• Nenhum resultado encontrado

1 Desenvolvimento/Detalhamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 Desenvolvimento/Detalhamento"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC GOIÁS DESIGN GRÁFICO

PROJETO INTEGRADOR – MÓDULO III – 2016/1

1 Desenvolvimento/Detalhamento

1.1 Apresentação O projeto integrador proposto às turmas do terceiro módulo do curso de Design Gráfco, consiste no desenvolvimento de materiais de divulgação transmidiátca para a empresa Das Marias Semijóias.

1.2 Objetvo Atvidade de integração dos conteúdos curriculares do módulo, desenvolvido com oobjetvo de promover a interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, e consorciar teoria

e prátca no percurso de formação do egresso.

Por sua natureza, o Projeto Integrador agrega também aspectos de avaliação do desempenho do estudante, portanto, é muito relevante para produzir os índices necessários ao planejamento das ações de ensino-aprendizagem.

No quesito da formação de competências, é um recurso que aproxima os ambientes acadêmico e profssional, por permitr dinâmica de projeto similar ao contexto da atuação profssional. Portanto, cabe ao estudante identfcar e aplicar os conhecimentos e competências mediante a sua compreensão do tema e da estratégia de projeto enunciada. As normas gerais do projeto são regidas por este documento e as dúvidas serão orientadas pelo colegiado de professores no período das aulas dedicadas ao Projeto Integrador.

1.3 Justfcatva O volume de informação ao qual somos expostos diariamente é imenso. Recentemente,O Google divulgou que é feito o upload de uma hora de conteúdo por segundo no

Youtube. A proliferação de plataformas e o acesso massivo aos meios de produção e distribuição de conteúdo faz com que tenhamos muita informação para pouca atenção. E pelo fato de nossa atenção não conseguir dar conta de tanto conteúdo, ela acaba se tornando cada vez mais seletva.

Neste cenário, a publicidade encontra difculdade para despertar a atenção do consumidor e diferenciar a marca, o produto, o serviço dentro do mercado de iguais. Para tanto, observamos que o entretenimento tem sido empregado como estratégia na tentatva de atngir os consumidores, sobretudo em relação às narratvas. Desse modo, confgura-se como uma tendência na publicidade a utlização de narratvas

transmidiátcas como ferramentas de comunicação.

A narratva transmídia é a técnica de contar uma história ou transmitr uma mensagem através de múltplas plataformas de mídia que se complementam, cada qual trazendo um novo elemento para a experiência do público. Uma boa narratva transmídia é capaz de não só gerar uma audiência, mas também permitr que as pessoas que se envolvem possam se aprofundar no conteúdo. Reside aí uma das principais vantagens dessa técnica para empresas: é uma maneira efciente de marcas investrem no

relacionamento e na construção de uma história com seus consumidores.

1.4 Metodologia Para o desenvolvimento do Projeto Integrador, os professores e discentes deverãoadotar as seguintes orientações sobre a metodologia de elaboração:

O projeto será orientado em sala de aula pelos professores de cada unidade curricular que compõem o terceiro módulo do curso de Design Gráfco

(2)

(Laboratório Multmídia, Animação, Áudio e Vídeo Digital, Cultura e Mídias Sociais, Fotografa e Interface e Usabilidade).

Deverão fazer o Projeto Integrador os alunos que estverem matriculados na disciplina integradora (Laboratório Multmídia), ou em pelo menos 03 (três) disciplinas do terceiro módulo

Os alunos que forem dispensados do Projeto Integrador pelos critérios citados no item anterior, deverão procurar o(s) professor(es) da(s) unidade(s) curricular(es) que estão matriculados para desenvolverem atvidades específcas.

As turmas serão divididas em grupos de 5(cinco) integrantes.

A escolha da equipe deverá ser realizada entre os discentes.

Cada grupo irá trabalhar na produção integral dos materiais transmidiátcos

Os grupos apresentarão seu projeto em banca avaliatva composta por pelo

menos 2(dois) docentes do curso de Design Gráfco e eventuais convidados de outras áreas.

O memorial descritvo do projeto, assim como todo material (documentos, código fonte, layout, etc) deverão ser disponibilizados digitalmente e acessados através de hipertextos.

Cada grupo publicará os projetos em domínio fornecido pelo professor da disciplina integradora.

Os projetos serão avaliados tecnicamente pelo corpo docente, e a escolha do projeto que virá a ser utlizado ofcialmente pela empresa Das Marias Semijóias será feita pelas proprietárias.

