• Nenhum resultado encontrado

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS

EDITAL DE ABERTURA PARA

SELEÇÃO AÇÃO AFIRMATIVA DE CANDIDATOS A ALUNO REGULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA SOCIAL

MESTRADO ACADÊMICO (Publicado em 15 de dezembro de 2016)

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, do Departamento de Antropologia, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFMT – Campus Cuiabá, torna pública a abertura de inscrições e estabelece as normas para o Processo de Seleção Ação Afirmativa/AF de candidatos a aluno regular para o Curso de Mestrado em Antropologia Social turma de ingressantes no primeiro semestre de 2017.

As Ações Afirmativas do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, objetivam a formação para a cidadania e o empoderamento dos povos indígenas e comunidades remanescentes de quilombos no acesso aos direitos plenos em consonância com a autonomia dos povos tradicionais. A experiência das Ações Afirmativas do Programa de Inclusão Indígena (PROIND) tem garantido o acesso dos povos indígenas do Mato Grosso aos cursos de ensino de graduação na UFMT há oito (08) anos. Após a realização do I e do II Fórum de Políticas de Ações Afirmativas para Estudantes Quilombolas na UFMT e o Fórum de Avaliação do PROIND, a UFMT recebeu as demandas destes povos e comunidades remanescentes de quilombos para ingressarem nos Programas de Pós-Graduação da Universidade. Assim, o presente edital pretende reduzir as desigualdades e desrespeitos históricos à diferença e à diversidade sociocultural por eles sofrida, criando condições para a igualdade de oportunidades no ensino de pós-graduação.

1. Vagas:

1.1. São oferecidas até 02 (duas) sobrevagas para indígenas e quilombolas portadores de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento (não implicando qualquer compromisso com o preenchimento total de vagas), em duas linhas de pesquisa: “Etnicidades, Territorialidades e Cosmologias” e “Sociabilidades, Identidades e Subjetividades”.

1.2. Caso não haja o preenchimento da sobrevaga por um grupo ao qual ela está destinada, esta poderá ser preenchida por um estudante do outro grupo indígena ou quilombola.

1.3. As vagas serão preenchidas segundo ordem classificatória dos candidatos, obedecendo-se o limite máximo de vagas oferecidas por este edital.

1.4. Os candidatos deverão fazer duas indicações de possíveis orientadores (conforme Formulário de Inscrição, Anexo I deste Edital). As indicações não garantem a orientação, ao Colegiado do Programa de Pós-Graduação caberá a decisão final.

2. Inscrições:

(2)

Por correspondência:

16/01/2017 a 18/01/2017

Presencial: 16

/01/2017 a 23/01/2017

2.2. Inscrição: As inscrições poderão ser realizadas pessoalmente ou por procurador devidamente constituído na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, no período de

16

/01/2017 a 23/01/2017

. O atendimento para recepção de documentos será exclusivamente das 08h às 12h, em dias úteis (horário de Mato Grosso). Há ainda possibilidade de inscrição por correspondência (neste caso, exclusivamente por SEDEX com aviso de recebimento e com a documentação exigida no item 2.4 autenticada em cartório) no período de

16/01/2017 a

18/01/2017

. No caso de inscrição por correspondência, será considerada como data de entrega a data da postagem.

Os candidatos que efetuarem a inscrição por SEDEX deverão enviar o

comprovante de postagem digitalizado para o email

ppgas@ufmt.br, durante o período

de inscrição, para controle e acompanhamento pela instituição.

A documentação deverá ser postada até 18/01/2017 e os documentos enviados ao seguinte endereço:

Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá,

Secretaria do Programa de Pós-graduação em Antropologia

Social, Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia.

Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2.367, Bairro: Boa

Esperança.

Cuiabá/MT, CEP: 78060-900.

