• Nenhum resultado encontrado

Mangueira de Hot melt da série Blue com sistema de suspensão RediFlex II

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Mangueira de Hot melt da série Blue com sistema de suspensão RediFlex II"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

P/N 7560225_01

− Portuguese −

Mangueira de Hot−melt da série Blue com

sistema de suspensão RediFlext II

Indicações de segurança

ATENÇÃO! Confiar a operação ou a manutenção do equipamento apenas a

pessoal com formação e experiência adequadas. O emprego de pessoal sem formação nem experiência para a operação ou manutenção do equipamento pode provocar lesões, incluindo a morte, a si próprios e a outros, e danificar o equipamento.

ATENÇÃO! Sistema pressurizado! Descarregue a pressão hidráulica do

sistema antes de desligar qualquer ligação hidráulica ou junta de vedação. Se não descarregar a pressão hidráulica do sistema, pode provocar uma libertação descontrolada de hot-melt a qual pode causar ferimentos.

NOTA: Consulte informações sobre a descarga de pressão hidráulica no

manual de produto específico do aparelho de fusão.

CUIDADO! Nunca aqueça componentes do sistema com um maçarico nem

com uma chama nua. Utilize um forno elétrico com circulação de ar forçada ou um aplicador de calor elétrico sem chama. Não aqueça peças de plástico acima de 230 _C (450 _F).

ATENÇÃO! Material fundido! Quando efetuar a manutenção de

equipamento que contenha hot‐melt fundido, use proteções para os olhos ou para a face, roupa protetora para a pele exposta, e luvas de isolamento térmico. Mesmo quando estiver solidificado, o hot‐melt pode causar queimaduras. Se não usar equipamento de proteção pessoal apropriado, pode causar ferimentos.

Utilização conforme as disposições

As mangueiras Nordson dirigem o caudal de hot-melt e de outros materiais termoplásticos entre um aparelho de fusão Nordson e um aplicador distribuidor. Detectores de temperatura por resistência (RTD) estão integrados na mangueira para controlar a temperatura exata e consistentemente e por razões de segurança. Um elemento de aquecimento, helicoidal, com espiras apertadas, circunda o núcleo da mangueira para proporcionar transferência de calor uniforme e o isolamento de fibra de aramida, para alta temperatura, reduz a perda de calor.

(2)

Especificações

Item Especificações

Temperatura máxima de serviço 230 _C (450 _F) Pressão de serviço máxima 10,34 MPa (1500 psi)

Tensão de entrada Consulte a placa de características da mangueira

Instalação

CUIDADO! Assegure que uma mangueira com um revestimento entrançado

(não lavar com água) não se molha. Se a mangueira se molhar, substitua-a imediatamente e elimine a causa.

CUIDADO! A mangueira não devia entrar em contacto chãos frios, suportes frios

nem outras superfícies semelhantes. Contato frio restringe o caudal de cola dentro da mangueira, causando por isso problemas potenciais durante a operação.

Remoção da mangueira antiga

1. Descarregue a pressão hidráulica do aparelho de fusão. Consulte o manual do aparelho de fusão.

2. Desligue o aparelho de fusão e desconecte-o da fonte de alimentação. 3. Desligue todos os dispositivos de atuação, ou placas controladoras, de

aplicadores/aplicadores manuais. Se for aplicável, desligue o abastecimento de ar do aplicador.

4. Desconecte os conectores elétricos das mangueiras ou as ligações elétricas do aparelho de fusão e do aplicador.

5. Desconecte as uniões articuladas das mangueiras das uniões dos adaptadores das extremidades das mangueiras do aparelho de fusão e dos aplicadores. 6. Elimine a mangueira corretamente.

Substituição da mangueira velha por uma usada anteriormente

Em caso de substituir uma mangueira velha por uma que tenha sido usada anteriormente, certifique-se de que completou estes passos antes do passo 2 de exposto na página 3.

CUIDADO! Não rode a porca numa mangueira que tenha cola solidificada

no interior. Isso pode danificar o núcleo da mangueira. Se a extremidade da mangueira estiver solidificada em conjunto com a cola sólida, ao rodar a porca fixa, em alguns núcleos de mangueiras, os componentes podem ser afastados uns dos outros de modo forçado.

CUIDADO! Não coloque a mangueira no chão enquanto efetuar a manutenção.

Se o fizer pode causar dissipação de calor e danificar a mangueira.

1. Aqueça as uniões das extremidades com um aplicador de calor para assegurar que a cola nas juntas articuladas se funde antes de tentar rodar as porcas. 2. Assim que a mangueira tenha sido colocada na união correspondente,

deixe o calor do contacto com a união continuar a amolecer a cola na extremidade da mangueira. Aplique pressão ligeira quando rodar a porca

(3)

Ligação da nova mangueira

1. Desenrole a nova mangueira cuidadosamente para evitar dobrá-la. 2. Disponha a nova mangueira entre o aparelho de fusão e o aplicador.

Consulte Instruções para instalação de mangueiras, na página 4.

3. Ligue a união articulada da extremidade do aparelho de fusão à união do adaptador no aparelho de fusão. Consulte uniões de adaptadores alternativas em Peças e acessórios, na página 8.

