenho Humano nas Organizações."

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010.

Página2 11

RAF

Revista de Administração da Fatea

(2)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010.

Feedback e Comunicação: Uma Díade para Melhoria do Desempenho

Humano nas Organizações

Átila Bernardes Nunes: Atila.nunes@liebherr.com.br Cássia Quintana Martins da Silva: cas_mart@hotmail.com

Profa Me Benedita Hirene de França Heringer: hireneheringer@yahoo.com.br

Resumo

O presente estudo objetiva verificar como o feedback é utilizado em uma organização multinacional como ferramenta de comunicação. Para isso, utilizou-se embasamento teórico a comunicação, feedback e seu efeito no desempenho e na motivação dentro das organizações. Buscou-se entender a influência e os efeitos de cada um desses temas dentro do ambiente organizacional. Utilizou-se de um questionário contendo 33 perguntas, devidamente fundamentadas e divididas em questões abertas e fechadas utilizando a escala tipo Likert, e que foi respondido por colaboradores da empresa multinacional X. Foram realizadas análises a fim de verificar o processo de comunicação e o uso do feedback sob o ponto de vista dos colaboradores e medir o nível de desempenho e motivação. O resultado mostrou que o desempenho e a motivação na organização são adequados, porém no que diz respeito à comunicação verificou-se a necessidade de investimentos nos canais de comunicação e na utilização do feedback buscando melhorias no desempenho organizacional.

Palavras-chave: Comunicação Organizacional, Feedback, Desempenho Humano.

Abstract

This study aims to verify whether and how the feedback is used in a multinational organization as a communication tool. For this it was used the theoretical framework about communication, feedback and its effect on performance and motivation within organizations. We tried to understand the influence and effects of each of these themes within the organizational environment. It was used a questionnaire with 33 questions, properly justified and divided into open and closed questions using the Likert scale, which was answered by the employees of the multinational. Analyses were performed to verify the communication process and the use of feedback from the point of view of the employees and measure the performance level and their motivation. The result showed that the performance and motivation in the organization are adequate, but regarding the statement there was a need for investment on communication channels and the use of feedback seeking improvements in organizational performance.

Keywords: Communication Organizational, Feedback, Human Performance. INTRODUÇÃO

O tema feedback na comunicação vem se destacando pela sua importância dentro das organizações e a partir do momento em que é utilizado na empresa, auxilia os gestores na tomada de decisões. É também fundamental para o estímulo às mudanças no comportamento, e desenvolvimento de novas habilidades com a intenção de contribuir para o aprimoramento do desempenho individual. (PENA, 2008)

O feedback pode melhorar o rendimento e a sinergia entre os membros da equipe permitindo que tanto a pessoa que transmite como a que recebe a informação, alcancem os resultados esperados. Segundo Pena (2008), o feedback está presente em todos os

(3)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010.

Página2 11 processos empresariais, e hoje, pode ser traduzido como um combustível para o colaborador, pois é por meio dele que se viabilizam mudanças e se encontra a energia necessária para multiplicar esforços, promover o desempenho e a motivação.

Atualmente, a economia global exige como requisito para sobrevivência das organizações um alto índice de desempenho. Segundo Michinsky (2004) o desempenho, o comportamento, o que as pessoas efetivamente fazem e o que pode ser observado, incluem ações que dizem respeito às metas da organização e podem ser medidas pelo nível de contribuição do funcionário.

Este artigo, assim, tem por objetivo relatar os resultados de uma pesquisa realizada no ano de 2009, que investigou a percepção dos colaboradores de um empresa multinacional, do ramo metalúrgico, acerca da comunicação que lhe é dirigida no ambiente de trabalho, e a importância do feedback neste processo. Os resultados obtidos devem responder ao seguinte questionamento: como a falta e o mau uso do feedback influenciam a comunicação no ambiente de trabalho, podendo resultar em desempenhos fracos e colaboradores desmotivados.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1 Comunicação Organizacional

Comunicação é o intercâmbio compreensivo de significados utilizando-se de símbolos, e por isso toda mensagem deve ser entendida da mesma forma tanto para o transmissor quanto para o receptor. (PENTEADO, 1993). Entende-se por comunicação o processo de transferência de significados. A partir da transferência de significados entre emissor e receptor, idéias e informações também podem ser transmitidas, porém é preciso que essa mensagem seja compreendida. Portanto a comunicação inclui a transmissão e a compreensão dos significados. (ROBBINS, 2005)

A comunicação do latim “Communicare” significa tornar comum ou compartilhar. (MACKENNA apud HERINGER, 2003). Para Heringer (2003), a comunicação consiste num processo onde as pessoas compartilham suas experiências, suas idéias e sentimentos, que causam influência mútua, bem como altera o modo como as pessoas vêem a realidade. A comunicação é a rede que integra e coordena todas as partes envolvidas. É responsável pela transmissão e pelo compartilhamento de sentimentos e conhecimentos entre pessoas. Sem a comunicação as organizações não operariam, não existiriam. (HERINGER, 2003).

A comunicação no âmbito organizacional evoluiu, transformando-se em ferramenta estratégica, tornando fundamental sua aplicação nas diversas áreas da empresa. (FIGUEIREDO, 1995). O objetivo da comunicação é promover o entendimento entre os membros da equipe, permitindo que uma idéia ou um pensamento consiga, através do estímulo adequado, produzir a ação desejada no receptor, atingindo as metas predeterminadas. (ROBBINS, 2000).

