• Nenhum resultado encontrado

#90. APMinformação. A direcção e os sentidos. Pagamento de quotas. Dezembro de Direcção e direcções da Associação.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "#90. APMinformação. A direcção e os sentidos. Pagamento de quotas. Dezembro de Direcção e direcções da Associação."

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

#90

Boletim publicado pela Direcção da Associação de Professores de Matemática

APM

informação

Dezembro de 2008

Editorial

A direcção e os sentidos

Pagamento de quotas

Apelamos à compreensão dos sócios no sentido de regularizarem a sua situação no que diz respeito ao pagamento de quotas. Acompanha este número uma ficha de inscrição/actualização onde poderá consultar toda a informação necessária para este efeito. Lembramos que a actualização pode ser feita on-line a partir do nosso portal www.apm.pt. Para isso, deve inserir o seu número de associado e a respectiva password. Deve, então, editar o seu perfil e, na sua conta corrente, accionar o pagamento de quota, escolhendo a forma de pagamento. Na sua área pode ainda consultar e/ou alterar os seus dados pessoais, consultar publicações, fazer downloads das revistas ou fazer encomendas de materiais na Loja da APM.

Para dar mais força à APM, pode ainda divulgar na sua escola a modalidade de assinante institucional, através da ficha que se encontra em anexo. Aderindo a esta modalidade, sempre que as escolas necessitem de adquirir ou de requisitar material para os seus projectos, poderão fazê-lo de forma vantajosa, para além de receberem sempre a revista da Associação.

Suplemento do APMinformação nº 90 — Ficha de inscrição/actualização de Quota 2009 / Sócio individual

1. Direcção e direcções da Associação

Em Setembro passado, realizou-se o Encontro Nacional de Professores de Matemática. Em Elvas, a APM mos-trou mais uma vez ser uma grande associação de professo-res, grande e respeitada não só globalmente mas também a nível local, não por ter um grande número de associa-dos, mas por ter associados activos em cada uma das re-giões do país. Em Elvas, os associados levantaram no seu chão uma organização local poderosa na mobilização dos interesses locais e poderosa na mobilização dos professo-res de Matemática que, de todo o país, se deslocaram para participar activamente ou para assistir a alguma sessão que deles precisava para ganhar sentido. Para isso, foi preciso que, localmente, os associados se agigantassem até serem

a orientação que a Associação precisava de tomar naque-le momento, respondendo a necessidades de intervenção e esclarecimento global sobre o ensino de Matemática e em cada segmento ou nível de ensino, mas também a necessi-dades de informação e formação que surgem das salas de aula, para além das trocas de experiência e de exibição do conseguido, um pouco por todos os lugares onde se ensina e se aprende Matemática.

O associativismo dos professores de Matemática cons-titui-se numa poderosa rede de vontades que tem ex-pressão em grandes acontecimentos como o ProfMat de Elvas e em outros encontros de âmbito regional como os de Vila Real ou Coimbra, de Aveiro ou Évora, ou secto-rial como o Encontro Nacional dos Professores do 1º ciclo ou o Seminário de Investigação em Educação Matemática. Nos núcleos locais, os sócios da APM são prova de vida, de identidade dos professores de Matemática em exercício e são imagem local da profissão. Nos grupos de trabalho, os sócios deixam um rasto indelével de estudo e opinião, em pareceres e recomendações, em publicações que apoiam a actividade quotidiana dos professores, reforçam a sua iden-tidade e constituem a fonte da qual se bebe a história de uma construção profissional. A Associação é feita de gran-des acontecimentos, encontros e publicações, mas também em cada dia que passa. E é preciso lembrar sempre cada um e todos os professores e funcionários que, quotidiana-mente, fazem a Associação em cada telefonema, cada en-vio, cada página, em cada gesto e sorriso que faz sentir cada professor de Matemática chegar a casa sua quando contac-ta a Associação.

É por isso, que a Direcção reafirma a sua confiança nas diferentes estruturas, núcleos e grupos de trabalho, na di-versidade da sua actividade independente em favor do reforço positivo da imagem da Matemática e dos profissio-nais de ensino na sociedade. O associativismo cresce com a actividade empenhada dos associados e prejudica-se,

(2)

quan-2 | Dezembro quan-2008 || nº 90

do não degenera!, ao deixar-se confinar a uma organização centralizada num pequeno núcleo de activistas.

2. Sentidos para a formação

Para além das publicações que, ao longo dos anos, escla-recem concepções e são pistas para a prática da docência e para a reflexão sobre ela, é com iniciativas de formação que a Associação tem interagido com um grande número de professores. Não se trata de acrescentar meras activida-des de formação a outras já existentes e que suprem as ne-cessidades. Trata-se de garantir a diversidade, de garantir os sentidos todos que a formação contínua deve ter para que a profissão se realize inteira e não só nos aspectos in-teressantes para o poder político de cada circunstância. A Associação pode participar pela sua acção independente na resposta que é necessária num ou noutro momento, mas não pode limitar-se a isso sob risco de perder de vista a ac-ção e reflexão que acompanha, mas também antecipa e dá forma ao desempenho profissional num contexto de mu-danças sociais, tecnológicas e científicas. A actividade do Centro de Formação tem sido diminuída pelas decisões políticas que, para dar toda a potência ao governo e às ne-cessidades de formação por ele determinadas e executadas, prejudicaram as instâncias autónomas. Não se trata aqui de criticar tão só os esquemas de financiamento da formação e o escoamento das fontes para as iniciativas do governo. Foi mais do que isso. Numa nesga de tempo, que esperamos esteja a chegar ao seu fim, as iniciativas do governo mo-nopolizaram uma grande parte dos activos e da actividade para um objectivo ou uma estreita franja de objectivos cen-trados na aplicação e generalização de novos programas de Matemática.

