• Nenhum resultado encontrado

O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SAIU DO PAPEL. Vencedores do VI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor MUNICÍPIO DE FERREIRA GOMES AP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL SAIU DO PAPEL. Vencedores do VI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor MUNICÍPIO DE FERREIRA GOMES AP"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

MUNICIPAL

O DESENVOLVIMENTO

SAIU DO PAPEL

Vencedores do VI Prêmio Sebrae

Prefeito Empreendedor

2009 – 2010

VENCEDOR ESTADUAL (AP)

MUNICÍPIO DE

FERREIRA GOMES – AP

MUNICÍPIO DE

FERREIRA GOMES – AP

CATEGORIA:

• EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E

INOVAÇÃO

(2)
(3)

MUNICIPAL

O DESENVOLVIMENTO

SAIU DO PAPEL

Vencedores do VI Prêmio Sebrae

Prefeito Empreendedor

2009 – 2010

VENCEDOR ESTADUAL (AP)

MUNICÍPIO DE

FERREIRA GOMES – AP

MUNICÍPIO DE

FERREIRA GOMES – AP

CATEGORIA:

• EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E

INOVAÇÃO

(4)

O DESENVOLVIMENTO SAIU DO PAPEL

Vencedores do VI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2009 – 2010)

© 2014. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae

Todos os direitos reservados.

A reprodução não autorizada desta publicação, no todo ou em parte, constitui violação dos direitos autorais (Lei nº 9.610/1998).

Informações e contatos

Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

SGAS 604/605 – Conjunto A – Brasília-DF Tel.: (61) 3348-7100

www.sebrae.com.br

Presidente do Conselho Deliberativo Nacional

Roberto Simões

Diretor-Presidente

Luiz Eduardo Pereira Barretto Filho

Diretor-Técnico

Carlos Alberto dos Santos

Diretor de Administração e Finanças

José Claudio dos Santos

Gerente da Unidade de Políticas Públicas

Bruno Quick

Gerente da Unidade de Marketing e Comunicação

Cândida Bittencourt

Coordenadora Nacional do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Denise Donati

Consultor do Prêmio

Sandro Salvatore

Coordenação Editorial

Plano Mídia Comunicação

(61) 3244–3066 / 67 – planomidia@gmail.com

Coordenador e Editor

Abnor Gondim

Colaboração

Unidades de Políticas Públicas / Sebrae UF e assessorias das prefeituras

Revisão

Eliana Silva

Projeto Gráfico / Diagramação

Bruno Eustaquio

Versão eletrônica

Plano Mídia Comunicação / Maven

Agradecimentos

Aos prefeitos e às prefeitas que fizeram 4.815 inscri-ções habilitadas nas oito ediinscri-ções do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (2001, 2002, 2003, 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013) e aos futuros participan-tes da 9º edição

Ficha T

(5)

Sumar

io

1. IDENTIFICAÇÃO DO MUNICíPIO ...6

2. DADOS CADASTRAIS DA EqUIPE TéCNICA DO PROjETO ...6

3. DADOS ESTATíSTICOS ...6

4. RELATOS DO PREFEITO ...7

5. CATEGORIAS ...8

6. AÇÃO 1 ...8

7. AÇÃO 2 ... 11

8. AÇÃO 3 ... 12

9. AÇÃO 4 ... 14

(6)

O D E S E N V O L V I M E N T O M U N I C I P A L S A I U D O P A P E L

6

1. IDENTIFICAÇÃO DO MUNICÍPIO

1.1. Dados Cadastrais do Município

Nome do Prefeito/Administrador Regional:

VALDO ISACKSSON MONTEIRO

Nome do Município/Administração Regional:

FERREIRA GOMES

Endereço (Rua/Av.):

RUA DUQUE DE CAXIAS

Número: Complemento: Bairro:

814 CENTRO

Estado: Região: CEP:

Amapá Norte 68915000

Fone Fax

96 - 8118-5652 96 - 9132-5421

2. DADOS CADASTRAIS DA EQUIPE TÉCNICA DO PROJETO

Responsável

Nome: CARLUCIA DA COSTA CORREA Cargo: REPRESENTANTE DO MUNICIPIO Fone: 96 - 8118-5652

E-mail: repexfg@bol.com.br

Responsável

Nome: GENE DE LIMA MOREIRA Cargo: SECRETARIO

Fone: 96 - 9132-5421 E-mail:

3. DADOS ESTATISTÍCOS

3.1. Dados do Município

População Fonte da Informação Ano

5.473 IBGE 2009

IDH-M Fonte da Informação Ano

0,720 PNUD 2000

PIB (em R$) Fonte da Informação Ano

8.174,00 IBGE 2007

(7)

7

4. RELATOS DO PREFEITO

4.1. - Como e por que tomei a decisão de apoiar as ME e EPP do meu município

A partir da visão de fortalecimento da economia local do município e com prioridade na vocação natural do mes-mo para o turismes-mo, comes-mo gestor sinto a responsabilidade de desenvolver a economia no sentindo de valorizar o município desde o setor primário até o setor terciário. Com intuito de atender as reivindicações da categoria de empreendedores (formais e na informalidade) dentro do município, iniciamos um planejamento de forma participativa.

4.2. Quais foram as minhas primeiras iniciativas nesta direção e quais as dificuldades que

tive que superar

Início de governo é fundamental que o gestor seja consciente de que receberá o órgão com várias dívidas e ina-dimplências, pouco orçamento, mas, o importante é saber onde quer chegar, por isso, antes de assumir já havia pensado um plano de governo para pautar as ações de curto, médio e longo prazo. Neste plano de governo foi pensado a qualificação dos pequenos empreendedores para trabalharem em eventos de grande repercussão em nível de estado que é o CARNAGUARI (ocorrente neste município), que este ano tomou uma dimensão nunca an-tes pensada nas gestões anteriores. As parcerias realizadas possibilitaram atender todos os segmentos propostos na elaboração do projeto que envolveu parceiros e representantes da sociedade civil organizada.

4.3. Quais foram as minhas estratégias para apoiar os pequenos negócios do meu

municí-pio e quais foram os pontos fracos e fortes destas estratégias

A primeira estratégia utilizada foi de reunir com a sociedade buscando desvendar os anseios para o benefício dos empresários e de toda sociedade, buscando ter sempre a valorização de todos os segmentos. Entretanto, de início a integração da equipe técnica de governo foi uma das dificuldades com relação a implementação das ações propostas e planejadas; e segundo a deficiente estrutura física (telefonia e acesso a internet, escassez de equipamentos, ausência de informação), organizacional e técnica do município, por vezes impede a viabilização de ações mais efetivas; e terceiro, a cultura vigente da comunidade com relação a prefeitura enquanto modelo de gestão centralizada. quanto a superação destes problemas, as estratégias foram: o estabelecimento de par-cerias – que possibilita um melhor controle e monitoramento das ações por todos os envolvidos, bem como a transparência no uso de recursos e gastos públicos. Essa participação, apoio e parcerias dos segmentos diversos da sociedade, se constituem o elemento fundamental para o alcance das metas e objetivos estabelecidos no planejamento e que estão em andamento até a presente data.

4.4. Resumo dos meus planos para os pequenos negócios do meu município até o fim do

meu mandato

Nos meus planos considero planejar e poder desenvolver o município com uma gestão pública participativa de valorização das potencialidades do município através de parcerias para o fortalecimento da economia local. Reconhecendo no município de Ferreira Gomes, dentre outras, uma vocação natural para o turismo, priorizamos, neste ano inicial (2009) de nossa gestão, desenvolver este setor da economia, pois é também o que se encontra de maneira mais organizada dentro de Ferreira Gomes, hoje, com empreendimentos considerados de pequeno, médio e grande portes - o que vem, positivamente, impactar a economia local. Daí, ressaltamos que, as diversas ações desta política pública do município foram planejadas em função dos eventos tradicionais do local e, uma vez que os “eventos”, no setor turístico, se constituem uma forte característica e demanda/necessidade. Assim, durante o ano de 2009, que foi meu primeiro ano de gestão, os eventos turísticos tradicionais da cultura local (Carnaval, Araguari Verão, Carnaguari, Araguari Gospel e o Réveillon da Paz) permaneceram, sendo de certa forma reestruturados no sentido de que a prefeitura valorizou muito mais a participação dos empreendedores locais, mesmo aqueles na informalidade, que são a maioria, enquanto forma de sensibilizá-los e motivá-los a sair do empreendedorismo informal. Vemos que o resultado deste trabalho de parceria com as instituições públicas e entidades privadas tem fortalecido tanto a gestão pública - enquanto proponente e executora de uma política de incentivo e benefícios às micro e pequenas empresas, como também tem trazido satisfação aos empreende-dores – que, atualmente, participam diretamente do planejamento e da execução das ações, dividindo responsa-bilidades e também usufruindo de uma posição de agentes de desenvolvimento; ou seja, esta é uma situação de

