• Nenhum resultado encontrado

Prospecto simplificado datado de Fevereiro de 2011

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Prospecto simplificado datado de Fevereiro de 2011"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

DB PLATINUM COMMODITY USD

DB PLATINUM é uma Société d’Investissement à Capital Variable (Sociedade de Investimento de Capital Variável)

autorizada ao abrigo da Parte I da Lei do Luxemburgo de 20 de Dezembro de 2002 Sede social: 69, route d’Esch, L-1470 Luxemburgo

Inscrita no Registo Comercial do Luxemburgo sob o n.º B-104.413

Prospecto simplificado datado de Fevereiro de 2011

O presente prospecto simplificado contém informações acerca do DB Platinum Commodity USD (doravante designado "Subfundo"), um subfundo da DB Platinum (doravante designada "Sociedade"). A Sociedade está estruturada como um fundo de fundos com capital variável e emitiu subfundos adicionais. Para obter mais informações, consulte o actual Prospecto (doravante o "Prospecto") completo da Sociedade. Sempre que os termos redigidos em letras maiúsculas não estiverem definidos no presente documento estão definidos no Prospecto. O Prospecto e os Relatórios Semestrais e Anuais podem ser obtidos, sem quaisquer encargos, na sede social da Sociedade sem quaisquer encargos.

Políticas e Objectivos de Investimento

O Subfundo qualifica-se como um "Subfundo com uma Política de Investimento Indirecto" (conforme descrito em "Políticas e Objectivos e de Investimento" no Prospecto).

O Objectivo de Investimento do Subfundo é disponibilizar aos Accionistas um pagamento ligado ao desempenho do Activo Subjacente, que é o Deutsche Bank Commodity USD Index™ (doravante o "Índice") conforme descrito em "Descrições Gerais do Activo Subjacente" infra. O Subfundo não tenciona efectuar pagamentos de dividendos. Para atingir o Objectivo de Investimento, o Subfundo irá investir maioritariamente em valores mobiliários, com um rating de investimento de baixo risco (investment grade) ou um rating de crédito a longo prazo equivalentes, emitidos por (i) sociedades ou instituições financeiras e/ou (ii) Estados soberanos que sejam Estados Membros da OCDE e/ou organizações/entidades supranacionais (iii) veículos de fins especiais que são classificados com um rating (ou investidos em obrigações com rating) sempre que o rating de tal veículo de fins especiais ou os valores mobiliários que lhe são subjacentes – na data de investimento – for de um grau de rating de investimento feito por uma agência de rating reconhecida, e/ou (iv) eventualmente alguns depósitos em dinheiro junto de instituições financeiras com rating de investimento ou rating de crédito de longo prazo equivalente.

O Subfundo utilizará também técnicas derivados tais como contratos de swap negociados ao preço de mercado com a Contraparte na operação de Swap, tudo de acordo com as Restrições de Investimento.

O objectivo das transacções de swap OTC é trocar o desempenho esperado, na data de negociação, dos valores mobiliários transferíveis em que investe o Subfundo com o desempenho do Índice.

As Classes de Acções com um Preço de Emissão Inicial numa moeda que não a Moeda de Referência (a "Moeda

da Classe de Acção") participarão nas transacções de cobertura de risco cambial, cujo objectivo é proteger o Valor

do Activo Líquido dessa Classe de flutuações adversas da Moeda da Classe de Acção, face à Moeda de Referência. Essas transacções de cobertura de risco irão consistir em contratos de forward de câmbio, que se espera sejam concluídos mensalmente com prazo de maturidade de um mês. Em consequência, as transacções de cobertura de risco podem não ser adequadas à exposição a mercados de câmbio decorrente do aumento ou diminuição no valor do Índice entre duas datas de registo mensais consecutivas e os custos residuais de qualquer evolução potencialmente adversa da Moeda da Classe de Acção face à Moeda de Referência serão assumidos pelos Accionistas da(s) Classe(s) relevante(s).

O valor das Acções do Subfundo está ligado ao Índice, cujo desempenho pode subir ou descer. Por isso, os investidores deverão ter em consideração que o valor do seu investimento poderá cair ou subir e deverão saber que não existem garantias de que recuperarão o investimento inicial. O Subfundo terá de realizar um pagamento à Contraparte na operação de Swap na eventualidade do Índice decrescer em valor, sendo tal pagamento equivalente ao desempenho negativo do Índice. Este pagamento será efectuado a partir das receitas e, como poderá dar-se o caso, da venda parcial ou total dos valores mobiliários transferíveis nos quais investiu o Subfundo.

Os referidos investimentos e activos líquidos (tais como depósitos) que o Subfundo pode deter a título acessório (doravante, colectivamente, o "Activo de Cobertura de Risco"), juntamente com quaisquer técnicas de derivados e quaisquer comissões e despesas, serão avaliados, em cada Dia de Avaliação, para se determinar o Valor Liquido dos Activos (NAV) do Subfundo, em conformidade com as regras estabelecidas no Prospecto.

O Subfundo não investirá mais de 10% dos seus activos em unidades de participação ou acções de outros OICVM ou de outros OIC, de forma a ser elegível para investimento pelos OICVM regidos pela Directiva de OICVM. Quando se aplica os limites especificados nas secções 2.3 e 2.4 do capítulo "Restrições de Investimento" a transacções de swap OTC, deve ser feita referência à exposição ao risco líquido da contraparte. A Sociedade reduzirá o risco global da contraparte das transacções de swap OTC do Subfundo fazendo com que a Contraparte de Swap entregue colateral de acordo com os regulamentos dos OICVM e circulares da CSSF tal como a Circular n.º 07/308 da CSSF. Tal colateral será sempre executável pela Sociedade e será ajustado ao mercado em cada Dia de Avaliação. O valor de colateral a ser entregue será pelo menos igual ao valor em que o limite global de exposição for ultrapassado. Alternativamente, a Sociedade poderá reduzir o risco global da contraparte da(s) transacção(ões) de swap OTC do Subfundo redefinindo a(s) transacção(ões) de swap OTC. O efeito desta redefinição da(s)

(2)

transacção(ões) de swap OTC é reduzir o ajuste ao mercado da(s) transacção(ões) de swap OTC e, por conseguinte, reduzir a exposição líquida da contraparte à taxa aplicável.

A Sociedade pode contrair empréstimos, por conta de um Subfundo, até um máximo de 10% do Valor do Activo Líquido desse Subfundo, desde que esse empréstimo seja efectuado numa base temporária. Esse empréstimo apenas pode ser utilizado para fins de liquidez (por exemplo, para cobrir uma falta de liquidez causada por diferenças nas datas de liquidação de transacções de compra e venda, financiar recompras ou pagar comissões que revertam para um prestador de serviços) e/ou para fins de investimento. Os activos desse Subfundo podem ser onerados como garantia desses empréstimos, de acordo com o princípio da segregação dos activos e passivos descrito no Artigo 133 (5) da Lei.

