• Nenhum resultado encontrado

MANUAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, ADMISSÃO E RESCISÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO, ADMISSÃO E RESCISÃO"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

MANUAL DE RECRUTAMENTO

E SELEÇÃO, ADMISSÃO

E RESCISÃO

(2)

2 | P á g i n a SUMÁRIO 1 Introdução ...03 2 Objetivos ...03 3 Diretrizes ...03 4 Processo ... 03 3.1 Atividade I ...03 3.2 Atividade II ...06 3.3 Atividade III ...07 5 Responsabilidades ...09 6 Glossário...10 7 Anexos ...11 8 Indicadores...12

(3)

3 | P á g i n a 1 INTRODUÇÃO

O presente manual tem como objetivo nortear todas as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Recursos Humanos para o processo de Recrutamento e Seleção, Admissão e Rescisão.

2 OBJETIVO

Estabelecer regras e diretrizes para os processos de recrutamento e seleção de candidatos, assim como admissão e rescisão, através da utilização dos melhores recursos, visando atuar de forma estratégica para dar suporte aos objetivos do ISGH.

3 DIRETRIZES

Este manual segue as diretrizes do Regulamento de Pessoal do ISGH, Estatuto do ISGH, Estatuto do Corpo Clinico do ISGH, CLT e convenções coletivas.

4 PROCESSOS

4.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

4.2.1 RECRUTAMENTO

São fontes de recrutamento utilizadas pelo Núcleo de Recursos Humanos: - Site do ISGH : www.isgh.irg.br

- Quadro de aviso das Unidades - Intranet das Unidades

- Jornais

- Conselhos das categorias e cursos de formação. 4.2.2 SELEÇÃO

O ISGH contrata seus funcionários através de processo seletivo externo, com exceção para os cargos de gestão que poderá ser uma nomeação da Diretoria executiva do ISGH.

(4)

4 | P á g i n a A seleção externa é realizada pelo Núcleo de Recursos Humanos do ISGH com o apoio do NRH da Unidade. Após o período de inscrição e confirmação da realização do processo pelo número de inscritos segue-se as seguintes etapas.

4.2.2.1.1 O Analista de Recursos Humanos do ISGH comunica-se com a unidade para confirmação da realização do processo ou prorrogação da inscrição.

4.2.2.1.2 A organização do processo seletivo será de responsabilidade do Núcleo de Recursos Humanos do ISGH e da unidade.

4.2.2.2 ETAPAS DO PROCESSO

1- CONVOCAÇÃO- É de responsabilidade do Analista de RH do ISGH a convocação no site do ISGH para realização da prova.

2- PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS- É de responsabilidade do ISGH providenciar as provas a serem utilizadas em cada processo;

2.1- Caberá ao Analista de RH da unidade a responsabilidade de acompanhar a correção das provas após a sua realização e planilhamento das notas.

2.2- O Analista de RH do ISGH ficará responsável em publicar gabarito e prova no site 24 horas após sua realização.

2.3- O analista de RH do ISGH ficará responsável em acompanhar e responder aos recursos recebidos dos candidatos do processo.

2.4- O analista de RH do ISGH será responsável em divulgar relação dos aprovados para próxima fase.

2.5 Se o número de inscritos no processo seletivo for inferior a três inscritos, a prova de conhecimentos específicos será dispensada, tendo que as outras etapas ocorrerem obrigatoriamente.

