• Nenhum resultado encontrado

ESTRATÉGIA VESTIBULARES FAMERP 2021 FAMERP 2021 CORREÇÃO DA PROVA 1º DIA. Prof. Carol Negrin. Correção da prova de 1º Dia 1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTRATÉGIA VESTIBULARES FAMERP 2021 FAMERP 2021 CORREÇÃO DA PROVA 1º DIA. Prof. Carol Negrin. Correção da prova de 1º Dia 1"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

FAMERP 2021

Prof. Carol Negrin

C

ORREÇÃO DA PROVA

(2)

A

PRESENTAÇÃO E COMENTÁRIOS GERAIS

Olá!

Tudo bem com você? Espero que sim.

Eu sou a Carol Negrin, professora de Biologia do EV, e estou passando aqui para comentar as questões de Bio do processo seletivo FAMERP 2021, referentes ao primeiro dia da prova, composta por questões objetivas.

Como de praxe, a prova contou com 10 questões, a maioria de nível intermediário. A meu ver, a questão de genética era a mais difícil ou trabalhosa para se fazer. Não houve cobrança de notas de rodapé, mas alguns detalhes apareceram, como na questão sobre o sistema urinário.

Veja a seguir a resolução comentada, e caso fique com alguma dúvida, não deixe de falar comigo. Se você é nosso aluno, pode me encontrar no Fórum de Dúvidas disponível na sua área do aluno. Eu terei o maior prazer em ajudá-lo!

Conte comigo! @carolnegrin

https://t.me/carolnegrin /profcarolnegrin

(3)

Q

UESTÕES COMENTADAS

(41 - FAMERP/2021)

É um bioma formado por uma vegetação rasteira com árvores de porte médio amplamente dispersas. A temperatura é relativamente alta ao longo dos meses e as estações do ano são reguladas pelas precipitações. O solo é pobre em minerais essenciais e frequentemente rico em alumínio, que é tóxico para muitas espécies de plantas. Além dessas características, o bioma descrito também apresenta

(A) transbordamentos periódicos dos rios. (B) alta umidade relativa do ar.

(C) plantas adaptadas à variação da maré. (D) subsolo compacto e seco.

(E) espécies de plantas adaptadas ao fogo.

Comentários:

As características apresentam fazem referência ao bioma Cerrado, que também possui como característica a presença de espécies vegetais adaptadas ao fogo.

A alternativa correta é a letra E.

Gabarito: E

(42 - FAMERP/2021)

Dieffenbachia seguine é o nome científico de uma planta que pertence à família Araceae. Essa

planta é popularmente conhecida como comigo-ninguém-pode, aninga-uba ou bananeira-d’água, sendo muito cultivada como planta ornamental em todo o Brasil. Ela contém princípios ativos tóxicos, que estão principalmente nas folhas, no caule e, em menor concentração, nas flores e nos frutos. Uma pessoa que mastigue parte da folha ou do caule pode ter vômitos, náuseas, problemas respiratórios graves, entre outras complicações, podendo até chegar à morte.

Assinale a alternativa que indica, em ordem decrescente de hierarquia, os níveis taxonômicos da planta descrita no texto.

(A) Angiospermae → Araceae → Dieffenbachia → Dieffenbachia seguine (B) Dieffenbachia seguine → Dieffenbachia → Araceae → Gimnospermae (C) Gimnospermae → Araceae → Dieffenbachia → Dieffenbachia seguine (D) Araceae → Dieffenbachia seguine → Dieffenbachia →Angiospermae (E) Angiospermae → Dieffenbachia seguine → Dieffenbachia → Araceae

(4)

O enunciado da questão nos informa o nome da espécie de planta, a família a qual pertence e que ela possui flores e frutos, sendo uma angiosperma. Assim, em ordem decrescente de hierarquia, essa planta pertence aos seguintes níveis taxonômicos: reino Angiospermae → família Araceae → gênero Dieffenbachia → espécie Dieffenbachia seguinte.

A alternativa correta é a letra A.

Gabarito: A

(43 - FAMERP/2021)

A habilidade de alguns micro-organismos em sintetizar ácido lático é explorada pela indústria alimentícia com o objetivo de produzir, por exemplo, iogurtes, queijos e coalhadas. Durante a produção desses alimentos há participação das

(A) leveduras, que realizam a oxidação parcial da glicose nas mitocôndrias, em ambiente anaeróbio.

(B) leveduras, que realizam a oxidação completa da glicose nas mitocôndrias, em ambiente aeróbio.

(C) bactérias, que realizam a oxidação parcial da glicose no citosol, em ambiente aeróbio. (D) bactérias, que realizam a oxidação parcial da glicose no citosol, em ambiente anaeróbio. (E) leveduras, que realizam a oxidação completa da glicose no citosol, em ambiente aeróbio.

Comentários:

São microrganismos que realizam a fermentação láctica as bactérias, que realizam a oxidação parcial da glicose no citosol (glicose é quebrada em duas moléculas de piruvato, que forma duas moléculas de lactato), na ausência de gás oxigênio (ambiente anaeróbio).

