• Nenhum resultado encontrado

FACULDADES INTEGRADAS DE ARARAQUARA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADES INTEGRADAS DE ARARAQUARA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

FACULDADES INTEGRADAS DE ARARAQUARA

REGULAMENTO UNIFICADO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DAS FACULDADES INTEGRADAS DE

ARARAQUARA

Considerando que as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação do Ministério da Educação, entendem que o currículo vai muito além das atividades convencionais de sala de aula e deve considerar atividades complementares, visando ampliar os horizontes de uma formação profissional, proporcionando uma formação sociocultural mais abrangente;

Considerando, ainda, a necessidade de consolidar num único instrumento as várias regras e entendimentos relativos às atividades complementares;

Edita-se o presente, que doravante vigorará como o Regulamento das Atividades Complementares, de acordo com as seguintes disposições:

Art. 1º - São Atividades Complementares dos Cursos de Graduação das Faculdades

Integradas de Araraquara, doravante denominada FIAR, aquelas realizadas pelo aluno, fora do ambiente presencial, em caráter voluntário e extraordinário ao programa curricular.

Art. 2º - As Atividades Complementares, por incrementar conhecimentos, são

obrigatórias, devendo ser cumpridas as cargas horárias mínimas estabelecidas nos respectivos Projetos Pedagógicos de cada um dos Cursos de graduação, ao longo dos anos de sua integralização, como requisito para a colação de grau.

Art. 3º - Os alunos, regularmente matriculados nos cursos de graduação da FIAR,

podem optar por desenvolver as Atividades Complementares programadas, segundo seu interesse e direcionadas ao desenvolvimento de carreira. O aproveitamento dessas atividades deve tramitar por meio de requerimento protocolado na Secretaria Geral, dirigido ao Coordenador do curso, o qual manifestará sua aceitação, bem como confirmará a carga horária atribuída para posterior arquivamento em prontuário.

§ 1º - O aluno pode, a seu juízo, participar de tantas atividades complementares que

julgar necessário.

Art. 4º - Os limites de aproveitamento curricular das atividades complementares estão

descritos no "Quadro das Atividades Complementares dos cursos de graduação da FIAR", anexo a este regulamento.

§ 1° - As Atividades Complementares que constam do quadro anexo a este

Regulamento, para sofrerem alterações, deverão ser submetidas à apreciação do Conselho de Administração Superior (CAS) da FIAR, alterações essas propostas por qualquer um dos Coordenadores de Graduação;

§ 2° - Somente são objetos de pontuação as atividades relacionadas do item I a

XXVII do "Quadro das Atividades Graduação da FIAR”, desde que totalmente concluídas, ficando vedada a pontuação parcial;

(2)

Art. 5º - As Atividades Complementares são controladas e documentadas pela

Secretaria Geral da FIAR, sob supervisão da Coordenação de cada um dos Cursos de Graduação;

São competências do Coordenador do Curso:

I - a coordenação das Atividades Complementares, tais como elaboração e

divulgação do cronograma de eventos além das incumbências já mencionadas neste Regulamento;

II – exigir e aprovar a documentação comprobatória pertinente;

III - remeter à Secretaria Geral informações referentes ao tipo de Atividade

Complementar e respectiva pontuação computada, para registro no histórico escolar de cada aluno, para o cumprimento da pontuação mínima, em horas, prevista no projeto de cada curso;

IV - estabelecer normas complementares, de comum acordo com a Diretoria

Acadêmica, para cada tipo de atividade, especificando a exigência de certificados de frequência e ou de participação, notas obtidas, carga horária, relatórios de desempenho autenticados, relatórios individuais circunstanciados, além de outros instrumentos comprobatórios idôneos;

V - atribuir a carga horária das Atividades Complementares de cada aluno, conforme

os tipos e limites previstos neste Regulamento, mediante análise das atividades respectivas e da importância da mesma dentro do currículo de seu Curso de Graduação.

São competências da Secretaria Geral:

I – proceder ao trâmite dos requerimentos desde a coleta, até o cumprimento da

deliberação do Coordenador do Curso, registrando as horas no prontuário do aluno, quando for o caso.

Art. 7º - Os documentos comprobatórios das Atividades Complementares são

entregues pelos alunos junto à Secretaria Geral, anexando cópia quando for o caso, ou, quando uma hipótese específica indicar, mediante a entrega de original, sendo tanto as cópias, como os originais, depois de visados pelo Coordenador e de registrados em suas pastas individuais, arquivados em Secretaria até a obtenção do grau de Bacharel.

Art. 8º - O incentivo para cumprimento das Atividades de que trata este Regulamento é

feito:

I - por meio da realização de eventos internos, conforme programação semestral

editada pela Coordenação de Curso, após reunião entre todos os Coordenadores;

II - mediante compensação de frequência sempre que, com prévia e expressa

aprovação da Coordenação de Curso, o acadêmico for participar, às suas expensas, de atividades passíveis de classificação como Atividades Complementares.

