• Nenhum resultado encontrado

Unidos convergindo para um só ideal. O crescimento e a produtividade dos segmentos de asseio e conservação e segurança privada.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Unidos convergindo para um só ideal. O crescimento e a produtividade dos segmentos de asseio e conservação e segurança privada."

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Unidos convergindo para um só ideal.

“O crescimento e a produtividade dos segmentos de

asseio e conservação e segurança privada”.

(2)

· A IMPORTANTE CONTRIBUIÇÃO DOS EXECUTIVOS DOS

SEAC´S E SINDESP´S PARA OS SEGMENTOS DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO E DE SEGURANÇA PRIVADA NO BRASIL

HISTÓRIA DO GRUPO

SUA ORIGEM

Nascido no ano de 1994, com a Portaria nº 12/94, da FENAVIST, que nomeou um “Grupo de Trabalho” composto na época por 04 executivos dos estados do Rio de Janeiro, Goiás, Bahia e Pará, o atual Grupo de Executivos dos Sindicatos de Asseio e Segurança – GEASSEG, foi criado como instrumento de incentivo à promoção de qualificação profissional, e integração dos colaboradores (executivos) que dão o suporte operacional e logístico, aos sindicatos associados à FEBRAC e FENAVIST, desde que, até essa data as entidades representativas patronais nos Estados eram geridas por pessoas que possuíam apenas, além da capacidade profissional, boa vontade e dedicação às entidades, pois nunca existiu em nosso País, nenhum curso de formação nem especialização para executivos de entidades sindicais.

Os profissionais eram contratados e aprendiam com a experiência do dia-a-dia os trabalhos a serem executados, encontrando dessa forma muitas dificuldades, por não conhecerem os meandros e leis que gravitam em torno das entidades sindicais, além de suas relações com órgãos fiscalizadores e reguladores.

Já no dias 11 e 12.08.1994 foi realizado o 1º Encontro Nacional dos Diretores Executivos de Sindicatos de Segurança Privada – I ENDESP, na sede da FEAVIST em Brasília, com a presença de executivos dos Estados de São Paulo, Maranhão, Pernambuco, Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Pará e Goiás. Nesse evento saiu a publicação da “Carta de Brasília” que se tornou a primeira carta de compromisso dos executivos de sindicatos de segurança do Brasil.

Durante três anos, o grupo trabalhou no que tinha ficado definido na Carta de Brasília e como consequência do surgimento de novos sindicatos, o grupo cresceu e no dia 07 de maio de 1997, na sede da FENAVIST, em Brasília, mais um encontro foi realizado, dessa vez com a presença de 14 representantes CHEGADA DOS EXECUTIVOS DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO

CHEGADA DOS EXECUTIVOS DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO

Após essa data os executivos passaram a se comunicar por telefone, para trocar idéias e informações. Porém, no ano de 2000, os executivos do segmento de asseio e conservação se integraram ao grupo e no período de 14 a 16 de junho daquele ano, na Estância Park Hotel, na cidade de Anápolis, em Goiás, foi realizado o “Planejamento Executivo do Setor de Serviços – PLANIEX”, que além da presença de executivos de

(3)

ambos os segmentos dos estados do Paraná, Goiás, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo, São Paulo, Pará, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Bahia, contou também com as diretoras superintendentes da FENAVIST e FEBRAC, Rosângela Menezes e Cristiane Oliveira, respectivamente, além do empresário Ivan Zanardo de Santa Catarina e do facilitador indicado pela CNC, Antonio Sávio Passos Palazzo.

O CRESCIMENTO DO GRUPO

Com a visualização dos trabalhos apresentados e com o crescimento dos demais sindicatos em todo o Brasil, o grupo vem realizando encontros bimensais, sempre alternando as cidades sedes, não somente para prestigiar todos os sindicatos, como também para que os executivos se familiarizem melhor com a cultura de cada cidade e dos sindicatos co-irmãos.

Depois de vários encontros periódicos realizados, o Grupo, hoje denominado GEASSEG, tem demonstrado significativo avanço nas metas traçadas e aprimorado as relações interpessoais e profissionais dos seus componentes, pela efetiva e costumeira troca de experiências e informações.

Hoje presta importante colaboração para o crescimento das nossas entidades sindicais, não só a nível dos sindicatos, mas também com forte influência em nossas Federações. O importante desses encontros, pelo que se tem observado, é que as discussões não ficam restritas ao aprimoramento profissional dos executivos. Elas avançam também no sentido de aumentar a capacidade gestora da prestação de serviços por parte das entidades sindicais e de atrair novas empresas para o quadro de associados, gerando aumento da receita dos sindicatos e mesmo das Federações a que estão filiados, fortalecendo, de forma marcante, os segmentos de asseio, conservação e da segurança privada como um todo.

PALESTRAS DE CAPACITAÇÃO REALIZADAS

Os executivos que integram o GEASSEG, já participaram de inúmeras palestras motivacionais e de capacitação nos encontros já realizados.

