• Nenhum resultado encontrado

RIQAS Avaliação da Performance

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RIQAS Avaliação da Performance"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

RIQAS

Avaliação da Performance

Este documento é um guia para a avaliação do desempenho dos participantes nos programas quantitativos

RIQAS. Estão disponíveis guias adicionais para os programas qualitativos e semi-quantitativos RIQAS.

1. Critérios de aceitação para o desempenho

O desempenho no RIQAS pode ser avaliado utilizando uma combinação de resultados calculados:  Target Score RIQAS,

 Índice de Desvio Padrão, e  % de Desvio.

Cada um destes indicadores avalia o desempenho de forma diferente, tal como indicado nas secções abaixo. Consideram-se critérios de desempenho aceitável:

 Target Score superior a 50  SDI inferior a ±2

 % Desvio dentro dos "limites aceitáveis" definidos.

Se o seu resultado não corresponder a nenhum dos três critérios, é exibido um triângulo vermelho ao lado do parâmetro na página de resumo do relatório de rotina, como um indicador geral de fraco desempenho.

Os exemplos de relatório utilizados neste documento foram retirados do Programa de Urina Humana RIQAS. Para mais informações sobre relatórios RIQAS, solicite uma brochura de RIQAS Explicado, ou contacte o RIQAS por correio eletrónico: mail@riqas.com.

2. Critérios de seleção da Média para comparação (valor atribuído)

Os seus resultados são avaliados através da comparação com uma média para comparação, que é baseada num

consenso. Todos os participantes são registados em cada programa de acordo com as respetivas seleções de parâmetro, método, equipamento, unidade, temperatura de medição (quando aplicável), e número de geração no caso de reagentes da Ortho. Para uma dada amostra e parâmetro, os resultados são comparados com uma média para comparação para gerar estatísticas de desempenho.

A média para comparação pode ser do Equipamento, do Método, ou do grupo de resultados de Todos os Métodos, dependendo do número de resultados. O número mínimo de resultados requerido para gerar uma média para

comparação é de 5, como acordado pelo Painel de Aconselhamento RIQAS. Se existirem 5 ou mais resultados no seu grupo de equipamento registado, os seus resultados serão comparados com as estatísticas do grupo de equipamento. Se existirem menos de 5, o seu resultado será comparado com a média registada do grupo de método. Se existirem menos de 5 resultados no seu grupo de método, os seus resultados serão comparados com a média de "Todos os métodos". As exceções a esta regra são:

a) Enzimas nos Programas Química Clínica, Cardíaco e Urina Humana (são utilizadas como média para comparação apenas médias de equipamento ou método).

b) Os participantes Ortho Vitros são comparados com a respetiva Geração, quando possível, e em seguida por método, e depois com a média de Todos os Métodos.

c) Ensaios onde não é adequada a comparação com uma média para comparação de Todos os Métodos, como, por exemplo, ensaios baseados em Imunoensaio ou de Hematologia.

(2)

3. Cálculo da Média para comparação, Desvio Padrão e Exclusão de

Valores Discrepantes

Os resultados são inseridos na base de dados RIQAS, e depois processados de forma a gerar estatísticas, após desativação manual dos valores discrepantes (mais afastados da média). Para cada grupo de equipamento, método e todos os métodos, calculam-se a média e o desvio padrão (SD) e aplica-se então o Critério de Chauvenet para identificar e excluir dos cálculos os resultados estatísticos discrepantes. A média e o SD são recalculados após a exclusão dos valores discrepantes. Em seguida, é repetido o processo de Chauvenet. Finalmente, é calculado o

percentil 95º da nova média e do SD. Isto é utilizado para criar um intervalo superior e inferior final. Os resultados que estiverem fora deste intervalo serão também excluídos. A média final, o SD e o coeficiente de variação (CV) são então calculados. O SD calculado é utilizado para gerar incerteza associada à média para comparação (consulte a secção 8.1. c)).

