• Nenhum resultado encontrado

Sorocaba, Agosto de Informativo gratuito do Residencial Sunset Bimestral Ano III Nº 24

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sorocaba, Agosto de Informativo gratuito do Residencial Sunset Bimestral Ano III Nº 24"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Sorocaba, Agosto de 2014. Informativo gratuito do Residencial Sunset • Bimestral • Ano III • Nº 24

Carta ao morador

Viva bem

Pág. 02

Dedetização

nas residências

é recomendada

Pág. 05

Festa Julina

do Sunset

Confira quem

esteve presente

Pág. 08

Distúrbios de

aprendizagem

podem prejudicar

o desenvolvimento

escolar

Pág. 04

DESTAQUES

Campo de futebol está pronto

Pág. 03

(2)

02

Expediente

Diretor Presidente: Ovidio Correa Junior • Vice-Presidente: José Vitório Jeronimo Diretor Tesoureiro: Osvaldo Antonio Figueira • Vice-Tesoureiro: Evaldo Ravagnani

Diretora Social: Claudia Alessandra Campestrini • Diretor Secretário: Flavia de Lima Bittar Manente Diretor de Patrimônio, Obras e Melhorias: Vitor H. Bormann Marinoni

Presidente do Conselho Fiscal Consultivo: Vanderlei Rodrigues Silva

Conselheiros: Mario Osamu Hayakawa, Monica Cenci Antunes Hungaro, Lucio Angelo Rosa e Mauricio Benedito Ferreira Caetano Supervisor Administrativo Financeiro: Fábio M.Vieira • Contato ADM: (15) 3211.2942

Reportagens: Joellen Pereira • Diagramação: FTJ Artes Gráficas Ltda.

Redação: joellen@informativosdoscondominios.com.br | Comercial: telma@informativosdoscondominios.com.br Coordenação Geral: Telma Cerqueira • Tel. Comercial: (15) 2104.0018 / 7834.4780

Impressão: Paratodos Gráfica e Editora • Tiragem: 300 exemplares • Distribuição Interna

Os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores, não refletindo, necessariamente, com a opinião da FTJ Artes Gráficas.

Anuncie Conosco: (15) 2104.0018

Alphaville, Aldeia da Mata, Angelo Vial, City Castelo, Golden Park, Granja Olga, Ibiti, Ibiti Royal, Lago da Boa Vista, Mont Blanc, Sunset,

Tivoli, Villa dos Inglezes, Vivendas do Lago

Carta ao Morador

Viva bem e respeite o próximo!

Morar em um residencial é de longe a melhor escolha para quem busca qualidade de vida, segurança e bem estar em todos os sentidos. Mas para desfrutar de tantos benefícios é necessário abrir mão de algumas liberdades que os bairros comuns oferecem, se é que assim podemos chamar, pois vale lembrar que a liberdade de cada um termina onde começa a do próximo. A diferença é que nos bairros residenciais exige-se apenas o bom senso no convívio social, aqui, além disso, deve-se seguir o regimento interno.

Em casa, no colégio, no trabalho, assim como aqui no Sunset você convive com outras pessoas e essa convivência é determinada pela cultura que fazemos parte. Viver em sociedade é um processo dinâmico e muitas vezes contraditório, pois nem sempre pensamos da mesma maneira. Mas, a partir do momento que procuramos um residencial fechado para

morar, estamos dizendo a nós mesmos que queremos pertencer àquela determinada cultura e isso inclui seguir suas regras. Por isso, ações como incomodar outros moradores com som alto e barulho, não respeitar a velocidade máxima permitida ou cometer atos de vandalismo depredando o patrimônio do residencial são constrangedoras e inaceitáveis. Muitas vezes não sabemos nem o nome do nosso vizinho, tampouco temos um relacionamento de amizade com ele, o que não impede que tenhamos o mínimo de cordialidade e respeito. Assim como nós ele também trabalha e chega cansado. Ele pode ter filhos pequenos e pais idosos, ou ainda estar doente e precisando da paz que todos buscamos em nossos lares, ou simplesmente não ter o mesmo gosto musical. E ele tem esse direito. Assim como você, ele está na casa DELE. Viva bem. Respeite o próximo!

(3)

03

O Sunset tem um site oficial que disponibiliza todas as informações necessárias aos condô-minos. Muitos já conhecem e acessam constantemente, outros ainda não fazem uso. Um site é uma ótima ferramenta de interação entre administração e moradores. Através dele o associado pode acessar as últimas notícias do residencial, os comunicados, conhecer um pouco da história do lugar onde hoje é o loteamento e ter mais informações sobre os eventos do Sunset.