3- ENTREVISTA E AVALIAÇÃO CURRICULAR

3.1 O analista de RH do ISGH em parceria com a unidade marcam data de entrevista;

3.2 O ISGH será responsável em divulgar relação dos candidatos aprovados, local, data e horário da entrevista;

3.3 O analista de RH da unidade convoca os gestores que irão participar da entrevista na unidade. Deverão participar das entrevistas no mínimo três pessoas envolvidas no processo; 3.4 O Analista de RH da unidade prepara formulário (anexo 1) a serem usados na entrevista;

(5)

5 | P á g i n a 3.5 Caberá ao Analista da Unidade explicar como utilizar o formulário aos entrevistadores; 3.6 Após a realização das entrevistas o Analista de RH da unidade conversar sobre os candidatos com os entrevistadores;

3.7 Fica o Analista de RH da unidade responsável em planilhar as notas de entrevista dos candidatos;

4- AVALIAÇÃO CURRICULAR

4.1 O Analista de RH da unidade ficará responsável em receber a avaliação curricular dos candidatos e enviar ao ISGH para que seja realizada a avaliação curricular e lançada em planilha enviada pela unidade do processo seletivo.

4.2 O Analista de RH do ISGH ficará responsável em fazer o fechamento do processo seletivo e lançar resultado final do site;

5- RESULTADO FINAL

Divulgado pelo Analista de RH do ISGH , após visto do Gestor do Núcleo de Recursos Humanos do ISGH e da Diretoria Executiva do ISGH.

4.2.2.3 PARTICIPAÇÃO DE FUNCIONÁRIO NO PROCESSO SELETIVO EXTERNO

4.2.2.3.1 O funcionário do ISGH não poderá participar dos processos seletivos externos; 4.2.2.2 SELEÇÃO INTERNA

4.2.2.2.1 O analista de RH do ISGH abre processo seletivo conforme a necessidade da Instituição e solicitação da Unidade.

4.2.2.2.2 O Edital é lançado na intranet das unidades e ocorre seguindo calendário definido junto com o NRH da unidade;

4.2.2.2.3 Os critérios de participação da seleção interna será: a) Seis meses de contrato de trabalho

b) Seis meses sem faltas não justificadas; c) Seis meses sem procedimentos disciplinares d) Avaliação de desempenho satisfatória; e) Estar apto pelo SESMT para o novo cargo

4.2.2.2.4 ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO INTERNO 1ªETAPA : AVALIAÇÃO FUNCIONAL

(6)

6 | P á g i n a 4.2.2.2.5 O Analista de RH da unidade fica responsável em fazer a avaliação funcional de cada candidato, verificando faltas, avaliação funcional e parecer do SESMT. Encaminha ao ISGH relação dos funcionários para participar do processo seletivo na intranet.

4.2.2.2.6 O Analista de RH do ISGH fica responsável em divulgar relação dos participantes informando dia, local e horário da prova, caso ocorra.

4.2.2.2.7 As demais etapas ocorrem seguindo calendário acordado com a Unidade e divulgados na intranet pelo Núcleo de RH do ISGH.

4.2.2.2.8 O Analista de RH do ISGH fica responsável em fechar o processo seletivo e divulgar o resultado final na intranet.

2ªETAPA :PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

4.2.2.2.9 Ocorre seguindo os mesmos critérios do processo seletivo externo. 3ª ETAPA: ENTREVISTA E AVALIAÇÃO CURRICULAR

4.2.2.2. 10 Ocorrem seguindo os mesmos critérios do processo seletivo externo. 4ª ETAPA :RESULTADO FINAL

4.2.2.2.11 Divulgado em intranet pelo ISGH, após visto do Gestor do Núcleo de Recursos Humanos e Diretoria do ISGH.

4.2 ADMISSÃO

4.2.1 A Unidade encaminha ao ISGH solicitação de contratação, através de C.I, para aprovação e convocação pelo ISGH.

4.2.2 O processo de admissão ocorre após o candidato ser convocado oficialmente no site do ISGH.

4.2.3 O candidato terá prazo de cinco dias corridos a partir da data de sua convocação para comparecer ao Núcleo de Recursos Humanos da Unidade para iniciar seu processo admissional. A unidade deverá comunicar imediatamente ao ISGH o comparecimento ou não do candidato para que este possa finalizar o processo de convocação ou realizar nova convocação.

4.2.4 O candidato que não comparecer no prazo determinado na convocação para assinatura do termo de desistência (anexo 2) perderá sua vaga;

(7)

7 | P á g i n a 4.2.5 No momento de sua apresentação o candidato receberá memorando de encaminhamento ao SESMT da unidade (anexo 3) para realização do exame admissional e relação de documentação (anexo 4);

4.2.6 No dia que o candidato se apresentar ao SESMT para realização do exame admissional o candidato deverá entregar ao Núcleo de Recursos Humanos da unidade toda documentação admissional e cópia do ASO.

4.2.6.1 No momento da entrega da documentação o candidato deverá preencher os seguintes formulários: Ficha de cadastro individual (anexo 5), solicitação de vale transporte (anexo 6), declaração de não vínculo com o Estado (anexo7) , quando necessário, Formulário de desconto de refeição (anexo 8), ficha de dependentes do imposto de renda (anexo9) e Requerimento para abertura de conta corrente (anexo10), ficha do CNES para profissionais da área de saúde (anexo 11).

4.2.7 O responsável pelo recebimento da documentação de admissão deverá entrar em contato com o solicitante, informando que o candidato já encontra-se pronto para iniciar suas atividades . Após saber data de admissão ele deverá preencher na ficha cadastral salário,carga horária semanal e realizar check list. Preparar memorando de admissão (anexo 12) para ser repassado ao técnico de folha de pagamento para cadastro do funcionário(anexo 13).

4.2.7.1 O técnico de folha de pagamento da Unidade realiza cadastro no sistema RM TOTVS, gera contrato de experiência para ser assinado pelo funcionário e realiza o registro na CTPS do funcionário e encaminha ao representante legal fazer a assinatura.

4.2.7.2 A CTPS do funcionário deverá ser liberada no prazo de 48 horas, conforme mapeamento de processo (anexo 14).

4.2.8 As admissões deverão ocorrer até o dia 25 de cada mês, os demais casos deverão ser avaliados com o NRH do ISGH.

4.3 RESCISÃO

A rescisão do funcionário pode ocorrer por dispensa ou a pedido espontâneo.

4.3.1 O funcionário ao ser indicado ao desligamento deverá ser encaminhado por seu Gestor para comissão de avaliação de Desempenho funcional da unidade para que seu caso seja avaliado e definido pelo seu desligamento ou não.

4.3.2 Após definição de seu desligamento, a comissão da Unidade encaminha Ata da reunião ao Núcleo de Recursos Humanos do ISGH para que a solicitação do desligamento seja homologada pela Diretoria executiva do ISGH.

(8)

8 | P á g i n a 4.3.3 Após homologada o Núcleo de Recursos Humanos do ISGH sinaliza para unidade que o desligamento possa ser realizado.

4.3.4 O Núcleo de Recursos Humanos da Unidade deverá fazer as seguintes consultas antes do desligamento:

4.3.4.1 Verificar se a data do desligamento não antecede 30 dias da renovação do acordo/dissídio coletivo;

4.3.4.2 Verificar com o SESMT da Unidade se existe algum impedimento para o desligamento (estabilidade de acidente de trabalho, estabilidade gravidez ou membro da cipa);

4.3.4.3 O técnico de folha de pagamento da Unidade faz a carta de demissão conforme as informações repassadas pelo Analista de RH da Unidade;

4.3.5 Após as pesquisas o Analista de RH da Unidade sinaliza ao Gestor solicitante a autorização do desligamento e marcam o dia.

4.3.6 O desligamento deverá ser realizado no dia em que o funcionário esteja de escala com a presença do Gestor solicitante e do Analista de RH;

4.3.7 Após informado o desligamento do funcionário, o mesmo deverá ser orientado a assinatura do aviso de dispensa e informado o dia que deverá comparecer ao NRH ou ao sindicato ( de acordo com o caso) para recebimento de sua rescisão, devolução de crachá e fardamento e entrega de sua CTPS.

