• Nenhum resultado encontrado

Líder em 5 Continentes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Líder em 5 Continentes"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Líder em 5 Continentes

O NOVO LAND ROVER DISCOVERY COM TURBOALIMENTADOR

BV SE CONSAGRA NO TESTE DOS 6 MILHÕES DE QUILÔMETROS

p. 8

O Poder da Bavária

A BMW apresenta o primeiro motor a diesel para carros de passeio com

turboalimentação de duplo estágio

p. 12

Trabalho Global em Equipe para a International

A Turbo Systems utiliza todos os recursos para a nova linha de motores International

p. 3

Turbos para Amanhã

(2)

Editorial

Comentário

3

A BorgWarner estabelece novos padrões para motores a diesel em carros de passeio

Internas Turbo Systems

15

A BorgWarner expande a fabricação de VTG para Renault e Volkswagen/Audi

16

A BorgWarner estabelece as bases para a cooperação integral

Mercados & Consumidores

4

O novo Land Rover Discovery com turbo-alimentador BV se consagra no teste dos 6 milhões de quilômetros

6

A Audi apresenta seu primeiro motor turbo a gasolina com injeção direta

8

A BMW apresenta o primeiro motor a diesel para carros de passeio com turboalimentação de duplo estágio

10

A tecnologia BV da BorgWarner conquista os modelos de luxo da Audi

12

A Turbo Systems utiliza todos os recursos para a nova linha de motores International

14

A Turbo Systems começa a produção de turbo-alimentadores para a Hyundai & Kia Motors

Eventos

11

Representantes e clientes importantes da BorgWarner encontram-se no Brasil

OS MOTORES A GASOLINA

NO MERCADO DE AUTOMÓVEIS DE

LUXO SENTEM A PRESSÃO DOS

MAIS RECENTES MOTORES A DIESEL

Potência Diesel

Caros leitores,

Os poderosos motores a gasolina de 6, 8 ou até 12 cilindros sempre foram considerados o máximo no mundo dos carros de luxo – pelo menos até agora. Mas a mais nova geração de motores a diesel com a inovadora tecnologia VTG ou R2S™ da BorgWarner está determinada a roubar a participação no mercado dos motores a gasolina ao oferecer funcionamento silencioso e potência séria. Embora os motores a diesel sempre tenham tido seus admiradores devido ao consumo de combus-tível, os novos motores também impressionam com a potência, o funcionamento silencioso e a vibração significativamente aprimorada. Com o Audi A6 e A8, o Land Rover Discovery e a BMW 535d nesta edição de TurboNews, gosta-ríamos de mostrar diversos veículos que atualmente têm grande aceitação. Entre os fatores decisivos para o sucesso de um fornecedor automotivo não estão apenas produtos e tecnologia inova-dores – a capacidade de manter o know-how e o alto nível de habilidade, processos e qualidade está se tornando cada vez mais importante para a cooperação com clientes exigentes. O projeto de desenvolvimento conjunto com a International, o lançamento da produção de turboalimentadores BorgWarner na Coréia e o sistema Process Navigator na Turbo Systems são bons exemplos – além de serem assuntos interessantes dos quais falamos nesta edição de TurboNews.

Esperamos que você se divirta lendo! A equipe editorial

(3)

C

om o desenvolvimento da nova Geração VTG BV, a BorgWarner Turbo Systems oferece à indústria automotiva a tecnologia pioneira VTG para todos os tipos de veículos e motores. Os turboalimentadores BV já adquiriram uma reputação invejável em motores de pequeno e médio porte de 1.4 a 2.0 litros, e agora as unidades também estão estabelecendo os padrões em veículos de luxo de até 3.0 litros. Tanto o já bem sucedido Audi V6 a diesel de 3.0 litros e o novo Ford/Land Rover V6 a diesel de 3.0 litros estão lucrando com a alta performance oferecida pelo BV50 com o atuador elétrico. Desde sua introdução no mercado, ambos os motores têm estado entre os melhores de sua classe.

