• Nenhum resultado encontrado

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Centro de Pastoral e Solidariedade

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Centro de Pastoral e Solidariedade"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Campus Central

Memória da Reunião Grupo dos Representantes Centro de Pastoral e Solidariedade

Data: 27 de março de 2012, terça-feira; Local: P.40, s.702 Início: 14h Fim: 16h

Presentes:

Luciano de Abreu e Juliane Hammerschimidt /FFCH; Alexandra Ribeiro /FAPSI; Patrícia Grossi /FSS; Neusa Moraes /FO; Caroline Braga /FFARM; Padre Pedro Kunrath /FATEO; Jurema Potrich /FACED; Paulo Royer /FACE; Elaine Machado (Neka) e Patrícia Baptista /FAMECOS; Angélica Conti /FAENFI; Sônia Gomes e Mariane Peringer /FEFID; Airton Andrade / FAFIS; Isabel Manssour Heike Vieira /FACIN; Carlos Alves /FACA; Veroni da Silveira /FAMAT; Neiva Pereira e Carlos Gil /FAQUI; Milson da Silva e Maria da Graça /FENG; Vânia Tavares /PROAF; Afonso Strehl e Tânia Maria B. Marcinkowski /PROGRAD; Anaclaudia Arruda /PRPPG; Prof. Luiz Fernando M. Guedes /PRAC; Karine Reichel /PROEX, ICH, ICJ, ICM, CEPUC, CEUVF, CCE, CODES; Daiane Peres /COPES; Ariane Teixeira /INTOX; Taiane Garcia /IPB; Filipi Vianna e Sérgio Helegda /IDÉIA; Vanessa Caldeira Ramos /GTIT; Vanessa Ramos /GTIT; Cíntia Greff e Isis Sant`anna /Biblioteca; Danuza Borowski Machado e Regina da Silva /MCT; Geraldo Vandré Barbosa da Silva /LABELO; Cleito Marques Freitas/ Divisão de Contabilidade; Claudete Morás P. da Costa/ SFA; Michele Espindola Freddo/ Setor de Compras; Marcus Vinicius Santiago/ D.O; Adriana Lippert/ CRA; Simone Santos da Silva/ ASPLAM; Alexandre Bom Veiga/ TECNOPUC; Jucélia Pacheco/ PROJUR; Vanessa Machado/ FIJO; Irmã Iolanda M. Schneider/ HSL. Rafael Rossetto; Gilnei L. de Lima; Zita Bonai; Lilian Malfatti, Sophia Kath e Irmão Dionísio/ CPS;

PAUTA:

1. Acolhida e Oração 2. TEMAS

- Planejamento - Centro de Pastoral e Solidariedade - Apresentar proposta de metodologia de trabalho 3. COMUNICADOS

3.1 Observatório de Juventudes 3.2 Grupo Universitário Marista (GUM)

3.3 Semana da Solidariedade - Feira da Saúde- Calendário de atividades

3.4 Retiro para professores e técnicos administrativos e, Retiro para universitários 3.5 Meditação Oriental

Temas

1. Acolhida

Rafael após dar as boas vindas a todos/as convidou-os a saudarem um colega que ainda não tinham visto ou cumprimentado e também, conversar um pouco (5min) sobre as expectativas para o trabalho nesse ano

Prosseguindo, Gilnei começou a tocar a melodia da música Comece de Jorge Trevisol, foram-se diminuindo as luzes e todos se assentaram paulatinamente enquanto se cantou a música completa, cujo refrão era: “Comece a criar, /fazer o mundo mais humano e feliz. Não deixe morrer /a flor que surgiu do meio da dor. É vida e amor, é fruto de paz, justiça criança, é a esperança que se faz”. Continuando Zita convidou a todos, a silenciarem e se concentrarem, após essa concentração realizou 3 perguntas: que sentimentos você tem quando lembra da preparação a Páscoa durante sua infância? Após deixar um tempo para pensar, fez as outras duas questões; Em seguida perguntou como é hoje a preparação a Páscoa e, como pode ser a preparação na unidade? Por fim, todos foram convidados a dialogarem com quem estava ao lado: qual é a maior expressão de cuidado, de amor? E em seguido expressaram o diálogo.

Como parte da oração todos foram orientados a construírem um origami. Palavra essa de origem japonesa: Ori, deriva do desenho de uma mão e significa dobrar; kami, deriva do desenho de seda e significa papel e espírito de Deus. Finalizou-se a oração rezando um Pai Nosso e orientando que origami fosse levado para a unidade e colocado em algum local visível com símbolo da vida e do cuidado, parte da missão do representante na unidade.

(2)

Campus Central TEMAS

1. Planejamento - Centro de Pastoral e Solidariedade

Rafael apresentou alguns conceitos com os quais o CPS vem trabalhando a partir de 2011, a saber: * “planejamento é um processo de observação, análise, reflexão, organização, projeção e execução de ações em vista de resultados” (RIBEIRO, José Jair. (Org.). Planejar é... colocar o importante em primeiro. 2011 (Original: SANDRINI, M. GHISLENI, M. A.; e PERES, João Pedro da Silva. Planejar é... Cadernos de estudos da pastoral da Juventude Nacional. N. 6. 4ª Ed. Porto Alegre, 1995).