4.3.8 Em caso de recusa em assinar a carta de demissão deverá ser chamado duas testemunhas e lida a carta em voz alta e assinado pelos mesmos. Acrescentar observação que o funcionário negou-se a assinar;

4.3.9 O funcionário deverá ser encaminhado ao SESMT da unidade para realização do exame demissional;

4.3.10 O Analista de RH da unidade deverá devolver ao técnico de folha de pagamento carta de demissão assinada para que este providencie o pagamento. O técnico de folha de pagamento deve analisar o tipo de demissão para verificar o prazo para pagamento e eventos para providenciar o pagamento.

4.3.10.1 Técnico de folha de pagamento da Unidade encaminha documentos para ser realizada a rescisão ao Técnico de folha de pagamento do ISGH para que seja feita e encaminhada ao setor financeiro do ISGH.

4.3.10.2 O técnico de folha de pagamento do ISGH encaminha cópia da rescisão e chave do FGTS ao técnico de folha de pagamento da unidade, este encaminha rescisão para ser assinada pelo Gestor da Unidade.

(9)

9 | P á g i n a 4.3.11 O técnico de folha terá o prazo que determina a lei para providenciar a homologação da rescisão junto ao sindicato ou ministério do trabalho e o técnico de folha que deve ir fazer a homologação;

4.3.12 O analista de RH da Unidade deverá realizar entrevista de desligamento de preferência no dia que o funcionário vier realizar seu exame demissional. A entrevista não é obrigatória, porém é muito importante a sua realização para termos subsídios para fazermos a avaliação dos indicadores.

Quando a solicitação for a pedido do funcionário:

4.3.13 O funcionário encaminha-se ao Núcleo de Recursos Humanos da Unidade e solicita seu desligamento através de carta de próprio punho com ciência do Gestor. Caso não seja possível ficará o NRH da unidade responsável em pegar esta assinatura, caso o funcionário esteja com seu contrato suspenso.

4.3.14 O técnico de folha da Unidade deverá ficar responsável em verificar se o funcionário que solicitou desligamento encontra-se nas seguintes situações: férias, licença maternidade, auxílio doença (1ª 15 dias), auxílio doença (a partir de). Não sendo possível acatar a solicitação nesta situação.

4.3.15 Na C.I já deverá conter a informação que o funcionário vai cumprir ou não aviso.

4.3.16 O técnico de folha da Unidade orienta data da realização do exame demissional e data de devolução da CTPS e data de devolução de fardamentos, crachá, EPI. O restante do fluxo ocorre igual à outra modalidade de desligamento.

5 RESPONSABILIDADES

Cargo Descrição das atividades Dimensionamento Auxiliar de escritório ADMISSÃO, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 01

Auxiliar

administrativo ADMISSÃO, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 01 Analista de RH ADMISSÃO, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 01

Assistente

Administrativo RECRUTAMENTO E SELEÇÃO 01

Gerente de Desenvolvimento

ADMISSÃO, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E

DEMISSÃO 01

Gerente de Recursos Humanos

ADMISSÃO, RECRUTAMENTO E SELEÇÃO E

(10)

10 | P á g i n a Técnico de Folha de

Pagamento ADMISSÃO E RESCISÃO 01

6 GLOSSÁRIO

CLT – Consolidação das Leis do Trabalho NRH – Núcleo de Recursos Humanos

SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e medicina do trabalho ISGH – Instituto de Saúde em Gestão Hospitalar

C.I – Comunicação Interna

ASO – Atestado de Saúde Ocupacional

HOMOLOGAÇÃO – Confirmar ou aprovar uma sentença dada por uma autoridade. CTPS – Carteira de Trabalho por Tempo de Serviço

RH – Recursos Humanos

AVALIAÇÃO FUNCIONAL – Mede, classifica e Pontua o desempenho da pessoa com um Valor

simbólico (número ou letras)

LOGÍSTICA – Organização

INTRANET – É uma rede interna, fechada e exclusiva, com acesso somente para os funcionários CNES – Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde

CHECK LIST – É uma lista de verificação utilizada para checar de há ou não itens ou situações. RM TOTVS – Sistema de Cadastro de Funcionários

