• Nenhum resultado encontrado

Vítor Quinta Outubro 2014 Parte 5

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vítor Quinta Outubro 2014 Parte 5"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Vítor Quinta Outubro 2014

Parte 5

Prosseguimos com o estudo da Palavra, para que, através da revelação do Espírito Santo de YHWH, por ela, nos possamos aproximar da compreensão da grandeza do nosso Elohim e do Seu plano de salvação que terá seu cumprimento através de Seu Filho Yeshua HaMashiach. Dizemos “aproximar-nos” pois, como homens, nunca poderemos compreender e medir toda a grandeza e majestade Daquele que veio até nós na figura do Filho Yeshua.

Toda a Palavra, de Génesis a Apocalipse, está centrada Naquele que é a Salvação de YHWH (Yeshua significa isto mesmo: “Salvação de YAH” ou “YAH salva”).

Porém, esta série de estudos ajuda-nos à compreensão da pessoa de Yeshua, O Salvador. Sim, é necessário que possamos compreender Quem era Aquele que veio até nós para que O aceitemos como Senhor das nossas vidas, e para sermos capazes de compreender que O Todo-Poderoso (O Pai) habitava no Filho homem.

Logo na concepção, Yeshua adquiriu de sua mãe (Miriam) a carne e o sangue, tornando-O assim semelhante ao homem. Porém, do Pai herdou O Espírito do Pai que O gerou, cumprindo a profecia de Salmo 2:7; Hebreus 1:5. Esta diferença dá a Yeshua a Sua componente ou natureza divina. Sim, claro que dá. Porém, Ele abdicou dessa sua condição divina, tornando-se num homem igual a todos os outros, para com eles, e por eles, sofrer até ao fim.

(2)

Hebreus 1:8-13 – “Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos

séculos dos séculos; ceptro de equidade é o ceptro do teu reino. Amaste a justiça e odiaste a iniquidade [a transgressão da Lei/Torá]; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros. E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos. Eles perecerão, mas tu permanecerás; e todos eles, como roupa, envelhecerão, e como um manto os enrolarás, e serão mudados. Mas tu és o mesmo, e os teus anos não acabarão. E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, até que ponha a teus inimigos por escabelo de teus pés [Salmo 110:1]?”

Quem é que não compreendeu ainda que Este que veio até nós na figura do Filho Yeshua não é outro senão A Palavra/O Verbo divino feito carne, como nos diz João 1:1-14? Sim, Ele era homem (carne e sangue) mas também era divino, tendo abdicado desta Sua condição para que em tudo fosse semelhante aos outros homens. Se assim não fosse poderíamos hoje desculpar-nos dizendo: “quem é que pode igualar Yeshua e ser como Ele foi?”

Podemos compreender isto pelas palavras de Paulo em:

Filipenses 2:5-11 – “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que

houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus [Yeshua] se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor [MarYAH,(O Senhor

YAH) no aramaico – ver a Peshitta], para glória de Deus Pai”.

Tudo o que já aqui dissemos é comprovado pela Palavra do Altíssimo:

1.João 4:2-3, 14-15 – “Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito

que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus [2.João 1:7]; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há-de vir, e eis que já está no mundo…E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo. Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus”.

Não duvidemos das palavras dos santos profetas e dos santos apóstolos de Yeshua que nos revelam estas verdades através do Espírito Santo de YHWH.

(3)

Jeremias 23:5-8 – “Eis que vêm dias, diz YHWH, em que levantarei a David

um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra [aplicando a Lei/Torá]. Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: YHWH JUSTIÇA NOSSA. Portanto, eis que vêm dias, diz YHWH, em que nunca mais dirão: Vive YHWH, que fez subir os filhos de Israel da terra do Egipto; mas: Vive YHWH, que fez subir, e que trouxe a geração da casa de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os tinha arrojado; e habitarão na sua terra”.

Estes dias gloriosos estão ainda por cumprir, assim como o está a profecia de Ezequiel 37:15-28, quando as duas varas (as duas Casas de Jacob/Israel) vierem a ser uma só nação na Mão de Yeshua, O Rei vindouro, para não mais se separarem.

Não esqueçamos isto: Yeshua era YHWH na carne! Esta compreensão é fundamental na nossa fé, pois sabemos que O Criador era simultaneamente O Salvador:

Isaías 43:3a, 11 – “Porque eu sou YHWH teu Deus, o Santo de Israel, o teu

Salvador… Eu, eu sou YHWH, e fora de mim não há Salvador”.

Esta verdade pode e deve ser comprovada através de muitas outras passagens bíblicas, tais como: Isaías 12:2; 45:15, 21; 48:17; 49;26 e 54:5.

Ainda subsiste alguma dúvida acerca da divindade de Yeshua? Então leiamos:

João 3:13 – “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o

Filho do homem, que está no céu”.

Na 2ª carta de Pedro, O Filho Yeshua é-nos igualmente apresentado como “Senhor (Adonai) e Salvador”: 2.Pedro 1:11; 2:20; 3:2, 18, por aqui se compreendendo a unicidade entre O Pai e O Filho.

Retenhamos também as palavras de sincero arrependimento do apóstolo Tomé, que havia duvidado da ressurreição do Mestre. Eis o que sucedeu quando Yeshua lhe revelou as feridas com que tinha sido ferido em casa dos seus amigos (Judá) – João 20:28; Zacarias 13:6, em que Tomé acabou exclamando: “Senhor meu e Deus meu”, no que não foi contraditado por Yeshua. Só então é que Tomé e os restantes apóstolos compreenderam em toda a sua inteireza o que há muito estava profetizado e Quem era Aquele que estava perante eles.

Prossigamos com a evidência bíblica:

Actos 2:34-36 – “Porque David não subiu aos céus, mas ele próprio diz:

Disse o Senhor [YHWH, O Pai] ao meu Senhor [O Filho]: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. Saiba, pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós

(4)

Dúvidas? Não podemos ter dúvidas acerca da condição Daquele que Se entregou por nós (“Envia-Me a Mim” disse A Palavra – Isaías 6:8), que veio até nós na forma de homem, tendo sofrido, sem pecado, e tendo assim consumado o passo para o resgate de todos os que se arrependem dos seus caminhos desviados destas verdades e voltam para O Pai, através do Filho, nosso Advogado junto do Pai, e Primogénito entre muitos que virão a ser semelhantes a Ele. Assim, confirma-se o que Paulo ensina em:

1.Coríntios 8:6 – “Todavia para nós há um só Deus [Elohim YHWH], o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor [Adonai], Jesus Cristo [Yeshua, HaMashiach], pelo qual são todas as coisas, e nós por ele”. Este é o completo entendimento do que esteve oculto desde o princípio: a unicidade do Pai/Filho, uma vez que nós adoramos a UM SÓ ELOHIM – Deuteronómio 6:4-5.

Toda a Palavra nos ensina em numerosas passagens que O Eterno YHWH é, em simultâneo, O Único Criador e Salvador/Redentor do Seu povo. Consideremos também as Escrituras e os escritos apostólicos que nos ensinam que Yeshua é O Único em Quem encontramos salvação e redenção pelo Seu sangue, pois não há outro nome dado entre os homens pelo qual podemos ser salvos: Actos 4:12.

Logo no início, no cântico de Moisés encontramos estas expressões verdadeiramente clarificadoras acerca da “Salvação de YAH”:

Êxodo 15:2 – “YHWH é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por

salvação [Yeshua significa “salvação de YAH” ou “YAH salva”]; este é o meu Deus, portanto lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, por isso o exaltarei”.

O salmista confirma as palavras de Moisés no seu cântico:

Salmo 118:14, 21 – “YHWH é a minha força e o meu cântico; e se fez a

minha salvação... Louvar-te-ei, pois me escutaste, e te fizeste a minha salvação [Yeshua]”.

Compreendemos assim que O Todo-Poderoso Se fez a nossa salvação (Yeshua), através do Filho, fazendo-Se carne e habitando entre nós como João nos ensina – João 1:1-14. As nossas mentes humanas poderão não compreender toda a extensão e implicações que estão envolvidas no processo que O Altíssimo usou para nos remir dos nossos pecados, para assim nos tornar aptos para vivermos eternamente com Ele, por meio da nossa aceitação do sacrifício do Seu Cordeiro. Mas este foi o processo que O Eterno concebeu e que foi mantido em segredo de toda a Sua corte celestial, tendo só sido revelado quando Yeshua, vertendo o Seu sangue, cumpriu o plano que Lhe havia sido entregue pelo Pai.

Só nos instantes derradeiros da morte é que Yeshua apela ao Pai clamando: “Pai, Pai,

porque me abandonaste?” Aquele que morreu na estaca do sacrifício foi simplesmente

o homem, a carne e o sangue, pois YHWH que é Espírito Eterno de Vida, não pode provar a morte.

(5)

Embora tenha vivido e morrido como homem, ninguém pode biblicamente atestar contra a divindade do Filho, uma vez que as Escrituras assim nos ensinam. Bastaria lembrarmo-nos que O Filho recebeu adoração (até dos anjos), a qual só é devida ao Altíssimo Elohim YHWH. Sim, não podemos refutar estas palavras:

João 1:1-5, 9-14 – “No princípio era o Verbo [A Palavra], e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam… Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigénito do Pai, cheio de graça e de verdade”.

Assim se manifestou a simbiose perfeita entre O Pai e a Sua Palavra, O Verbo divino, que saiu do Pai e voltou para O Pai na condição de Homem perfeito, O Adão dos céus. Ao falar com O Pai, Yeshua tem estas palavas:

João 17:5-11 – “E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com

aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra [a Tua Lei/Torá]. Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti; porque lhes dei as palavras que tu me deste [a Tua Lei/Torá, cf. a Salmo 40:7-11]; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste. Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e nisso sou glorificado. E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós”.

Apesar da glória eterna, que O Filho tinha com O Pai antes que o mundo fosse criado, Ele fez-Se semelhante ao homem e sofreu como qualquer outro homem pode sofrer, conforme nos diz Paulo em Filipenses 2:5-11, como já antes transcrevemos.

1.Coríntios 12:3 – “Portanto, vos quero fazer compreender que ninguém que

fala pelo Espírito de Deus diz: Jesus é anátema, e ninguém pode dizer que Jesus é o Senhor [MarYAH no aramaico – ver a Peshitta], senão pelo Espírito Santo”.

(6)

1.Coríntios 15:45-49 – “Assim está também escrito: O primeiro homem,

Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial”.

Estas são palavras de vida eterna para todos os que Lhe são fiéis e andam segundo os preceitos de vida do Pai, a Sua Lei/Torá, tal como O Filho também andou. Isto é corroborado pelas palavras do próprio Yeshua, quando afirma que seremos iguais aos anjos dos céus. Ler: Lucas 20:34-36.

Sim, Este Renovo foi a pedra que os edificadores rejeitaram e que foi posta por cabeça de esquina de todo o edifício espiritual que herdará a vida eterna por Ele – Salmo 118:22-23; Isaías 28:16; Mateus 21:42-45:

Actos 4:11-12 – “Ele [Yeshua] é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.

Sim, Yeshua é a Pedra de Esquina, e A Porta de entrada deste maravilhoso edifício espiritual (Efésios 2:20-22), mas é, também, uma Pedra de tropeço para muitos que não crêem nestes ensinamentos:

1.Pedro 2:4-10 – “E, chegando-vos para ele [Yeshua HaMashiach], pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo. Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; e quem nela crer não será confundido. E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina, e uma pedra de tropeço e rocha de escândalo [Isaías 8:14], mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz [a Sua Lei/Torá]; vós, que em outro tempo não éreis povo [Lo-Ami], mas agora sois povo de Deus [Ami]; que não tínheis alcançado misericórdia [Lo-Ruama], mas agora alcançastes misericórdia [Ruama]”.

Ler também Oseias 1:8-12; 2:1 para compreendermos as intercalações dos nomes: Lo-Ami e Lo-Ruama.

(7)

No momento da Sua entrada em Jerusalém, apesar de ir humildemente sentado sobre uma jumentinha (Zacarias 9:9), o povo gritou Hosanas ao Filho, aclamando-O como Rei de Israel – João 12:13… mas ainda não era vindo o tempo do Seu reinado, confirmando assim o que Dele era anunciado em Salmo 118:26:

Mateus 21:8-9 – “E muitíssima gente estendia as suas vestes pelo caminho,

e outros cortavam ramos de árvores, e os espalhavam pelo caminho

[parecia a celebração dos Tabernáculos que aponta para o reino milenar de Yeshua]. E a multidão que ia adiante, e a que seguia, clamava, dizendo: Hosana ao Filho de David [Salmo 118:24-26]; bendito o que vem em nome do Senhor. Hosana nas alturas!”

A profecia do Seu regresso triunfal, como Rei eterno, deu-a Ele quando disse aos Seus discípulos que não O veriam mais até ao dia em que se proclamar “Bendito o que vem

em nome do Senhor” – Mateus 23:39. Este é o dia glorioso em que a nação de Judá se

irá arrepender das suas rejeições passadas e em que hão-de saudar O Messias a Quem há muito esperam. Então haverá choro (de arrependimento) em toda a terra de Israel:

Zacarias 12:10-14 – “Mas sobre a casa de David, e sobre os habitantes de

Jerusalém, derramarei o Espírito de graça e de súplicas; e olharão para mim, a quem traspassaram; e pranteá-lo-ão sobre ele, como quem pranteia pelo filho unigénito; e chorarão amargamente por ele, como se chora amargamente pelo primogénito. Naquele dia será grande o pranto em Jerusalém, como o pranto de Hadade-Rimom no vale de Megido. E a terra pranteará, cada família à parte: a família da casa de David à parte, e suas mulheres à parte; e a família da casa de Natã à parte, e suas mulheres à parte; a família da casa de Levi à parte, e suas mulheres à parte; a família de Simei à parte, e suas mulheres à parte. Todas as mais famílias remanescentes, cada família à parte, e suas mulheres à parte”.

Sim, todos os que O têm rejeitado prantearão copiosamente naquele dia glorioso, ao verem que Aquele a Quem traspassaram, é Aquele que continuam a rejeitar até aos dias de hoje (pela graça do Altíssimo muitos de Judá já se renderam a Yeshua, O Messias de Israel que veio há cerca de 2.000 anos) – Yeshua ben Joseph, O Servo sofredor de que nos fala Isaías 53, uma das grandes profecias messiânicas.

Outro ensinamento maravilhoso pode ser encontrado nas palavras de Yeshua em: João 8:23-24 – “E dizia-lhes: Vós sois de baixo, eu sou de cima; vós sois

deste mundo, eu não sou deste mundo. Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que eu sou1, morrereis em vossos pecados”.

(8)

Prossigamos pois em conhecer a verdade bíblica, pois só essa, através da revelação do Espírito Santo de YHWH nos pode libertar do erro em que muitos andam. O tempo urge. Preparemos pois para receber “O Elohim de toda a Terra”, YHWH no Filho:

Isaías 54:5 – “Porque o teu Criador [ó Israel] é o teu marido; YHWH dos Exércitos é o seu nome; e o Santo de Israel é o teu Redentor; que é chamado o Deus de toda a terra”.

Ora vem Adonai Yeshua. Vem já hoje reinar nas nossas vidas. Haja paz em Jerusalém. Amém.

AlleluYAH

Vem ó Espírito de YHWH, vem já hoje abrir o nosso entendimento à força da Tua Palavra/Verdade.

Referências

Documentos relacionados

No entanto, apesar de as pesquisas atuais terem avançado muito no tratamento das imagens, percebendo-as não como meras ilustrações de textos, este parece ser um recurso que ainda

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

De fato, supondo que o ente signifique apenas “aquilo que precisamente o ente é”, então “ ‘aquilo que o ente precisamente é’ não poderia ser atribuído a nada mais, pois

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tratando-se de uma revisão de literatura, o presente trabalho utilizou-se das principais publicações sobre as modificações de parâmetros técnicos observados em corredores,

Completado este horário (09h do dia 24 de fevereiro), a organização encerra os revezamentos e fecha a área de troca, não sendo mais permitida a entrada de nenhum atleta