• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL PTI

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL PTI"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PRODUÇÃO TEXTUAL

INDIVIDUAL – PTI

Curso:

Matemática - Licenciatura

ENCOMENDE CONOSCO ESTE PORTFÓLIO

WHATSAPP (91)988309316

E-mail: portfoliouniversitario@gmail.com

https://www.flashuniversitario.com.br/

(2)

Curso: Matemática - Licenciatura Semestres: 7º/8º

Disciplinas: • Cálculo Numérico

• Equações Diferenciais Parciais e Séries • Matemática Financeira

• Algoritmos e Técnicas de Programação • Projeto de Ensino em Matemática

Competências: • Conhecer os conteúdos de sua área específica.

• Relacionar conhecimentos teóricos com a prática.

• Utilizar conceitos matemáticos para analisar conceitos cotidianos.

• Refletir a respeito da utilização de recursos tecnológicos. • Relacionar o cálculo numérico a situações cotidianas,

principalmente ao que se refere ao contexto computacional. • Avaliar situações financeiras.

Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá

desenvolvido as seguintes habilidades:

• Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe.

• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas instituições, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva.

• Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.

Objetivos da Aprendizagem:

A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:

• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.

• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

Prezados alunos e alunas,

Sejam bem-vindos a este semestre!

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática:

Aplicações digitais: são sempre confiáveis? Escolhemos essa temática para que você

possa adquirir novos saberes docentes, para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar práticas pedagógicas.

(3)

ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA

Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar uma produção textual que contemple um ou mais conteúdos de sua área, conforme as orientações apresentadas nesse documento.

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

Quando você trabalha com aplicativos digitais, buscando soluções para problemas reais, uma questão importante deve ser analisada: Quão confiável é o aplicativo?

Focando em cálculos matemáticos, programas de computadores podem apresentar erros diversos quando é executado. Dois tipos de erros de grande importância são os erros de arredondamento e os erros de truncamento.

Suponha que você é funcionário de uma startup que oferece soluções tecnológicas, principalmente em relação a aplicativos para celular, e você foi contratado para resolver um problema apresentado em um aplicativo para celular de determinada instituição financeira. Esse problema está na função de simulação de empréstimo consignado, o qual está apresentando uma falha no cálculo das parcelas. O erro foi detectado quando o aplicativo foi utilizado em dois tipos de celulares com diferentes arquiteturas: um de 32 bits e outro de 64 bits.

Você, como funcionário contratado dessa empresa, precisa analisar e identificar o tipo de erro que pode estar sendo cometido no cálculo das parcelas através do aplicativo.

SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)

Com base no que foi exposto na SGA e, especificamente, do problema apresentado no cálculo das parcelas do empréstimo, você deverá construir um relatório, para ser entregue ao seu gestor, onde deverá analisar tanto o modelo matemático que deve ser utilizado no cálculo do valor das parcelas quanto os erros que podem ser cometidos

(4)

durante a execução do aplicativo. Para tanto, você deverá explorar os itens descritos a seguir.

Tarefa 1: Modelo matemático para o cálculo das parcelas do empréstimo

Para a análise do erro que o aplicativo está apresentando, é necessário entender os procedimentos matemáticos envolvidos no cálculo de parcelas de um empréstimo sem entrada. Portanto, você deverá descrever como são calculadas as parcelas desse tipo de empréstimo.

Considere uma parcela 𝑃, uma taxa 𝑖 e um valor presente 𝑁. Sendo 𝑛 o número de parcelas, descreva os procedimentos para o seu cálculo o mais detalhadamente possível.

Tarefa 2: Erros em aplicativos para as máquinas digitais

Analisando como é feito o cálculo das parcelas do empréstimo, você identificou uma possível fonte de erro: ao calcular o número de parcelas, é necessário que seja utilizada a função logarítmica na base e (𝑙𝑛𝑥).