Podem ser utilizados instrumentos derivados tanto para fins de investimento como de cobertura de risco. Ao abrigo desses instrumentos derivados, o próprio Subfundo pode estar economicamente alavancado e poderá, portanto, estar sujeito ao risco de qualquer diminuição dos activos aos quais o Subfundo está exposto devido aos instrumentos derivados em questão ser maior do que quaisquer pagamentos exigidos pelo Subfundo ao abrigo desses instrumentos derivados, o que poderá levar a uma diminuição acelerada do Valor do Activo Líquido do Subfundo, sendo que a exposição global resultante dessa utilização de instrumentos financeiros derivados nunca irá exceder o Valor do Activo Líquido do Subfundo.

O Subfundo não terá uma Data de Maturidade. No entanto, o Conselho de Administração pode decidir pôr termo ao Subfundo em conformidade com as regras estabelecidas no Prospecto e nos Estatutos do Subfundo.

Para obter mais informações relevantes acerca da Política de Investimento do Subfundo, consulte os capítulos "Políticas e Objectivos de Investimento " e "Restrições de Investimento" no corpo principal do Prospecto.

Descrição Geral do Activo Subjacente Descrição do Índice

Esta secção constitui uma apresentação resumida do Índice. Contém um sumário das principais características do Índice e não é uma descrição completa do mesmo.

Chama-se a atenção dos Accionistas para o facto de o Patrocinador do Índice poder efectuar alterações na descrição do Índice com vista a lidar com os ajustes técnicos necessários para a boa manutenção do Índice. Na medida em que essas alterações não afectem a natureza do Índice e não seja esperado que tenham qualquer impacto adverso no desempenho do Índice, os Accionistas serão apenas notificados através do site web http://index.db.com, e/ou www.funds.db.com ou de qualquer outro que lhes suceda. Os Accionistas são, portanto, convidados a consultar estes sites web regularmente.

O Activo Subjacente do Subfundo era, à Data de Lançamento, o Deutsche Bank Liquid Commodity Index – Mean Reversion Index™ (Após Custos). Contudo, ao longo de um período de aproximadamente catorze Dias Úteis a partir de, e incluindo, 20 de Agosto de 2008 (ou uma data próxima dessa), o Activo Subjacente inicial foi gradualmente substituído pelo Índice (conforme definido infra). Esta alteração ocorreu para que o Activo Subjacente do Subfundo continuasse a cumprir com os critérios de elegibilidade definidos na Circular da CSSF 08/339 e o Regulamento do Grão-Ducado de 8 de Fevereiro de 2008.

O Deutsche Bank Commodity USD Index (o "Índice") pretende reflectir o desempenho de 12 matérias-primas (cada, uma "Mercadoria do Índice") de 4 sectores abrangentes de mercadorias, ou seja, energia, metais preciosos, metais de base e agricultura. A tabela infra define a ponderação base à data de 4 de Agosto de 1997 de várias matérias-primas no Índice.

N.º Matéria-prima Ticker Bolsa

Mercantil

Ponderação base

a 4-Ago-97

Energia 40,00%

1 Petróleo bruto WTI CL NYMEX 35,00%

2 Gás natural NG NYMEX 5,00% Metais de base 18,00% 3 Alumínio LA LME 3,60% 4 Cobre LP LME 3,60% 5 Zinco LX LME 3,60% 6 Níquel LN LME 3,60% 7 Chumbo LL LME 3,60% Metais Preciosos 17,00% 8 Ouro GC COMEX 13,60% 9 Prata SI COMEX 3,40% Agricultura 25,00% 10 Trigo W CBOT 8,34% 11 Milho C CBOT 8,33% 12 Soja S CBOT 8,33%

(3)

As 12 Mercadorias do Índice são representadas por contratos de futuros. Quando os contratos de futuros caducam, é necessário que sejam substituídos por novos contratos de futuros. Em particular, os investidores devem ter em conta que nos mercados Contangoed existirão perdas resultantes da substituição de contratos de futuros em vias de caducar por contratos de futuros com uma data de caducidade posterior, ou seja, da "sucessão" (devido ao facto de os preços de contratos de futuros com datas de caducidade posteriores serem superiores aos preços dos contratos de futuros a substituir). Os custos de "sucessão" podem afectar negativamente o valor do Índice (e o Valor do Activo Líquido por Acção do Subfundo) e podem possivelmente resultar no desempenho do Índice não acompanhar o desempenho dos "preços spot" das Mercadorias de Índice, ou seja, o valor do Índice pode cair apesar de os "preços spot" das Mercadorias de Índice terem subido.

Os mercados Contangoed são aqueles em que os preços de contratos de longo prazo são superiores aos dos contratos de curto prazo. O Índice utiliza a metodologia de rendimento óptimo privativa do Deutsche Bank (o "Mecanismo RO") para seleccionar novos contratos de futuros para todas as mercadorias, excepto o gás natural. De acordo com o Mecanismo RO, sempre que um contrato de futuros para uma Mercadoria de Índice específica estiver em vias de caducar, um novo contrato de futuros para essa Mercadoria de Índice é seleccionado através da comparação entre o rendimento variável (roll yield) anual de todos os contratos de futuros disponíveis para essa Mercadoria de Índice com uma data de maturidade que não exceda 13 meses. É seleccionado um novo contrato de futuros para essa Mercadoria de Índice que ofereça o melhor rendimento variável, ou seja, o rendimento variável mais positivo nos mercados backwardated e o rendimento de registo menos negativo em mercados contangoed (a backwardation ocorre quando o preço de contratos de curto prazo é superior ao dos contratos de longo prazo). De acordo com o Mecanismo RO, em vez de seleccionar um novo contrato de futuros com base num calendário predeterminado, o Índice regista o contrato de futuros que gera o melhor "rendimento variável implícito" (implied roll yield) possível. Se dois ou mais contratos de futuros oferecerem exactamente o mesmo rendimento variável, então, é escolhido o contrato de futuros cujo prazo de caducidade esteja mais próximo. No que respeita ao gás natural (relativamente ao qual as considerações de liquidez e periodicidade impedem a aplicação do Mecanismo RO), o Índice é investido contrato de futuros do quarto mês mais próximo que é substituído numa base mensal por um contrato de futuros com data de maturidade imediatamente subsequente à data de maturidade do contrato de futuros existente. A substituição dos contratos de futuros para todas as mercadorias de Índice existentes é implementada ao longo de um período de cinco dias úteis com início no 2º dia útil e término no 6º dia útil do mês de calendário relevante em que essa substituição ocorre.

