• Nenhum resultado encontrado

Ministério dos Desbravadores e Aventureiros. Associação Sul Espírito Santense

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ministério dos Desbravadores e Aventureiros. Associação Sul Espírito Santense"

Copied!
28
0
0

Texto

(1)

Ministério dos Desbravadores e Aventureiros

(2)

EXPEDIENTE ADMINISTRAÇÃO Pr. Moisés Junior Presidente

Pr. Rudiney Coelho Souza Secretário

Pr. Jander Campos de Oliveira Tesoureiro

MINISTÉRIO DOS AVENTUREIROS LMA Pr. Reynaldo Coutinho Departamental dos Aventureiros Celi Medeiros

Coordenadora dos Aventureiros Mabilys Guimarães Secretária LM Arthur Moraes EDIÇÃO

Reynaldo Coutinho e Arthur Moraes ARTE E DIAGRAMAÇÃO

Estúdio Átila Santos - 27 3208.9702 | 98823.3887 | euatila@gmail.com IMPRESSÃO

Gráfica Prime

Publicação destinada aos Clubes de Aventureiros da Associação Sul Espírito Santense, contendo orientações para desenvolvimento das atividades e programas para 2014.

© Todos os direitos reservados ao Ministério dos Desbravadores e Aventureiros – Associação Sul Espírito Santense da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

(3)

CLUBE PADRÃO 2014

Manual de Orientações e

Atividades

Ministério dos Desbravadores e Aventureiros

(4)

Regionais e Distritais

Região

Regional

Distrital

Distrito

Aser Dulce Schiavo dulceschiavo@hotmail.com (28) 99920-2099 Cachoeiro do Itapemirim Coramara Guaçuí Mimoso do Sul Vargem Alta Benjamim Dioterpes Camargo dmgcdistav@hotmail.com (27) 99900-6204 Cariacica Mucuri Porto de Santana Santana Gade Vagner Pinheiro vagner.lay@hotmail.com (27) 99879-7862 Campo Acima Itapemirim Piúma

Judá Elizete Leal elizetesleal@hotmail.com (27) 99629-1814

Adriana Lopes Aeroporto

Jocélia Guarapari Setiba Levi Marluce Pedrosa marluce.pedrosa@pm.es.gov.br (28) 99939-9359 (28) 98849-1627 Afonso Claudio Grama Laranja da Terra Santa Maria de Jetibá Sobreiro

Manassés Simone Donna Rocha simonedonnavni@hotmail.com (28) 9963-5818

Iúna

Marechal Floriano Venda Nova do Imigrante

Naftali

Carmen Lúcia Gonçalves clgo2010@hotmail.com (27) 99844-6081

Juely Viana Cobilândia Sedrik Andrade Guaranhuns

Ibes Praia da Costa Naor Schmidt Riviera da Barra David Medeiros São Torquato Maria Antonia Victor Vila Velha

Rúben Lindalva Ferreira lindalvasrs@ig.com.br (27) 99610-5301 Bela Aurora Campo Grande Santa Fé Marcílio de Noronha

(5)

Dados do Clube

Nome do Clube:

Igreja: Distrito:

Região:

Quantidade de Diretoria: Quantidade de Crianças: Pastor:

Diretor: Distrital: Regional:

(6)

Sumário

Mensagem...8 Objetivos deste ...11 Metas para 2014 ...11 Informações Gerais ...12 Gerais ... 12 Pré-requisitos ...12

Meu Clube é Organizado...13

Secretaria ...13

Trimestralidade ...13

Planejamento ...14

Seguro Anual ... 14

Todos por Um ...15

1. Mês de Março - Esperança para Mulheres (08/03 – Dia Internacional da Mulher) ..15

2. Mês de Abril - Jornalismo de Esperança (07/04 – Dia do Jornalismo) ...15

3. Mês de Maio - Mães de Esperança (segundo domingo Dia das Mães) ... 15

4. Mês de Junho - Esperança para o Meio Ambiente (05/06 Dia Mundial do Meio Ambiente) 16 5. Mês de Agosto - Fonte de Esperança (01/08- Dia Mundial da Amamentação) ... 16