Quando existe falha na comunicação, perdem-se grandes oportunidades em favor do crescimento e da eficiência das estratégias traçadas. (DRESSLER, 1996). Para que as estratégias da organização não sejam prejudicadas é preciso utilizar-se de canais e formatação adequados, criando um sistema e construindo a comunicação eficiente. (DAMANTE, 1999b).

Dentro do processo da comunicação encontra-se o feedback, atualmente muito utilizado nas organizações. Para se obter um bom resultado na comunicação é

(4)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010.

fundamental que gestores e funcionários entendam o verdadeiro sentido da palavra e possam utilizar de forma correta o feedback no ambiente de trabalho.

2.2 Feedback

O termo Feedback tornou-se conhecido devido às pesquisas realizadas por cientistas durante a segunda guerra mundial. O Feedback era utilizado para detecção e correção de erros no desenvolvimento do conceito de servomecanismos e circuito fechado (estudos aplicados em eletromecânica). (ADAMS, 1971; SCHIMIDT; WRISBERG, 2001)

O Feedback é uma palavra de origem inglesa, composta pelos radicais feed (alimentar) e back (voltar), e significa retorno da informação, resposta, efeito retroativo ou realimentação. (WESIZFLOG, 2007).

Feedback ou retroalimentação é definida como a reintrodução de uma saída ao sistema, sob a forma de informação. É um processo de comunicação que reage a cada entrada de informação, avaliando o resultado das não conformidades encontradas nas respostas de um sistema em relação às normas estabelecidas. (OLIVEIRA, 2004)

Na figura é possível analisar como funciona o processo de comunicação e a importância do feedback dentro deste processo.

Figura 1: Processo de Comunicação – Feedback

Fonte: Oliveira, Djalma P.Rebouças. Sistemas, Organização e Métodos. São Paulo, Atlas, 2004.

O Feedback determina o sucesso da transmissão de uma mensagem, pois através do seu uso é possível verificar se a mensagem emitida foi recebida e decodificada como originalmente pretendida e se foi de fato compreendida (ROBBINS, 2005). A retroalimentação está relacionada às informações adquiridas a partir de uma situação passada, podendo ser utilizada para controle e tomada de decisões futuras, a fim de atingir os objetivos preestabelecidos. (TANI, 1989)

O papel fundamental da realimentação é gerar um reforço ou uma modificação no comportamento inicial do sistema a partir do momento em que uma saída se transforma em entrada. “Quando a empresa é capaz de absorver as informações geradas a partir da retroalimentação, tem possibilidades de conhecer seu próprio funcionamento.” (LEITE, 2007).

O Feedback é uma importante ferramenta gerencial que atinge diretamente a comunicação, o comportamento e o desempenho dentro da organização. Deve ser utilizado para potencializar os talentos, estimular o comprometimento e aprimorar desempenhos, resultando em motivação e envolvimento com os objetivos da empresa, e um desempenho organizacional positivo. (BEE; BEE 2000).

PROCESSO DE COMUNICAÇÃO MENSAGEM RUÍDO FEEDBACK CANAL DE COMUNICAÇÃO TRANSMISSOR RECEPTOR

(5)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010.

Página2 11

2.3 Desempenho Humano

O conceito de desempenho humano se define como efeito ou ato de atingir o objetivo ou meta traçada, sendo a comunicação extremamente importante para transmitir essas metas, assim como a motivação, a experiência profissional interfere na realização e conseqüentemente no resultado da tarefa. (MARRAS, 2000).

Segundo a teoria sobre as necessidades humanas, o desempenho e objetivos atingidos são diretamente ligados à satisfação de carências, ou seja, o empenho pessoal em atingir esse objetivo pode variar de intensidade de acordo com a necessidade que precisa ser satisfeita. (MAXIMIANO, 2004). Na teoria de Maslow o ambiente de trabalho e o próprio trabalho podem satisfazer varias necessidades dentro da pirâmide, partindo das necessidades de sobrevivência até as de auto-realização, porém a capacidade e a necessidade de satisfazer essas carências, desempenho, estão associadas às características das pessoas e a situação do trabalho. (MAXIMIANO, 2004)

Partindo da teoria dos dois fatores de Herzberg, além dos fatores internos, os fatores externos presentes na situação de trabalho influenciam o desempenho dos colaboradores. Herzberg dividiu os fatores externos em duas categorias: O próprio trabalho (o trabalho, responsabilidades, aprendizagem) e Condições do trabalho (liderança, equipe, salário, ambiente de trabalho). (MAXIMIANO, 2004). Uma gestão de princípios de incentivo ao desenvolvimento e comprometimento das pessoas está condicionada ao desempenho e sua relevância diante das estratégias da organização, porém é necessário considerar as exigências crescentes por resultados que também influenciam na estabilidade das relações empregatícias. (FLEURY; FLEURY, 1997).

Neste contexto a chave para um bom desempenho é um alto nível de comunicação. (ULRICH, 2003). Portanto, gerenciar é atingir metas, ou seja, obter resultados objetivos em um prazo predefinido. Logo, é importante estabelecer medidas de desempenho que permitam avaliar e subsidiar decisões relativas às atividades e processos da organização. (DRUCKER,1996).

2.4 Motivação

A palavra motivação provém do latim motivus, movere, mover, a indicação de um conjunto de razões capazes de induzir, incentivar, ou provocar uma ação ou um comportamento humano (MAXIMIANO, 1995). Para Chiavenato (2005), o termo “motivação” significa “a vontade, o desejo de praticar altos níveis de esforços a fim de atingir objetivos específicos dentro da organização, condicionados pela capacidade de conjuntamente satisfazer objetivos pessoais".