4. Ligue a ficha da extremidade do aparelho de fusão à tomada apropriada do aparelho de fusão. Se for necessário, o conector pode ser rodado de 90 graus. Consulte a figura 1.

Figura 1 Rotação do conector elétrico da extremidade do aparelho de fusão

5. Restaure a alimentação de corrente ao aparelho de fusão. Leve o aparelho de fusão e a mangueira até à temperatura de serviço.

6. Deixe circular cola através da mangueira e para dentro do recipiente de drenagem, a fim purgar a mangueira eliminando os materiais estranhos. 7. Desligue o aparelho de fusão.

8. Ligue a união articulada da extremidade do aplicador à união do adaptador no aplicador.

9. Ligue a ficha da extremidade do aplicador ao aplicador, ou ligue os fios da mangueira ao aplicador como está descrito no manual de produto específico para o seu aplicador. Consulte informações sobre ligações elétricas compatíveis com a mangueira em

Ligações elétricas da mangueira, na página 6.

10. Restaure a alimentação de corrente ao aparelho de fusão e a todos os dispositivos de atuação ou placas controladoras. Opere o aparelho de fusão normalmente.

11. Reaperte as uniões da mangueira e verifique se existem fugas.

12. Isole as uniões expostas da mangueira. Consulte mangas de isolamento em Peças e acessórios, na página 8.

(4)

Instruções para instalação de mangueiras

X

Segure as mangueiras com suportes adequados. Não use braçadeiras que restrinjam o caudal ou danifiquem as mangueiras.

Mantenha uma distância de pelo menos 12,7 mm (0,5 in.) entre mangueiras, para manter a temperatura. Se não o fizer, pode causar o aquecimento excessivo da cola, originando carbonização,

queimaduras ou incêndio.

Use uniões de 45_ ou 90_ para ligar as mangueiras.

Se não o fizer, pode causar o aquecimento excessivo da cola, originando carbonização, queimaduras ou incêndio.

Não exceda um raio de curvatura de 203 mm (8 in.) para mangueiras de 5/ 16 in.

Se não o fizer, pode causar o aquecimento excessivo da cola, originando carbonização, queimaduras ou incêndio.

Suporte as mangueiras adequadamente de modo que o caudal não fique restringido.

Utilize duas chaves de porcas para instalar uniões de mangueiras. P/N 274174

(5)

Melhores métodos para disposição de

mangueiras para dispositivos de suspensão

Use suspensores de mangueiras RediFlex II instalados de origem (ou dispositivos de suspensão acessórios, consulte a página 8) para fixar as mangueiras. O suspensor RediFlex II está projetado de origem para fazer interface com a armação de suporte RediFlex II ou permitir a fixação à máquina principal mediante braçadeiras para cabos. As armações de suporte RediFlex II estão disponíveis separadamente (P/N 1124221). O suspensor RediFlex II fixa-se à armação de suporte quando é deslocado para o seu lugar e é fixado por um fecho de mola. Remova o suspensor premindo a patilha e deslocando o suspensor para fora do suporte.

As armações de suporte foram projetadas para serem fixadas num elemento de armação com um único parafuso de sextavado interior M6 ou de ¼ inch. Consulte mais informações na folha de instruções Kit de suporte de

suspensor para mangueiras (P/N 1124224_01).

NOTA: Verifique se o comprimento da mangueira é adequado para evitar de

a puxar, esticar ou torcer.

Espace os suspensores tão uniformemente quanto possível e use as armações de suporte, ou outros meios, para fixar a mangueira. A distância máxima entre suportes deve ser inferior a 2,5 m (8 feet), para uma

mangueira única e inferior a 1,25 m (4 feet) para suportes de mangueiras múltiplas. Não se devem suportar mais de duas mangueiras por suporte. O suspensor RediFlex II foi projetado para facilitar a disposição de tubos de ar para solenóides e cabos de sinais. Os cabos para solenóides com terminais M8 e os tubos com DE de 6 mm podem ser encaminhados em conjunto através do suporte, como ilustrado na figura 5.

NOTA: Se for necessário, passe a extremidade do cabo com conector

através do suporte antes de instalar o tubo.

Figura 5 Tubo de solenóide e cabo de sinais encaminhados através do suspensor de mangueira RediFlex II.

Figura 3 Suspensor de mangueira RediFlex II fixado a uma armação de suporte

RediFlex II situada na armação de uma máquina principal.

Figura 4 Duas mangueiras ligadas a uma única armação de suporte RediFlex II.

(6)

Ligações elétricas da mangueira

Legenda dos pinos

Localize os pinos usando as letras ou os símbolos seguintes e não pelo número do pino mostrado no conector. Aquecedor da mangueira Aquecedor do aplicador Sensor do aplicador Sensor de aplicador/mangueira Sensor da mangueira Interruptor Sensor de aplicador/mangueira Ligação à terra Não utilizado Fio de ponte interno

Extremidade do aparelho de fusão Automático Automatisch Automatique Automaat Automatico Extremidade do aplicador A A B B B C C C C D D D D D D D E E E E E E E B Lavagem com água 240 VCA F G G G G ... B B B B C C C C A A 240 VCA 240 VCA 120 VCA 120 VCA B

(7)

Localização de avarias

A tabela seguinte contém os procedimentos de localização de avarias de mangueiras. Consulte os procedimentos de localização de avarias de aparelhos de fusão no manual de produto específico do aparelho de fusão.