Necessário se torna que os sócios da Associação se mo-bilizem em torno da Associação e do seu Centro. Para diversificar assuntos, temas, materiais, formas e modalida-des de formação para o ensino de Matemática, mas tam-bém diversificar ao nível da composição de equipas para a concepção, preparação e execução de novas iniciativas de formação e, finalmente…, para dispersar iniciativas pelo território nacional.

As alterações introduzidas nos sistemas da formação (contínua e inicial), a que a APM não pode ficar alheia, obrigam-na a reconhecer e a ser reconhecida por novos parceiros, sejam eles centros de formação ou escolas (dos ensinos superior e não superior) espalhados pelo território. A diversidade das inter-relações entre parceiros obriga-nos a cautelas e a riscos, calculados ou temperados pela vigilân-cia dos sócios, e das estruturas da Assovigilân-ciação (Conselho Nacional e Conselho Fiscal).

3. De dentro para fora, cá dentro e lá fora

Uma associação não pode deixar de reconhecer o movi-mento associativo de que faz parte. E vive também para

ser reconhecida como parte, como contribuição social. Os professores de Matemática reconhecem-se nas suas associa-ções e sociedades e são reconhecidos pela importância que a sua contribuição específica tem para o conjunto da pro-fissão docente e para a melhoria do ensino. Assumem, por isso, especial importância todas as ligações e colaborações com a Comissão Nacional de Matemática, centros de in-vestigação matemática e do seu ensino e instituições nacio-nais e internacionacio-nais (SEM/SPCE, SPM, SEM, FISEM, ICMI) quer como associação, globalmente considerada, quer através de acções realizadas pelos seus grupos de tra-balho. E também com o Secretariado Inter-Associações de Professores (SIAP) que organiza acções comuns às associa-ções de professores. Mais do que nunca (ou como sempre?), preservar a identidade e a autenticidade da acção particular acrescentada à colaboração com os outros é a forma mais segura de encontrar resposta para a complexidade dos pro-blemas colocados aos professores nos seus exercícios espe-cífico e geral, de cidadania.

A Associação mantém colaboração estreita com enti-dades e projectos, na dependência ou não dos governos. Muita da acção da APM é devedora dessas colaborações e apoios, de ministérios, departamentos governamentais e direcções gerais e regionais, institutos e escolas superiores, universidades, faculdades e departamentos, escolas priva-das e públicas, autarquias, comunicação social. A APM or-gulha-se especialmente de ser parceira do Atractor, como se orgulha de cada um dos projectos Ciência Viva em que participa, dos seus anos temáticos e da sua colaboração com os anos temáticos (nacionais e internacionais). Para o ano de 2009, desejamos todo o êxito ao Ano Internacional de Astronomia, tema de grande importância para todas as co-munidades e especialmente importante na formação mate-mática dos jovens.

4. Finalmente

Quanto mais ricos e capazes de diversidade, mais cuidados merecem os corpos associativos e os seus elementos consti-tuintes. Muitas das mudanças são independentes da vonta-de da Associação. Para as compreenvonta-der e participar nelas, ou para as enfrentar, a Associação precisa sempre de mais e mais iniciativa dos sócios. A APM precisa de mais sócios individuais e institucionais, professores de todos os níveis de ensino e instituições representando interesses ligados ao ensino e à divulgação científica. E conta com os sócios para cuidar do seu crescimento sustentado.

As actividades para este ano são todas gizadas neste ter-reno de facilitar a iniciativa dos grupos e núcleos, de enri-quecer as colaborações, de dar corpo à vontade dos seus sócios, de dar todo o apoio à edição e divulgação das publi-cações e à organização dos seus encontros regionais ou sec-toriais e ao seu encontro dos encontros, o ProfMat’2009 que se realiza em Viana do Castelo.

(3)

3 | Dezembro 2008 || nº 90

Membros da actual Direcção da APM e respectivas tarefas

Assessorias e representações Arsélio Martins Comunicação Social Arsélio Martins Tesouraria José Tomás Gomes Centro de Formação Liliana Costa Centro de Recursos Helena Amaral

Portal APM e Backoffice Paulo Correia e José Manuel Santos Sede, Loja, Sócios e Funcionários Helena Amaral, José Tomás Gomes

e Nuno Valério Publicações Helena Amaral Secretariado do Conselho Nacional Paulo Correia

Núcleos Regionais Cristina Cruchinho e Paulo Correia Grupos de Trabalho José Tomás Gomes e Helena Amaral 1º CEB Helena Amaral

2º CEB Nuno Valério e José Manuel Santos 3º CEB Cristina Cruchinho e Liliana Costa Secundário Cristina Cruchinho e Ana Brito Jorge Superior José Tomás Gomes e Liliana Costa

ProfMat Arsélio Martins

Ano Temático Liliana Costa

APMinformação Nuno Valério e Ana Brito Jorge

Direcção da APM: Eleições

Por altura do ProfMat2008, em Setem-bro, houve eleições para a Direcção da APM. Os resultados da votação, na qual participaram 234 sócios, fo-ram os seguintes: Arsélio Martin, só-cio n.º 479 (Presidente): 208 votos; Liliana Costa, sócia n.º 2715 (Vice-presidente): 192 votos; Ana Brito Jorge, sócia n.º 528 (Vice-presidente): 192 votos; José Manuel Santos, sócio n.º 5953 (Vogal): 190 votos; Cristina Cruchinho, sócia n.º 787 (Vogal): 195 votos; Brancos: 14 votos; Nulos: 4 votos.