A ponderação de cada Mercadoria de Índice é determinada com base em regras e de forma transparente através da comparação do preço médio móvel a 1 ano da Mercadoria de Índice relevante com o respectivo preço médio móvel a 5 anos. Para determinação do preço médio móvel a 1 ano e do preço médio móvel a 5 anos de cada Mercadoria de Índice, é utilizado o preço do contrato de futuros anteriormente incluído relativamente à Mercadoria de Índice em causa no período relevante. Utilizando a fórmula utilizada pelo Índice, o Índice procura a sobreponderação das Mercadorias de Índice mais baratas com base no preço histórico em comparação com outras Mercadorias de Índice. Da mesma forma, o Índice procura subponderar as Mercadorias de Índice caras com base no preço histórico em comparação com outras Mercadoria de Índice. A reponderação do peso de vários Índices de Mercadorias no Índice ("Mecanismo de Reponderação") é determinada no 6º dia útil e implementada no 8º dia útil de cada mês de calendário. O Mecanismo de Reponderação também tem em conta as orientações definidas no artigo 9º do Regulamento do Grão-Ducado de 8 de Fevereiro de 2008, bem como a circular da CSSF 08/339. De acordo com essas orientações, nenhuma Mercadoria de Índice pode ter uma ponderação superior a 20%, com excepção de uma Mercadoria de Índice que pode ter uma ponderação não superior a 35%. Como tal, a ponderação que pode ser atribuída a qualquer Mercadoria de Índice está sujeita a esses limites superiores.

O Índice inclui um custo de replicação de 1,00% por ano deduzido numa base diária.

O nível do Índice ("Nível do Índice") é calculado em USD numa lógica de retorno total e após custos e, como tal, é afectado, entre outros, pelos seguintes factores:

1) as alterações no preço dos contratos de futuros incluídos no Índice

2) o pagamento em dinheiro representado pelos títulos do tesouro dos EUA a 91 dias 3) o custo de replicação do índice de 1,00% por ano cobrado numa base diária

Chama-se a atenção para o facto de o Índice estar programado para ser lançado a 20 de Agosto de 2008 e que a informação anterior a essa data reflecte as séries de índice hipotéticas criadas para realização de teste de segurança. Para mais detalhes sobre o Índice, consulte o site web http://index.db.com

A composição, metodologia e cálculo do Índice podem ser ajustados na eventualidade de (i) ocorrência de determinados eventos de ruptura em relação a uma Mercadoria do Índice que afectem a capacidade do Patrocinador do Índice determinar o Nível do Índice e (ii) determinados eventos de força maior fora do controlo razoável do Patrocinador do Índice (incluindo, nomeadamente, falha de sistemas, desastre natural ou provocado pelo homem, conflito armado ou acto de terrorismo) que possam afectar qualquer Mercadoria de Índice.

O Deutsche Bank AG, através da sua sucursal em Londres, pode modificar a metodologia do Índice da maneira que considere necessária se as circunstâncias fiscais, de mercado, reguladoras, jurídicas e financeiras assim o requererem. Mais informações a respeito do Índice podem ser encontradas no endereço http://index.db.com da Internet ou no de qualquer entidade que lhe suceda.

(4)

Exclusões e Responsabilidades

O Patrocinador do Índice não garante nem declara, seja de que forma for, resultados que possam ser obtidos com a utilização do Índice e/ou os valores correspondentes ao Índice num dia específico, ou de outro modo. O Patrocinador do Índice não será responsável perante qualquer pessoa por qualquer erro no Índice e não estará sujeito a qualquer obrigação de notificação quanto a qualquer erro no Índice.

O Índice é concebido e patrocinado pelo Patrocinador do Índice e está obrigado a cumprir com as regras fundamentais de construção de índices relativas à importância, representação, réplica, investimento, fiabilidade e consistência.

Informação Adicional

Na eventualidade de existir uma discrepância entre a informação fornecida no Anexo do Produto e a informação contida na descrição do Índice, esta última deverá prevalecer.

Está disponível uma descrição completa do índice para os investidores, a pedido, na sede social da Sociedade e na sede social do Distribuidor ou Subdistribuidor relevante.

O nível do Índice será publicado diariamente em http://index.db.com ou qualquer respectiva entidade que lhe suceda e estará disponível através da Bloomberg, da Reuters e do Agente Administrativo.

(5)

Informações Gerais Relacionadas com o Subfundo Preço de Emissão Inicial Ver "Descrição das Acções".

Moeda de Referência USD

Valor Mínimo do Activo Líquido

15.000.000 USD.

Período de Oferta No que respeita a todas as Classes de Acções excepto R1C-C, R1C-S, I2C, I3C e I4C o Período de Oferta teve início em 18 de Abril de 2005. A data final do Período de Oferta foi 2 de Maio de 2005 ou uma outra data anterior ou posterior conforme o Conselho de Administração possa determinar.

No que respeita à Classe de Acção R1C-C, o Período de Oferta teve início a 13 de Junho de 2008. A data final do Período de Oferta foi 15 de Julho de 2008. Cada subscrição enviada após a data final do Período de Oferta não poderá ser executada ao Preço de Emissão Inicial.

No que respeita à Classe de Acções I4C, o Período de Oferta será 1 de Abril de 2010 ou outra data anterior ou posterior, conforme determinado pelo Conselho de Administração.

No que respeita à Classe de Acções R2C, o Período de Oferta será 22 de Fevereiro de 2011 ou outra data anterior ou posterior, conforme determinado pelo Conselho de Administração.

No que respeita às Classes de Acções R1C-S, I2C e I3C, uma oferta inicial de Acções decorrerá após decisão do Conselho de Administração, altura em que este Prospecto será actualizado.

Data de Lançamento No que respeita a todas as Classes de Acções excepto R1C-C, R1C-S, I2C, I3C e I4C a data final do Período de Oferta foi 2 de Maio de 2005.

No que respeita à Classe de Acção R1C-C, a Data de Lançamento foi 18 de Julho de 2008. A Data de Lançamento no que respeita à Classe I4C será 1 de Abril de 2010 ou outra data anterior ou posterior, conforme determinado pelo Conselho de Administração.

A Data de Lançamento relativamente à Classe R2C será 1 de Março de 2011 ou outra data anterior ou posterior, conforme determinado pelo Conselho de Administração.

No que respeita às Classes de Acções R1C-S, I2C e I3C, a Data de Lançamento decorrerá após decisão do Conselho de Administração, altura em que este Prospecto será actualizado.

Dia Útil do Índice Significa um dia (excepto um sábado ou um domingo) que não seja um feriado no calendário de feriados oficial da CME Group, Bolsa de Valores de Nova Iorque, no ano relevante (ou outro calendário de feriados que o Patrocinador do Índice determine como substituto desse calendário de feriados) e deixará de significar um Dia Útil em Nova Iorque.

Dia Útil do Produto Significa um dia (que não seja sábado nem domingo) em que (i) os bancos comerciais e os mercados de câmbio estão abertos e liquidam pagamentos no Luxemburgo, Frankfurt am Main, Nova Iorque, Tóquio e Londres; e (ii) cada Agente de Compensação processe operações.

(6)

Descrição das Acções Classes

"R1C-A" "R1C-B" "R1C-C" "R1C" "R1C-S" "R2C" "I1C" "I2C" "I3C" "I4C" Forma das

Acções

Acções Nominativas Acções Registadas ou Acções ao Portador representadas por um Certificado Global de Acções

Preço de Emissão Inicial

100 USD 10 USD 10 SGD 100 USD 100 CHF 100 GBP 10.000 USD 100 GBP 100 CHF 10 USD

Código ISIN LU0313894536 LU0313897638 LU0313899097 LU0216466879 LU0491997085 LU0588646926 LU0216466952 LU0491995204 LU0493702533 LU0495014986

Número de Identificação de Título Alemão (Código WKN)

(7)

Perfil de Risco

O Prospecto (que inclui o Anexo de Produto do Subfundo) constitui os termos e condições do Subfundo. Mais especificamente, os investidores devem consultar as considerações feitas sobre riscos específicos associados ao investimento no presente Subfundo constantes do capítulo "Factores de Risco" do Prospecto. Os investidores nas Acções devem estar conscientes de que as Acções podem perder valor e devem estar preparados para suportar perdas do investimento efectuado nas Acções. Por conseguinte, apenas as pessoas que dispõem de recursos para suportar a perda do investimento inicial devem subscrever acções do Subfundo. Nessa conformidade, este produto destina-se a investidores informados. Os potenciais investidores devem ter experiência em transacções de instrumentos tais como as Acções, o Activo de Cobertura de Risco, o Activo Subjacente e as técnicas usadas para associar o Activo de Cobertura de Risco ao Activo Subjacente.

São permitidas transacções em instrumentos financeiros derivados. Estas operações podem ser realizadas para fins de cobertura de risco e/ou para fins de gestão eficiente da carteira de investimentos. Embora o uso criterioso de derivados possa ter efeitos benéficos, os derivados também

implicam riscos específicos. Estes riscos dizem respeito ao risco de mercado, risco de gestão, risco de crédito, risco de liquidez, risco de erro de preço ou avaliação de derivados incorrecta e risco de que os derivados possam não estar perfeitamente correlacionados com os activos subjacentes, taxas de juro e índices. Para obter mais informações, consulte o Prospecto.

Factores de Risco Específicos

Conflito de Interesses

Entidades do Deutsche Bank AG Group e/ou trabalhadores, agentes, filiais ou subsidiárias de membros do Deutsche Bank AG Group (para efeitos do presente documento, colectivamente, "Filiais DB") serão provavelmente contrapartes nos contratos ou transacções de derivados celebrados pela Sociedade (para efeitos do presente documento, a "Contraparte" ou as "Contrapartes"). Para além disso, em muitos casos, à Contraparte poderão ser exigidas avaliações desses contratos ou transacções de derivados. Estas avaliações poderão formar a base a partir da qual é calculado o valor de determinados activos da Sociedade. O Conselho de Administração reconhece que as Filiais DB poderão ter um potencial conflito de interesses, pelo facto de agirem como Contraparte e/ou fornecerem essas avaliações. No entanto, os Administradores acreditam que estes conflitos podem ser geridos adequadamente e esperam que a Contraparte seja idónea e competente para fornecer essas avaliações e que as efectuará sem quaisquer custos adicionais para a Sociedade face àqueles em que esta incorreria se fossem contratados os serviços de terceiros para fornecer avaliações.

As Filiais DB também podem actuar como Administrador, Distribuidor, Subdistribuidor, Patrocinador do Índice, Agente do Constituinte do Índice, Agente de Determinação e Cálculo, Criador de Mercado, Sociedade Gestora, Consultor de Investimento e fornecer serviços de subdepositário à Sociedade, tudo de acordo com os respectivos contratos que se encontram em vigor. O Conselho de Administração reconhece que, devido às funções que as Filiais DB irão desempenhar relativamente à Sociedade, é provável que surjam potenciais conflitos de interesse. Nestas circunstâncias, cada Filial DB comprometeu-se a envidar os seus esforços razoáveis no sentido de resolver de forma justa este tipo de conflitos (tendo em atenção as respectivas obrigações e deveres) e a assegurar que os interesses da Sociedade e dos Accionistas não são injustamente prejudicados. O Conselho de Administração acredita que estas Filiais DB são idóneas e competentes para desempenhar estas funções.

Desempenho do Subfundo

O gráfico abaixo mostra o desempenho passado (ou seja, o VAL) do Subfundo. O desempenho passado do Subfundo não constitui necessariamente um indicador relativamente ao seu desempenho futuro.

50 150 250 350

Jan 07 Set 07 Abr 08 Nov 08 Jun 09 Jan 10

Commodity USD R1C

Deutsche Bank Commodity USD Index (DBLCMCTU Index)

Desempenho durante 3 anos (31.01.07 - 29.01.10)*

* O desempenho passado não é garantia de rendimentos futuros

(8)

Perfil do Investidor Típico

À luz da estratégia de investimento geral do Subfundo e das Políticas e Objectivos de Investimento específicos do Subfundo (e sujeito às advertências sobre riscos específicos supramencionadas), os investimentos em acções do Subfundo podem ser apropriados para Investidores do segmento de Retalho. Trata-se, todavia, de um produto complexo em que se prevê que os investidores típicos sejam investidores informados e, especialmente, que tenham um bom conhecimento dos instrumentos derivados.

Um investimento no DB Platinum Commodity USD é adequado a investidores que possam e pretendam investir num Subfundo com uma notação de risco elevado, como se descreve mais pormenorizadamente no capítulo "Tipologia do Perfil de Risco" do Prospecto.

Tratamento do Rendimento

O rendimento e os ganhos de capital emergentes em relação às Acções serão reinvestidos. Por conseguinte, não será pago qualquer dividendo. O valor das Acções reflectirá a capitalização do rendimento e dos ganhos.

4 6 8 10 12

Jul 08 Nov 08 Fev 09 Jun 09 Out 09 Jan 10

Commodity USD R1C-C

Deutsche Bank Commodity USD Index (DBLCMCTU Index)

Desempenho desde o lançamento (18.07.08 - 29.01.10)*

* O desempenho passado não é garantia de rendimentos futuros

Fonte: Deutsche Bank, Bloomberg 0

5 10 15

Fev 08 Jul 08 Dez 08 Abr 09 Set 09 Jan 10

Commodity USD R1C-B

Deutsche Bank Commodity USD Index (DBLCMCTU Index)

Desempenho desde o lançamento (28.02.08 - 29.01.10)*

* O desempenho passado não é garantia de rendimentos futuros

Fonte: Deutsche Bank, Bloomberg 4,940

14,940 24,940 34,940

Jan 07 Set 07 Abr 08 Nov 08 Jun 09 Jan 10

Commodity USD I1C

Deutsche Bank Commodity USD Index (DBLCMCTU Index)

Desempenho durante 3 anos (31.01.07 - 29.01.10)*

* O desempenho passado não é garantia de rendimentos futuros

(9)

Comissões e Despesas

Comissões cobradas ao investidor:

Comissão Antecipada sobre a Subscrição1

Nas Classes R1C-A, R1C-B, R1C, R1C-S, R2C e R1C-C: até 5% Nas Classes I1C, I2C, I3C e I4C: N/A

Comissão de Gestão2 Nas Classes R1C-A, R1C-B, R1C, R1C-S, R2C e R1C-C: até 1,20%

Nas Classes I1C, I2C, I3C e I4C: até 0,75% ao ano Despesas de Conversão3 Até 1,00%

Despesas de operação cobradas directamente ao Subfundo e reflectidas no Valor do Activo Líquido:

Comissão Fixa (sobre a média diária do Valor Líquido do Activo por Classe antes da dedução das comissões):

0,0083% por mês (0,1% p.a.)