4. Secção do texto do relatório

No canto superior esquerdo de cada página de relatório de parâmetro, a secção de texto resume: o O parâmetro e a unidade escolhida de envio de resultados,

o Estatísticas calculadas para a amostra atual, apresentadas na unidade escolhida, o O seu resultado,

o A sua média escolhida para comparação,

o Os seus resultados de desempenho: SDI, Target Score e % Desvio, juntamente com as Médias Móveis, o Limites aceitáveis provenientes de Variação Biológica (Ricos et al.), apenas para informação,

o Limites aceitáveis de desempenho (predefinidos no TDPA RIQAS, e indicados no gráfico “% de Desvio por

amostra”, consultar secção 9.2),

Embora não se apresente abaixo, existe também espaço para indicar se as suas classificações de desempenho excedem os critérios aceitáveis (consultar secção 1). Existe ainda espaço para indicar valores de método de referência, valores ponderados ou outras informações importantes, quando apropriado.

(3)

5. Histograma de resultados

É apresentado um histograma de resultados em cada página de relatório de parâmetro para que possa comparar o seu resultado com todos os outros resultados enviados. O histograma é apresentado nas unidades que escolheu e mostra o número de laboratórios que enviaram resultados no grupo do seu equipamento, método e "todos os métodos". Um triângulo preto indica onde se encontra o seu resultado.

6. Resumo de Estatísticas Multimétodo

Por baixo do histograma, o resumo de estatísticas multimétodo permite-lhe rever o desempenho dos métodos registados para cada parâmetro. As estatísticas são apresentadas nas unidades em que se registou.

(4)

7. Sistema de Target Score

Desenvolveu-se o sistema de Target Score para fornecer uma interpretação simples do desempenho do seu laboratório. O sistema apresentará a performance dos seus resultados para cada amostra RIQAS e mostrará também como a variação do desempenho do seu laboratório com o tempo. Para a calcular o Target Score, o seu resultado é calculado como um desvio percentual (V) da Média para Comparação. Este desvio é depois comparado com um Desvio Alvo para Avaliação de Desempenho para calcular o Target Score.

7.1. Definição e descrição

A diferença entre "o seu resultado" e a "média para comparação" é expressa como um Target Score (TS) utilizando as seguintes fórmulas matemáticas:

TS = log

10

3,16 x TDPA x 100

│V│

Onde:

TDPA = Desvio Alvo para Avaliação de Desempenho (%)

V = O seu desvio em relação á média para comparação (%)

V = (O seu resultado - Média para Comparação) x 100

Média para Comparação

Quanto melhor for o desvio percentual comparado com o Desvio Alvo para Avaliação de Desempenho, maior será o seu Target Score.

Os Target Score encontram-se no intervalo entre 10 e 120 e são interpretados da seguinte forma:

inferior a 40

Inaceitável

41

-

50

Necessita de melhoria

51

-

70

Aceitável

71

-

100

Bom

101

-

120

Excelente

7.2. Desvio Alvo para Avaliação de Desempenho (TDPA)

Os Desvios Alvo para Avaliação de Desempenho são definidos para incentivar os participantes a atingir e a manter um desempenho aceitável. Os Desvios Alvo são definidos de forma a se adequarem à respetiva finalidade e devem ter em conta todas as fontes de variação possíveis, incluindo homogeneidade e estabilidade da amostra (de acordo com a ISO/IEC17043, ISO13528 e IUPAC).

De forma geral, o TDPA é definido de forma a que aproximadamente 10% dos laboratórios obtenham Target Scores inferiores a 50. No entanto, dependendo da homogeneidade e da estabilidade, os TDPA’s podem ser ajustados, de forma a que o desempenho dos participantes não seja adversamente afetado pela variabilidade da amostra. O RIQAS disponíbiliza mais detalhes, a pedido. Se o seu desvio percentual (V) for igual ao Desvio Alvo para Avaliação de Desempenho (TDPA), então é atingido um resultado alvo de 50.

O RIQAS revê os Desvios Alvo para Avaliação de Desempenho anualmente e os métodos utilizados para os definir foram acordados pelo Painel de Aconselhamento do RIQAS.

Os Desvios Alvo para Avaliação de Desempenho são também utilizados para calcular o Desvio Padrão para Avaliação de Desempenho (SDPA), tendo em consideração a incerteza estimada associada à média para comparação.

