• Nenhum resultado encontrado

Segmento: Ensino Fundamental 2º Trimestre/2018. Explorar a história pessoal, ampliando o repertório de conhecimentos sobre a própria família.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Segmento: Ensino Fundamental 2º Trimestre/2018. Explorar a história pessoal, ampliando o repertório de conhecimentos sobre a própria família."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

E g

Segmento: Ensino Fundamental 2º Trimestre/2018

Unidade de Estudo

Disciplina: Multidisciplinar (Ciências Sociais, Ciências Naturais, Linguagem e Matemática).

Professoras: Daniela Porcaro, Glaciele Miranda, Luciane Fraga e Riza Borba.

Série: 1º Ano

1) Conteúdos: CADERNO 2

Módulo 5: Os sobrenomes. Páginas 05 a 32.

Módulo 6: A história de Passaredo. Páginas 33 a 62. Módulo 7: Conte outra vez. Páginas 63 a 102.

Módulo 8: Uma história que se transforma. Páginas 103 a 118. Módulo 9: Um menino índio. Páginas 119 a 144.

CADERNO 3

Módulo 10: Os meios de transporte. Páginas 05 a 26. Módulo 11: Rodando sobre a Terra. Páginas 27 a 62. Módulo 12: Vamos navegar? Páginas 63 a 98.

2) Objetivos de aprendizagem:

Módulo 5: Os sobrenomes.

• Explorar a história pessoal, ampliando o repertório de conhecimentos sobre a própria família. • Identificar os sobrenomes do grupo e perceber semelhanças e diferenças entre eles.

• Estabelecer correspondências quantitativas entre os fonemas que compõem as palavras e o número de letras necessário para representá-las.

• Começar a construir o conceito de sílaba e perceber o número delas em diferentes palavras. • Perceber as variações na pronúncia das palavras e na escrita delas.

• Localizar e identificar palavras numa canção. • Discriminar a escrita de diferentes palavras. • Organizar dados em uma tabela.

• Construir e analisar um gráfico de colunas.

• Resolver situação-problema que envolve o significado da ideia aditiva. • Investigar e completar uma seqüência repetitiva.

(2)

Módulo 6: A história de Passaredo.

Compreender a importância ecológica das aves.

Estabelecer relação entre o meio e as espécies de aves que o habitam. Compreender que o título antecipa o conteúdo do texto.

Aprender a segmentar a escrita.

Ler e escrever utilizando o conhecimento sobre o sistema alfabético de que dispõe no momento. Construir a ideia de agrupamentos.

Comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral e a notação indo-arábica. Coletar dados por meio de pesquisas e observações.

Produzir ficha informativa.

Perceber a presença e a função dos acentos.

• Resolver situações-problemas que envolvem o significado da ideia aditiva e o de distribuição em partes iguais.

Desenvolver capacidades comparativas: maior que; menor que.

Módulo 7: Conte outra vez.

Desenvolver a oralidade e aproximá-los da leitura.

Levantar e confirmar hipóteses relativas ao conteúdo do texto que está sendo lido.

• Interagir por meio da escuta atenta, respondendo às questões apresentadas e expondo opiniões pessoais sobre o texto.

• Aprender a segmentar a escrita, compreendendo que os espaços em branco correspondem à separação entre as palavras.

Perceber que existem palavras formadas por uma e duas letras.

• Compreender que as aves apresentam modos de locomoção, forma do corpo e características que as capacitam a explorar seu meio específico e a sobreviver nele.

• Perceber que existem sílabas com diferentes números de letras, algumas formadas exclusivamente por uma vogal.

Comparar medidas com instrumento não convencional.

• Progredir no domínio das relações espaciais a partir da interpretação e da representação gráfica de caminhos e trajetos.

• Seguir instruções e elaborá-las para que outro possa percorrer os trajetos estabelecidos, progredindo na utilização de um vocabulário adequado.

• Perceber que a ordem alfabética é uma forma convencional de organizar informações escritas utilizada em portadores de texto de diferentes funções.

Utilizar a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais se reconheça sua necessidade.

• Comunicar quantidades, utilizando a linguagem oral, a notação indo-arábica e/ou registros não convencionais.

(3)

Usar números ordinais.

Identificar a posição de objetos ou números numa série.

Perceber que a presença do H interno modifica o som e o significado das palavras. Relembrar características do texto poético: verso, estrofe e rima.

Recontar histórias.

Identificar a função do cartaz e as suas características textuais.

Confeccionar coletivamente um cartaz de acordo com modelo apresentado.

Módulo 8: Uma história que se transforma.

Integrar a leitura às aulas de Matemática, desenvolvendo vocabulário e conceitos matemáticos. Desenvolver a percepção visual de formas geométricas planas: triângulo e trapézio.

Compor e decompor figuras formadas com as formas geométricas planas estudadas. Construir e comparar diferentes formas geométricas no geoplano.

Perceber como se comporta a letra S entre duas vogais no sistema ortográfico da Língua Portuguesa. Identificar o nome de formas geométricas quanto ao número de lados e ângulos (cantos).

Perceber as regularidades na série numérica das dezenas.

Módulo 9: Um menino índio.

Conhecer e valorizar a cultura do povo indígena que é parte da história do Brasil. Pesquisar sobre o povo indígena.

Elaborar comentários sobre trechos preferidos de uma história. Comparar o próprio modo de vida com o de outros grupos sociais. Registrar informações utilizando desenhos e escrita.

Conhecer alguns animais que vivem na região da Floresta Amazônica. Explorar medidas de comprimento e massa.

Organizar dados em uma tabela.

Construir e analisar um gráfico de colunas.

Perceber que a presença de um ou dois R internos modifica o som e o significado da palavra. Conhecer alguns alimentos típicos da região amazônica.

• Identificar que a letra Ç faz apenas o som de “cê”, diante das vogais A, O, U e que não ocorre no começo das palavras.

Aprender a ler um texto que contém informações sobre como elaborar uma receita.

• Perceber que na dinâmica social de muitos grupos há divisão de trabalhos e de brincadeiras pelo gênero: masculino ou feminino.

Participar de jogos e brincadeiras que compõem as tradições culturais da própria comunidade e de outras. Resolver situações-problemas.

(4)

Módulo 10: Os meios de transporte.

• Conhecer como eram os meios de locomoção e de transporte de cargas dos primeiros homens e perceber que muitos deles ainda subsistem.

• Desenvolver atitudes para investigar o passado.

• Levantar hipóteses possíveis sobre o conteúdo de um texto com base no título, nas ilustrações e em palavras destacadas.

• Explorar as sílabas das palavras, formando outras palavras. • Fazer agrupamentos de 2 em 2, de 3 em 3 e de 4 em 4. • Produzir texto coletivo.

• Construir painel coletivamente.

• Realizar uma pesquisa estatística coletando, organizando e analisando os dados.

Módulo 11: Rodando sobre a Terra.

Desenvolver atitudes para investigar o passado.

• Levantar hipóteses possíveis sobre o conteúdo de um texto com base nas ilustrações, no título e em palavras conhecidas.

Identificar um poema com base nos indícios formais, como: distribuição espacial dos versos, rimas, estrofes. Desenvolver estratégias de leitura autônoma.

Começar a compreender como se comporta a letra L no sistema ortográfico da Língua Portuguesa. Perceber que a troca de uma única letra transforma uma palavra em outra.

Resolver situações-problemas que envolvam significados das operações – juntar, reunir, retirar, subtrair. Perceber que o til é uma forma possível de marcar o som nasal.

Investigar palavras que recebam os acentos agudo e circunflexo.

Continuar a explorar os agrupamentos (de 2 em 2, de 4 em 4 e de 5 em 5).

Identificar comportamentos e atitudes adequadas para a segurança de pedestres e passageiros. Perceber a importância de respeitar as regras de trânsito.

Módulo 12: Vamos navegar?

Conhecer alguns meios de transporte aquáticos, distinguindo-os quanto ao uso.

• Propor hipóteses sobre o conteúdo de um texto com base no título, nas ilustrações que o acompanham e em palavras conhecidas que nele aparecem.

• Usar indicadores textuais (como letras iniciais, letras no final de sílabas) para discriminar a escrita de algumas palavras.

Refletir sobre o sistema de nasalação na língua portuguesa com a letra N no final de sílaba. Avançar na construção do conceito de sílaba.

(5)

• Perceber que os textos instrucionais são organizados em duas partes: lista de materiais (ou de ingredientes) e modo de fazer.

Fazer experiência simulando como um submarino emerge e submerge. Conhecer alguns animais marinhos.

Escrever lista de palavras em ordem alfabética.

Compreender como se comportam as letras L e H juntas no sistema ortográfico da Língua Portuguesa. Perceber diferenças entre um texto informativo e outros tipos de texto já estudados.

Identificar a marca espacial de parágrafo nos textos.

Analisar trabalho de um artista que é referência na pintura de paisagens do litoral brasileiro. Tomar contato com texto biográfico, conhecendo sua finalidade.

Utilizar o desenho para expressar ideias artisticamente. Explorar as cédulas do nosso sistema monetário. Estabelecer equivalências de valores.

Resolver situações-problemas envolvendo as operações de adição e subtração.

O cronograma de estudos com o conteúdo da Atividade Avaliativa Multidisciplinar será enviado pela professora 7 dias antes da data prevista para a realização.

5) Cronograma:

INSTRUMENTO VALOR DATA

Referências

Documentos relacionados

Durante este estágio, passei a maior parte do tempo no internamento do serviço mas também estive algumas noites no serviço de urgências, para além das consultas externas

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Vale à pena destacar ainda, que de acordo com o pedagogo Paulo Freire, (1974 apud MOITA LOPES, 1996, p.134) sobre o ensino de leitura em língua estrangeira “[...] pode

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

Foram ainda denunciados nessa fase: Alberto Youssef, doleiro; Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras; Waldomiro de Oliveira, dono da MO

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo