• Nenhum resultado encontrado

PROPRIEDADES DE PROGRAMAÇÃO VISUAL DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE PARA O NOVO ESTÁDIO INDEPENDÊNCIA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROPRIEDADES DE PROGRAMAÇÃO VISUAL DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE PARA O NOVO ESTÁDIO INDEPENDÊNCIA."

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

PROPRIEDADES

DE PROGRAMAÇÃO

VISUAL DO

AMÉRICA

FUTEBOL CLUBE

PARA O NOVO

ESTÁDIO

INDEPENDÊNCIA.

(2)

Este é o manual da programação visual do Estádio

Independência. Ele foi criado com o intuito de

resguardar a história, as cores e a tradição do

América Futebol Clube, mantendo coerência com os

preceitos do projeto arquitetônico.

Além de preservar a imagem do clube, o estudo se

preocupou em garantir aos futuros patrocinadores

e parceiros a melhor exposição da sua marca,

evitando os impactos negativos advindos da falta de

planejamento e da poluição visual.

O desenvolvimento deste manual respeitou as

informações do projeto arquitetônico licitado pelo

Governo do Estado de Minas Gerais para a reforma

do Estádio Independência.

O manual contém todas as informações necessárias

para a correta aplicação da comunicação visual do

clube. Toda sinalização e programação visual (placas

de acesso, circulação, ...) que contemplem a logo do

América (escudo) ou o mascote (coelho) precisarão

da aprovação do América.

Este documento integrará o acordo entre o América

Futebol Clube e o Governo do Estado de Minas

Gerais para a gestão e operação do estádio nos

próximos anos.

(3)

Introdução

...

3

Aplicação

...

6

Fachada ...

8

Acesso ...

10

Circulação

...

13

Sala de imprensa ...

15

Vista interna

...

16

Campo ...

19

Cobertura ...

20

Zona Mista

...

21

ÍNDICE

(4)

APLICAÇÃO

ESCUDO

Esta é a programação visual do América Futebol Clube e deve ser seguida quando aplicada.

Cor: pantone 349 C

MASCOTE /

COELHO

(5)

FACHADA

As fachadas principais foram projetadas considerando a programação visual do estádio como parte fundamental da arquitetura do empreendimento. Esta proposta assume o papel importante que esta comunicação visual tem nos estádios de futebol e toma partido de sua utilização, de forma consciente e planejada.

Nas duas ruas principais do estádio (Ismênia Tunes e Pitangui), foram projetadas empenas. Elas possuem ao todo 12 empenas com dimensões e formas variadas. O primeiro grupo de empenas está localizado nas torres de serviço acima dos portões de acesso. Estas possuem alturas entre 14 e 16 metros, sendo as larguras entre 4,5 e 6,5 metros. A metragem total é de 850m2.

Acompanhando as empenas, foram projetadas telas recortadas de diferentes formatos para compor o visual das fachadas. Sobre estas telas serão colocados letreiros com 30m de comprimento por 3m de altura, com o nome e escudo do clube. As caixas de texto serão afixadas diretamente na estrutura do estádio para não danificar as telas. Serão feitas de metalon, com aplicação de tinta automotiva verde, pantone 349 C.

As empenas localizadas paralelas às arquibancadas terão forma abstrata, fazendo parte da composição das telas. Estas possuem forma irregular e fragmentada. Metragem total, 1000m2.

A uTIlIZAçãO dA PrOGrAMAçãO VISuAl NAS FAChAdAS, ASSIM COMO A VENdA dE PublICIdAdE, dEVE SEGuIr PAdrõES E dIrETrIZES AquI Pré-ESTAbElECIdOS, VISANdO A quAlIdAdE VISuAl.

Estas empenas deverão ser agrupadas e utilizadas por apenas um patrocinador por grupo, evitando o desalinhamento da comunicação visual do estádio.

Grupo 1 – Torre de serviço rua ISMÊNIA TuNES(publicidade) Grupo 2 – Torre de serviço rua PITANGuI (publicidade) Grupo 3 – Arquibancada rua ISMÊNIA TuNES (publicidade) Grupo 4 – Arquibancada rua PITANGuI (publicidade) Portanto, o serviço de publicidade presente nas fachadas do Estádio raimundo Sampaio deve ocorrer segundo as premissas apresentadas neste relatório.

Instalação de caixas de letras sobre a grade irregular.

rua Ismênia Tunes

(6)

ACESSO

Todo o acesso ao estádio será trabalhado para informar ao torcedor o caminho a ser seguido. A aplicação da logo do América Futebol Clube nas placas de acesso, assim como toda a sinalização do estádio, deve seguir o padrão aqui estabelecido.

A logo (escudo) do América irá em todas as placas de sinalização, com no mínimo de dez por cento 10% (dez por cento) do tamanho da placa. A área da logo deverá ter um resguardo verde ou branco, para a aplicação da logo.

O muro de acesso à arquibancada terá a programação visual aplicada em mdf destacado da parede verde com a aplicação do nome, escudo (logo) e mascote do clube (coelho) do time com até cinquenta por cento 30% (trinta por cento) da extensão horizontal, na parte superior da parede.

lOGO dO AMérICA COM NO MíNIMO 10% (dEZ POr CENTO) dO TAMANhO dA PlACA.

Fica evidente com este documento que o que está sendo pré-estabelecido é a aplicação da identidade do América e não o design da sinalização. Contudo, o América deverá participar do dimensionamento das placas de sinalização e aprovar todas as peças.

SETOr

SuPErIOr

ENTrAdA

(7)

CIRCULAÇÃO

As circulações possuem grande visibilidade voltada principalmente para os usuários do estádio.

Os pontos mais indicados para utilização são os que não trazem prejuízos para o pleno funcionamento e objetivo das informações. O intuito é conciliar as placas e dispositivos necessários à comunicação do América.

Esta comunicação deverá ser da seguinte maneira: . Integração com placas de indicação e sinalização. deverá ser incorporada a logo do América de forma

padronizada em todas as placas indicativas e de setorização, com o objetivo de transformar a programação visual em uma característica da informação do estádio. A logo deverá ter no mínimo de 10% (dez por cento) da placa com as mesmas características de aplicação explicitadas para o acesso. Ex: placas indicativas de sanitários, placas indicativas de ambientes restritos, placas indicativas de setores, totens, placas de bilheterias, etc.

Algumas situações dentro do estádio possuem particularidades que devem ser consideradas como padrão arquitetônico. Estas compreendem:

. As placas de indicação de bares e alimentações. Estas devem possuir dimensionamento superior às vigas presentes acima dos vãos das portas e janelas. O dimensionamento deve ser de vinte centímetros (20cm) além das extremidades laterais, superior e inferior das vigas. A altura deverá ser de sessenta centímetros (60cm) e de comprimento variável.

é IMPOrTANTE rESSAlTAr quE OS FEChAMENTOS EM CObOGÓ NãO dEVEM TEr ObSTruçãO POr NENhuM ElEMENTO FíSICO.

(8)

SALA DE

IMPRENSA

Na sala de imprensa da zona mista será feita e aplicada a programação visual nas paredes laterais do ambiente, deixando o fundo para aplicação de back drop dos patrocinadores.

deverá ser pintado o fundo de verde, pantone 349 C e a aplicação da arte em material rígido (PVC, PS). A arte será aplicada com no mínimo 20% (vinte por cento) da largura.

(9)

Entende-se por vistas internas os pontos estratégicos de visibilidade que despertam maior interesse do marketing.

Estes locais trazem as melhores possibilidades de comercialização de espaços para publicidade no estádio. O América estipulará suas participações dentro destes espaços, de forma a não inviabilizar esta comercialização.

dentre os espaços de melhor visibilidade, o América aproveitará os espaços detalhados a seguir:

. COluNA lATErAl quE SuSTENTA A ArquIbANCAdA. Ambas as colunas deverão ser pintadas de verde, pantone 350 C . CAdEIrAS dAS ArquIbANCAdAS.

Esta talvez seja a identidade visual mais importante para a caracterização do novo Independência. buscando uma estética que valorize as cores do clube e ainda ofereça uma ilusão de ótica para a câmera de televisão, aparentando lotação máxima, colocaremos todas as cadeiras em 3 tons de verde de forma aleatória, sem padroniazação ou desenho.

Pantone 350 C Pantone 349 C Pantone 366 C

Caso o fornecedor de cadeiras não tenhas as cores exatas, estipuladas no documento, serão usadas cores aproximadas. Sendo 3 tons de verde, escuro médio e claro.

VISTAS

INTERNAS

(10)

CAMPO

A exploração de publicidade na área de circulação precisa respeitar a condição de extensão da área de jogo. O

aproveitamento deve ser feito apenas por elementos que não causem riscos à integridade dos atletas.

As circulações possuem dimensões mínimas necessárias para a prática do futebol profissional. As laterais possuem afastamentos de seis metros (6m) e os de fundo sete metros e meio (7,5 m).

No campo, do lado esquerdo e direito de ambas as traves, deverá ser aplicado o escudo do América Futebol Clube nas dimensões de 2m x 2m

(11)

COBERTURA

A cobertura do est ádio será em telha metálica trapezoidal, com pintura eletrostática na cor branca.

Os limites internos possuem telha de policarbonato

transparente. O policarbonato é separado da telha metálica no limite da treliça espacial de sustentação da cobertura. Neste caso, deverá ser utilizado para publicidade apenas a superfície composta pela telha metálica branca.

A área total da telha tem dimensão aproximada de sessenta e cinto metros (65m) de comprimento por seis metros (6m) de largura a cada bloco de cobertura. A pintura terá de ter cinquenta metros (50m) de comprimento, ao todo.

uma pintura automotiva será feita sobre a telha com os dizeres ”América Futebol Clube” com o escudo (logo) de um lado e o coelho (arte do mascote) de outro, na cor verde pantone 349 C.

ZONA MISTA

. FAChAdA dO VESTIÁrIO VOlTAdA PArA O CAMPO (ZONA MISTA).

Será aplicado e escudo do time, com quatro metros e meio (4,5m), do lado direito do vestiário e ao centro, sobre a zona mista teremos a aplicação do nome do estádio, Estádio raimundo Sampaio - Independência, junto com o escudo, ocupando dez metros (10m) de extensão.

No placar, dentre as informações que serão disponibilizadas eletronicamente, vinte por cento 20% (vinte por cento) do espaço publicitário deverá ser para uso institucional do América.

Referências

Documentos relacionados

Tal como a prescrição eletrónica, a prescrição manual deve conter o número da receita, identificação do utente (definindo o regime de comparticipação), local de

devido à utilização do soro fisiológico 0,9%, e também dos preparados homeopáticos que quando diluídos na escala decimal, contêm moléculas até a dinamização

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

As divisórias construídas com o sistema Shaftwall são a solução ideal para evitar a propagação do fogo através dos vãos de elevadores ou de escadas, proporcionando uma

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

Esses comportamentos são também vistos por Simmel como uma patologia porque, assim como ao avaro e ao pródigo, o dinheiro pode tornar-se um fim em si mesmo,

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

Como mencionado anteriormente, em Cuba a densidade de médicos por número de habitantes é de 6,72 para cada 1 mil habitantes, média considerada altíssima, tendo