• Nenhum resultado encontrado

Acta de Reunião Revisão SA Data: 26/ Novembro / Acções / Responsáveis / Prazos. Auditorias

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Acta de Reunião Revisão SA Data: 26/ Novembro / Acções / Responsáveis / Prazos. Auditorias"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Acta de Reunião Revisão SA 8000

Data:

26/ Novembro / 2009

Acções / Responsáveis / Prazos

Auditorias

Em relação às não-conformidades registadas na Auditoria Interna, foram apresentadas e analisadas, tendo sido decididas as acções a implementar. As acções decididas são as seguintes:

NC1 – colocar o procedimento de “Trabalho Infantil” no site Lipor; NC2 – reavaliação dos riscos profissionais do Ecofone, efectuar pesagem dos sacos para verificação do peso (>20 kg); verificar a solução da C. M. Lisboa para a recolha de vidro e verificar a adaptabilidade ao nosso caso;

NC3 – ao reforçar os pedidos aos fornecedores fazê-lo por escrito (email ou fax); um dos fornecedores foi a Escol, e como medida pedagógica não será convidado no próximo fornecimento de serviços – será enviada uma carta da Administração a explicar os motivos;

NC4 – esta documentação foi solicitada em contratos anteriores mas a empresa de trabalho temporário não deu continuidade a este procedimento em contratos posteriores; será solicitada à Select a correcção dos contratos individuais dos trabalhadores temporários, incluindo a cláusula de conhecimento dos riscos da actividade, impondo uma data limite para esta correcção; será agendada uma reunião com a Select e o DQAS, DRH, DAP, no sentido de

optimizar o fornecimento do serviço de trabalho temporário (fornecimento de fardamento previsto em contrato, distribuição de EPI’s, fichas de aptidão, etc.);

NC 5 – avaliar o número de temporários e as necessidades de cacifos e custos da instalação de um novo contentor-balneário; paralelamente o GJ vai fazer o enquadramento e a possibilidade de contratar trabalhadores a prazo em 2010;

NC6 – esta questão será discutida na reunião a agendar com a Select, prevista na NC4; vamos solicitar uma listagem de distribuição de fardamento e EPI’s;

NC7 – ficou decidido considerar os fornecedores de trabalho temporário como sub-contratados, e como tal, sujeitos às autorizações de entrada nas instalações;

NC8 – a abertura das Caixas de Sugestões será acompanhada pelo Representante dos Trabalhadores, ficando este responsável por entregar directamente as Preocupações/ Sugestões ao

Representante da Administração; será agendada uma reunião de esclarecimento do mecanismo de resposta às preocupações com cada um deles (Representante dos Trabalhadores e da

Administração);

NC9 – será solicitado à AMBISIG a possibilidade de colocar uma ferramenta de pesquisa geral que abranja toda a Intranet da Qualidade, de modo a optimizar a pesquisa de documentos. Vai ser elaborado um Plano de Trabalho com estas acções, onde serão indicados os responsáveis pela sua implementação e os prazos a cumprir.

(2)

Acta de Reunião Revisão SA 8000

Foi novamente comunicado que a próxima auditoria de

acompanhamento da APCER será surpresa, podendo decorrer até final de Fevereiro de 2010.

Trabalho Infantil

Não foi detectada nenhuma situação de Trabalho Infantil.

- Alterar o procedimento “Resolução/ Remediação de Situações de Trabalho de Menores. Resp.: Grupo 4a; Prazo: Final de Dezembro 2009.

Trabalho Forçado e Compulsório

Não foi detectada nenhuma situação de Trabalho Forçado e Compulsório.

Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho

Foi analisado o conteúdo do Relatório.

Elaboração de um projecto (avaliação da viabilidade de implementação) para a marcação da Sinalização do Solo da Plataforma Interior. Resp.: GOMGF e DQAS; Prazo: Final de Fevereiro 2010.

Liberdade de Associação

Foi dada a indicação de que o Delegado Sindical do STAL é o Sr. Fernando Rocha.

Discriminação

Foi analisado o conteúdo do Relatório. Não houve nada de relevante a assinalar.

Práticas Disciplinares

Foi analisado o conteúdo do Relatório.

Não foram detectados casos de Práticas Disciplinares não previstas na legislação.

Horário de Trabalho

Foi referido o acordo colectivo de trabalho do SINTAP, que prevê que os trabalhadores sindicalizados possam realizar até 150 horas de trabalho complementar.

De forma a aprofundar as implicações deste acordo (temos 42 sindicalizados) foi solicitado ao GJ e ao DRH uma informação mais pormenorizada sobre este acordo de trabalho.

Remuneração

Deve ser realizada a actualização do BNW. Resp.: Grupo 4a;

Prazo: Final de Janeiro 2010.

O “recibo virtual” ainda não foi emitido dado que o programa de cálculo individual ainda não está finalizado. Resp.: GI; Prazo: Janeiro 2010.

Politica e Código de Ética

Realizar inquérito para aferição do conhecimento o Código de ética pelos colaboradores da Lipor (meta 6.2.1 do Programa de Gestão).

Resp.: Grupo 1; Prazo: Final de Dezembro 2009.

Está a ser preparado pelo Gabinete Jurídico um “Código Anti-corrupção” para aprovação do Conselho de Administração. Depois de aprovado será divulgado por todos os colaboradores.

(3)

Acta de Reunião Revisão SA 8000

Objectivos, Metas e Indicadores

A avaliação final do cumprimento dos Objectivos 2009 será realizada em Janeiro de 2010. Nesta reunião serão também definidos os objectivos para 2010. Responsabilidade Grupo 2. Foram identificadas as seguintes fragilidades:

Meta 6.1 – Realização de um Inquérito para avaliação do

conhecimento do Código de Ética pelos colaboradores – ainda não foi cumprida. O Grupo 1 comprometeu-se a realizar o inquérito até ao final do ano.

Programa de Gestão / Plano de Acções

Objectivo 2 do Programa de Gestão – A acção ”Elaborar procedimento relativo aos horários de trabalho e estudar a

adequação dos horários de trabalho dos diferentes serviços” não foi realizada. Transita para o primeiro trimestre de 2010.

Responsabilidade GJ e DRH.

Acção 9.1 – Elaborar e implementar um regulamento interno de atribuição de apoios sociais aos colaboradores e seus

descendentes directos – não foi totalmente cumprida. A sua conclusão passa para o primeiro trimestre de 2010.

Responsabilidade do Grupo 4a

Formação e Comunicação

Há um grupo de 48 colaboradores que ainda não realizou a sessão de formação sobre a Norma SA 8000:2008. Esta formação será realizada em Janeiro de 2010. Responsabilidade do GS DQAS e DRH.

O Grupo 5 apresentou o Relatório de Envolvimento de

Stakeholders. Apresentaram também o Plano de Acção para a Comunicação da SA 8000 para 2010. Este Plano de Acção encontra-se no final do Relatório.

O Plano foi aceite por todos os presentes e deverá ser aprovado formalmente na reunião de Janeiro de 2010.

Controlo dos Fornecedores

O Plano de Controlo dos Fornecedores será aprovado em Janeiro de 2010. Responsabilidade Grupo 3.

O Grupo 3 ficou incumbido de contactar com outras entidades certificadas de modo a perceber como resolveram a questão dos auto-diagnósticos.

Ficou a proposta de se organizar um Seminário sobre a Responsabilidade Social e as Compras Sustentáveis em 2010. Responsabilidade GRI, GS e DAP.

(4)

Acta de Reunião Revisão SA 8000

Outros Assuntos

Os Agentes da Mudança deixaram a sugestão de compilar numa publicação todas as respostas dadas às preocupações colocadas pelos colaboradores.

Foi referido que esta informação pode estar disponível no DRH, nomeadamente com a compilação de todas as edições com respostas.

Será equacionada a colocação nos quiosques deste Boletins (da rubrica – O Nosso Compromisso).

Nas reuniões de Departamento, colocar na ordem de assuntos a leitura das respostas às preocupações colocadas no âmbito do Sistema de Gestão da Responsabilidade Social, pelo menos 1 vez/ ano.

(5)

Acta de Reunião Revisão SA 8000

Sugestões/Necessidades de alterações/Mudanças

Áreas /Actividades

Alterações / Mudanças

- - - -

Necessidade de Recursos

 Formação S



N



 Pessoal S



N



 Meios/Equipamentos S



N



 Outros (infraestruturas/Ambiente de Trabalho) S



N



Sugestões/Prioridades: As referidas nas acções da Acta.

Os resultados e decisões de melhoria tomadas nesta revisão são alvo de registo, nos registos assinalados junto de cada assunto analisado, que fazem parte desta mesma acta assim como em complementos a esta acta sempre que se mostre pertinente.

Com base nos dados que foram alvo de análise nesta revisão, aqui afirma o Administrador Delegado da LIPOR que o Sistema

Implementado:

 É adequado às intenções/orientações definidas na Política e Código de Ética

 Responde aos objectivos da gestão definidos

 Responde aos requisitos da norma

 Tem melhorado a eficácia da responsabilidade social da nossa organização

 Tem permitido alcançar melhorias

Estas afirmações são complementadas com as seguintes observações por nós consideradas pertinentes Não há nada de relevante a complementar a informação já apresentada.

Todos os presentes na Reunião de Revisão, nomeadamente o Administrador-delegado, os Coordenadores, o Representante dos Trabalhadores e os elementos dos Grupos de Trabalho, demonstraram a sua confiança e a adequabilidade do Sistema de Gestão implementado à Lipor.

O Administrador Delegado

____/____/____ _______________

(6)

Acta de Reunião Revisão SA 8000

Presentes na Reunião:

Referências

Documentos relacionados

Contrato de trabalho por tempo indeterminado para cedência temporária – contrato de trabalho por tempo, indeterminado celebrado entre uma ETT e um trabalhador, pelo

Ata de posse registrada em cartório (as atas de posse da OLT estão dispensadas do registro em cartório), previamente apresentada a Unidade da DATAPREV da localidade sede da

Para a prestação de serviços de moto frete no município de São Paulo e grande São Paulo, os condutores deverão portar e apresentar, quando solicitados, o

CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE LOCAÇÃO E MANUTENÇÃO CORRETIVA E PREVENTIVA TROCA DE PEÇAS E ACESSÓRIOS E RETIRADA DE CADEIRAS

5.2.1.4 A não apresentação pela instituição da documentação solicitada pela CAIXA referente aos 58 (cinquenta e oito) contratos da amostra, dentro do prazo

O objetivo deste estudo foi avaliar o teor de cloro ativo das soluções de hipoclorito de sódio utilizadas e comparar a capacidade de dissolução tecidual de

A informação de rescisão de contratos bilaterais físicos, seja entre Agentes de Ofertas ou entre um Agente de Ofertas e uma entidade que não dispõe desse estatuto, deve ser

• The definition of the concept of the project’s area of indirect influence should consider the area affected by changes in economic, social and environmental dynamics induced