• Nenhum resultado encontrado

RIO URUGUAI E SUA REGIÃO HIDROGRÁFICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RIO URUGUAI E SUA REGIÃO HIDROGRÁFICA"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA 4ª CÂMARA DE COORDENAÇÃO E REVISÃO

Meio Ambiente e Patrimônio Cultural

RIO URUGUAI

E SUA

REGIÃO HIDROGRÁFICA

Grupo de Trabalho Águas (GT Águas)

(2)

RIO URUGUAI E SUA REGIÃO HIDROGRÁFICA

1

O rio Uruguai, de domínio federal, origina-se da confluência dos rios Pelotas e Peixe na Serra Geral. Seu trecho em território nacional serve de limite entre os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Fronteiriço, delimita a fronteira entre o Brasil e a Argentina depois de sua confluência com o rio Peperi-Guaçu. Após receber a afluência do rio Quaraí, que limita o Brasil e o Uruguai, marca a fronteira entre a Argentina e o Uruguai, desaguando no rio do Prata. No Brasil seus principais afluentes são os rios Canoas, Pelotas, Passo Fundo, Chapecó,Ijuí, Ibicuí e Quaraí.

Seu curso, com 2.200km2 de extensão, é dividido em três partes: alto rio Uruguai, onde se caracteriza por um forte gradiente topográfico, o que propicia alto potencial de geração hidrelétrica; médio rio Uruguai, assumindo a condição de fronteiriço. Economia local baseada em suinocultura e agricultura de soja e milho; e médio baixo rio Uruguai, que se deselvolve pela Campanha Gaúcha, com aproveitamento de suas águas para irrigação da rizicultura.

Correspondentemente, a Região Hidrográfica do Uruguai (Fig. 1) é delimitada ao norte e nordeste pela Serra Geral, ao sul pela fronteira com a República Oriental do Uruguai, a leste pela Depressão Central Riograndense e a oeste pela Argentina. Abrange uma área de aproximadamente 384.000 km2, dos quais cerca de 174.500 km2 situam-se no Brasil. Sua porção brasileira é formada por 45.600 km2 no Estado de Santa Catarina (27%) e 128.900 km2 (73%) no Estado do Rio Grande do Sul2.

Fig.1 – Região Hidrográfica do Uruguai – Rede Hidrográfica

1A Divisão Hidrográfica Nacional instituiu 12 Regiões Hidrográficas conforme o Art. 1º da Resolução nº 32, de

25/06/2003, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), que define: Considera-se como região hidrográfica o

espaço territorial brasileiro compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares, com vistas a orientar o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos”(Art. 2º da Resolução nº 32/2003). Essa bacia hidrográfica é de nº 11.

(3)

Fonte: Panorama da qualidade das águas superficiais no Brasil / ANA, SPR, 2005 (adaptado).

Eventos Críticos

As enchentes são freqüentes na região e atingem, principalmente, as populações ao longo do rio maior e de alguns dos seus afluentes. Elas podem ocorrer em qualquer mês nos trechos inferior, médio e superior do rio Uruguai. As áreas urbanas mais impactadas são Marcelino Ramos, Itaqui, Itá, São Borja, Iraí, e Uruguaiana, ao longo do rio Uruguai, e Alegrete, no rio Ibirapuitã. No rio Uruguai, apesar da grande quantidade de reservatórios, de forma geral, eles operam com pequenos volumes de espera, quando comparados aos grandes volumes afluentes, resultando em pequena capacidade de amortecimento de cheias. Na região de cabeceira do rio Uruguai existem municípios que apresentam, periodicamente, problemas de racionamento de água relacionados à falta de regularização de vazões.

Disponibilidades e Usos da Água

Segundo a Agência Nacional de Águas - ANA (2006), a vazão média anual da Região Hidrográfica do Uruguai é de 4.117 m³/s, que corresponde a 2,6% da disponibilidade hídrica do país. A vazão específica média na região é bastante alta, 23,6 L/s/km², com valores variando entre 19,5 e 31,5 L/s/km² 3.

(4)

O Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região da Bacia do Rio Uruguai (2008), que utiliza uma divisão de sub-bacias diferente da usada pelo trabalho da Secretaria de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente (2006), atribui uma vazão média anual de 4.335 m³/s, com vazão específica média de 26 L/s/km².

A demanda total de água é de 245,0 m³/s, que representa 30,4% da disponibilidade hídrica assegurada em 95% do tempo (Q95). Essa demanda está concentrada nas unidades hidrográficas Piratinim/Icamaquã, Ibicuí, Quaraí e Santa Maria. A demanda nessas regiões ultrapassa a disponibilidade hídrica (Q95) sendo que ela é, em parte, mantida pela regularização proporcionada por reservatórios. Para o plano de desenvolvimento sustentável da região da bacia do rio Uruguai (2008), a demanda total da região hidrográfica é de 218 m³/s.

D

emandas Associadas aos Principais Usos Consuntivos4 (Figs. 2 e 3)

Segundo o Plano Nacional de Recursos Hídricos (2006), os valores aproximados das demanda são:

Demanda urbana :

É de 7,1 m3/s (cerca de 3% da demanda total), sendo maior na unidade hidrográfica Ibicuí.

Demanda rural :

Essa demanda é de apenas 3,6 m3/s (1,5% da demanda total). Demanda animal :

Tal uso consome 7,2 m3/s (cerca de 3% da demanda total) sendo maior na unidade hidrográfica Ibicuí.

Demanda industrial :

O valor estimado é de 5,9 m3/s (2% da demanda total) sendo representada, principalmente, pela agroindústria associada ao abate de animais, serrarias, madeireiras e indústria de celulose.

Demanda para irrigação :

É de 221,1 m3/s (91% da demanda total de água) para uma área irrigada de 435.421 ha (14% da área irrigada do país) e demanda unitária de 0,51 L/s/ha. Destaca-se o volume utilizado na rizicultura.

Usos Não Consuntivos das Águas Superficiais Geração de energia:

A capacidade total de produção, considerando os lados brasileiro e argentino, é elevada, com valor de 40,5 KW/km².

Navegação:

4 São apresentados dados referentes ao plano nacional de recursos hídricos: documento base de referência

(MMA/SRH, 2006) e o plano de desenvolvimento sustentável da região da bacia do rio Uruguai (Consórcio ORICONSUL-ECOPLAN-SKILL, 2008).

(5)

A navegação fluvial é pouco praticada devido ao relevo acidentado, as variações significativas de vazão dos rios e aos problemas de assoreamento. Poluição dos Recursos Hídricos

Na região, destacam-se os impactos ambientais relacionados ao lançamento de esgotos in natura em seus principais centros urbanos (por. ex.Lages, Chapecó, Uruguaiana, Alegrete e Erechim) e em suas áreas rurais, associado à suinocultura, avicultura, agrotóxicos, mineração e aos efluentes das indústrias de celulose..

Fig. 4 – Áreas críticas

Fonte: Panorama da qualidade das águas superficiais no Brasil / ANA, SPR, 2005 (adaptado) Monitoramento

Nesta região encontram-se comitês estaduais de bacias hidrográficas (ex: o comitê do rio Ijuí e o comitê do rio Santa Maria) que contribuem no monitoramento das águas, além de servirem como mecanismo fomentador da gestão participativa dos recursos hídricos.

Impactos ambientais

Estas águas superficiais, devido à exposição natural à focos de poluição, têm baixa proteção ambiental, sendo facilmente impactadas. Deve-se identificar e avaliar os impactos ambientais negativos, considerando os efeitos

(6)

cumulativos e sinérgicos advindos de múltipla ações antrópicas, os quais alteram significativamente os parâmetros qualitativos e quantitativos dos recursos hídricos.

DOCUMENTOS E SITES RECOMENDADOS DOCUMENTOS:

PANORAMA da qualidade das águas superficiais no Brasil. Brasília: ANA, 2005. (Estudo Técnico. Cadernos de Recursos Hídricos).

PANORAMA do enquadramento dos corpos d'água. Estudo Técnico. Cadernos de Recursos Hídricos. Brasília, ANA, 2005.

PLANO de desenvolvimento sustentável da região da bacia do rio Uruguai. Florianópolis; Porto Alegre: Consórcio ORICONSUL-ECOPLAN-SKILL, 2008. 550 p. Cooperação Técnica BID ATN/JC-9952-BR (contrato PRM.8.013.00J).

PLANO Nacional de Recursos Hídricos: documento básico de referência. Brasília: MMA, 2005.

______. Brasília: MMA/SRH, 2006, 4v:il.

PLANO Nacional de Recursos Hídricos. Panorama e estado dos recursos hídricos no Brasil. Brasília: MMA/SRH, 2006. 4v.

POLÍTICA Nacional de Recursos Hídricos: Lei nº 9.433, de 08 de janeiro de 1997. Brasília: MMA/SRH, 1997. 35 p.

SITES

Cartilha do Rio Uruguai - Amigos da Terra Brasil Disponívem em

http://www.natbrasil.org.br/Docs/cartilha_rio_uruguai.html

Agência Nacional de Águas (ANA). Disponível em: <http://www.ana.gov.br>. Agência Nacional de Águas (ANA),. Hidroweb – Sistema de informações hidrológicas. Disponível em: <http://www.hidroeb.ana.gov.br>.

Agência Nacional de Águas (ANA),. Panorama da qualidade das águas superficiais no Brasil. Disponível em: http://www.ana.gov.br/sprtew/1/1-ANA.swf.

(7)

MUNICÍPIOS INSERIDOS TOTAL OU PARCIALMENTE NA REGIÃO HIDROGRÁFICA DO URUGUAI E MUNICÍPIOS COM PRMs.

ESTADO PRM MUNICÍPIOS

RS PRM-Bagé Aceguá

RS Bagé

RS Hulha Negra

RS Lavras do Sul

RS PRM-Caxias do Sul Bom Jesus

RS Esmeralda

RS Monte Alegre dos Campos

RS Pinhal da Serra

RS São José dos Ausentes

RS Vacaria

RS PRM-Cruz Alta Augusto Pestana

RS 5Boa Vista do Cadeado

RS Bozano RS Condor RS Cruz Alta RS Jóia RS Panambi RS Pejuçara RS Tupanciretã RS PRM-Erechim Aratiba RS Áurea RS Barão de Cotegipe

RS Barra do Rio Azul

RS Barracão

RS Benjamin Constant do Sul

RS Cacique Doble RS Campinas do Sul RS Carlos Gomes RS Centenário RS Charrua RS Cruzaltense

RS Entre Rios do Sul

(8)

RS Erebango RS Erechim RS Erval Seco RS Estação RS Faxinalzinho RS Floriano Peixoto RS Gaurama RS Getúlio Vargas RS Ipiranga do Sul RS Itatiba do Sul RS Jacutinga RS Machadinho RS Marcelino Ramos RS Mariano Moro RS Maximiliano de Almeida RS Paim Filho RS Paulo Bento RS Ponte Preta RS Quatro Irmãos RS Sananduva

RS Santo Expedito do Sul

RS São João da Urtiga

RS São José do Ouro

RS São Valentim

RS Severiano de Almeida

RS Três Arroios

RS Viadutos

RS PRM-Passo Fundo Água Santa

RS Almirante Tamandaré do Sul

RS Alpestre

RS Ametista do Sul

RS Barra Funda

RS Boa Vista das Missões

RS Caiçara

RS Capão Bonito do Sul

RS Carazinho

(9)

RS Cerro Grande RS Chapada RS Ciríaco RS Constantina RS Coqueiros do Sul RS Coxilha RS Cristal do Sul

RS Dois Irmãos das Missões

RS Engenho Velho

RS Erval Grande

RS Frederico Westphalen

RS Gramado dos Loureiros

RS Ibiaçá RS Ibiraiaras RS Iraí RS Jaboticaba RS Lagoa Vermelha RS Lajeado do Bugre RS Liberato Salzano RS Mato Castelhano RS Muliterno RS Nonoai

RS Nova Boa Vista

RS Novo Barreiro

RS Novo Tiradentes

RS Novo Xingu

RS Palmeira das Missões

RS Passo Fundo

RS Pinhal

RS Planalto

RS Pontão

RS Rio dos Índios

RS Rodeio Bonito

RS Ronda Alta

RS Rondinha

RS Sagrada Família

(10)

RS Santa Cecília do Sul

RS São José das Missões

RS São Pedro das Missões

RS Sarandi RS Seberi RS Sertão RS Tapejara RS Taquaruçu do Sul RS Três Palmeiras RS Trindade do Sul RS Tupanci do Sul RS Vicente Dutra RS Vila Lângaro RS Vista Alegre

RS PRM-Santa Maria Bossoroca

RS Capão do Cipó RS Dilermando de Aguiar RS Itacurubi RS Jaguari RS Jari RS Júlio de Castilhos RS Manoel Viana RS Mata

RS Nova Esperança do Sul

RS Quevedos

RS Santa Maria

RS Santiago

RS São Francisco de Assis

RS São Martinho da Serra

RS São Pedro do Sul

RS São Vicente do Sul

RS Toropi

RS Unistalda

RS PRM-Santa Rosa Alecrim

RS Alegria

RS Barra do Guarita

(11)

RS Bom Progresso

RS Braga

RS Campina das Missões

RS Campo Novo

RS Cândido Godói

RS Crissiumal

RS Derrubadas

RS Doutor Maurício Cardoso

RS Esperança do Sul RS Horizontina RS Humaitá RS Independência RS Miraguaí RS Nova Candelária RS Novo Machado RS Palmitinho RS Pinheirinho do Vale RS Porto Lucena RS Porto Mauá

RS Porto Vera Cruz

RS Redentora

RS Santa Rosa

RS Santo Cristo

RS São José do Inhacorá

RS São Martinho

RS São Paulo das Missões

RS Sede Nova RS Tenente Portela RS Tiradentes do Sul RS Três de Maio RS Três Passos RS Tucunduva RS Tuparendi RS Vista Gaúcha

RS PRM-Santana do Livramento Cacequi

RS Dom Pedrito

(12)

RS Rosário do Sul

RS Sant' Ana do Livramento

RS São Gabriel

RS PRM-Santo Ângelo Ajuricaba

RS Caibaté RS Catuípe RS Cerro Largo RS Chiapetta RS Coronel Barros RS Coronel Bicaco RS Dezesseis de Novembro RS Entre-Ijuís RS Eugênio de Castro RS Giruá

RS Guarani das Missões

RS Ijuí RS Inhacorá RS Mato Queimado RS Nova Ramada RS Pirapó RS Porto Xavier RS Rolador RS Roque Gonzales

RS Salvador das Missões

RS Santo Ângelo

RS Santo Antônio das Missões

RS Santo Augusto

RS São Luiz Gonzaga

RS São Miguel das Missões

RS São Nicolau

RS São Pedro do Butiá

RS São Valério do Sul

RS Senador Salgado Filho

RS Sete de Setembro

RS Ubiretama

RS Vitória das Missões

(13)

RS Barra do Quaraí RS Garruchos RS Itaqui RS Maçambará RS São Borja RS Uruguaiana

SC PRM-Caçador Arroio Trinta

SC Caçador SC Calmon SC Curitibanos SC Fraiburgo SC Frei Rogério SC Iomerê SC Lebon Régis SC Macieira SC Monte Carlo

SC Ponte Alta do Norte

SC Rio das Antas

SC Salto Veloso

SC Santa Cecília

SC São Cristóvão do Sul

SC Videira

SC PRM-Chapecó Abelardo Luz

SC Águas de Chapecó SC Águas Frias SC Arvoredo SC Bom Jesus SC Caxambu do Sul SC Chapecó SC Cordilheira Alta SC Coronel Freitas SC Coronel Martins SC Entre Rios SC Formosa do Sul SC Galvão SC Guatambú SC Ipuaçu

(14)

SC Irati SC Jardinópolis SC Jupiá SC Lajeado Grande SC Marema SC Modelo SC Nova Erechim SC Nova Itaberaba SC Novo Horizonte SC Ouro Verde SC Paial SC Palmitos SC Pinhalzinho SC Planalto Alegre SC Quilombo SC Santiago do Sul SC São Carlos SC São Domingos

SC São Lourenço do Oeste

SC Saudades SC Serra Alta SC Sul Brasil SC União do Oeste SC Xanxerê SC Xaxim

SC PRM-Concórdia Alto Bela Vista

SC Arabutã

SC Concórdia

SC Faxinal dos Guedes

SC Ipira SC Ipumirim SC Irani SC Itá SC Jaborá SC Lindóia do Sul SC Passos Maia SC Peritiba

(15)

SC Piratuba

SC Ponte Serrada

SC Presidente Castelo Branco

SC Seara

SC Vargeão

SC Xavantina

SC PRM-Joaçaba Água Doce

SC Brunópolis SC Campos Novos SC Capinzal SC Catanduvas SC Erval Velho SC Herval d'Oeste SC Ibiam SC Ibicaré SC Joaçaba SC Lacerdópolis SC Luzerna SC Ouro SC Pinheiro Preto SC Tangará SC Treze Tílias SC Vargem SC Vargem Bonita SC Zortéa

SC PRM-Lages Abdon Batista

SC Anita Garibaldi

SC Bocaina do Sul

SC Bom Jardim da Serra

SC Bom Retiro

SC Campo Belo do Sul

SC Capão Alto SC Celso Ramos SC Cerro Negro SC Correia Pinto SC Lages SC Otacílio Costa

(16)

SC Painel

SC Palmeira

SC Ponte Alta

SC Rio Rufino

SC São Joaquim

SC São José do Cerrito

SC Urubici

SC Urupema

SC PRM-Rio do Sul Petrolândia

SC PRM-São Miguel do Oeste Anchieta

SC Bandeirante

SC Barra Bonita

SC Belmonte

SC Bom Jesus do Oeste

SC Caibi SC Campo Erê SC Cunha Porã SC Cunhataí SC Descanso SC Dionísio Cerqueira SC Flor do Sertão SC Guaraciaba SC Guarujá do Sul SC Iporã do Oeste SC Iraceminha SC Itapiranga SC Maravilha SC Mondaí SC Palma Sola SC Paraíso SC Princesa SC Riqueza SC Romelândia SC Saltinho SC Santa Helena

SC Santa Terezinha do Progresso

(17)

SC São João do Oeste

SC São José do Cedro

SC São Miguel da Boa Vista

SC São Miguel do Oeste

SC Tigrinhos

Referências

Documentos relacionados

Após o Gestor Local responder a demanda Sensível, o Gestor Central vai analisar as informações para ver se não faltou nenhuma informação solicitada.

Nesse cenário, esse trabalho busca contribuir com a pesquisa sobre o entendimento dos fatores institucionais presentes no Brasil, a fim de melhor entender a

bulgaricus foram maiores quando SMP foi substituído por WPC (Figura 8b). Entretanto, as contagens de B. A Figura 9 mostra a influência das proteínas do leite nas

Nesse texto, Benjamin trata, basicamente, sobre a vida e sobrevivência de textos por meio da tradução para outras línguas, assim como Casais Monteiro aborda a

Parágrafo Segundo – Quando a eventual devolução de cheque, sem pagamento ou compensação ocorrer por insuficiência de fundos ou encerramento de conta, desde que

Devido ao exame anatomo-patológico, procedeu-se a excisão do cordão espermático e linfadenectomia inguinal (5 de Março de 2007), tendo o resultado his- tológico revelado

Conjunto de produtos (mercadorias) identificadas como necessidades (importações) argelinas, com capacidade portuguesa de produção e exportação, representando oportunidades

Pacientes com insuficiência renal: para pacientes com depuração de creatinina entre 30 e 50 mL/min/1,73 m 2 (insuficiência renal moderada) ou concentração de creatinina sérica