(3)

Art. 9º - Outras atividades, que não mencionadas neste regulamento, devem, antes de

executadas, serem analisadas pela Coordenação do Curso com deferimento da Diretoria Acadêmica, a fim de deliberar tal atividade como pertinente para o aprofundamento da formação acadêmica, ou não, e em caso afirmativo designar a carga horária respectiva.

Art. 10º - Este regulamento pode ser alterado pelo Conselho de Administração

Superior da FIAR, obedecidas às disposições regimentais aplicáveis.

DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS

Art. 11º - Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho de Administração Superior

da FIAR, consubstanciando-se a decisão em diretriz com efeito vinculante.

Art. 12º - Todos os alunos matriculados nos cursos de graduação das FIAR que

contemplem em suas componentes curriculares, carga horária reservada para essas Atividades Complementares, deverão cumpri-las, inclusive como condição para a obtenção de aprovação final no curso e colação de grau.

Art. 13º - Revogam-se as disposições em contrário.

(4)

ANEXO

QUADRO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE

GRADUAÇÃO DA FIAR – Conforme Art. 4º

Descrição e quantidade de horas

TABELA DE DESCRIÇÃO DE CARGA HORÁRIA

ITEM DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES Carga horária mínima Limite máximo

I

Frequência e aprovação em disciplinas de cursos de graduação ou pós-graduação das FIAR ou outra IES, na condição de aluno regularmente matriculado, não previstas na matriz curricular do curso de graduação ao qual esta sendo solicitada a atribuição da carga horária.

30 horas/disciplina 3 disciplinas (90h)

II

Atribuição de horas de atividades complementares para disciplinas sem reaproveitamento na grade curricular do respectivo curso. Válido para disciplinas cursadas nas FIAR ou outras IES.

10 horas/ disciplina reaproveitada

3 disciplinas (30h)

III Participação em aulas de monitoria fornecidas pela

Instituição --- 30 horas

IV

Realização de cursos de língua estrangeira, dentro ou fora da Instituição, com certificação, durante a realização do curso- de graduação nas FIAR.

30 horas/língua Língua cursada (30h cada)

V

Proficiência em língua estrangeira com apresentação de certificado e/ou atestado das seguintes entidades por língua: INGLÊS: TOEFL; IELTS ou FCE ; FRANCÊS: DALF ou DELF; CASTELHANO: DELE ; ITALIANO: Celi ou CILS; ALEMÃO: Ondaf. A aceitação de certificados similares dependerá de avaliação.

30 horas/certificado ---

VI Participação em monitorias devidamente atestada

por um professor (certificado de monitoria).

horas/documento comprobatório horas/participa ção (60 h) VII

Aprovação em todas as disciplinas do primeiro ao oitavo termo em quatro anos de curso a partir do ano de ingresso para cursos de 10 termos, exceto para alunos(as) com aproveitamento de disciplinas.

15 horas não se aplica

VIII

Aprovação em todas as disciplinas do primeiro ao sexto termo em três anos de curso a partir do ano de ingresso para cursos de 8 termos, exceto para alunos(as) com aproveitamento de disciplinas.

15 horas não se aplica

IX

Visitas técnicas em empresas, indústrias, feiras, etc., com o intuito de aprofundar o conhecimento na área de Engenharia, Administração ou Tecnologia, desde que aprovadas pelo Coordenador de Curso, com apresentação de relatório e cópia do certificado da visita.

4 horas ---

X

Participação nas apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso em que estiver matriculado, limitado a 2 (duas) apresentações.

2 horas 2 apresentações

(5)

ITEM DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES Carga horária mínima Limite máximo

XI

Participação em seminários, aulas inaugurais (fora do período do curso), semanas, palestras, simpósios, congressos, colóquios e encontros nacionais, regionais e internacionais; promovidos pelas FIAR, expressamente reconhecida por atestado, certificado ou outro documento.

horas/documento comprobatório

Eventos (80 h)

XII

Participação em seminários, semanas, palestras, simpósios, congressos, colóquios e encontros nacionais, regionais e internacionais; promovidos por outras Instituições de Ensino Superior (IES) ou Órgãos de classe, expressamente reconhecida por atestado, certificado ou outro documento idôneo. horas/documento comprobatório Eventos (60 h) XIII

Frequência e aprovação em cursos e/ou atividades aceitas pela Coordenação do Curso de Graduação, não previstos no currículo pleno de Cursos de Graduação das FIAR.

horas/documento

comprobatório 30 horas/curso

XIV

Participação em concursos direcionados a estudantes de engenharia, administração ou tecnologia, ou concursos direcionados a professores, que necessitem da colaboração de alunos para o desenvolvimento do projeto proposto, organizados por Empresas ou pela Faculdade (de acordo com o parecer da Coordenação do Curso juntamente à Coordenação de Atividades Complementares).

3 horas ---

XV Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso

(TCC). 4 horas TCC (4 h)

XVI

Trabalhos publicados em periódicos nacionais ou internacionais da área de sua graduação que evidenciem aprofundamento na respectiva área.

30 horas/publicação ---

XVII

Participação em projetos de iniciação científica vinculados a órgãos de fomento à pesquisa tais como: FAPESP, PIBIC, PIVIC, CNPq, CAPES e outros.

60 horas/semestre ---

XVIII

Participação em projetos multidisciplinares que envolvam atividades extraclasse, aprovados com nota superior ou igual a 7,0 (sete), aceitos pelo Coordenador de Curso.

30 horas/projeto ---

XIX

Apresentação de trabalhos (oral ou pôster) em eventos nacionais e/ou internacionais que evidenciem aprofundamento na respectiva área.

(6)

ITEM DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

PONTUAÇÃO DAS ATIVIDADES Carga horária mínima Limite máximo

XX

Participação em projeto orientado por professor das FIAR, pelo período mínimo de um ano, não semelhantes ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), acompanhado de relatórios semestrais sobre o tema respectivo, com nota superior ou igual a 7,0 (sete) ou que a mencionada participação esteja expressamente reconhecida por atestado, certificado ou outro documento idôneo emitido pelo professor orientador com anuência da Coordenação do Curso.

60 horas/ano ---

XXI

Participação em Grupos de Pesquisa devidamente cadastrado no CNPq e, orientado por professores da FIAR, pelo período mínimo de um ano, não semelhantes ao Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, acompanhado de relatórios semestrais sobre o respectivo tema, com nota superior ou igual a 7,0 (sete).

60 horas/ano ---

XXII

Atividades de estágio supervisionado realizadas de forma voluntária pelo aluno, e não consideradas em estágio supervisionado exigido pelo projeto pedagógico de seu curso. A declaração de estágio deve ser apresentada em papel timbrado da empresa concedente e com firma reconhecida da assinatura do responsável pelo acompanhamento do estágio. As principais atividades realizadas no período do estágio devem estar apontadas no documento.

horas/documento

comprobatório 60 horas

XXIII

Trabalho de voluntariado. Participação do aluno como voluntário, em atividades de filantropia ou de apoio a programa social, devidamente comprovado por documento comprobatório emitido pela entidade onde o trabalho foi desenvolvido.

horas/documento

comprobatório 30 horas

XXIV Doação de sangue. horas/documento

comprobatório 10 horas

XXV

Doação para instituições filantrópicas, inclusive aquelas campanhas promovidas pela própria instituição. doações externas: 10 horas doações internas: estabelecido pela instituição 10 horas (externa) XXVI

Doações de livros para a biblioteca das FIAR, pertinentes aos cursos oferecidos pela instituição.

10 horas/livro 30 horas

XXVII

Atividades adicionais ao programa da disciplina, propostas pelo professor, em caráter suplementar, podendo ser individualizadas ou coletivas.

10 horas 10 horas/atividade

(7)

Araraquara, 25 de Janeiro de 2018.

___________________________________________________ Coordenadora Ana Carolina Malaspina

Engenharia Ambiental

___________________________________________________ Coordenador Fábio Papini Fornazari

Sistemas de Informação

___________________________________________________ Coordenador Jorge Sebastião Canova

Engenharia Elétrica e Engenharia de Computação

___________________________________________________ Coordenador Marcelo Augusto Tavares Alcantara

Engenharia Civil

___________________________________________________ Coordenadora Milena Carlton Ferrarini

Administração

___________________________________________________ Diretor Geral

Referências

Documentos relacionados

Características como: permissão de um só toque na bola ou dois numa mesma jogada, mas não podem ser consecutivos, movimentos complexos, como a cortada, cada equipe pode dar no máximo

No modelo de cobre e molibdênio as três cavas foram geradas pelos dois programas e percebe-se que os resultados entre os algoritmos implementados nos diferentes

Os maiores coeficientes da razão área/perímetro são das edificações Kanimbambo (12,75) e Barão do Rio Branco (10,22) ou seja possuem uma maior área por unidade de

A promulgação da Lei 11.638/07 teve, principalmente, o objetivo de atualizar a legislação societária brasileira para possibilitar o processo de convergência das práticas

Aos três dias do mês de dezembro de 2009, às 20 horas, em segunda chamada, atendendo ao Edital de Convocação de 28 de outubro de 2009, na Av.Paulista, 2181, São Paulo – SP,

Lange é detentor da Cátedra Governador Craig Benson de Empreendedorismo e Políticas Públicas em Babson, onde leciona para os cursos de graduação, MBA, e educação executiva

I - Ao se inscrever para o evento, o ATLETA disponibiliza seus dados e autoriza aos organizadores, patrocinadores, apoiadores e parceiros a, em qualquer tempo, enviar em seu nome,

A bone marrow histopathological examination was performed which showed a cellular marrow with depressed erythropoeisis, features of dyserythropoeisis, normal maturation of