Entretanto, o prêmio da classe diesel 3.0 litros deste ano sem dúvida vai para a BMW. Com o novo M57 Top de seis cilindros em linha – introduzido no modelo 535d – a BMW apresentou o primeiro motor a diesel para veículos de passeio com turbo de duplo estágio (R2S™) da BorgWarner. Este siste-ma de alimentação dá início a usiste-ma nova era de oportunidades para os fabricantes de motores de nossos clientes de forma a aumentar a densidade de potência e otimizar o consumo e as emissões. O uso de dois turboalimentadores de dife-rentes tamanhos, peças otimizadas quanto ao fluxo e tecnologia refinada de atuadores, o sistema R2S™ oferece a geração de alto torque muito rapidamente e permite que os veículos alcancem a performance de

motores com aspiração natural muito maior, tudo isto sem necessidade de atender o compromisso anteriormente inevitável, para obter potência e desempenho em baixas rotações. O sistema R2S™ ainda tem poten-cial para melhorias futuras. Os engenheiros da BorgWarner estão atualmente trabalhan-do a toda velocidade visantrabalhan-do garantir que no futuro também seja possível combinar este sistema com turboalimentadores VTG. Já podemos anunciar que nos próximos meses veremos o lançamento de outros exemplos deste sistema de turboalimenta-ção de alto desempenho aplicado tanto em veículos de passeio quanto em veículos comerciais. Assim, devemos aguardar para ver quais os novos avanços na tecnologia de alimentação que os fabricantes de motores oferecerão no futuro.

A BORGWARNER ESTABELECE NOVOS PADRÕES

PARA MOTORES A DIESEL EM CARROS DE PASSEIO

Turbos para Amanhã

Ulli Fröhn, vice-presidente de Vendas & Marketing da BorgWarner Turbo Systems.

p. 8

p. 4

p. 15

p. 14

(4)

cia máxima de 190 bhp a 4.000 rpm e desenvolve um torque impressionante de 324 lb-ft a partir de 1900 rotações. Uma inovação especial é o bloco do motor composto de ferro fundido e ferro do tipo Compacted Graphite Iron (CGI). Este material, que até hoje havia sido pouco utilizado na produção de motores, é mais duro, firme, leve e durável do que o ferro fundido normalmente utilizado em moto-res a diesel.

Contrastando com o motor TDV6 do Jaguar, o motor a diesel utilizado no Land Rover usa apenas um turboalimentador VTG. Com o BV50 da BorgWarner, a Land Rover alcança as metas ambicio-sas de desenvolvimento com relação ao consumo de combustível, emissões e desempenho. Como já é quase o padrão nesta classe de motores, as aletas das

turbinas no BV50 também são contro-ladas por atuadores elétricos. Como a maioria dos Land Rovers vendidos ao redor do mundo tem de ter bom de-sempenho nas piores condições offroad, a empresa especialista faz as maiores exi-gências com relação à resistência à água e pó de seus motores, bem como sua capacidade de se sair bem em terrenos acidentados. O BV50 da BorgWarner, portanto, foi modificado para uso nestas condições offroad difíceis.

Antes de seu lançamento no mercado, planejado para 2004, o novo Land Rover Discovery saiu-se muito bem em um dos programas de testes mais rigorosos e difí-ceis já visto por um carro em produção, incluindo seis milhões de quilômetros de teste. O veículo foi colocado nas mais diversas condições de testes nos cinco

Líder em 5 Cont i

O NOVO LAND ROVER DISCOVERY COM TURBOALIMENTADOR

BV SE CONSAGRA NO TESTE DOS 6 MILHÕES DE QUILÔMETROS

C

om o novo Discovery, a Land Rover criou um SUV da mais alta qualidade, repleto de tecno-logias inovadoras para uma experiência de dirigir inesquecível. A dinâmica exce-lente e o desempenho exemplar na rua e em ambiente offroad eram as principais prioridades no desenvolvimento do novo Discovery.

O ponto central do novo modelo é o motor a diesel V6 de 2.7 litros com turbo – outra versão do motor a diesel high-tech recentemente apresentado no Jaguar S TYPE, que foi muito acla-mado pelo mercado. Graças a mais recente tecnologia de injeção piezo, o motor turbo a diesel TDV6 lidera com excelente desempenho e consumo, além de ser extremamente silencioso. No novo Discovery, o motor oferece

potên-Desde sua introdução há 50 anos, é difícil imaginar o setor de offroad sem o Land Rover Discovery.

(5)

continentes. O Discovery foi posto à prova em circuitos de corrida como o de Nürburgring e no deserto de Dubai. Condições extremas no deserto austra-liano e áreas de treinamento militar na África do Sul e na Inglaterra também fizeram parte do cardápio. O novo mode-lo foi utilizado em temperaturas geladas do Ártico de até 40 graus negativos nos lagos canadenses e depois foi torturado em um teste de resistência ininterrupto de doze semanas em velo-cidade total na pista de testes de Nardo, Itália, para comprovar sua confiabilidade absoluta.

