• Nenhum resultado encontrado

Cad. saúde colet. vol.21 número4

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2018

Share "Cad. saúde colet. vol.21 número4"

Copied!
2
0
0

Texto

(1)

Ciência e paradigma na pesquisa em câncer: a necessidade do estabelecimento de um debate

473

Cad. Saúde Colet., 2013, Rio de Janeiro, 21 (4): 465-74

Ciência e paradigma na pesquisa em câncer:

a necessidade do estabelecimento de um debate

Science and paradigm in cancer research: the need to establish a debate

Raquel de Souza Ramos

1

Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS) e Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil.

1Doutoranda em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FENF/UERJ) – Rio de Janeiro (RJ), Brasil. E-mail: kakelramos@gmail.com

A leitura do texto estimula uma relexão sobre o curso do desenvolvimento das pesquisas no contexto da oncologia, destacando as diversas possibilidades de construção do conhecimento em um campo de investigação bastante plural.

Em um primeiro momento, o autor alerta para a tensão da disputa dos modelos/abordagens possíveis, em um contexto extremamente heterogêneo, pelo estabelecimento de uma hegemonia na consolidação das investigações nesta área. Destaca duas teorias: a Teoria da Mutação Somática (TMS) e a Teoria dos Campos de Organização Tecidual (TCOT), sendo que a primeira apresenta um caráter dominante e a segunda vem se fortalecendo no sentido de refutar os princípios da TMS.

Assim, esta arena de combate de modelos remete aos postulados de Kuhn sobre a revolução do pensamento cientíico, entendendo-o “não como um acúmulo gradativo de novos dados gnosiológicos, e sim como um pro-cesso contraditório marcado pelas revoluções do pensamento cientíico”.

O autor destaca uma característica notadamente reducionista na abordagem da TMS, tendo em bases estritamente moleculares a gênese do câncer. Entretanto, podemos inferir, dentro da lógica proposta por Kuhn, que a TCOT caracteriza-se como um movimento de revolução de um pensamento científico no campo da oncologia.

(2)

Raquel de Souza Ramos

474 Cad. Saúde Colet., 2013, Rio de Janeiro, 21 (4): 465-74

Logo, a TCOT pode ser compreendida como uma conse-quência dos estudos em diversos campos da saúde, após a am-pliação e apreensão do conceito de saúde para além da mera ausência de saúde conforme o estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Neste sentido, cabe reletir sobre os postulados apresen-tados por Kuhn, físico, que por meio dos seus estudos, marca uma ruptura com várias doutrinas positivistas, inaugurando um estilo novo de ilosoia da ciência.

Numa primeira abordagem, devemos dar destaque ao conceito de ciência normal apresentado como [...] a pesquisa irmemente baseada em uma ou mais realizações cientíicas passadas. Essas realizações são reconhecidas durante algum tempo por alguma comunidade cientíica especíica como proporcionando os fundamentos para uma prática posterior”1.

Para o autor supra, a ciência normal está alicerçada na pre-missa de que a comunidade cientíica sabe como é o mundo; apoia-se em eventos conhecidos e testados que fundamentam a prática cotidiana; sua trajetória é construída mediante a aceitação de paradigmas; assim sendo, são os paradigmas que regem os rumos da pesquisa cientíica “normal”, ou seja, a pes-quisa cientíica normal é aquela baseada em um paradigma.

O conceito de paradigma, por sua vez, está atrelado for-temente à ciência “normal” e a uma atividade que objetiva a transformação e a ampliação de um dado conhecimento. Podem ainda ser entendidos como realizações cientíicas uni-versalmente conhecidas que, durante algum tempo, fornecem soluções e problemas modelares para uma comunidade de praticantes de uma ciência.

O ponto de partida para o estabelecimento e para a com-preensão deste conceito é o princípio da existência de um alicerce de conhecimentos que fornece sustentação para a introdução de novos questionamentos, ou seja, “uma deter-minada especialidade, num determinado momento, revela um conjunto de ilustrações recorrentes e quase padronizadas de diferentes teorias nas suas aplicações conceituais, instru-mentais e na observação”1.

Outro destaque na linha de construção do conhecimento e estabelecimento de novos paradigmas proposta por Kuhn, centra-se na falsa ideia de linearidade da evolução de um de-terminado conhecimento de um campo especializado.

Os paradigmas, portanto, podem ter o papel de revelação de novos conceitos, de articulação de diversas teorias e de harmonização de fatos e teorias.

Desta forma, o autor do texto em debate nos convida a analisar que, de acordo com os preceitos kuhnianos, a pesqui-sa em oncologia encontra-se em um momento de revolução cientíica.

Tal revolução se estabelece quando a comunidade cientíi-ca identiicientíi-ca a necessidade de transpor o limite tradicional de determinados conceitos, quando os paradigmas atualmente em voga não mais conseguem sustentar ou dar respostas a determinados fatos (paradigma em crise).

Assim, as investigações culminarão na substituição total ou parcial de um paradigma, resultando no desenvolvimento da ciência, entendendo-a como não resultante de acúmulo de desco-bertas isoladas, ou seja, desconstruindo a ideia de linearidade da construção do conhecimento em qualquer campo de investigação.

1. Kuhn TS. A estrutura das revoluções cientíicas. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva; 1992.

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

Foi apresentada, pelo Ademar, a documentação encaminhada pelo APL ao INMETRO, o qual argumentar sobre a PORTARIA Nº 398, DE 31 DE JULHO DE 2012 E SEU REGULAMENTO TÉCNICO

Neste trabalho avaliamos as respostas de duas espécies de aranhas errantes do gênero Ctenus às pistas químicas de presas e predadores e ao tipo de solo (arenoso ou

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi