• Nenhum resultado encontrado

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA

Nome do produto: TYLADEN

Nome da Empresa/Fabricante: SESPO INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA,

Rua Manoel Joaquim Filho, 303, CEP. 13140-000 – Paulínia / SP

Contato de emergência: 0800 770 0355 ou (19) 3833-7709

e-mail: cevabrasil@ceva.com

sac@ceva.com

2- COMPOSIÇÃO E INFORMAÇÕES SOBRE OS INGREDIENTES Grupo químico: Antibiótico da classe dos macrolídeos.

Nome químico ou comum: Tartarato de Tilosina

Ingredientes que apresentam perigo: não contém ingredientes perigosos à saúde e ao meio ambiente Nome químico ou genérico de cada ingrediente que contribua para o perigo:

Tartarato de Tilosina CAS 1405-54-5 22,0 %

3- IDENTIFICAÇÃO DE PERIGOS

Principais Perigos: O produto não é tóxico ao homem e ao meio ambiente se utilizado conforme as recomendações. Efeitos do produto:

Efeitos adversos á saúde humana: o produto pode ser absorvido pelas vias respiratória, dérmica e oral, sem prejuízo à saúde. O contato com o produto pode provocar irritações na pele e nos olhos causando dermatites em pessoas sensíveis aos componentes da formulação.

Efeitos ambientais: produto atóxico para peixes e flora aquática.

Perigos específicos: produto não-inflamável Principais sintomas

Contato com a pele: não determinado

(2)

4- MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS

Inalação: Remover a vítima para local arejado. Consultar um médico levando consigo a embalagem, rótulo, bula ou receituário do produto.

Contato com a pele: Lavar as partes afetadas com água corrente e sabão em abundância. Ocorrendo efeitos/sintomas consultar um médico levando consigo a embalagem, rótulo, bula ou receituário do produto.

Contato com os olhos: lavar com água corrente em abundância durante 15 minutos., persistindo a irritação consultar um médico levando consigo a embalagem, rótulo, bula ou receituário do produto.

Ingestão: Não provocar o vômito. Afrouxe roupas apertadas. Procurar atendimento médico. Ações que devem ser evitadas: n/a

Nota para o médico: Tratar sintomaticamente.

5- MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO

Meios de extinção Apropriados: CO2 ou extintor de pó químico.

Meios de extinção contra indicados: evitar o uso de água para não haver escoamento para o ambiente.

Perigos específicos: A queima do produto em incêndio pode produzir óxidos de carbono e óxidos de nitrogênio e outros materiais ou produtos existentes no local.

Métodos especiais de combate a incêndio: Combater o incêndio a uma distância segura utilizando mangueiras ou canhão monitor. Em casa de incêndio de grande intensidade, onde o combate através do posicionamento através de uma distância segura , se não for possível abandonar a área de risco e deixar o produto queimar, monitorando o incêndio.

Proteção aos combatentes: usar roupa de proteção total e aparelho de respiração autônoma.

6- MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO

Precauções individuais: Eliminar todas as fontes de fogo ou calor. Não fumar. Não provocar faísca. Desligar todos os circuitos elétricos como motor, iluminação de portas, rádios, etc.

(3)

Remoção de fontes de ignição: interromper a energia elétrica e desligar as fontes geradoras de faíscas (produto aquoso ionizante).

Prevenção da inalação e do contato com a pele, mucosas e olhos: usar equipamentos de proteção individual adequado. Assegurar ventilação do local. Em caso de grandes derramamentos, utilizar mascaras contra vapores.

Métodos de limpeza:Não aplicável Pequenos derramamentos:

Usar ferramentas adequadas para colocar o sólido derramado em um recipiente adequado de lixo. Termine a limpeza espalhando água sobre a superfície contaminada e dispor de acordo com autoridades locais e regionais

requisitos.

Grande derramamento:

Use uma pá para colocar o material em um recipiente adequado de lixo. Termine a limpeza jogando água sobre a superfície contaminada e permitir a evacuação através do sistema sanitário.

7- MANUSEIO E ARMAZENAMENTO MANUSEIO

Procedimentos técnicos: manter o produto e eventuais sobras em suas embalagens originais adequadamente fechadas.

Precauções:

Precauções da exposição do trabalho: utilizar EPI conforme descrito no item 8 . Manter pessoas , principalmente crianças e animais domésticos longe do local de trabalho. Não entrar em contato direto com o produto. Evitar derrames ou contaminação do equipamento de aplicação, durante o seu abastecimento.

ORIENTAÇÕES PARA O MANUSEIO SEGURO: utilizar EPI conforme descrito no item 8. Aplicar somente as doses recomendadas no rótulo/bula do produto. No caso de sintomas de intoxicação, interromper imediatamente o trabalho e proceder conforme descrito no item 4 desta ficha.

Conselho de utilização: LEIA ATENTAMENTE AS RECOMENDAÇÕES DA EMBALAGEM ANTES DE UTILIZAR O PRODUTO.

ARMAZENAMENTO

Condições de Armazenamento: mantenha sempre o produto em sua embalagem original, guarde-o em local próprio para o armazenamento de medicamentos, o local deve ser ventilado, e o acesso deve ser apenas ao pessoal

autorizado. No caso de problemas com a embalagem original o produto deve ser envolto por recipientes adequados Produtos e materiais incompatíveis: não armazenar junto com alimentos, bebidas, inclusive os destinados para animais.Incompatível com substancias oxidantes.

(4)

Condições de embalagem:

No caso de problemas com a embalagem durante o manuseio original o produto deve ser envolto por recipientes adequados

Materiais de embalagem:

Embalagem primária: frasco-ampolas de 50 mL

Embalagem secundária: cartuchos de papelão acondicionados em caixas de papelão ondulado.

8- CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL

Medidas de controle de engenharia: Manipular o produto utilizando equipamentos de proteção individual. Equipamentos de Proteção individual:

Proteção respiratória: n/a

Proteção das mãos: Luvas de borracha impermeáveis (nitrila ou PVC)

Proteção dos olhos: Óculos de segurança para produtos químicos tipo ampla visão. Proteção da pele e do corpo: roupas protetoras e botas de borracha

Precauções especiais: manter os EPI´s devidamente limpos e em condições adequadas de uso, realizando periodicamente inspeções e possíveis manutenções/substituições de equipamentos danificados.

Medidas de higiene: tomar banho e trocar a roupa após o uso do produto. Lavar as roupas contaminadas em separado, evitando contato com outros utensílios de uso pessoal.

9- PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS Estado físico: Líquido

Aspecto: límpido

Cor: incolor a levemente amarelado Odor:característico

Densidade: 1,08 g/cm3 Ponto de fusão: ND

Características de inflamabilidade Ponto de fulgor: ND

Produto não inflamável.

Características de explosividade Produto não explosivo

(5)

Nota: Os valores aqui apresentados são valores típicos, determinados experimentalmente, podendo variar de amostra para amostra.Assim sendo, estes valores podem ser ligeiramente diferentes daqueles constatados para determinado lote do produto.

10- ESTABILIDADE E REATIVIDADE

Estabilidade química: Produto estável durante prazo de validade, sob condições normais de uso e Armazenagem. Reações perigosas: Não disponível

Produtos e materiais incompatíveis: Não disponível Produtos perigosos de decomposição: Não disponível

11. INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS : Toxicidade aguda:

Oral: Rato: DL50 6200 mg/Kg

Efeitos locais: perigoso em caso de ingestão,levemente prejudicial em caso de inalação Toxicidade crônica: Não disponível

Efeito de reprodução: Não disponível

12- INFORMAÇÕES ECOLÓGICAS Ecotoxicidade: Não determinado

Possíveis produtos de degradação: Não prováveis a curto prazo.No entanto, a longo prazo podem surgir produtos de degradação.

13- CONSIDERAÇÕES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIÇÃO

Restos do produto: embalar e fechar restos de produto etiquetá-los e levá-los para uma central de incineração adequada. Manter as eventuais sobras dos produtos e ou com validade vencida em suas embalagens originais adequadamente fechadas.

Embalagem usada: as embalagens vazias deverão ser submetidas à tríplice lavagem. Não queime nem enterre as embalagens. Observe Legislação Estadual e Municipal específicas. Consulte o Órgão Estadual ou Municipal de meio ambiente.

(6)

Produto: se o produto se tornar impróprio para utilização entre em contato com a empresa fabricante. No tratamento e disposição do produto, de seus restos e embalagens usadas, observar as legislações municipal e estadual e/ou federal pertinentes.

14. INFORMAÇÕES SOBRE TRANSPORTE:

Produto não classificado como perigoso para o transporte de acordo com a Resolução 420 da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT

15- REGULAMENTAÇÕES Lei 6360 de 23/09/1976

Decreto 79.094 de 05/01/77 Portaria 321 de 28/07/97

Nota: As informações indicadas nesta seção correspondem às principais regulamentações especificamente aplicáveis ao produto objeto desta FISPQ. Chama-se a atenção do utilizador sobre a possível existência de outras regulamentações e recomenda-se levar em consideração outras medidas ou disposições, internacionais, nacionais ou locais, de possível aplicação.

16- OUTRAS INFORMAÇÕES

Uso recomendado: vide rótulo do produto

Referências Bibliográficas:RELATÓRIO TÉCNICO DO PRODUTO Atualização:Vide versão na data do cabeçalho

Nota: As informações aqui contidas, referentes ao produto puro, são meras orientações e são dadas de boa fé, sem que incorra em responsabilidade, expressa ou implícita .Caso haja necessidade de esclarecimentos ou informações adicionais do uso específico deste produto, consulte a Sespo Industria e Comércio.

(7)

17- HISTÓRICO DE REVISÃO

Revisão Data Descrição da Modificação

01 07/07/2005 Inicial

02 11/01/2010 Mudança do endereço para Paulínia .Introdução do Cabeçalho em todas as páginas.

03 30/08/2010

Mudança do logo para SESPO, retirada nos itens que citava Vetbrands. Mudança de cabeçalho.Mudança do contato de emergência e e-mail para emergência. Inclusão do histórico de revisão.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho é um relato de experiência de um Licenciado em Matemática e ex – bolsista do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência do Instituto Federal

O Reitor da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, no uso de suas atribuições, torna pública,

A primeira aplicação da equação de Mincer (1974) para a análise comparativa dos diferenciais dos rendimentos entre migrantes e não-migrantes foi realizada por Chiswick (1999).

Artigo 38 – A carteira do FUNDO, bem como a carteira de eventuais fundos investidos (“Fundos Investidos”) estão sujeitas às flutuações de preços e/ou cotações do mercado,

Pagamento referente a prestação de serviços e preparo, nutrição armazenamento, distribuição, logística, manutenção corretiva e preventiva dos equipamentos e utensílios

• alguma vez teve reação alérgica grave após aplicação de qualquer vacina influenza.. Este medicamento é contraindicado para menores de 24 meses

Os procedimentos metodológicos do artigo, foram de observação participante e instrumentos como o diário de campo e registros fotográficos para coleta de dados, o Museu

As aivecas são protegidas por parafusos fusíveis (A), para maior segurança do arado e do sistema hidráulico do trator (terceiro ponto).. Portanto, em caso de substituição, faça