A equipe de desenvolvimento do turboali-mentador na BorgWarner está extrema-mente orgulhosa do fato de que o turbo-alimentador BV50 também foi aprovado nestes difíceis testes de resistência.

t inentes

Em conjunto com o Land Rover Discovery, o turboalimentador BV50 da BorgWarner Turbo Systems passou em um dos programas de testes mais rigorosos já realizados.

(6)

A AUDI APRESENTA SEU PRIMEIRO MOTOR TURBO A GASOLINA COM INJEÇÃO DIRETA

(7)

M

Com o motor Turbo FSI de 2.0 litros que foi apresentado recen-temente no novo A3 Sportback, a Audi leva a tecnologia de motores FSI para um outro nível. Pela primeira vez, o motor combina a injeção direta de gaso-lina com um sistema de turboalimenta-ção – unindo, assim, as vantagens do processo de combustão FSI com a dinâ-mica dos turboalimentadores a gasolina. O resultado é uma unidade extremamente ágil que oferece potência real de aproxi-madamente 200 bhp, uma curva de torque impressionante (200 lb-ft de 1800 a 4700 rpm), uma aceleração excelente e uma boa diversão para o motorista, ainda com baixo consumo. E é claro que a nova unidade respeita as normas para emissão EU4 e ULEV2, assim como as futuras regulamentações OBD. O novo motor será montado longitudinal-mente e transversallongitudinal-mente na linha de pro-dutos do Grupo Volkswagen. Durante o desenvolvimento, um dos enfoques era

o uso do maior número possível de componentes de padrão idênticos. Um desafio em especial durante o desen-volvimento do coletor de escape e do turboalimentador a gasolina era cumprir os requisitos do pacote. O objetivo dos engenheiros era desenvolver um único módulo para todas as versões que se encaixasse longitudinalmente e trans-versalmente, levando em consideração os espaços diminutos da versão com direção à direita do motor montado trans-versalmente.

Para alcançar os ambiciosos objetivos da Audi, a equipe de engenheiros da BorgWarner estava fortemente ligada ao desenvolvimento do motor em si. Esta cooperação resultou em um módu-lo integrado inovador que representa o desenvolvimento consistente do turbo-alimentador K03 a partir do extrema-mente bem sucedido motor com turbo-alimentação de 1.8 litros. A otimização do desenho, a integração de funções e o

uso de materiais de alta qualidade leva-ram a um sistema de alimentação que incorpora novos conceitos e leva as melhores funções do K03 já testadas e avaliadas ao próximo nível. Por exemplo, o coletor praticamente simétrico permite um fluxo 30 % maior do que o motor turbo de 1.8 litros com 175 bhp. A área de superfície exterior também foi reduzida em aproximadamente 16 %, que por sua vez, diminui a carga térmica depositada nos componentes circunvizinhos. E foi até possível reduzir o nível de deforma-ção plástica, comum ao ciclo quente-frio em 32 % com relação ao motor 1.8T. O novo turboalimentador da BorgWarner atende assim todos os requisitos da Audi quanto ao sistema de turboalimentação para o novo motor turbo FSI de 2.0 litros. A nova unidade Audi não só é o primeiro motor do mundo a utilizar injeção direta e um turboalimentador, como também esta-belece o padrão através do qual todos os turboalimentadores devem ser medidos.

o rtiva

O turboalimentador K03 da BorgWarner Turbo Systems foi reavaliado especialmente para o sistema de turboalimentação dos motores Audi FSI.

(8)

O Poder

O motor a diesel de 3 litros com 6 cilindros em linha foi regulado com turboalimentação duplo estágio R2S™ da BorgWarner Turbo Systems, o que garante que o modelo 535d da BMW seja um sonho para ser dirigido.

