• Nenhum resultado encontrado

MANUAL OPERACIONAL PEDIDO DE FINANCIAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MANUAL OPERACIONAL PEDIDO DE FINANCIAMENTO"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

MANUAL OPERACIONAL

PEDIDO DE FINANCIAMENTO

Versão 4 Data 15/03/2011

(2)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 2 SUMÁRIO

1. OBJETIVO ... 3

2. CADASTRAMENTO DE NOVO USUÁRIO ... 3

4. PÁGINA INICIAL ... 4

5. INCLUSÃO DE PEDIDO DE FINANCIAMENTO ... 4

5.1 Opção “Análise Prévia/Capital de Giro” ... 5

5.2 Opção “Carta Consulta/Investimento” ... 6

6. ACOMPANHAMENTO DO PEDIDO DE FINANCIAMENTO ... 11

6.1 O fluxo de prospecção ... 11

3.3.2 Alteração de Status ... 16

3.3.3 Janela “Detalhes” ... 16

3.3.4 Janela “Pendências” ... 17

(3)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 3 1. OBJETIVO

O objetivo deste manual é detalhar os procedimentos necessários para a utilização do sistema Negócios Online, pelas empresas interessadas, para inclusão e acompanhamento dos pedidos de financiamento de capital de giro ou investimento.

2. CADASTRAMENTO DE NOVO USUÁRIO

Caso a empresa ainda não possua login e senha de acesso, deve ser efetuado cadastro através do site www.nossacaixadesenvolvimento.com.br, clicando na área de acesso restrito, no canto superior direito da tela:

Preencher todos os campos da tela apresentada:

Os dados da empresa deverão ser preenchidos da seguinte forma: a) Razão Social/Nome: informar a Razão Social;

b) CPF/CNPJ: informar o CNPJ;

c) E-mail: informar o e-mail de contato; d) Contato: informar a pessoa de contato;

(4)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 4 Será enviado um e-mail com as instruções para a confirmação ou cancelamento do cadastro. Caso seja confirmado, será apresentado o login [código numérico], e uma senha temporária. Após efetuar o primeiro acesso, o sistema irá solicitar a alteração da senha.

Nota: Se, ao realizar o login, o sistema apresentar mensagem de versão desatualizada, excluir todo o histórico de navegação ou cachê do navegador e atualizar a página. Caso o problema persista, favor entrar em contato com a área de suporte da Nossa Caixa Desenvolvimento.

4. PÁGINA INICIAL

Após a validação do login e senha de acesso, será apresentada a página inicial do sistema, contendo o menu “Pedido de Financiamento”.

5. INCLUSÃO DE PEDIDO DE FINANCIAMENTO

O menu “Pedido de Financiamento” é composto por três opções: “Análise Prévia/Capital de Giro”, “Carta Consulta/Investimento” e “Painel de Controle”:

(5)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 5 5.1 Opção “Análise Prévia/Capital de Giro”

A opção “Análise Prévia/Capital de Giro” é indicada para operações da Linha Especial de Giro (LEG), da Linha Especial Parcelada (LEP) e do Programa BNDES de Apoio ao Fortalecimento da Capacidade de Geração de Emprego e Renda (PROGEREN).

Nesta opção, o cliente deverá selecionar a Entidade Empresarial à qual é filiado, o endereço completo da empresa, o nome, telefone(s) e email do contato, a data da última atualização das demonstrações financeiras no site da Serasa Experian; além de um breve relato sobre a empresa.

Os campos “CNPJ” e “Razão social” já estarão preenchidos. No caso de acesso por uma Entidade Empresarial, o nome da entidade deverá estar preenchido e, por uma Empresa Especializada, o nome da empresa deverá estar preenchido.

(6)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 6 Na guia “Anexos”, deverão ser incluídos todos os documentos, arquivos, balanços, entre outros, pertinentes ao pedido de financiamento. É possível incluir e abrir os anexos enviados a qualquer momento.

Depois de salvo, este pedido de financiamento é enviado para a análise da Entidade Empresarial, que dará continuidade ao processo.

5.2 Opção “Carta Consulta/Investimento”

A opção “Carta Consulta/Investimento” é indicada para operações cujo intuito é a aquisição de máquinas e equipamentos, projetos de modernização, expansão,

(7)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 7 inovação, melhorias para reduzir os impactos ao meio ambiente, entre outros. As linhas de financiamento indicadas para esta opção são Financiamento ao Investimento Paulista (FIP), FIP Economia Verde e FINAME.

Nesta opção, separadas por guias, deverão constar diversas informações da empresa e do financiamento de interesse:

a) “Geral”: Serão encontradas as mesmas informações cadastrais citadas no item 3.1 - Análise Prévia/Capital de Giro.

b) “Atividades de Empresa”: Serão indicados o faturamento anual, a origem do capital e os principais produtos produzidos/comercializados da empresa.

(8)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 8 c) “Financiamento de Interesse”: Deve ser marcado o tipo de financiamento e

informado o prazo total, o período de carência e o percentual de financiamento sobre o gasto total.

d) “Descrição do Projeto”: Caso o pedido de financiamento seja para financiar um projeto, deve-se informar a descrição sucinta do projeto, indicando seus objetivos, bem como sua caracterização (implantação, expansão, modernização e outros) e destaques do projeto.

e) “Cronograma”: Deverá ser preenchido caso haja interesse em um financiamento para um projeto. Serão indicadas as datas, valores e tipos de

(9)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 9 recursos a serem utilizados em cada parte do projeto. O sistema calculará o valor total do projeto;

f) “Máquinas e equipamentos”: Deverá ser preenchido caso o objeto de financiamento seja um bem móvel. Nesta opção, deverá ser indicado o fabricante, o nome do equipamento, a quantidade e o valor de cada bem a ser adquirido, além do local de instalação do(s) mesmo(s).

g) “Considerações Finais”: Deverá constar uma previsão do faturamento nos próximos três anos, decorrente do investimento a ser realizado. Também deverá haver uma explicação desta previsão, no campo "Justificativas".

(10)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 10 h) No campo “Anexos”, deverão ser incluídos todos os documentos, arquivos,

balanços, entre outros, pertinentes a esta proposta de crédito. O cliente/entidade/empresa especializada pode incluir e abrir os anexos enviados a qualquer momento.

Depois de salvo, este pedido de financiamento será enviado para a análise da Entidade Empresarial, que dará continuidade ao processo.

(11)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 11 6. ACOMPANHAMENTO DO PEDIDO DE FINANCIAMENTO

No “Painel de Controle”, é possível visualizar todos os pedidos de financiamento cadastrados em nome da empresa. Também pode ser verificado o histórico de cada pedido e alterar os status pelos quais a empresa é responsável.

O Painel de Controle está divido da seguinte forma:

A. Prospecção: Árvore contendo todos os status do fluxo de concessão. É possível navegar pela árvore e verificar o total de pedidos de financiamento além do status de cada um deles.

B. Status: Indica o status selecionado.

C. Relação dos pedidos de financiamento existentes no status selecionado. D. Alterar para: Campo destinado à alteração do status.

E. Botões de ação: botões utilizados para detalhamento do pedido, histórico, entre outros. Serão explicados em detalhes nos subitens 3.3.3, 3.3.4 e 3.3.5.

6.1 O fluxo de prospecção

O fluxo de prospecção tem 39 status, dividido em 7 etapas, desde o registro do pedido de financiamento até a efetiva liberação do crédito ou cancelamento do pedido de financiamento:

(12)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 12 1ª etapa: Pré-Análise

1- Análise pela Entid. Empresarial

A Entidade Empresarial analisa o pedido de financiamento cadastrado. A Entidade Empresarial poderá aprovar ou recusar cada um deles.

2- Solicitação Registrada pela NCD

O pedido de financiamento foi registrado na Nossa Caixa Desenvolvimento, após aprovação da Entidade Empresarial.

3- Análise Prévia

A NCD irá realizar a análise do cliente com base nas informações enviadas pelo cliente.

4- Pendências para Análise Prévia

A NCD detecta se as informações enviadas estão desatualizadas ou ausentes. Neste caso, para verificar as pendências, deve-se acessar a opção “Pendências”, disponível na parte inferior do Painel de Controle.

5- Comitê de Enquadramento

No caso de financiamento de máquinas/equipamentos, o pedido é encaminhado para análise do comitê de enquadramento.

6- Análise de Projeto

No caso de projeto de investimento, o pedido é encaminhado para a análise do projeto. 7- Aguardando Pré-Qualificação

A NCD indicará se o cliente está qualificado, em quais linhas poderá operar e quais garantias devem ser oferecidas.

2ª etapa: Negociação 8- Negociação com o Cliente

Neste momento, ocorrerá a negociação das linhas que, posteriormente, será enviada para aprovação de crédito.

9- Negociação da Operação

Neste momento, ocorrerá a negociação dos valores e garantias que, posteriormente, será enviada para aprovação de crédito. Em seguida, a documentação cadastral será solicitada ao cliente.

(13)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 13 3ª etapa: Aprovação de Cadastro

10- Solicitação de Cadastro ao Cliente

A NCD solicitará, diretamente ao cliente, quais documentos são necessários para que o cliente possa operar.

11- Cadastro Enviado para a NCD

O cliente envia a documentação exigida para a NCD. Caso ele a tenha entregue à Entidade Empresarial ou à Empresa Especializada, a documentação deve ser repassada à Agência de Fomento Paulista.

12- Cadastro Recebido pela NCD

A NCD recebe os documentos e os envia para a análise. 13- Cadastro em Análise pela NCD

A NCD analisa os documentos enviados pelo cliente. Caso a documentação esteja em ordem, o pedido será enviado para análise de crédito.

14- Cadastro Devolvido para o Cliente

A NCD detecta problemas no cadastro e o devolve ao cliente, para que seja completado/regularizado e reenviado. Para verificar as pendências, deve-se acessar a opção “Pendências”, disponível no canto inferior do painel de controle.

4ª etapa: Aprovação de Crédito 15- Proposta em Análise

A NCD analisa as informações existentes sobre o cliente, as condições nas quais ele deseja operar (linhas, valores, garantias) e aprova as diretrizes da operação.

16- Prop. Aditamento Limite

A NCD analisa o pedido de aumento do limite rotativo (LEG). 17- Proposta Não Enquadrada

O pedido de financiamento foi analisado e não enquadrado nas regras de crédito da NCD.

18- Prop. Comitê de Crédito

O pedido de financiamento foi encaminhado para deliberação do Comitê de Crédito. 19- Prop. Dir. Colegiada

O pedido de financiamento foi encaminhado para deliberação da Diretoria Colegiada. 20- Limite Aprovado

(14)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 14 O limite global da empresa foi aprovado, podendo seguir com a concessão de crédito. 21- Limite Indeferido

O limite global da empresa foi indeferido, encerrando-se o pedido de financiamento. 22- Operação Aprovada

A operação de crédito pleiteada foi aprovada, podendo seguir para a formalização da operação.

23- Operação Indeferida

A operação de crédito pleiteada foi indeferida, encerrando-se o pedido de financiamento.

5ª etapa: Formalização da Operação 24- Geração de CCB/Contrato

Após a aprovação do crédito, o pedido de financiamento é enviado para a geração da CCB ou Contrato, no caso de desconto de títulos (LEG).

25- Aguard. Aprov. PAC/FRO

No caso de operações com o BNDES, o pedido de financiamento deve ser aprovado por aquela Instituição Financeira.

26- Conferência CCB/Contrato

O instrumento de crédito gerado (CCB ou Contrato) é enviado para conferência, previamente ao envio ao cliente. Dentre outros itens, são verificadas as condições da operação e a descrição das garantias.

27- Aguard. Regulariz. Erros

O instrumento de crédito é enviado para regularização de erros, no caso de alguma inconsistência.

28- Aguard. Acerto Condições Negoc.

O pedido de financiamento é enviado para acerto nas condições da negociação, no caso de alguma inconsistência.

29- Aguard. Assinatura e Registro

O instrumento de crédito foi enviado ao cliente e está aguardando a assinatura e o registro no respectivo cartório, se for o caso.

(15)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 15 O instrumento de crédito foi recebido na NCD, devidamente assinado e registrado, se o caso, e está aguardando o aporte de garantias para a liberação da operação.

31- Aguard. Documentos Complementares

O instrumento de crédito foi recebido na NCD, devidamente assinado e registrado, se o caso, e está aguardando o envio de documentação complementar para a liberação da operação. Por exemplo: notas fiscais, termo de recebimento e seguro do bem financiado/oferecido em garantia.

32- Aguard. Aprovação PL/BNDES

No caso de operações com o BNDES, o pedido de financiamento é enviado para aprovação do PL – Pedido de Liberação e envio dos recursos à NCD.

6ª etapa: Operação Concretizada 33- Operação Liberada

Indica que o pedido de financiamento foi liberado ao cliente. 34- Limite Vigente - LEG

Indica que, no caso de contrato rotativo (LEG), o limite está vigente e disponível para utilização do cliente.

35- Operação Liquidada

Indica que o pedido de financiamento já foi liquidado pelo cliente.

7ª etapa: Pedidos Cancelados 36- Não Aprovado pela Entid. Empr.

A Entidade Empresarial não aprova o cliente para operar com a Nossa Caixa Desenvolvimento (NCD). Por exemplo: a solicitação de financiamento foi efetuada por uma empresa que não é associada àquela Entidade Empresarial.

37- Cliente Não Qualificado

O cliente não foi qualificado para operar com a NCD. 38- Cliente Não Interessado

O cliente não está interessado em operar com a NCD e o processo se encerra. 39- Cliente Desistiu da Operação

(16)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 16

3.3.2 Alteração de Status

Para alterar o status de uma prospecção, o responsável pela atividade deverá acessar o painel de controle, clicar no pedido desejado e alterar o status no menu suspenso, na parte inferior da janela. A cada alteração de status, o sistema irá enviar um email para o responsável pela atividade seguinte, para que ele dê prosseguimento ao processo. Caso não haja alteração de status no período de dois dias, um novo email será enviado.

3.3.3 Janela “Detalhes”

Na janela “Detalhes”, o cliente poderá obter mais informações sobre o pedido de financiamento tais como: um resumo de pré-qualificação, sua manifestação quanto às condições da operação, a negociação das condições da operação e a conclusão da proposta de crédito.

As abas “Pré-qualificação”, “Negociação”, “Proposta de Operação” e “Aprovação” serão preenchidas pela Nossa Caixa Desenvolvimento.

A aba “Manifestação” deverá ser preenchida pelo cliente, indicando se ele está ou não de acordo com as condições da operação proposta. Caso ele esteja de acordo, ele deverá marcar a opção “Estou de acordo” e indicar data e local. Caso contrário, ele deverá marcar “Não estou de acordo” e indicar o motivo pelo qual ele não concorda com as condições. Após o preenchimento desta aba, o cliente deverá alterar o status da prospecção para “Cliente Interessado” ou “Cliente Não Interessado”.

(17)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 17 Na aba “Negociação”, o cliente indicará a linha de crédito desejada e suas condições (prazo, carência, valor), além de propor as garantias do contrato.

3.3.4 Janela “Pendências”

Na janela “Pendências”, o cliente poderá visualizar se há necessidade de envio de algum documento ou informação para o andamento do pedido. Apenas a Nossa Caixa Desenvolvimento pode alterar este item, incluindo ou concluindo pendências.

3.3.5 Janela “Histórico”

(18)

Manual Operacional – Pedido de Financiamento Versão 4.0 Pág. 18

Referências

Documentos relacionados

SANTO ANTÔNIO DE GOIÁS TEREZÓPOLIS DE GOIÁS 4ª DRP / GOIÁS MUNICÍPIOS DISTRITOS ARAGUAPAZ ARUANÃ BRITÂNIA BURITI DE GOIÁS CÓRREGO DO OURO FAINA CAIÇARA FAZENDA NOVA

1) A prevalência da doença cárie em crianças de 0 a 36 meses de idade de creches municipais da cidade de Joinville – SC foi de 59,6%, havendo diferença

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

Também foi verificada a presença de coliformes totais na água utilizando-se como meios de cultivo o Compact Dry EC, para as amostras de Março e Abril.. Observou-se que todos os

d) Prova de regularidade para com a Fazenda Estadual, mediante apresentação de Certidão Negativa, ou Certidão Positiva com efeitos de Negativa, emitida pela Secretaria da Fazenda

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

Fugiu – forma verbal do verbo “fugir”, no Pretérito Perfeito do Indicativo, na 3.ª pessoa do singular. Forma afirmativa: Eu

Combinaram encontrar-se às 21h