(5)

7.3. Média Móvel do Target Score (RMTS)

Esta é a média dos dez TS’s mais recentes para um analito individual. A RMTS é apresentada na secção de texto do seu relatório, abaixo do seu Target Score atual.

7.4. Média Móvel do Target Score Geral (ORMTS)

É a média de todos os RMTS’s listados para uma amostra RIQAS. A ORMTS é indicada na página de resumo do seu relatório.

7.5. O Gráfico de Target Score

Apresenta-se abaixo um exemplo de um gráfico típico de Traget Score. O gráfico surge no quadrante superior direito do relatório RIQAS. O TDPA aparece no topo do gráfico, para referência. Os números da amostra estão impressos no eixo x e o Target Scores no eixo x. Se um resultado não for enviado, o número da amostra é substituído por "N", o sinal "No Result”. O sinal “C” indica um resultado corrigido e “L” indica um resultado enviado atrasado. A linha vertical na amostra 8 indica uma atualização de registo (uma alteração no método e na unidade).

Para parâmetros que são novos ou têm um pequeno número de participantes, pode não ser possível atribuir um Target Score. Não serão calculados os Target Score para tais parâmetros, e poderá avaliar o desempenho baseando-se apenas no SDI e % desvio. Quando não está disponível qualquer Target Score, o gráfico de Target Score não estará

representado na página de relatório do parâmetro, e nas colunas TS e RMTS da página de resumo do relatório aparecerá a indicação N/A.

As cinco categorias de desempenho, variando entre desempenho "Inaceitável" e "Excelente", estão indicadas no gráfico. Os resultados dos participantes são traçados para cada amostra enviada. É claro que o desempenho abaixo melhorou bastante após a atualização do registo.

Critérios para Desempenho Aceitável: Target Score superior a 50.

Gráfico de Target Score

120 110 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 Excelente Bom Aceitável Necessita de melhoria Inaceitável 7 8 9 10 11 12 N 2 3 4 5 6 7 8 9 C 11 12 L 2

TDPA = 4,9%

Número da Amostra Targ et S co re

(6)

8. Classififcação do Índice de Desvio Padrão

O Índice de Desvio Padrão é um resultado que compara a diferença do resultado do participante em relação ao valor atribuído (média para comparação) com um intervalo de avaliação chamado Desvio Padrão para Avaliação de Desempenho (SDPA).

8.1. Cálculo de Desvio Padrão para Avaliação de Desempenho (SDPA)

Os Desvios Padrão para Avaliação de Desempenho são calculados a partir de Desvios Alvo para Avaliação de Desempenho (TDPA):

a) Para cada parâmetro é calculado um CV para Avaliação de Desempenho (CVPA) da seguinte forma:

CVPA

=

TDPA

valor-t

onde valor-t = fator que representa a % de fracos desempenhos refletidos no TDPA.

Em geral, o TDPA está definido de forma a que aproximadamente 10% dos laboratórios obtenham Target Scores inferiores a 50 (fraco desempenho). Nestes casos, o valor-t utilizado para converter o TDPA em CVPA é

aproximadamente 1,645. No entanto, dependendo da homogeneidade e da estabilidade, o TDPA pode necessitar de ser aumentado, de forma a que o desempenho dos participantes não seja afetado negativamente pela variabilidade da amostra. Nestes casos, menos de 10% dos laboratórios terá um fraco desempenho, e será escolhido um valor-t mais elevado para converter o TDPA em CVPA. O RIQAS disponíbiliza mais detalhes, a pedido.

b) Em seguida, o CVPA é convertido para SDPA, da seguinte forma:

SDPA = CVPA x Média para comparação

100

Utilizando estas equações, é calculado um SDPA inicial para cada média para comparação (ou seja, para as estatísticas de todos os métodos, de método e de equipamento). A incerteza associada à média para comparação é então

combinada com o SDPA, onde é considerada significativa.

Exceção: Para parâmetros que são novos ou têm um pequeno número de participantes, pode não ser possível

atribuir um Desvio Alvo. Assim, o SDPA não pode ser calculado a partir do TDPA. O SDPA será apenas o

SD calculado quando as médias para comparação forem geradas (consultar secção 3).

c) Calcular incerteza do valor atribuído

De acordo com a ISO/IEC17043, quando o valor atribuído se baseia num consenso (média para comparação), a incerteza do valor atribuído deve ser calculada e combinada com o SDPA quando for considerada significativa. Isto forma um SDPA ajustado, que é utilizado para calcular o desempenho do participante em termos de SDI (Índice de Desvio Padrão).

