• Nenhum resultado encontrado

FlipHTML5, um virar de página de conteúdos digitais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FlipHTML5, um virar de página de conteúdos digitais"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

FlipHTML5, um virar de página de conteúdos digitais

Date : 16 de Abril de 2015

No panorama internauta são vários os softwares à disposição do utilizador que servem para converter ficheiros PDF em flipbooks, que nada mais são que livros ou publicações digitais com conteúdos interactivos como tivemos a oportunidade de apresentar previamente. Há então que proceder à selecção, de modo a que esteja assegurado que se escolhe a ferramenta mais completa para esse efeito.

O HTML5 Flipbook Software tem vindo a deixar a sua marca nesta área do marketing digital.

Inversamente aos softwares baseados em flash, o FlipHTML5 é um poderoso software que converte ficheiros PDF em flipbooks interactivos e de resposta ágil assentando na combinação perfeita do HTML5 e jQuery reunindo os melhores recursos e ferramentas para quem se quer lançar em projectos de publicidade ou de marketing.

Destinado tanto a utilizadores comuns ou mais profissionais, esta importante ferramenta permite difundir e partilhar qualquer conteúdo dinâmico em qualquer site ou blog, seja por Facebook, Twitter ou Google Plus, as publicações chegam mais fácil e rapidamente a muitas mais pessoas.

(2)

O FlipHTML5, à semelhança do seu "irmão" que já aqui apresentamos no PPLWARE, permite de forma cativante elaborar e distribuir publicações digitais de e na Internet. Basicamente, facilita o processo de criar e alojar aquelas revistas, catálogos, jornais, panfletos, manuais e até projectos pessoais que se desfolham como se fossem reais (físicos). Estes denominados flipbooks são assim criados de forma mais rápida e fluída, online ou em desktop, disponível para Windows e Mac, sem que os conteúdos sejam monótonos ou cheios de publicidade irritante. Mais, permite que o utilizador crie o seu próprio domínio promovendo assim a sua marca, assim como permite a integração do logótipo, que pode ser aplicado nas várias publicações criadas, sempre online!

(3)

Na versão Platinum, gentilmente cedida uma licença pelo programador, é possível gerar as publicações que se desejar e com um número de páginas que se entender, sem quaisquer limitações, mas as versões gratuita e pro já oferecem um número bastante alargado de páginas.

Estas publicações podem ser reunidas automaticamente numa estante, estilo biblioteca, que poderá ser facilmente incorporada em qualquer website e pode ainda organizar a informação em cada estante por temas, sem limites, pois pode criar quantas estantes pretender.

(4)

Compatível com a maioria dos dispositivos incluindo o PC, Mac, iPhone, iPad e Android, o FlipHTML5 não tem necessidade de qualquer instalação extra pelo que trabalha naturalmente via aplicação para desktop ou explorador de Internet e inclui um sistema de alojamento dos nossos conteúdos para maior comodidade.

(5)

páginas cativantes e interactivas com os flipbooks. Para aumentar exponencialmente a

interactividade dos conteúdos, as publicações digitais podem ser enriquecidas com animações, pois incorpora um editor de animações. Pode ainda juntar vídeos (do Youtube ou vídeos

próprios), imagens, áudio, textos, links ou fotos nas publicações digitais. É tudo efectuado em tempo real, com a notável interface de drag and drop do FlipHtml5 Desktop Client (Windows e

Mac) que é como quem diz arrastar e largar com o rato e sem recorrer a qualquer código de programação.

Basta arrastar qualquer um dos elementos interactivos que se deseja incorporar na nossa publicação e em segundos fica pronta aquela que será uma experiência de leitura tão extraordinária quanto apelativa para cada leitor.

O Editor de páginas é bastante completo e permite todo o tipo de edição, desde a inserção de meios multimédia até à personalização de textos e afins:

(6)

Para o caso das animações, não foi esquecido um completo editor de animações, que incluí uma timeline de orientação, que nos pode servir bastante se queremos impulsionar o aspecto gráfico e apelativo dos nossos conteúdos. É possível fazer de tudo, desde hotsposts, a links, videos e afins:

Um dos grandes complementos deste programa é o facto de que mesmo sem possuirmos um site próprio, é possível alojar as publicações na plataforma do FlipHTML5 Cloud e assim lançar online as publicações digitais. Depois de carregadas na nuvem, estas publicações podem ser

(7)

integradas em páginas de Internet ou blogs e assim serem difundidas por email ou redes sociais com os com leitores ou parceiros de negócios. As publicações depois poderão ser subscritas e receber as actualizações das mesmas. Com uns simples cliques no rato, o flipbook poderá ser partilhado nas redes sociais ou via email.

Podemos ainda acrescentar que este programa foi pensado para estar bem adaptado à realidade das ferramentas SEO, pelo que permite uma boa e fácil indexação nos motores de busca.

Não menos importante que a conversão de ficheiros PDF para flipbooks, é de realçar a

permissão para converter imagens e ficheiros PDF, mesmo arquivos do MS Office (DOC, PPT, XLS, XLSL), TXT e OpenOffice. As funções de Editor de Animações e Páginas, nas versões Platinium e Enterprise, permitem aos utilizadores personalizar e enriquecer as páginas de acordo com as suas ideias e personalizando-as de acordo com as expectativas do público-alvo. Podemos ainda alterar os idiomas nas publicações, e assim chegar a cada vez mais pessoas e mais distantes, sem a barreira linguística.

(8)

São vários os modelos pré-definidos disponíveis ao utilizador para uma rápida conversão e criação de publicações com o FlipHTML5. São vários os estilos e os temas que vão de encontro às pretensões dos utilizadores que podem assim personalizar toda a aparência da publicação incluindo os recursos interactivos, previamente mencionados mas incluindo a cor do tema, apresentação de fotos, botões de controlo, as opções de navegação, e até introduzir banners ou imagens com o logotipo da empresa, promovendo assim a nossa marca.

(9)

margem para dúvidas, um factor diferenciador junto dos leitores. Os utilizadores têm à sua disposição vários tipos de publicações finais para serem partilhados: publicação de ficheiros HTML e ficheiros relacionados no padrão HTML5, ficheiros ZIP que são convenientes para o armazenamento e partilha, ficheiros EXE - ficheiro executável para PC, e para servidor FTP – publica o flipbook no seu site com FTP integrado.

Poderão ver abaixo o resultado de uma animação com que trabalhamos aquando do teste do programa, muito simples, e deverão ter em conta que está alojada online no

servidor da FlipHTML5:

Cria um ficheiro ZIP para ser enviado por email directamente para o seu leitor assim como dispõe de um plugin para o WordPress assim como em módulo do Joomla e Drupal e que podem ser instalados no seu próprio website ( requer a instalação do Cliente FlipHTML5 desktop).

Como se sabe, alguns dispositivos móveis como o iPad e o iPhone não suportam Flash, mas as publicações geradas aqui em HTML5 funcionam plena e correctamente nesses dispositivos. Por outro lado a leitura torna-se muito confortável, o conteúdo é muito fácil e rápido de

pesquisar e os utilizadores poderão adicionar barras de conteúdo e de indicadores para melhor navegar pelo flipbook gerado.

O seguinte vídeo exemplifica um pouco algumas das capacidades da ferramenta em questão:

Disponibiliza ainda quadro estatísticos, folha a folha, que contabiliza visitas e leituras, o que permite ao utilizador conhecer os seus leitores e consumidores de modo a ir ao encontro das expectativas dos mesmos. De forma muito intuitiva podemos saber quantas pessoas visitaram a nossa edição, quantas páginas foram visualizadas e a quantidade de partilhas geradas, bem como ter uma melhor ideia sobre quem clica nos links da publicação. Com esta informação torna-se viável criar um relatório estatístico e analítico e assim ir moldando as campanhas de marketing caso se trate de uma, tornando-a mas eficiente. Permite ainda utilizar o Google Analytics para assim ir gravando as informações de tráfego e visitas.

(10)

A segurança do armazenamento dos dados está salvaguarda, pois utiliza o serviço Amazon S3, protegendo-os contra qualquer tipo de falha ou contra erros de aplicação. Nas publicações criadas existe também a possibilidade de criar níveis de privacidade e níveis de permissão de visualização. Pode definir uma autorização específica para um utilizador específico.

Permite rentabilizar as publicações digitais ao integrar o Google Adsense, assim como banners publicitários. Pode ser usado para enfatizar pormenores dos seus produtos ou na promoção de vendas com o URL (requer a instalação do cliente FlipHTML5 desktop).

(11)

Esta é de facto uma poderosa ferramenta. Com a possibilidade de trabalhar online ou através do cliente para o desktop, o FlipHTML5 mostra-se acessível, prático e eficaz nos trabalhos que executa, não fosse a marca trabalhar com grandes multinacionais como a Nike, Pfizer, Toshiba, Pepsi e muitas outras.

Não queria terminar sem antes agradecer à FlipHTML5 a amabilidade que tiveram em oferecer uma conta platinum sem limites, para assim testar esta ferramenta na sua plenitude. Gostaria ainda de referir que a análise das duas ferramentas deste tipo aqui apresentadas no

PPLWARE se devem a uma necessidade profissional que tive de colmatar tendo aproveitado para sugerir aos nossos leitores.

Licença: Freeware/Gratuito para testar

Sistemas Operativos: Todos os sistemas operativos

Download: HTML5 Flipbook Software | Windows | Mac

Referências

Documentos relacionados

Relação entre as variáveis ambientais (altura, cota do rio, temperatura do ar média, temperatura do ar máxima, temperatura do ar mínima, umidade relativa do ar e precipitação e

Já os recursos acompanham as câmeras mais sofisticadas da marca, com 11 efeitos de simulação de filme da Fuji, 19 filtros de imagem, conexão Wi-Fi, Bluetooth 4.1, obtu-

Ele é visto pelos hindus não apenas como herói, mas como amigo e mestre.. Ele também é visto como a personificação do amor, da alegria divina e como senhor

Rama, modelo de ação e virtude: Rama é mais um dos avateres de Vishnu, sendo considerado o deus da verdade e da virtude.. Diferente de outros deuses hindus, acredita-se que Rama

Este decreto-lei aplica-se aos modelos Hyundai Tucson e Santa Fe, que apesar de serem considerados “Classe 2”, cumprem os requisitos técnicos relevantes para reclassificação

2º - Esta portaria entra em vigor nesta data, devendo ser publicada no Boletim Interno de Serviço desta Universidade.. PUBLIQUE-SE, DÊ-SE CIÊNCIA

Normalmente as dimensões não são padronizadas, pois raramente se escolhe este ensaio como critério de qualidade de um material, a não ser em situações especiais, como para verificar

A autora buscou verificar, a partir de relatórios e projetos de estágio produzidos por acadêmicos do curso de Letras de uma universidade da região do Vale do Itajaí (SC), como