• Nenhum resultado encontrado

Sistemas de Informação 4º. ano Estágio Supervisionado Sumário

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Sistemas de Informação 4º. ano Estágio Supervisionado Sumário"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Sumário

Manual do Estágio Supervisionado

Sistemas de Informação 4º. ano

Estágio Supervisionado

(2)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ___________________________________________________________ 3 2 O QUE É O ESTÁGIO SUPERVISIONADO ___________________________________ 4 2.1 Fundamentação Legal do Estágio Supervisionado ___________________________ 4 2.2 Áreas de Atuação _______________________________________________________ 4 3 SISTEMÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ___________________________ 5 3.1 Fase de Registro do Estágio ______________________________________________ 5 3.2 Fase de Realização do Estágio ____________________________________________ 6 3.3 Fase de Encerramento do Estágio _________________________________________ 7 4 PORTAL DO ALUNO _____________________________________________________ 9 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS _______________________________________________ 10

(3)

Estágio Supervisionado Pág. 3

1 INTRODUÇÃO

O estágio, como disciplina do 4o. ano do curso de Sistemas de Informação da FAI, realiza-se sob a coordenação da FAI, quanto à organização, orientação, supervisão e avaliação final. A disciplina é regida pelo Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação da FAI.

Este manual tem como objetivo esclarecer as atividades inerentes ao Estágio Supervisionado, apresentando as suas fases, o sistema de avaliação e outras informações que ajudam o aluno estagiário a melhor cumpri-lo.

Além desta introdução, este manual está organizado em mais 4 capítulos.

O Capítulo 2 apresenta o estágio supervisionado e sua importância na formação do aluno do curso de Sistemas de Informação. Apresenta a fundamentação legal para a disciplina Estágio Supervisionado e as áreas nas quais o aluno pode atuar para ter seu estágio reconhecido pela disciplina Estágio Supervisionado.

O Capítulo 3 apresenta a sistemática do estágio e determina os critérios de avaliação adotados para aprovação na disciplina.

O Capítulo 4 apresenta o Módulo Central do Estágio do Sistema de Informação Acadêmica da FAI, o SIA-Web.

O Capítulo 5 encerra este manual com considerações finais sobre o Estágio Supervisionado.

(4)

2 O QUE É O ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O estágio é o período de estudo prático durante o qual um estudante exerce uma atividade temporária na sua área de formação dentro de uma organização empresarial.

O estágio supervisionado tem a finalidade de proporcionar atividades de aprendizagem profissional na formação curricular de estudantes regularmente matriculados e com freqüência efetiva no curso.

A importância do estágio não se limita à inclusão profissional no mercado de trabalho. É ainda uma importante ferramenta de orientação profissional. O aluno não só confirma sua opção de carreira, como também aprende noções básicas de comportamento, hierarquia e convivência.

2.1 Fundamentação Legal do Estágio Supervisionado

Desde 25 de setembro de 2008, está em vigor a Lei do Estágio, No. 11.788. De acordo com Lei 11.788, as instituições de ensino devem regular o estágio de estudantes de estabelecimentos de ensino superior, ensino médio e supletivo. Elas disporão sobre a inserção do estágio curricular na programação didático-pedagógica, carga horária, duração e jornada de estágio, que não poderá ser inferior a um semestre letivo. As condições imprescindíveis para caracterização e definição dos campos de estágios curriculares e, sistemática de organização, orientação, supervisão e avaliação do estágio curricular também são de sua responsabilidade.

2.2 Áreas de Atuação

O aluno do curso de Sistemas de Informação poderá atuar no estágio supervisionado nas seguintes áreas:

a) programação, projeto e análise de sistemas;

(5)

Estágio Supervisionado Pág. 5

3 SISTEMÁTICA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

O documento que regula a disciplina de estágio supervisionado é o Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação da FAI, em Anexo A.

A disciplina Estágio Supervisionado organiza o estágio supervisionado em três fases: registro, realização e encerramento. Em cada uma das fases são exigidos documentos comprobatórios de sua realização. Os documentos devem ser entregues pelo próprio aluno à Supervisão de Estágio, devidamente assinados por ele e pelo supervisor de estágio na empresa.

3.1 Fase de Registro do Estágio

Cabe ao aluno matriculado no último ano letivo do curso de Sistemas de Informação, procurar o Supervisor do Estágio Supervisionado com o propósito de registrar a ocorrência do estágio.