Dentre elas destacamos:

· Estrutura Sindical e Representação Classista;

· Registro e regularização dos sindicatos da categoria no M. T. E.; · Obtenção do Código Sindical junto à C. E. F.;

· Funcionamento, organização e administração dos sindicatos; · Planejamento estratégico;

· Palestra sobre vínculo com o Conselho Regional de Administração; · Regras Básicas de Segurança Pessoal;

(4)

· Liderança de sucesso no mundo; · Dissídio Coletivo;

· Funcionamento e importância na participação no SEGS/CNC; · Sustentabilidade;

· Cooperativas de Trabalho;

· A vida que vale a pena ser vivida; · Representação classista;

· Funcionamento de um sindicato Patronal; · Reforma Sindical;

· Encargos Sociais - O que a entidade sindical precisa saber?; · Contribuição Sindical - Cobrança e Recuperação;

· Ponto Eletrônico; · Lei Jovem Aprendiz;

· Lei dos Portadores de Necessidades Especiais; · Política de e-mail;

· Aumentando a Representação e Receita Sindical; · Palestra Motivacional sobre A Vida;

· Prestação de serviços como forma de manter arrecadação;

· Implantação de convênios visando arrecadação para as entidades; · Gestão de Pessoal;

· Tramitação Política;

REUNIÕES MOVIMENTADAS E PRODUTIVAS

Os participantes do GEASSEG, realizam em todos os encontros, reuniões no período de 08 às 18h00, durante dois dias, de preferência em hotéis fora das cidades-sedes, para melhor aproveitamento do tempo.

Nessas reuniões, além de palestras de capacitação, realizam exercícios motivacionais e de integração, além da discussão de assuntos de interesse dos segmentos de asseio e conservação e de segurança privada.

INTEGRAÇÃO DOS EXECUTIVOS – FUNCIONA O ANO TODO

A integração entre os executivos alcançada ao longo do tempo, não funciona somente nos encontros. Durante todo o ano, existe uma troca de correspondências e experiências, onde assuntos de interesse geral no País são divulgados para todas as entidades, através de seus executivos.

Isso tem trazido um benefício muito grande para as entidades, pois os executivos dos sindicatos podem subsidiar seus dirigentes com informações e principalmente ações e decisões judiciais.

(5)

TRABALHOS PRODUZIDOS

Apesar de ter como objetivos principais, a integração e a capacitação dos executivos, o grupo já produziu alguns trabalhos a exemplo de:

· Manual de Normas e Procedimentos dos Sindicatos;

Esse manual já distribuído para todos os sindicatos de asseio e segurança do País, tem grande importância para todos, principalmente para aquelas novas entidades que estão se estruturando, pois o documento ensina todos os passos para os executivos recém-contratados e que não conhecem as regras, necessidades e obrigações de uma entidade sindical;

· Cartilha do Tomador de Serviço

NOVOS EXECUTIVOS CHEGAM AO GRUPO

É notório que a cada evento, surgem novos executivos de sindicatos que começaram a conhecer e a reconhecer o trabalho do grupo.

Nos últimos eventos, muitas “caras novas” apareceram e foram muito bem recepcionados pelo grupo.

Todos esses novatos, ao final cada evento são unânimes em expressar a satisfação de terem se integrado ao grupo, pois o clima profissional e amigo já está tornando o GEASSEG, uma família.

NÃO DEIXE O SEU EXECUTIVO DE FORA

Por tudo isso que foi apresentado, solicitamos o apoio dessa presidência para darmos continuidade aos nossos trabalhos nos encontros periódicos do GEASSEG, recomendando sempre que invistam mais em iniciativas desta natureza, pois com certeza, todos sairão lucrando.

Isso merece uma reflexão especial da classe empresarial, notadamente daqueles detentores de lideranças mais expressivas dentro das respectivas diretorias dos sindicatos.

CURITIBA-PR SERÁ A PRÓXIMA SEDE DO GEASSEG

O próximo encontro, que certamente V.S.a, presidente dessa entidade, vai nos apoiar enviando seu executivo para representar seu Estado, será em um Hotel nas proximidades de Curitiba no Paraná, nos dias 27 e 28.10.2011.

(6)

ESTADOS QUE JÁ SEDIARAM O GEASSEG 1997 BRASILIA – DF 2000 ANÁPOLIS– GO 2002 BRASILIA-DF 2002 CURITIBA-PR

(7)

2003 ARACAJÚ-SE 2003 SÃO PAULO-SP 2004 BELÉM-PA 2005 BELO HORIZONTE-MG

(8)

2006 RIO DE JANEIRO-RJ 2006 PORTO ALEGRE-RS 2007 SALVADOR-BA 2007 GOIÂNIA-GO

(9)

2008 FLORIONÓPOLIS-SC 2008 MANAUS-AM 2009 BRASÍLIA-DF

(10)

2009 SÃO PAULO-SP 2010 BRASÍLIA-DF 2011 PANTANAL-MT

Referências

Documentos relacionados

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Atualmente os currículos em ensino de ciências sinalizam que os conteúdos difundidos em sala de aula devem proporcionar ao educando o desenvolvimento de competências e habilidades

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

É importante ressaltar que, segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional- DPN, existem apenas 58 presídios exclusivamente femininos, a maioria ainda é misto e

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

A regulação da assistência, voltada para a disponibilização da alternativa assistencial mais adequada à necessidade do cidadão, de forma equânime, ordenada, oportuna e