* Princípios: “toda ação humana se orienta por princípios, mesmo que sejam inconscientes. No caso de uma proposta metodológica os princípios precisam ser conscientes, ou seja, explícitos, pois eles são o processo sobre os quais se constrói o processo metodológico.” (BALBINOT. BENINCÁ. Metodologia Pastoral. SP: Paulinas, 2009, p. 70).

Na sequencia, pediu que os representantes respondessem uma pergunta, a partir, do entendimento de cada um, considerando os documentos já existentes e estudados em 2011, sobre a realidade da universidade e seus interlocutores, “quais PRINCÍPIOS seriam fundamentais de serem considerados nesse processo de ação pastoral?” Pergunta essa tem em vista a construção participativa do Planejamento Pastoral, que acontecerá com a participação dos representantes no decorrer do ano de 2012. As respostas foram recolhidas e serão utilizadas juntamente com outras informações na elaboração do planejamento.

Respondendo a pergunta, Rafael apresentou alguns princípios fundamentais no trabalho do CPS:  Ser humano em construção – lembrou que esse princípio fazia parte da pedagogia de Jesus na

relação com as pessoas; e também fez parte da pedagogia de diversos autores, dentre eles Paulo Freire;

 Participação e diálogo – “atitude de ‘tomar, fazer e sentir-se’ parte de uma ação ou de um processo. Quem faz parte de um processo sente-se como sendo um dos seus protagonistas e por isso também responsável pelas conquistas e fracassos”.

 Igreja Povo de Deus – Lembrou que a condição de batizados da a todos os cristãos a igual dignidade na relação entre todos os serviços e vocações na Igreja (Vaticano II)

 Deus Trindade – lembrando a relação de comunhão e unidade entre alteridades;

Novo organograma do CPS. Fruto de parte do processo de planejamento, o irmão Dionísio apresentou a reorganização do Centro de Pastoral e Solidariedade da forma abaixo e, disse que nesse ano precisaremos fazer um grande esforço conjunto no sentido de realizar um planejamento pastoral participativo e de qualidade. Por isso, a Pastoral conta muito com cada um de vocês, com as contribuições, reflexões e sugestões.

(3)

Campus Central

2. Proposta de metodologia de trabalho com o grupo de representantes em 2012.

Rafael apresentou um quadro com uma proposta, onde, prevê reuniões mensais do grupo, porém, destacou que serão, a princípio 3 reuniões com todos os representantes juntos, sendo em 27/03; 04/07 e 07/11, no prédio 40, sala a ser confirmada e, outras reuniões nos demais meses, sendo proposto 24/04; 02/05; 12/06; 01/08; 05/09 e 03/10. Encerrando com uma confraternização no dia 15/12, no Centro de Convivência dos professores, PUCRS. PORÉM, devido ao processo de planejamento, as reuniões dos meses que abril, maio, junho, agosto, setembro e outubro serão realizadas com grupos menores. A proposta de grupo é a seguinte, todavia, está sujeita a alterações e devendo ser readequada o mais breve possível, devido a compatibilidade/disponibilidade das agendas e horários serem complexas na universidade. GRUPO 1: FFCH; FATEO; FACE; FO; PROAF; PROGRAD; PROJUR; DIV. CONTAB.; SFA; GRH;

GRUPO 2: FACED; FSS; FENG; FAMAT; FALE; BIBLIOTECA; PU; PRAC; INTOX; IB; ASPLAM; GRUPO 3: FAMED; FEFID; FAU; FACIN; FAMECOS; PRPPG; IGG; IPB; DO; S. COMPRAS; DO; HSL GRUPO 4: FAPSI; FADIR; FACA; FAFIS; EDIPUCRS; EPECE; LABELLO; IDEA; CRA;

GRUPO 5: FFARM; FABIO; FAENFI; FAQUI; PROEX; MCT; GTIT;

As reuniões, na sua maioria seriam realizadas nas terças-feiras, sendo os respectivos grupos, das 8h30 às 09h50; das 10h30 às 11h50; das 14h às 15h20 e das 16h às 17h20 e, um grupo (5) na quarta-feira, das 15h30 às 16h50.

Na sequência Rafael apresentou o calendário do Centro de Pastoral e Solidariedade, que foi entregue para cada um dos presentes e destacou que as atividades marcadas em amarelo, os representates possam participar e/ou se emprenhar o máximo possível para que os públicos participem. Deu ênfase a jornada preparatória a Páscoa, que o Gilnei ao final da oração. A Semana Farroupilha, Rafael explicou que nesse ano, os representantes serão os responsáveis por articular com suas unidades os almoços e jantares, lembrando, que o espaço do Piquete é para convivência e cultivo dos valores do evangelho entre os grupos e, é parte da missão dos representantes também, facilitar essas relações.