O Estatuto Social e o Regimento também estão acessíveis no site, bem como as Atas de Assembleias e Balancetes de todos os meses (estes só podem ser visualizados após login em área restrita).

No endereço há também uma ferramenta para deixar recados, sugestões ou reclamações para a administração. Acesse www.residencialsunsetvillage.com.br e conheça as facilida-des informativas proporcionadas pelo site.

Acesse o site!

As obras do novo campo de futebol do residencial já estão concluídas, porém só será liberado na segunda quinzena de ou-tubro. A espera se deve ao fato de que a grama precisa enraizar antes do seu uso. Seguindo com o projeto de melhoramen-tos para a área de lazer, após a inaugura-ção do campo será dado início às obras da quadra de vôlei de areia.

Novo campo de futebol está pronto

A administração do Sunset realiza a cada seis meses a dedetização das redes de esgoto, a última foi reali-zada no mês de julho. Porém, para acabar de fato com os insetos nas residências é necessário que todos os proprietários façam o mesmo tra-balho em suas casas.

Nos períodos de chuva e enchentes, em que as redes de esgoto enchem, as indesejadas baratas ficam alvo-raçadas e saem para as ruas para não morrer, procurando abrigo nas residências. Esses e outros insetos que parecem inofensivos podem transmitir doenças por meio de bactérias, fungos e vírus que ficam grudados em suas patas. Por isso a importância de se fazer um trabalho completo de dedetização, nas gale-rias e dentro das residências.

Dedetização feita

pelo residencial

deve ser reforçada

(4)

04

Distúrbios de aprendizagem podem prejudicar o desenvolvimento escolar

Pais e professores devem se atentar às principais dificuldades das crianças

Em todo o ambiente escolar é comum encontrarmos crianças com mais difi-culdades em determinadas matérias, seja no desenvolvimento da escrita, lei-tura ou nos temidos cálculos. Porém, o que parece uma simples dificuldade pode esconder um problema mais sé-rio, algum tipo de distúrbio de aprendi-zagem. Mas o que são esses distúrbios? Segundo Siley Mattenhauer, pedagoga es-pecialista em Psicopedagogia e Educação Especial, considera-se distúrbio de aprendi-zagem escolar o processo que interfere ou impede a evolução adequada da criança nas diversas atividades escolares. Por conta des-sa dificuldade, que pode estar relacionada à defasagem do desenvolvimento da escri-ta, da leitura ou do raciocínio matemático, o aluno mantem-se atrasado se comparado com outros colegas do seu grupo.

“Esses distúrbios não podem ser confundi-dos com simples dificuldades de aprendi-zagem, pois, dificuldades em determinadas áreas são comuns entre as crianças, aliás, para o homem de maneira geral”, completa a psicopedagoga Kátia Marques.

De acordo com ela, as dificuldades de

apren-dizagem são a falta de aproveitamento das habilidades cognitivas, ou seja, se refere a desordens manifestadas por dificuldades significativas na audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou mes-mo habilidades matemáticas. “Um exemplo disso é que se a criança não ouve direito ela terá dificuldades em aprender a falar e consequentemente em escrever”, explica.

Já os distúrbios entram como fator pa-tológico e independem de fatores físi-cos, emocionais ou sociais, já que não impedem o aprendizado, porém exige um ensino individualizado com métodos apro-priados, pois mesmo se esforçando a criança não consegue, pelos métodos convencionais, aprender sozinha.

Para Siley, o diagnóstico precoce é de funda-mental importância, pois com o tempo as difi-culdades vão se somando e tornando-se mais acentuadas, dificultando a resolução do qua-dro. Evita-se com isso a desmotivação do jovem e consequentemente o abandono das ativida-des escolares, processo em que os professores têm papel fundamental.

Kátia concorda e enfatiza que “o professor (a)

é peça chave no desenvolvimento das crianças. Em alguns casos os pais não querem aceitar que os filhos têm certas “limitações” e é papel do professor alertá-los e instruí-los a procurar ajuda de um profissional”.

Várias são as causas relacionadas às dificulda-des na aprendizagem, como o comprometi-mento do nível intelectual, alterações compor-tamentais, distúrbios emocionais, inadequação pedagógica, inadaptação ao método de ensino, inadequação familiar, dificuldades específicas do aprendizado, doenças orgânicas agudas ou crônicas e até mesmo disfunções do sistema nervoso central.

(5)

05

Como ajudar?

Crianças com distúrbios de aprendizagem de-vem se esforçar mais do que as outras para avançar na escola. Por isso elas precisam, com mais frequência, ser motivadas, dedicadas e passar mais tempo nas tarefas escolares. É ne-cessário organizar o espaço de aprendizagem, manejar o tempo, estruturar as tarefas, locali-zar o material escolar e ajudar as crianças a des-cobrir seus estilos preferidos de aprendizagem. “Muitos alunos com distúrbios de aprendi-zagem são pensadores concretos, por isso, é necessário descobrir modos de relacionar a aprendizagem com a realidade dessas crianças”, diz Siley. Ela acrescenta que demonstrações in-terativas, experiências práticas, passeios, estu-dos de caso, ilustrações e exemplos, além da colocação de habilidades e informações em um contexto prático, são atividades que ajudam no desenvolvimento dessas crianças.

Principais transtornos:

Discalculia: o estudante é incapaz de aprender matemática. Não se trata de dificuldades pon-tuais em algumas séries em que a disciplina fica mais exigente, mas da impossibilidade de apren-der conceitos básicos. A criança com o transtor-no pensa em outra lógica e não consegue, por exemplo, transformar quantidades em números ou entender que a sequência numérica é da esquerda para a direita. Estudos com ressonân-cia mostram que, no cérebro das crianças com discalculia, há menor ativação nas regiões pré--frontal e parietal durante as tarefas de cálculo.

Disgrafias: são os transtornos relacionados à escrita. São causados por falhas em áreas do cérebro responsáveis pela parte motora fina (lobo frontal). As pessoas com dificul-dades nesse campo não conseguem contro-lar plenamente pequenos músculos em suas mãos. Os problemas da escrita atrapalham a comunicação e exigem muito esforço dos estudantes, que, por vezes, ficam com pou-ca energia para prestar atenção no conteúdo do texto. Normalmente, o computador é um grande aliado no tratamento dessas crianças.

Dislexia: é um distúrbio específico das ope-rações relacionadas ao reconhecimento das palavras. Os disléxicos têm dificuldade para identificar as letras com precisão e velocidade e para formar as sílabas. Há diferentes graus de comprometimento e os sintomas variam conforme a idade. Crianças em fase escolar costumam sofrer para adquirir a habilidade de leitura e escrita e, quando conseguem, fazem tudo num ritmo mais lento que os colegas. Para elas, são atividades penosas copiar textos da lousa, escrever redações e fazer provas dis-sertativas. Um adulto com dislexia apresenta falhas principalmente no hemisfério esquerdo do cérebro e em regiões parietais – áreas res-ponsáveis pelo processamento da linguagem. Com tratamento, o disléxico consegue aumen-tar a ativação das regiões, mas nunca da mes-ma mes-maneira que umes-ma pessoa sem o transtorno. Além destes está o TDAH e o TDA, que não são definidos, necessariamente, como transtornos de aprendizagem, mas, por afetar a atenção e concentração – aspectos essenciais para os es-tudos – geralmente causam dificuldades. Além

disso, é comum a coexistência de distúrbios. Há grande diferença entre uma pessoa com algum grau de agitação e uma desatenta e hiperativa. Passa a ser problema de saúde quando traz prejuízos na vida do indivíduo. A criança com o transtorno tem sintomas persistentes em diversos ambientes – na escola, com a família e os amigos. Está pra-ticamente todo tempo em movimento e so-fre para se focar em apenas uma atividade.

Desconfio que meu filho

tenha algum distúrbio e agora?

Primeiramente procure ajuda de profissio-nais para um diagnóstico exato: pediatra e psicopedagogo. Todo indivíduo tem pos-sibilidade para aprender, mas de formas e velocidades diferentes e podem ficar aquém das expectativas dos pais, professo-res e da própria criança. Tenha paciência! Esses fatores interferem nas relações fami-liares e sociais. Existe atualmente, grande procura na resolução destes problemas, mas muitas vezes, alguns caminhos são percorridos sem que se pare para pensar nas reais necessidades e possibilidades da própria criança, por isso converse e confie no pediatra. Faça todos os exames solicita-dos. Busque mais de uma opinião médica e de especialistas. Busque orientações nas entidades regularmente constituídas, visi-te, oriente-se. Busque também escolas com número reduzido de alunos na sala de aula. E principalmente ouça e atente-se às quei-xas da criança e dos professores, eles são grandes aliados.

(6)

06

CAPÍTULO V - DAS ÁREAS COMUNS

Artigo 22. É expressamente proibido nos

cam-pos, quadras, playground, lago e áreas de

alon-gamento:

I. Dar utilização diversa da qual se destinam;

II. Produzir ruídos nestas áreas, sob qualquer

pretexto, após as 24h

III. Permitir que convidados a utilizem sem a

presença do associado;

IV. Na utilização das áreas deverá ser

observa-da a preferência aos associados em detrimento

de eventuais visitantes;

V. A contratação de qualquer profissional para

ministrar aulas particulares nas áreas acima de

forma a inviabilizar momentaneamente o uso

por demais associados.

VI. Artigo 23. É expressamente proibido

aden-trar o lago ou permitir que seus animais nele

adentrem.

Parágrafo único: É permitida a pesca, desde

que seja devolvido ao lago o pescado vivo.

Vi-sando controle de espécies a Associação pode,

excepcionalmente, autorizar a pesca sem

devo-lução de espécie determinada.

Artigo 24. É expressamente proibido, na pista

de caminhada, o uso de bicicletas, skates,

pa-tins ou qualquer outro assemelhado.

Artigo 25. A pessoa designada pela Associação

será responsável pela manutenção das áreas

tratadas neste capítulo e tem autoridade para

decidir sobre eventual impossibilidade de uso

das mesmas, estando obrigado a anotar todas

as irregularidades que porventura presenciar

ou for comunicado, repassando as informações

imediatamente à Associação.

Artigo 26. É proibida a permanência de

em-pregados, prestadores de serviços e

fornecedo-res nas áreas comuns, a não ser no exercício de

suas funções.

Artigo 27. Qualquer regra de utilização

afixa-da pela Diretoria Executiva nas áreas comuns

deverá ser obedecida pelos associados,

depen-dentes e visitantes.

Artigo 28. A utilização dos brinquedos dos

playgrounds deverá ser compatível com a faixa

etária indicada no local.

Artigo 29. É proibido o atentado contra os

equipamentos e instalações das áreas comuns.

Artigo 30. O não cumprimento das normas

deste capítulo configura-se infração leve, com

exceção dos artigos 22, 24 e 28, cuja

desobe-diência configura-se infração média, e o artigo

29 que será considerada infração gravíssima,

acarretando ao º infrator a aplicabilidade de

multa prevista no artigo 95, § 2º, incisos I, II e

IV do presente Regimento Interno.

A obra está concluída, é hora de re-alizar a limpeza da casa. Mas o que muitos proprietários esquecem é que os lotes de apoio, utilizados durante a construção, também de-vem ser limpos. Peça a colabora-ção dos funcionários da obra, para que os lotes sejam entregues nas mesmas condições de limpeza em que foram encontrados.

Lote de apoio deve

ser mantido limpo

(7)

CLASSIFICADOS

(8)

08

A 4ª edição do arraiá do Sunset realizado no dia 19 de Julho foi um sucesso! Os moradores puderam passar bom momentos entre família e amigos. A festa contou com as tradicionais barracas típicas, comandadas pela Casa Transitória André Luiz, além de brinquedos infláveis e muita animação com música ao vivo. O Sunset agradece a todos que

colaboraram para o sucesso desse evento. Aos que não puderam comparecer fica o convite para as próximas edições!

Referências

Documentos relacionados

A pesquisa foi realizada em uma escolas do Ensino publico da região Metropolitana do Recife no total de 51 alunos, 4 professores e coordenadores, comunidade escolar

Muitos abrigos alegam não ter recursos para realizar suas funções, como, por exemplo, a de reintegração da criança ou do jovem na sua família, a quem deveriam prestar assistência

Nessa perspectiva, o objetivo principal do PISA é produzir indicadores que contribuem para avaliação e discussão da qualidade da educação dos países participantes, sendo que os

Neste trabalho medidas de condutividade alternada e de corrente versus tensão foram realizadas em dispositivos emissores de luz baseados em

Para utilizar correctamente o acessório de lavar vidros aspiração-vapor, siga estas instruções: 85 UTILIZAÇÃO DO FERRO PROFISSIONAL (715 KIT) O Vaporetto Lecoaspira pode se

Inúmeros experimentos foram entao instalados em diversas localidades do Estado de Minas Gerais com a finalida de de determinar quais os fungicidas mais

Em 1995, Rushdie publicou o tamb ém premiado O último suspiro do Mo uro 16 (The Moor’s Last Sigh), que na rra a História da Índia, ap on tando a influência da

Toxicidade para órgãos-alvo específicos – exposição repetida: Dados não disponíveis.. Perigo por aspiração: Não é esperado que o produto apresente perigo