• Nenhum resultado encontrado

. Relatório da plenária realizada em 09/08/2008

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share ". Relatório da plenária realizada em 09/08/2008"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

. Relatório da plenária realizada em 09/08/2008

Data: 09/08/2008

Local: Câmara Municipal de São Paulo Horário: das 9h00 às 13h00

Participantes:

Valéria Velis- SME Rio Claro; Cida Horta, Tereza Secco e Valdeci- CECIR; Celeide Martim-SENAR; Nilton Bispo - PROJOVEM Embu; Cibele e Carlos Sidney- Educandos Embu; Vinicíus X. Zammataro- Educador Embu; Antonio Coelho- Educador Rede Municipal São Paulo; Irmã Gabriela Barbosa- AEC; Wanda Pierasso- SME Ribeirão Preto; Lourdes Possani- PMSP;Maria Clara e Patrícia Alessandra- FEUSP; Jonas Medeiros, Márcio Ribeiro, Denizart e Diana Pelegrini-ALFA USP; Tatiana Carlotti- Jornalista; Juraci, Célia Verna e José Adão- FUNAP; Ionilton Aragão -MOVA/SP; Ada -MOVA Stº André; Adriana -EJA Stº André; Maria Alice- UNG .

Justificaram ausência: Cláudio Marques Neto, Patrícia Cláudia, Juliana Pastore e Fátima Rotta. Pauta:

I. Informes

1. Contribuição do Fórum à pauta do X ENEJA 2. Plano Municipal de Educação de São Paulo 3. Projeto “São Paulo: analfabetismo zero” 4. Documento pró-jovem

5. Evento paralelo à VI CONFINTEA II. X ENEJA

- pauta

- texto do Fórum EJA SP - preparação da delegação III. Próximas plenárias

- data, local e pauta

A plenária teve início com a apresentação dos participantes. Maria Clara apresentou Patrícia ao grupo. Ela é a pessoa que estará acompanhando / contribuindo com o Fórum por 12 meses, como bolsista do Programa Aprender com Cultura e Extensão, no projeto Apoio ao Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado de São Paulo (USP-SP).

I. Informes

1. Plano Municipal de Educação de São Paulo

Maria Clara, da USP-SP, trouxe informação sobre a publicação no Diário oficial da cidade (DOC) de São Paulo – Portaria nº 3169/08, de 28/07/08, sobre a constituição de uma comissão para coordenar, monitorar e promover o Plano Municipal de Ensino (cópia anexa). O Fórum será representado na reunião do dia 15/08 pela Maria Alice e pela Lurdinha e outras pessoas que tiverem disponibilidade na data. A participação do fórum será pelo segmento “Redes da Sociedade Civil” (item 3 do parágrafo 3º).

(2)

Valéria, da SME de Rio Claro, informou que a União Paulista de Municípios conseguiu recursos junto à UNESCO para o projeto .sobre o projeto “São Paulo: Analfabetismo Zero”. É um projeto em parceria com a Remec e a UPCME ( União Paulista dos Conselhos Municipais de Educação) que conta com o apoio da UNESCO e tem o objetivo de sensibilizar os gestores para a implantação de políticas públicas de EJA. Cada município terá a participação de 02 gestores (um da educação e outro que cuide especificamente de EJA) e 02 representantes dos Conselhos Municipais de Educação. O projeto prevê a realização de 12 seminários, sendo que um será realizado ainda este ano, em Rio Claro, e os demais, em 2009, com local a ser definido. A UNESCO cobrirá os gastos com alimentação e hospedagem e os municípios subsidiarão as despesas de transporte de seus representantes.

Neste encontro será discutido sobre os índices do analfabetismo em SP, quem são os sujeitos da EJA, troca de experiências entre redes, apresentação do Programa Brasil Alfabetizado, tendo o propósito de colocar em pauta a dívida social com este segmento.

3. Documento pró-jovem

O PROJOVEM foi pauta da última plenária.O Prof. Nilton Bispo, do Embu, fez um esboço do documento sobre Programa Pró-jovem, e enviará aos participantes do Fórum, via Internet, para receber contribuições do grupo e vai propor uma data para que uma comissão finalize o texto. 4. VI CONFINTEA

4.1 Texto

- Maria Clara foi convidada para participar do encontro latino americano, a ser realizado no México, em preparação à VI CONFINTEA e falará sobre “Políticas, monitoramento e avaliação da EJA”.

- Versão final do documento elaborado pelos fóruns não foi devolvido aos Fóruns, mas Maria Clara informou que o texto oficial enviado pelo Brasil para a organização da Conferência encontra-se disponível no site da CONFINTEA (em inglês). A cópia em português está disponível no blog de Rosa Maria Torres: http://confinteavi.blogspot.com.