3. COMUNICADOS

3.1 Observatório de Juventudes – A profa. Patrícia Grossi apresentou e comentou o seguinte:

• Discussão sobre a possibilidade de criar na PUCRS um Observatório Juventudes:

– Ir. Evilazio Teixeira (Vice-reitor)

– Ir. Deivis Fischer (Coordenador de Pastoral da Província Marista do Rio Grande do Sul/PMRS)

– Ir. Dionísio Rodrigues (Diretor do Centro de Pastoral e Solidariedade/CPS);

– José Jair Ribeiro (Assessor da PMRS e Coordenador do Observatório Juventudes PUCRS)

– Marisol G. Trindade (Agente Líder do CPS)

• Em julho de 2011 o Observatório foi criado e conta com apoio e participação

– Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Professor Jorge Audy)

– Faculdades de Educação (Profa. Jussara Margareth Loch)

– Faculdades de Serviço Social (Patricia Krieger Grossi)

• O primeiro Projeto do Observatório Juventudes PUCRS chama-se:

“Aspectos Socioeconômicos, Culturais e Crenças dos Jovens Estudantes da PUCRS”

Objetivo: Pesquisar temáticas relacionadas às juventudes, oferecendo subsídios e materiais de estudos para educadores, gestores de políticas públicas, pessoas envolvidas na ação evangelizadora e na

garantia dos direitos humanos. Objetivos específicos:

1. Produzir conhecimento científico sobre juventudes estimulando pesquisas, trabalhos acadêmicos e eventos sobre as juventudes;

2. Divulgar a produção científica sobre juventudes para público mais vasto, utilizando plataformas diversificadas, organizando e disponibilizando informações, resultados de pesquisas e bibliografias relacionadas ao segmento juventude;

(4)

Campus Central

1.2 Em relação ao Grupo Universitário Marista (GUM) – Rafael lembrou que o GUm tem o objetivo e os horários das reuniões, além de destacar que será inciado um grupo piloto entre 10 e 20 universitários:

3.3 Semana da Solidariedade - Feira da Saúde

Marisol comunicou que nesse ano, a Pastoral buscou estabelecer novas parceiras para realização da Feira de Promoção da Saúde que terá o mesmo tema da Campanha da Fraternidade 2012: “Fraternidade e saúde pública”. E o Lema: “Que saúde se difunda sobre a terra!” (Eclo, 38,8). A data será 19 de maio. A agente de Pastoral, Melissa Maciel será a nova coordenadora. Informou também que o Conselho Regional de Assistência Social indicou dois locais, em que há pessoas em vulnerabilidade social para a realização da Feira, e o escolhido foi a escola Municipal Morro da Cruz, no Morro da Cruz. A escola já foi visitada, foi conversado com a Diretora e, possivelmente será fechada a parceria, visto a boa infra-estrutura desta, que tem potencial de apresentar junto com a Feira outros projetos que oferece a comunidade. Nesse sentido está havendo um trabalho de organização.

Comunicou ainda, que nesse ano não será realizada a Semana da Solidariedade como ocorria todos os anos, na universidade com palestra de abertura, oficinas etc. O motivo, dentre outros é que já se realiza a Semana da Solidariedade na mesma modalidade há vários anos, há sempre a mesma dificuldade de se conseguir público para as atividades oferecidas e, diante do planejamento estratégico do CPS foi necessário optar e deixar de realizar alguns projetos, ao menos nesse ano. O projeto da semana da solidariedade será reestruturado em 2012.

Rafael reforçou o convite para os professores e técnicos administrativos participarem do retiro, agendando-se com antecedência. Lembrando que esta é uma proposta preparada com carinho para os representantes, por isso é importante colocar logo na agenda e se empenhar para cuidar de si, é um tempo especial para si mesmo, para cuidar da vida. Por fim, lembrou os horários da meditação oriental, convidou para que participem e agradeceu a todos pela presença.

(5)

Campus Central

A CONCLUSÃO SE DEU COM A APRESENTAÇÃO DO VIDEO – Há que se cuidar da vida, há que se cuidar do mundo. Produzido pela União Marista do Brasil e que será utilizado para divulgar o que é a missão e o que faz a Pastoral.

Está disponível no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=g5Mo4

Xu4gVc&feature=youtu.be

Lembretes

Referências

Documentos relacionados

A partir de práticas de pesquisa realizadas pela Licenciatura Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO) e pelo Núcleo Interdisciplinar de Estudos

Milk consumption, dietary calcium intake and nutrient patterns from adolescence to early adulthood and its effect on bone mass: the 1993 Pelotas (Brazil) birth cohort.. Consumo

Tese apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Direito da PUC-Rio.. Aprovada pela Comissão Examinadora abaixo

norteadores para os cursos de Licenciatura no Brasil, e para a organização de sua carga horária e assim entendemos que as Práticas como Componentes Curriculares

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Recorda-se a todos os convocados que, segundo os Estatutos e Regulamentos da FPN, é um dever básico dos atletas comparecerem às convocatórias das seleções desportivas nacionais, para

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho