• Nenhum resultado encontrado

Agenda Julho Martin Luther King diria: Se não há consenso molde-o. Portanto, o que podemos extrair desta discussão?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Agenda Julho Martin Luther King diria: Se não há consenso molde-o. Portanto, o que podemos extrair desta discussão?"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Notas Econômicas

Neste espaço, tivemos a oportunidade de escrever antecipadamente como a discussão sobre “Inflação Núcleo” e “Inflação Cheia” incipiente naquele momento no Brasil era infundada.

Apesar de toda a retórica que envolve este assunto, podemos buscar evidências contra e a favor dos indicadores de núcleo. Um deles seria (1) “O diagnóstico tardio” ao adotarmos o “core inflation” que exclui os preços voláteis (energia e alimentos) de sua mensuração, poderíamos incorrer em um erro temporal, na dose do remédio.

Em eminência de um surto (des)controlado de elevação nos preços (próximo ao que estamos vivendo hoje) estes indicadores não estariam refletindo a verdadeira inflação do período, acarretando em um diagnóstico tardio. Portando a “dose do remédio” quando aplicado haverá de ser mais amargo.

(2) “Hipocondríaco” (no primeiro espiro é melhor já colocar um agasalho e esquentar o chá de gengibre) acredito que não exista a necessidade de discutir este argumento, portanto não vou fazê-lo.

Martin Luther King diria: “Se não há consenso molde-o”. Portanto, o que podemos extrair desta discussão?

A discussão sobre “Inflação-Núcleo” vs. “Inflação-Cheia” é infundada, pois nunca se olha um indicador isoladamente. Um policymaker inteligente trabalha com diversos instrumentos, e dentre eles busca a essência da “causas” e os possíveis “efeitos” encadeados.

Por isso existem cenários econômicos, tanto como estruturas lógicas ou como modelos econometricos. Ressaltar que modelos econometricos são formulações esotéricas é um típico argumento de economistas fracos que descaracteriza os modelos com objetivo de desqualificá-lo moralmente. Perceba que estes muitas vezes nem propõem argumento substituto, fugindo assim da discussão. Este é um problema similar ao aqui discutido.

Gastar velas com maus defuntos, realmente não vale apena.

Thiago Batista Rocha, economista sênior pela Argos Fundos de Investimentos, escreve semanalmente às segundas-feiras. e-mail: thiago.rocha@argosinvest.com.br

(2)

Segunda-feira (7/7)

– Brasil - O Banco Central publica o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos. O Ministério de Comércio Exterior anuncia a Balança Comercial referente à primeira semana de julho, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.

Terça-feira (8/7)

– Brasil – Conhecerá o IPC-s, tradicional indicador de inflação. Na economia estadunidense será divulgado a vendas de casas pendentes e o crédito ao consumidor.

Quarta-feira (9/7)

– Brasil – Não haverá divulgação de indicadores, a Bovespa permanecerá fechada devido o feriado em São Paulo. Na economia estadunidense conheceremos os empréstimos hipotecários e os estoques de petróleo.

Quinta-feira (10/7)

- Brasil – O IBGE publica o IIPPCCAA (Junho), se apresentar a mesma intensidade de maio (0,80% a.m) o indicador em 12 meses passará de 5,58% para 6,12%. Na economia européia o dia será marcado pela reunião do Banco da Inglaterra, a expectativa é manutenção. Na economia estadunidense conheceremos o tradicional Jobless Claims.

Sexta-feira (11/7)

– EUA – Os destaques ficam para o índice de preços importados e balança comercial, não só isso se inicia assim como no Brasil a temporal de resultados empresarias 2º trimestre, Com destaque para a GM. O Brasil conhecerá dois indicadores de preço o IGP-M e IPC-Fipe.

(3)
(4)

Expectativas de Mercado

Pela décima quinta semana consecutiva as expectativas de inflação se deterioram, não só isso os resultado externos também. Com isso, respaldados pelo velho consenso: “Se os fatos mudam eu mudo minha mente”, alteramos nossas projeções de Selic (Final/2008) de 12,75% (150 pb de elevação) para 14,25% (300 pb de elevação).

A pergunta: O que mudou tanto? Resposta: Que todos esperavam uma redução no saldo transações correntes (contas externas) todos já sabiam, mas que este viria conta tamanha velocidade isso ninguém esperava. E mais, a políticas de manutenção dos ganhos correntes (elevação dos salários acima da inflação) caracterizam “inflação inercial” em conjunto com a elevação os preços administrados (energia, telefonia, transportes e saúde) acarretaram uma maior pressão sobre a política monetária (devido à inanição fiscal). Logo a dose do remédio será ampliada, e também a duração da terapia. É bem provável que as reduções da taxas SELIC só reiniciem no 4º Tri/2009.

(5)

Referências

Documentos relacionados

A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se A espectrofotometria é uma técnica quantitativa e qualitativa, a qual se baseia no fato de que uma

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

A prova do ENADE/2011, aplicada aos estudantes da Área de Tecnologia em Redes de Computadores, com duração total de 4 horas, apresentou questões discursivas e de múltipla

A Seqüência de Três Níveis oferece um quadro mais amplo de uma situação e pode ser útil para fazer perguntas a respeito da situação de pessoas que não estão fisicamente

No entanto, expressões de identidade não são banidas da linguagem com sentido apenas porque a identidade não é uma relação objetiva, mas porque enunciados de identi- dade

PASTOR MARTIN LUTHER..

Reduzir desmatamento, implementar o novo Código Florestal, criar uma economia da restauração, dar escala às práticas de baixo carbono na agricultura, fomentar energias renováveis

A pergunta é: como igreja (clubes), o que estamos fazendo ou como estamos fazendo para que as pessoas sintam-se membros da Igreja, do corpo de Cristo. Como Igreja