4.2 Evento paralelo

O evento paralelo, sugerido pelo Fórum EJA SP, precisa ser tema de discussão no X ENEJA. A proposta é que se leve este tema para discussão porque há informações de que o MEC é favorável à sua realização, mas não se tem certeza sobre a concretização do apoio. Há também uma proposta de que o evento paralelo seja realizado em conjunto com instituições internacionais, como ICAE, CEAAL etc. (X ENEJA – FSM – VI CONFINTEA).

O Fórum sugere que se leve para a discussão no X ENEJA os seguintes pontos:

a) definição dos objetivos / natureza do evento. Foram sugeridas três possibilidades: observatório do evento oficial; celebração (festiva) da prática da educação popular ou; luta – manifestação pela defesa da EJA como direito.

b) realização do evento com ou sem apoio do MEC: lembrar que receber apoio financeiro do MEC implica em negociações entre o governo e os movimentos envolvidos no evento paralelo;

c) discussão anterior dos fóruns e articulação no fórum social mundial, que ocorrerá em janeiro de 2009, em Belém.

II. X ENEJA

1. Pauta do X ENEJA

Maria Alice informou que teve retorno do Fórum de Minas sobre as sugestões dadas pelo Fórum São Paulo. A principal sugestão foi a de que as mesas de apresentação e debate não fossem compostas apenas por vozes do governo e esta sugestão, segundo Jane Paiva, foi considerada pela organização do Fórum, embora no programa do evento isso não apareça de forma explícita. Foi sugerido que se leve cópia dos e-mails trocados entre os fóruns, para o X ENEJA, para o caso de precisar consultar e reafirmar a posição do Fórum SP.

(3)

A organização do X ENEJA solicitou o envio de um texto de cada Fórum estadual, com o seguinte roteiro:

I - O sentido dos Fóruns

1. Histórico do Fórum Estadual e de seus regionais 2. O Fórum e seu funcionamento

3. A atuação do fórum na construção de políticas públicas

II – Problematização sobre a demanda de EJA no estado e seu atendimento III – O significado dos segmentos na composição dos fóruns e contribuições às políticas públicas de EJA

Embora o texto não esteja exatamente de acordo com a estrutura proposta e com o prazo de envio já terminado, os participantes do Fórum consideraram importante levar este documento. A partir da leitura do texto preparado pela Maria Alice e com a contribuição de vários membros do Fórum (via Internet), houve discussão e sugestão de mudanças, as quais serão organizadas por uma comissão que se reunirá na próxima terça-feira, dia 13/08, na Ação Educativa. Esta comissão formada inicialmente pela Maria Alice e pela Milena está aberta, mais alguém que puder participar será bem vindo/a. A Celeide do SENAR, o Aragão, o pessoal da FUNAP e CECIR enviarão dados que faltam no texto até segunda-feira à noite para a comissão.

Itens propostos: - enxugar o texto

- incluir apenas as ações mais recentes do Fórum - atualizar dados apresentados no texto

- citar: cidades de SP que tem MOVA (em nota de rodapé) - desafios: deixar apenas um parágrafo, com dados mais gerais

- encontro de Guarulhos: citar nº de pessoas e nº de municípios presentes

- incluir a questão da qualidade pedagógica / formação de professores como preocupação constante do fórum

- identidade do fórum: incluir periodicidade das reuniões, plenárias etc. - citar educação nas prisões

- rever também: parágrafo sobre políticas públicas do estado de SP e sobre a posição do fórum em relação ao Programa Brasil Alfabetizado.

Obs: A discussão sobre o texto mostra a importância e necessidade de se avaliar o fórum. Proposta de fazer isso após o X ENEJA.

3. Preparação da delegação para o X ENEJA

a) preparar lista de material a ser levado pelos delegados (Cecir enviará via e-mail e cada delegado reproduz o seu):

Documento do Fórum dirigido à comissão organizadora; Respostas de outros fóruns ao nosso documento; Memória da plenária sobre o Pró Jovem;

Relatório CNAEJA – Brasil Alfabetizado.

b) suplentes eleitos: aguardar até 3ª feira, quando se terá confirmação das vagas remanescentes. Caso surja a vaga o primeiro segmento a ser contemplado será para o sistema S e em seguida os demais que constam na lista da plenária de junho.

c) passagem para educandos: o MEC custeará as 26 passagens de educandos da EJA (um por estado). Se for mais do que um, as despesas de viagem serão pagas pelas instituições e/ou fóruns que representam;

d) viagem: após várias sugestões, ficou decidido que cada um providenciará a sua viagem, da forma como for melhor. É importante que se envie à organização do ENEJA as informações sobre os locais e horários de chegada no Rio de Janeiro ou Rio das Ostras para que providenciem o translado. Ver informações no portal do Fórum RJ sobre as possibilidades de chegada ao Rio e Janeiro (ônibus e avião) e onde estarão as equipes de recepção do evento.

