• Nenhum resultado encontrado

Geo fevereiro. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Geo fevereiro. Claudio Hansen (Rhanna Leoncio)"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Geo.

06 ——— 10

fevereiro

Claudio Hansen

(Rhanna

Leon-cio)

Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

(2)

07/02

09/02

14/02

16/02

Formação do espaço e revoluções industriais

09:15

Formação do espaço e revoluções industriais

19:15

Fordismo e o surgimento do Keynesianismo

09:15

Fordismo e o surgimento do Keynesianismo

19:15

CRONOGRAMA

(3)

21/02

23/02

Toyotismo e a Terceira Revolução Industrial

09:15

Toyotismo e a Terceira Revolução Industrial

19:15

(4)

Formação do

espaço e

revo-luções

indus-triais

07|09

fev

01. Resumo 02. Exercícios de Aula 03. Exercícios de Casa 04. Questão Contexto

(5)

53

G

eo.

RESUMO

A Geografia estuda os fenômenos que se manifes-tam no espaço geográfico e que possuem alguma

associação com o Homem (Relevo, Indústria, Políti-ca, Clima, População…) e este difere-se do espaço natural, que é aquele não sofreu interferência

hu-mana.

Cabe aqui destacar que inicialmente o Homem vi-via no que se chamava de Meio Natural, período em

que o Homem e a sociedade dependiam do tempo da natureza, porém as revoluções industriais

impul-sionaram a modificação deste meio.

A definição de Revoluções Industriais é a

ocor-rência de sucessivas transformações profundas na sociedade e no espaço, transformações essas im-pulsionadas pela atividade industrial que realiza transformações de matéria.

Quando ocorre a Primeira Revolução Industrial

esse meio natural é alterado, dando origem assim ao Meio Técnico caracterizado pelo domínio do

Homem sobre a natureza, essa utilizada em larga escala pelo modelo Fordista. Com a evolução das

técnicas chega-se ao Meio Técnico Científico In-formacional.

Sobre as características das Revoluções Industriais pode-se citar o século XVIII, a Inglaterra como país

pioneiro, a predominância da indústria têxtil, carvão mineral como principal fonte de energia, exploração da mão de obra e ausência de direitos trabalhistas como características da Primeira Revolução. J Já a Segunda Revolução Industrial ocorrida no

sé-culo XIX tem como principais características o pio-neirismo dos EUA, Alemanha e Japão, destaque da indústria automobilística e o Petróleo como fonte de energia.

A Terceira Revolução Industrial, iniciada na

déca-da de 1970 com o destaque norte-americano, tem como modelo produtivo o Toyotismo, soma-se a

isto o intenso uso de máquinas e robôs em substi-tuição da mão-de-obra humana. Neste momento do desenvolvimento industrial destaca-se o surgimen-to de tecnopólos, novas áreas industriais que unem centros de produção de tecnologias de ponta com centros de pesquisa científica (universidades).

EXERCÍCIOS DE AULA

1.

Com base no mapa e nos conhecimentos de Geografia, assinale a alternativa correta.

(6)

54

G

eo.

1.

2.

a) O mapa indica os centros políticos e econômicos das maiores potências mili-tares e geopolíticas do mundo.

b) Estão indicadas as maiores concentrações populacionais de cada uma das grandes civilizações modernas: a americana, a européia, a russa, a negra, a orien-tal e a austral.

c) A maioria das grandes concentrações urbanas do mundo se localiza no hemis-fério Norte, devido ao papel do clima temperado e dos grandes vales pluviais na origem da civilização.

d) As áreas indicadas mostram concentrações urbanas e industriais que vêm per-dendo importância relativa na economia mundial em função do crescimento de-mográfico e industrial da Índia.

e) As áreas indicadas são grandes concentrações industriais em termos de valor da produção, sem considerar diferenças relacionadas à sofisticação dos produ-tos e da tecnologia.

. É possível indicar a indústria como um dos principais agentes de produção do espaço geográfico. Sobre o processo de desenvolvimento das indústrias, assina-le a alternativa INCORRETA.

a) A Primeira Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, representou um mo-mento importante, no qual foi intensificada a mecanização e foi introduzida a produção em série.

b) A localização das novas regiões industriais, chamadas de tecnopolos, não são definidas pela proximidade das matérias-primas e sim pela proximidade de im-portantes centros de pesquisa e ensino universitários.

c) A passagem da Primeira para a Segunda Revolução Industrial foi o marco da introdução do petróleo enquanto principal fonte de energia e do desenvolvimen-to da indústria audesenvolvimen-tomobilística.

d) A Terceira Revolução Industrial é também chamada de revolução técnico--científica e é marcada pelo desenvolvimento da informática, robótica, teleco-municações e microeletrônica, tendo se iniciado, entre outros países, no Japão. e) A industrialização tardia é característica dos países desenvolvidos, entre eles os EUA e a Inglaterra, que se destacaram no século XX como grandes potências mundiais.

Resolver a questão com base nas informações a seguir, que tratam da atividade industrial.

Os fatores locais variam ao longo do tempo e em função do tipo de indústria que se quer implantar. Atualmente podemos dizer que ocorre uma descentralização industrial em escala mundial, mas também em escala nacional e local, graças ao desenvolvimento dos setores de transportes, telecomunicações e informações.

(7)

55

G

eo.

4.

3.

Como outros fatores a considerar na atividade industrial, citam-se: 1. fontes de energia

2. mercado consumidor 3. matérias primas 4. mão de obra

Estão corretamente identificados os fatores a) 1 e 3, apenas.

b) 2 e 4, apenas. c) 1, 2 e 4, apenas. d) 2, 3 e 4, apenas. e) 1, 2, 3 e 4.

O mundo moderno, dominado pela sociedade de consumo, tem na indústria o mais importante dos setores da sua economia: ela provoca o desenvolvi-mento de atividades que lhe são complementares, como fornecedores de matérias-primas e de energia, fornecendo oportunidade de emprego à mão--obra, forçando a sua qualificação, produzem capitais e estimulam o de-senvolvimento do comércio, dos

transportes e dos serviços.

ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia econômica. 12. ed. São Paulo: Atlas, 1998. A indústria é vital para colocar os países na vanguarda do processo de desenvol-vimento econômico.

Sobre a evolução da indústria, é correto afirmar:

a) O artesanato que antecedeu à manufatura teve como principal característica um trabalhador altamente especializado.

b) A invenção da máquina a vapor está vinculada à primeira fase da Revolução Industrial que teve como principal base energética o petróleo.

c) A doutrina liberal predominou na segunda fase da Revolução Industrial, tendo sido implantada, na Inglaterra, pelo seu criador Henry Ford.

d) Os Tigres Asiáticos, países de industrialização tardia, se desenvolveram a par-tir de uma política agressiva, voltada para o mercado interno.

e) A reengenharia e o just in time são elementos da terceira fase da Revolução Industrial que teve seu modelo derivado do Toyotismo.

Para preparar uma caixa de telefone celular com carregador de bateria, fone de ouvido e dois manuais de instrução, o empregado da fábrica dispõe de apenas seis segundos. Finalizada essa etapa, a embalagem é repassada ao funcionário seguinte da linha de montagem, o qual tem a missão de esca-near o pacote em dois pontos diferentes e, em seguida, colar uma etiqueta. Em um único dia, a tarefa chega a ser repetida até 6 800 vezes pelo mesmo trabalhador

blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2013/08/12/ Acesso em: 12.08.2013. Adaptado

(8)

56

G

eo.

Refletindo sobre a situação exposta no texto, é correto afirmar que essa fábrica se organiza pelo sistema de produção conhecido como

a) toyotismo, no qual a mecanização do trabalho leva à divisão equitativa dos lu-cros entre os operários.

b) toyotismo, no qual os trabalhadores controlam os meios de produção e produ-zem no seu próprio ritmo.

c) fordismo, no qual cada um dos trabalhadores realiza todas as etapas do pro-cesso produtivo nas fábricas.

d) fordismo, no qual a livre iniciativa do trabalhador determina o ritmo das fábri-cas e o volume da produção

e) fordismo, no qual há uma divisão do trabalho, e a mecanização da produção leva à repetição de tarefas.

5.

6.

Qual dos títulos abaixo pode ser considerado adequado para o fragmento “Com o carro, criou-se a fábrica moderna e transformou-se a indústria au-tomobilística em um dos empreendimentos mais importantes do século XX. Inventou-se a linha de montagem.

(Dinheiro. Editora Três, nº 122. p. 20.) a) Fordismo – a produção em escala

b) Toyotismo e a produção flexível c) Trabalhador polifuncional

d) Terceirização – a inovação industrial do século e) Racionalização dos estoques

No final de 2000 o jornalista Scott Miller publicou um artigo no The Wall Street Journal, reproduzido no Estado de S. Paulo (13 dez. 2000), com o título “Regalia para empregados compromete os lucros da Volks na Alemanha”. No artigo ele afirma:

A Volkswagen vende cinco vezes mais automóveis do que a BMW, mas vale menos no mercado do que a rival. Para saber por que, é preciso pegar um operário típico da montadora alemã. Klaus Seifert é um veterano da casa. Cabelo grisalho, Seifert é um planejador eletrônico de currículo impecável. Sua filha trabalha na montadora e, nas horas vagas, o pai dá aulas de se-gurança no trânsito em escolas vizinhas. Mas Seifert tem, ainda, uma bela estabilidade no emprego. Ganha mais de 100 mil marcos por ano (51.125 eu-ros), embora trabalhe apenas 7 horas e meia por dia, quatro dias por sema-na. ‘Sei que falam que somos caros e inflexíveis’, protesta o alemão durante o almoço no refeitório da sede da Volkswagen AG. ‘Mas o que ninguém en-tende é que produzimos veículos muito bons.’ E quanto a lucros muito bons?’ A relação entre lucro capitalista e remuneração da força-de-trabalho pode ser abordada a partir do conceito de mais-valia, definido como aquele: “valor produzido pelo trabalhador [e] que é apropriado pelo capitalista sem que um equivalente seja dado em troca.

(BOTTOMORE, Tom. Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 227).

(9)

57

G

eo.

Com o intuito de ampliar a taxa de extração de mais-valia absoluta, qual seria a medida imediata mais adequada a ser tomada por uma empresa de automóveis? a) Aumentar o número de veículos vendidos.

b) Transferir sua fábrica para regiões cuja força-de-trabalho seja altamente qua-lificada.

c) Incrementar a produtividade por meio da automatização dos processos de produção.

d) Ampliar os gastos com o capital constante, ou seja, o valor dispendido em meios de produção.

e) Intensificar a produtividade da força de trabalho sem novos investimentos de capital

7.

8.

A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham esse nome, mas já eram largamente notadas no século XIX, nas grandes cidades inglesas e continentais. E a própria chegada ao campo das estradas de ferro suscitou protestos. A reação antimaquinista, protagonizada pelos diversos luddis-mos, antecipa a batalha atual dos ambientalistas. Esse era, então, o comba-te social contra os miasmas urbanos.

SANTOS M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2002 (adaptado). O crescente desenvolvimento técnico-produtivo impõe modificações na paisa-gem e nos objetos culturais vivenciados pelas sociedades. De acordo com o tex-to, pode-se dizer que tais movimentos sociais emergiram e se expressaram por meio

a) das ideologias conservacionistas, com milhares de adeptos no meio urbano. b) das políticas governamentais de preservação dos objetos naturais e culturais. c) das teorias sobre a necessidade de harmonização entre técnica e natureza. d) dos boicotes aos produtos das empresas exploradoras e poluentes. e) da contestação à degradação do trabalho, das tradições e da natureza.

Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimenta-res e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário. São, portanto, observadas consequências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Indus-trial, as quais incluem

a) a erradicação da fome no mundo.

b) o aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas.

c) a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéti-cos.

d) a menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura. e) o contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização.

(10)

58

G

eo.

9.

10.

Considerando-se a dinâmica entre tecnologia e organização do trabalho, a re-presentação contida no cartum é caracterizada pelo pessimismo em relação à a) ideia de progresso.

b) concentração do capital. c) noção de sustentabilidade. d) organização dos sindicatos. e) obsolescência dos equipamentos. NEVES, E. Engraxate.

Disponível em: www.grafar. blogspot.com. Acesso em: 15 fev. 2013.

. Embora as atividades industriais na segunda metade do século XX tenham se dispersado para áreas consideradas periféricas, o que se nota é que elas perma-necem bastante concentradas nos países centrais onde há importantes pesqui-sas em novas tecnologias, o mercado é mais dinâmico e os recursos financeiros são abundantes.

Considerando, nesse contexto, as indústrias nos países do G7, assinale a alter-nativa incorreta.

a) A política imperialista dos Estados Unidos, através da expansão mundial das empresas multinacionais, fortaleceu a indústria estadunidense.

b) A reunificação das duas Alemanhas, em 1990, revelou que as indústrias da porção oriental operavam com tecnologias arcaicas.

c) A entrada de capitais através do Plano Marshall e a ampliação de mercado consumidor foram decisivos para o desenvolvimento da indústria italiana no pós--Segunda Guerra Mundial.

d) A abundância em recursos naturais e a política protecionista com predomínio de empresas estatais foram fatores determinantes para o crescimento da indús-tria japonesa, no período de 1950 a 1990.

(11)

59

G

eo.

QUESTÃO CONTEXTO

Com base na imagem, desenvolva um parágrafo sobre o tempo da natureza e o tempo das técnicas e como a passagem de um para outro influenciou a evolução do espaço natural para o espaço geográfico.

Disponível em: <http://3. bp.blogspot.com/-T2uxr_ gqbEE/VMlzJ9hkv0I/ AAAAAAAAAAc/ zc9iTo43eTA/s1600/

01.

Exercícios para aula

1. e

02.

Exercícios para casa

1. e 2. e 3. e 4. e 5. a 6. e 7. e 8. c 9. a 10. d

03.

Questão contexto

GABARITO

Referências

Documentos relacionados

Lei Orgânica do Município de Balneário Barra do Sul. Lei Complementar nº 46/2017 – Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos dos Servidores do Município de Balneário Barra do Sul.

2- 2020/2021 - Pandemia causada pela COVID-19 desde março de 2020 (Campus GV presente com projetos de extensão, pesquisa e ações de saúde direcionadas

As transformações contemporâneas na sociedade geradas pela revolução tecnocientífica, também chamada de Quarta Revolução Industrial; o Direito Privado e o Direito Público (e

Identidades sociais de raça, etnia, gênero e sexualidade: práticas pedagógicas em sala de aula de línguas e formação de professores/as.. Pedagogia da autonomia:

c) Solução de KMn04, 0,0025 moi L - 1: medir 125 mL da solução de permanganato a 0,02 moi L-1e diluir para 1 L com água recentemente fervida e esfriada em temperatura

El presente documento es parte integrante del Informe Final de los Estudios de Inventario Hidroeléctrico de la cuenca del río Uruguay en el Tramo Compartido

Esta cartilha foi idealizada com o objetivo de informar os trabalhadores florestais sobre a certificação FSC (Conselho de Manejo Florestal) e como ela pode contribuir

O problema em aberto do Vietname também chegou ao cinema cubano: ao lado, o cartaz de Hanoi, Martes 13, de Santiago Álvarez À esquerda, Yankí.Nol, de 1960, ou a revolução cubana