• Nenhum resultado encontrado

Dataprev no RS voltam trabalho

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Dataprev no RS voltam trabalho"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

Notícia – Anistiados da Dataprev no RS voltam ao trabalho

Todos os 19 trabalhadores da Dataprev demitidos no Rio Grande do Sul, durante o governo Collor, foram readmitidos em Setembro. Eles foram realocados na Polícia Federal. No Serpro, todos os trabalhadores beneficiados pela lei já voltaram.

Na Datamec, há 19 trabalhadores anistiados e que ainda aguardam a publicação no Diário Oficial da União. Os servidores serão realocados na Polícia Federal ou na Receita Federal. Em todo o Brasil, foram 110 trabalhadores demitidos durante os anos de 1990-1992.

Anistiados se reúnem periodicamente no Sindppd/RS para se organizarem.

Conquista dos Trabalhadores

O retorno dos trabalhadores ao serviço público federal é uma grande vitória, que somente foi possível com muita luta. Luta que se opôs às demissões arbitrárias e ilegais do presidente Fernando Collor de Melo (que pediu renúncia para evitar sua cassação) e obteve importante conquista com a criação da lei da anistia (lei 8878/94), mas prossegue forte até hoje, a fim de garantir que todos os trabalhadores tenham de volta seus empregos.

(2)

Somente a luta faz valer!

PARTICULARES – Depois de muita luta, terceirizados do Detran recebem salário

Trabalhadores terceirizados dos serviços do Disque-Detran, Tudo Fácil e Centro de Remoção e Depósito (CRD) receberam, na madrugada de sexta-feira (16), o salário atrasado do mês de Setembro. Depósito feito pelo Detran ocorreu somente depois de muita luta.

Foram inúmeros protestos até que a empresa terceirizada Proteport e o Detran assumissem a responsabilidade pelo pagamento dos trababalhadores. Na quinta-feira, os funcionários que atendem no Tudo Fácil paralisaram a partir do meio-dia e fizeram uma caminhada até a Superintendência Regional do Trabalho e emprego (SRTE) para exigir os seus direitos (confira matéria aqui). Na terça-feira (13), os trabalhadores já haviam paralisado e, anteriormente, tinha sido a vez do Disque-Detran (confira aqui).

Agora, fica a expectativa para o próximo mês, já que a empresa terceirizada Proteport vem atrasando os salários desde Agosto.

Na última reunião ocorrida na SRTE (veja aqui), foi acordado que, caso as irregularidades permaneçam nos próximos meses, a Proteport autorizará a imediata rescisão do contrato de serviços pelo Detran.

O Sindppd/RS continuará acompanhando e prestando toda a assessoria possível e apoio aos trabalhadores, caso a empresa volte a cometer irregularidades. Mais uma vez, o Estado abre mão de sua função e terceiriza serviços que acabam sendo prestados com má qualidade e desrespeitando os direitos do trabalhador.

(3)

SERPRO – Seis regionais votam por greve, direção do Serpro sente a pressão

Trabalhadores do Serpro aprovaram, nesta quinta-feira (15), o indicativo de greve a partir do dia 21. Além do RS, a proposta também foi aprovada nas assembleias de servidores de outras cinco regionais (CE, PR, PA, BA e Distrito Federal) e de quatro escritórios (SC, MA, ES e MT).

A força dos trabalhadores surpreendeu a diretoria da empresa, que realizou uma vídeo-conferência à tarde para conversar.

Entraram em campo o presidente Mazoni e a diretora Vera Moraes demonstrando que a empresa foi obrigada a desistir de brincar de faz de conta.

Auditórios lotados de trabalhadores ouviram a palavra macia do presidente preocupado com o planeta, com o Brasil e em especial com os trabalhadores – que fazia muito tempo que não ouviam tanto elogios. Chegaram até a falar que o coração deles estava conosco, tudo muito lindo. Às 16h foi a vez de Brasilia aprovar a greve. Eles só esqueceram de dizer que a grande maioria das empresas estão fechando acordos acima da inflação.

O ápice foi quando o presidente falou em como foi bom não ter fechado o Acordo em Maio, pois agora sem a crise temos condições de ter melhores propostas. Com esse discurso imaginamos que a empresa deve estar providenciando a devolução do desconto das paralisações, pois está claro que os trabalhadores estavam com razão.

Não é hora de arrefecer! Vamos manter o calendário da greve!