É importante ressaltar que a motivação está dentro de cada um, é intrínseca, é fruto das necessidades interiores do indivíduo, diferentemente do estímulo que vem de fora e na verdade provoca a motivação (VERGARA, 2000). A motivação possui três propriedades fundamentais: a intensidade, que pode ser entendida como a força do motivo. A permanência, a duração da motivação. A intensidade, o objetivo do comportamento motivado. A motivação também é formada por motivos internos e externos. A Partir do conhecimento sobre a Motivação e desempenho é possível analisar como estão ligados. (MAXIMIANO, 2004)

Estabelecer uma direção clara, que indique o caminho para o desenvolvimento de forma eficaz, é capaz de fazer com que pessoas caminhem na mesma direção. Desta

(6)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010.

forma a motivação se bem aplicada, garante energia a todos para superação de obstáculos. (KOTTER, 2000). A preocupação de muitas organizações é como gerenciar pessoas de uma forma que atinjam os objetivos propostos. Para obter a eficácia e motivação, o gestor deve estar preparado para vários desafios estratégicos, entre eles manter a motivação desenvolvendo uma cultura de excelência. (FISHER, 2001).

3 METODOLOGIA

No estudo sobre feedback e comunicação foi aplicada uma pesquisa exploratória que promove maior conhecimento sobre a questão levantada utilizando-se literatura variada sobre o tema. O tipo de abordagem utilizado é qualitativo, com discussão e análise de gráficos. A metodologia qualitativa foi aplicada para análise procurando compreender a partir dos colaboradores pesquisados, o nível de entendimento sobre comunicação, feedback e como o processo de comunicação acontece dentro da empresa , neste estudo denominada X, , a fim de descobrir se afetam diretamente o desempenho e a motivação dentro do ambiente organizacional.

Uma das características da metodologia qualitativa é buscar entender os fatos, a partir da interpretação do que fazem os sujeitos em sua vivência cotidiana, no ambiente organizacional, neste caso, a realidade desses sujeitos da empresa X será conhecida a partir do entendimento que eles atribuírem, em suas falas, sobre comunicação organizacional e desempenho humano (MARTINELLI, 1999).

A pesquisa foi aplicada em uma multinacional do ramo metalúrgico, voltada para produção de máquinas e equipamentos utilizados na construção civil, mineração movimentação de cargas e de transportes marítimos, denominada de empresa X. Desse modo, foi aplicado um questionário para 20 pessoas. Essa amostragem se divide em 2 grupos: área administrativa e área produtiva, a fim de verificar se existem diferenças no processo de comunicação e quais as influências no desempenho dos colaboradores.

Quanto ao instrumento escolhido para este estudo foi o questionário, por ser considerado adequado para aplicação na pesquisa, com o objetivo de responder a questão: como o feedback influencia a comunicação no ambiente de trabalho, resultando em desempenhos fracos e colaboradores desmotivados? O questionário consiste em um conjunto de questões pré-elaboradas, e dispostas de acordo com os temas deste estudo: feedback, comunicação organizacional, desempenho e motivação, captados das opiniões e percepções dos pesquisados.

O questionário foi organizado em 03 blocos:

Bloco 1: Perfil do sujeito investigado: consta das questões de número 01 a 03,

buscando obter informações gerais sobre o pesquisado, como área de atuação, cargo e tempo de empresa.

Bloco 2: Conhecimento dos colaboradores sobre comunicação, feedback,

desempenho e motivação: Na questão de número 04 optou-se por um questionário com 30 afirmativas, em que o entrevistado fez a opção baseada na alternativa que lhe fosse favorável, de acordo com a escala Likert:

Tabela: 5- Concordo

4- Concordo parcialmente 3- Não concordo nem discordo 2- Discordo parcialmente 1- Discordo

(7)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010. Página2 11 Comunicação - PRO Concordo 24% Discordo 22% Concordo Parcialmente 25% Não Concordo Nem Discordo 19% Discordo Parcialmente 10% Comunicação - ADM Concordo 26% Concordo Parcialmente 44% Discordo 15% Discordo Parcialmente 10% Não Concordo Nem Discordo 5%

Bloco 3: Foram elaboradas três questões dissertativas com a intenção de

verificar qual o sentimento dos colaboradores sobre os temas: comunicação, feedback, desempenho e motivação.

3.1 Análise e Interpretação dos Dados

O objetivo da análise é sumariar as observações sistematizadas, organizadas

durante o processamento dos dados, procurando dar condições que permitam oferecer respostas aos problemas da pesquisa. A interpretação é procurar conferir um sentido mais amplo às respostas encontradas pela pesquisa, estabelecendo a relação entre elas e outros conhecimentos existentes na literatura sobre comunicação organizacional e desempenho humano (DENCKER, 2001).

A análise dos dados ocorreu em dois momentos:

 Para o bloco 02, fez-se uso de tabelas, baseadas nas respostas do questionário aplicado e de suas opiniões quanto à comunicação no ambiente de trabalho, uso do feedback, o desempenho e a motivação.

 Para o bloco 03, fez-se uso da análise de conteúdo que foi relevante para fazer um minucioso exame nas respostas abertas dos colaboradores entrevistados, com o propósito de levantar o universo vocabular do grupo sobre comunicação e feedback.

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados apresentados neste capítulo têm como finalidade analisar o grupo

estudado, não caracterizando que o resultado se aplique a outros grupos ou a outras organizações. Espera-se que os resultados apresentados respondam ao objeto de estudo deste trabalho: como a falta e o mau uso do feedback influenciam na comunicação no ambiente de trabalho, podendo resultar em desempenhos fracos e colaboradores desmotivados?

Alguns resultados mostrados pela pesquisa já possuem definições, como tempo de empresa e cargo, outras questões inferiram uma análise mais profunda, pois dependeram das falas dos pesquisados. Para maior clareza na análise dos dados os colaboradores do setor administrativo serão identificados, quando forem mencionados, por “ADM”, e os colaboradores do setor produção por “PRO”, conforme codificado no questionário aplicado.

4.1 Tema 1 : Comunicação

Procurou-se entender como era o fluxo das informações (comunicação de cima para baixo e vice versa, além da comunicação lateral). Buscou-se também analisar como a comunicação era vista pela organização e como o colaborador a compreendia. Quais os meios (intranet, correio eletrônico, jornais e etc.) utilizados no processo de comunicação e como promovem a integração entre setores, buscando agregar responsabilidade e clareza ao trabalho.

(8)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010. Feedback - PRO Concordo ; 26% Discordo ; 26% Concordo Parcialmente; 22% Discordo

Parcialmente; 2% Não Concordo Nem Discordo; 24% Feedback - ADM Concordo Parcialmente 36% Concordo 24% Discordo 14% Discordo Parcialmente 12% Não Concordo Nem Discordo 14%

Gráfico 1: Gráfico de comparação no Ambiente Administrativo e Produtivo – Tema Comunicação

Observou-se no resultado do setor da produção que houve um equilíbrio entre as respostas: 24% concordam que a comunicação é eficaz, somando-se aos 25% de pesquisados que concordam parcialmente com esta afirmação, alem dos 19% que não concordam e nem discordam.

No setor Administrativo o resultado apurado foi mais distinto, pois somando a porcentagem de pesquisados que concordam e concordam parcialmente, obteve-se 70% de respostas que afirmam que a comunicação é eficaz.

Foi evidenciado que para o setor administrativo a comunicação tem maior qualidade, apresenta maior disseminação de informação. Para o setor produtivo percebeu-se que a somatória de 51% de respostas negativas é relevante, pois significa que melhorias no processo de comunicação necessitam serem implementadas. O que pode estar ocorrendo é a falta de sinergia entre gestores e colaboradores e também a escassez de canais de comunicação no setor produtivo, tornando-se um risco para a empresa, pois deixaria de estar utilizando a comunicação como ferramenta estratégica da empresa. (FIGUEIREDO,1995).

Segundo Dressler (1996), quando existe a falha na comunicação, perdem-se grandes oportunidades em favor do crescimento e da eficiência das estratégias traçadas.

4.2 Tema 2 : Feedback.

Visou-se entender se havia disposição entre os colaboradores em ouvir e comunicar os colegas no ambiente de trabalho; Se havia oportunidades de participações em reuniões em que era possível expor opiniões, principalmente quanto a decisões ligadas diretamente ao seu trabalho; Se o colaborador se sente orgulhoso e motivado por

receber o feedback da empresa. Gráfico 2: Gráfico de comparação no Ambiente Administrativo e Produtivo – Tema Feedback.

Foram apurados 26% de respostas que concordam que o feedback ocorre, juntamente com os 22% de pesquisados que concordam parcialmente, 24% não concordam e nem discordam aproximar do resultado de 26% de colaboradores que discordam sobre a ocorrência do feedback.

No setor administrativo é possível observar que o resultado positivo somando concordo e concordo parcialmente é 60%, uma diferença considerável em relação aos 14% de resultados não concordo nem discordo e dos 14% de pesquisados que discordam sobre a ocorrência do feedback.

No setor administrativo verificou-se que o feedback é mais conhecido embora seja preciso reforçar o conceito e sua aplicabilidade. Entre os pesquisados do setor produtivo, pode-se dizer que a ferramenta feedback não é conhecida devido ao grande

(9)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010. Página2 11 Desempenho- PRO Discordo 3% Concordo 42% Concordo Parcialmente 22% Discordo Parcialmente 10% Não Concordo Nem Descordo 23% Desempenho - ADM Concordo 48% Concordo Parcialmente 32% Não Concordo Nem Discordo 13% Discordo Parcialmente 2% Discordo 5% Motivação - PRO Concordo 67% Concordo Parcialmente 19% Não Concordo Nem Discordo 8% Discordo Parcialmente 3% Discordo 3% Motivação - ADM Discordo Parcialmente 3% Não Concordo Nem Discordo 5% Concordo Parcialmente 29% Discordo 1% Concordo 62%

equilíbrio nas respostas considerando as diferentes perguntas que abordam o tema. Um dos motivos que pode estar gerando esse resultado negativo é a falta de uma gestão mais ativa, treinamentos de comunicação para os gestores, buscando demonstrar a preocupação da empresa em estimular o processo de comunicação, conseqüentemente o feedback.

4.3 Tema 3 : Desempenho

Indagou-se se os padrões de desempenho da empresa estão bem definidos, buscou-se saber também se os colaboradores desempenham bem seu trabalho, se estão envolvidos, independentemente de elogios.

Gráfico 3: Gráfico de comparação no Ambiente Administrativo e Produtivo – Tema Desempenho.

Apurou-se que ao se tratar de desempenho, o setor produtivo apresentou bons resultados: 42% concordam sobre o tema, 22% concordam parcialmente, totalizando 64% de respostas positivas, contra 13% de respostas contrárias.

No setor administrativo 48% dos pesquisados concordam sobre o tema, 32% concordam parcialmente e apenas 7% discordam ou discordam parcialmente.

Identificou-se que os colaboradores de uma forma geral entendem sobre o assunto e procuram desempenhar bem suas atividades. Segundo Marras (2000) o desempenho é resultado de experiência profissional e conhecimento, contribuindo para atingir os objetivos da empresa, porém é importante ressaltar a influência da comunicação para atingir as metas.

4.4 Tema 4 : Motivação

Procurou-se saber se os funcionários estão orgulhosos e motivados por trabalhar na organização, se estimulam o espírito de equipe e o crescimento pessoal, se a comunicação entre os funcionários incentiva a motivação, e se estão dispostos a exercer um esforço considerável em beneficio da organização.

(10)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010.

Gráfico 4: Gráfico de comparação no Ambiente administrativo e Produtivo – Tema Motivação.

Observou-se que no resultado apontado nos pesquisados do setor da produção 86% das respostas foi concordo somado ao concordo parcialmente. 8% não concordam nem discordam e apenas 6% discordam e discordam parcialmente sobre o tema motivação dentro da organização.

No setor administrativo totalizou-se 91% de respostas afirmativas, 5% não concordam nem discordam e apenas 4% discordam e discordam parcialmente sobre o tema motivação.

Segundo Vergara (2000), a motivação está dentro de cada um, é intrínseca, fruto das necessidades interiores do indivíduo, diferentemente do estimulo que vem de fora e na verdade provoca a motivação. Na organização foi possível observar que independente do processo de comunicação utilizado, os colaboradores em geral apresentaram um resultado motivacional positivo e demonstraram empenho em prol da empresa. Este fato pode estar relacionado a fatores existentes no ambiente organizacional. Quando o colaborador se identifica com o que faz e com sua equipe, seu desempenho é melhor, pois se torna motivado devido a estes estímulos.

4.5 Tema 5: Análise Geral

Este tema procurou destacar as respostas do Bloco 1, questões fechadas. A seguir os gráficos apontam os resultados dispostos de forma geral.

4.6 Tema 6: Análise das Respostas Dissertativas

As respostas dissertativas foram analisadas em ordem de incidência, demonstrando quais são as idéias e necessidades expostas pelos colaboradores.

Na questão de número 31, foi solicitada uma sugestão sobre um processo ou canal de comunicação que possa ser mais utilizado pela empresa. Descobriu-se que tanto o setor produtivo quanto o setor administrativo, sente a necessidade de maior comunicação, dessa forma utilizam diferentes canais de comunicação, como por exemplo: intranet, caixa de sugestão, skype, MSN, email e jornal interno. Outro fator relevante apontado pelos colaboradores foi a necessidade de serem ouvidos, demonstrando assim a ausência de feedback, sugeriram-se então reuniões mensais: “Uma reunião mensal com a produção e a direção para expor diretamente problemas, opiniões e sugestões” (PRO06).

A análise dissertativa confirma o resultado apontado no gráfico da comunicação, em que fica clara a falta de sinergia entre gestores e colaboradores e bem como a escassez de canais de comunicação, principalmente no setor produtivo.

Na questão 32, foi solicitado aos entrevistados descrever ações que a organização poderia promover para melhorar o desempenho de seus colaboradores. Entre as respostas, destacam-se as seguintes sugestões: cursos e ferramentas adequadas, reconhecimento e estímulo, melhoria salarial, melhoria no ambiente de trabalho e por fim melhoria no processo de comunicação.

É possível perceber que o desempenho dos colaboradores está diretamente associado à experiência profissional somada ao conhecimento adquirido. Entre as respostas mais citadas, a aplicação de cursos e ferramentas que aprimorem o conhecimento é solicitada pelos pesquisados, demonstrando interesse na melhoria de seu desempenho, um ponto positivo que afirma o empenho dos funcionários na melhoria de seu trabalho e do resultado da organização. Em contrapartida ao alto nível

(11)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010.

Página2 11 de desempenho de seus colaboradores como mostra o Gráfico de Desempenho, é possível perceber que a comunicação é apontada como um item a ser melhorado. (ADM07) “Promover e incentivar a comunicação entre os departamentos”.

Na questão de número 33, foi questionado por que o colaborador gosta do que faz ou o que gostaria de fazer para ser mais feliz no trabalho. Nesta questão analisou-se que a grande maioria dos pesquisados gostam do que fazem, acreditam que o ambiente saudável e a equipe de trabalho contribuem para a satisfação. Este fato veio confirmar o resultado do gráfico da motivação, que apresenta um resultado muito positivo, considerando-se que pode estar relacionado a fatores existentes no ambiente organizacional. Quando o colaborador se identifica com o que faz e com sua equipe, seu desempenho é melhor, pois se torna motivado. “Gosto dos meus companheiros de trabalho e do que faço, mas poderíamos ser mais valorizados” (PRO05).

Considerações Finais

Como apresentado no decorrer deste artigo, o Feedback é uma importante ferramenta gerencial que atinge diretamente a comunicação, o comportamento dentro da organização. Deve ser utilizado para potencializar os talentos, estimular o comprometimento, resultando em motivação, e envolvimento com os objetivos da empresa, e em um desempenho organizacional positivo, citado por autores como Robbins (2005), Leite (2007) e Bee (2000), o feedback faz parte do processo de comunicação no qual os autores Figueiredo (1995), Robbins (2000) e Damante (1999b) citam como fundamental e estratégico, de evolução constante.

O artigo analisou como a falta e o mau uso do feedback influenciam a comunicação no ambiente de trabalho, podendo resultar em desempenhos fracos e colaboradores desmotivados. A partir dos resultados da pesquisa aplicados na organização, percebe-se que há uma falha no processo de comunicação, isso ficou claro tanto no setor produtivo quanto no setor administrativo. Entre os fatores apontados no resultado, os mais relevantes foram, falta de canais de comunicação que devem integrar a organização, e a qualificação de gestores para receber e transmitir o feedback contribuindo para sinergia no ambiente de trabalho.

Na análise dos temas, desempenho e motivação, evidenciou-se que os colaboradores gostam do que fazem, e o ambiente de trabalho e a equipe são fatores favoráveis para que a motivação esteja em alto nível. Outro fato relevante foi o alto grau de profissionalização e experiência registrado na pesquisa que justifica o bom desempenho demonstrado nos gráficos.

Conclui-se que a falta do feedback influencia no processo de comunicação. Embora, na empresa pesquisada, essa falha não tenha refletido no desempenho e na motivação dos colaboradores, este resultado pode variar se for aplicado em outras organizações.

Como sugestão, cabe investimentos no processo de comunicação, principalmente, na melhoria dos canais que transmitem informações dentro da empresa. Esse processo procura integrar todos os setores e manter todos os colaboradores informados sobre as metas da organização, além do uso de cursos e treinamentos para capacitação de gestores em prol de um ambiente no qual o feedback atue como ferramenta estratégica, promovendo ainda mais o desempenho e a motivação no ambiente organizacional.

(12)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010.

REFERÊNCIAS

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977. 223 p.

BEE Roland. BEE Frances. Feedback. Tradução Maria Cristina Fioratti Florez . São Paulo: Nobel, 2000. Cap 1.

CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. 273 p.

DAMANTE, NARA. Boa comunicação interna é vantagem competitiva. Comunicação Empresarial, São Paulo, n. 32, p. 25-28, terceiro trimestre, 1999b. http://www.aberje.com.br/rev_32_tudo.htm acesso em 18/06

DENCKER, Ada de Freitas M. & VIÁ, Sarah C da. Pesquisa Empirica Em Ciencias

Humanas ( com ênfase em comunicação), São Paulo: Futura, 2001.

DRESSLER G. Conquistando comprometimento: como construir e manter uma força de trabalho competitiva. São Paulo, Makron Books, 1996. p 40.

DRUCKER, Peter F. Innovation and entrepreneurship: practice and principles. Journal of Product Innovation Management, Elsevier Science Ltd, Adelaide University, Adelaide, SA, n. 7, p. 88-95, 1996.

FIGUEIREDO, Paulo Nassar Rubens. O que é Comunicação empresarial. São Paulo: Brasiliense, 1995.

FISCHER, A. L.; ALBUQUERQUE, L. G. de. Relatório de pesquisa: tendências de

mudanças na gestão de pessoas das empresas brasileiras: DELPHI RH-2010. [São

Paulo]: MBA, USP, 2001. 18 p.

FLEURY, Afonso Carlos Corrêa, FLEURY, Maria Tereza Leme. Aprendizagem e

Inovação Organizacional - as experiências de Japão, Coréia e Brasil. São Paulo: Atlas,

1997.

HERINGER, B H F. A influência da comunicação organizacional no desempenho

humano: um estudo de caso da relação entre gerentes e colaboradores em uma empresa

do setor de autopeças do Vale do Paraíba. Unitau – Taubaté. 2003

KOTTER, J. P. Afinal, o que fazem os líderes? : a nova face do poder e da estratégia. Tradução Follow-Up. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. 163 p. LEITE, Júlio César Sampaio do Prado. RetroAlimentação :"feedback", 2007. Disponível em: Sistemas de Informação - Dividindo o conhecimento sobre o uso de tecnologias de informação nas organizações. http://sisdinf.blogspot.com/2007/04/retro-alimentao-feedback.html. Acesso em: 21 de set. 2008.

(13)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010.

Página2 11 MARRAS, J. P. Administração de recurso humanos: do operacional ao estratégico. 3. ed. São Paulo: Futura, 2000. 173 p.

MAXIMIANO, A. C. A.. Introdução à administração. 4. ed.. São Paulo: Atlas, 1995. 476 p.

MAXIMIANO, A. C. A.. Introdução à administração. 6. ed.. São Paulo: Atlas, 2004. Cap. 12, p.268-275.

MINAYO. M.C.S. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1993. 80 p.

MUCHINSKY, P. M. Psicologia Organizacional. Ed. Pioneira Thompson Learning. São Paulo: (2004).

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas Organização e Métodos. Ed. 15. São Paulo: Atlas, 2004. Cap. 1, p. 33.

PENA, Margareth. O Fedback no Processo de Desenvolvimento de Talentos. Disponível em: <http:// WWW.portal.cjf.jus.br/cjf/banco-de-conteudos-1/o-feedback-no-processo-de-desenvolvimento-de> Acesso em 17 de outubro de 2008.

PENTEADO, José Roberto Whitaker, A Técnica da Comunicação Humana. São Paulo: Pioneira, 1993

ROBBINS, Stephen P. Administração – Mudanças e Perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2000. Cap. 10

ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005, 5ª Ed. Cap. 10. p 276 - 278.