EPI – Equipamento de Proteção Individual

(11)

11 | P á g i n a 8 INDICADORES

TEMPO MÉDIO DE FECHAMENTO DE REQUISIÇÃO

INDICE DE APROVEITAMENTO EM SELEÇÕES INTERNAS TURNOVER

(12)

12 | P á g i n a

7 ANEXOS

CONTAGEM DE PONTOS ENTREVISTA

Seleção :

Data :

Entrevistador :

LEGENDA DA PONTUAÇÃO

0

5

10

15

20

NÃO ATENDE

ATENDE ABAIXO DO ESPERADO

ATINGE PARCIALMENTE O ESPERADO

ATINGE O ESPERADO

ACIMA DO ESPERADO

CANDIDATO 1:

EXPERIÊNCIA NA ÁREA MOTIVAÇÃO E INTERESSE

CARACTERÍSTICAS PESSOAIS X CARGO PROJETOS PARA O FUTURO

DISPONIBILIDADE Observações: TOTAL DE PONTOS: CANDIDATO 2: EXPERIÊNCIA NA ÁREA MOTIVAÇÃO E INTERESSE

CARACTERÍSTICAS PESSOAIS X CARGO PROJETOS PARA O FUTURO

DISPONIBILIDADE Observações:

(13)

13 | P á g i n a

ANEXO 2

D E C L A R A Ç Ã O

EU, ___________________________________, RG ___________________ SSP-_____,

RESIDENTE E DOMICILIADO NA CIDADE DE _____________ À RUA

_______________________________________ Nº______ - BAIRRO: ______________ - CEP: ______________, DECLARO PARA OS DEVIDOS FINS, JUNTO AO XXXXXXXXXX QUE FUI APROVADO NO PROCESSO SELETIVO Nº XXX- ISGH, PARA O PREENCHIMENTO DE VAGA NA FUNÇÃO DE _________________________, QUE FUI CONVOCADO PELO ISGH PARA ASSUMIR A MINHA VAGA, EM ___/___/2013. POR MOTIVO DE ORDEM PESSOAL PEÇO DESISTÊNCIA TEMPORÁRIA DA MESMA, CONFORME EDITAL DO PROCESSO SELETIVO, DANDO GERAL E PLENA QUITAÇÃO, NÃO PODENDO RECLAMAR DO ISGH REFERENTE AO MEU PROCESSO, EM JUÍZO OU FORA DELE, QUALQUER COISA.

xxxxxxxxxxxxxxxxxx/CE, ____ DE ____________ DE 2013. --- NOME DO CANDIDATO ID. ______________ - SSP- ____ CPF ____________________

(14)

14 | P á g i n a

ANEXO 3

MEMORANDO

Fortaleza, XX de março de 20XX.

DE: Núcleo de Recursos Humanos -NRH PARA: Coordenação SESMT

REF.: ASO - Encaminhamento Exame Admissional

Estamos encaminhando o (a) Sr(a) XXXXXXXXXXXXXXX que assumirá a função de

XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX, para que seja realizado seu exame médico admissional.

Cordialmente,

______________________________

XXXXXXXXXXXXXXXXXXX Núcleo de Recursos Humanos

(15)

15 | P á g i n a

ANEXO 4

NÚCLEO DE RECURSOS HUMANOS-DOCUMENTOS PARA ADMISSÃO

CÓPIAS:

• IDENTIDADE;

• CPF;

CARTÃO PIS/PASEP;(EXTRATO DO PIS ATIVO- BALCÃO DA CAIXA ECONÔMICA

FEDERAL ( PIS)

• TÍTULO DE ELEITOR E QUITAÇÃO DA ÚLTIMA VOTAÇÃO;

• COMPROVANTE DE ENDEREÇO COM CEP;

CTPS (ORIGINAL ) CÓPIA DA CTPS (ONDE TEM A QUALIFICAÇÃO CIVIL E FOTO);

• PARA OS CASADOS, CERTIDÃO DE CASAMENTO;

• PARA OS QUE TÊM FILHOS MENORES DE 14 ANOS, CÓPIA DA CERTIDÃO DE

NASCIMENTO e DECLARAÇÃO QUE O FILHO SE ENCONTRA MATRICULADO NA ESCOLA;

• FILHOS ATÉ 07 ANOS DE IDADE – CARTEIRA DE VACINAÇÃO;

• FOLHA CORRIDA E FOLHA CRIMINAL;

• ( 1) FOTO 3 X 4;

CÓPIA Autenticada do DIPLOMA ( NIVEL MÉDIO) conforme sua função;

• CARTEIRA E CERTIDÃO NEGATIVA DO CONSELHO;

• CARTEIRA DE RESERVISTA;

SOLICITAÇÃO DE VALE-TRANSPORTE (Entregue no RH da Instituição);

FICHA INDIVIDUAL DE CADASTRO (Entregue no RH da Instituição);

CARTÃO DE VACINAS (do candidato);

• ASO (realizado no SESMT na instituição);

• CONTRIBUIÇÃO SINDICAL ANUAL (Caso tenha);

DECLARAÇÃO QUE NÃO É FUNCIONÁRIO PÚBLICO (Entregue no RH da

(16)

16 | P á g i n a

ANEXO 5

UNIDADE: HGWA HRC HRN UPA:_______________________________

FICHA DE ADMISSÃO

NOME NOME PARA CRACHÁ

MATRÍCULA FUNÇÃO SETOR / DEPARTAMENTO / SEÇÃO

(17)

17 | P á g i n a

DADOS PESSOAIS:

NASCIMENTO NACIONALIDADE NATURALIDADE

RAÇA GRAU DE INSTRUÇÃO SEXO ESTADO CIVIL

CÔNJUGE NOME DO PAI NOME DA MÃE ENDEREÇO LOGRADOURO COMPLEMENTO

TELEFONES CEP BAIRRO

CIDADE UF E-MAIL DOCUMENTAÇÃO

CPF PIS/PASEP VISTO N° / ANO DE CHEGADA

RG (EXPEDIDOR/EXPEDIÇÃO) CPTS (EXPEDIDOR/EXPEDIÇÃO)

TITULO (N°, ZONA, SEÇÃO) RESERVISTA

CONSELHO (N° DE INSCRIÇÃO, SIGLA) CNH (N°, CATEGORIA, VALIDADE)

DADOS TRABALHISTAS (USO EXCLUSIVO DO

RH) ADMISSÃO CARGA HORÁRIA SEMANAL SALÁRIO R$ DADOS ADMINISTRATIVOS

CONTA BANCÁRIA (EXCLUSIVAMENTE BANCO DO BRASIL)

C.C: AG:

HORAS SEMANAIS HORÁRIO

(18)

18 | P á g i n a

DEPENDENTE Nº DE DEPENDENTES PARA IMPOSTO DE RENDA

NOME PARENTESCO

DECLARO A VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES POR MIM FORNECIDAS NESTE DOCUMENTO,

ESTOU CIENTE DE QUE POSSO SER RESPONSABILIZADO CASO AS MESMAS NÃO SE CONFIRMEM.

Fortaleza/Ce, DE DE

(19)

Referências

Documentos relacionados

O objetivo deste artigo é mensurar as probabilidades de admissão e desligamento no mercado de trabalho brasileiro ao longo do tempo, e avaliar a contribuição de cada uma delas para

Quando conheci o museu, em 2003, momento em foi reaberto, ele já se encontrava em condições precárias quanto à conservação de documentos, administração e organização do acervo,

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

A conceituação do que vem a ser Convenção Coletiva encontra-se no artigo 611 da CLT, (Brasil, 2017): que em síntese define ser a Convenção Coletiva de Trabalho um acordo de

Water and wastewater treatment produces a signi ficant amount of methane and nitrous oxide, so reducing these emissions is one of the principal challenges for sanitation companies

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma