• Nenhum resultado encontrado

Colégio Santa Dorotéia

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Colégio Santa Dorotéia"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Geografia

Colégio Santa Dorotéia 1111

As questões deste estudo referem-se à ação antrópica nos domínios morfoclimáticos brasileiros.

Use seu livro e também as memórias de aulas anotadas no seu caderno. Pode também acessar os vídeos assistidos em sala de aula cujos links estão na nossa sala de aula.

QUEST

1

(UFPR)

A Lei nº 9 985 de 18 de julho de 2000 instituiu, no Brasil, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação, dividindo-as em dois grupos: as Unidades de Proteção Integral e as Unidades de Uso Sustentável. DEFINA o que são Unidades de Conservação, caracterizando os dois grupos e citando exemplos de cada um deles.

Sugestão de resposta:

As Unidades de Conservação Ambiental (UCs) são espaços geralmente formados por áreas contínuas, estabelecidos com a finalidade de preservar ou conservar a flora, a fauna, os recursos hídricos, as características geológicas e geomorfológicas (formas do relevo), as belezas naturais, zonas costeira e marinha, enfim, a integridade do ambiente.

As Unidades de Conservação de Proteção Integral não admitem exploração dos recursos naturais. Permitem somente o uso indireto dos seus atributos naturais para pesquisa e turismo ecológico. Estão incluídos nessa categoria: as Estações Ecológicas (Esec), as Reservas Biológicas (Rebio), os Monumentos Naturais (MN), como o Pão de Açúcar, os Parques Nacionais (Parna) e os Refúgios da Vida Silvestre (Revis). Nas Estações Ecológicas e Reservas Biológicas é permitida apenas a pesquisa científica. Nas demais Unidades de Conservação de Proteção Integral admite-se, além das atividades de pesquisa, a visitação pública.

Nas Unidades de Uso Sustentável admite-se a compatibilização da conservação da natureza com o uso sustentável, através do manejo adequado dos recursos naturais. Pertencem a esse grupo as Áreas de Proteção Ambiental (APA), Áreas de Relevante Interesse Ecológico (Arie), as Florestas Nacionais (Flona), as Reservas Extrativas (Resex), as Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS), as Reservas de Fauna (Refau) e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN).

QUEST

2

(U ica p)

As pradarias mistas representam importante domínio fitogeográfico. Elas ocorrem em uma vasta área dos estados brasileiros do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas também se estendem para o Uruguai e a Argentina.

a) DESCREVA as características morfoclimáticas (relevo e clima) predominantes nas áreas de abrangência das pradarias pampeanas do estado do Rio Grande do Sul.

b) Aproveitando-se das condições naturais das pradarias pampeanas, a pecuária tem destaque nesse domínio, especialmente no sul do Rio Grande do Sul. DESCREVA as principais características dessa atividade nesse estado, destacando os tipos de rebanhos predominantes.

Sugestão de resposta:

a) As pradarias pampeanas do estado do Rio Grande do Sul caracterizam-se por apresentar um relevo de baixas colinas, as chamadas coxilhas, ou seja, um relevo suavemente ondulado recoberto por gramíneas, arbustos e árvores esparsas, daí se caracterizar esses espaços como campos limpos e sujos. O clima é o subtropical, de característica mesotérmica, com verões quentes e invernos bastante rigorosos e com chuvas bem distribuídas ao longo do ano.

Colégio Santa Dorotéia

Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 1º – Ensino Médio

Professora: Emerita

Aluno(a): ________________________________________________Nº: _____Turma: _____

Atividades para Estudos Autônomos

(2)

Colégio Santa Dorotéia 2

2 2 2

b) Desde o período colonial, essa região tem sido caracterizada pela presença de grandes e médias propriedades, onde foram implantadas raças bovinas europeias. Trata-se historicamente de pecuária extensiva e de corte, atualmente voltada para a exportação. Mas também é encontrado na região o gado ovino, que, apesar de não ter a importância do gado bovino, acaba por ser o maior rebanho do Brasil.