SCHMIDT, R. A.; WRISBERG, C. A. Aprendizagem e performance motora: uma abordagem da aprendizagem baseada no problema. 2. Ed., Porto Alegre: Artmed, 2001. ULRICH, D. Os campeões de recursos humanos: inovando para obter os elhores resultados. Tradução de Cid Knipel. São Paulo: Futura, 2003.

TANI, G. Variabilidade de resposta e processo adaptativo em aprendizagem

motora. 1989a, Tese (Livre Docência) – Escola de Educação Física, Universidade de

São Paulo, São Paulo 1989a.

VERGARA, S. C. Gestão de pessoas. 2. ed..São Paulo: Atlas.2000. 171p

WEISZFLOG, Walter. Retroalimentação. Dicionário Michaelis, São Paulo: Melhoramentos, 2007, p.130.

Apêndice 1 – Questionário da Pesquisa

(14)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010.

Pesquisa de Feedback Como Ferramenta de

Comunicação

O objetivo desta pesquisa é conhecer melhor o que cada colaborador pensa a respeito da comunicação organizacional existente na empresa e de que maneira o Feedback pode ser usado como ferramenta estratégica na comunicação. É uma pesquisa de cunho acadêmico dos alunos do Curso de Administração das Faculdades Integradas Tereza D’Ávila – FATEA, com a finalidade exclusiva de elaboração de TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

Muito obrigado pela colaboração.

Assinale com um “X” a resposta que se aplica ao seu caso:

Questão nº 01 Área de atuação: PRODUÇÃO ( ) ADMINISTRAÇÃO ( ) Questão nº 02 Cargo: _______________________________________________________________ __. Questão nº 03 Tempo na empresa: Menos de um ano 1 a 2 anos 2 a 5 anos Mais de 5 anos

Pesquisa de Feedback Como Ferramenta de

Comunicação

Questão nº 04

Usando a tabela abaixo, avalie cada uma das afirmativas que se

seguem marcando um “X” na qual se aplica o seu caso.

Tabela:

5- Concordo

4- Concordo parcialmente

(15)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010.

Página2 11

2- Discordo parcialmente

1- Discordo

1

Eu sinto que nesta organização há um equilíbrio entre os principais fluxos de informações (comunicação de cima para baixo; comunicação de baixo para cima; comunicação entre os pares; comunicação entre subordinados e chefes de outros setores)

1 2 3 4 5

2

Procuro estimular e desenvolver o espírito de equipe 1 2 3 4 5

3

Sempre tenho tido a oportunidade de participar de decisões que afetam o

meu trabalho. 1 2 3 4 5

4

Nesta organização a comunicação é vista como vital para o bom

funcionamento do negócio. 1 2 3 4 5

5

Tenho dúvidas sobre a importância do meu trabalho para a empresa. 1 2 3 4 5

6

Freqüentemente sou informada sobre o que se passa dentro da organização 1 2 3 4 5

7

Eu sinto orgulho em dizer às pessoas que faço parte desta organização. 1 2 3 4 5

8

Nesta organização existem mecanismos que me permitem falar com meus

superiores diretos, indiretos e colegas. 1 2 3 4 5

9

Eu não recebo informações de outros setores da organização 1 2 3 4 5

10

Meus colaboradores desempenham bem o seu trabalho independentemente

se eu os elogio por isso ou não. 1 2 3 4 5

11

Procuro ouvir meus colaboradores e colegas no ambiente de trabalho. 1 2 3 4 5

12

Eu tenho tido, freqüentemente, oportunidades de participar de reuniões e/ou

encontros especiais nos quais exponho a minha opinião. 1 2 3 4 5

13

Eu me sinto contente por ter escolhido esta organização para trabalhar, comparando com outras organizações que considerei na época da contratação.

1 2 3 4 5

14

28. Eu reconheço que nesta organização existe uma estrutura que permite uma comunicação fluente tanto com superiores hierárquicos como com os colegas de outros setores.

1 2 3 4 5

15

59. Eu tenho que consultar o meu chefe antes de fazer quase todas as

coisas. 1 2 3 4 5

16

Incentivo meus colaboradores e ou colegas para seu crescimento pessoal. 1 2 3 4 5

17

Eu julgo que os meus valores são muito similares aos valores definidos pela

organização. 1 2 3 4 5

18

Eu sou muito envolvido pessoalmente com o meu trabalho atual porque a

organização me comunica tudo a respeito do seu negócio. 1 2 3 4 5

19

Para a comunicação com o público interno a empresa utiliza muito os meios

de comunicação como: intranet, correio eletrônico, jornais e TV. 1 2 3 4 5

20

Eu sinto orgulho de pertencer a essa organização porque aqui existe uma

boa comunicação entre os funcionários. 1 2 3 4 5

21

Sinto-me motivado e entusiasmado com meu trabalho 1 2 3 4 5

22

Conversando com os amigos, eu sempre me refiro à minha organização

como uma grande instituição na qual é ótimo trabalhar. 1 2 3 4 5

23

Raramente os padrões de desempenho no trabalho estão bem definidos. 1 2 3 4 5

24

O processo de comunicação nesta organização promove a integração entre

os diferentes setores/departamentos. 1 2 3 4 5

25

Sempre comunico meus colaboradores quando seus desempenhos não

estão bons. 1 2 3 4 5

26

Eu estou disposto a exercer um esforço considerável em benefício da

organização. 1 2 3 4 5

27

Nunca posso dizer a minha opinião quando há decisões sobre o meu

trabalho. 1 2 3 4 5

28

Eu tenho orgulho de pertencer a essa organização porque sou ouvido e

sempre recebo feedback. 1 2 3 4 5

29

Nunca tenho clareza sobre quais as minhas responsabilidades no trabalho. 1 2 3 4 5