Os elementos agora eleitos jun-tam-se aos membros que integraram a Direcção no ano anterior, a saber, Helena Amaral (vice-presidente), José Tomás Gomes, Nuno Valério e Paulo Correia (vogais).

Não queremos deixar de expressar um agradecimento aos elementos que cessaram funções e que durante dois anos fizeram parte da Direcção: Rita Bastos, Sónia Figueirinhas, Manuela Simões, Sónia Félix e Cristina Cruchinho (agora reeleita).

(4)

4 | Dezembro 2008 || nº 90

Notícias

Actualização

de endereços electrónicos

Continuamos a solicitar a todos os só-cios que actualizem os seus endereços de correio electrónico. Para isso, basta entrar na página da APM, área de só-cios, e proceder à actualização da sua ficha. Esta actualização é de extrema importância, uma vez que torna o en-vio de informação mais eficaz e, desta forma, reforça a garantia de toda a in-formação da Associação chegar ao seu destino.

Equipa do APMinformação

A equipa do APMinformação sofreu

algumas alterações. A Sónia Félix dei-xou de fazer parte desta equipa e foi nela integrada a Ana Brito Jorge. A equipa deste boletim agradece à Sónia Félix todo o seu apoio e empenho ao longo dos dois anos em que colaborou na sua edição.

Calendarização

Informamos todos os sócios que as datas previstas para os próximos Conselhos Nacionais, Assembleia Geral e Reunião de Núcleos são os seguintes:

Assembleia Geral: 21 de Março de

2009

Conselho Nacional: 21 de Março

de 2009 e 27 de Junho de 2009 • Reunião de Núcleos: 24 de Janeiro

de 2009

Encontro luso-espanhol

em Educação Matemática

Pela primeira vez três organizações ibéricas, a Associação de Professores de Matemática, a Secção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação e a Sociedad Española de Investigación en Educación Matemática juntaram-se para realizar

um encontro científico que teve lu-gar no passado mês de Setembro em Badajoz. Esta iniciativa insere-se no protocolo de colaboração mútua que a APM e a SEIEM estabeleceram, em 1999, com a finalidade de apoiar, re-forçar e desenvolver a investigação so-bre Educação Matemática em Portugal e Espanha.

A APM, através do GTI, esteve presente, desde o início nas reuniões preparatórias e procurou manter o XVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática na mesma se-mana da realização do ProfMat, tendo sido esta uma exigência para a nossa participação.

Formalmente tiveram lugar três encontros com um programa comum e esta opção, como certamente os par-ticipantes se aperceberam, conduziu a um seminário com uma estrutura e um estilo diferentes dos que caracteri-zam os SIEM da responsabilidade do GTI.

O programa foi fundamentalmen-te constituído por dois Seminários, a

abrir e a encerrar o encontro, e por ses-sões de apresentação de comunicações

num dia a elas inteiramente dedica-do. O primeiro Seminário moderado

por Leonor Santos, foi sobre o tema

A investigação em Educação Matemá­ tica em Espanha e Portugal: marcos ge­ rais e perspectivas de futuro e contou

com intervenções iniciais de Jeremy Kilpatrick, João Pedro da Ponte e Salvador Llinares. O segundo semi-nário, com moderação de Luis Puig, incidiu sobre o tema Resolução de pro­ blemas: 30 anos depois, contando com

apresentações de Enrique Castro, José Manuel Matos e Manuel Trigo. Nas sessões de comunicações foram apre-sentados 49 trabalhos, aceites depois de um processo de revisão, 19 dos quais da responsabilidade de investi-gadores espanhóis e 30 de investiga-dores portugueses, número este que corresponde ao que vem sendo hábito nos últimos SIEM.

A realização deste encontro vinha sendo perseguida há vários anos com o objectivo de aprofundar o conhe-cimento recíproco de problemáticas, metodologias e resultados da investi-gação em educação matemática que se faz em Portugal e Espanha. Julgamos que este encontro, no conjunto de outras iniciativas levadas a cabo em anos anteriores contribuiu para esse objectivo.

Comissão coordenadora do GTI

Pedido de opiniões

Durante 90 números, o APMinformação tem desempenhado a função de informar os sócios sobre a

vida da associação, designadamente dos Núcleos, Grupos de Trabalho e organismos nos quais se faz representar.

Na época em que actualmente vivemos, onde a informação através de meios digitais se impõe, é le-gítimo que questionemos a continuidade do APMinformação em suporte de papel. Assim,

gostaría-mos que os sócios nos fizessem chegar as suas opiniões sobre a utilidade que vêem nesta publicação e sobre a importância que cada um lhe atribui nos dias que correm.

(5)

 | Dezembro 2008 || nº 90

Centro de Formação

Formação Contínua na APM

A candidatura a financiamento para a realização de for-mação na APM para o ano de 2008 foi recusada, tal como aconteceu com outras associações de professores. Consequentemente, a APM não teve meios financeiros para realizar o seu plano de formação no presente ano. Neste momento não se sabe o que irá acontecer no pró-ximo ano relativamente a financiamento, no entanto a Comissão Pedagógica do Centro de Formação encontra-se a elaborar o seu plano de formação para 2009.

Para podermos ir ao encontro das expectativas dos nos-sos associados é fundamental auscultar a sua opinião com vista a podermos dar a melhor resposta possível à formação que desejam para 2009.

Convidamo-lo a participar num inquérito on­line

so-bre a formação a realizar através da APM. Para tal, neces-sita inscrever-se no Moodle da APM (caso não esteja já inscrito). Todo o processo demora pouco tempo e espe-ramos que isso não seja impeditivo de dar a sua opinião numa questão tão importante como é a formação.

Aqui ficam instruções de como proceder para partici-par. O inquérito não é anónimo porque para participar é necessário indicar o número de sócio.

Como fazer o primeiro acesso?

Aceda a http://onlearn.apm.pt/. Se é o seu primeiro acesso

nes-ta planes-taforma, deve Entrar e criar uma conta de utilizador,

preenchendo o formulário e fornecendo os seus dados

pes-soais. Depois de concluído o preenchimento do formu-lário, será enviada imediatamente uma mensagem para o endereço de correio que indicou. Leia essa mensagem e vi-site o apontador fornecido para confirmar o registo e po-der entrar no sítio.

Inscrição na disciplina Moodle

A seguir, poderá seleccionar a disciplina Formação APM — Contacto com os sócios na qual se quer inscrever.

Depois deve escolher questionário aos sócios e

respon-der às perguntas que lhe são solicitadas.

Se tiver alguma dúvida não hesite em contactar-nos através do e­mail cformacao@apm.pt.

Cláudia Fialho Centro de Formação

O Pergunta Agora está de volta!

Depois de um período de ausência, nomeadamente devida à falta de recursos humanos que permitissem respon-der em tempo útil a todas as questões, a base de dados do consultório Pergunta Agora (PA) voltou a integrar o portal da APM, desde o final de 2007. Com cerca de um milhar de respostas, voltou a poder ser pesquisada por todos os interessados que procuram informações relacionadas com a Matemática, com o seu ensino e a sua aprendizagem.

Quando, em Julho de 2008, se colocou a hipótese de serem atribuídas ao PA duas das reduções de horário concedidas pela tutela à APM, foi reconstituída a equipa dinamizadora do projecto com o Fernando Nunes, um dos fundadores do consultório, a Susana Diego que fez parte do projecto anterior durante cinco anos e a Sónia Figueirinhas que também já tinha sido respondedora.

O mês de Setembro e parte do de Outubro, foram de intenso e invisível trabalho, que recaiu mais sobre a Sónia Figueirinhas, dada a sua experiência anterior, no sentido de preparar tudo para o bom funcionamento des-te serviço, nomeadamendes-te do backoffice, ao qual terão acesso não apenas os três administradores — Susana Diego

do 2.º ciclo, Sónia Figueirinhas do 3.º e Fernando Nunes, «sem pasta» —, mas também os restantes responde-dores que, a nosso convite, se foram juntando ao grupo de responderesponde-dores, aos quais agradecemos desde já. No fim de Outubro, foi então a vez de reabrir este consultório e aceitar novas perguntas, ainda que apenas para o 2.º e 3.º Ciclos, enquanto não se consegue toda uma equipa, com a funcionalidade requerida e a capacida-de capacida-de resposta exigidas para garantir a abertura aos restantes níveis capacida-de ensino.

Cá estamos, pois, com a expectativa e a vontade de que este serviço, que não é frequente com estas caracterís-ticas e na nossa língua, volte a ter a dinâmica dos primeiros tempos.

(6)

 | Dezembro 2008 || nº 90

Centro de Recursos

O Centro de Recursos da APM (CR) dispõe de diversos materiais que empresta para utilização com os alunos. Há diferentes baús temáticos que podem ser utilizados para apoio na sala de aula bem como, conjuntos de jogos de tratégia e diferentes materiais para serem utilizados em es-paços fora da sala de aula.

Se está interessado em divulgar a Matemática junto dos seus alunos ou da sua comunidade escolar contacte o CR e veja quais as datas que se encontram disponíveis para a re-quisição dos materiais.

Se quiser praticar com os seus alunos os jogos do V Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos e a sua escola

não tem possibilidade de os adquirir, não hesite em requisi-tá-los. Pode contactar o CR através de telefone 217163690 ou por email para crecursos@apm.pt.

Informamos ainda, que a primeira distribuição das ex-posições já foi efectuada mas ainda se encontram dispo-níveis algumas datas. Uma das exposições que pode ser requisitada é a Exposição Livros de texto de Matemática que

pode ser visitada em http://www.apm.pt/portal/index.php?id=63589.

Esta exposição caracteriza, através da análise de livros de texto de matemática, usados nas escolas primárias, nos liceus e nas escolas técnicas portuguesas, aspectos do en-sino da matemática, num período de tempo que decorre entre a reforma pombalina e o 25 de Abril de 1974. A in-formação que é disponibilizada nesta exposição constitui um importante recurso ilustrativo das transformações pro-fundas, observadas no ensino da matemática, ao longo do período de tempo observado.

Fim de tarde

Como já vem sendo hábito há alguns anos o Centro de Formação da APM em colaboração com o Centro de Recursos vai realizar dois Fim de tarde com o tema Origami, dobras em papel. Irão decorrer na sede da APM (Rua Dr.

João Couto n.º 27 A,1500–236 Lisboa). Este ano as datas propostas são 9 e 10 de Dezembro às 16h30.

A participação no Fim de tarde, Origami dobras em pa­ pel tem um custo de 5 euros para Sócios e 10 euros para

Não Sócios. Nestas sessões serão fornecidos aos participan-tes instruções, para a construção dos modelos e papel para a elaboração dos mesmos.

Os professores interessados deverão enviar uma men-sagem para o endereço cformacao@apm.pt com o seu nome

completo e telefone/telemóvel. A inscrição deverá ser feita até ao dia 5 de Dezembro.

Um dos cartazes da Exposição Livros de texto de Matemática

(7)

 | Dezembro 2008 || nº 90

Núcleos Regionais

Núcleo regional da Lezíria — O novo Núcleo da APM

Um grupo de professores de Matemática oriundos dos diversos níveis de ensino encontra-se a organizar um núcleo regional, cuja área de abrangência é essen-cialmente o distrito de Santarém. Com sede na Escola Superior de Educação de Torres Novas, um dos objectivos primordiais desta equipa de professores é criar espaços de partilha e divulgação de práticas educativas que promovam o ensino e aprendizagem da Matemática, de forma adequada.

Este núcleo surgirá no dia 17 de Janeiro de 2009, data em que também se realizará um Encontro de Professores de Matemática, na Escola Superior de Educação de Torres Novas e no Agrupamento de Escolas Artur Gonçalves (mais informações em http://www.esetn.pt/). Com esta formação pretense

de-sencadear a criação de momentos de colaboração entre docentes que propi-ciem a transposição de alguns obstáculos inerentes à implementação de novos modelos curriculares. Pretende-se, ainda, incentivar a produção de materiais de apoio ao ensino e a sua disponibilização on­line, prolongando os momentos

de aprendizagem. Esta iniciativa é organizada por 4 professores acompanhan-tes do Plano da Matemática, Diogo Alves, Ercilio Mendes, Laura Bandarra e Paulo Almeida.

Aveiro

AveiroMat2008

Decorreu no dia 11 de Outubro, do corrente ano, o AveiroMat2008 — o

9.º Encontro Regional de Professores de Matemática do Distrito de Aveiro — na Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, em Esgueira, Aveiro. O Encontro teve início com a Ses-são de Abertura que contou com as presenças da Directora-Adjunta da Direcção Regional de Educação do Centro, Drª. Helena Libório, do Ve-reador da Educação da Câmara Mu-nicipal de Aveiro, Dr. Pedro Ferreira, da Presidente da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, Drª. Isabel

(8)

8 | Dezembro 2008 || nº 90

Ficha técnica: APMinformação | Dezembro 2008, nº 90 | Boletim publicado pela Direcção da Associação de Professores de Matemática e enviado gratuitamente aos

sócios da APM | Edição Direcção da APM | Editores Ana Brito Jorge, Ilda Rafael e Nuno Valério | Paginação Gabinete de Edição da APM | Morada Rua Dr. João Couto,

nº 27–A 1500-236 Lisboa | Telefones 21 7163690/21 7110377 | Fax 21 7166424 | E­mail apmi@apm.pt | APM na web www.apm.pt | Impressão APM | Tiragem 3000

exemplares.

Branco, e do Presidente da APM, Dr. Arsélio Martins.

Durante o Encontro, realizou-se uma conferência plenária, dinami-zada pelo Professor Eduardo Veloso, subordinada ao tema A geometria da Flagelação.

Os participantes tiveram uma vas-ta ofervas-ta de Sessões Práticas, nome-adamente: V Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos; Intergeo — Divulgação do Projecto, a partir de exemplos e demonstrações de uso; Círculos Experimentais de Matemática; Alguma da matemática do origami; Funções e Geometria com a TI­nspi­ re; Geometria no espaço com o Cabri 3D; Introdução ao quadro interactivo Interwrite; e, Matemática Aplicada às Ciências Sociais.

Neste Encontro houve ainda um espaço de partilha e discussão pro-movido pelo Painel Perguntas ao Programa de Matemática, cujos

par-ticipantes foram: Dr. Carlos Alberto Pinto-Ferreira, Director do GAVE; Dra. Joana Brocardo, Directora Geral da Inovação e Desenvolvimento Curricular, e Dr. Jorge Guerra, Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima.

Neste AveiroMat estiveram

presen-tes 200 participanpresen-tes, o que foi de gran-de agrado da Comissão Organizadora, superando todas as expectativas e pro-porcionando novos desafios para os próximos anos.

A Comissão Organizadora agradece a todos os participantes e dinamizadores pela presença no AveiroMat2008, e

espe-ramos encontrar-nos no AveiroMat2009.

A Comissão Coordenadora

Bragança

Eleição da Comissão Coordenadora do Núcleo Regional de Bragança para o biénio 2008/2010

Na Assembleia Geral realizada em Bragança, no dia 12 de Julho de 2008, foi constituída a Comissão Coordenadora do Núcleo Regional de Bragança para o biénio 2008⁄2010, tendo sido eleitos cinco associa-dos: Célia Afonso, Escola S/3 Abade de Baçal; Cristina Martins, ESE de Bragança; Manuel Vara Pires, ESE de Bragança; Paula Barros, ESTG de Bragança e Teodoro Nunes, Escola EB1 de Macedo de Cavaleiros. Logo após a Assembleia Geral, na sua primeira reunião, a nova Comissão Coordenadora decidiu fazer a seguin-te distribuição de tarefas: Cristina Martins (coordenadora do Núcleo, re-presentante no Conselho Nacional); Célia Afonso (tesoureira); Paula Barros (secretária); Manuel Vara Pires (vogal); Teodoro Nunes (vogal).

A Comissão Coordenadora do Núcleo Regional de Bragança

Porto

… e o Porto aqui tão perto

1. PortoMat 2009

A 18 de Abril de 2009, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, realizar-se-á a 7.ª edição do Encontro Regional da Associação, promovido pelo Núcleo do Porto.

O encontro organizar-se-á em tor-no de uma conferência plenária de abertura, simpósios temáticos com comunicações de 15 minutos segui-das de discussão, sessões práticas de 1 hora e 30 minutos e um painel de encerramento.