A alternativa correta é a letra D.

Gabarito: D

(44 - FAMERP/2021)

A chamada Árvore da Vida, uma das ideias mais poderosas da biologia moderna, remonta a rabiscos feitos por Charles Darwin. Cada espécie moderna seria o produto de infindas bifurcações na árvore evolutiva da vida, a qual dá uma ideia de como foram surgindo os seres vivos. A figura ilustra um dos rabiscos feitos por Darwin.

(Reinaldo José Lopes. “Livro conta como foram achados os ‘galhos’ da famosa árvore da vida”. www.folha.uol.com.br, 03.11.2018. Adaptado.)

(5)

No “rabisco” de Darwin, as bifurcações ou ramos surgem de um nó. Cada um dos nós corresponderia

(A) à seleção natural. (B) ao ancestral comum. (C) aos caracteres adquiridos. (D) ao uso e desuso dos órgãos. (E) à deriva genética.

Comentários:

O nó a partir do qual surge uma bifurcação corresponde ao ancestral comum às novas linhagens que surgiram.

A alternativa correta é a letra B.

Gabarito: B

(45 - FAMERP/2021)

O Senado Federal aprovou em 24.06.2020 o projeto de lei que estabelece o novo marco regulatório do saneamento básico. O secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura da Sepec/ME, Diogo Mac Cord, destaca a importância da aprovação do novo marco regulatório para os brasileiros em quatro pilares: o da saúde pública, o ambiental, o econômico e o financeiro. “Estamos falando de até seis mil recém-nascidos que morrem por ano vítimas de doenças decorrentes da falta de saneamento básico. São mais de cem milhões de brasileiros que atualmente não têm acesso à rede de esgoto”, explica o secretário.

(6)

A falta de saneamento básico em muitas cidades brasileiras está relacionada à transmissão de diversas doenças, entre as quais estão

(A) a leishmaniose, a dengue e a ascaridíase.

(B) a doença de Chagas, o escorbuto e a toxoplasmose. (C) a filariose, a meningite e a hepatite B.

(D) a febre amarela, a malária e a giardíase. (E) a amebíase, a esquistossomose e a cólera.

Comentários:

A alternativa correta é a letra E. Amebíase, esquistossomose e cólera são doenças diretamente relacionadas à falta de saneamento básico. Nessas condições, as pessoas podem se infectar pela ingestão de água e alimentos contaminados por Entamoeba histolytica e Vibrio

cholerae, no caso da amebíase e da cólera, ou pela penetração de larvas cercarias nos pés, no

caso da esquistossomose. Todos os agentes causadores dessas doenças são eliminados no ambiente através das fezes.

A alternativa A está incorreta, pois a leishmaniose e a dengue são transmitidas pela picada de mosquitos.

A alternativa B está incorreta, pois a doença de chagas é transmitida pelo bicho-barbeiro e o escorbuto é um hipovitaminose.

A alternativa C está incorreta, pois a meningite é transmitida por meio de saliva contaminada e a hepatite B é uma infecção sexualmente transmissível.

E a alternativa D está incorreta, pois a febre amarela e a malária são doenças transmitidas pela picada de mosquitos.

Gabarito: E

(46 - FAMERP/2021)

No quadro, os números de 1 a 3 representam tipos de células encontrados em diferentes seres vivos. Os sinais (+) e (–) indicam, respectivamente, presença e ausência de algumas estruturas celulares.

(7)

(B) goiabeira, anfioxo, arquea. (C) lactobacilo, pinheiro, vírus. (D) musgo, clorofícea, bactéria. (E) cogumelo, rato, levedura.

Comentários:

A célula 1 é uma célula eucarionte que não possui centríolos, podendo ser uma célula vegetal.

A célula 2 é uma célula eucarionte que não possui parede celular e possui centríolos, característicos de células animais.

A célula 3 é uma célula procarionte, encontrada em bactérias ou arqueas.

Portanto, a alternativa correta é a letra B, a célula 1 pode pertencer a uma goiabeira, a célula 2, a um anfioxo e a célula 3, a uma arquea.

Gabarito: B

(47- FAMERP/2021)

Na genealogia a seguir, Valmir apresenta uma doença rara determinada por um alelo cuja herança é ligada ao sexo.

As probabilidades de Cíntia, Alana e Eva serem portadoras do mesmo alelo que determina a doença de Valmir são, respectivamente,

(A) 25%, 0% e 50%. (B) 12,5%, 25% e 50%. (C) 50%, 0% e 25%.

(8)

(D) 50%, 50% e 25%. (E) 25%, 25% e 12,5%.

Comentários:

Temos a informação que Valmir possui uma doença com herança ligada ao X. Assim seu genótipo é XaY. Valmir e Nair possuem dois filhos, Tony, que é normal e portanto XAY (herdou o

XA da mãe e o Y do pai), e Neide, que é normal e heterozigota (herdou o XA da mãe e o Xa do pai).

