• Nenhum resultado encontrado

PT Jornal Oficial da União Europeia ANÚNCIO DE CONCURSO GERAL EPSO/C/12/04 (2004/C 81 A/03)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PT Jornal Oficial da União Europeia ANÚNCIO DE CONCURSO GERAL EPSO/C/12/04 (2004/C 81 A/03)"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

ANÚNCIO DE CONCURSO GERAL EPSO/C/12/04 (2004/C 81 A/03)

O Serviço Europeu de Selecção do Pessoal (EPSO) organiza um concurso geral mediante prestação de provas para a constituição de uma lista de reserva de recrutamento de

OPERÁRIOS DE LABORATÓRIO (*) (C 5/C 4) (1) NO DOMÍNIO DA INVESTIGAÇÃO NUCLEAR

ÍNDICE

A. NATUREZA DAS FUNÇÕES E CONDIÇÕES DE ADMISSÃO (PERFIL EXIGIDO) B. DESENROLAR DO CONCURSO

C. COMO CONCORRER D. INFORMAÇÕES GERAIS

ANEXO: Pedidos de reexame — Vias de recurso — Queixas ao Provedor de Justiça Europeu

(*) As instituições europeias praticam uma política de igualdade de oportunidades e aceitam as candidaturas sem distinção de idade, raça, convicção política, filosófica ou religiosa, sexo ou orientação sexual e independentemente de uma eventual deficiência, do estado civil ou da situação familiar.

(1) Este concurso refere-se ao nível C 5/C 4, em conformidade com as disposições do actual Estatuto. A Comissão transmitiu formalmente ao Conselho uma proposta de alteração do Estatuto. Essa proposta envolve, nomeadamente, um novo sistema de carreira. Aos candidatos aprovados neste concurso poderá ser proposto um recrutamento com base nas novas disposições estatutárias, na sequência da sua adopção pelo Conselho. De acordo com as modalidades estabelecidas nos artigos 11.oe 12.oda secção 2 do anexo XIII do Estatuto alterado, os graus C 5 e C 4 serão substituídos, durante o período transitório de 1 de Maio de 2004 a 30 de Abril de 2006, pelo grau C*1 e, após esse período, pelo grau AST 1.

(2)

A. NATUREZA DAS FUNÇÕES E CONDIÇÕES DE ADMISSÃO (PERFIL EXIGIDO)

O concurso EPSO/C/12/04 é organizado para o recrutamento de operários de laboratório (C 5/C 4) no domínio da investigação nuclear, nomeadamente com vista ao apoio técnico e a trabalhos laboratoriais nos domínios que se seguem:

— domínio 1: Mecânica (lista de 35 candidatos aprovados),

— domínio 2: Técnicas laboratoriais (lista de 35 candidatos aprovados).

Este concurso tem como objectivo a constituição de duas listas de reserva destinadas ao preenchimento de vagas nas instituições europeias (nomeadamente na Comissão Europeia).

O Serviço Europeu de Selecção do Pessoal publica em paralelo os seguintes concursos gerais: — EPSO/A/17/04 para administradores (A 7/A 6) no domínio da investigação,

— EPSO/B/23/04 para agentes técnicos (B 5/B 4) no domínio da investigação e da técnica.

Visto tratar-se de concursos cujas provas podem ser organizadas simultaneamente, os candidatos apenas podem inscrever-se num destes concursos e num único domínio, sob pena de nulidade das respectivas candidaturas.

I. NATUREZA DAS FUNÇÕES

Os escriturários adjuntos de laboratório, de oficinas e de infra-estruturas executam, com base em instruções, trabalhos mecânicos, de soldadura, de construção, de cablagem e de electricidade, assim como a manutenção de instalações científicas e técnicas no quadro dos programas de investigação da Comissão nos domínios que se seguem.

Domínio 1: Mecânica

Nomeadamente:

— trabalhos de construção, alteração e manutenção de aparelhagem mecânica e de instalações laboratoriais,

— trabalhos de soldadura a alta pressão, técnicas de vazio e alta pressão, — laboratório e instalações nucleares e/ou execução de campanhas de medição.

Domínio 2: Técnicas laboratoriais

Nomeadamente:

— acompanhamento técnico dos laboratórios, das instalações técnicas, distribuição de fluidos, redes de serviço e instalações experimentais no domínio da investigação nuclear.