(9)

da Bavária

U

ma BMW é uma BMW – não importa o combustível. A BMW usou slogans assim há alguns anos para tornar seus motores a diesel mais aceitáveis para os motoristas habi-lidosos. Com o novo motor Variable Twin Turbo, o fabricante de automóveis espe-cialmente dinâmicos apresentou um motor a diesel que deixa tudo o que vimos até agora para trás em termos de desempenho. A nova unidade, que é o primeiro carro com motor a diesel do mundo a utilizar um sistema de turbo-alimentação de dois estágios regulados foi visto pela primeira vez no salão do automóvel em Genebra em março e agora é lançado no novo BMW 535d. O novo motor é uma unidade de 3.0 litros em linha com um sistema de turbo-alimentação em duas etapas R2S™ da BorgWarner Turbo Systems. A saída de potência máxima é de 272 bhp. Também gera um torque impressionante de 410 lb-ft, tudo isso disponível a partir de 2.000 rpm. Com aproximadamente 90bhp e 137 lb-ft de torque por litro, o novo motor a diesel de 6 cilindros da BMW estabelece os novos padrões para veículos de passeio a diesel. E é claro que o motor atende os rígidos padrões de emissão da EURO4 e também é equipado com um filtro de particulados de diesel que não necessita de manu-tenção.

A BMW APRESENTA O PRIMEIRO MOTOR A DIESEL PARA CARROS DE PASSEIO

COM TURBOALIMENTAÇÃO DE DUPLO ESTÁGIO

A nova unidade faz com que o 535d vá de 0 a 100 km/h em 6.5 segundos, per-mitindo velocidade máxima de 250 km/h e oferece um consumo impressionante de 30 mpg. O motor é bastante silencioso e vai tranqüilamente das rotações mais baixas até o limitador de rotação, que o motorista dificilmente alcançará graças à potência e ao torque disponíveis. Para desenvolver esta obra-prima da área de desenvolvimento de motores, os engenheiros da BMW trabalharam com os especialistas da BorgWarner Turbo Systems. A equipe de desenvolvimento decidiu utilizar um pequeno turboalimen-tador de alta-pressão KP39 combinado a um turboalimentador maior de baixa-pressão K26. O turboalimentador de alta pressão oferece resposta excelente em baixas rotações (até 1.500 rpm) e elimina o famoso “turbo hole”. Com o aumento das rotações (acima de 1.500 rpm), o turboalimentador maior de

baixa-pres-são começa a operar – inicialmente com-primindo o ar. Ele garante um aumento suave e constante da potência e a partir de 2.500 rpm assume a tarefa de impulsionar até o máximo de 4.400 rpm, quando a derivação do compressor é aberta para evitar o aumento da pres-são no compressor. De acordo com a imprensa especializada, o resultado não só impressiona como também deter-mina os novos padrões para motores a diesel em carros de passeio.

O novo motor da BMW mostra o grande potencial do sistema de turboalimentação de duplo estágio R2S™ da BorgWarner Turbo Systems. Outros fabricantes tam-bém têm interesse em utilizar sistemas R2S™ nos próximos meses – tanto no mercado de veículos de passeio quanto em veículos comerciais. A equipe edito-rial da TurboNews está ansiosa para saber o que vai acontecer no futuro e é claro que manteremos vocês informados.

Para a turboalimentação duplo estágio, um turboalimentador KP39 foi combinado a um turboalimentador de baixa pressão K26.

(10)

A TECNOLOGIA BV DA BORGWARNER CONQUISTA OS MODELOS DE LUXO DA AUDI

C

om o lançamento do 2.5 TDI em 1989, a Audi apresentou o pri-meiro motor turbo a diesel com injeção direta para veículos de passeio. Este motor tornou-se a tendência em tecnologia diesel DI. O TDI V6 3.0 litros agora representa o primeiro motor a diesel da nova família de motores Audi-V (com apenas 90 mm de distância entre os cilindros) a entrar na linha de produ-ção em série. O novo motor emprega apenas medidas e soluções internas no motor, para permitir que carros de luxo com comando quattro drive automático respeitem os rígidos padrões de emissão de gás de escape estabelecidos nas

normas EU4. Desde sua apresentação nos modelos Audi A6 e A8, o novo V6 foi considerado um dos melhores motores a diesel de sua classe e teve grande sucesso no mercado. Está preparado para conquistar ainda mais populari-dade quando utilizado nos modelos da Volkswagen Touareg e Phaeton. O novo motor TDI V6 produz até 233 bhp e um torque máximo de 330 lb-ft. Utiliza quatro válvulas por cilindro, um turboali-mentador de geometria variável e é a primeira unidade do mundo a utilizar o Sistema Common Rail Piezo da Bosch com pressão máxima de injeção de

Graças à turboalimentação BV da BorgWarner Turbo System, a classe de veículos de luxo a diesel da Audi também pode usufruir dos benefícios da turboalimentação.

(11)

REPRESENTANTES E CLIENTES IMPORTANTES

DA BORGWARNER ENCONTRAM-SE NO BRASIL

1.600 bar. O novo motor se destaca pelos números de desempenho impres-sionantes e funcionamento suave. Com um desenho especialmente compacto e muitas novas soluções técnicas, a Audi mais uma vez cria marcos na tecno-logia TDI.

Uma meta importante para os fabrican-tes de motor era gerar altos valores de torque em baixas rotações e, em especial, alcançar um bom rendimento. O turboalimentador para o motor high-tech vem da mais recente Geração VTG BV da BorgWarner Turbo Systems. Na parte posterior do V interno há um BV50 com turbinas de geometria variá-vel, cujas aletas são ajustadas rápida e precisamente às condições de operação através de um atuador elétrico. De forma a permitir o máximo de aproveitamento de energia dos gases de escape pela turbina, os coletores e os tubos de compensação têm um projeto com sistema de insulação nas folgas. Um sensor de temperatura na entrada da turbina garante que a temperatura permitida para exaustão de 820°C não seja ultrapassada. Isto permite uma potência ainda maior do motor sem colo-car qualquer dos componentes sob estresse excessivo.

Com o TDI V6 3.0 litros da Audi, a mais recente geração de turboalimentadores VTG BV da BorgWarner também está disponível na classe de veículos de luxo pela primeira vez. Este motor tem muitas funções novas e ajuda o desempenho de destaque da série BV da BorgWarner a estabelecer novos padrões no desenho de turboalimentadores.

Em 28 de setembro de 2004, a BorgWarner realizou um workshop sobre tecnologia em São Paulo, Brasil. Um total de 70 representantes de clientes como Volkswagen, Daimler-Chrysler, Scania, General Motors, Mitsubishi, International, MWM e Cummins participaram do evento para saber mais sobre as estratégias e tecnologias atuais deste fornecedor de componentes da indústria automotiva.

Este workshop, o terceiro deste tipo, tratou das estratégias de organização e crescimento da BorgWarner Turbo Systems, os desenvolvimen-tos atuais e – para o grande número de engen-heiros entre os presentes – as mais recentes tecnologias BorgWarner.

Entre os palestrantes estavam Ulli Fröhn (Vice-Presidente de Vendas e Marketing), Hans-Peter

Schmalzl (Vice-Presidente de Tecnologia), Wolf-gang Schneider (Diretor de Sistemas de Quali-dade e Processos), Werner Bender (Diretor Comercial de Sistemas de Alimentação a Diesel – Desenvolvimento de produtos) e Dr. Helmut Förster (Diretor de Qualidade – Américas), que ofereceram aos presentes uma apresentação interessante e completa.

Para fechar o evento, Sergio C. Veinert, Gerente-Geral do Brasil, previu que os motores do futuro serão menores, mais potentes e menos preju-diciais ao meio-ambiente – um desafio que a indústria automotiva somente poderá vencer com a ajuda de tecnologias de alimentação altamente avançadas.

Tanto os anfitriões quanto os visitantes do even-to consideraram-no um grande sucesso.

Ulli Fröhn dá as boas-vindas aos participantes do workshop de tecnologia no Brasil.

(12)

E

m fevereiro de 2004, a Internatio-nal Engines lançou uma nova linha de motores de seis cilindros em linha para atender aos rígidos requisitos referentes à emissão. Estes novos moto-res, DT 466, DT 570 e HT 570, estão dis-poníveis nas séries de caminhões 4000, 7000 e 8500 da International. O objetivo dos fabricantes com esta série de moto-res, era fornecer aos proprietários de caminhões da International mais segu-rança, desempenho durável e resposta ao dirigir. Visando capacitar mais vanta-gens, a International e BorgWarner traba-lharam em conjunto no desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de ar que oferecesse melhoria na economia de combustível e no desempenho geral do motor.

Um dos fatores mais importantes e necessários para conseguir este de-sempenho é o turboalimentador com geometria variável (VTG) da BorgWarner. As pás controladas eletronicamente não só oferecem ao motorista uma respos-ta de aceleração melhor, como respos-também têm papel fundamental no sistema de recirculação do gás de exaustão (EGR). Estas duas áreas são decisivas para permitir que o usuário final tenha um motor que não só atende aos requisitos referentes a emissões, mas que também ofereça excelente desempenho ao diri-gir. Outros fatores importantes neste

novo grupo de motores é o sistema de injeção de combustível eletro-hidráulico de segunda geração (G2), as 4 válvulas por cilindro e um freio motor integrado opcional.

O turboalimentador VTG S300V desen-volvido para a International também ofe-rece a mais ofe-recente tecnologia. Um fator decisivo era o rotor de compressor de titânio, permitindo que o motor atingis-se maiores potências, chegando assim aos objetivos de performance. Outro componente necessário para oferecer o nível de controle e resposta exatos do turboalimentador VTG é o sistema de atuação controlada eletronicamente. Este sistema permite que o módulo de controle do motor otimize o desempenho geral através da posição das pás monitorada e controlada cuidadosa-mente. Um dos grandes desafios em atender os desejos do cliente com relação ao consumo de combustível, emissão e desempenho era a eficiência do compressor do turboalimentador. Assim, o grupo de desenvolvimento da BorgWarner Turbo Systems forneceu um design customizado de forma a atender os ambiciosos objetivos da Internatio-nal quanto ao desempenho e eficiência. Os objetivos quanto ao desempenho só foram superados pelo cronograma apertado para implementação das

soli-citações do cliente. As agressivas metas de desenvolvimento e cronograma esta-belecidas pela International fizeram com que a BorgWarner Turbo Systems crias-se uma equipe não só com experiência em desempenho de turboalimentação e motores, mas com habilidades para gerenciamento de projetos que conse-guisse entregar o produto certo no prazo estabelecido. Este grupo foi formado por uma equipe de aplicação de primeira linha localizada no centro técnico americano da BorgWarner em Asheville, liderado por Brock Fraser. O suporte de desenvolvi-mento foi necessário para que se alcan-çasse os objetivos de desempenho. Uma equipe liderada por Patrick Sweetland com engenheiros de desenvolvimento dos centros técnicos europeus e norte-americanos da Turbo Systems ofereceu este suporte. A peça final para comple-tar o quebra-cabeça era o gerenciamento geral do programa de forma a garantir um lançamento bem-sucedido. Para tanto, foi usada uma equipe global de funções cruzadas, incluindo representantes de manufatura, compra, logística, enge-nharia/design e recursos humanos. Brady Ericson, gerente de programas dedicado, foi indicado para chefiar esta equipe. A cooperação entre as equipes da BorgWarner Turbo Systems e Interna-tional Engine foi o fator mais importante que garantiu um lançamento bem-suce-dido. Para cumprir os ambiciosos obje-tivos referentes a cronograma e desem-penho, as duas empresas tiveram de trabalhar em conjunto com um novo nível de abertura. A Turbo Systems reconhece a importância deste tipo de parceria para atuar no exigente mercado atual. Este projeto é um excelente exemplo de como a equipe da BorgWarner Turbo Systems continua a atender e superar os requi-sitos de nossos clientes através do uso de nossos talentos globais, bem como do nosso compromisso com a lideran-ça de produto.

Trabalho Global em Equ i

(13)

u ipe para a International

S INTERNATIONAL

As séries de veículos comerciais 4000, 7000 e 8500 são equipadas com as novas unidades de seis cilindros em linha da International, para as quais o turboalimentador S300V da BorgWarner Turbo Systems foi especialmente desenvolvido.

(14)

Turbos para Coréia

O

grande evento Tech Review, que a BorgWarner realizou em julho de 2002 na Coréia (ver TurboNews 2/02) começa a gerar os primeiros frutos para a BorgWarner Turbo Systems. Em fevereiro de 2004, a empre-sa especialista em turboalimentação criou a joint-venture “SeohanWarner Turbo Systems Ltd.” junto com a empresa automobilística core-ana Korea Flange Company Ltd. Esta nova empresa produzirá os turboalimentadores BV43 e BV50 para a nova geração de motores a diesel da Hyundai & Kia Motors.

O planejamento para a nova linha de montagem teve início em janeiro de 2004 e em julho houve a conclusão da linha na Coréia. A Turbo Systems escolheu a unidade da BorgWarner Engine Group em Pyongtaek como local de produ-ção. Esta nova unidade foi aberta há apenas

um ano e já abriga a produção de correntes de distribuição para a Hyundai & Kia Motors pela divisão MorseTec. Aproximadamente 100 mil metros quadrados de área para a produção serão inicialmente disponibilizados para per-mitir que a BorgWarner Turbo Systems esta-beleça SOP em dezembro de 2004.

Visando garantir procedimentos tranqüilos e qualidade de produção superior desde o início, os novos colegas da Coréia já participaram de um curso de treinamento de 5 semanas na BorgWarner Turbo Systems em Kirchheim-bolanden. O conteúdo do treinamento incluía a apresentação dos novos turboalimentado-res e uma explicação sobre a estrutura corpo-rativa e os procedimentos na Turbo Systems. Paralelamente, uma intensa sessão de treina-mento foi conduzida na unidade de

Kirchheim-bolanden para os profissionais coreanos, de forma a garantir que todos adquirissem os co-nhecimentos e habilidades necessárias para a montagem final dos turboalimentadores VTG. Durante o treinamento, os profissionais pas-saram 3 semanas trabalhando no Centro de Tecnologia e outras 2 semanas no fornecedor de equipamentos de montagem da Turbo Systems. Isto garantiu que não só conhecessem o “processo” mas que fossem apresentados aos verdadeiros bancos de teste que passa-rão a utilizar. O treinamento foi supervisionado por Dirk Baumgärtner do Centro 7, que em conjunto com o especialista em manufatura Thomas Fitting também ofereceu suporte à instalação da linha e demais treinamentos na nova unidade em Pyongtaek.

A TURBO SYSTEMS COMEÇA A PRODUÇÃO DE TURBOALIMENTADORES PARA A

HYUNDAI & KIA MOTORS.

(15)

C

ada vez mais os fabricantes de automóveis vem usando a última geração de turboalimentadores VTG BV da BorgWarner. Para atender a crescente demanda da Renault e da Volkswagen, a empresa especialista em turboalimentação expandiu significati-vamente a capacidade de produção, enquanto simultaneamente, aprimora seu controle de qualidade.

Na série K9K de motores da Renault, o BV39 THP é utilizado na versão 100 bhp para os modelos Clio, Megane e Scenic. A linha de produção onde o turboalimen-tador é montado foi reavaliada em maio de 2004 para aumentar a produção. Os especialistas em fabricação da BorgWarner trabalharam juntos com os funcionários da área de produção para desenvolver o desenho de uma nova “ilha de montagem”. O conteúdo foi otimizado workshop de Kaizen. Os procedimentos de controle de qualidade foram introdu-zidos de forma a acompanhar o aumen-to nos números de produção e para auxi-liar a melhorar o processo em conjunto com os funcionários. O novo conceito de fábrica permite que os turboalimenta-dores sejam montados em um espaço mínimo.

A Turbo Systems também criou uma linha de montagem totalmente automatizada

para a Volkswagen/Audi. Isso aumentou a capacidade e otimizou os processos. Em uma fase de criação e lançamento em apenas dois meses, foi possível melhorar significativamente a produção diária, mantendo a alta qualidade típica de todos os produtos BorgWarner. Os componentes dos turboalimentadores BV39 são alinhados automaticamente nas estações individuais e depois

mon-tados utilizando a última geração de tecnologia para colocação de parafusos. Sistemas de filmagem de última geração são utilizados para monitorar as etapas de montagem individuais. Para otimizar os processos e a disponibilidade do material necessário, a linha de montagem é equipada com um sistema EDP que garante a reposição automática de peças. Depois de intensa etapa de preparo e planejamento, a primeira estação de ins-peção para verificação das aletas móveis foi colocada em operação. A verificação foi realizada durante o tempo disponível no intervalo da montagem da carcaça do compressor. Os funcionários simples-mente colocam o turboalimentador par-cialmente montado na estação. A máqui-na realiza a inspeção sem qualquer inter-venção do operador. Um feixe de laser mede o rotor do compressor enquanto ele gira acionado através de um dispo-sitivo. Rotores de compressor danificados são imediatamente detectados e retira-dos. Este é mais um passo em direção à otimização da confiança dos sistemas de turboalimentação BorgWarner.

Os componentes foram verificados e medidos utilizando câmeras e tecnologia a laser.

A equipe da nova linha de montagem.

Aumento na Capacidade de Produção

(16)

Tb

N

Publicado por

BorgWarner Turbo Systems Worldwide Headquarters GmbH Marnheimer Straße 85/87, D-67292 Kirchheimbolanden

Edição e coordenação

Günter Krämer, Global Marketing, BorgWarner Turbo Systems

Autores

Ulli Froehn, Joel Wiegert, Turgut Alper, Bernd Stilgenbauer, Roland Sawitzki, Sabine Bossert

Fotografia

BW Turbo Systems, Audi, BMW, Land Rover, International

Conceito, Design e Litografia

schulze, reister, grözinger, werbeagentur ag, Mannheim www.srgwerbeagentur.de

Impressão

wdw druck gmbh, Sandhausen, Germany

Direitos Autorais © 2004

BorgWarner Turbo Systems Worldwide Headquarters GmbH, Kirchheimbolanden Todos os direitos reservados, inclusive o de fazer mudanças técnicas. Impresso na Alemanha

TurboNews – Edição 2/2004 Você acredita que um colega também gostaria de receber as edições de TurboNews? Empresa, nome e endereço de email para:

rai@turbos-bwauto.de

I m p r e s s o

A BORGWARNER ESTABELECE AS BASES PARA A COOPERAÇÃO INTEGRAL

O sucesso através do

gerencia-mento eficiente de processos

de cooperação com seus consumidores. O fato de a empresa ter recebido este ano a certificação global referente ao TS16949:2002 mostra que já está no caminho certo para transformar este objetivo em realidade.

Para a Turbo Systems, isso significa inicialmente a criação de consciência global quanto a seus processos internos e a sincronização de seus processos internos com aqueles dos agentes mundiais incluídos em sua lista de clientes. O “Process Navigator” tem papel fundamental nisso. O mecanismo descreve todos os proces-sos significativos que contribuem para o sucesso corporativo. Utilizando variáveis de medição defi-nidas em conjunto com determinados aspectos de receita e custo, por exemplo, é possível moni-torar a eficiência dos processos por toda a empre-sa. Por sua vez, isso permite que a empresa determine de forma eficaz onde há necessidade ou potencial para melhoria dos processos. O Process Navigator na BorgWarner Turbo Systems é uma ferramenta poderosa que oferece suporte à empresa no desenvolvimento de produtos tecnologicamente avançados em conjunto com o cliente, deixando-os prontos para entrar para a produção em série mais rapidamente. O obje-tivo é oferecer aos clientes vantagens significa-tivas quanto à qualidade ao mesmo tempo em que acelera os processos e reduz os custos.

N

a indústria automotiva, os processos de fabricantes e fornece-dores interagem como em nenhum outro setor. As regras nos padrões internacionais VDA 6.x, QS9000 e TS16949:2002 deter-minam a proximidade entre os procedimentos. Com um sistema eficiente para gerenciamento de processos, a BorgWarner Turbo Systems esta-beleceu as bases para a cooperação integral com fabricantes do setor automotivo no mundo todo. O objetivos dos especialistas em turboali-mentação não é só ser a primeira escolha para sistemas de alimen-tação inovadores, mas também o estabelecimento de novos padrões

p

p

p

O Process Navigator é a peça fundamental do Gerenciamento de Processos

Referências

Documentos relacionados

No panorama internauta são vários os softwares à disposição do utilizador que servem para converter ficheiros PDF em flipbooks, que nada mais são que livros ou publicações

Se este produto contiver ingredientes com limites de exposição, pode ser necessário monitorizar o pessoal, a atmosfera do local de trabalho ou a monitorização biológica para

Foi preparada a seguinte sequencia didática, visando a aplicação do produto desenvolvido nesta dissertação dentro da teoria de Vygotsky. I) SOCIALIZAÇÃO: Iniciamos explicando

Pela sociedade do nosso tempo: para que as pessoas não se deixem vencer pela tentação do ateísmo, do consumismo e do hedonismo, mas se esforcem por construir a vida de

Ninguém quer essa vida assim não Zambi.. Eu não quero as crianças

A meta prevista para este indicador era garantir a realização de exames complementares em dia a 100% de hipertensos e diabéticos do programa, por tanto não foi atingida,

Como foi visto, a primeira etapa do processo decisório de consumo é o reconhecimento da necessidade, com isso, observou-se que, nessa primeira etapa, os consumidores buscam no

O objetivo principal deste estudo de caso era verificar o grau de valorização da medicina popular de plantas entre o próprio povo, tendo por base uma comunidade com diferentes