Comissões do Depositário, do Agente Administrativo e do Agente de Registo e de Transmissão:

estas comissões serão pagas pela Comissão Fixa.

Tributação

Nos termos da lei e prática vigentes, a Sociedade não está sujeita a qualquer imposto sobre rendimento no Luxemburgo. Os dividendos pagos pela Sociedade aos Accionistas não estão sujeitos a qualquer imposto de retenção na fonte no Luxemburgo.

A Sociedade está, todavia, sujeita no Luxemburgo a um imposto de 0,05 por cento ao ano sobre as Acções das Classes "R" e "E" e a um imposto de 0,01 por cento ao ano sobre as da Classe "I" (doravante "Taxe d’Abonnement"), de acordo com o Artigo 174 da lei do Luxemburgo de 17 de Dezembro de 2010 relacionada com organismos de investimento colectivo.

Os investimentos feitos por um Subfundo em acções ou unidades de participação de outro Organismo de Investimento Colectivo do Luxemburgo são excluídos do Valor Líquido de Activos do Subfundo que serve de base para o cálculo da Taxe d’Abonnement a pagar por aquele Subfundo. Os seguintes Subfundos também estão isentos da Taxe d’Abonnement: Subfundos (i) cujos valores mobiliários se encontram reservados a investidores institucionais, (ii) aqueles cujo objectivo exclusivo é o investimento colectivo em instrumentos do mercado monetário ou depósitos em instituições de crédito, (iii) aqueles em que a maturidade residual ponderada da carteira não excede 90 dias e (iv) os que obtiveram a classificação mais elevada possível numa agência de classificação reconhecida. No caso de várias Classes de Acções num Subfundo, a isenção aplica-se apenas às Classes de Acções cujos valores mobiliários se encontram reservados a investidores institucionais.

A isenção também se aplica aos Subfundos cujos valores mobiliários se encontram reservados a fundos de pensões ou sociedades estabelecidas por um ou mais empregadores para o benefício dos seus funcionários; ou Subfundos cujo objectivo principal é o investimento em instituições de microfinanças; ou Subfundos cujos valores mobiliários (i) sejam cotados ou negociados em, pelo menos, uma bolsa de valores ou outro mercado regulamentado que opere regularmente, seja reconhecido e esteja aberto ao público e (ii) aqueles cujo objectivo exclusivo seja reproduzir o desempenho de um ou mais índices (no caso de várias Classes de Acções num Subfundo, a isenção aplica-se apenas às Classes de Acções que cumpram a condição do subponto (i) acima).

A Taxe d’Abonnement é paga trimestralmente e é calculada com base no Valor do Activo Líquido do Subfundo no fim de cada trimestre de calendário. A Taxe d’Abonnement deduzida de 0,01 por cento está disponível para a Classe "I" com base nas disposições legislativas, regulamentares e fiscais do Luxemburgo, que forem do conhecimento da Sociedade à data de admissão de um investidor nas referidas Classes de Acções. Essa avaliação está sujeita a alterações nas disposições legislativas e regulamentares do Luxemburgo e à interpretação do estatuto do investidor elegível nas Classes de Acções "I" por qualquer autoridade competente do Luxemburgo, como poderão ocorrer de tempos a tempos. Qualquer reclassificação feita por uma autoridade relativamente ao estatuto de um investidor pode submeter toda a classe a uma Taxe d’Abonnement à taxa de 0,05 por cento ao ano.

No Luxemburgo, não é devido o pagamento de imposto de selo ou outro sobre a emissão de Acções pela Sociedade, excepto o imposto único de 1.245 euros que é pago na data de constituição da Sociedade.

Nos termos da lei e prática vigentes no Luxemburgo, não é devido qualquer pagamento do imposto de mais-valias sobre a valorização de capital realizada dos activos da Sociedade e não é devido o pagamento de qualquer imposto

1

A Comissão Antecipada de Subscrição durante e após o Período de Oferta, cujo montante reverterá a favor do Distribuidor, é uma percentagem máxima que será calculada com base no Preço Inicial de Emissão e do Valor Líquido de Activos das Classes relevantes, respectivamente.

2

A Comissão de Gestão, cujo montante reverterá a favor da Sociedade Gestora, é uma percentagem máxima que será calculada, no Dia de Avaliação, com base no Valor do Activo Líquido das Classes relevantes.

3 A Comissão de Conversão, cujo montante reverterá para o Distribuidor ou Subdistribuidor, é uma percentagem máxima que será calculada com base no Valor do Activo Líquido das Acções a partir das quais o Accionista pretende converter. A Comissão de Conversão só será aplicável a partir de 1 de Novembro de 2009, inclusive.

(10)

sobre o rendimento do investimento recebido relativamente aos activos. O rendimento do investimento relativo a dividendos e juros recebidos pela Sociedade pode, todavia, estar sujeito a retenção na fonte no país de origem, a taxas diferentes. Esses impostos retidos na fonte não são recuperáveis.

Nos termos da prática legislativa e administrativa vigente, os Accionistas não estão, em princípio, sujeitos ao pagamento de impostos sobre mais-valias, impostos sobre rendimento, retenção na fonte, impostos sobre transmissões, doações e sucessões ou outros no Luxemburgo, excepto no caso de Accionistas com domicílio, residência ou estabelecimento permanente no Luxemburgo.

Os investidores nas Acções devem estar conscientes de que lhes pode ser solicitado o pagamento de imposto sobre rendimento, retenção na fonte, imposto sobre mais-valias, imposto sobre riqueza, imposto de selo ou de qualquer outro tipo de imposto sobre distribuições ou presumíveis distribuições do Subfundo, mais-valias dentro do Subfundo estejam ou não realizadas, rendimento recebido ou acumulado ou presumivelmente recebido dentro do Subfundo, etc., e isto será feito nos termos das leis e práticas vigentes no país onde as Acções são compradas, vendidas, detidas ou reembolsadas e no país de residência ou de nacionalidade do Accionista.

Em conformidade com as disposições da Directiva 2003/48/CE do Conselho de 3 de Junho de 2003 relativa à tributação sobre rendimentos da poupança na forma de pagamentos de juros (a "DPUE"), que entrou em vigor no dia 1 de Julho de 2005, a retenção na fonte pode ser aplicável sempre que o agente pagador do Luxemburgo fizer distribuições e reembolsos de acções/unidades em determinados fundos e sempre que o beneficiário dessas receitas for uma pessoa singular com residência noutro Estado membro da UE. A menos que a referida pessoa singular expresse especificamente a vontade de ficar abrangida pelo regime de troca de informação da DPUE, as referidas distribuições e reembolsos ficam sujeitos à retenção na fonte à taxa de 15% até 30 de Junho de 2008, de 20% até 30 de Junho de 2011 e de 35% a partir dessa data. Na aplicação de acordos concluídos pelo Luxemburgo e alguns outros territórios dependentes da UE, será aplicado o mesmo tratamento aos pagamentos efectuados por um agente pagador luxemburguês a um indivíduo residente em qualquer um dos seguintes territórios: Antilhas Holandesas, Aruba, Guernsey, Jersey, Ilha de Man, Montserrat e Ilhas Virgens Britânicas.

A Directiva da Poupança da UE foi implementada no Luxemburgo pela lei de 21 de Junho de 2005, (a "Lei da

Poupança do Luxemburgo").

Todos os organismos de investimento colectivo luxemburgueses (excepto SICAV estabelecidas ao abrigo da Parte II da Lei do Luxemburgo datada de 20 de Dezembro de 2002 relativa a organismos de investimento colectivo) enquadram-se no âmbito da Lei da Poupança do Luxemburgo (os "Fundos Qualificados").

Estando a Sociedade estruturada como um fundo de fundos, cada Subfundo da Sociedade deverá ser tratado como um Fundo Qualificado independente para os fins da Lei da Poupança do Luxemburgo.

Ao abrigo da Directiva da Poupança na UE são considerados pagamentos de juros (i) juros relacionados com reclamações de dívida de todos os tipos, (ii) juros capitalizados ou acumulados, (iii) rendimento originário de pagamentos de juros distribuídos por um Fundo Qualificado e (iv) rendimento realizado sobre a venda, restituição ou reembolso de acções ou unidades desse Fundo Qualificado, desde que esse Fundo Qualificado invista directa ou indirectamente no mínimo 25% dos seus activos em reclamações de dívida.

De acordo com a Lei da Poupança do Luxemburgo, o rendimento referido em (iii) e (iv) acima será considerado como pagamentos de juros apenas na medida em que estes decorram directa ou indirectamente de pagamentos de juros como definido em (i) e (ii) (mediante a condição da possibilidade de realização de um registo adequado dos pagamentos).

Para além disso, o Luxemburgo optou por excluir do âmbito da Directiva da Poupança na EU quaisquer fundos com investimento inferior a 15% dos seus activos em reclamações de dívida. Desta forma, rendimento distribuído por esses fundos ou realizado sobre a venda, restituição ou reembolso de acções ou unidades desses fundos não será considerado como pagamentos de juros.

De forma a determinar a possibilidade de cumprimento ou não dos limites de 15% e/ou 25%, a política de investimento de cada Subfundo tem de ser examinada. Na eventualidade de falta de precisão na descrição dessa política de investimento, deve proceder-se à análise da composição actual dos activos de cada Subfundo.

Este Subfundo encaixa-se no âmbito da Directiva da Poupança da UE. Assim, qualquer forma de pagamento de juros, como definido na Directiva da Poupança da EU, do Subfundo será tributada ao abrigo desta mesma Directiva, excepto se o investidor optar pelo regime de troca de informação.

Os investidores que tenham dúvidas quanto à sua situação fiscal devem aconselhar-se junto de consultores fiscais independentes. Além disso, os investidores devem estar conscientes de que os regulamentos fiscais e a sua aplicação ou interpretação pelas autoridades fiscais relevantes se alteram de tempos a tempos. Nessa conformidade, não é possível prever o tratamento fiscal exacto aplicável numa determinada data futura.

Publicação de Preços

O Valor do Activo Líquido por Acção de cada Classe de Acções dentro de cada Subfundo (expresso na Moeda de Referência e, em muitos casos, convertido noutras moedas tal como especificado no Anexo do Produto relevante) e qualquer declaração de dividendos serão tornados públicos na sede social da Sociedade e disponibilizados na sede do Agente Administrativo o mais tardar dois Dias Úteis Bancários no Luxemburgo após o Dia de Avaliação relevante. Se a informação acima descrita ainda não tiver sido tornada pública no prazo de dois Dias Úteis Bancários no Luxemburgo após o Dia de Avaliação relevante, será enviado um aviso por carta ou fax para os Accionistas Detentores de Acções Nominativas e através do Agente de Compensação relevante na medida em que os Accionistas Detentores de Acções ao Portador sejam representados por um Certificado Global de Acções. No caso de Accionistas Detentores de Acções ao Portador representados por um Certificado Individual de Acções, esse

(11)

aviso será publicado num jornal diário do Luxemburgo e em outro ou outros jornais semelhantes a seleccionar pelo Conselho de Administração.

A Sociedade disponibilizará a informação supracitada no seguinte site web: www.funds.db.com. O acesso a tal publicação no site web poderá ser restringido e não deve ser considerado como um convite à subscrição, compra, conversão, venda ou resgate de Acções.

A Sociedade poderá igualmente providenciar a publicação do Valor do Activo Líquido por Acção num ou mais jornais financeiros principais nos países em que os Subfundos sejam distribuídos ao público e poderá notificar as bolsas de valores relevantes em que as Acções estejam cotadas. A Sociedade não assume qualquer responsabilidade por qualquer erro ou atraso na publicação ou pela não publicação dos preços que esteja fora do seu controlo.

Forma de Compra de Acções

O Conselho de Administração está autorizado a emitir Acções de qualquer Classe de Acções, sem qualquer limitação e a todo o tempo. Além disso, o Conselho de Administração reserva-se o direito de descontinuar, a todo o tempo e sem aviso prévio, a emissão e venda de Acções.

As subscrições de Acções do Subfundo serão efectuadas em dinheiro.

Os pedidos das Subscrições Iniciais de todas as Classes serão aceites ao Preço de Emissão Inicial (i.e., 10 USD por Acção para as Classes R1C-B e I4C, 100 USD por Acção para as Classes R1C-A e R1C, 100 CHF por Acção para as Classes R1C-S e I3C, 10 SGD por Acção para a Classe R1C-C. 10.000 USD por Acção para a Classe I1C e 100 GBP por Acção para as Classes I2C e R2C), acrescido da Comissão Inicial de Subscrição (se aplicável). As Subscrições Subsequentes serão realizadas ao Valor Líquido de Activos da Classe de Acções relevante, conforme determinado no Dia de Avaliação relevante4.

O Montante Mínimo de Subscrição Inicial é de 1 Acção para as Classes R1C-A, R1C-C, R1C, R1C-B, R1C-S, R2C, I1C, I2C e I3C; e 1000 Acções para a Classe I4C. O Montante Mínimo de Subscrição Subsequente é de 1 Acção. As Subscrições Iniciais Directas ou Subsequentes de Acções devem ser efectuadas através do Agente de Registo e de Transmissão no Luxemburgo, por meio de fax, carta ou transmissão de ficheiro electrónico. As Subscrições Iniciais ou Subsequentes de Acções também podem ser feitas indirectamente, ou seja, através do Distribuidor ou dos Subdistribuidores, conforme descrito no Prospecto.

O Conselho de Administração reserva-se o direito de recusar, à sua inteira e exclusiva discrição, no todo ou em parte, qualquer pedido directo ou indirecto de subscrição de Acções.