Neide e Sílvio são normais e têm uma filha normal Cíntia, que pode ser XAXA ou XAxa – 50%

ou ½ de chance de cada um dos genótipos, já que sabemos que ela é mulher. Caso seja XAXa,

herdou o alelo Xa de Valmir.

Cíntia e Cristiano, ambos normais, possuem a Eva de filha, também normal, que também pode ser XAXA ou XAXa, isso caso a mãe seja XAXa. Se Cíntia for heterozigota, Eva tem 25% ou ¼ de

chance de ser XAXa, também herdando o alelo Xa de Valmir.

Tony e Mirian são normais e possuem a filha Alana que não tem chance alguma de herdar o alelo Xa de Valmir, já que Valmir contribuiu com o alelo Y para o genótipo de Tony.

Portanto, a alternativa correta é a letra C. Observe o heredograma:

Gabarito: C

(48 - FAMERP/2021)

Na figura, as letras U, W, X, Y e Z indicam algumas das principais regiões que integram o néfron humano.

(9)

Considerando a fisiologia do néfron de uma pessoa saudável, na região

(A) Z ocorre a reabsorção de grande quantidade de água para o sangue, facilitada pela ação de um hormônio produzido no hipotálamo.

(B) Y existem as mesmas substâncias que são encontradas no plasma sanguíneo, como proteínas, glicose, água e sais.

(C) X ocorre a filtração glomerular, que depende da diferença de pressão osmótica entre as artérias e a cápsula.

(D) U ocorre a reabsorção de sais minerais, glicose, aminoácidos, ureia e água por transporte ativo.

(E) W existem substâncias como os íons e os elementos figurados do sangue, que são reabsorvidos por osmose.

Comentários:

A alternativa correta é a letra A.

A alternativa B está incorreta, pois no filtrado glomerular não existem células nem proteínas, que possuem alto peso molecular e, portanto, não atravessam a parede da cápsula glomerular.

A alternativa C está incorreta, pois a filtração glomerular ocorre devido à alta pressão com a qual o sangue chega ao glomérulo pela arteríola aferente. Claro, a diferença de pressão entre a

(10)

como diz a afirmação, pois a arteríola eferente é por onde o sangue sai do glomérulo, depois de ser filtrado.

A alternativa D está incorreta pois a ureia não é reabsorvida, além de que a água é reabsorvida por osmose.

E a alternativa E está incorreta, pois os elementos figurados do sangue, que são as células, não compõem o filtrado glomerular.

Gabarito: A

(49 - FAMERP/2021)

Analise o gráfico, que ilustra a variação na quantidade de DNA que ocorre no núcleo de uma célula germinativa.

Suponha que, no tempo inicial, essa célula receba a substância colchicina, que se liga aos microtúbulos, prejudicando a sua formação. Por causa desse efeito, é muito provável que essa célula consiga atingir o período indicado por

(A) 4, no máximo. (B) 5. (C) 2, no máximo. (D) 3, no máximo. (E) 1, no máximo. Comentários:

A colchicina impede a adequada formação dos microtúbulos, importantes no processo se separação dos cromossomos homólogos na anáfase da meiose I e das cromátide-irmãs na anáfase da meiose II. Assim, seu efeito permite que a divisão celular avance no máximo até o período 3, da metáfase I.

A alternativa correta é a letra D.

(11)

O amadurecimento dos frutos é desencadeado por uma série de eventos fisiológicos, com a participação de hormônios e enzimas. Existem frutos que amadurecem somente quando estão ligados à planta-mãe e há frutos que podem amadurecer após a colheita e apodrecem rapidamente. Para retardar o amadurecimento e evitar a perda de frutos, o ideal é mantê-los em recipientes

(A) com alta concentração de O2 para inibir a produção de giberelina.

(B) com baixa concentração de CO2 para inibir a produção do gás etileno.

(C) com alta umidade do ar para estimular a produção de ácido abscísico. (D) com baixa luminosidade para estimular a produção de giberelina. (E) com baixa temperatura para inibir a produção do gás etileno.

Comentários:

O principal hormônio que está relacionado com o amadurecimento é o gás etileno. Sua produção é mais elevada quanto maior for a temperatura na qual se encontra o fruto, bem como quanto mais maduro ele estiver.

Portanto, a alternativa correta é a letra E.

Referências

Documentos relacionados

Vanessa (pede um aparte) – Pelo que pude entender não se trata, portanto, de excluir a atividade do chapéu de palhaço da prática pedagógica de matemática, mas de problematizar

O estudo tem como base a abordagem da Educação Matemática Realística na perspectiva da análise da produção escrita tomada a avaliação escolar como oportunidade

[r]

[r]

4.7 até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da

Os candidatos não eliminados serão selecionados para correção da prova de redação do Processo Seletivo UEG 2021/1, por escolha do curso de 1ª opção, em ordem decrescente

A modalidade de horário desfasado está definida no art.º 113.º da LTFP: horário desfasado é aquele em que, embora mantendo inalterado o período normal de trabalho diário

As condições de vida (moradia, transporte, saúde e educação) também não foram priorizados. Questão bem específica sobre a cultura regional, do Cariri e de outras regiões do