Pretendemos que o PortoMat 2009 se construa a partir do

contri-buto de muitos professores. Assim, os interessados em colaborar com co-municações para os simpósios ou com sessões práticas deverão submeter uma proposta do que pretendem fazer (um resumo com não mais do que uma pá-gina) até 15 de Janeiro de 2009, por correio electrónico, para o e­mail:

porto@apm.pt. As propostas serão

apre-ciadas e posteriormente organizadas conforme a natureza das sessões e as temáticas sugeridas.

Os simpósios serão organizados em torno de temáticas comuns como, por exemplo, os quatro temas do

Novo Programa de Matemática para o Ensino Básico (Números e Cálculo, Álgebra, Geometria, e Organização e Tratamento de Dados), o

desenvolvi-mento das capacidades transversais, as tecnologias e a aprendizagem na temática, a utilização de materiais ma-nipuláveis em sala de aula, as relações entre a aprendizagem e a avaliação no contexto da matemática escolar, as vá-rias iniciativas do Plano de Acção de Matemática (Plano da Matemática e Programa de Formação Contínua de Professores, por exemplo).

Apelamos, pois, à vossa participa-ção activa.

2. Funcionamento e abertura da sede

A sede do Núcleo do Porto tem tido uma afluência bastante significativa tendo em conta que não existe um ho-rário de atendimento permanente por falta de pessoal disponível e por in-compatibilidade de horários dos ele-mentos da Comissão Coordenadora. A abertura da sede, situada no

Departamento de Matemática Pura da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP, ao Campo Alegre),

é feita mediante contacto directo com a Comissão Coordenadora, por

e­mail para rferreir@fc.up.pt ou

(9)

horá-9 | Dezembro 2008 || nº horá-90

Núcleo de Vila Real

O Núcleo de Vila Real informa que a sua sede já não dispõe de telefone e que o seu horário de abertura é às quintas- feiras, das 9h 30min às 12h 00min. Na impossibilidade de se desloca-rem à sede nesse horário, os sócios po-dem contactar a Coordenação através do e­mail mmsn@utad.pt ou para os

tele-fones 259322410 ou 967221506. O Núcleo do Distrito de Vila Real, está neste momento, a arrancar com a organização do XI Encontro Regional de Professores de Matemática, RealMat 2009, que se realizará na Escola Básica 2,3 com Secundário de Miguel Torga,

em Sabrosa. Contamos com todos os sócios para a divulgação desta iniciati-va anual do nosso Núcleo, bem como com a sua activa participação. Fiquem atentos à página da APM na secção dos Núcleos Regionais, onde brevemente, divulgaremos toda a informação! A nova equipa Coordenadora des-te Núcleo vai voltar a reunir-se esdes-te mês de Novembro e as deliberações se-rão divulgadas na página do mesmo.

Pela Coordenação do Núcleo de Vila Real da APM, Maria Manuel da Silva Nascimento

Seminário do Grupo de Trabalho T3

Nos dias 18 e 19 de Outubro, o Grupo de Trabalho T3 realizou o seu seminário anual na Escola Secundária de Mirandela. A organização local esteve a cargo das colegas Alexandra Prada e Carmo Pereira.

Decorreram várias sessões de trabalho, a maioria das quais sobre as diferentes potencialidades da nova calculadora TI-Nspire, sobre a qual este grupo pretende organizar materiais para futura formação.

O grupo fez o balanço das actividades desenvolvidas e a desenvolver. Foram designados os novos representantes no Conselho Nacional (Lisete Seromenho, Seixal) e na Comissão Pedagógica do Centro de Formação da APM (Adelina Precatado, Lisboa).

O programa social incluiu uma visita ao museu das curiosidades da aldeia tí-pica Romeu de Jerusalém, que recomendamos vivamente a todos, pois é uma ver-dadeira preciosidade.

O próximo seminário será organizado pelas colegas de Almada.

A Comissão Coordenadora Branca Silveira Luís Reis

Grupos de Trabalho

rio de abertura da sede é feito de forma a ir ao encontro das conveniências de quem a procura, considerando a dis-ponibilidade horária de quem normal-mente faz o atendimento. O esforço feito para se ultrapassar a falta de um horário fixo de atendimento tem sido largamente compensado pela afluên-cia à sede e pela compreensão dos pro-fessores acerca desta limitação. A sede tem sido visitada por vários professo-res (sócios e não-sócios) que procu-ram materiais destinados aos alunos bem como publicações diversas rele-vantes para o exercício da profissão. Apesar de a sede do Núcleo do Porto não dispor de todos os materiais dis-ponibilizados para venda pela APM, a Comissão Coordenadora tem procu-rado atender a todos os pedidos que vão sendo feitos, encontrando meca-nismos vários para fazer chegar os ma-teriais em falta a tempo de satisfazer as necessidades de quem os procura.

3. Programa de empréstimo de materiais

As calculadoras gráficas e os sensores têm sido solicitados muito frequente-mente, não só por professores que pro-curam a sede para os levarem para as suas escolas mas também por alunos e formadores da FCUP que necessitam delas para a realização de trabalhos e para sessões de formação.

Tem havido um acréscimo impor-tante na solicitação, por parte dos professores, dos jogos que temos dis-poníveis para empréstimo e que se des-tinam à realização de eventos vários como O Dia da Matemática, Semana da Ciência, Feira da Ciência, etc. Estes

jogos são igualmente muito solicita-dos pelos alunos da FCUP, sobretu-do durante a realização sobretu-do seu Estágio Pedagógico.

O programa de empréstimo de produtos Texas Instruments da APM Porto, renovado em Novembro do cor-rente ano em função da reformulação do protocolo com a Texas Instruments

España S.A., permitirá aos professores de Matemática e alunos da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto obterem com rapidez, e por um tempo determinado, acesso a um conjunto de materiais, onde se incluem 30 unida-des TI-Nspire, 15 unidaunida-des TI84 Plus, 6 CBR2, 6 EasyTemp, 3 EasyLink, 3 sensores de pressão, 6 sensores de vol-tagem e 15 teclados modo TI84 Plus. Além disso, estão disponíveis na sede do Núcleo 2 unidades TI-Nspire e 1 unidade TI-Nspire CAS, 2 calculado-ras TI34 Multiview, Cds com softwa-re TI-Nspisoftwa-re Teacher Edition (versão 30 dias), assim como um “booklet” de actividades para experimentação.

4. Comunicação com os sócios

A coordenação do Núcleo mantém, como forma privilegiada para a co-municação com os sócios, uma mai­ ling list. Quem ainda não faz parte

desta mailing list e deseja receber

in-formações via correio electrónico (in-formações relativas à APM, a eventos que decorrem na FCUP, a ofertas de formação, etc.), pode solicitar a sua in-tegração enviando um e­mail para a

Rosa Antónia: raoftf@gmail.com.

(10)

10 | Dezembro 2008 || nº 90

Representação da APM no Conselho Consultivo do Plano de Implementação

do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (PINPMEB)

Encontros Nacionais

O Conselho consultivo foi criado com as funções de se pronunciar sobre as recomendações e propostas do grupo de coordenação do PINPMEB e de elaborar recomenda-ções a partir dos relatórios apresentados por esse grupo de coordenação.

Na primeira reunião (21 de Julho de 2008) foram apre-sentadas pela tutela as medidas que estavam delineadas para acompanhar e sustentar a passagem para o terreno do reajustamento do programa de Matemática que entretan-to tinha sido homologado. Essas medidas têm a ver com a calendarizarão da implantação do programa homologa-do, a constituição de turmas piloto a funcionar já neste ano lectivo, a elaboração de materiais de apoio (brochu-ras, materiais para a aula e sítio na Internet), a intenção de criar equipas de coordenação nos agrupamentos, com as funções de elaborar monitorizar e avaliar o plano de im-plantação do programa em cada agrupamento, identificar necessidades de formação e promover a troca de materiais e de experiências, promovendo a reflexão colectiva, a cria-ção do cargo de professor acompanhante, e a definicria-ção da formação contínua que deverá acompanhar os professores envolvidos no programa, quer no seu período experimen-tal, quer depois na sua generalização.

Na reunião seguinte, a 10 de Outubro, com dois pon-tos na ordem de trabalhos («apresentação das turmas pi-loto» e «outros assuntos»), ficou clara a diversidade de condições horárias nas turmas piloto dos 5º e 7º anos de es-colaridade e foi afirmado que todas as medidas anunciadas estavam já iniciadas.

A APM congratulou-se com a preocupação de susten-tar global e especificamente uma mudança educativa am-pla. Parece ser evidente a oportunidade da existência de trabalho colaborativo entre professores do básico, do mes-mo ciclo ou de ciclos diferentes, na teoria das propostas apresentadas, coincidindo com uma preocupação que sem-pre foi da APM. Defendemos também que o reforço da identidade e do valor intrínseco do nível de ensino deve

ser um dos objectivos a prosseguir. A par disto, é necessá-rio que a tutela promova e disponibilize uma informação clara, atempada e completa sobre o processo, disponível a todos os que irão inevitavelmente participar na implanta-ção dos novos programas, enquanto promove e respeita a autonomia dos agrupamentos na abordagem a todo este processo. Para finalizar, foi chamada a atenção para que a formação fosse informada pelas necessidades expressas pe-los professores ou que fossem detectadas.

Foram também referidas por outros conselheiros pre-sentes as necessidades de se estabelecerem critérios para a selecção dos agrupamentos que pretenderão iniciar a gene-ralização nas suas turmas já no próximo ano lectivo, assim como para a escolha de acompanhantes. A experiência já acumulada, a nível dos programas do ensino secundário e no Plano de Acção da Matemática actualmente em curso, deve servir para definir as funções dos acompanhantes. A reunião acabou com um resumo de intenções de estu-do ou actuação por parte da DGIDC, quanto aos seguin-tes aspectos:

• análise da constituição possível das equipas dos agrupa-mentos, dos seus objectivos e funções;

• maior divulgação do processo de implantação dos programas;

• estudo do perfil desejável dos acompanhantes, ligado aos objectivos do acompanhamento;

• concepção e elaboração e desenvolvimento do estudo sobre as turmas piloto;

• estudo sobre as condições de candidatura dos agrupa-mentos e critérios a adoptar na sua selecção.

A próxima reunião ficou agendada para Fevereiro ou Março de 2009, esperando-se uma informação atempada que permita uma discussão informada sobre o andamento e estado de consecução das medidas anunciadas.

Fernando Nunes, representante da AP no CC do PINPMEB

ProfMat2009

A Comissão Organizadora do ProfMat2009 já deu início à sua preparação!

O próximo ProfMat realizar-se-á na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo nos dias 3, 4 e 5 de Setembro de 2009. Os cursos e o SIEM decorrerão nos dias 1 e 2 de Setembro.

Em breve haverá mais notícias, mas não deixe de con-sultar a página da APM onde as informações relativas a este encontro serão constantemente actualizadas.

(11)

11 | Dezembro 2008 || nº 90

Ano Temático

A APM decidiu associar-se às celebrações do Ano Internacional da Astronomia 2009 (AAI2009) decretado pela ONU em 2007.

Assim, o ano de 2009 será subordinado ao tema

Matemática e Astronomia.

A coordenação das actividades a desenvolver será da res-ponsabilidade de uma comissão designada para o efeito. Como actividades preparatórias deste ano temático realizaram-se no ProfMat2008 duas conferências sobre o tema e foi publicado, com a chancela APM, o livro A Astronomia de Pedro Nunes na Aula de Matemática.

A partilha de experiências é uma das ideias fundamen-tais da criação dos anos temáticos. Ficamos à espera que

A Astronomia de Pedro Nunes na Aula de Matemática

Isabel Cristina Dias Helena Isabel Sousa

Consultor científico

Professor Henrique Leitão

Associação de Professores de Matemática

Associação de Professores de Matemática

partilhe connosco as ideias que tiver, os projectos em que se envolver, os materiais que produzir, os trabalhos que re-alizar. O local de excelência de partilha de experiências é o ProfMat. Assim, pode ir pensando desde já em divul-gar, em Viana do Castelo, o trabalho entretanto realiza-do sobre o tema deste ano. Mas, enquanto o ProfMat2009 não chega, criámos um espaço de divulgação/discussão no Moodle-APM, em Grupos de Disciplinas, a disciplina Ano Internacional da Astronomia cujo endereço directo é:

http://onlearn.apm.pt/course/view.php?id=39

(12)

12 | Dezembro 2008 || nº 90

Núcleos Regionais da APM

Reflexão

Uma das vertentes mais importantes da APM é o conjun-to dos seus Núcleos Regionais. Na nossa página on­line, a

abrir a área destinada aos núcleos, pode ler-se « … são es-truturas da APM que têm como objectivos divulgar a APM na região em que se inserem, dinamizar realizações locais e promover a comunicação entre os sócios.» Efectivamente, é nos diferentes pontos do país, dinamizados pelos núcle-os, que germinam as nossas convicções, que se discutem as aprendizagens matemáticas dos nossos alunos, que nos reunimos para partilhar ideias sobre uma aula que correu mal, uma tecnologia nova que surgiu, que se discutem es-tratégias, metodologias e coisas novas.

O actual Estatuto da Carreira Docente, em vigor desde

início de 2007, não veio facilitar o dinamismo das associa-ções de professores, pois desapareceu o direito a usar dias de trabalho em benefício duma formação ou de uma reu-nião de trabalho. A APM sempre mostrou empenho e gos-to, desde a sua criação, em promover encontros que fossem verdadeiros momentos de aprendizagem conjunta, desde o nosso ProfMat anual, com envolvimento nacional, até aos pequenos fins de tarde, ou «à conversa com … » onde se juntam os sócios locais que conseguem disponibilida-de para, disponibilida-depois disponibilida-de um dia disponibilida-de trabalho, irem confraterni-zar ideias e, quem sabe, fazerem nascer mais um incentivo, mais uma experiência … .

Mas, é bem verdade que o que se faz por gosto não pre-cisa de oportunidades facilitadoras: faz-se sempre. A aná-lise, feita pela Direcção, da actividade dos núcleos é muito gratificante e pode ser sustentada em dois pontos:

— em vários núcleos tem havido renovação das Comis-sões Coordenadoras, novos sócios com participação activa nas actividades da APM garantem a vitalidade da Associação no futuro;

— a realização dos últimos Encontros Regionais tem sur-preendido desde logo pelo número de participantes.

Já neste ano lectivo, a meados de Outubro, na Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima, em Esgueira, reali-zou-se mais um AveiroMat que contou com a participação de cerca de 200 sócios. É muito sensibilizador ver tantos professores de matemática, num dia destinado a descanso semanal, reunidos para debaterem ensino, tecnologia, geo-metrias, novos programas, avaliação, … .

A Geometria da Flagelação foi mais um momento

lin-do de ligação entre a matemática e a arte que o Eduarlin-do Veloso nos brindou; obrigado, Eduardo! Tivemos oportu-nidade de fazer perguntas ao Programa de Matemática e de questionar a sua ligação com a avaliação externa pois tanto a nossa sócia e actual directora da DGIDC, Joana Brocardo, como o director do GAVE, Carlos Pinto Ferreira, estive-ram presentes.

Em Julho último, 125 participantes no CoimbraMat. O José Paulo Viana encantou-nos com o encanto da ma-temática com que só ele tão bem sabe contagiar-nos e o Arsélio Martins usou a sua experiência para nos mostrar a matemática sem e com computadores. Pelo meio, ficaram aulas de matemática com recurso a quadros interactivos, as actividades em geogebra e o ensino profissional.

Em Maio foi o BragançaMat e o ÉvoraMat, em Março, o MinhoMat, em Fevereiro, o RealMat e, em todos estes encontros, tantos professores de Matemática comparece-ram; só a paixão pelo ser professor e o apego que têm à nossa APM os faz aderir desta forma maciva que, de outra forma, não tem explicação.

Este será, portanto, um caminho a prosseguir pelo nos-so trabalho asnos-sociativo.

Sem sombra de dúvida, os Núcleos Regionais são uma das grandes vitalidades da nossa APM! … .

Cristina Cruchinho Paulo Correia

Referências

Documentos relacionados

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Por outro lado, os dados também apontaram relação entre o fato das professoras A e B acreditarem que seus respectivos alunos não vão terminar bem em produção de textos,