• Nenhum resultado encontrado

FREI LAERTE É ORDENADO DIÁCONO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FREI LAERTE É ORDENADO DIÁCONO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

TABLOIDE OP 644

INFORMATIVO DA PROVÍNCIA FREI BARTOLOMEU DE LAS CASAS – DOMINICANOS NO BRASIL ANO XX – 31 de agosto de 2017 - tabloide@dominicanos.org.br / www.dominicanos.org.br

FREI LAERTE É ORDENADO DIÁCONO – No sábado, dia 27 agosto, frei Laerte foi ordenado diácono pela imposição das mãos do arcebispo de Goiânia Dom Washington Cruz. A celebração aconteceu na Paróquia São Judas Tadeu em Goiânia. Os nossos parabéns ao novo diácono. Que por intercessão de nosso Pai São Domingos Deus derrame muitas bênçãos sobre nosso querido frei Laerte.

(2)

TABLOIDE OP

644

ORDENAÇÃO DIACONAL DE FREI RONIVALDER E FREI ALEXANDRE

NOTÍCIAS DE FREI CRISTIANO EM SALAMANCA - Frei Cristiano está chegando de Salamanca de onde ele nos mandou a mensagem abaixo:

“Estou terminando o primeiro ciclo da licença em teologia sistemática (mestrado) na Pontifícia Faculdade de Teologia San Esteban. A licença em teologia está sendo feita em um convênio entre o CIDALC e a Faculdade San Esteban. O curso compreende três meses de aula (junho-agosto) e depois um período de investigação. No próximo ano terei outros três meses de aula, e depois disso, o período para a elaboração da tesina. A área de especialização que escolhi foi eclesiologia. Está sendo uma experiência muito boa estar em Salamanca por vários motivos. Em primeiro lugar, pela rica convivência com os frades do convento e os frades da América Latina. Em segundo, pelo simbolismo da relação de San Esteban com a América e seu aporte teológico na defesa dos indígenas americanos. Em

(3)

TABLOIDE OP

644

terceiro, San Esteban está muito ligado com a fundação do Brasil: os frades de Toulouse, quando saíram para fundar a missão no Brasil, estavam em exilados em na Espanha, vivendo no convento de San Esteban, desde o ano de 1880, quando houve a segunda expulsão dos religiosos da França. Antes de chegar na Espanha, no começo de junho, aproveitei para visitar os conventos de Nice e de Toulouse, da Província de Toulouse. Visitei esses dois conventos para conhecer os arquivos: em Nice, o decano do convento, frei Albert Bethoux, tem um arquivo pessoal de muitos frades que viveram no Brasil (frei Antônio Marre, Boaventura Chesseriaeu, Sebastião Tauzin, J. M. Audrin); em Toulouse visitei o arquivo da província, onde frei Agustin Laffaye, me deixou consultar tudo o que se referia à missão brasileira: realmente um tesouro da nossa História se encontram naquelas caixas. Em Toulouse e Nice, muitos dos antigos frades perguntavam pelo destino dos muitos brasileiros que estudaram em Saint Maximin. Conhecer as nossas raízes é muito importante para entendermos nossa identidade”.

ENCONTRO DE PROMOTORES VOCACIONAIS DA AMÉRICA LATINA - Entre os dias 13 a 17 de agosto, na cidade de Assunção (Paraguai), aconteceu o encontro de promotores vocacionais da América Latina. Neste encontro nossa Província foi representada por frei Bruno Moreira que faz parte de nossa equipe de promoção vocacional.

(4)

TABLOIDE OP

644

Estiveram presentes cerca de 45 promotores vocacionais, entre irmãs e irmãos dominicanos do Brasil, Paraguai, Argentina, Peru, Equador, Chile, Uruguai, Colômbia, Bolívia, Venezuela e Porto Rico. Frei Yamil, secretário do CIDALC, esteve presente no encontro, representando frei Luis Javier, sócio do mestre da Ordem para América Latina e Caribe. O Brasil se fez presente no encontro através da Irmã Celia (Nossa Senhora do Rosário de Monteils), irmã Cidalina (Santa Catarina de Sena) e por Frei Bruno Moreira, membro da equipe vocacional da província frei Bartolomeu de Las Casas. Além desses, participaram as irmãs de Santa Catarina de Sena que vivem em Asunción, irmã Geocasta e irmã Marineide. A família dominicana do Paraguai cuidou da acolhida e organização de todo encontro, com um bom envolvimento dos jovens dominicanos e leigos das fraternidades.

No primeiro dia do encontro aconteceu a Expo Carisma, momento de apresentação das experiências de trabalho vocacional de cada província e vicariato. Todos os participantes tiveram um estande onde puderam apresentar seus materiais vocacionais e 20 minutos para partilhar a experiência de trabalho vocacional e a realidade de cada entidade.

Paralelamente ao encontro de promotores vocacionais, frei Bruno Moreira teve a oportunidade de conhecer o trabalho que os frades dominicanos fazem no Paraguai. Além do trabalho paroquial, nossos irmãos estão presentes na universidade Católica do Paraguai e nos movimentos populares. Entre os movimentos destaca-se: moradores que vivem em um bairro (bañado) pobre às margens do rio Paraguai; esses moradores frequentemente sofrem a perca de suas casas com a alta do rio, ou são obrigados a se retirarem de suas casas. Outro movimento é o dos campesinos, que lutam por direto a terra. Atualmente cerca de mil campesinos estão acampados em Assunção reivindicando seus direitos, mas o governo autoritariamente tirou o direito de protesto, assim esses homens e mulheres estão fechados pela polícia em

uma praça sem direto de se manifestar pelas ruas. A família dominicana do Paraguai apresentou o modelo usado na pastoral vocacional, chamado de “Redes Vocacionais Paraguaias”. Esse modelo adotado pela família abrange todos os ramos da família dominicana no trabalho da pastoral. Leigos, frades e irmãs trabalhando juntos pelas

vocações sejam elas leigas, religiosas ou religiosos. Foi apresentado o método, material e conteúdo usado no acompanhamento. Por fim, alguns jovens que participaram das Redes

(5)

TABLOIDE OP

644

deram um testemunho de como as “Redes” os ajudaram no crescimento espiritual e humano. Jovens que se descobriram como leigos dominicanos, leigos que descobriram a vocação religiosa.

Frei Rafael Colomé assessorou o encontro com o tema “Acompanhamento Pessoal e

Vocacional: critérios, modelos, processos, problemas”. Entre os temas abordados foi

destacada a sintonia que deve haver entre a pastoral vocacional e a formação, pois será o promotor vocacional e formadores que irão introduzir o jovem na vida religiosa dominicana, por isso a necessidade de acompanhar pessoalmente o jovem.

Dentro da programação do encontro aconteceu na noite do dia 15 um momento cultural, no qual todos os países fizeram uma apresentação musical e um pouco da culinária. O encontro foi enriquecido com uma confraternização e com uma apresentação de dança da tradição paraguaia.

No penúltimo dia de encontro frei Rafael Colomé continuou sua reflexão sobre o processo de acompanhamento vocacional. Elencou algumas características necessárias do promotor vocacional. Expôs importância da motivação espiritual do candidato: conhecer a real motivação da pessoa que nos procura. Que razões conduz o jovem para justificar sua vocação? Sua raiz ou origem está na base de sua vocação? Porque a pessoa gosta da oração, da vida comunitária, da vida comum, do hábito, do estudo e do carisma? Ou são razões afetivas por ter dificuldades na relação amorosa, com a família, com a sociedade, na opção sexual, etc.?

Frei Yamil, secretário do CIDALC, terminou o dia abordando questões referentes à promoção vocacional e formação nos últimos Capítulos Gerais. Por fim, levantou as seguintes questões para serem discutidas em grupos: Que critérios poderíamos ter em comum para a pastoral vocacional na América Latina? Como implementar o modelo de “Redes” em cada província? O nosso grupo do Brasil chegou à conclusão que a princípio poderíamos trabalhar esse modelo de redes por regiões, devido a grande extensão do Brasil, mas para isso todas as congregações dominicanas, os frades, irmãs e leigos deveriam abraçar a causa.

Encerrando o encontro, todos os participantes saíram a passeio pelos principais lugares de Assunção e cidades vizinhas.

Que Deus abençoe o trabalho daqueles que se dedicam à pastoral vocacional, e que São Domingos interceda sempre em favor das vocações da família dominicana.