QUEST

3

(U ica p)

Para o Ministério do Meio Ambiente, o processo de desertificação gera uma perda de cinco bilhões de dólares por ano ao Brasil (cerca de 1% do Produto Interno Bruto) e já atinge gravemente 66 milhões de hectares no semiárido brasileiro e 15 milhões de pessoas em áreas do Bioma Cerrado e da Caatinga. No Brasil, 62% das áreas suscetíveis à desertificação estão em zonas originalmente ocupadas por Caatinga, sendo que muitas já estão bastante alteradas.

(Fonte: Ministério do Meio Ambiente (2011). http://www.mma.gov.br/sitio/index.php. Acesso em: 15 ago. 2011.) Considerando o texto acima, RESPONDA:

a) EXPLIQUE o que é desertificação e quais são as suas causas. b) EXPONHA os impactos sociais associados à desertificação. Sugestão de resposta:

a) Desertificação é o processo de perda da capacidade produtiva do solo, resultando em redução da fertilidade e da cobertura vegetal. As causas estão associadas ao uso e manejo inadequados do solo e ao desmatamento.

b) Redução da produção agropecuária; aumento da pobreza na área rural; êxodo rural; perda de solo fértil.

QUEST

4

(UFR )

A biodiversidade do Planeta vem sendo ameaçada por problemas que afetam o funcionamento da sociedade, da natureza e da economia. Nesse contexto, o aproveitamento da Amazônia passou a ser discutido, levando-se em consideração diferentes perspectivas de exploração.

Considerando a perspectiva econômica, EXPLIQUE por que a exploração sustentável do ecossistema florestal da Amazônia é considerada mais competitiva do que a exploração pela agropecuária.

Sugestão de resposta:

Do ponto de vista econômico, a exploração sustentável do ecossistema florestal da Amazônia é mais competitiva do que a agropecuária por conservar a sua biodiversidade. A região possui um valioso estoque genético que interessa tanto aos pesquisadores como às corporações farmacêuticas e alimentares dos países ricos, que enxergam nele a possibilidade de imensos lucros futuros. Isso ocorre porque novos e eficazes componentes para fabricação de remédios e para a produção de sementes alimentares de alto valor proteico podem estar disseminados entre as espécies que lá existem.

Nesse sentido, a exploração desse ecossistema para o desenvolvimento da agropecuária torna-se menos competitiva que o uso sustentável, porque implica desmatamento, que deixa os solos expostos à erosão pluvial, e queimadas para a formação de pastagens, reduzindo a sua biodiversidade e promovendo a extinção de algumas espécies animais e vegetais.

(3)

Geografia

Colégio Santa Dorotéia 3333

QUEST

5

(UER )

Adaptado de Veja e leia, 16/12/1970

PROGRAMA PILOTO PARA A PROTEÇÃO DAS FLORESTAS TROPICAIS DO BRASIL O Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil é uma iniciativa do governo através do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a comunidade internacional. Tem como finalidade o desenvolvimento de estratégias inovadoras para promover, simultaneamente, a proteção e o uso da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica, associadas a melhorias na qualidade de vida das populações locais. Um dos objetivos do programa é demonstrar a viabilidade da harmonização dos objetivos ambientais e econômicos nas florestas tropicais.

Disponível em: <http://www.mma.gov.br> (Adaptado) A comparação entre os textos acima indica uma mudança na gestão do espaço amazônico.

A concepção que movia o governo brasileiro em relação à Amazônia na década de 1970 e a que serve de base para as ações propostas pelo atual Ministério do Meio Ambiente estão respectivamente apresentadas em:

a) território estratégico – preservação dos ambientes rurais. b) região problema – desenvolvimento ecológico equilibrado. c) espaço da vida selvagem – proteção integral do ambiente. d) fronteira de recursos – crescimento econômico sustentável. e) região problema- área industrial.

Resposta: letra d.

a) ERRADA, pois não havia preocupação com a preservação.

b) ERRADA, pois a região não era problema e nem havia preocupação com o desenvolvimento ecológico sustentável.

c) ERRADA, pois proteção integral do meio ambiente é impossível.

(4)

Colégio Santa Dorotéia 4 4 4 4

QUEST

6

(UER ) VOLKS NA AMAZÔNIA

Em 1973, Wolfgang Sauer foi chamado para conversar com os executivos alemães da Volkswagen na sede alemã da empresa. Voltou como o chefe da maior fábrica de automóveis em funcionamento do hemisfério sul, instalada em São Paulo. No mesmo ano, quando foi a Brasília conversar com o ministro do interior, Rangel Reis, este lhe disse que o governo federal queria mudar a diretriz da ocupação da Amazônia. Desde o início da construção da Transamazônica, três anos antes, a ênfase era na colonização. Essa diretriz, de objetivos sociais, não atendia mais à prioridade definida pelo terceiro governo militar desde o golpe de Estado de 1964: tornar a Amazônia uma fonte de divisas para o país.

Disponível em: <br.noticias.yahoo> Acesso em: 26 fev. 2013. (Adaptado) O texto da reportagem faz referência a duas fases distintas da política territorial na Amazônia durante o regime militar.

Dois exemplos dessa política de ocupação, para o período 1964/1973 e para o período 1973/1985, respectivamente, foram as implantações de:

a) polos de turismo e lazer – extensas redes ferroviárias inter-regionais. b) centros comerciais fronteiriços – imensas áreas de monocultura de soja. c) distritos industriais exportadores – numerosas áreas de produção de borracha. d) assentamentos de agricultura familiar – grandes projetos de grupos empresariais. e) cultivo do café – projetos de mineração.

Resposta: letra b.

a) ERRADA, pois não se cogitou em redes ferroviárias.

c) ERRADA, pois não havia distritos industriais exportadores na região, além da decadência da borracha.

d) ERRADA, pois os grandes projetos, como Carajás, caracterizaram e ainda caracterizam a Amazônia. e) ERRADA, pois o café é um cultivo tropical, adequado ao sudeste do Brasil.

QUEST

7

(FGV Ad )

De acordo com Indicadores do Desenvolvimento Sustentável 2012, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Pampa é o segundo bioma com maior índice de desmatamento do país, com cerca de 54% de sua cobertura vegetal removida até 2009. Sobre as causas e as consequências da degradação desse bioma, é CORRETO afirmar que:

a) mais de metade da soja produzida no Brasil é cultivada dentro dos limites originais desse bioma, fato que ajuda a explicar o desmatamento.

b) o desmatamento vem aumentando a frequência de deslizamentos de terra em suas encostas íngremes, com graves consequências sociais e materiais.

c) o elevado índice de desmatamento resulta, principalmente, da exploração de madeiras de elevado valor comercial.

d) a pecuária extensiva e a ampliação da área dedicada ao cultivo de arroz figuram entre as principais causas do desmatamento.

e) nos pampas de Santa Catarina, o desmatamento acelerado está associado à perda de fertilidade dos solos e à ocorrência de extensas manchas de arenização.

Resposta: letra d.

a) ERRADA, pois a soja é mais cultivada no Cerrado. b) ERRADA, pois a região é plana , sem muitas encostas. c) ERRADA, pois a vegetação é de gramíneas.

(5)

Geografia

Colégio Santa Dorotéia 5555

QUEST

8

(FGV Ec#)

[Na Amazônia] boa parte dos municípios que compõem a “mancha pioneira” apresenta as maiores taxas de desmatamento do bioma amazônico nos últimos anos... e um expressivo e perverso processo de especulação fundiária, no qual a grilagem e a venda ilegal de terras (inclusive pela internet) é o seu principal artífice. [...] A rarefeita presença humana e os meios rudimentares de sobrevivência de boa parte da população local, desprovida de capital e de qualificação, levam à configuração de um espaço descontínuo.

HUERTAS, Daniel Monteiro. Da fachada atlântica à imensidão amazônica. São Paulo: Annablume, 2009. p. 226. (Adaptado)

Na “mancha pioneira”, que forma um arco de desmatamento, são predominantemente encontrados(as): a) extração de madeira e agricultura de cana e milho.

b) extração de madeira, pecuária e cultivos de soja. c) pecuária, cultivos de cana e extração de minérios. d) extração de minérios, agricultura de milho e cana. e) agricultura de soja e arroz e extração de minérios. Resposta: letra b.

a) ERRADA, pois o solo da região não se presta ao cultivo do milho. c) ERRADA, pois a cana também não se adapta aos solos amazônicos. d) ERRADA, pois refere-se a milho e cana.

e) ERRADA, pois a extração de minérios é pontual, não abrindo um arco de desmatamento.

QUEST

9

(UFPE)

Esta histórica foto de Sebastião Salgado mostra uma atividade extrativa mineral exercida na área de ‘Serra Pelada’. Sobre esse assunto, estudado pela Geografia Econômica, ANALISE o que consta nas proposições seguintes:

(6)

Colégio Santa Dorotéia 6

6 6 6

(0-0) Essa jazida mineral tornou-se muito conhecida, durante a década de 1970, no Governo Médici, como uma moderna corrida do ouro, tendo sido o local do maior garimpo a céu aberto do mundo. (1-1) O garimpo fotografado resultou na formação de um espaço urbano, denominado Curionópolis, que

foi inicialmente comandado por uma autoridade militar a mando do Governo de então.

(2-2) Essa jazida aurífera apresentou sérios problemas para a realização da atividade extrativa de forma plena, porque os veios de ouro eram intercalados com densas camadas de carvão mineral. (3-3) A produção aurífera em Serra Pelada decresceu e, na década de 1990, ocorreu a paralisação da

extração de ouro na região. Na área, originou-se uma grande cratera que foi aberta para a retirada do ouro e transformada numa enorme lagoa.

(4-4) A proibição do funcionamento do extrativismo mineral em Serra Pelada ocorreu devido às fortes pressões do governo dos Estados Unidos, pois a grande quantidade de ouro extraída resultou na diminuição do preço do ouro nos mercados internacionais.

Resposta: F V F V F

QUEST

10

(UEA)

Os pontos numerados no mapa indicam importantes áreas de exploração mineral na Região Norte do país, com extração de manganês, bauxita, ferro, cobre, ouro e níquel. Os grandes projetos relacionados aos pontos 1, 2 e 3 são, respectivamente,

a) Trombetas, Carajás e Quadrilátero Ferrífero. b) Serra do Navio, Trombetas e Carajás.

c) Serra do Navio, Carajás e Maciço do Urucum. d) Trombetas, Serra do Navio e Paragominas. e) Maciço do Urucum, Alumar e Carajás.

Resposta: letra b pois o número 1, a Serra do Navio, encontra-se no Amapá; o número 2, é o projeto da bauxita no vale do rio Trombetas, no Pará e o número 3 refere-se a Carajás, no Pará.

QUEST

11

(FGV SP)

Líder no mercado mundial de minério de ferro até a deflagração da crise financeira de 2008, o Brasil perdeu para a Austrália a hegemonia, embora a Vale ainda lidere, isoladamente, o comércio do insumo. A mineradora brasileira trabalha agora com um horizonte de cinco anos para que o País recupere o mercado perdido em meio à crise.

Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,brasil-perde-lideranca-na-producao-de-minerio-,916731,0.htm>

De acordo com a notícia acima, a mineradora brasileira Vale é a maior exportadora mundial de minério de ferro. Sobre ela, RESPONDA:

a) DETERMINE onde estão situadas as maiores jazidas da empresa. b) Como essa produção é escoada para os mercados externos.

Sugestão de resposta:

a) As maiores jazidas da Vale localizam-se na Serra dos Carajás, no estado do Pará e no Quadrilátero

Ferrífero, no estado de Minas Gerais.

b) A exportação de minério de ferro da Vale se dá a partir da Estrada de Ferro Carajás até o porto de

Referências

Documentos relacionados

Nome SetBitRate – Escreve na variável m_bitrate Sinopse void Audio::SetBitRate unsigned int bitrate; Descrição Responsável por escrever a taxa, bitrate, de codificação do stream

Para que este encontro seja bem sucedido, é importante que tanto o bibliotecário, inserido no contexto apresentado, quanto as escolas de Biblioteconomia e

Este estudo tem como o objetivo avaliar o desempenho de produtos advindos de técnicas de sensoriamento remoto (nível de água e precipitação), sobre o Lago Curupira - AM, através da

Thus, this study aims to analyze the trend of social distancing ad- opted to control the COVID-19 pandemic and its relationship with living conditions in

[r]

Não tenho tenho casta casta nem

Quando trabalhamos com muitos objetos é aconselhável que se agrupe os objetos que no momento não será utilizados e que são partes do mesmo projeto, podemos

A estrutura de dados desenvolvida armazena unidades chamadas voxels, – equivalentes 3D a pixels – dispostas em uma árvore de subdivisão espacial conhecida como octree.. O