(8)

O D E S E N V O L V I M E N T O M U N I C I P A L S A I U D O P A P E L

8

gestão compartilhada. Portanto, além de ter optado por planejar e desenvolver o município com uma gestão pú-blica participativa de valorização das potencialidades do município através de parcerias para o fortalecimento da economia local e, dessa forma promover uma forte política pública de incentivo no setor turístico (potencialidade do município), tenho a intenção ainda de, neste segundo momento, desenvolver outros setores e atividades econômicas que possam gerar mais emprego e uma melhoria de renda no município, tal como a pesca (a qual já iniciamos algumas ações) e, executar um trabalho de apoio e incentivo a toda atividade de caráter associativo. Também é intenção atender com políticas públicas as áreas de Infra-estrutura, saúde, educação, cultura, lazer e desenvolvimento dos pequenos negócios (ME E EPP), dentre outras; buscando promover um desenvolvimento conjunto e integrado de todos os setores para que o município esteja apto e estruturado para o desenvolvimento econômico e social. Enfim, o empreendedorismo para nossa gestão pública vem a ser importante como instru-mento de busca a promover a geração de renda, para os munícipes, criando oportunidades de fortaleciinstru-mento das ME e EPP do município.

5. CATEGORIAS

5.1. Categorias Escolhidas para Participar

Categoria(s)

- Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor (1º lugar) – VI Edição - Prêmio Destaque Temático – Educação Empreendedora e Inovação - Prêmio Destaque Temático – Formalização de Empreendimentos  

6. AÇÕES

6.1. Descrição da Ação nº 01

6.1.1. Título da Ação

PLANEjAMENTO PARTICIPATIVO PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

6.1.2. Natureza da Ação

Planejar e estruturar o desenvolvimento sustentável do município

6.1.3. Descritivo Sintético da Ação

Esta é uma ação de desenvolvimento econômico na qual o prefeito, considerando como importante a maior vocação econômica do município que é o turismo (especialmente o ecoturismo), tomou a iniciativa de mobilizar a comunidade local para planejar as ações de sua gestão pública. Especialmente para dar conta dos eventos de grande porte do município, que é o momento propício de maior aquecimento da economia local, no qual se arregimenta as parcerias e que por sua vez tem sido efetivas e graças a ela os resultados podem ser considerados satisfatórios. No processo de planejamento e execução (inclusive com pequenas obras e edificações de infraes-trutura pública), todos os segmentos da sociedade civil organizada foram mobilizados, além de representantes de instituição públicas governamentais executivas, legislativas e judiciárias. São eventos que tomam muito tem-po e chegam a ser planejados e executados até cinco meses antes ao evento e isso vem demonstrando o compro-misso da Gestão Municipal com os empreendedores do município. Assim, o Carnaval , o Araguari Verão, Festival do Caju, o Carnaguari (carnaval fora de época), Araguari Gospel , Aniversário da Cidade e o Réveillon da Paz, são eventos tradicionais que constituem a agenda turística anual do município e que tem sido importantes enquan-to oportunidades da prefeitura desenvolver sua política pró-empreendedorismo e oportunidades do mercado local se aquecer, uma vez que com os mesmos há um aumento do fluxo de pessoas no Município, possibilitando o aumento do nível de comercialização de produtos e serviços no local e uma renda extra aos empreendedores formais e informais, são elas: atividades comerciais como a lotação de hotéis e pousadas, restaurantes, bares e lanchonetes, serviços de lazer (passeios de barcos), serviços de hospedagem doméstica e vendas de alimentos e

(9)

9

bebidas, serviços de borracharia, salão de beleza e outros. Os recursos financeiros para realização destes eventos são captados junto a convênios da Prefeitura de Ferreira Gomes com o Governo do Estado e com grandes empre-sas instaladas no município (como a Eletronorte). Os valores totais anuais para tais eventos somam, em média, um valor de aproximadamente R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais). Para uma ação dessa natureza, a prefeitura montou um Conselho Gestor (Anexo 1 - Atas de Constituição do Conselho), participativo e multisetorial, com re-presentantes da sociedade civil e de entidades públicas e privadas, responsável por construir os projetos (Anexo 2 - Macro Projeto Carnaguarí). Este é constituído de: representante dos empreendedores locais (Associação do Comércio de Ferreira Gomes), donos de pousadas, hotéis, vendedores ambulantes, e outras categorias; Câmara de Vereadores do Município; Companhia de Água e Esgoto do Amapá – CAESA; Companhia de Eletricidade do Amapá – CEA; Promotoria Pública; SEBRAE; Rádio Araguari FM; Eletronorte. Assim como conta com o apoio do Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria de Turismo. Neste contexto, consideramos que nossa política pública para um desenvolvimento econômico sustentável deverá estar intimamente integrada com as demais, tais como Infra-estrutura, saúde, educação, cultura, meio ambiente e lazer, e com foco nos pequenos negócios (MPE e EPP), na busca de promover um município apto e estruturado para o desenvolvimento econômico e social. Dessa forma, a geração de renda, representa para os munícipes, um aumento na qualidade de vida, pois através da criação de oportunidades de fortalecimento das ME e EPP do município, espera-se a abertura de mais postos de trabalho, consequentemente, mais renda e uma economia local fortalecida e sustentável.

6.2. Público Alvo

Seq. Setor Econômico MPE Município MPE Beneficiada Percentual (%)

01 Alojamento e Alimentação 40 40 100,00

02 Fabricação de Produtos Alimentícios e Bebidas 5 5 100,00

03 Artesanato 20 20 100,00

6.3. Objetivos Principais

• Planejar as ações de gestão pública do município, de forma participativa, onde todos os setores da sociedade estejam representados e possam ser contemplados em suas necessidades;

• Promover a co-responsabilidade na gestão do bem público;

• Planejar uma política pública que contemple os empreendedores enquanto responsáveis pelo desenvolvi-mento econômico do município;

• Fomentar a economia local; • Gerar emprego e renda.

6.4. Histórico da Implantação

Planejar o desenvolvimento econômico através do setor turístico é tarefa que, para apresentar resultados posi-tivos, tende a se constituir, em grande parte, em planejamento de eventos e, com isso a interação entre diversas instituições é fundamental. Visto isso, tivemos que considerar que todos os eventos deveriam ser planejados e executados com o aval e em parceria entre a equipe técnica da Prefeitura e das instituições parceiras já citadas – daí a constituição de um Conselho Gestor, com instituições e/ou parceiros afins a cada evento (carnavalescas, musicais e culturais) de desenvolvimento empresarial e diversos segmentos empresariais da sociedade. A partir daí, manifestamos nosso interesse e convidamos os parceiros que concebemos importantes a somar esforços com a gestão pública. São eles instituições públicas do legislativo, executivo e judiciário, empresas privadas do comércio e do fornecimento de energia elétrica, empreendedores na informalidade e organizados em associa-ções e/ou cooperativas.

(10)

O D E S E N V O L V I M E N T O M U N I C I P A L S A I U D O P A P E L

10

6.5. Resultados Alcançados

• A proximidade e fortalecimento da parceria com a participação efetiva de todos os parceiros nos eventos (Anexo 1 - Atas de Constituição do Conselho);

• Satisfação do empresariado local com a parceria;

• Aumento do índice de comercialização de produtos e serviços com os eventos.

OBS: AS RECEITAS E DESPESAS PARA ESTA AÇÃO DE PLANEjAMENTO NÃO OCORRERAM DE FORMA FINANCEIRA, E SIM ECONÔMICA (NÃO MONETÁRIA), COMO: SESSÃO DE SALAS DA PREFEITURA, TéCNICOS DE INSTITUIÇÕES COMO SEBRAE, SECRETARIA DE TURISMO E ASSOCIAÇÃO DO COMéRCIO.

6.7. Relato dos Beneficiados

Nome:

Pousada Tucumã – Tony Monte

Telefone:

(96) 9971-2025 / 3326-1325

Relação:

Proprietário de pousada no Município e que se constitui parceiro e um dos beneficiados nas ações da prefeitura.

Relato:

“Com a realização do Carnaval, todos os leitos dos hotéis e pousadas do Município foram ocupados por turistas, em sua maioria da Capital Macapá. Na pousada Tucumã tivemos reservas com até duas semanas de antecedên-cia, e com o evento, reservas para futuros eventos, como: Araguari Verão e Carnaguari”.

Nome:

Wanderlei de Mira Rabelo

Telefone:

(96) 9132-5421

Relação:

Secretário de Meio Ambiente

Relato:

A Ação do Planejamento do Evento Carnaguari foi desenvolvida com o objetivo de buscar a participação de instituições, entidades empresárias, empreendedores e a sociedade civil organizada. Com foco em resultados positivos para o alcance da geração de trabalho e renda, através do estímulo e incentivos a principal vocação econômica do município de Ferreira Gomes, o Turismo, abrangendo todos os pequenos negócios afins com o setor como: Hotelaria, Restaurantes, lanchonetes, bares, ambulantes, mercearias e minibox.

Nome:

jorge Breno Palheta Orellana

Telefone:

(96) 8116- 6881

Relação:

Chefe da Divisão de Relações com o Mercado (SETUR)

Relato:

A Secretária de Turismo de Estado participou da Ação de Planejamento do Evento Carnaguari, resultado de um trabalho de articulação entre o Prefeito de Ferreira Gomes e o Governo do Estado com o objetivo de parcerias efetivas nas seguintes realizações: O Governo disponibilizou técnicos para a realização do receptivo e formulação do mapa turístico com os principais pontos de comercialização; apresentação e discussão para a formulação do Macro Projeto Carnaguari.

(11)

11

7. AÇÕES

7.1. Descrição da Ação nº 02

7.1.1. Título da Ação

CAPACITAÇÃO DO TRADE TURíSTICO DO MUNICíPIO DE FERREIRA GOMES

7.1.2. Natureza da Ação

Promover a educação empreendedora e profissionalizante

7.1.3. Descritivo Sintético da Ação

Sabedores da necessidade de promover um turismo sustentável, ambientalmente correto e economicamente sa-tisfatório - tanto para o fornecedor quanto para o cliente – através do fornecimento e aquisição, respectivamente, de produtos e serviços de qualidade esta prefeitura de Ferreira Gomes delegou uma comissão com a responsabi-lidade de promover ações dessa natureza e que fica sob a coordenação da Secretaria Municipal de Administração (Anexo 4 - Dados da SETE e SETUR). Com essa finalidade, tomou como foco a capacitação e a legalização de algu-mas categorias profissionais, especialmente oportunizando-os para atuarem no setor do turismo que se consti-tui a vocação maior do município, tais como: os barqueiros para os quais concedeu a oportunidade de acesso a treinamento para obtenção de carteira de barqueiro para atuar com passeios turísticos em rotas marítimas. Assim como também, em todos os períodos festivos e de alta temporada turística; os ambulantes locais tem prioridades de cadastrarem-se e receber treinamento/capacitação em sua área de atuação econômica específica, recebendo ainda o credenciamento para funcionamento, sem ônus algum, pois são isentos, pela prefeitura, como estímulo a formalização; Outra ação foi a capacitação de pessoas para o serviço de guia turístico, em parceria com a Secre-taria de Trabalho e Empreendedorismo – SETE.

7.2. Público Alvo

Seq. Setor Econômico MPE Município MPE Beneficiada Percentual (%)

01 Atividades Anexas e Auxiliares do Trans-porte e Agências de Viagem 70 70 100,00

02 Alojamento e Alimentação 60 60 100,00

7.3. Objetivos Principais

• qualificação do fornecimento de serviços para o setor turístico;

• Capacitar para informar e estimular os empreendedores informais a se formalizarem;

• Fortalecer os empreendedores já consolidados no município para assim continuarem a promover o setor turístico com qualidade.

7.4. Histórico da Implantação

Considerando a importância e a diferença que a informação faz na vida de uma população, a equipe da prefeitura procurou, através da capacitação, oportunizar os diversos tipos de empreendedores sobre as suas próprias con-dições de se tornarem agentes de desenvolvimento do município e, paralelamente, melhorarem sua qualidade de vida pessoal. Assim, junto com a SETE, sensibilizou e os fez ter a percepção das vantagens para o seu próprio negócio, tais como benefícios previdenciários, facilidades de crédito, etc... e, informou-os sobre os benefícios do município com a arrecadação que deve ser transformada em recursos para implementação de políticas públicas para o setor econômico local. Dada a isto, atribui-se que a participação destes nos cursos e treinamentos terem sido efetivas.

(12)

O D E S E N V O L V I M E N T O M U N I C I P A L S A I U D O P A P E L

12

7.5. Resultados Alcançados

• A Capacitação de guias turísticos;

• A Capacitação de barqueiros (Capitania dos Portos); • A Capacitação de ambulante de modo geral;

• Capacitação para manuseio de alimentos e Coquetel;

• Capacitação dos empreendedores locais (comércio em geral) para o receptivo turístico.