Temos que ter claro que agora é hora de manter firme a nossa

(4)

decisão de greve até que apareça de verdade a nova proposta da empresa. Vamos lembrar do ano passado que o discurso bondoso do presidente serviu para nos descontar as paralisações e nenhum avanço na negociação. De boas intenções o inferno está cheio, diz o ditado.

Ficou muito claro que essa vídeo-conferência só aconteceu por conta das assembleias que votaram a greve.

Trabalhadores, a lição que fica nesse momento é de que quando estamos unidos e mobilizados somos ouvidos. A desesperança, o medo e o individualismo só fortalecem quem nos desrespeita e pune a nossa luta.

Todos que lotaram auditório da vídeo-conferência têm que estar, agora, unidos na preparação da greve e ser solidários com a disposição de luta que mostraram os trabalhadores de todo o Brasil.

Serpro, chega de enrolação. Não paguem para ver a vontade de luta dos trabalhadores!

Só vamos acreditar nessa repentina “vontade de negociar” da empresa com propostas reais e que atendam o interesse dos trabalhadores!

PARTICULARES – Sem receber

salário, trabalhadores param

Tudo Fácil

(5)

Rostos dos trabalhadores foram desfocados para evitar retaliação da empresa.

Trabalhadores terceirizados do Detran paralisaram nesta quinta-feira (15) o atendimento no Tudo Fácil, em Porto Alegre (RS). A empresa que os contratou, a Proteport, ainda não pagou o salário de Setembro. Funcionários da mesma empresa, mas que prestam serviço no Disque-Detran e no Centro de Remoção e Depósito (CRD), também estão nesta situação.

No Tudo Fácil, os trabalhadores paralisaram o expediente ao meio-dia e desceram à calçada da Avenida Borges de Medeiros para protestar. O Sindppd/RS levou duas pizzas grandes, que foi o almoço dos trabalhadores. Também serviu de alerta para que a situação não acabe “virando em pizza”, lesando os funcionários e a população do RS em geral, que mais uma vez paga por serviços maus prestados por empresas terceirizadas.

Por volta das 14h30min, os trabalhadores seguiram em caminhada até a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a fim de cobrar uma solução para o caso.

(6)

Trabalhadores fizeram buzinaço em frente ao Tudo Fácil.

Nesta terça-feira (13), os trabalhadores do Tudo Fácil já haviam paralisado (ver aqui). Na semana passada, foi a vez dos funcionários do Disque Detran (ver aqui).

Detran também não cumpre o que prometeu

Na última terça-feira (13), a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) mediou mais uma reunião entre Sindppd/RS, Proteport e Detran. Na ocasião, a autarquia se c o m p r o m e t e u e m p a g a r o s s a l á r i o s d e S e t e m b r o d o s trabalhadores, que estavam atrasados. Para isso, a terceirizada deveria repassar todos os números das contas bancárias dos trabalhadores até às 9h da quarta-feira (14).

Funcionários conversaram com representante da SRTE.

No entanto, não foi o que aconteceu. Segundo informações dos

(7)

trabalhadores, a Proteport repassou informações incompletas e muitos números de contas bancárias errados ao Detran. O resultado é que os trabalhadores continuam sem receber os salários, que já são baixos. A autarquia não havia se pronunciado até o meio-dia de hoje sobre o caso.

DATAPREV – Trabalhadores aprovam greve a partir do dia 21

Os trabalhadores da Dataprev aprovaram, em assembleia nesta quinta-feira (15), greve por tempo indeterminado a partir do dia 21. Eles irão se reunir novamente antes da paralisação, a fim de organizar a greve.

Os servidores reivindicam 8,5% de reajuste salarial (IPCA do período e aumento real de quase 4%) e R$ 3 mil em abono. A última proposta da direção da Dataprev foi de 5,53% de reajuste. A empresa ainda mantém em negociação na mesa a proposta de 8% de aumento para dois anos, o que já foi rechaçado pelos trabalhadores.

Intransigência da Dataprev

(8)

Na assembleia, os trabalhadores se mostraram muito indignados com a postura intransigente e de descaso da direção da Dataprev. Faz mais de um mês que a empresa, assim como o Serpro, não convoca uma mesa de negociação, mostrando o total desinteresse pela pauta de reivindicações dos servidores.

Ainda quando negocia, a direção da empresa é intransigente e não quer apresentar propostas melhores. O próprio presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, já afirmou que caso os trabalhadores recebam UM CENTAVO a mais do que os 5,53% de aumento oferecidos pela empresa, ele irá pedir demissão.

Atuação lamentável para um presidente de uma estatal. Por esse motivo é que ganha, cada vez mais força, a Campanha Fora Rodrigo e direção da Dataprev!

Assembleia dos trabalhadores.

Mais participação na empresa

Posturas como a do presidente Rodrigo Assumpção somente ganham força dentro da empresa porque os trabalhadores não participam das eleições para a diretoria. Atualmente, a Dataprev possui cerca de 600 cargos de confiança (CCs), que são os indicados políticos e ocupam as funções de direção. Ou seja, estão comprometidos com o governo e não com os trabalhadores.

Os servidores da Dataprev estão preocupados com a situação e voltaram a debater, na assembleia, a importância de terem representantes nos colegiados da empresa e de votarem para os cargos de diretoria.

(9)

Quadro da greve

Estados que aprovaram greve na Dataprev (atualizado até o meio-dia de sexta-feira): Ceará, Distrito Federal, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

PARTICULARES – Detran assume pagamento dos salários dos terceirizados da Proteport

Funcionários fizeram greve na tarde de terça.

Nesta terça-feira (13), representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da empresa terceirizada Proteport e do Sindppd/RS tiveram mais uma reunião na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), a fim de solucionar as irregularidades. Confira ata da reunião aqui.

Na semana passada, os trabalhadores fizeram mais um protesto.

Veja aqui.

Na negociação, o Detran se comprometeu em pagar os salários de Setembro dos trabalhadores, que estavam atrasados. Para isso, a terceirizada deveria repassar todos os números das contas bancárias dos trabalhadores até às 9h da quarta-feira (14). No

(10)

caso dos vales transporte e alimentação comprovadamente pagos pela Proteport, o Detran irá indenizar o valor à empresa.

Ainda foi acordado que, caso as irregularidades permaneçam nos próximos meses, a Proteport autorizará a imediata rescisão do contrato de serviços pelo Detran.

Irregularidades já aconteciam desde Agosto

A Proteport foi contratada pelo Detran para fornecer os serviços do Disque-Detran, Tudo Fácil e do Centro de Remoção e Depósito (CRD). A empresa vinha atrasando o pagamento dos salários e dos benefícios (VTs e vale alimentação) desde Agosto, quando o caso foi denunciado pelo Sindppd/RS à SRTE.

A direção do Detran tentou fugir do problema, afirmando que as questões trabalhistas diziam respeito somente à empresa terceirizada. No entanto, os protestos dos trabalhadores e a pressão do Sindppd/RS, que denunciou as irregularidades ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), fizeram com que a a u t a r q u i a v o l t a s s e a t r á s e t a m b é m a s s u m i s s e a s u a responsabilidade.

Notícia – Governo reintegra mais sete anistiados da Dataprev

O Ministério do Planejamento autorizou o retorno ao serviço público federal de mais 50 ex-funcionários públicos, demitidos no governo Collor (1990-1992) e anistiados pela Lei 8.878/94.

A autorização foi concedida em seis portarias publicadas no Diário Oficial da União do dia 08/10.

São 11 pessoas que faziam parte da extinta Companhia Auxiliar

(11)

de Empresas Elétricas Brasileiras (Caeeb) e podem fazer parte do quadro especial em extinção do Ministério de Minas e Energia, mais oito ex-funcionários do extinto Serviço Nacional de Informações (SNI) que podem compor o quadro em extinção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

Os demais anistiados devem ser reintegrados aos quadros de pessoal de empresas públicas em atividade: 16 da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), 8 da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e 7 da Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (Dataprev).

Com as publicações de hoje, sobe para 1.850 o total de autorizações de reintegração, embora o número de anistiados pela Comissão Especial Interministerial de Anistia (CEI), dirigida por Idel Profeta Ribeiro, tenha deferido 8.440 dos 14,475 requerimentos de retorno.

Existem mais 560 processos com direito de reintegração judicial e outros 923 casos julgados de retorno para a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A CEI também indeferiu 1.791 pedidos de reintegração, que ainda permitem recursos, e restam para análise 2.761 requerimentos, que a comissão pretende concluir até o final do ano.

De acordo com o que determinam as portarias, os órgãos que receberão os anistiados devem notificá-los em até 30 dias, e os interessados terão igual prazo para se apresentar. Quem não se apresentar no prazo estipulado estará renunciando ao direito de regressar ao serviço público.

Fonte: Agência Brasil

(12)

CULTURA – Filme fala sobre pesca predatória na África

Terceiro filme do ciclo de cinema no Sindppd/RS trata da pesca predatória no lago Vitória, na África Central, que causou mais fome e miséria à população. Sessão será na quinta-feira que vem (22/10), às 18h15min, na sede do Sindppd/RS. A entrada é gratuita. Participe!

A criação de peixe no lago, voltada para exportação ao mercado europeu, causou um grande desequilíbrio ambiental. O resultado foi o fim da pesca pela população local para alimentação, prejudicando ainda mais a população da África Central – que já sofre com as guerras.

O filme “La Pesadilla de Darwin” tem duração de 107 minutos e as legendas são em português. A sessão será exibida às 18h15min, na sede do Sindppd/RS (rua Washington Luiz, 186 – Centro). Após a apresentação, o arquiteto e estudante do Máster en Políticas y Procesos de Desarrollo de la Universidad Politécnica de Valencia, Geraldo Costa, irá comentar o filme e responder a perguntas.

O ciclo de cinema “Abre tu puertas a los Refugiados” é uma parceria do Sindppd/RS e do Departamento de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

(13)

Confira a programação:

03 de Setembro – Inverno em Bagdad 24 de Setembro – 14 kilometros

22 de Outubro – La Pesadilla de Darwin 26 de Novembro – In this World

Veja o último filme:

In this World (Grã-Bretanha 2002/ 88 minutos)

Enayat e Jamal são dois jovens afegãos primos que vivem em um campo de refugiados no Paquistão. Suas famílias decidiram dar- lhes uma vida melhor. Assim, deverão ser enviados para a Inglaterra, a sua terra prometida. Então Enayat Jamal iniciam uma perigosa viagem, colocando a sua vida nas mãos de gangues e traficantes, ao longo da antiga rota da seda, para alcançarem seu objetivo.

Legenda em Espanhol.

M a i s i n f o r m a ç õ e s n o b l o g http://abretupuertasalosrefugiados.blogspot.com/

PARTICULARES – Trabalhadores

protestam com nariz de

palhaço no Detran

(14)

Trabalhadores da empresa terceirizada Proteport protestaram na última sexta-feira (09) contra o atraso no pagamento de salários e vale-transporte. Funcionários do Disque-Detran usaram nariz de palhaço (foto). Nesta terça-feira (13), às 14h30min, Sindppd/RS terá nova reunião na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) para discutir a situação.

Na audiência, devem participar representantes da Proteport e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Caso a negociação não avance, os trabalhadores irão fazer novas mobilizações.

Veja a repercussão do protesto de sexta-feira (09) na imprensa:

Portal Baguete

Protesto com nariz de palhaço no Detran

Funcionários terceirizados dos serviços Disque-Detran, Tudo Fácil e do Centro de Remoção e Depósito (CRD) vão trabalhar

(15)

nesta sexta-feira, 09, usando um nariz de palhaço.

Segundo uma nota divulgada pelo Sindppd-RS, o protesto é contra o atraso dos salários da empresa Proteport, contratada pelo governo do estado para operar os serviços de atendimento.

A empresa terceirizada ainda não pagou os salários do mês de setembro e, para alguns funcionários, não repassou vale transporte. Os atrasos já haviam acontecido em agosto.

Rádio Guaíba

Atraso de salários prejudica Tudo Fácil e Disque Detran no Estado

Funcionários terceirizados reclamam vencimentos atrasados desde terça-feira

Trabalhadores de empresa que presta serviços ao Detran interromperam as atividades, hoje, em protesto contra o atraso no pagamento dos salários. O Disque-Detran não funcionou durante toda a manhã e o atendimento no Tudo Fácil foi suspenso por uma hora. Os funcionários reclamam vencimentos atrasados desde terça-feira. A empresa atribuiu o atraso à falta de pagamento por parte do próprio Estado.

Rádio Gaúcha

Programa Chamada Geral

Os problemas do Detran, pelo visto, estão longe de acabar. Os trabalhadores do Disque-Detran estão trabalhando com narizes de palhaço, devido ao atraso de salário, vales alimentação.

São terceirizados de uma empresa contratada em agosto, sem licitação, devido a uma decisão da Justiça que tinha afastado a anterior por irregularidades. O presidente do Detran, Sérgio Filomena, reconheceu o problema esta semana, durante depoimento na CPI da AL (Assembleia Legislativa), mas não deu prazo para resolver o caso.

(16)

Notícia – Mais de 85 mil pessoas consideram Yeda culpada

Novas denúncias, agora sobre a mobília

Julgamento popular promovido plo Comitê Fora Yeda recebeu 92.520 votos da população. Destes, 94% (86.948 votos) considerou a governadora Yeda Crusius culpada das acusações de corrupção investigadas pela Justiça Federal. Cinco por cento dos votantes (4.626 votos) acham que a governadora é inocente.

Confira como foi o julgamento popular no Serpro e na Procergs.Os demais votos foram brancos e nulos. O resultado foi entregue na tarde desta quinta-feira (08) na Assembleia Legislativa, um pouco antes da Comissão Especial votar pelo arquivamento do pedido de impeachment de Yeda. Numa clara manobra, os deputados governistas, que eram maioria na comissão, já haviam se mobilizado para tirar a governadora do sufoco. Tanto é que a comissão não se reuniu uma única vez para analisar a acusação de improbidade administrativa contra

(17)

a governadora.

Mesmo assim, a relatora da comissão, Zilá Breitenbach (PSDB), do mesmo partido de Yeda, conclui que não evidências do envolvimento da governadora nas denúncias de corrupção e de desvio de R$ 44 milhões do Detran. Agora, a relatoria será avaliada no plenário da Assembleia. Se os demais governistas, que são maioria, seguirem o exemplo de seus colegas da comissão, o pedido de afastamento será infelizmente sepultado.

Julgamento popular mostra que povo não é bobo

Se a Assembleia Legislativa não ouviu a voz da população, o julgamento popular deu espaço para que as pessoas opinassem. E o resultado mostra que o povo não é bobo e não compactua com a manipulação dos deputados governistas, que querem salvar Yeda de toda a forma.

Comitê Estadual Fora Yeda levou resultado do julgamento na Assembleia.

Nossa categoria de TI também participou da consulta. Das 385 pessoas que votaram no julgamento, 339 consideram Yeda culpada – isso sem contar os votos pela internet. O Sindppd/RS realizou o julgamento das portas do Serpro, da Procergs e da Procempa. Também havia uma urna fixa na sede do sindicato.

Mobília nova e nos devendo!

As últimas denúncias de uso do dinheiro dos gaúchos pela governadora Yeda Crusius chega a ser cômico, se não fosse

(18)

trágico para os trabalhadores da categoria, que amargam há três anos apenas a reposição da inflação em seus salários.

Algumas categorias, infelizmente, nem a inflação estão recebendo.

Segundo informações dos deputados da oposição, Yeda teria gasto R$ 100 mil para reformar e mobiliar a sua mansão em Porto Alegre. Entre os utensílios comprados, consta um “puffe”

para sentar de R$ 105,00. Além disso, a própria casa da governadora é suspeita de ter sido adquirida com dinheiro de Caixa 2 da campanha eleitoral.

Enquanto isso, os trabalhadores prosseguem sem aumento salarial há três anos. Ainda trabalham precariamente já que, em nome do “déficit zero”, Yeda cortou 30% dos gastos nas secretarias e não investe em mais funcionários e em melhorias nas estatais.

Referências

Documentos relacionados

A preocupação do monitoramento em áreas destinadas à disposição final desses materiais deve ter igual importância independente da classificação; parte dos resíduos

(b) manifestações informais do discurso, por meio de conversas mantidas com servidores lota- dos em setores administrativos ligados diretamente ou não ao tema e de observações

Os resultados mostram que os trabalhos selecionados a partir de um critério de inclusão previamente estabelecido podem ser agrupados em duas classes: trabalhos

Para alcançarmos nosso objetivo presentamos a realidade do Parque Indígenas do Xingu, como proposta para o Ensino da Matemática nos anos inicias para escola

Considerando o teor do Ofício nº 1733/2012 - PGE/PC, datado de 03 de agosto de 2012, que consta no Processo Administrativo protocolado sob o nº 474628/2012-9 (PMRN), expedido

Na imagem abai- xo, por exemplo, as dimensões e o posicionamento dos personagens (Tio Sam e Cardoso) traduzem, em linguagem simples, o desnível geopolítico existente entre Brasil

Ambos têm suas vidas completamente alteradas com a invasão paraguaia à Província do Mato Grosso, Anacleto vê a guerra como a grande possibilidade de obtenção de sua

Essa dimensão é composta pelos conceitos que permitem refletir sobre a origem e a dinâmica de transformação nas representações e práticas sociais que se relacionam com as