A Incerteza (Um) associada a cada média para comparação é calculada da seguinte forma:

Um

= 1,25 x SD

√ n

em que:

SD = SD calculado quando a média para comparação for gerada (consultar secção 3)

N = Número de resultados utilizados para calcular o SD

(7)

d) Combinar Um com SDPA, onde for expressivo

Cada Um calculada para a média para comparação é comparada ao SDPA:

i) Se Um for superior a 0,3 x SDPA, deve ser combinada com o SDPA da seguinte forma

SDPAajustado = √ ( Um 2

+ SDPA2)

ii) Se Um for inferior a 0,3 x SDPA:

SDPAajustado = SDPA calculado na parte b) acima.

Tanto o SDPAajustado como a Incerteza surgem na secção de texto dos relatórios dos participantes, juntamente com cada

média para comparação, nas unidades registadas do participante. Nos casos em que a incerteza foi combinada com o SDPA, aparece um pequeno “a” ao lado do SDPA, para indicar que foi ajustado. Este exemplo foi retirado do Programa de Urina Humana.

A incerteza é apresentada também juntamente com as estatísticas de método, impressas no canto inferior

esquerdo de cada página do relatório.

(8)

8.2 Cálculo do Índice de Desvio Padrão (SDI)

O Índice de Desvio Padrão (SDI) é uma indicação da distância do seu resultado reportado em relação à média de consenso relativa ao Desvio Padrão para Avaliação de Desempenho, e é calculado da seguinte forma: -

SDI = resultado do participante – média para comparação

SDPA

ajustado

O SDI da sua amostra atual é apresentado na seção de texto de cada página do relatório e os seus 20 SDI mais recentes são traçados num gráfico Levey-Jennings, juntamente com uma indicação da média para comparação para cada amostra (I = grupo de Equipamento, M = grupo de Método, ou A = grupo de Todos os Métodos). Os números da amostra estão impressos no eixo x e o número de SDPA’s está impresso no eixo y. Se um resultado não for enviado, o número da amostra é substituído por "N" ("No Result"). O sinal “C” indica um resultado corrigido e “L” indica um resultado enviado depois da data limite. Uma linha vertical no gráfico indica uma alteração no método ou unidade (não representada abaixo).

8.3. Critérios para desempenho aceitável

Um desempenho aceitável é um SDI inferior a ± 2.

8.4. Cálculo da Média Móvel do Índice de Desvio Padrão (RMSDI)

O RMSDI é a média dos 10 últimos SDI’s para um dado parâmetro, como medida de desempenho em relação a todo o intervalo de concentrações. O RMSDI está impresso na seção de texto de cada relatório, abaixo do seu SDI atual.

8.5. Cálculo Média Móvel do Índice do Desvio Padrão Geral (ORMSDI)

O ORMSDI é a média dos RMSDI de todos os parâmetros de uma dada amostra, como medida de desempenho geral para todos os parâmetros, em relação a todo o intervalo de concentrações. É apresentada na página de resumo do relatório de rotina.

(9)

9. Classificação da % Desvio (%Desv)

9.1. Cálculo da % desvio

Por vezes conhecido como erro percentual ou bias, a % de desvio é calculado da seguinte forma:

%Desvio = resultado do participante - média para comparação x 100

média para comparação

Quanto mais próximo a sua % Desvio estiver de zero, melhor será o desempenho.

9.2. Critérios para Desempenho Aceitável

A sua % Desvio é comparada de acordo com limites de aceitação de desempenho predefinidos. Estes critérios de aceitação predefinidos são padronizados para serem os Desvios Alvo para Avaliação de Desempenho do RIQAS. No entanto, os critérios aceitáveis podem ser alterados para critérios oficiais definidos por órgãos diretivos, ou por requerimentos específicos de cada país (por ex., as CLIA’88 (Emendas de Melhoria de Laboratório Clínico) ou Variação Biológica), a pedido. Contacte o RIQAS para mais detalhes. Os critérios de aceitação são apresentados na secção de texto do relatório de rotina (abaixo das suas classificações de desempenho) e no gráfico “% desvio por amostra” (áreas sombreadas a vermelho).