6. Mês de Setembro - Primavera de Esperança (mês do Batismo da Primavera)... 16

7. Mês de Outubro - Nossos Amiguinhos(04/10 – dia Mundial dos Animais) ...17

(7)

Liderança Fácil ... 18 1. Fala sério ...18 2. Minha turma ... 18 3. Começando ... 18 4. Um pouco de mim ... 18 Salvar do Pecado ... 19 1. Meu Dia ... 19 2. Minha Missão ... 19 3. Meu crescimento ... 19 4. Meu objetivo ... 19 5. A mensagem avante ...20 Guiar no Serviço ... 21 1. Aprendendo a Liderar ...21 2. Vamos especializar ...21 3. Subindo na patente ... 21 4. Revendo os amigos ...22 Avaliação final ... 22 Contatos importantes ... 23 Acompanhamento de relatórios ... 24 Anotações ... 25

(8)

Mensagem

Maranata! Que o Senhor venha logo!

O ano de 2014 chegou... e Jesus não voltou. Mas queremos que Ele volte, não é mesmo? O que vamos fazer para apressarmos esse dia? Na verdade esse é o grande objetivo de nossa vida. Só vamos ver a volta de Jesus se no nosso programa houver objetivo claro e definido: Salvar do pecado e guiar no serviço. Faz-se necessário então o que vamos chamar de Ações Urbanas!

1. AÇÕES URBANAS

Essa semana fui surpreendido por essa frase: “A minha vida pode ser a única bíblia que estão vendo lá fora.”

Isso significa que tenho que ter mais AÇÃO!

O que é Ação Urbana? A Ação Urbana é um dos maiores desafios que as Igrejas cristãs se defrontam atualmente. Há diversas propostas missionárias em franco desenvolvimento no mundo urbano brasileiro. Em muitos casos encontramos CLUBES que não conseguem comunicar-se com as pessoas das cidades.

Precisamos ser um CLUBE “da cidade” e não meramente “na cidade”, tentando entender com seriedade às angústias e clamores das pessoas em vista de novas possibilidades de vida digna e solidária.

O grande desafio da vida cristã moderna é continuar a missão deixada por Jesus Cristo. É essa a missão da Igreja. Um desafio que se apresenta a todos os cristãos, em toda parte, que buscam fidelidade, no mundo de hoje, ao Projeto do Reino de Deus.

A Boa Nova de Jesus é sempre atual. No entanto, essa atualidade só é percebida se as pessoas se tornam capazes de articular o presente com o passado. Não basta repetir fórmulas prontas. A palavra de Cristo “não é som que voa: é PALAVRAÇÃO”.

Vivemos em um mundo predominantemente urbano (75% da população mundial mora em cidades), com grandes cidades e metrópoles. Cidades que, muitas vezes, se caracterizam mais por um aglomerado de gente do que um conjunto bem organizado de vida humana. É preciso entender este mundo e não demonizá-lo.

Na grande cidade, estamos diante de seres humanos cansados e massacrados pelo trabalho ou angustiados pela falta dele, atingidos por inúmeros interesses e preocupações.

O número de relações sociais é muito mais complexo do que a vizinhança. Até mesmo as relações de parentesco já não possuem a mesma referência. Assim sendo, é preciso muita serenidade para não cair logo numa atitude de condenação.

Toda realidade cultural é sempre um desafio para a missão de evangelizar. E, com a modernidade, não poderia ser diferente. Porém, a questão de fundo é a forma de dialogar com essa realidade cultural.

(9)

2. EXPERIÊNCIA PASTORAL

O meu ministério aconteceu em áreas urbanas. Cada cidade, cada campo de trabalho marcado com sua realidade.

Como esquecemos que também nós somos “doentes” e precisamos do “médico” Jesus Cris- to!... Quanta dificuldade para perceber a humanidade dos desempregados, dos favelados, das prostitutas, dos encarcerados, etc.

Ação urbana não é um assunto novo e nem recente. O apóstolo Paulo já tinha preocupações em relação aos centros urbanos da época, tanto que grande parte de seus esforços evangelísticos estavam voltados para a cidade. Esses centros maiores tornaram-se pontos de irradiação para outras localidades ou regiões.

A sociedade moderna, com a rápida urbanização, é uma sociedade em constante mudança e competição. Nada é garantido. Cada pessoa luta para conquistar seu espaço. E as igrejas estão também numa competição ferrenha, cada uma procurando seu espaço. E está cada vez mais difícil às pessoas discernirem as Igrejas sérias daquelas que apenas aproveitam-se do momento e exploram seus membros.

3. PERGUNTAS QUE NECESSITAM DE RESPOSTAS

Na cidade o que se percebe é que as pessoas têm a necessidade de um local onde são valorizadas. Elas têm a necessidade de “pertencer”. Nas cidades as pessoas estão abertas ao religioso, ao sobrenatural, ao transcendental, mais do que possamos imaginar. A cidade é dinâmica e oferece oportunidades, inclusive religiosas que em pequenas localidades não tem. A pergunta é: como igreja (clubes), o que estamos fazendo ou como estamos fazendo para que as pessoas sintam-se membros da Igreja, do corpo de Cristo.

Como Igreja muitas vezes não temos resposta às perguntas e dúvidas das pessoas nas cidades. Há uma grande diferença em ser “Igreja na cidade” e ser “Igreja da cidade”. Nosso conceito é de igreja na cidade. Hoje percebe-se a necessidade de sermos “Igreja da cidade”, com visão, compreensão e desafios urbanos, para responder as questões básicas de quem vive na cidade.

4. NOSSA IGREJA

Temos sentido dificuldades em trabalhar na cidade. Deparamo-nos com uma realidade bem diferente da que estávamos acostumados. A Igreja encontra dificuldades para se adaptar e ter participação ativa na cidade. Somos ainda de uma visão rural.

A questão urbana e a necessidade de uma visão de missão urbana é um problema de grande urgência para a Igreja. As cidades crescem rapidamente, e as pessoas desses centros têm perguntas e exigem respostas diferentes das que estamos acostumados a dar.

Avaliando e tentando entender o ser Igreja,chego à conclusão de que há carências enormes de ferramental para entender o processo urbanizatório e o comportamento das pessoas que moram nas cidades.

(10)

Dois aspectos apresentados por Jesus:

1º) “VINDE A MIM OS QUE ESTÃO CANSADOS E SOBRECARREGADOS; E EU VOS ALIVIAREI”. Mateus 11.28

2º) “IDE FAZEI DISCÍPULOS DE TODAS AS NAÇÕES”. Mateus 28.19

No livro de Apocalipse há muitas exortações: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. E o apóstolo Paulo também nos alerta, dizendo, “Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?” – Romanos 10.14.

Precisamos aprender a envolver-se mais com a tarefa de ser Igreja e de fazer discípulos. Precisamos ser chamados ao compromisso de sermos “sacerdotes”, de sermos evangelizadores e agentes de transformação em nosso ambiente de trabalho, de amizade e familiar. Precisamos de pessoas que dediquem sua vida, sua alma à evangelização.

A cidade torna as pessoas mais individualistas, mais solitárias, apenas um número, mais um indivíduo nas fileiras da competição e também um consumidor em potencial, que precisa ser conquistado. Como se valorizar e se salvar como pessoa num mundo tão anônimo, como é a cidade?

Aí a Igreja tem um grande campo de missão, pois ela tem a oportunidade de criar espaços de valorização da individualidade de cada pessoa, chamando-a a fazer parte “da família de Deus”.

Termino com um alerta feito pelo P. A. Hoffmann:

“Se até agora a evangelização acontecia no convívio familiar, de geração em geração, doravante não mais será assim. Ou a Igreja na grande cidade se empenha criativamente pela evangelização ou ela não terá futuro na metrópole”.

Que como Igreja atendamos ao pedido de Jesus: “sermos sal e luz no mundo” – Mateus 5.13-16. Sejamos igreja que entenda seu momento histórico e vá em direção às pessoas, que precisam ouvir do Evangelho libertador de Jesus Cristo.

5. PARA PENSAR:

1. Qual o papel da Igreja em nosso mundo atual?

2. Como podemos abrir mais nossas portas, oportunizando para que mais pessoas creiam na Palavra que pregamos?

3. Como pôr em prática os dois imperativos de Jesus?

4. Como minha Comunidade pode agir para ser “Igreja da cidade”?

5. Quais são os desafios que precisamos levar a sério no século 21, para sermos Igreja que ouça e responda as perguntas levantas em nosso tempo?

Pr. Reynaldo Coutinho Oliveira

(11)

11

Manual de Orientações Clube Padrão 2014 - Eu sou a Mensagem

Objetivos Deste

• Levar o clube a desenvolver suas habilidades por meio de atividades simples e que estão contidos na filosofia do Ministério dos Aventureiros

• Levar cada Aventureiro a uma maior amizade com o líder Jesus;

• Inspirar crianças e líderes para o serviço a Deus, conservação da natureza e serviços práticos à comunidade;

• Proporcionar aos Clubes a oportunidade de adquirir experiência; • Realizar uma avaliação geral dos Clubes;

• Fortalecer as capacidades mentais, físicas e espirituais através dos eventos;

Metas para 2014

• Cadastrar o clube na secretaria online e fazer o seguro anual obrigatório até março; • Manter as informações atualizadas na secretaria online durante todo o ano; • Realizar com sucesso as atividades planejadas para o ano de 2014; • Envolver os pais dos aventureiros nas atividades do clube;

• Adquirir os cadernos de classes para facilitar os trabalhos com os aventureiros; • Participar ativamente das atividades do distrito, região e Associação;

• Participar do Aventuri da Associação;

• Conduzir ao batismo os aventureiros que completam 8 e 9 anos;

• Ter pelo menos uma classe Bíblica funcionando durante o período de maio até à primavera; • Uniformizar 100% os Aventureiros;

• Desenvolver projetos Missionários e Comunitários;

• Promover as classes e especialidades como base das ações do clube; • Participar dos treinamentos e clubões realizados pela Associação e região; • Investir a diretoria na classe de Líder;

• Realizar o dia do aventureiro (24 de maio) na igreja em parceria com o ministério da criança; • Incentivar a leitura do curso de leitura de 2014.

(12)

12 | Associação Sul Espírito Santense

Informações Gerais

• Tema: Eu sou a Mensagem

• Avaliação: Todos os requisitos contidos neste deve ser apresentado no relatório trimestral

para ter validade.

• Classificação dos clubes:

a) 5 estrelas b) 4 estrelas c) 3 estrelas d) Participação

Gerais

1. Todos os pré-requisitos se referem ao ano de 2014. Nenhum requisito cumprido com data

anterior poderá ser relatado.

2. Cada pré-requisito tem a explicação mínima do que se é proposto fazer. Lembrando que tudo

deve ser documentado e apresentado nos relatórios trimestrais.

3. Qualquer observação sobre pontuação deverá ser feita por escrito. Nenhum assunto de

pontuação ou dúvidas de eventos será discutido verbalmente.

Pré-requisitos

• Cadastrar o clube na Secretaria On Line incluindo todos os membros e preenchendo a ficha médica e todos os demais questionários.

(13)

13

Manual de Orientações Clube Padrão 2014 - Eu sou a Mensagem

Meu Clube é Organizado

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 4 00

1. SECRETARIA

O relatório será trimestral e será somente na Secretaria On Line (SOL) enviado a partir do vigésimo dia do terceiro mês do trimestre sendo considerado em dia até o ultimo dia do trimestre e podendo ser enviado no máximo até o final do primeiro mês do próximo trimestre como segue abaixo:

Pontuação:

Relatório em dia 25 pontos

Relatório atrasado 10 pontos

Pontos possíveis 100 Pontos Pontos alcançados

Assinatura ASES

2. TRIMESTRALIDADE

A mensalidade também será efetuada trimestralmente gerando boleto na Secretaria On Line (SOL) sendo no valor de R$ 21,00 o trimestre mantendo assim o valor de R$7,00 por mês.

Pontuação:

Por trimestre 25 pontos

Pontos possíveis 100 Pontos Pontos alcançados

(14)

14 | Associação Sul Espírito Santense

3. PLANEJAMENTO

O clube deve apresentar ao seu regional o planejamento anual com todas as datas de atividades, eventos, reuniões de pais, reuniões regulares, etc. conforme modelo apresentado pela coordenação. Apresentar no relatório do primeiro trimestre.

Pontuação:

Apresentar até o final de fevereiro 100 pontos Apresentar após esta data 50 pontos Pontos possíveis 100 Pontos Pontos alcançados

Assinatura ASES

4. SEGURO ANUAL

O clube deverá fazer o seguro anual de todos os membros do clube através da secretaria on line. Apresentar no relatório do primeiro trimestre.

Pontuação:

Realizar até o final de março 100 pontos Realizar após esta data 50 pontos

Pontos possíveis 100 Pontos Pontos alcançados

(15)

15

Manual de Orientações Clube Padrão 2014 - Eu sou a Mensagem

Todos por Um

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 800

1. MÊS DE MARÇO - ESPERANÇA PARA AS MULHERES

(08/03 – DIA INTERNACIONAL DA MULHER)

Em algum dia do mês de Março, Fazer uma distribuição de cartões em homenagem ao dia da mulher, tirando uma foto com cada mulher que receber o cartão, e convidá-las para um programa onde serão expostas as fotos em um mural, ou através do vídeo projetor no telão da igreja, neste programa fazer uma homenagem a todas as mulheres.

Pontos possíveis 100 Pontos Pontos alcançados

2. MÊS DE ABRIL - JORNALISMO DE ESPERANÇA

(07/04 – DIA DO JORNALISMO)

Assinatura ASES

Montar a apresentação de um jornal feito pelos aventureiros (filmagem) contendo duas reportagens: 1. Necessidades da comunidade (o aventureiro vai entrevistar moradores) e relatar

necessidades da comunidade.

2. Necessidades da Igreja (o aventureiro vai entrevistar pessoas da igreja) e relatar as necessidades da igreja.

3. Através do jornal, que será apresentado em algum culto (combinar com liderança) os clubes apresentarão as reportagem e também as sugestões para mudança. Encerra o Jornal apresentando a volta de Jesus como solução para tudo.

Pontos possíveis 100 Pontos

Pontos alcançados

3. MÊS DE MAIO - MÃES DE ESPERANÇA

(SEGUNDO DOMINGO DIA DAS MÃES)

Assinatura ASES

O clube de Aventureiros deverá fazer uma campanha na igreja de arrecadação de pacotes de fraldas. Escolher um dia do mês e visitar uma maternidade, durante a visitação distribuir as fraldas e orar com as mamães.

Pontos possíveis 100 Pontos

Pontos alcançados

(16)

16 | Associação Sul Espírito Santense

4. MÊS DE JUNHO - ESPERANÇA PARA O MEIO AMBIENTE

(05/06 DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE)

O clube durante este mês deverá promover um dia de exposição de cartazes em frente a Igreja sobre a importância de cuidar do meio ambiente (Cartazes pintados e feitos pelos aventureiros e diretoria também), se quiser ao invés de fazer em frente a Igreja pode ser escolhido um outro local no bairro. Todas as pessoas abordadas deverão receber sementes de presente, aproveitaremos e distribuiremos também a “semente do evangelho” através de algum folheto.

Pontos possíveis 100 Pontos Pontos alcançados

Assinatura ASES

5. MÊS DE AGOSTO - FONTE DE ESPERANÇA

(01/08- DIA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO)

Cada unidade de aventureiros visitar uma residência, (em um dia escolhido no mês de Agosto) que tenha um bebê recém- n a s c i d o , de preferência residência de não adventista, entregar um presente (lembrancinha), e fazer um pequeno culto de gratidão.

Pontos possíveis 100 Pontos Pontos alcançados

Assinatura ASES

6. MÊS DE SETEMBRO - PRIMAVERA DE ESPERANÇA

(MÊS DO BATISMO DA PRIMAVERA)

Programar uma linda cerimônia de batismo dos aventureiros neste mês. Pontos possíveis 100 Pontos

Pontos alcançados

(17)

17

Manual de Orientações Clube Padrão 2014 - Eu sou a Mensagem

7. MÊS DE OUTUBRO - NOSSOS AMIGUINHOS

(04/10 – DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS)

Neste mês cada aventureiro trará seu animal de estimação para uma reunião (dia estipulado pelo diretor). O clube ira montar uma arca de Noé (de papelão, madeira, isopor, material que quiser) e encenarão para os pais e comunidade a entrada na arca de Noé, mostrando o cuidado de Deus pelas pessoas e também pelos animais, será uma encenação evangelística, por isto convidem muitas pessoas, familiares, deve ser um domingo diferente (divertido e instrutivo). Cada Aventureiro, antes da encenação, sugiro que apresente seu bichinho de estimação falando o nome, há quanto tempo o tem, porque ele é especial, como cuida dele etc.

Pontos possíveis 100 Pontos Pontos alcançados

Assinatura ASES

8. MÊS DE NOVEMBRO - CELEBRAÇÃO DE ESPERANÇA

Dividir o clube a fim de ter a maior representatividade possível das regiões do Brasil (Norte, Sul, Sudeste, Nordeste, Centro-Oeste...) cada grupo deverá desenvolver um pesquisa sobre a culinária destas regiões e montar uma feira no clube para apresentação destes pratos especiais (o aventureiro deverá estar envolvido na pesquisa, e também na preparação dos alimentos) O dia da exposição ou feira do clube será definido pela diretoria. Objetivo envolver os pais e comunidade.

Encerrar a feira falando do fruto da árvore da vida e Jesus o pão vivo. Pontos possíveis 100 Pontos

Pontos alcançados

(18)

18 | Associação Sul Espírito Santense

Liderança Fácil

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 600

1. FALA SÉRIO

O Clube deverá realizar pelo menos duas reuniões de pais durante o ano de 2013. Apresentar no relatório do terceiro trimestre.

Pontos possíveis 100 Pontos Pontos alcançados

2. MINHA TURMA

Participação nos eventos e atividades do Distrito e Região. Apresentar no relatório do quarto trimestre.

• Participação do clube no Distrito 100 pontos • Participação do clube na Região 100 pontos Pontos possíveis 200 Pontos

Pontos alcançados

3. COMEÇANDO

Realizar pelo menos uma Aceitação de lenço. Apresentar no relatório do segundo trimestre. Pontos possíveis 100 Pontos

Pontos alcançados

4. UM POUCO DE MIM

Assinatura ASES

Assinatura ASES

Assinatura ASES

Propaganda, incentivo e alcançar 20% doadores de sangue de sua localidade em relação ao total de membros do Clube. Só podem doar maiores de 18 anos, portando identidade e com mais de 50 quilos. Apresentar no relatório do terceiro trimestre.

Projeto vida por vidas. 100 pontos Doação de sangue (20% em relação ao clube). 100 pontos Pontos possíveis 200 Pontos

Pontos alcançados

(19)

19

Manual de Orientações Clube Padrão 2014 - Eu sou a Mensagem

Salvar do Pecado

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 800

1. MEU DIA

Realizar a celebração do Dia Mundial dos Aventureiros em sua igreja. Apresentar no relatório do terceiro trimestre.

Pontos possíveis 100 Pontos Pontos alcançados

Assinatura ASES

2. MINHA MISSÃO

Realizar a classe bíblica para batismo da primavera a partir de maio/2013. Apresentar no relatório do segundo e quarto trimestre.

• Iniciar a classe bíblica 50 pontos

• Dar continuidade até setembro 50 pontos • Formatura da classe bíblica em set/2013 100 pontos Pontos possíveis 200 Pontos

Pontos alcançados

3. MEU CRESCIMENTO

Assinatura ASES

O clube todo deve fazer a leitura do livro do ano de 2014 que é “O livro de Deus”. Apresentar no relatório do quarto trimestre.

Pontos possíveis 200 Pontos Pontos alcançados

4. MEU OBJETIVO

Assinatura ASES

O clube deverá trabalhar em prol de levar pelo menos duas pessoas ao batismo, sendo Aventureiros ou familiares dos mesmos.

• Batismo da primavera 2013.

Apresentar no relatório do quarto trimestre. Pontos possíveis 200 Pontos Pontos alcançados

(20)

20 | Associação Sul Espírito Santense

5. A MENSAGEM AVANTE

Matricular pelo menos três pessoas, que não sejam membros do clube, em um curso Bíblico por correspondência ou classe Bíblica.

Apresentar no relatório do segundo trimestre • Matricular as três pessoas 100 pontos.

1 pessoa 20 Pontos

2 pessoas 50 Pontos

3 pessoas 100 Pontos

Pontos possíveis 100 Pontos Pontos alcançados

(21)

21

Manual de Orientações Clube Padrão 2014 - Eu sou a Mensagem

Guiar no Serviço

PONTUAÇÃO MÁXIMA: 900

1. APRENDENDO A LIDERAR

Curso Preliminar de Diretoria (10H)

Apresentar no relatório do segundo trimestre. Pontos possíveis 100 Pontos Pontos alcançados

Assinatura ASES

2. VAMOS ESPECIALIZAR

Aplicar e investir pelo menos 4 (quatro) especialidades para o clube, uma em cada trimestre e apresentar no relatório trimestral. Cada especialidade já possui seus requisitos mínimos a serem cumpridos para a conclusão do mesmo. O clube precisará apresentar ao distrital os requisitos para validação da pontuação deste.

Pontos possíveis (50 para cada especialidade) 200 pontos Pontos alcançados

Assinatura ASES

3. SUBINDO NA PATENTE

Realizar a investidura de pelo menos 60% das crianças do clube nas classes. Apresentar no relatório do quarto trimestre.

Pontos possíveis 200 Pontos Pontos alcançados

(22)

22 | Associação Sul Espírito Santense

4. REVENDO OS AMIGOS

Participação do clube no VI Aventuri – ASES – 2014.

O clube deverá participar do Aventuri e ter participação em todos os eventos do mesmo. Apresentar no relatório do terceiro trimestre.

Inscrição no prazo: 100 pontos

Portal: 100 pontos

Eventos: 100 pontos

Limpeza da área pós Aventuri: 100 pontos Pontos possíveis 400 Pontos

Pontos alcançados

Assinatura ASES

Avaliação final

DESCRIÇÃO PTOS POSSÍVEIS PTOS ALCANÇADOS

Meu Clube é Organizado 400 pontos

Todos por Um 800 pontos

Liderança Fácil 600 pontos

Salvar do Pecado 800 pontos

Guiar no Serviço 900 pontos

total 3500 pontos

Classificação final PREMIAÇÃO

Acima de 2951 5 estrelas

De 2601 a 2950 4 estrelas De 2201 a 2600 3 estrelas Até 2200 pontos Participação

(23)

23

Manual de Orientações Clube Padrão 2014 - Eu sou a Mensagem

Contatos Importantes

Pr. Reynaldo Coutinho

Departamental Ministério dos Aventureiros E-mail: asescoutinho@gmail.com

Telefones: (27) 3089-3115 / (27) 99855-5986 (claro)

Celi Medeiros

Coordenadora dos Aventureiros E-mail: asesaventureiros@gmail.com Telefone: (27) 99944-0555 (vivo)

Arthur Moraes

E-mail: arthur.moraes@adventistas.org.br

Telefones: (27) 3089-3127 (sala) / (27) 98809-2654 (vivo) / (27) 99795-5635 (claro)

Mabilys Guimarães

Secretária Ministério dos Aventureiros

E-mail: mabilys.guimaraes@adventistas.org.br Telefones: (27) 3089-3140 (sala)

Átila Santos

Coordenador de Formação E-mail: egame.ases@gmail.com

(24)

24 | Associação Sul Espírito Santense

2º TRIMESTRE

PONT. ATIVIDADE 25 Secretaria 25 Trimestralidade 50 Vamos especializar 100 Jornalismo de Esperança 100 Mães de Esperança

100 Esperança para o Meio Ambiente

100 Começando 50 Minha Missão 100 A mensagem Avante 100 Aprendendo A Liderar 750 total

3º TRIMESTRE

PONT. ATIVIDADE 25 Secretaria 25 Trimestralidade 50 Vamos especializar

100 Fonte de Esperança – Dia da Amamentação

100 Primavera de Esperança – Batismo

100 Fala sério 200 Um pouco de Mim 100 Meu dia 400 Revendo Amigos 1.100 total

4º TRIMESTRE

PONT. ATIVIDADE 25 Secretaria 25 Trimestralidade 50 Vamos especializar

100 Nossos Amiguinhos – Dia dos Animais

100 Celebração de Esperança 200 Minha Turma 150 Minha Missão 200 Meu crescimento 200 Meu Objetivo 200 Subindo na Patente 1.250 total

Acompanhamento de Relatórios

1º TRIMESTRE

PONT. ATIVIDADE 25 Secretaria 25 Trimestralidade 50 Vamos especializar 100 Planejamento 100 Seguro

100 Esperança para as mulheres

(25)

25

Manual de Orientações Clube Padrão 2014 - Eu sou a Mensagem

Anotações

(26)

26 Associação Sul Espírito Santense

(27)
(28)

Ministério dos Desbravadores e Aventureiros Associação Sul Espírito Santense

www.asesaventureiros.org www.asesueb.org.br facebook.com/aventureirosases

Referências

Documentos relacionados

[r]

A inclusão de equipamentos de porte apropriado para corpos estreitos e a utilização de métodos de lavra subterrânea mais mecanizados, pode ter uma significativa

disciplina que compreende a religião como parte da cultura e que busca explicar as semelhanças e as diferenças entre fenômenos religiosos em sociedades diversas. No desenvolvimento

Tautologia – Quando uma proposição sempre é verdadeira, o que acarreta que toda sua coluna na tabela- verdade possui somente valores Verdadeiros. Contradição – Oposto à

Os responsáveis pelo controle da qualidade da água de sistemas ou soluções alternativas coletivas de abastecimento deágua para consumo humano, supridos por manancial

Como pode ser observada, na tabela 2, a massa de mil grãos em ambos os tratamentos (T5 a T8), com a primeira aplicação de fungicidas quinze dias antes do florescimento

A Motorola está entre as empresas pioneiras na implantação de redes mesh WiFi de área estendida para implantações de redes de ambientes externos, adquirindo assim os conhecimentos e

Posto isto, 0 Historical Dictionary of Egyptian Warfare representa- rá certamente uma profícua ferramenta de trabalho e estudo, não só para 0 grande público