Para quem quiser ir direto para Rio das Ostras, há uma empresa que faz este percurso, saindo de SP à noite e de Rio das Ostras também à noite (7 horas de viagem).

(4)

III. Próximas plenárias

Dada a demanda para ser tratada no fórum, pensou-se em realizar duas plenárias neste ano:

1. Plenária de setembro - Data: 13/09

- Local: sugestão de ser na Câmara Municipal, por se fácil acesso a todos - Pauta:

a) Avaliação do X ENEJA;

b) Preparação da VI CONFINTEA; c) Eleições 2008.

Para o último item, formou-se uma comissão de três pessoas (Adriana, Valéria e Gabriela) para elaboraram um pré-texto para o debate no fórum. Este texto será enviado/entregue aos

candidatos ao pleito 2009.

d) coordenação: Adriana, Valéria e Gabriela.

Obs: a coordenação define o que será utilizado no encontro e a Patrícia reproduzirá para o grupo. 2. Plenária de novembro

- Local, data e coordenação: a combinar em setembro - Pauta: Avaliação Fórum

- Políticas públicas prisionais IV. Avaliação do encontro

A avaliação foi feita pelos participantes que estavam na plenária pela primeira vez: Cibele (educanda - Embu): muitas informações de uma só vez; precisa de tempo para processá-las...

Sidney (educando - Embu): No encontro anterior se falou muito em pró-jovem e hoje se tratou de vários assuntos. Não deu pra entender ainda o peso de cada item...

Patrícia (Estagiária do Fórum bolsista – USP): mesmo tendo lido o material do Fórum, precisa pesquisar mais dados, ter mais informações...

Jonas , Márcio, Denizart e Diana (Alfa-USP): Querem entender melhor os encaminhamentos do Fórum para que possam contribuir no trabalho.

ANEXO 1 PORTARIA Nº 3.169, DE 28 DE JULHO DE 2.008

O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições e considerando a necessidade urgente de cumprir a legislação educacional e construir o Plano Municipal de Educação da cidade.

RESOLVE

Art.1º Constituir a Comissão Organizadora do Processo de Construção do Plano Municipal de Educação a qual compete a coordenação, a promoção e o monitoramento do desenvolvimento do Processo de Construção do Plano Municipal de Educação, para que ele seja o mais amplo, plural e democrático possível. Art. 2º A Comissão Organizadora será designada pelo Secretário a partir das representações de organizações e movimentos presentes em reunião convocada para este fim, no dia 15 de Agosto de 2008 no Auditório de CONAE à Rua Diogo de Faria nº. 1247, às 14 horas.

§ 1º Para a composição da Comissão, serão considerados seis segmentos sociais: 1. Poder Público, 2. Sindicatos, 3. Movimentos Sociais e Redes da Sociedade Civil, 4. Entidades Empresariais, 5. Estudantes e Juventude e 6. Universidades.

(5)

§. 2º A Comissão Organizadora será coordenada pelo Secretário Municipal de Educação ou representante da SME designado para este fim.

Art. 3º Cabe à SME a garantia das condições técnicas, políticas e financeiras que permitam o desenvolvimento pleno do processo definido pela Comissão Organizadora.

Art. 4º As atribuições dos integrantes da Comissão Organizadora serão definidas em regulamento aprovado na reunião de composição da Comissão Organizadora, inclusive os casos omissos.

Referências

Documentos relacionados

necessário apresentar ao aluno atividades práticas, lúdicas com material concreto e diferenciado apresentando desafios cada vez maiores aos estudantes permitindo a

Foram encontradas, também, as pes- quisas de Soares (2007), sob o título “O Sistema Nacional de Avaliação da Educa- ção Superior e a Gestão Estratégica das

Estudos sobre privação de sono sugerem que neurônios da área pré-óptica lateral e do núcleo pré-óptico lateral se- jam também responsáveis pelos mecanismos que regulam o

Este artigo relata um trabalho realizado no Posto COOPERCARGA, situado em Concórdia, SC, onde foram identificados os custos das operações executadas e propostos relatórios para

linguagem humana há, para Heidegger, um abismo e, pre- cisamente por isso, não pode ter lugar em seu pensamento uma pensamento da voz animal, pois, ao pensar o homem como Dasein

arbitrário para conseguir implantar com sucesso uma retórica opressiva e atrair seguidores (STENNER; HAIDT, 2018). Ao analisarmos a sociedade, portanto, entendemos

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

E, para isso, torna-se indispensável, neste início, refletir sobre a importância das avaliações externas como forma de melhorar o desempenho dos alunos, as mudanças ocorridas na