OBS: AS RECEITAS E DESPESAS PARA ESTA AÇÃO DE PLANEjAMENTO NÃO OCORRERAM DE FORMA FINANCEIRA, E SIM ECONÔMICA COMO: A SESSÃO DE SALAS DA PREFEITURA, INSTRUTORES DE INSTITUIÇÕES COMO SEBRAE E SECRETARIA DE TURISMO DO ESTADO.

7.7. Relato dos Beneficiados

Nome:

Verônica dos S. Serra (Restaurante Raio de Sol)

Telefone:

(96) 3326-1447

Relação:

Participante como empreendedora dos cursos de capacitação (manuseio de alimentos e planejamento das ações da prefeitura)

Relato:

Com as capacitações realizadas pela Prefeitura e Sebrae todos os empreendedores de Ferreira Gomes Tiveram a oportunidade de se planejar tecnicamente para estarem aptos a todos os eventos e preparados para receberem todos os turistas com atendimentos de qualidade.

Nome:

Antônio Roque

Telefone:

(96) 3326-1225

Relação:

Beneficiário das capacitações de planejamento

Relato:

Com a nova gestão da Prefeitura foi possível todos os empreendedores do município terem acesso as ações di-retamente do Governo, com isso facilitando o empreendedor se preparar para um atendimento mais qualificado possível.

 

8. AÇÕES

8.1. Descrição da Ação nº 03

8.1.1. Título da Ação

CRéDITO DE INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO

8.1.2. Natureza da Ação

Reduzir a informalidade

8.1.3. Descritivo Sintético da Ação

Esta ação se constitui em promoção de atividades que incentivem a formalização dos micro e pequenos negócios que hoje atuam na informalidade. Em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Empreende-dorismo e Trabalho – SETE, a prefeitura promoveu uma ação de promoção financeira dos pequenos negócios,

(13)

13

concedendo microcrédito para quarenta (40) ambulantes, (no valor que variou de R$ 200,00 (Duzentos Reais) a R$ 1.000,00 (Mil Reais); realizou o cadastro desses 40 empreendedores informais com a finalidade de abrir um processo de formalização destes. Com a redução da informalidade foi possível em 2009 ter um aumento de em-preendedores no município.

(Anexo 5 - Cadastro de Empreendedores Informais)

8.2. Público Alvo

Seq. Setor Econômico MPE Município MPE Beneficiada Percentual (%)

01 Alojamento e Alimentação 20 0,00

8.3. Objetivos Principais

• Gerar e aumentar, internamente, através do comportamento empreendedor, mais postos de trabalho e renda para os munícipes;

• Incentivar a geração de pequenos negócios.

8.4. Histórico da Implantação

O Município de Ferreira Gomes possui, atualmente, uma elevada taxa de informalidade. Dado a este problema, a prefeitura tem dificuldades com o processo de arrecadação dos impostos públicos, seja pelo descrédito com a possibilidade das arrecadações serem transformadas em políticas públicas beneficiárias da população, seja pela ausência de uma efetiva política tributária adequada no município, somados ainda a ausência de informação dos empreendedores quanto aos benefícios que a formalização dos negócios pode proporcionar ao empreendedor, ao município e a economia como um todo. Exatamente por este motivo, esta prefeitura, enquanto constrói sua Lei Geral (hoje, em trâmite na Câmara de Vereadores), iniciou este processo de incentivo ao empreendedorismo, através da concessão de microcrédito, tentando fazê-los iniciar os pequeno negócios, dentro de uma situação de legalidade. Pois, a ausência de recursos e de informação, em grande parte, é o que impossibilita os empreende-dores de se legalizarem.

8.5. Resultados Alcançados

- Surgimento de novos pequenos negócios com a concessâo do microcrédito (ambulantes).

8.6. Investimentos Realizados

8.6.1 Receitas

Seq. Parceiro Valor Percentual (%)

01 Setor Público Estadual (Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo - SETE) 9.600,00 100,00

Totais 9.600,00 100,00

8.7. Relato dos Beneficiados

Nome:

Antônio dos Santos Tavares

Telefone: Relação:

Beneficiário do Microcrédito

Relato:

Com o crédito foi possível realizar a comercialização de alimentos durante o evento do Carnaguari, isso foi de grande importância para o aumento da renda durante este período.