Cada equipe de trabalho deverá elaborar um pôster acadêmico, apresentando, de forma objetva, o processo de construção das peças gráfcas em formato de infográfco. Tamanho 66 x 96 cm, em PDF. Os pôsteres acadêmicos e as peças promocionais serão expostos ao público. As equipes de trabalho serão responsáveis pela organização da exposição.

1.5 Descrição do Produto

Segundo Jef Gomes, um dos pioneiros em transmídia, “As pessoas não querem

assistr a MESMA história em diferentes plataformas; elas querem aprofundar-se na história para descobrir MAIS conteúdo.”

Desta forma, deverá ser criado um hotsite insttucional, contendo a história da empresa e mecanismo de comunicação (direcionar mensagens para o e-mail professor@diogomaia.com.br), que servirá de “ponte” para as demais mídias. A escolha das demais mídias (no mínimo 3 mídias) deverá ser feita pelo próprio grupo, apresentando devidas justfcatvas em memorial descritvo.

Deverá ser produzido um comercial para vinculação em TV e/ou Internet, com duração entre 45 e 60 segundos.

2 Critérios Gerais de Avaliação

O Projeto Integrador será avaliado considerando-se todo o processo de criação, aplicação dos conhecimentos adquiridos, originalidade, qualidade do produto produzido, comprometmento e organização da equipe.

Após publicação do projeto (vide cronograma) não haverá recuperação, visto que o desenvolvimento das atvidades terá acompanhamento dos professores em sala de aula.

Caso seja detectado plágio no Projeto Integrador, o mesmo poderá ser recusado, fcando o grupo com menção insufciente na avaliação.

A menção fnal do Projeto Integrador será composta pela avaliação de cada unidade curricular, calculando-se a média e de acordo com a tabela abaixo é encontrado a menção individual de cada aluno:

(3)

Média Menção

Menor que 6 Insufciente

Maior ou igual a 6 e menor ou igual a 7 Sufciente Maior que 7 e menor que 9 Bom

Maior ou igual a 9 Ótmo

Mesmo o projeto integrador sendo desenvolvido em grupo, os alunos podem ter menções diferentes, de acordo com a presença, partcipação, interesse, pro atvidade, coerência, conteúdo e apresentação, que serão avaliados pelos professores durante o desenvolvimento das atvidades.

A menção fnal do Projeto Integrador será divulgada pela internet em endereço fornecido pelo professor da disciplina integradora.

3 Critérios específcos de avaliação

Interface e

Usabilidade

Deve ser apresentada uma pesquisa de similares, além do fuxograma organizacional, os wireframes da telas desenvolvidas, além do modelo defnitvo. Serão avaliados também os conceitos defnidos pelos alunos para o desenvolvimento do projeto e sua aplicação.

Bibliografa

Vide Plano de Ensino

Laboratório

Multmídia - O hotsite deverá ser responsivo e estruturado em PHP- Disponibilizar wireframes e layout (ai ou psd) para download

- Formulário de contatos com validação (envio para professor@diogomaia.com.br) Serão avaliados:

- Aplicação dos conceitos de Design (cores, tpografa, composição, diagramação, gestalt, usabilidade)

- Organização dos códigos

- Organização de arquivos no servidor Bibliografa

Vide plano de ensino

Fotografa - Produção de 05 fotos da estrutura da loja (Fachada e internas);

- Produção fotográfca de 03 peças em mesa de stll. Não é necessário ser peça da loja, poderão ser peças dos próprios alunos ou bijuterias;

- Produção fotográfca com modelo (estúdio ou externa) utlizando 03 produções (roupas e acessórios) diferentes. Não é necessário ser peça da loja, poderão ser peças dos próprios alunos ou bijuterias;

Critérios avaliatvos: - Luz

- Nitdez - Composição

(4)

Bibliografa

Vide plano de ensino

Áudio e Vídeo Digital - O vídeo deverá ser produzido em 1920x1080, a 30 fps, renderizado em H264. - Deverão ser disponibilizados todos os arquivos fonte utlizados na produção

- O vídeo deverá conter legendas animadas, e ser fnalizado com animação no logotpo da empresa.

Bibliografa

Vide plano de ensino

Animação De acordo com a proposta do projeto (desenvolvimento de materiais de divulgação transmidiátcos), cada grupo deverá desenvolver uma animação tradicional 2D ou mista, que poderá ser utlizada no próprio hotsite insttucional, em qualquer uma de suas páginas (principal ou internas), escolhida pelo grupo ou aplicá-la em uma das seguintes mídias sociais (Facebook, Instagram ou YouTube), já trabalhadas pela empresa.

O que será avaliado

• Criatvidade; • Coerência; • Estrutura do projeto • Premissa; • Storyline; • Argumento;

• Roteiro (formatação universal); • Storyboards;

• Layouts;

• Model Sheet (caso tenha personagens); • Ficha técnica de personagens (caso tenha); • Animatcs;

• Animação publicada.

• Técnicas aplicadas de acordo com o estlo de animação; • Estcar e achatar;

• Antecipações; • Ações sobrepostas; • Timing;

• Desfoques.

Obs: a animação poderá ser desenvolvida em qualquer sofware ou aplicatvo e serão escolhidos de acordo com a afnidade e habilidades dos estudantes.

Critérios a serem avaliados

• ⅓ da menção para a qualidade da pesquisa desenvolvida, formatação e organização da defesa a ser apresentada;

• ⅓ da menção para partcipação, cumprimento do cronograma e

apresentação dos relatórios referentes ao processo de desenvolvimento do projeto em cada orientação;

• ⅓ da menção para a qualidade das animações publicadas. Referências Sugeridas

(5)

• ADOBE FLASH CS5 Professional. Classroom in a book - Guia de treinamento ofcial. Porto Alegre: Bookman, 2010.

• GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para novas mídias – Do game à tv interatva. São Paulo: Senac, 2008.

• JUNIOR, Alberto Lucena. Arte da Animação – Técnica e estétca através da história. São Paulo: Senac, 2002.

• CAPLIN, Steve. Deseño de iconos – Iconos grafcos para el deseño de interfaces. Ediciones Gustavo Gill S.A.

• BULHÕES, Marcelo. A fcção nas mídias – Um curso sobre narratvas nos meios audiovisuais. São Paulo: Átca, 2009

• LEÃO, Lúcia. O labirinto da hipermídia – Arquitetura e navegação do ciberespaço. São Paulo: Lluminuras, 2005.

• GRAU, Oliver. Arte virtual da ilusão à imerssão. São Paulo: Senac, 2007. • PIOLOG, Ricardo, PIOLOGO, Rodrigo. Aprenda a desenhar cartoons para

produção com animaçãoo e computadores. Rio de Janeiro: Axel Books, 2004.

Cultura e Mídias

Sociais Produção de um texto refexivo no memorial descritvo do projeto sobre as novas tecnologias comunicacionais e seus impactos nas prátcas de consumo e estlos de vida da cultura digital contemporânea

Bibliografa

Vide plano de ensino

3 Cronograma

Atvidade Data

Lançamento 20/05

Orientações 30/05 a 17/06 Entrega dos projetos 19/06 Entrega dos pôsteres 21/06

Correções 20/06 a 21/06 Banca Avaliadora 22/06 a 24/06 Resultado Final 30/06 Exposição 05/08

4 Professores envolvidos

- Diogo Maia - Daniel Cabral - Gésion Carvalho - Maria Cristna - Cloves Elias

5 Professor responsável

(6)

- Diogo Maia

6 Coordenação do Curso

Referências

Documentos relacionados

Observa-se que todas as espécies vegetais citadas por Tavares (1999) e Sánchez (2001) como fonte primária de alimento para P.. lineatus são plantas utilizadas no sistema de

O SENHOR PAULO JOSÉ BRIGLIADORI, PREFEITO MUNICIPAL DE JARDINÓPOLIS, ESTADO DE SÃO PAULO, NO USO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE SÃO CONFERIDAS POR LEI,. CONSIDERANDO a necessidade de

Voltando para a Seção de Raros, participei de um projeto pioneiro de digitalização de obras raras patrocinado pelo Instituto Embratel 21, os Tesouros da Biblioteca Mário de

Precauções para manuseio seguro do produto químico: Deve-se evitar respirar os vapores e/ou névoas e prevenir respingos nos olhos ou na pele.. Não consumir

Para minimizar essas interferências, a refletância dos canais do satélite são combinados, originando diferentes índices, como o Índice de vegetação por

Dessa forma, é de suma importância a realização do monitoramento da qualidade microbiológica da água destinada ao consumo humano como forma de minimizar os riscos

Não Não Min./horas Baixa Semi- persistente Min./horas Min./horas Não Não Horas/dias Média Circulativa Min./horas Min./horas Horas/dias Não Dias/semanas Alta Propagativa

As variáveis peso, estatura e circunferência da cintura apresentaram valores médios superiores aos homens em relação as mulheres, sendo o inverso observado para índice