• Nenhum resultado encontrado

1) Determine as estruturas apontadas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "1) Determine as estruturas apontadas"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista.

Questões discursivas deverão ser respondidas na própria lista.

Não há necessidade de folhas em anexo, todas as respostas serão exclusivamente na lista.

O não atendimento a algum desses itens faculta ao professor o direito de desconsiderar a lista.

A lista deve ser feita a caneta, somente os cálculos podem ser a lápis.

Capítulo (s) do livro trabalhado (s): Capítulos 5 e 6. “Genética e seus fundamentos” e “Genética no século XXI”

Data de entrega e prova: 07/12/2020.

_______________________________________________________________________________________

1) Determine as estruturas apontadas

2) As células eucariontes ou eucarióticas, também chamadas de eucélulas, são mais complexas que as procariontes.

A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados são dotados deste tipo de células.

É altamente provável que estas células tenham surgido por um processo de aperfeiçoamento contínuo das células procariontes.

Não é possível avaliar com precisão quanto tempo a célula "primitiva" levou para sofrer aperfeiçoamentos na sua estrutura até originar o modelo que hoje se repete na imensa maioria das células, mas é provável que tenha demorado muitos milhões de anos. Acredita-se que a célula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada à relação tamanho × funcionamento era necessário que crescesse. Diferencie eucariota de procariota.

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

Lista de exercícios - Recuperação Semestral (2º semestre)

Aluno (a): __________________________________

Turma: 9º ano: ______ (Ensino Fundamental)

Professor: Mário Neto Disciplina: Ciências Naturais No Anhanguera você é + Enem

(2)

3) A divisão celular é o período no qual a célula reparte igualmente o seu conteúdo. Este período inclui basicamente duas etapas: a partilha extra do material nuclear, chamada no sentido estrito de mitose ou cariocinese e a divisão citoplasmática ou citocinese. A divisão celular é precedida da interfase. Conceitue interfase.

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

4) A descoberta do DNA ocorreu em 1869 e foi feita pelo bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher1 (1844 – 1895). Miescher buscava determinar os componentes químicos do núcleo celular e usava os glóbulos brancos contidos no pus para suas pesquisas. Os glóbulos brancos eram um bom material pois são células que apresentam núcleos grandes e fáceis de serem isolados do citoplasma. Além disso, o pus era muito fácil de se conseguir na época em ataduras usadas em ferimentos. Onde está localizado o DNA em eukarya?

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

_____________________________________________________________________________

5) Analisando os núcleos, Miescher descobriu a presença de um composto de natureza ácida que era desconhecido até o momento. Esse composto era rico em fósforo e em nitrogênio, era desprovido de enxofre e resistente à ação da pepsina (enzima proteolítica). Qual a função do núcleo?

6) Em urtigas o caráter denteado das folhas domina o caráter liso. Numa experiência de polinização cruzada, foi obtido o seguinte resultado: 90 denteadas e 30 lisas. A provável fórmula genética dos cruzantes é:

a) Dd x dd b) DD x dd c) Dd x Dd d) DD x Dd e) DD x DD

7) Se um rato cinzento heterozigótico for cruzado com uma fêmea do mesmo genótipo e com ela tiver dezesseis descendentes, a proporção mais provável para os genótipos destes últimos deverá ser:

a) 4 Cc : 8 Cc : 4 cc b) 4 CC : 8 Cc : 4 cc c) 4 Cc : 8 cc : 4 CC d) 4 cc : 8 CC : 4 Cc e) 4 CC : 8 cc : 4 Cc

8) (PUCSP-83) Em relação à anomalia gênica autossômica recessiva albinismo, qual será a proporção de espermatozóides que conterá o gene A em um homem heterozigoto?

a) 1/2 b) 1/4 e) 1 c) 1/8 d) 1/3

(3)

9) (UFC-CE-83) Olhos castanhos são dominantes sobre os olhos azuis. Um homem de olhos castanhos, filho de pai de olhos castanhos e mãe de olhos azuis, casa-se com uma mulher de olhos azuis. A probabilidade de que tenham um filho de olhos azuis é de:

a) 25%

b) 50%

c) 0%

d) 100%

e) 75%

10) Uma criança de aproximadamente 1 ano, com acentuado atraso psicomotor, é encaminhada pelo pediatra a um geneticista clínico. Este, após alguns exames, constata que a criança possui ausência de enzimas oxidases em uma das organelas celulares. Esse problema pode ser evidenciado no dia-a-dia, ao se colocar H‚O‚ em ferimentos. No caso dessa criança, a H2O2 “não ferve”.

O geneticista clínico explica aos pais que a criança tem uma doença de origem genética, é monogênica com herança autossômica recessiva. Diz também que a doença é muito grave, pois a criança não possui, em um tipo de organela de suas células, as enzimas que deveriam proteger contra a ação dos radicais livres.

Qual é o genótipo dos pais da criança descrita no texto e qual a probabilidade de o casal ter outro filho com essa mesma doença?

a) AA x aa; 1/8.

b) Aa x aa; 1/2.

c) Aa x Aa; 1/4.

d) Aa x aa; 1/4.

e) Aa x Aa; 1/8.

11) (Fac. Santo Agostinho BA/2018) Biotecnologia envolve o uso das tecnologias que utilizam organismos vivos, ou produtos elaborados a partir deles, para criar ou modificar produtos para fins específicos. Suas principais aplicações estão relacionadas às áreas da medicina, agricultura, produção de alimentos e meio ambiente. O quadro abaixo mostra alguns benefícios da biotecnologia.

I. Aumento da produção de alimentos.

II. Obtenção de alimentos mais nutritivos e com propriedades medicinais.

III. Desenvolvimento de técnicas terapêuticas para doenças que ainda não têm cura, como o câncer, ou cujos tratamentos não são tão eficientes.

IV. Produção de medicamentos, além de hormônios, anticorpos e insulina.

V. Uso da biorremediação para controlar e eliminar a contaminação nos ambientes.

VI. Produção de produtos biodegradáveis para reduzir a poluição ambiental.

Analise as alternativas a seguir e assinale a que apresenta o benefício diretamente relacionado ao processo de clonagem.

a) III.

b) I.

c) VI.

d) V.

12) Uma empresa voltada à prestação de serviços na área de biotecnologia lançou recentemente um aplicativo para dispositivo móvel, denominado Allele Plant, destinado à compra de organismos geneticamente modificados (OGM).

Ao transitar entre as telas, o usuário tem a oportunidade de escolher grãos com genótipos diversos do gene “agrotox”, que codifica a enzima agrotoxidase. Essa enzima tem a capacidade de metabolizar agrotóxicos pulverizados na lavoura para evitar pragas, tais como: cupins, formigas, gafanhotos, lagartas, moscas e mosquitos. Por esse mecanismo de ação, o produto do catabolismo pela agrotoxidase é uma substância aquosa e inócua.

O genótipo selvagem do “agrotox” codifica a enzima de metabolismo rápido, sendo que a velocidade de metabolismo do agrotóxico pela planta é inversamente proporcional ao tamanho do alelo em pares de base (pb) e o alelo nulo correspondente à deleção total do alelo.

As imagens a seguir mostram as telas exibidas pelo aplicativo Allele Plant durante o procedimento de compra:

(4)

Nas informações apresentadas nas telas e nas escolhas corretas a se fazer pelo usuário, o(s) alelo(s)

a) nulo confere proteção mais prolongada da lavoura contra pragas.

b) da agrotoxidase não interferem na proteção da lavoura contra pragas.

c) selvagem confere proteção mais prolongada da lavoura contra pragas.

d) de 100 pb confere proteção mais prolongada da lavoura contra pragas.

e) de 1.500 pb confere proteção mais prolongada da lavoura contra pragas.

13) (IBMEC SP Insper/2017) A nomenclatura científica mais consensual para o cão doméstico é Canis lupus familiaris, que o classifica taxonomicamente como uma das subespécies do lobo, Canis lupus. O nascimento de animais férteis gerados a partir do cruzamento entre esses grupos é um dos argumentos que fundamentam a inclusão de cães e lobos dentro da mesma espécie.

A enorme diversidade atual de raças de cães domésticos é explicada por meio de um processo evolutivo que atuou como agente transformador das características ancestrais de lobos em domesticação, no qual foi preponderante

a) as mutações genéticas promovidas pelo ser humano com a ocorrência de cruzamentos aleatórios.

b) a seleção artificial de características com o direcionamento de cruzamentos.

c) a seleção natural no ambiente selvagem com a ocorrência de cruzamentos aleatórios.

d) a inserção biotecnológica de novos genes com o direcionamento de cruzamentos.

e) a utilização contínua das estruturas corpóreas mais adaptadas ao ambiente com a ocorrência de cruzamentos aleatórios.

14) (Fac. Israelita de C. da Saúde Albert Einstein SP/2017) Seres humanos e bactérias têm um longo histórico de interações. Ancestralmente, uma relação conflituosa de parasitismo, com bactérias invadindo e interferindo no equilíbrio dinâmico da fisiologia humana e sendo responsáveis por um grande número de infecções e enfermidades.

Mais tarde, como organismos fermentadores, cuja ação as tornou interessantes aliadas na fabricação de vinagres e laticínios e, mais recentemente ainda, em técnicas de biotecnologia. Ecologicamente, as bactérias são imprescindíveis em processos de decomposição da matéria orgânica, no ciclo biogeoquímico do nitrogênio e na produção de glicose e o oxigênio molecular (...)

(Scientific American Brasil, ano II – nº 14, 'A MAIS RECENTE REDE SOCIAL') Após a leitura do texto, um estudante do ensino médio fez as afirmações a seguir. Assinale a INCORRETA.

a) Superbactérias causadoras de doenças em seres humanos apresentam alterações em seu DNA, provocadas por antibióticos utilizados indiscriminadamente por nossa população.

b) Lactobacilos, utilizados em larga escala na indústria de alimentos como queijos e iogurtes, realizam o processo de glicólise, sendo capazes de produzir ácido lático.

c) Certas bactérias, juntamente com fungos, são, em um ecossistema, responsáveis pela decomposição de organismos mortos.

d) Bactérias nitrificantes, presentes no solo, são responsáveis pela produção de nitritos e nitratos; estes últimos são absorvidos pelas plantas para a produção de compostos orgânicos nitrogenados. Por outro lado, as cianobactérias realizam fotossíntese, produzindo glicose e liberando oxigênio para o ambiente.

15) (UFSC/2017) Na década de 1930, geneticistas japoneses produziram melancias sem sementes. O método de produção foi baseado na exposição de sementes de melancias normais a substâncias químicas que dobravam seu número de cromossomos. Depois cruzavam as melancias de sementes modificadas com melancias de sementes com

(5)

número normal de cromossomos. Os descendentes desses cruzamentos não podiam produzir suas próprias sementes porque possuíam um número anormal de cromossomos.

Sobre o uso da biotecnologia aplicada na dieta e na saúde humanas, é correto afirmar que:

01. as melancias obtidas pelos japoneses são um dos muitos exemplos de plantas transgênicas.

02. para a transferência de genes de uma espécie para outra, podem ser utilizados vírus como transportadores dos genes.

04. a seleção artificial não leva ao aparecimento de novas variedades de um animal ou planta.

08. aves como Chester e Fiesta, vendidas comercialmente, são obtidas por meio da transferência de genes.

16. comprovadamente, os diferentes tipos de produtos oriundos dos organismos geneticamente modificados trazem sérios riscos à saúde humana.

32. mutações no DNA, portanto no genoma dos seres vivos, fazem parte do processo da evolução biológica e podem ocorrer em qualquer ser vivo.

16) (ENEM/2017) Um geneticista observou que determinada plantação era sensível a um tipo de praga que atacava as flores da lavoura. Ao mesmo tempo, ele percebeu que uma erva daninha que crescia associada às plantas não era destruída. A partir de técnicas de manipulação genética, em laboratório, o gene da resistência à praga foi inserido nas plantas cultivadas, resolvendo o problema.

Do ponto de vista da biotecnologia, como essa planta resultante da intervenção é classificada?

a) Clone.

b) Híbrida.

c) Mutante.

d) Dominante.

e) Transgênica.

17) (FGV/2017) O número de cromossomos presentes no núcleo celular é característico em cada espécie de ser vivo eucarionte, porém podem ocorrer variações geradas naturalmente pelo ambiente, ou intencionalmente por meio de procedimentos laboratoriais. Em relação a essas variações no número de cromossomos nucleares, é correto afirmar que a poliploidia,

a) nos gatos domésticos, é responsável pela alta diversidade de raças existentes.

b) em uma colônia de bactérias, constitui a principal metodologia biotecnológica para produção de transgênicos.

c) no trigo cultivado, é responsável pela padronização de características com interesse econômico.

d) no protozoário plasmódio, causador da malária, constitui o principal tratamento para a doença.

e) em uma colônia de leveduras, confere maior capacidade metabólica fotossintetizante.

18) (UNCISAL AL/2016) As vacinas são classificadas em três grandes grupos (ou gerações) em razão das estratégias ou dos conceitos utilizados na preparação do princípio ativo [...]. Nas vacinas de primeira geração o agente patogênico é inativado ou atenuado. Nesse grupo, destacam-se vacinas de prevenção da coqueluche, contra varíola, poliomielite, sarampo, rubéola, adenovírus [...].

Na segunda geração, a indução de anticorpos é voltada para um único alvo, uma toxina, ou açúcares de superfície, que permite ao sistema imune neutralizar o agente infeccioso. Nesse grupo, destacam-se vacinas acelulares que empregam toxoides (toxinas purificadas e inativadas por tratamento químico), proteínas e polissacarídeos purificados, como as antitetânica, antidiftérica, hepatite B e as vacinas para o controle da meningite meningocócica e da pneumonia.

[...]

Na terceira geração, o conceito vacinal surgiu da observação de células em que o DNA injetado conseguiu penetrar as membranas citoplasmática e nuclear e utilizar o maquinário enzimático necessário à transcrição e tradução, produzindo o antígeno que desencadeará uma série de respostas imunológicas. Embora as perspectivas depositadas nas vacinas de DNA tenham sido frustradas pela baixa imunogenicidade de diversas vacinas submetidas a testes clínicos, os resultados indicam que essas vacinas podem ser instrumentos excelentes para a ativação de respostas imunológicas citotóxicas e, consequentemente, controle de patógenos de replicação intracelular como vírus, algumas bactérias e certos tipos de câncer.

DINIZ, M.O. & FERREIRA, L.C.S. Biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de vacinas.

(6)

Dadas as afirmativas sobre a tecnologia do DNA recombinante na produção de vacinas,

I. As estratégias de clonagem e de introdução de mutações em genes específicos têm permitido a produção de vírus e bactérias inativos de forma mais precisa e segura do que os métodos convencionais das vacinas de primeira geração.

II. O aprimoramento das técnicas de produção de proteínas recombinantes, através de sistemas de expressão heterólogos, permite que bactérias, leveduras, células de mamíferos e insetos sejam utilizados para a produção de antígenos.

III. A tecnologia do DNA recombinante na produção de vacinas de DNA tem representado uma forma alternativa de desenvolver imunoterapias – vacinas com propriedades terapêuticas.

verifica-se que está(ão) correta(s)

a) I, II e III.

b) I e III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) III, apenas.

e) II, apenas.

19) (UFPR/2018) Um grupo de roedores é separado pelo surgimento de um rio. Ao longo do tempo, os roedores ao norte do rio tornam-se brancos, enquanto os roedores ao sul do rio tornam-se castanhos. Nesse caso, é correto afirmar que a seleção natural:

a) gera mutações específicas para os ambientes ao norte e ao sul do rio.

b) promove a competição entre roedores brancos e castanhos.

c) aumenta a probabilidade de sobrevivência apenas dos roedores brancos.

d) promove a cooperação entre roedores brancos e castanhos.

e) favorece diferentes fenótipos ao norte e ao sul do rio.

20) (FAMERP SP/2018) Pesquisadores da Universidade de Massachusetts, EUA, demonstraram que seria possível tratar a Síndrome de Down, silenciando o cromossomo extra encontrado na pessoa com a doença. O princípio se baseia em aplicar o mecanismo natural que ocorre nas células somáticas das mulheres, em que um dos cromossomos fica inativado, formando o corpúsculo de Barr.

(Veja, 24.07.2013. Adaptado.)

a) Qual cromossomo extra a pessoa com Síndrome de Down apresenta nas células anormais? Esse cromossomo é classificado como autossômico ou sexual?

b) Caso o hipotético mecanismo para o tratamento da síndrome tenha sucesso, com qual aspecto morfológico o cromossomo extra ficaria quando inativado? Por que esse mecanismo pode ser um tratamento ou uma forma de minimizar os sintomas da Síndrome de Down?

Referências

Documentos relacionados

As sementes tem dormência imposta pelo tegumento e para a superação é necessário submetê-las à embebição em água (24 a 48 horas), escarificação mecânica ou

Conclusão: a obstrução total do meato acústico externo por excesso de cerume altera os limiares auditivos, principalmente nas freqüências de 6000 e 8000 Hz, que pioraram, em média, 6

Maior sensibilidade foi obtida no estudo dos LCR: 100% para antígenos de líquido de vesícula e extrato salino total; 91,7% para o extrato de membrana; 89,6% para extrato de

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

MELO NETO e FROES (1999, p.81) transcreveram a opinião de um empresário sobre responsabilidade social: “Há algumas décadas, na Europa, expandiu-se seu uso para fins.. sociais,

e) Quais são os elementos de ligação entre a política pública construída como fomento no município de Campinas e aquelas discutidas em suas intencionalidades pelo

2 – Informação: Código de cliente que deverá sempre usar nos contactos com a Secção de Água e Saneamento ou Balcão Único de Atendimento do Município de Almeida, NIF,

A crescente preocupação com taxas elevadas de insucesso escolar, fez incidir as atenções dos responsáveis políticos sobre a função dos serviços de apoio à infância como meio