9.3. Gráficos % desvio

A % desvio é apresentada nos relatórios RIQAS em dois gráficos:

a)

A % Desvio por número de amostra: para monitorizar o desempenho ao longo do tempo

b) %Desvio por concentração: para identificar possíveis bias classificados por concentração (amostra atual marcada como ■).

(10)

9.4. Cálculo da Média Móvel da % Desvio (RM%Dev)

A

RM%Dev

é a média dos últimos 10 desvios percentuais, como medida de desempenho em relação a todo o

intervalo de concentrações. A

RM%Dev

é apresentada na secção de texto de cada relatório de rotina. A

RM%Dev

está identificada no gráfico superior de % Desvio através de círculos abertos ligados por uma linha reta.

9.5. Cálculo da Média Móvel da % Desvio Geral (ORM%Dev)

A

ORM%Dev

é a média das RM%Dev de todos os parâmetros de uma dada amostra, como medida de desempenho

geral para todos os parâmetros, em relação a todo o intervalo de concentrações. A

ORM%Dev

é apresentada na

página de resumo do relatório de rotina.

10. Resultados “Inferiores a” e “Superiores a”

É possível enviar resultados "inferiores a" e "superiores a" através da RIQASNet. Se o seu analisador reportar um resultado deste tipo, é importante que inclua o sinal no resultado enviado. Resultados “inferior a” e “superior a” serão inseridos na base de dados do RIQAS. Estes resultados serão impressos na secção de texto dos seus relatórios de rotina (ver abaixo), mas não serão usados para calcular a média para comparação. Não lhe será atribuído um SDI, um Target Score ou um % Desvio.

Uma indicação de um resultado "inferior a" ou "superior a" será também apresentada nos gráficos Levey-Jennings, Target Score e %Desvio, com “<” ou “>“ ao lado do número de amostra adequado.

(11)

11. Página de Resumo do Relatório

O seu desempenho pode ser revisto facilmente na página de resumo apresentada no final de cada relatório. Este relatório mostra as suas classificações de desempenho e médias de comparação para cada parâmetro registado. Os resultados de desempenho que se encontrem fora dos critérios de aceitação serão apresentados em texto sublinhado e a negrito.

Se um resultado estiver fora dos 3 critérios aceitáveis, aparece um triângulo vermelho na coluna "Performance". As suas estatísticas de Média de Móvel e de Média Móvel Geral também são apresentadas neste relatório.

(12)

12. Cálculo trabalhado de estatísticas de desempenho

O seguinte exemplo trabalhado utiliza dados do Programa de Urina Humana, para Cálcio. Neste exemplo, o participante está registado como utilizador de um Siemens Dimension RxL, que utiliza um método CPC. Para a amostra atual, o participante enviou um resultado de 3,79 mmol/l.

A) Definir o TPDA

De acordo com a ISO/IEC17043, a ISO13528 e a IUPAC, o intervalo de avaliação de desempenho (TPDA) deve ser superior a 3,33 x a variabilidade das amostras (homogeneidade, estabilidade e estabilidade no transporte)

O mais alto de entre os seguintes é, assim, escolhido como o novo TPDA:

Desvio Alvo Histórico

7,5 %

Homogeneidade x 3,33

1,1 x 3,33 = 3,66 %

Estabilidade x 3,33

0,6 x 3,33 = 2,00%

Estabilidade no Transporte x 3,33

0,66 x 3,33 = 2,20%

A variabilidade do material é muito inferior ao Desvio Alvo histórico. Assim, o Desvio Alvo para Avaliação de Desempenho está definido para 7,5%. Isto está impresso acima do gráfico de Target Score e é utilizado para calcular o Target Score do participante.

B) Escolher a Média para Comparação

Um participante utiliza um Siemens Dimension RxL, que utiliza um método CPC. Para a amostra atual, o participante enviou um resultado de 3,79 mmol/l. O participante vai ser comparado às estatísticas de equipamento indicadas abaixo, porque existem mais de 5 resultados no grupo de equipamento, dentro do grupo de método CPC. As estatísticas calculadas após eliminação dos dados discrepantes estatísticos são:

(13)

C)

Calculo do Target Score

O Target Score do participante é calculado da seguinte forma:

V = (O seu resultado - Média para Comparação) x 100

Média para Comparação

TS = log

10

3,16 x TDPA x 100

│V│

Inserindo os valores conhecidos, calculamos:

V = (3,79 - 3,885) x 100 = -2,4453%

3,885

TS = log

10

3,16 x 7,5

x 100

│-2,4453│

TS = 99

O Target Score é apresentado na secção de texto e no gráfico de Target Score, como no exemplo abaixo. O resultado é considerado "Bom".

(14)

D)

Cálculo do Desvio Padrão para Avaliação de Desempenho (SDPA)

É calculado um CV para Avaliação de Desempenho (CVPA) da seguinte forma:

CVPA =

TDPA

valor-t

onde valor-t = fator que representa a % de fracos desempenhos refletidos no TDPA. Quando o TDPA está definido de forma a que aproximadamente 10% dos laboratórios demonstrem um fraco desempenho, o valor-t é

aproximadamente 1,645 (ou mais precisamente, 1,64485).

Para Cálcio Urinário, CVPA

=

7,5 = 4,5607%

1,64485

Em seguida, o CVPA é convertido para SDPA, para cada média para comparação, da seguinte forma:

SDPA = CVPA x Média para comparação

100

i) Para as estatísticas de Todos os métodos:

SDPA = 4,5607 x 3,695607 =

0,16854 mmol/l

100

ii) Para as estatísticas do método CPC:

SDPA = 4,5607 x 3,879246 =

0,17692 mmol/l

100

iii) Para as estatísticas de grupo de equipamento Siemens Dimension, dentro do método CPC:

SDPA = 4,5607 x 3,884818 =

0,17718 mmol/l

100

(15)

E) Calcular incerteza do valor atribuído

De acordo com a ISO/IEC17043, quando o valor atribuído se baseia num consenso (média para comparação), a incerteza do valor atribuído é calculada e combinada com o SDPA quando for considerada significativa. Isto forma um SDPA ajustado, que é utilizado para calcular o desempenho do participante em termos de SDI (Índice de Desvio Padrão).

A Incerteza (Um) associada a cada média para comparação é calculada da seguinte forma:

U

m

= 1,25 x SD

√ n

em que:

SD = SD calculado quando a média para comparação for gerada (não é mostrado nos relatórios) N = Número de resultados utilizados para calcular o SD

SDPA = Desvio Padrão para Avaliação de Desempenho. i) Para as estatísticas de Todos os métodos:

U

m

= 1,25 x SD = 1,25 X 0,2730 = 0,0207, arredondado para 0,02 mmol/l no relatório

√ n

√ 270

ii) Para as estatísticas do método CPC:

U

m

= 1,25 x SD = 1,25 x 0,1651 = 0,0172, arredondado para 0,02 mmol/l no relatório

√ n

√ 144

iii) Para as estatísticas de grupo de equipamento Siemens Dimension, dentro do método CPC:

U

m

= 1,25 x SD = 1,25 x 0,1540 = 0,05804, arredondado para 0,06 mmol/l no relatório

√ n √ 11

F) Combinar U

m

com SDPA, onde for significativo

Cada Um calculada para a média para comparação é comparada ao SDPA

i) Para as estatísticas de Todos os métodos: SDPA = 0,16854, 0,3 x SDPA = 0,0506 mmol/l Um = 0,0207 é inferior a 0,3 x SDPA, assim Um não é significativa.

Assim, o SDPA continua a ser 0,16854, arredondado para 0,17 mmol/l no relatório

ii) Para as estatísticas do método CPC: SDPA = 0,17692, 0,3 x 0,17692 = 0,0531 mmol/l Um = 0,0172 é inferior a 0,3 x SDPA, assim Um não é significativa

Assim, o SDPA continua a ser 0,17692, arredondado para 0,18 mmol/l no relatório

iii) Para as estatísticas de instrumento Siemens Dimension: SDPA =

0,17718

, 0,3 x 0,17718 = 0,05154 mmol/l

Um = 0,05804 é superior a 0,3 x SDPA, assim Um é significativa e deve ser combinada com o SDPA.