O Conselho de Administração pode, à sua inteira discrição, restringir ou impedir a posse de Acções da Sociedade por uma Pessoa Interdita. Mais especificamente, o Conselho de Administração deliberou impedir a posse de Acções por Pessoas dos Estados Unidos.

O Diferimento de Subscrições está sujeito às condições mencionadas no Prospecto.

O prazo final relevante para os pedidos de subscrição de Acções recebidas pelo Agente de Registo e de Transmissão são as 14:00 horas (hora do Luxemburgo) de qualquer Dia de Negociação5 para todas as Acções das Classes "I" e "R", e as 16:00 horas (hora do Luxemburgo) de qualquer Dia de Negociação para todas as Acções das Classes "E". Os procedimentos e prazos limite de subscrição aplicáveis podem ser diferentes quando os pedidos de Acções são feitos através do Distribuidor ou Subdistribuidores, sem que os prazos finais junto do Agente de Registo e de Transmissão sejam alterados.

O período de liquidação para subscrever Acções directamente ou através do Distribuidor ou de um Subdistribuidor, e para pagamentos ou liquidação a ser efectuados pelo Agente Administrativo, é de 5 Dias Úteis subsequentes ao Dia de Negociação relevante. As instruções de pagamento completas podem ser obtidas através do Agente de Registo e de Transmissão.

Os Investidores em Acções do Subfundo devem fazer o pagamento na Moeda de Pagamento Autorizada6 da Classe

de Acções relevante (i.e., EUR, USD, SGD e JPY para a Classe R1C-A, EUR, USD, SGD, JPY e HKD para as Classes R1C-B, I1C e I4C, SGD para a Classe R1C-C, USD para a Classe R1C, CHF para as Classes R1C-S e I3C e GBP para as Classes I2C e R2C).

4

Relativamente a subscrições, conversões e reembolsos de Acções, entende-se por Data de Avaliação o terceiro Dia Útil Bancário no Luxemburgo a seguir ao primeiro Dia Útil que ocorra no ou após o Dia de Negociação relevante em que é calculado o Valor Líquido de Activos por Acção para uma determinada Classe de Acções ou Subfundo, com base nos preços daquele primeiro Dia Útil, desde que os preços desse primeiro Dia Útil se encontrem disponíveis no terceiro Dia Útil Bancário no Luxemburgo. Se os referidos preços não estiverem disponíveis no dito terceiro Dia Útil Bancário no Luxemburgo, o Dia de Avaliação passará a ser o Dia Útil Bancário no Luxemburgo seguinte em que estejam disponívei s os preços do referido primeiro Dia Útil.

5

Um Dia de Negociação é um Dia Útil no Luxemburgo (i.e., a um dia – que não seja sábado nem domingo – em que os bancos comerciais estejam abertos e liquidem pagamentos no Luxemburgo).

6

As despesas Cambiais relativas a ordens efectuadas numa Moeda de Pagamento Autorizada, à excepção da Moeda da Classe de Acções, serão cobertas pelo Agente de Comissão Fixa através da Comissão Fixa, se o VAL for publicado nessa Moeda de Pagamento Autorizada. De outra forma, as despesas Cambiais supramencionadas serão exclusivamente suportadas pelos investidores que negoceiem nessa Moeda de Pagamento Autorizada.

(12)

As Acções do Subfundo podem ser emitidas sob a forma de Acções Registadas ou sob a forma de Acções ao Portador (sendo neste último caso representadas por um Certificado Global de Acções).

Forma de Reembolso das Acções

As Acções podem ser reembolsadas em qualquer Dia de Negociação. No entanto, os investidores devem ter em conta que um reembolso de Acções através do Distribuidor ou dos Subdistribuidores estará sujeito a estes estarem em actividade.

As Receitas do Reembolso das Acções corresponderão ao Valor Líquido de Activos dessa Acção. Os Accionistas não devem esquecer-se de que as receitas do reembolso podem ser superiores ou inferiores ao montante de subscrição. Não são permitidos reembolsos de fracções de Acções para Acções ao Portador.

Os Accionistas podem solicitar o reembolso da totalidade ou de parte das suas Acções de qualquer Classe. Os Reembolsos serão feitos em dinheiro.

O Montante Mínimo de Reembolso é uma Acção para Acções ao Portador e não existe um Montante Mínimo de Reembolso para Acções Nominativas.

A Sociedade não está obrigada a executar um pedido de reembolso de Acções se tal pedido se referir as Acções que representem um valor superior a 10% do Valor Líquido de Activos do Subfundo.

Os Accionistas que pretendam reembolsar a totalidade ou parte das suas Acções junto da Sociedade podem solicitar esse reembolso em qualquer Dia de Negociação. Esses pedidos de reembolso feitos directamente junto da Sociedade (por oposição aos pedidos de reembolso feitos junto do Distribuidor ou dos Subdistribuidores) devem ser efectuados por meio de fax ou carta dirigida ao Agente de Registo e de Transmissão. A Sociedade pode igualmente decidir que os pedidos de reembolso podem ser efectuados através de transmissão de ficheiro electrónico.

O prazo limite de reembolso são as 14:00 horas (hora do Luxemburgo) em qualquer Dia de Negociação para as Acções das Classes "I" e "R" e 16 horas (hora do Luxemburgo) em qualquer Dia de Negociação para as Acções da Classe "E".

Sempre que tiverem sido emitidos os certificados de acções relativamente a Acções Nominativas, o Accionista que solicita o reembolso dessas Acções deve entregar ao Agente de Registo e de Transmissão os certificados de acções relevantes.

O investidor que solicite o reembolso directo em dinheiro será notificado do Preço de Reembolso logo que razoavelmente possível após a determinação do Valor Líquido de Activos por Acção relevante. Os Accionistas que possuam Acções das Classes "R2C" e "R2D" devem ter em conta que, nestas circunstâncias, pode ser cobrada uma Comissão Percentual por Reembolso Antecipado com base no Preço de Reembolso ou no Preço de Emissão Inicial, conforme o caso. O Agente Administrativo emitirá instruções de pagamento ou liquidação a efectuar no prazo máximo de três Dias Úteis após a Data de Avaliação relevante. A Sociedade reserva-se o direito de atrasar o pagamento durante 5 Dias Úteis, desde que esse atraso defenda o interesse dos restantes Accionistas. Sempre que um Subfundo tem uma Data de Maturidade e não há qualquer pedido de reembolso submetido antes dessa Data de Maturidade, o Agente Administrativo deverá emitir instruções de pagamento ou liquidação a efectuar no prazo máximo de 10 dias úteis bancários do Luxemburgo a partir dessa Data de Maturidade. Sempre que o Subfundo não tem uma Data de Maturidade e não há qualquer pedido de reembolso submetido antes da data de encerramento do Subfundo, o Agente Administrativo deverá emitir instruções de pagamento ou liquidação a efectuar no prazo máximo de 10 dias úteis bancários do Luxemburgo a partir da data de encerramento do Subfundo.