Quando utilizamos funções matemáticas em aplicações desenvolvidas para as máquinas digitais (calculadoras, computadores, tablets, celulares, entre outros), devemos utilizar bibliotecas específicas que são disponibilizadas pela linguagem de programação utilizada pelo programador da aplicação. Muitas das funções matemáticas disponibilizadas nessas bibliotecas são desenvolvidas a partir de séries de Taylor ou séries de Maclaurin que são séries infinitas. Exemplos: funções trigonométricas, funções exponenciais, funções logarítmicas, entre outras.

Nessa etapa do seu relatório, você deverá discutir sobre os erros que podem ser acarretados quando um processo matemático infinito deve ser transformado em um processo finito (erro de truncamento).

Utilize a função logarítmica para exemplificar esse erro. Desenvolva a função 𝑙𝑛𝑥 em série de Taylor (em torno de 1) e dê exemplo de como o valor da função pode ser modificado ao considerar diferentes números de termos.

(5)

Tarefa 3: Arquitetura de 32 ou de 64 bits

O erro no cálculo das parcelas que você está analisando foi identificado quando se utilizou celulares de diferentes arquiteturas. Você precisa explicar, em seu relatório para o seu gestor, o que significa uma arquitetura de 32 bits e uma de 64 bits. Além disso, deve fazer a correlação entre as tarefas 1 e 2, demonstrando como essa diferença nas arquiteturas pode ter causado o erro identificado.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

Após a realização das tarefas, elabore um relatório contemplando todos os estudos realizados, organizando-o com base nos seguintes critérios:

Introdução: você deve apresentar um texto que contemple os objetivos da produção

textual, bem como uma discussão sobre a confiabilidade dos aplicativos digitais tendo como norte os erros que podem ser acarretados nos processos matemáticos. (1 página)

Desenvolvimento: será composto por:

• Tarefa 1: Modelo matemático para o cálculo das parcelas do empréstimo (1 página) • Tarefa 2: Erros em máquinas digitais (2 a 3 páginas)

• Tarefa 3: Arquitetura de 32 ou de 64 bits (1 a 2 páginas)

Considerações finais: você deve apresentar uma reflexão a respeito das contribuições

do trabalho desenvolvido por você para a sua formação. O texto elaborado deve conter de 1 a 2 páginas.

Referências: apresentar todas as referências utilizadas na elaboração da produção.

Considere todas as referências que você consultou em cada uma das tarefas, fazendo as citações conforme as normas da ABNT.

Anexos: apresentar os anexos, se houver.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL (PTI)

(6)

2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá

ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve

conter de 06 até, no máximo, 09 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais).

4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da

Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.

5. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver

trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.

6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão

aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.

A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:

• Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas.

• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).

• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.

(7)

• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.

• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados.

Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.

Bom trabalho! Equipe de professores

Referências

Documentos relacionados

Alicerçando-se no pensamento de Habermas, explicita a possibilidade de uma forma nova de educa- ção ética das novas gerações, como processo social e com base na razão comunicativa.

Segundo Ana Leal Cardoso o convite feito por Ramiro, e aceito pelo pai de Raquel, pode ser encarado do ponto de vista Junguiano como a mensagem enviada pelo

De forma análoga, em A dinâmica do inconsciente – volume VIII das Obras completas –, no epílogo do texto Considerações teóricas sobre a natureza do psíquico ,

A principal alternativa para a abordagem junguiana dos sonhos continua sendo o modelo psicanalítico (freu- diano), embora os teóricos psicanalistas cada vez mais abracem ideias

Sujeito poético, povo português, figura mítica deixaram o seu espaço natural e as paisagens natais para longo tempo andarem errantes por diversas terras e povos e por fim

Na forma geral dos modelos não lineares os modelos podem ser definidos: y é o peso corporal a idade t; A, que também pode ser denominado B0 ou até mesmo B1 é o peso

Da mesma forma que para o DDP, os estudos relativos ao enfoque estrutural, que oferecem condições necessárias e sucientes à existência de soluções bastando conhecer as matrizes

As plantas ge- radas pelo cruzamento entre elas (cruzamento I da imagem acima) possuíam um alelo para semente de cor verde e outro alelo para semente de cor amarela. Ele chamou