Problema Causa possível Ação corretiva 1. A mangueira não aquece

ou o aquecimento não é suficiente

Não há alimentação elétrica Verifique se o aparelho de fusão está ligado, se as ligações elétricas da mangueira estão bem fixas e se o canal está ajustado para a temperatura correta. Falta(m) o(s) pino(s) de contato ou

o conector elétrico está danificado

Repare o(s) pino(s) de contato ou substitua a mangueira.

Aquecedor ou sensor avariado Ligue a mangueira a um canal bom conhecido

- Se a mangueira aquecer, o canal original está avariado.

- Se a mangueira não aquecer, substitua a mangueira.

Disposição incorreta da mangueira A mangueira não deve entrar em contacto chãos frios, suportes frios nem outras superfícies semelhantes. O contato frio restringe o caudal de cola dentro da mangueira, causando por isso problemas potenciais durante a operação.

2. Pouca ou nenhuma saída de cola (aparelho de fusão OK)

Mangueira obstruída Verifique a mangueira:

1 Substitua a mangueira se o caudal de cola for pouco ou nenhum.

2 Ligue a bomba e verifique se o caudal de cola é suficiente.

3 Desligue a mangueira do aplicador. 4 Substitua a mangueira com

revestimento entrançado se este se molhar.

CUIDADO! Assegure que uma mangueira

com um revestimento entrançado (não lavar com água) não se molhe. Se a mangueira se molhar, substitua-a imediatamente e elimine a causa.

3. A mangueira tem fuga na conexão com o aparelho de fusão ou com o aplicador

Uniões de mangueiras soltas Verifique se o aparelho de fusão e a mangueira estão à temperatura de serviço e então aperte a união.

Junta tórica, união do adaptador de mangueira, ou união articulada da mangueira danificadas

Substitua a junta tórica ou a união do adaptador. Consulte Peças e acessórios. Substitua a mangueira se qualquer das uniões articuladas estiver danificada.

(8)

Peças e acessórios

Uniões de adaptador e junta tórica (mangueira de

5

/

16

in., corpo longo)

P/N 972628 P/N 274180 P/N 147352 P/N 945032

Acessórios

Bloco de montagem da mangueira P/N 111940 Tubo ondulado moldado e clipes usados para encaminhar e fixar mangueiras Suporte helicoidal P/N 274174 Usado para suportar uniformemente uma mangueira usando um ponto de suspensão único Protetor de mangueira P/N 273314 Manga espiral para proteção contra fricção Fita de mangueira 14 in. P/N 142513 18 in. P/N 142512 Usado para suportar uniformemente uma mangueira usando pontos de suspensão múltiplos Manga isoladora 2,5 in. (64 mm) P/N 273634 2 in. (51 mm) P/N 273635 1.75 in. (44 mm) P/N 274429 Usada para isolar uniões de mangueiras Kit de separador da mangueira P/N 1047408

Mantém a distância entre duas mangueiras para obter a eficiência máxima de transferência de calor Kit de suspensor da mangueira P/N 1034380 Luvas de proteção contra o calor P/N 902514 Para usar enquanto faz a manutenção de mangueiras de hot-melt Suporte do suspensor da mangueira c/patilha P/N 1124221

Usado para suportar até duas mangueiras num ponto de suspensão único (Quantidade: 2 por kit)

Publicado em 06/15

Referências

Documentos relacionados

Subjects and methods: Five hundred and fourteen Brazilian individuals undergoing coronary angiography, without previously known diabetes mellitus (DM), had their glycemic

1. A primeira reunião tem lugar nos cinco dias imediatos à constituição do órgão, competindo ao presidente da câmara a respetiva marcação e convocação, a fazer por edital e

Bush na sua “visita de trabalho” a Pequim, em fevereiro de 1989, Deng Xiaoping fez uma longa exposição sobre as relações entre a China e a Rússia e concluiu que a “China,

Na mesma linha, aquando da reunião da Associação Chinesa de Relações In‑ ternacionais, em setembro de 2010, a conclusão consensual a que chegaram os participantes foi

Gino-Canesten ® 3 creme vaginal também é indicado para o tratamento local de vulvite, localizada na área?. genital externa da mulher e em áreas próximas, e também de

O acesso à educação, tanto no sentido da escolarização ampla como à de bens e valores culturais, é condição necessária para Reforma Agrária e para a democratização

Referencia: anotaciones del cuaderno y apostilla de la 1ª etapa. Pronombres Complemento Directo e Indirecto. Combinación de pronombres. Referencia: Cuaderno y ejercicios en hoja

Quando Luís XV, que reinou na França de 1715 a 1774, passou a usar lenço não como simples peça de vestuário, mas para limpar o nariz, ninguém mais na corte de Versalhes ousou