(14)

O D E S E N V O L V I M E N T O M U N I C I P A L S A I U D O P A P E L

14

Nome:

Eleni da Silva Santos

Telefone: Relação:

Beneficiário do Microcrédito

Relato:

Com o crédito abriram-se as portas para geramos renda durante o período do evento.

Nome:

Telma do Socorro Ramos Furtado

Telefone: Relação:

Beneficiário do Microcrédito

Relato:

O Crédito nos proporciona a chance de oferecermos nossos serviços com qualidade e nos abri as portas para geração de renda.

 

9. AÇÕES

9.1. Descrição da Ação nº 04

9.1.1. Título da Ação

FORTALECIMENTO DE ASSOCIAÇÕES DE FERREIRA GOMES

9.1.2. Natureza da Ação

Apoiar a cooperação e o associativismo

9.1.3. Descritivo Sintético da Ação

Através da participação da Associação do Comércio de Ferreira Gomes, todos os empresários estão represen-tados, tanto do setor comercial (Mini Box, padarias, farmácias e supermercados), quanto do setor de serviços (restaurantes, bares e lanchonetes); assim como toda rede hoteleira que, por sua vez, garantem a participação, envolvimento e colaboração nas ações da Prefeitura dentro do município, cada um com a responsabilidade que lhes fora incumbida, desde o Planejamento Participativo: a de promover o desenvolvimento socioeconômico e abrir perspectivas de progresso em todos os setores do município. Para dar conta de uma iniciativa desse porte, foi necessário constituir um Conselho Gestor. Através deste foi possível dar visibilidade a política empreendedo-ra. Desse modo, respeitando o calendário turístico anual do município, no qual está pautada a gestão pública de desenvolvimento empresarial, contamos, por parte dos empresários, com fortes ações de Marketing que se apresentam na confecção de camisas; na impressão e publicação de roteiro turístico de suporte aos eventos, considerando todo o mapeamento, feito pela Associação Comercial de Ferreira Gomes, com levantamento e par-ticipação de todo o comércio local para produção deste roteiro; na produção de vinheta do Carnaguari (ANEXO 5 - CD DE MíDIA) promovido também pela Associação do Comércio deste município e SEBRAE. Todos estes parcei-ros vêm realizando as ações em conjunto e opinando nas decisões administrativas, aprovadas pelo gestor muni-cipal, através do planejamento participativo. Ressalta-se ainda o fortalecimento da Associação dos Pescadores de Ferreira Gomes. O resultado que vem sendo apresentado se traduz na promoção de conhecimento e informação para assentar um turismo de qualidade – tanto para o turista que é o receptor quanto para os munícipes que são os fornecedores e os beneficiados com o resultado de seu trabalho. Essa iniciativa de fortalecimento oportunizou tanto a Associação Comercial quanto a Associação de Pescadores a se fortalecerem na relação de parceria junto ao SEBRAE. Como agente político, o Prefeito vem cumprindo e concedendo oportunidade da sociedade se mani-festar junto a prefeitura, e discutir os problemas que são de seu interesse, consequentemente, contribuindo para o bem estar da população ferreirense.

(15)

15

9.2. Público Alvo

Seq. Setor Econômico MPE Município MPE Beneficiada Percentual (%)

01 Alojamento e Alimentação 40 40 100,00

02 Fabricação de Produtos Alimentícios e Bebidas 5 5 100,00

9.3. Objetivos Principais

• Fortalecer e incentivar a política empreendedora nas organizações de produtores dentro do município; • Oportunidade, de inclusão no mercado, ascensão das organizações associativas;

• Fortalecer as categorias profissionais produtivas locais, enquanto categoria profissional de suporte do setor turístico do município;

• Promover o estímulo a formalização e a criação de entidades associativas para que desempenhem papel de agentes de desenvolvimento.

9.4. Histórico da Implantação

A convite do Prefeito, a Associação do Comércio vem participando, desde março de 2009 - início da gestão do governo Valdo Isacksson Monteiro - do planejamento da administração pública no que diz respeito aos eventos turístico, com o objetivo de incentivar o empreededorismo dentro do município, dando uma roupagem diferen-ciada aos eventos e focando-se em incentivar e fortalecer a participação das entidades de representação.