2.3. Os candidatos indígenas e quilombolas estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. 2.4. Documentação Exigida: A documentação completa deve ser entregue (em envelope contendo identificação do candidato) pessoalmente, ou por procurador devidamente constituído, ou ainda via correspondência (neste caso, exclusivamente por SEDEX com aviso de recebimento), durante o período de inscrição. O atendimento para recepção de documentos será exclusivamente das 08h às 12h, em dias úteis (horário de Mato Grosso). O pedido de inscrição deve ser apresentado à Secretaria do PPGAS, mediante a apresentação dos seguintes documentos:

I. Formulário de Inscrição (Anexo I), devidamente preenchido; II. 1 (uma) foto 3x4 recente;

III. Cópia do diploma de graduação (frente e verso autenticadas em cartório ou apresentadas junto com o original), documentação equivalente ou outra documentação que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação (colação de grau) antes do período previsto para matrícula no Programa. Os candidatos que apresentarem diplomas emitidos por universidades estrangeiras deverão anexar as respectivas revalidações, conforme legislação vigente (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/1996);

IV. Histórico Escolar do curso de graduação (documento oficial);

V. Currículo no Formato da Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br/) em 3 (três) vias, sendo apenas 1 (uma) comprovada;

VI. Declaração de não ter cursado outra pós-graduação strictu sensu;

VII. Carta de intenções, explicitando as razões para cursar o mestrado em antropologia social;

(3)

IX. Cópias de documentos pessoais autenticadas em cartório ou apresentadas junto com o original para autenticação administrativa por um servidor público devidamente identificado por número SIAPE:

a) RG, CPF ou certidão de regularidade do CPF emitida pelo site da Receita Federal www.receita.fazenda.gov.br;

b) Título de eleitor e comprovante de votação na última eleição ou Certidão de Quitação Eleitoral emitida pelo site do Tribunal Superior Eleitoral

http://www.tse.jus.br/;

c) Certidão de nascimento ou casamento;

d) Certificado de reservista ou de dispensa de incorporação (para candidatos do sexo masculino e quilombolas).

X. Anteprojeto de Pesquisa: entregar 3 (três) cópias impressas de proposta preliminar de pesquisa, que deve explicitar e justificar o tema a ser investigado em consonância com as linhas de pesquisa do Programa. O candidato deverá demonstrar nesta proposta conhecimentos básicos e a compreensão de leituras feitas sobre o tema de investigação proposto. O anteprojeto deverá ser apresentado em versão impressa, fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5, com mínimo de 5 (cinco) e máximo de 10 (dez) páginas, em papel A4, margem esquerda e superior de 3 cm e demais margens de 2 cm, contendo:

a) Resumo (máximo: 20 linhas);

b) Introdução, justificativa e problemática, com síntese da bibliografia fundamental; c) Objetivos;

d) Plano de trabalho e cronograma de sua execução; e) Metodologia;

f) Referências bibliográficas.

XI. Declaração de dedicação ao curso conforme modelo disponível no Anexo II.

XII. Declaração de

Anuência do Empregador

conforme modelo disponível no Anexo III. 2.5 Candidatos portadores de necessidades especiais, que dependam de atendimento especial deverão protocolar, no ato da inscrição, solicitação formal junto à Secretaria do PPGAS, explicitando a natureza da deficiência e o tipo de atendimento necessário em cada fase do processo seletivo.

2.6 As inscrições estarão sujeitas a indeferimento pelos seguintes motivos: I. Não apresentação de qualquer documento exigido para a inscrição; II. Inscrição fora do prazo;

III. Não atendimento de qualquer item do presente edital.

2.7. Não será aceita complementação posterior da documentação exigida para a inscrição no Processo Seletivo, tanto para as efetuadas pessoalmente ou por procurador, quanto para as encaminhadas via postal.

2.8. Os resultados das inscrições deferidas e indeferidas serão divulgados em 24/01/2017 no site da UFMT (www.ufmt.br) e no site do PPGAS (www.ufmt.br/ppgas).

2.9 O candidato, ao apresentar a documentação requerida, se responsabiliza pela veracidade de todas as informações prestadas.

(4)

3. Processo Seletivo:

3.1. A seleção será realizada por uma Comissão Examinadora designada em reunião do Colegiado do PPGAS e nomeada pela Coordenação. Será composta por 3 (três) membros titulares e 1 (um) suplente. O membro suplente poderá substituir um membro titular a qualquer momento, se necessário.

3.2. Etapas do Processo Seletivo:

I. Primeira Etapa: Prova escrita de conhecimentos antropológicos, eliminatória e classificatória;

II. Segunda Etapa: Arguição do candidato, eliminatória e classificatória.

Primeira Etapa – A prova escrita de conhecimento antropológico, eliminatória e classificatória, será realizada no dia 31/01/2017, das 08h às 12h.

A divulgação do local de realização desta

etapa será publicada no dia

27/01/2017

no site da UFMT (www.ufmt.br) e no site do PPGAS

(

www.ufmt.br/ppgas

). A prova

terá duração de 4 (quatro) horas, sendo vedada a consulta a

qualquer material bibliográfico e a utilização de aparelhos eletrônicos e de comunicação. A prova versará sobre a bibliografia constante do Anexo IV. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 5,0 (cinco) nesta prova. Na avaliação da prova escrita será atribuída nota de 0,0 (zero) a 10,0, tendo como base os seguintes critérios:

I. Clareza e propriedade no uso da linguagem;

II. Domínio e precisão no uso de conceitos e ferramentas analíticas; III. Coerência no desenvolvimento das ideias e capacidade argumentativa.

O resultado da Primeira Etapa será divulgado em 02/02/2017 no site da UFMT (www.ufmt.br) e no site do PPGAS (www.ufmt.br/ppgas).

Segunda Etapa – Arguição. Apenas os candidatos aprovados na Primeira Etapa – Prova Escrita de Conhecimento Antropológico poderão participar da arguição do candidato, que é eliminatória e classificatória. Esta etapa ocorrerá em 07/02/2017. A divulgação dos locais e horários de realização desta etapa será publicada no dia 06/02/2017 no site da UFMT (www.ufmt.br) e no site do PPGAS (www.ufmt.br/ppgas). A arguição do candidato terá por base o anteprojeto de pesquisa e o currículo Lattes do candidato. Será eliminado o candidato que obtiver nota inferior a 5,0 (cinco) nesta avaliação, em uma escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez).

O resultado da Segunda Etapa será divulgado em 08/02/2017 no site da UFMT (www.ufmt.br) e no site do PPGAS (www.ufmt.br/ppgas).

3.3. Em todas as fases do processo de seleção os candidatos deverão apresentar um documento considerado válido e original de identidade com foto atualizada podendo ser RG, Carteira de Habilitação, Passaporte ou Carteira do Conselho de Classe Profissional, Carteira de Identificação da Fundação Nacional do Índio. Se o candidato tiver seu documento de identificação perdido, furtado antes do período de realização da inscrição ou realização das provas, o mesmo deverá apresentar o Boletim de Ocorrência, condicionado a apresentação e entrega do original até a data da matrícula sob pena de invalidar a inscrição e perda da vaga em caso de aprovação no processo seletivo.

3.4. Todas as fases do processo seletivo ocorrerão nas datas e horários divulgados, conforme cronograma item 9.0 do presente edital, nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso, campus Cuiabá, em local a ser divulgado no site oficial da UFMT (www.ufmt.br) e na página do PPGAS na internet (www.ufmt.br/ppgas). Os candidatos deverão comparecer com 30 minutos de antecedência do horário previsto para início, munidos de caneta esferográfica de cor

(5)

preta ou azul, sendo que a entrada nas salas em que serão realizadas as provas será permitida impreterivelmente até o horário de início da avaliação.

3.5. Não será permitida e entrada e a permanência de pessoas estranhas ao Processo Seletivo nas salas de realização das provas.

3.6. O resultado de todas as fases será divulgado publicamente conforme cronograma item 9.0 na página do PPGAS na internet (www.ufmt.br/ppgas) e no site oficial da UFMT (www.ufmt.br) em ordem decrescente dos candidatos aprovados e classificados com suas respectivas notas.