Só terá condições de concluir o estágio obrigatório dentro do período destinado a esta atividade o aluno do 4º ano que tiver iniciado formalmente o seu estágio até o dia 30 de junho do ano corrente.

O prazo máximo para entrega do Termo de Compromisso de Estágio e do Plano e Estágio à Supervisão de Estágio será de 10 dias, contados a partir da data de sua assinatura.

Termo de Compromisso de Estágio

Instrumento jurídico firmado entre a instituição de ensino, pessoas jurídicas de direito público e privado e aluno para realização do estágio curricular, em consonância com o artigo 3º, parágrafo II da Lei 11.788.

As partes envolvidas assinam as 3 (três) vias do presente documento, destinando-se a primeira à interveniente, no caso a FAI, a segunda à empresa concedente do estágio e a terceira ao aluno. Vide modelo de Termo de Compromisso de Estágio no Anexo B.

Plano de Atividades de Estágio

Cabe a empresa concedente do estágio, elaborar um plano de estágio (Vide Modelo no Anexo C) ao aluno, no qual deverá constar o período, carga horária semanal e total previstas, horário de trabalho e o nome do supervisor de estágio na empresa.

(6)

Conforme consta no Parágrafo 3o. do Artigo 4o do Regulamento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação da FAI, o supervisor de estágio da empresa deverá possuir, preferencialmente, nível igual ou superior à graduação na área de computação ou áreas afins.

Além dessas informações, o plano deve conter a área de atuação do estagiário, de acordo com as áreas previstas neste manual, bem como uma descrição clara e precisa de todas as atividades planejadas para serem realizadas pelo estagiário.

No caso do aluno já registrado como funcionário com funções em áreas afins do curso, o Termo de Compromisso de Estágio será substituído pela cópia autenticada da carteira de trabalho (folhas de rosto e de registro) e uma declaração da empresa de que o aluno é funcionário da mesma. O Plano de Estágio, neste caso, será intitulado Plano de Trabalho.

No caso do aluno empresário, o Termo de Compromisso de estágio será substituído pela cópia autenticada do documento de constituição da empresa na área, onde ele apareça como sócio. O Plano de Estágio, neste caso, será intitulado Plano de Trabalho.

Vale ainda ressaltar que, para efeitos de comprovação pela empresa concedente, da condição de estagiário do aluno perante eventuais fiscalizações do Ministério do Trabalho ou da Previdência, é imprescindível a existência desta documentação devidamente regularizada, para ser apresentada no momento que se fizer oportuno.

3.2 Fase de Realização do Estágio

O aluno deverá, ao iniciar a contagem do tempo de estágio, agendar três reuniões com o Supervisor de estágio, com espaçamento entre as reuniões de no mínimo 2 meses. Essas reuniões têm como finalidade avaliar o andamento do estágio bem como o desenvolvimento do

(7)

Estágio Supervisionado Pág. 7 período ao qual o relatório se refere.

3.3 Fase de Encerramento do Estágio

Após a entrega do terceiro relatório de acompanhamento, o aluno deverá preencher o cabeçalho do formulário de avaliação de estagiário (Vide modelo no Anexo E) e encaminhá-lo ao supervisor de estágio na empresa para apontamento da avaliação.

Avaliação de Estágio pelo Supervisor na Empresa

O Formulário de Avaliação de Estágio deve ser preenchido pelo supervisor de estágio na empresa, baseando-se nos critérios apresentados na Tabela 1, em até 10 dias após o encerramento do estágio.

TABELA 1. Critérios da Avaliação do Estágio Supervisionado pela Empresa Concedente

Item Critério Valor

1 Conhecimentos necessários para executar as atividades programadas.

100

2 Porcentagem de atividades cumpridas dentro da programação (%). 100 3 Qualidade do trabalho solicitado, dentro de um padrão razoável. 100 4 Cooperação: disposição para atender prontamente às atividades

solicitadas.

100

5 Iniciativa para resolver problemas sem necessidade de supervisão. 100

6 Disposição para aprender. 100

7 Capacidade de desenvolver e sugerir modificações e inovações que beneficiem a empresa.

100

8 Assiduidade e pontualidade no cumprimento dos horários. 100 9 Senso de responsabilidade: zelo pelos bens da empresa. 100 10 Sociabilidade: facilidade de contatos e interação com o grupo. 100 11 Disciplina, quanto às normas e regulamentos internos. 100

O formulário deverá ser enviado em envelope lacrado, a Coordenação Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação – Supervisão de Estágios da FAI.

(8)

No caso do aluno empresário, o formulário será preenchido pelo próprio aluno na forma de uma autoavaliação.

Avaliação de Estágio pela Supervisão de Estágios na FAI

A supervisão de estágio, durante o ano letivo, avalia o aluno em cada uma das fases do estágio – registro, realização e encerramento – segundo os critérios apresentados na Tabela 2.

TABELA 2. Critérios da Avaliação do Estágio Supervisionado pela Supervisão de Estágio

Item Critério Valor

1 Cumprimento de prazos. 30

2 Uso do padrão culto da língua na redação dos relatórios, obediência às normas de organização do relatório.

20

3 Detalhamento das atividades e qualidade das informações dos relatórios.

50

Nota Final da Disciplina de Estágio Supervisionado

A nota da avaliação feita pela empresa é dada pela média aritmética das notas atribuídas aos critérios definidos na Tabela 1.

A nota da supervisão de estágio é dada pela soma das notas atribuídas aos critérios definidos na Tabela 2.

A nota final da disciplina Estágio Supervisionado é dada pela média aritmética das notas da empresa e da supervisão de estágio, sendo atribuída a todos os bimestres letivos.

No caso do aluno com atuação de empresário, a nota final da disciplina Estágio Supervisionado

(9)

Estágio Supervisionado Pág. 9

4 PORTAL DO ALUNO

O Portal do aluno é o principal veículo de comunicação entre o aluno e a faculdade. É composto por vários módulos, dentre eles, o módulo SIA-Web. O Módulo Sistema de Informações Acadêmicas (SIA-Web) tem como objetivo:

a) apresentar uma listagem das empresas conveniadas com a FAI, com a finalidade de proporcionar atividades de aprendizagem profissional na formação curricular de estudantes regularmente matriculados e com freqüência efetiva em cursos de nível superior da FAI;

b) oferecer modelos, em formato digital editável, para confecção da documentação exigida para o estágio supervisionado;

c) informar o andamento do estágio supervisionado para os alunos matriculados na disciplina Estágio Supervisionado;

d) informar o horário de atendimento da Supervisão de Estágio, bem como os horários de atualização do SIA-Web com informações referentes ao Estágio Supervisionado1.

Para outras informações sobre a utilização deste módulo, consulte o Manual do Usuário do SIA-Web disponível em http://www.fai-mg.br/portal/paginas/sia_p_index.php.

As oportunidades de estágio e emprego, após analisadas pela Supervisão de Estágio, são publicadas no FAI-Online.

(10)

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

A disciplina Estágio Supervisionado completa a formação do Bacharel em Sistemas de Informação, ingressando-o ao mercado de trabalho, agregando prática e experiência profissional à sua formação. A Coordenação Acadêmica do Curso de Sistemas de Informação da FAI, por meio de sua Supervisão de Estágio, deseja aos alunos um excelente período de aprendizado prático junto à comunidade empresarial.

Referências

Documentos relacionados

Reforçando o seu compromisso de continuar a remunerar atractivamente os seus accionistas, em Setembro de 2004, a Comissão Executiva da PT anunciou que irá

Alguns resultados da pesquisa mostram que existe uma tendência da população em aceitar que as causas da pobreza são estruturais, pois diante de opções tais

Tanto este como outros exemplos podem ser utilizados para realizar um exercício rápido sobre o modo de obter informação na internet que possa ser útil na resolução de um

2.3 Estágio supervisionado nos marcos regulatórios da formação profissional: Política Nacional de Estágio (ABEPSS) e a Política do Estágio Supervisionado do Curso de

Uma tropa de 11000 homens, menos da metade dos 35000, previstos, embarca para Zara, cidade que devem conquistar e entregar a Veneza para assim pagar a passagem

[r]

TADEU, Hugo Ferreira Braga; OLIVEIRA, Carlos Alberto Arruda de; BURCHARTH, Ana Luiza Lara de Araújo; CASTRO, Ana; BARCELLOS, Erika; MENESES, Heloisa; NETTO, Daniel;

É possível que a psique autônoma estivesse me chamando novamente à minha vocação, ação bastante independente do desejo lamurioso do ego por cessação, ações essas que, como