30

Eu tenho tido, nesta organização, oportunidades de comunicar com a alta

direção. 1 2 3 4 5

Nas questões de 31 a 33 expressem livremente sua opinião:

(16)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010. 31 Dê uma sugestão sobre o que você considera um processo de comunicação que seria importante para sua

empresa hoje e que não é usado:

32 O que depende da empresa para a melhoria do seu desempenho?

33 Diga por que você gosta do que faz, ou então o que você gostaria de fazer que te deixaria mais feliz no trabalho.

Apêndice 3 – Tabela das Respostas Dissertativas

QUESTÕES

COLABORADORES 31 32 33

PRO 1 Caixa de sugestão ou reclamação na área.

Cursos e ferramentas adequadas. Não opinou

PRO2 Toda ferramenta utilizada para nivelar o conhecimento e atualizações sobre assuntos diversos.

Reconhecer os esforços realizados pelos colaboradores e estimular novos desafios, observando o potencial de cada indivíduo.

Eu gosto de tudo o que faço porque escolhi uma profissão que gera a cada dia um novo desafio.

PRO3 Intranet. Melhora de salário. Não opinou

PRO4 Intranet para todos os funcionários.

Melhoria nas condições de trabalho. Porque trabalho em um ambiente saudável.

PRO5 A comunicação de nada serve se não somos escutados.

Valorização dos funcionários. Gosto dos meus companheiros de trabalho e do que faço, mas poderíamos ser mais valorizados.

PRO6 Uma reunião mensal com a produção e a direção para expor diretamente problemas, opiniões e sugestões.

Investimento em máquinas, ferramentas e acessórios de qualidade.

Porque foi a profissão que me adaptei e sinto prazer em fazer. Gostaria que a empresa investisse mais em mim como profissional.

PRO7 Que a chefia ouvisse mais a opinião dos colaboradores

Não opinou Não opinou

PRO8 Correio eletrônico entre todos os colaboradores.

Ambiente de trabalho confortável e comunicação eficiente.

Gosto, por participar do inicio do processo de fabricação.

PRO9 Que a chefia ouvisse mais nossas opiniões e tirasse a melhor conclusão sobre o assunto.

Melhorar a comunicação entre as equipes e documentar as peças que fabricamos.

Porque me sinto muito útil, fazendo o que gosto.

(17)

Revista de Administração da Fatea, v. 3, n. 3, p. 2-107, jan./ dez., 2010.

Página2 11 PRO10 Intranet e jornal interno. Um melhor dispositivo de avaliação. Trabalhar com uma equipe mais

unida .

QUESTÕES

COLABORADORES 31 32 33

ADM 1 Skype e MSN. Aumento salarial. Ganhar na “Megasena”.

ADM2 MSN fechado com contatos somente de funcionários.

Utilização de internet para pesquisas.

Gosto do que faço, pois estou em uma fase de conhecimento de novos assuntos.

ADM3 Na empresa temos todos os processos de comunicação necessários para desenvolver o trabalho.

Incentivos em treinamentos e cursos.

Gosto do que faço devido a ser a profissão que escolhi para trabalhar com empenho.

ADM4 Não opinou Não opinou Não opinou

ADM5 Não opinou Não opinou Não opinou

ADM6 Não opinou Motivação, se preocupar com o que

você faz.

Atualmente o que eu faço me deixa feliz.

ADM7 Não opinou Promover e incentivar a

comunicação entre departamentos.

Comercio exterior é dinâmico e exige decisões a todo o momento.

ADM8 Não opinou Não opinou Não opinou

ADM9 Definição das tarefas e atribuições.

Depende de a empresa zelar para que os colaboradores tenham condições físicas e materiais para exercer o trabalho.

Gosto do que faço, pois tenho contato com pessoas diferentes.

ADM10 Uso de Houseorgan para maior clareza em relação empresa -funcionário reduzindo a “ radio peão”.

Melhores ferramentas de trabalho para disponibilizar mais canais de comunicação com nossos clientes.

Identifico com o perfil da vaga.

Referências

Documentos relacionados

As mulheres travam uma história de luta por reconhecimento no decorrer do tempo sistematicamente o gênero masculino dominava o feminino, onde prevalecia a hierarquização do sexo

Atualmente o predomínio dessas linguagens verbais e não verbais, ancorados nos gêneros, faz necessário introduzir o gênero capa de revista nas aulas de Língua Portuguesa, pois,

Como o predomínio de consumo energético está no processo de fabricação dos módulos fotovoltaicos, sendo os impactos da ordem de 50 a 80% nesta etapa (WEISSER,

Diante disto o objetivo deste trabalho foi avaliar a extração de antocianinas a partir do repolho roxo (Brassica oleracea), em diferentes condições de pH, temperatura e

A Tabela 6 identifica as categorias de CI mais empregadas nos estudos investigados. Percebe-se que as categorias empregadas referem-se a categorias que mesclam a

Examinamos as demonstrações financeiras individuais da Klabin S/A (“Companhia”), que compreendem o balanço patrimonial em 31 de dezembro de 2016 e as respectivas demonstrações

Tendo em conta os objetivos que se pretendem atingir com este estudo, começa-se por conduzir uma revisão de literatura no âmbito do comportamento organizacional, mais

II Colóquio de Sistemas de Informação Geográfica Sociedade de Geografia de Lisboa - 4 e 5 de Dezembro de