9.5. Resultados Alcançados

• Aumento no número de abertura de empresas no ano de 2009 frente ao ano de 2008 (Anexo 6 – Relatório da Receita Estadual);

• Aumento no nível de participação dos empreendedores dentro das ações do governo;

• Credibilidade administrativa frente a sociedade local e, especialmente frente aos empreendedores; • Aumento da informação e conhecimento pela troca de experiência;

• Valorização da Micro e Pequena empresa;

• Aumento das reservas de hospedagem na rede hoteleira e na comercialização nos empreendimentos comer-ciais de modo geral;

• Promoveu o estímulo as entidades associativas de Ferreira Gomes; • Expedição de Trinta (30) habilitações de barqueiros.

OBS: AS INFORMAÇÕES REFERENTES A APLICAÇÃO DOS RECURSOS ESTÃO DISPONIBILIZADAS EM FORMULÁRIO ANEXO A ESTE.

9.6. Investimentos Realizados

9.6.1 Receitas

Seq. Parceiro Valor Percentual (%)

01 Empresas privadas locais (comércio e serviços) 10.000,00 2,44 02 Governo do Estado do Amapá - GEA 300.000,00 73,17

(16)

O D E S E N V O L V I M E N T O M U N I C I P A L S A I U D O P A P E L

16

Seq. Parceiro Valor Percentual (%)

03 Empresa privada de apoio (SEBRAE) 20.000,00 4,88

04 Eletronorte 50.000,00 12,20

05 Prefeitura 30.000,00 7,32

Totais 410.000,00 100,00

9.7. Relato dos Beneficiados

Nome:

Regina Almeida

Telefone:

(96) 9135-3828

Relação:

Proprietária da Pousada Tharsus

Relato:

A participação dos empresários junto às ações do governo, representada pela Associação do Comercio na pessoa do senhor Antonino Silva está sendo de extrema importância, pois assim são levadas as reinvidicações de classe para a Administração Municipal.

Nome:

Antônio Roque

Telefone:

(96) 3326–1225

Relação:

Proprietário da pousada Mirante do Araguari

Relato:

Com o apoio dos Micro empresários dentro da administração pública é possível trabalhar com parceiros que querem promover o melhor para os munícipes e os turistas que visitam o município. O objetivo será levar sempre a qualidade tanto dos serviços da rede hoteleira quanto da parte de gastronomia e serviços diversos realizados pelo setor comercial. A Prefeitura promovendo as políticas públicas que são de dever e dando espaço para a participação de toda sociedade é de fundamental importância para o desenvolvimento socioeconômico do mu-nicípio.

Nome:

Verônica dos S. Serra

Telefone:

(96) 3326-1447

Relação:

Proprietária de Restaurante

Relato:

Tendo espaço e voz de decisão a partir do conselho gestor todos os micro empresários sentiram-se valorizados e representados, pois trabalhando em conjunto com a Prefeitura é mais possível realizar e saber de fato o que o cidadão quer. Tivemos oportunidade de construir o Carnaguari dos sonhos de todo Cidadão Ferreirense, pois todos os seguimentos estavam dando sua contribuição para promover eventos de qualidades, sabemos que o poder público é decisivo neste processo de fortalecimento econômico local.

(17)
(18)

APOIO

Central de Relacionamento Sebrae 0800 570 0800

www.sebrae.com.br

Referências

Documentos relacionados

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Fonte: elaborado pelo autor. Como se pode ver no Quadro 7, acima, as fragilidades observadas após a coleta e a análise de dados da pesquisa nos levaram a elaborar

- experiência no exterior e pós doutoral; - atividades profissionais. a.4) O peso de cada um dos itens acima relacionados e a porcentagem de cada bloco de atividades para a

Artigo completo publicado ou aceito para publicação em periódico A1, A2, segundo determinado pelo sistema QUALIS/CAPES vigente, na área de Odontologia por

O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Alagoas – PPGF/UFAL – informa que estão abertas as inscrições para o processo de seleção

a) formulário de inscrição (Anexo I), devidamente preenchido com a indicação de um supervisor que atenda aos requisitos previstos neste edital (Anexo II). b) projeto de

a) Ficha de inscrição (modelo padrão disponível na secretaria do PPG-MADER e anexo a este edital). b) Declaração de reconhecimento e aceitação de todas as condições

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA E DO PLANO DE ATIVIDADES PARA SELEÇÃO DE PÓS-DOUTORADO - PNPD/CAPES EDITAL 01/2016. ITEM