(3)

II. CONDIÇÕES DE ADMISSÃO (PERFIL EXIGIDO)

O concurso está aberto aos candidatos que, na data-limite fixada para a inscrição (ver título C), satisfaçam as seguintes condições:

1. Títulos ou diplomas

Os candidatos devem ter concluído estudos do 3.ociclo do ensino básico, comprovados por um diploma de fim de curso.

O júri tomará em consideração as diferentes estruturas de ensino. De um quadro anexo ao guia para os candidatos constam exemplos de diplomas relativos a habilitações mínimas exigidas para o concurso [ver sítio internet do EPSO (2)].

2. Experiência profissional exigida

Os candidatos devem ter adquirido, posteriormente à obtenção do diploma ou certificado do 3.ociclo do ensino básico, uma experiência profissional com uma duração mínima de três anos a tempo completo, incluindo dois anos relacionados com a natureza destas funções.

3. Conhecimentos linguísticos

Os candidatos devem possuir um conhecimento profundo de uma das línguas oficiais da União Europeia — língua 1 (alemão, dinamarquês, espanhol, finlandês, francês, grego, inglês, italiano, neerlandês, português e sueco) — e um conhecimento satisfatório de outra dessas línguas — língua 2.

Esses conhecimentos devem ser especificados no formulário de inscrição electrónico (3).

As línguas seleccionadas pelos candidatos para a prestação das provas não podem ser alteradas após o encerramento das inscrições.

4. Condições gerais

— Ser cidadão de um Estado-Membro da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suécia).

— Gozar dos direitos cívicos.

— Estar em situação regular relativamente às leis em matéria militar.

— Oferecer as garantias de moralidade necessárias para o exercício das funções em causa.

(2) Endereço do sitioweb do EPSO: http://europa.eu.int/epso

(4)

B. DESENROLAR DO CONCURSO

Para cada domínio, se o número de candidaturas for superior ao número fixado para admissão às provas escritas, serão organizados testes de pré-selecção. Caso contrário, os candidatos serão convidados a imprimir, preencher e enviar o acto de candidatura que encontrarão no sítio internet do EPSO (2) para o respectivo dossier EPSO (profile», «dossier-EPSO», «EPSO-Datei») com vista à sua admissão.

No fim do prazo para o envio das candidaturas, No fim do prazo para o envio das candidaturas, o número de candidatos para cada domínio é o número de candidatos para cada domínio é

superior a 120 inferior ou igual a 120

1. Testes de pré-selecção — Classificação 1. Inexistência de testes de pré-selecção

Os testes a), b) e c) desenrolar-se-ão na segunda língua (língua 2); os candidatos devem especificar a segunda língua por que optam aquando da sua inscrição electrónica.

a) Teste constituído por uma série de perguntas de escolha múltipla para avaliar os conheci-mentos específicos no domínio escolhido. Este teste é classificado de 0 a 40 pontos (mínimo necessário: 20).

b) Teste constituído por uma série de perguntas de escolha múltipla sobre os principais acontecimentos da unificação europeia e as diferentes políticas comunitárias.

Este teste é classificado de 0 a 20 pontos (mínimo necessário: 10).

c) Teste constituído por uma série de perguntas de escolha múltipla, destinadas a avaliar as aptidões e competências gerais dos candida-tos, nomeadamente a capacidade de raciocí-nio verbal e numérico.

Este teste é classificado de 0 a 20 pontos (mínimo necessário: 10).

As respostas erradas não são penalizadas.

Os candidatos que tiverem obtido, no conjunto Os candidatos serão convidados, após o prazo dos testes de pré-selecção, uma das 120 melhores de introdução das inscrições, a apresentar uma notas (4) no domínio escolhido, bem como o candidatura completa com vista à sua eventual mínimo exigido em cada um dos testes, serão admissão ao concurso.

convidados a apresentar uma candidatura com-pleta com vista à sua admissão ao concurso.

(4) No caso de, no que respeita ao último lugar, vários candidatos terem obtido classificações idênticas, o júri tomará em consideração todos esses candidatos.

(5)

Após a análise dessa candidatura e sob reserva Após a análise dessa candidatura e sob reserva de de estarem preenchidas todas as condições de que todas as condições de admissão estejam admissão, o júri procederá à correcção da prova preenchidas, o júri convocará os candidatos para

escrita. as provas escritas e procederá em seguida à

correcção dessas provas.