A Sociedade não reembolsará quaisquer Acções durante um qualquer período em que estiver suspenso o cálculo do Valor Líquido de Activos por Acção do Subfundo relevante. Será enviado um aviso sobre a referida suspensão aos Accionistas que tenham submetido o seu pedido de reembolso directamente ao Agente de Registo e de Transmissão. Os pedidos de reembolso serão considerados na primeira Data de Avaliação relativamente ao primeiro Dia Útil seguinte ao fim do período de suspensão.

No Prospecto estão descritas as condições específicas aplicáveis aos reembolsos feitos através do Distribuidor ou dos Subdistribuidores, a Suspensão Temporária de Reembolsos e o procedimento especial para Reembolsos em Dinheiro que representem 10% ou mais do Valor Líquido dos Activos do Subfundo.

Forma de Conversão das Acções

Se forem permitidas conversões, os pedidos directos de conversão devem ser feitos por escrito, por meio de fax ou carta, dirigidos ao Agente de Registo e de Transmissão, indicando quais as Acções a converter. A Sociedade pode igualmente decidir que os pedidos de conversão podem ser feitos através de transmissão de ficheiro electrónico.

(13)

Os pedidos de conversão recebidos pelo Agente de Registo e Transferência em qualquer Dia de Negociação anterior ao prazo limite relevante (o qual corresponde ao prazo limite para as subscrições e reembolsos) serão processados nesse Dia de Negociação com base no Valor do Activo Líquido por Acção calculado no Dia de Avaliação correspondente ou, nos casos em que a metodologia de avaliação aplicável aos Subfundos é diferente, calculado nos respectivos Dias de Avaliação aplicáveis às Acções a serem convertidas de uma Classe e às Acções a serem convertidas numa Classe, com base na metodologia de avaliação relevante. Quaisquer pedidos recebidos após o prazo limite aplicável no Dia de Negociação relevante serão processados no Dia de Negociação seguinte com base no Valor do Activo Líquido por Acção calculado no Dia de Avaliação correspondente a tal Dia de Negociação ou, nos casos em que a metodologia de avaliação aplicável aos Subfundos é diferente, calculado nos respectivos Dias de Avaliação aplicáveis às Acções a serem convertidas de uma Classe e às Acções a serem convertidas numa Classe, com base na metodologia de avaliação relevante.

No Prospecto estão descritas as condições específicas aplicáveis aos pedidos efectuados junto do Distribuidor ou dos Subdistribuidores, assim como a Fórmula de Conversão.

Proibição de Negociação Tardia e Sincronização do Mercado

Por Negociação Tardia ("Late Trading"), entende-se a aceitação de uma ordem de subscrição (ou de conversão ou de reembolso) após os limites temporais aplicáveis (conforme especificados supra) no Dia de Negociação aplicável e a execução dessa ordem ao preço baseado no Valor do Activo Líquido aplicável nesse mesmo dia. Negociação Tardia é uma prática estritamente proibida.

Por Sincronização do Mercado ("Market Timing"), entende-se o método de arbitragem através do qual um investidor subscreve, reembolsa ou converte sistematicamente Acções da Sociedade num curto espaço de tempo, retirando vantagens das diferenças horárias e/ou das imperfeições ou deficiências no método de determinação do Valor do Activo Líquido do Subfundo em causa. As práticas de Sincronização do Mercado podem alterar a gestão das carteiras de investimentos e lesar o desempenho do Subfundo relevante.

A fim de evitar tais práticas, as Acções são emitidas a um preço desconhecido e nem a Sociedade nem o Distribuidor aceitarão ordens recebidas após os limites temporais aplicáveis.

A Sociedade reserva-se o direito de recusar ordens de aquisição (e de conversão) num Subfundo por qualquer pessoa que seja suspeita de actividades de Sincronização do Mercado.

(14)

Informação Adicional Importante

Estrutura legal: Um subfundo da DB Platinum, uma sociedade de investimento estruturada como um fundo de fundos com capital variável e que já emitiu outros subfundos, constituída no Luxemburgo a 1 de Dezembro de 2004, com sede social em 69, route d’Esch, L-1470 Luxemburgo, Grão-Ducado do Luxemburgo.

Autoridade de Supervisão: Comissão de Supervisão do Sector Financeiro (Commission de Surveillance du Secteur Financier), Grão-Ducado do Luxemburgo

Promotor Deutsche Bank Luxembourg S.A., 2 boulevard Konrad Adenauer, L-1115 Luxemburgo, Grão-Ducado do Luxemburgo

Sociedade Gestora DB Platinum Advisors, 2 boulevard Konrad Adenauer, L-1115 Luxemburgo, Grão-Ducado do Luxemburgo

Consultor de Investimento/Gestor de Investimento

Deutsche Bank AG, através da sua sucursal em Londres, age na qualidade de Consultor de Investimento para o Subfundo desde a sua constituição em 20 de Agosto de 2007. A Sociedade Gestora nomeou a State Street Global Advisors Limited para agir na qualidade de Gestor de Investimento para o Subfundo, com efeitos a partir de 20 de Agosto de 2007 (ver "Algumas Medidas Transitórias" no Prospecto, na secção "Gestão e Administração da Sociedade").

Contraparte de Swaps Deutsche Bank AG

Agente de Cálculo de Swaps Deutsche Bank AG, através da sua sucursal em Londres, sita em Winchester House, 1 Great Winchester Street, Londres EC2N 2DB, Inglaterra

Banco Depositário: RBC Dexia Investor Services Bank S.A., 14, Porte de France, L-4360 Esch-sur-Alzette, Grão-Ducado do Luxemburgo

Agente Administrativo: RBC Dexia Investor Services Bank S.A., 14, Porte de France, L-4360 Esch-sur-Alzette, Grão-Ducado do Luxemburgo

Distribuidor Deutsche Bank AG, através da sua sucursal em Londres, sita em Winchester House, 1 Great Winchester Street, Londres EC2N 2DB, Inglaterra

Auditor do Subfundo e da Sociedade Gestora:

Ernst & Young S.A., 7, rue Gabriel Lippmann, Parc d’Activité Syrdall 2, L-5365 Münsbach, Grão-Ducado do Luxemburgo

Informações suplementares sobre o Subfundo estão disponíveis, durante o horário normal de expediente, na seguinte empresa: Deutsche Bank AG, TSS/Global Equity Services, Taunusanlage 12, 60325 Frankfurt am Main, Alemanha, Fax (069) 910 38794, e-mail: core.emfo@db.com.

Referências

Documentos relacionados

insights into the effects of small obstacles on riverine habitat and fish community structure of two Iberian streams with different levels of impact from the

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Este dado diz respeito ao número total de contentores do sistema de resíduos urbanos indiferenciados, não sendo considerados os contentores de recolha

adquirir estes produtos. Por este motivo, tanto o stock como a variedade existente destes produtos não é muito grande. A nível de cosméticos, de início, senti algumas

O mecanismo de competição atribuído aos antagonistas como responsável pelo controle da doença faz com que meios que promovam restrições de elementos essenciais ao desenvolvimento

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

Durante o período de três anos a que se refere o artigo 39.º do Decreto-Lei n.º 251/98, de 11 de Agosto, os titulares de licenças para exploração da industria de transportes