3.7. Estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que: I. Não apresentar documentos com foto no início das provas;

II. Inserir quaisquer formas de identificação em sua prova escrita;

III. Não comparecer ao local determinado para as provas, nos horários fixados;

IV. Não se submeter à prova;

V. Obtiver nota inferior a 5,0 (cinco) na primeira ou na segunda fase do processo seletivo.

4. Aprovação e Classificação no Processo Seletivo:

4.1. A nota final de cada candidato será a média aritmética das notas obtidas nas duas etapas, quais sejam: prova escrita de conhecimento antropológico e arguição.

4.2. Serão considerados aprovados apenas os candidatos que alcançarem, no mínimo, a nota final 5,0 (cinco), desde que classificados dentro do limite de vagas do presente Edital.

4.3. A classificação dos candidatos aprovados far-se-á pela ordem decrescente das notas finais dos candidatos.

4.4. Caso ocorram desistências de candidatos selecionados, outros candidatos classificados poderão ser chamados a ocupar as vagas remanescentes, sendo respeitada a ordem de classificação e o número de vagas disponíveis. O PPGAS se reserva o direito de não preencher todas as vagas oferecidas no Processo de Seleção.

4.5. Em caso de empate nas notas finais dos candidatos, os critérios de desempate obedecerão à seguinte ordem:

I. Adotar-se-á o critério de maior idade.

II. Maior nota na segunda etapa – arguição;

III. Persistindo o empate, maior nota na primeira etapa – prova escrita;

4.6. O resultado final do processo de seleção será divulgado conforme cronograma item 9.0, na página oficial da UFMT (www.ufmt.br) e na página do PPGAS na internet (www.ufmt.br/ppgas).

5. Recursos:

5.1. Caberá recurso em relação a todas as fases do processo de seleção no prazo de 24 horas a contar da data e horário de publicação do resultado na página oficial da UFMT (www.ufmt.br). A solicitação deverá ser dirigida à Coordenação do PPGAS por meio de processo instruído,

(6)

protocolado junto ao Setor de Protocolo Central da UFMT e entregue na Secretaria do PPGAS no prazo e horário definido no edital.

5.2. O pedido deverá ser justificado e indicar com precisão o ponto sobre o qual versa a reclamação. O recorrente deverá expor os fundamentos do pedido de reexame de forma clara e objetiva, podendo juntar os documentos que julgar convenientes. Será concedida vista acompanhada (Coordenação do PPGAS ou membro do Colegiado indicado para tanto) ao candidato que a requerer para fundamentar o recurso, devendo o Programa disponibilizar os critérios utilizados na correção.

6. Proficiência em Idioma Estrangeiro:

6.1. A proficiência em idioma estrangeiro (inglês ou francês) é uma exigência do PPGAS e deverá ser apresentada ao longo do primeiro ano do curso. A não comprovação da proficiência, por meio de documento válido, implicará na automática exclusão do aluno matriculado do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social.

A comprovação da proficiência em um idioma estrangeiro se dará com a apresentação de cópias autenticadas dos certificados ou documentos comprobatórios de proficiência em língua estrangeira no ato da matrícula, de acordo com o especificado abaixo:

I. Certificado de proficiência expedido pelo Instituto de Linguagem da UFMT, com validade de 02 (dois) anos;

II. Certificado de capacitação em Inglês (certificados provenientes de Cambridge, IELTS, TOEFL), com validade de 02 (dois) anos;

III. Certificado que comprove capacitação em Francês (DELF, DALF, TCF, TEF), com validade de 02 (dois) anos;

IV. Documento comprobatório de capacitação em idioma estrangeiro expedidos por testes de proficiência realizados por Universidades Brasileiras Federais ou Estaduais ou PUCs, com validade de 02 (dois) anos.