OBSERVAÇÃO: Por motivos de organi-zação, a prova escrita d) realizar-se-á no mesmo dia que os testes de pré-selecção a), b) e c).

2. Prova escrita 2. Provas escritas

d) Prova de redacção, na língua 1 do candidato, a) Prova de redacção, na língua 1 do candidato, destinada a testar as suas capacidades de destinada a testar as suas capacidades de execução relacionadas com o domínio esco- execução relacionadas com o domínio esco-lhido do concurso. Os candidatos devem lhido do concurso. Os candidatos devem abordar dois dos temas propostos. Estes abordar dois dos temas propostos. Estes temas estão relacionados com a natureza temas estão relacionados com a natureza

das funções. das funções.

Cada tema é classificado de 0 a 40 pontos Cada tema é classificado de 0 a 40 pontos (mínimo exigido para cada um dos temas: (mínimo exigido para cada um dos temas:

20). 20).

Se o mínimo necessário não for atingido Se o mínimo necessário não for atingido num dos temas, o outro não será tido em num dos temas, o outro não será tido em

conta. conta.

b) Redacção de uma breve nota, na língua 2 do candidato, expondo os argumentos e as conclusões da prova a). Esta prova destina--se a testar os conhecimentos escritos da sua segunda língua.

Esta prova é classificada de 0 a 20 pontos (mínimo necessário: 10).

c) Prova constituída por uma série de pergun-tas de escolha múltipla na língua 2 do candidato, destinadas a avaliar as suas apti-dões e competências globais, nomeada-mente a capacidade de raciocínio verbal e numérico.

Esta prova é classificada de 0 a 20 pontos (mínimo necessário: 10).

O júri convocará para a prova oral os candidatos O júri convocará para a prova oral os candidatos que tenham obtido simultaneamente o mínimo que tenham obtido simultaneamente o mínimo exigido para cada um dos temas da prova escrita exigido para cada uma das provas a), b) e c), bem d) e uma das 60 melhores notas (4). como, no conjunto dessas provas, uma das 60

(6)

3. Prova oral 3. Prova oral

e) Entrevista com o júri (na língua 1), a fim de d) Entrevista com o júri (na língua 1), a fim de apreciar a capacidade dos candidatos para o apreciar a capacidade dos candidatos para o exercício das funções referidas no título A.I. exercício das funções referidas no título A.I. Esta entrevista incidirá, nomeadamente, nos Esta entrevista incidirá, nomeadamente, nos conhecimentos específicos relacionados conhecimentos específicos relacionados com o domínio escolhido e nos conheci- com o domínio escolhido e nos conheci-mentos sobre os principais aconteciconheci-mentos mentos sobre os principais acontecimentos da unificação europeia e as várias políticas da unificação europeia e as várias políticas comunitárias; os conhecimentos da língua 2 comunitárias; os conhecimentos da língua 2 serão igualmente examinados. Esta entre- serão igualmente examinados. Esta entre-vista destina-se também a avaliar a capaci- vista destina-se também a avaliar a capaci-dade de adaptação dos candidatos ao tra- dade de adaptação dos candidatos ao tra-balho na administração pública europeia, balho na administração pública europeia, num ambiente multicultural. num ambiente multicultural.

Esta prova é classificada de 0 a 60 pontos Esta prova é classificada de 0 a 60 pontos

(mínimo necessário: 30). (mínimo necessário: 30).

4. Data e duração dos testes e da prova 4. Data e duração das provas escritas escrita

Os testes de pré-selecção e a prova escrita serão As provas escritas serão organizadas simultanea-organizados simultaneamente para todos os can- mente para todos os candidatos num ou em didatos num ou vários centros situados no territó- vários centros no território da União Europeia. rio da União Europeia. Por conseguinte, uma vez Por conseguinte, uma vez fixada, a data não fixada, a data não poderá ser alterada a pedido poderá ser alterada a pedido dos candidatos. dos candidatos.

O facto de ter sido convocado simultaneamente para a prova escrita d) e para os testes de pré-selecção não significa que o candidato foi admitido a participar no concurso.

A duração dos testes de pré-selecção e da prova A duração das provas escritas será determinada escrita será determinada pelo júri e comunicada pelo júri e comunicada aos candidatos por oca-aos candidatos por ocasião da sua convocação, sião da sua convocação, através do seu dossier

através do seudossier EPSO («EPSO-profile», «dos- EPSO (profile», «dossier-EPSO»,

«EPSO-sier-EPSO», «EPSO-Datei»). Datei»).

5. Inscrição nas listas de reserva 5. Inscrição nas listas de reserva

No final do concurso, o júri estabelece, por No final do concurso, o júri estabelece, por domínio, por grupo de mérito (máximo quatro domínio, por grupo de mérito (máximo quatro grupos) e por ordem alfabética dentro de cada grupos) e por ordem alfabética dentro de cada grupo de mérito, a lista de reserva dos candidatos grupo de mérito, a lista de reserva dos candidatos que tenham obtido simultaneamente o mínimo que tenham obtido simultaneamente o mínimo exigido nas provas d) e e) e, no conjunto dessas exigido nas provas a), b), c) e d) e, no conjunto mesmas provas, uma das 35 melhores classifi- dessas mesmas provas, uma das 35 melhores

(7)

Os candidatos serão informados individualmente das decisões do júri que lhes digam respeito.

A validade das listas de reserva termina em 31 de Dezembro de 2005, podendo ser prorrogada. As listas de reserva serão publicadas (5) no sítio internet do EPSO (2).

(8)

C. COMO CONCORRER

Queira consultar o guia dos candidatos, que se encontra disponível no sítio internet do EPSO (2) e contém instruções pormenorizadas para a apresentação correcta das candidaturas.

As comunicações do EPSO aos candidatos relativas ao presente concurso far-se-ão em alemão, em inglês ou em francês, podendo, no entanto, os candidatos, se for caso disso, dirigir-se ao EPSO em qualquer uma das línguas oficiais da União Europeia.

Formulário de inscrição electrónica

Antes de apresentarem as suas candidaturas, os candidatos devem verificar cuidadosamente se reúnem todas as condições de admissão (ver título A, nomeadamente as condições referentes à natureza do diploma e à experiência profissional).

Os candidatos que decidam concorrer devem inscrever-se pela internet, consultando o sítio internet do EPSO (2) e seguindo as instruções relativas às várias etapas do procedimento.

Em virtude do dever de diligência que lhes incumbe, os candidatos devem tomar todas as medidas para que a sua inscrição electrónica esteja concluída dentro do prazo fixado (6). Recomenda-se vivamente que os candidatos não aguardem os últimos dias para a sua inscrição. A saturação excepcional das linhas ou uma qualquer avaria da ligação internet podem requerer a repetição da inscrição, operação essa que deixará de ser possível após o fim do prazo.

Após a introdução do formulário de candidatura electrónica, será indicado no ecrã um número que deve ser conservado pelos candidatos, pois será utilizado como referência futura às suas candidaturas. A recepção do número assinala o fim da operação de inscrição e indica que os dados introduzidos foram efectivamente registados.

Se não receber o referido número, isso significa que a sua candidatura não foi registada.

Chama-se a atenção dos candidatos para a necessidade de disporem de um endereço electrónico que servirá para identificar as suas inscrições. As informações a introduzir incluem, nomeadamente, a escolha das línguas referidas no título A, ponto II.3, bem como a natureza do diploma que dá acesso ao concurso (título, nome do estabelecimento de ensino e data de obtenção).

Os candidatos inscritos podem acompanhar a evolução do concurso e verificar a data e o local da convocação para as diferentes provas, consultando o sítio internet do EPSO (2) e seguindo o percurso «competitions» «ongoing competitions», «concours» «concours en cours» ou «Die Auswahlver-fahren» «Laufende Auswahlverfahren» («concursos» «concursos a decorrer»).

Os candidatos com uma deficiência que os impeça de apresentar o formulário de inscrição por via electrónica podem, unicamente por escrito, solicitar uma versão em papel do referido formulário (7), que devem preencher, assinar e

expedir por correio registado o mais tardar até à data-limite de inscrição, fazendo fé a data do carimbo dos correios. Por conseguinte, as comunicações entre o EPSO e tais candidatos far-se-ão por correio postal.

Devem igualmente anexar ao formulário de inscrição um certificado, emitido por um organismo competente, que ateste a sua deficiência e indicar, em papel comum, as disposições que consideram necessárias para facilitar a sua participação nas diferentes provas.

(6) O mais tardar às 12 horas (meio-dia), hora de Bruxelas, de 30 de Abril de 2004. (7) EPSO — Info-recrutement — Avenue de Cortenbergh 80 — 0/48 — B-1049 Bruxelas.

(9)

A data-limite de inscrição é o dia 30 de Abril de 2004. As inscrições em linha serão encerradas às 12 horas (meio-dia), hora de Bruxelas.

1. Testes de pré-selecção 1. Inexistência de testes de pré-selecção

Serão convocados para os testes de pré-selecção os candidatos que satisfizerem as condições gerais (ver título A, ponto II.4), após um controlo preliminar de admissibilidade efectuado pelo Ser-viço Europeu de Selecção do Pessoal (EPSO) com base nas informações prestadas no formulário de inscrição.

2. Convocação para os testes de pré- 2. Convocação para as provas -selecção e para as provas

As informações relativas à convocação para as As informações relativas à convocação para as provas, o acto de candidatura e a convocação provas, o acto de candidatura e a convocação para a prova oral figuram unicamente no sítio para a prova oral figuram unicamente no sítio internet do EPSO (2), no seudossier EPSO («EPSO- internet do EPSO (2), no seudossier EPSO («EPSO-profile», «dossier-EPSO», «EPSO-Datei»). Os candi- profile», «dossier-EPSO», «EPSO-Datei»). Os candi-datos podem aceder a elas utilizando o nome de datos podem aceder a elas utilizando o nome de utilizador e a senha (password), que escolherão utilizador e a senha (password), que escolherão

aquando da sua inscrição. Os candidatos são aquando da sua inscrição. Os candidatos são responsáveis pela notificação ao secretariado do responsáveis pela notificação ao secretariado do concurso de uma eventual mudança de endereço concurso de uma eventual mudança de endereço postal e/ou electrónico. postal e/ou electrónico.

Os candidatos devem acompanhar a evolução do Os candidatos devem acompanhar a evolução do concurso e verificar as informações que lhes concurso e verificar as informações que lhes dizem respeito, relativas às etapas anunciadas, dizem respeito, relativas às etapas anunciadas, consultando o respectivo dossier EPSO («EPSO- consultando o respectivo dossier EPSO

(«EPSO-profile», «dossier-EPSO», «EPSO-Datei»). Em vir- profile», «dossier-EPSO», «EPSO-Datei»). Em vir-tude do dever de diligência que lhes incumbe, os tude do dever de diligência que lhes incumbe, os candidatos que não possam verificar as suas candidatos que não possam verificar as suas informações devem assinalar esse facto ao EPSO informações devem assinalar esse facto ao EPSO através de correio electrónico (8). através de correio electrónico (8).

Os candidatos poderão ser convocados a Bruxelas Na medida do possível, os candidatos serão

convocados para os testes de pré-selecção e para para efectuarem as provas escritas e oral. a prova escrita no centro de exame mais próximo

possível do endereço indicado aquando da inscrição no concurso. Por motivos de organi-zação, não é autorizada nenhuma alteração de local, excepto em caso de mudança de residência devidamente comprovada.

A prova oral poderá ter lugar em Bruxelas.

(10)

3. Candidatura completa 3. Candidatura completa

Os candidatos que tiverem obtido no respectivo domí- Os candidatos serão convidados a imprimir e preencher nio simultaneamente uma das melhores notas no con- o respectivo acto de candidatura, que estará no sítio (2), junto dos testes de pré-selecção a), b) e c) e o mínimo no respectivodossier EPSO. Este acto deve ser por eles

exigido em cada um desses testes serão convidados a expedido dentro do prazo fixado (9). imprimir e a preencher o respectivo acto de

candida-tura, que estará no sítio (2), no respectivodossier EPSO. Este acto deve ser por eles expedido dentro do prazo fixado (9).

Documentos a anexar Documentos a anexar

O acto de candidatura deve especificar dados porme- O acto de candidatura deve especificar dados porme-norizados sobre a cidadania , os estudos, a formação, norizados sobre a cidadania, os estudos, a formação, os estágios, a investigação e a experiência profissio- os estágios, a investigação e a experiência profissio-nal. Esse acto deve ser acompanhado por um índice nal. Esse acto deve ser acompanhado por um índice em papel comum que apresente um resumo dos em papel comum que apresente um resumo dos documentos comprovativos anexados e numerados documentos comprovativos anexados e numerados (cópias simples de um documento comprovativo da (cópias simples de um documento comprovativo da cidadania, dos diplomas comprovativos do aprovei- cidadania, dos diplomas comprovativos do aprovei-tamento nos estudos e dos atestados comprovativos tamento nos estudos e dos atestados comprovativos da experiência profissional, de onde constem clara- da experiência profissional, de onde constem clara-mente as datas de início e de fim das prestações, assim mente as datas de início e de fim das prestações, assim como a natureza precisa das tarefas exercidas). como a natureza precisa das tarefas exercidas). Para preencher a sua candidatura, os candidatos Para preencher a sua candidatura, os candidatos não podem fazer referência a documentos, actos não podem fazer referência a documentos, actos de candidatura ou outros documentos apresenta- de candidatura ou outros documentos apresenta-dos numa candidatura anterior. Nenhum apresenta-dos dos numa candidatura anterior. Nenhum dos documentos das diversas candidaturas será documentos das diversas candidaturas será

devolvido aos candidatos. devolvido aos candidatos.

Assinatura e envio Assinatura e envio

Em virtude do dever de diligência que lhes Em virtude do dever de diligência que lhes incumbe, os candidatos devem tomar todas as incumbe, os candidatos devem tomar todas as medidas para que o acto de candidatura devida- medidas para que o acto de candidatura devida-mente preenchido, assinado e acompanhado por mente preenchido, assinado e acompanhado por todos os documentos comprovativos seja efecti- todos os documentos comprovativos seja efecti-vamente expedido, por correio registado, no vamente expedido, por correio registado, no prazo fixado (9), fazendo fé a data do carimbo dos prazo fixado (9), fazendo fé a data do carimbo dos

correios. correios.

Exame das candidaturas Exame das candidaturas

O júri examinará os processos desses candidatos a O júri examinará os processos dos candidatos que fim de determinar se eles respeitam as condições dos preencham as condições gerais (punto II.4 do título pontos II.1 a II.3 do título A do anúncio de concurso. A), no seguimento de um controlo preliminar de O júri procederá em seguida à correcção da prova eligibilidade por parte da Administraçâo com base escrita dos candidatos que observem todas as con- nas indicações fornecidas no formulário de inscrição. dições de admissão do título A, ponto II, do presente O júri determinará se preenchem as condições dos anúncio e convocará para a prova oral os candidatos pontos II.1 a II.3 do título A do anúncio de concurso que tiverem obtido no domínio escolhido, simultane- e convocará os candidatos para as provas escritas. amente, o mínimo exigido e uma das melhores pon- O júri procede em seguida à correcção das provas tuações (ver título B, ponto 2) em cada um dos temas escritas dos candidatos que preencham todas as con-da prova escrita d). dições de admissão do ponto II do título A do presente anúncio e convocará para a prova oral os candidatos que tenham obtido, no domínio selecçionado, simul-taneamente o mínimo exigido e uma das melhores pontuações (ver título B, ponto 2) nas provas escritas a), b) e c).

(11)

Isso significa que são automaticamente excluí- Isso significa que são automaticamente

excluí-dos os candidatos que: dos os candidatos que:

— tenham expedido a sua candidatura após a — tenham expedido a sua candidatura após a

data-limite, data-limite,

— não tenham preenchido e/ou assinado o — não tenham preenchido e/ou assinado o

acto de candidatura, acto de candidatura,

— não reúnam todas as condições de admissão. — não reúnam todas as condições de admissão.

4. Estabelecimento das listas de reserva 4. Estabelecimento das listas de reserva Os candidatos que tiverem obtido no domínio Os candidatos que tiverem obtido no domínio escolhido, simultaneamente, o mínimo exigido escolhido, simultaneamente, o mínimo exigido em cada uma das provas d) e e) e uma das em cada uma das provas a), b), c) e d) e uma das melhores pontuações (ver título B, ponto 5) no melhores pontuações (ver título B, ponto 5) no conjunto destas provas, serão inscritos na lista de conjunto destas provas, serão inscritos na lista de

reserva. reserva.

NB: Os candidatos que, aquando da inscrição NB: Os candidatos que, aquando da inscrição electrónica, não tiverem introduzido todos os electrónica, não tiverem introduzido todos os dados obrigatórios não serão convocados para dados obrigatórios e/ou os candidatos que não participar nos testes e provas. De igual modo, os tiverem enviado, no prazo fixado (9), o acto de candidatos que tiverem sido aprovados nos testes candidatura preenchido, assinado e acompa-de pré-selecção, mas que não tiverem enviado, no nhado por todos os documentos comprovativos prazo fixado (9), o acto de candidatura preen- exigidos, não serão convocados para participar chido, assinado e acompanhado dos documentos nas provas escritas.

comprovativos necessários, não poderão partici-par na etapa seguinte.

5. Se, em qualquer fase do procedimento, se verificar que as informações prestadas no formulário de inscrição electrónica ou no acto de candidatura são inexactas, ou não são comprovadas pelos documentos exigidos em apoio do mesmo, ou que um candidato não satisfaz todas as condições do presente anúncio de concurso, a admissão do candidato será declarada nula.

6. Para facilitar os trabalhos administrativos, toda a correspondência relativa a uma candidatura apresentada sob um determinado nome DEVE MENCIONAR ESSE NOME, O NÚMERO, A LÍNGUA 1 DO CONCURSO E O DOMÍNIO ESCOLHIDO, BEM COMO O NÚMERO ATRIBUÍDO AQUANDO DA INSCRIÇÃO ELECTRÓNICA.

(12)

D. INFORMAÇÕES GERAIS

1. Igualdade de oportunidades

As instituições europeias procuram escrupulosamente evitar qualquer forma de discriminação durante o processo de concurso.

Estas instituições praticam uma política de igualdade de oportunidades e aceitam as candidaturas sem distinção de idade, raça, convicção política, filosófica ou religiosa, sexo ou orientação sexual e independentemente de uma eventual deficiência, do estado civil ou da situação familiar.

2. Júri

É nomeado um júri para cada concurso. Os nomes dos membros deste júri são publicados no sítio internet do EPSO (2) cerca de 15 dias antes da data dos testes de pré-selecção (ou da prova escrita). As intervenções directas ou indirectas dos candidatos junto do júri são formalmente proibidas. Qualquer violação desta regra implica a exclusão dos candidatos em causa do concurso.

O Serviço Europeu de Selecção do Pessoal (EPSO) está encarregado dos contactos com os candidatos até ao encerramento do concurso.

3. Calendário indicativo

A título informativo, refere-se que os processos de concurso se prolongam por um período de cerca de nove meses, consoante o número de candidatos inscritos.

O sítio internet do EPSO (2) contém todas as informações úteis.

4. Pedidos de reexame — Vias de recurso — Queixas ao Provedor de Justiça Europeu Queira consultar o anexo.

5. Condições de recrutamento

A inscrição dos candidatos aprovados nas listas de reserva confere-lhes a possibilidade de serem recrutados, na qualidade de funcionários estagiários, em função das necessidades dos serviços das instituições europeias, em Bruxelas, no Luxemburgo ou em qualquer outro local de actividade desses serviços.

Os candidatos aprovados inscritos nas listas de reserva que recebam uma proposta de emprego deverão apresentar posteriormente, para efeitos de certificação, os originais de todos os documentos exigidos, nomeadamente os respectivos diplomas.

O recrutamento efectuar-se-á em função das disposições estatutárias e das disponibilidades orçamentais. Dada a natureza do posto, os candidatos aprovados podem receber inicialmente uma proposta de contrato na qualidade de agentes temporários; nesse caso, os seus nomes continuarão a constar da lista de reserva.

6. Chama-se a atenção dos candidatos para o facto de a idade obrigatória para a passagem à reforma do pessoal abrangido pelo Estatuto e pelo regime aplicável aos outros agentes ser actualmente de 65 anos.

(13)

7. Categoria e grau

A reserva de recrutamento de assistentes adjuntos destina-se aos graus 5/4 da categoria C.

8. Remuneração

Vencimento-base mensal em 1 de Maio de 2004:

(14)

ANEXO

PEDIDOS DE REEXAME — VIAS DE RECURSO — QUEIXAS AO PROVEDOR DE JUSTIÇA EUROPEU

Os candidatos que considerem, em qualquer fase do concurso, que uma decisão lhes é prejudicial, dispõem das seguintes opções:

Pedido de reexame

Apresentar, no prazo de 20 dias de calendário a contar da data de envio da carta de notificação da decisão em causa, um pedido de reexame, enviado uma carta que especifique as suas razões, para:

Serviço Europeu de Selecção do Pessoal CORT 80

Concurso EPSO/C/12/04 B-1049 Bruxelas.

O EPSO envia o pedido ao presidente do júri, desde que este disponha de competências para o efeito, sendo enviada uma resposta ao candidato com a maior brevidade.

Vias de recurso

— Interpor um recurso junto do:

Tribunal de Primeira Instância das Comunidades Europeias Boulevard Konrad Adenauer

L-2925 Luxemburgo,

com base no artigo 236.odo Tratado CE e no artigo 91.odo Estatuto dos funcionários das Comunidades Europeias,

— ou apresentar uma reclamação com base no n.o 2 do artigo 90.o do Estatuto dos funcionários das Comunidades Europeias dirigida ao:

Serviço Europeu de Selecção do Pessoal CORT 80

Concurso EPSO/C/12/04 B-1049 Bruxelas.

Os prazos imperativos (ver Estatuto dos funcionários publicado noJornal Oficial das Comunidades Europeias L 56 de 4 de Março de 1968 — http://europa.eu.int/eur-lex) fixados para estes dois tipos de procedimentos começam a correr a contar da data de notificação da decisão a contestar.

Chama-se a atenção dos candidatos para o facto de a entidade competente para proceder a nomeações não ter poderes para alterar as decisões de um júri de concurso. Em conformidade com uma jurisprudência constante, o amplo poder de apreciação dos júris de concurso só pode ser sujeito ao controlo do juiz comunitário caso se verifique uma violação evidente das regras que presidem aos trabalhos.

Queixa ao Provedor de Justiça Europeu

Os candidatos podem apresentar, como qualquer cidadão da União, uma queixa ao: Provedor de Justiça Europeu

1, avenue du Président Robert Schuman — BP 403 F-67001 Estrasburgo Cedex,

em conformidade com o n.o1 do artigo 195.o do Tratado que institui a Comunidade Europeia e com as condições estabelecidas na decisão do Parlamento Europeu, de 9 de Março de 1994, relativa ao Estatuto e às condições gerais de exercício das funções de Provedor de Justiça Europeu, publicada no Jornal Oficial das Comunidades Europeias L 113 de 4 de Maio de 1994.

(15)

Chama-se a atenção dos candidatos para o facto de que a queixa ao Provedor não tem efeitos suspensivos sobre a prazo imperativo previsto no n.o2 do artigo 90.oe no artigo 91.odo Estatuto para a interposição de uma reclamação ou de um recurso junto do Tribunal de Primeira Instância com base no artigo 236.odo Tratado CE.

Referências

Documentos relacionados

“Tecnico em Contabilidade NÍVEL XVII Motorista NÍVEL XVIII Mecanico Soldador Pedreiro de Acabamento NÍVEL XVIX Lavador de Autos NívEL xx Auxiliar de Engenharia Ní VEL XXI Assistente

Congratula-se com a intenção da Comissão de apresentar, nos próximos 12 meses, uma nova arquitetura institucional da UE para a ABC/CFT assente numa autoridade de supervisão em

pore esses componentes impedir ou restringir a capacidade do fornecedor de vender os componentes a utilizadores finais, oficinas de reparação independentes e ou a outros

O regime actual em matéria de protecção de dados exige a aplicação da Convenção do Conselho da Europa para a Protecção das Pessoas relativamente ao Tratamento Auto­ matizado

Ocorre que, passados quase sete anos da publicação da Lei n o  12.651/2012 e pacificadas as discussões sobre a sua aplicação, emendas a uma medida provisória em tramitação

The provisional measure addresses the necessary extension of the deadline for entry into the Environmental Regularization Program (PRA), but also contains amendments that aim

• Novamente divulgou um sólido resultado, beneficiado pelo bom desempenho da Seara, e resultado sólidos na JBS Brasil, apesar do aumento de custo e foi beneficiada pela

Quanto aos fatores humanos, é de notar que o «Pan gallego» continua a ser produzido como antigamente, de forma artesanal, de acordo com o saber-fazer tradicional transmitido