SDPAajustado = √ ( Um 2

+ SDPA2 ) = √ ( 0,058042 + 0,177182 ) SDPAajustado = 0,1864, arredondado para 0,19 mmol/l no relatório

(16)

Tanto o SDPAajustado como a Incerteza são impressos no relatório dos participantes, juntamente com cada média para

comparação. Nos casos em que a incerteza foi combinada com o SDPA, aparece um pequeno “a” ao lado do SDPA, para indicar que foi ajustado.

G) Cálculo do SDI

O Índice de Desvio Padrão (SDI) é uma medida da distância do seu resultado reportado em relação à média de consenso relativa ao Desvio Padrão para Avaliação de Desempenho, e é calculado da seguinte forma: -

___

SDI = resultado do participante – média para comparação

SDPA

ajustado

O participante neste exemplo obteve um resultado de 3,79 mmol/l e será comparado à média para comparação do instrumento (3,885)

SDI = 3,79 – 3,885

= -0,5097, arredondado para –0,51 mmol/l no relatório

0,1864

O SDI é apresentado na secção de texto do relatório, e é traçado no gráfico Levey-Jennings. O SDI deste

participante é aceitável, uma vez que é inferior a 2.

(17)

H) Cálculo do Desvio Percentual (%Desv)

%Desvio = resultado do participante - média para comparação x 100

_

média para comparação

%Desvio = 3,79 - 3,885 x 100

_

3,885

%Desvio = -2,445%, arredondado para –2,4% nos relatórios

A % Desvio deste participante é aceitável, uma vez que é inferior ao critério aceitável definido (TDPA

RIQAS de 7,5%). A % Desvio é apresentado na secção de texto do relatório, e é traçado em dois gráficos:

Secção de texto

%Desvio por gráfico de amostra. Os pontos pretos indicam as % desvio. Os pontos abertos representam a

Média Móvel das % Desvio (média dos 10 últimos % desvios). Os resultados que não se encontram na zona

não sombreada (Desvio percentual < 7,5%) têm um bom desempenho.

(18)

% Desvio por gráfico de concentração. Os pontos cinzentos indicam os desvios percentuais. O quadrado

preto representa a amostra atual (% Desvio = -2,4%).

I) Desempenho aceitável

Consideram-se critérios de desempenho aceitável:  Target Score superior a 50

 SDI inferior a 2

 % Desvio dentro dos "limites aceitáveis" definidos (limite de Cálcio Urinário = 7,5%).

O Target Score do participante é de 99, o SDI é –0,51 e a % Desvio é –2,4%. Assim, o participante tem um desempenho aceitável nesta amostra.

Contacte o RIQAS através de Tel.: +44 (0) 28 9445 4399 Fax: +44 (0) 28 9445 4398

E-mail: mail@riqas.com RIQASNet: www.riqas.net Página web: www.riqas.com

Referências

Documentos relacionados

Apenas os medicamentos sujeitos a receita médica (MSRM) têm preço de venda ao público (PVP) marcado, pelo que, para todos os outros produtos, é preciso estabelecer um PVP

Technology, 2008. Yu, &#34;Problem-specific genetic algorithm for power transmission system planning,&#34; Electric Power Systems Research, vol. Gallego, et al., &#34;Transmission

F IG U R A I - Amplitudes de variação, médias e intervalos de confiança dos valores das análises sanguíneas de machos e fêmeas de Brycon sp, por estádio de

Essa tarefa não tem a necessidade de interface com o usuário, tornando-se uma boa candidata ao processamento em lotes, normalmente utilizados como a divisão

Ainda segundo Gil (2002), como a revisão bibliográfica esclarece os pressupostos teóricos que dão fundamentação à pesquisa e às contribuições oferecidas por

Deste modo, torna-se imperativo tornar acessível, de forma justa e equitativa, o acesso aos serviços públicos e ao espaço público para as populações cujos horários são cada vez

Pag.. para aprimoramento dos processos, etc. Observou-se que, quando as pessoas sentem-se parte integrante dos processos e da empresa, elas procuram participar mais,