(6)

TABLOIDE OP

644

PAUDALHO CELEBRA SÃO DOMINGOS DE GUSMÃO - A comunidade católica da cidade de Paudalho, zona da mata pernambucana, celebrou pelo 6º ano consecutivo, a festa do padroeiro de uma de suas comunidades urbanas. O tríduo aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de agosto do corrente ano.Com muita animação e devoção, os três dias de celebração contaram com reflexões sobre: São Domingos, sua época e sua proposta; São Domingos e o cuidado com a vida, hoje e São Domingos e a alegria de servir em nome do Evangelho. “Foram três noites muito bem participadas, com envolvimento de diversas comunidades e pastorais da cidade, numa fraternidade orante muito gostosa”, testemunha Frei José Fernandes Alves que, pelo 2º ano consecutivo, celebrou o tríduo desta festa.

FAMÍLIA DOMINICANA DO NORDESTE REALIZA SEU 2º ENCONTRO: Nos dias 19 e 20 de agosto de 2017, na cidade de Campina Grande, Paraíba, representantes da Família Dominicana nordestina reuniram-se, pelo 2º ano consecutivo. Denominado 2º Encontro de Fraternidade e Espiritualidade da Família Dominicana do Nordeste, o 1º dia constou de uma roda de conversa para reabastecer e revitalizar as esperanças, em meio à conjuntura social, política, econômica e eclesial. Já no 2º dia a temática em reflexão foi a missão da Família Dominicana hoje, fortalecendo a Igreja em saída.

Na tarde do 2º dia, parte dos participantes visitou o Acampamento Quebra Quilos, de famílias sem terra, distante uns 30 quilômetros de Campina Grande.

O frade dominicano, José Fernandes, que assessorou o encontro refletiu com os participantes sobre a responsabilidade cristã de sermos operárias e operários, construtoras e construtores do “8º dia” e obedientes ao “11º mandamento”, conforme nos adverte o Papa Francisco na Laudato Si.

O PROVINCIAL VISITA NOSSOS FORMANDOS NA ESPANHA- De 5 a 11 de setembro o prior provincial frei Edivaldo estará na Espanha em visita ao frei Marcos e frei Gustavo, nossos estudantes que estão cursando teologia em Valência.

O ENCONTRO DE FORMANDOS DA PROVÍNCIA ESTA CHEGANDO - Com o tema: “A

comunicação a Serviço da Vida religiosa e da Pregação”, e assessorado pelo Ir. Diego,

CSssr , Santa Cruz do Rio Pardo acolherá mais um encontro dos formandos da Província frei Bartolomeu de Las Casas. O Encontro começará quarta-feira, dia 6 setembro, com o jantar e terminará no Domingo, dia 10 com o almoço.

NOSSOS PARABÉNS AOS ANIVERSARIANTES DO MÊS DE SETEMBRO

01 - Frei Marcelo Santos das Neves

06 - Frei Rafael Nunes Garcia (noviço)

08 - Frei Carlos Alberto Munhoz de Moura (Carlinhos)

15 - Frei Marcelo Alves

1 7- Frei Marcos Lacerda de Camargo

27 - Frei André Luís Tavares

29 - Frei Alexandre Francisco Silveira

AGENDA DO PROVINCIAL NO MÊS DE SETEMBRO

29/08 a 02/09 – Aragominas (Visita Canônica)

05 a 11 – Valência (Espanha)

19 a 21 - São Paulo - Perdizes (Visita Canônica)

22 e 23 - São Paulo (Sagrada Família)

29 - Goiás

Referências

Documentos relacionados

um dos fatores que tem dificultado a construção de uma identidade pedagógica da EJA e de sua adequação às características específicas da população a que se destina é

Os dados referentes aos aperfeiçoandos regularmente matriculados serão encaminhados ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e os mesmos serão considerados aptos

c) Decreto-Lei n.º 233/75, de 17 de maio, que fixa normas sobre a remuneração do trabalho extraordinário do pessoal do ensino oficial preparatório,.. s) Decreto-Lei n.º

Partindo disto, o artigo presente fará uma análise das cartas que são enviadas ao Mosteiro da Luz, Casa de Frei Galvão, Museu Frei Galvão e o Seminário de Frei Galvão, cartas

Filé mignon, arroz, feijão e fritas ou spaghetti (ao sugo ou 4

O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana, no uso de

    O paradoxo dos gêmeos Início Fim Virada tempo Gêmeo 1 Gêmeo 2

Tendo em vista a importância da atuação das IOGEs no sucesso dos projetos de implementação e avaliação MPS, este artigo apresentou as lições aprendidas no planejamento e