7. Matrícula:

7.1. O período de matrícula para os alunos aprovados será de 20/02/2017 a 27/02/2017. Os candidatos que não efetivarem a matrícula neste período serão considerados desistentes, sendo, a critério do PPGAS, convocados novos candidatos classificados, respeitando-se a classificação final do processo seletivo.

7.2. Não será permitido o registro concomitante em mais de um curso de pós-graduação stricto sensu da UFMT (Resolução CONSEPE nº 05/2008).

8. Início das Aulas:

O início do primeiro período letivo de 2017 está previsto para o dia 02/03/2017 no calendário oficial da UFMT.

(7)

9. Cronograma:

10. Disposições Finais:

10.1. Os candidatos não selecionados poderão retirar as cópias dos documentos entregues no

ato da inscrição na Secretaria da Pós-graduação em Antropologia Social em até três meses

após a divulgação do resultado final do processo seletivo. Após esta data, os documentos não

retirados serão inutilizados.

10.2. A aprovação na seleção e o ingresso no curso de Mestrado em Antropologia Social

NÃO IMPLICAM NA CONCESSÃO DE BOLSA para o candidato. A concessão de bolsas

está condicionada a existência de cota de bolsas disponibilizadas pelas agências

(CAPES/CNPq/FAPEMAT) e pelos critérios definidos pela Comissão de Bolsas, os quais

serão divulgados posteriormente.

10.3. Ao inscrever-se no processo seletivo, o candidato reconhece e aceita as normas

estabelecidas neste Edital e no regulamento do Programa de Pós-Graduação ao qual se

inscreve.

10.4 Os casos omissos a este Edital serão tratados pelo Colegiado do Programa de

Pós-graduação em Antropologia Social

Cuiabá-MT, 16 de dezembro de 2016.

Profª Drª Patricia Silva Osorio

Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Antropologia Social

ATIVIDADES DATAS HORÁRIO

(Fuso horário de Mato Grosso) Período de inscrição por correspondência 16/01/2017 a 18/01/2017

Período de inscrição presencial 16/01/2017 a 23/01/2017 08:00 às 12:00 h

Homologação das inscrições 24/01/2017

Recursos – Homologação das Inscrições 25/01/2017 Resultado dos recursos e divulgação do local de

realização da prova teórica

26/01/2017

Fase 1 – Prova teórica 31/01/2017 8:00 às 12:00 h

Resultado da Fase 1 – Prova teórica 02/02/2017 Recurso – Fase 1 – Prova teórica 03/02/2017 Resultado dos recursos da Fase 1 – Prova teórica 06/02/2017 Divulgação dos locais, horários e datas da arguição 06/02/2017 Fase 2 – Arguição dos candidatos 07/02/2017 Resultado da Fase 2 – Arguição do candidato 08/02/2017 Recurso – Fase 2 – Arguição do candidato 09/02/2017 Resultado dos recursos da Fase 2 – Arguição do candidato 10/02/2017

Resultado final 13/02/2017

Recurso – Resultado Final 14/02/2017

Homologação Resultado Final 15/02/2017

Referências

Documentos relacionados

de sua folha de pagamento, utilizando-se para cálculo o salário base de cada empregado, a título de beneficio adicional para desenvolvimento de competência profissional,

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - MESTRADO

Pela manhã nosso passeio terá início ao longo do Raj Path, apreciando o Portão da Índia, o símbolo da moderna Delhi - erguida pelos Britânicos para saudar os 90.000 soldados

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso –

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS.. PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - MESTRADO

A plataforma BALCOM foi implementada com sucesso para o portal de Leite e Derivados do Semiárido da Paraíba, tornando possível as trocas de informações entre todos os elos

O RPL dos pacientes com GPAA moderado e avançado apresentou redução significativa na amplitude do pico, dependente da severidade do glaucoma, nas diferentes luminâncias tanto

Ess a membrana é formada por um grande número de camadas de celulose finas e cresce em espes sura Os vasos de CB produzidos neste trabalho 4 mm de diâmetro e 1,2 ± 0, 3 mm