• Nenhum resultado encontrado

PLANO DE RETORNO ÀS AULAS HÍBRIDAS, SEMIPRESENCIAIS E PRESENCIAS.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PLANO DE RETORNO ÀS AULAS HÍBRIDAS, SEMIPRESENCIAIS E PRESENCIAS."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Colégio Aplicação

Rua Floresta, s/nº - Loteamento Planaltino. Capim Grosso - Ba. CEP: 44.695-000 Autorização: Portaria nº 34. Diário Oficial do Estado 31/12/2003

CNPJ: 13.419.860/0001-06

PLANO DE RETORNO ÀS AULAS HÍBRIDAS, SEMIPRESENCIAIS E PRESENCIAS.

Junho – 2021

(2)

PLANO DE AÇÃO PARA RETORNO ÀS AULAS

1- APRESENTAÇÃO

Estabelecimento de Ensino: Colégio Aplicação.

Identificação da Mantenedora: Colégio Aplicação Ltda.

Endereço: Rua da Floresta, s/n. Bairro Planaltino. Capim Grosso/Ba.

Código Censo: 29445442

Diretor: Leonardo Moreira dos Santos – Autorização 15 261/2019.

Modalidades que oferta: Ensino Fundamental - 6º ao 9º Ano e Ensino Médio.

Corpo Administrativo/ Docente/ Discente e Dependências Físicas:

Diretoria – 01 Secretaria – 01

Coordenação Pedagógica – 01 Corpo Administrativo – 04 Corpo Docente – 20 Corpo Discente - 350 Biblioteca – 01

Laboratório de Informática – 01 Almoxarifado – 01

Auditório – 01 Xerox – 01 Cantina – 01

Sanitários – 12 (04 masculinos /06 femininos / 01 deficiente masculino /01 deficiente feminino)

Sala de Professores – 01 Salas de Aula – 12

Sala de Vídeo – 01 Quadra Esportiva – 02

O Colégio Aplicação está embasado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, Resoluções, bem como Pareceres do Conselho Estadual de Educação da Bahia. Por se tratar de uma instituição de ensino, que visa uma formação humana, a qual pretende obter resultados significativos, faz-se necessário os seguintes valores: respeito, amor, solidariedade, compreensão, compromisso, interação e ética.

A metodologia de ensino está baseada numa proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança, o adolescente e o jovem a explorar e descobrir todas as possibilidades do conhecimento, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar criticamente, se tornando agentes transformadores na sociedade em que vivem.

(3)

No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.

O Ensino Fundamental deve estar comprometido com a democracia e a cidadania.

Nesse sentido, baseados no texto da Constituição de 88, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs orientam a escola quanto aos princípios gerais que visam à consecução das seguintes metas:

- respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação, nas relações interpessoais, públicas e privadas;

- igualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis;

- participação como elemento fundamental à democracia;

- corresponsabilidade pela vida social como compromisso individual e coletivo.

No Ensino Médio o COLÉGIO APLICAÇÃO aprofundará o modelo pedagógico, de modo que não se limite somente ao vestibular, visto que é um ensino médio regular, mas oferecerá perspectivas ao aluno interessado em inserção no mercado de trabalho, visto que o aluno poderá ir para outros campos, da cultura, das artes, da ciência, da tecnologia e demais áreas de conhecimento, visto que um dos objetivos da escola é uma formação que possibilite aos jovens descobrirem suas possibilidades.

Busca-se aqui, expressar a ousadia de inovar com um jeito diferente de ser escola, redimensionando o tempo e o espaço escolar, voltado para a sociedade do conhecimento e não da informação, com uma proposta humanista. Um projeto político-pedagógico que aponta para a superação da cultura tradicionalmente assumida de simples transmissão de conhecimento, avançando no sentido da pesquisa e da construção de novos saberes a partir do convívio e das inter-relações das áreas do conhecimento e destas com a realidade.

A escola, enquanto organização ocupa um espaço primordial na sociedade, visto que, além de assumir atitudes essenciais, direciona conhecimentos formais, a fim de um desenvolvimento pessoal, intelectual e pleno no exercício da cidadania do próprio indivíduo, afinal, este vê um ser que pensa, age e interage no meio social.

Através desse documento buscamos convalidar o ano letivo de 2020 dos alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Aplicação, pois entendemos que nossas ações pedagógicas e nosso comprometimento com as famílias, professores e alunos foi devidamente bem sucedida e busca se firmar como uma instituição inclusiva, que reconhece as diversidades e que incentiva a interação da educação com os meios sócios, políticos, culturais e sempre respeitando as dificuldades, as limitações e as necessidades das pessoas.

(4)

Além disso, faz-se necessário a participação ativa da família e da comunidade escolar neste processo, uma vez que esta é o passo inicial na formação do indivíduo, por isso, ambas se complementam para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem do educando.

Nessa perspectiva, o Colégio Aplicação, consciente da importância da educação para promover conhecimentos que possibilitem o crescimento do indivíduo na sua totalidade, visa contribuir nesse processo educativo do sujeito para à vida, bem como sua liberdade, afinal entendemos que é preciso promover a educação para todos onde se faça sentido ir à escola para realmente provocar as curiosidades epistemológicas, a fim de apresentar a sociedade seres atuantes e não meros expectadores.

2- AS MEDIDAS E O CENÁRIO PARA RETORNO

O Colégio Aplicação irá seguir esse Protocolo de Retorno às Aulas (híbridas e/ou semipresenciais), mediante à suspensão das aulas presenciais em decorrência da pandemia mundial do COVID-19. A instituição entende que protocolos de saúde devem ser devidamente seguidos e se compromete em obedecer a esses parâmetros que possam condicionar diretrizes e protocolos de retorno às aulas.

É relevante nesse documento termos como base alguns órgãos e instituições (OMS, MEC, SEC/BA, SECRETARIA MUNICIPAL DE CAPIM GROSSO/BA, UNDIME) que norteiam medidas que deverão ser adotadas para o retorno às aulas com segurança, por mais que estejamos vivendo um momento delicado, entendemos que a educação possa apresentar elementos positivos na construção desse retorno.

A família e a comunidade escolar precisam estar em sintonia com esse processo, pois essa relação pode contribuir de forma significativa na construção de um planejamento pedagógico que deva adequar modificações suficientes que atendam os alunos, professores e demais composição escolar.

Necessário que o poder público através da Prefeitura de Capim Grosso/Ba (Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária) possam acompanhar, fiscalizar e dá o devido suporte para que as ações pensadas possam ter êxito em sua execução.

2.1 ORIENTAÇÕES GERAIS

Para a sua elaboração, a equipe do Colégio se apoiou nas orientações legais e normativas produzidas no âmbito da Organização Mundial da Saúde, do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde; o Marco Legal produzido pelo Conselho Nacional e pelo Conselho Estadual de Educação. Também incorporou proposições oriundas das diversas reuniões e documentos produzidos por distintas instituições privadas, dedicadas a debater

(5)

sobre os cuidados para a volta às aulas no contexto da pandemia de COVID-19 elevando em considerações as particularidades que são peculiares a cada instituição.

A UNDIME – (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) e a Secretaria de Educação do Estado da Bahia, apresentam estratégias que podem ser consideradas para o retorno às aulas:

a) Acolhimento aos alunos, professores e familiares;

b) Avaliar o Planejamento Pedagógico com objetivo de reavaliar a aprendizagem no processo remoto;

c) Organizar ações educativas para melhorias no processo de cognição e avaliação;

d) Reabertura das Instituições de Ensino se dará após parecer técnico das autoridades de saúde, adotando as recomendações desse protocolo;

2.2 AÇÕES ADMINISTRATIVAS

a) Apresentar as autoridades sanitárias locais esse Plano de Retorno às Aulas, como o intuito de cumprir com seu compromisso social e responsável com a educação do município;

b) Observar a infraestrutura do Colégio Aplicação para que se tenham garantias sobre condições de aplicar as medidas de segurança para os alunos, familiares, professores e demais comunidade;

c) Conversar com os motoristas das cidades circunvizinhas sobre como devem proceder o distanciamento interno e higienização do transporte escolar.

d) Conversar com o pessoal da lanchonete para que os mesmos possam também ter todas as orientações sobre o distanciamento, atendimento aos alunos, preparação do lanche, tempo de lanche e higienização local.

e) Analisar a possibilidade de o lanche ser realizado na sala de aula se cumprindo o distanciamento social, conforme medidas estabelecidas por esse protocolo.

2.3 MEDIDAS SANITÁRIAS

 Organizar a entrada dos alunos pelo portão principal de forma ordenada e demarcada.

Usar também o portão de trás para dá apoio na entrada e saída de alunos. Liberar as turmas de forma escalonada;

 Organizar o fluxo de entrada e saída de forma a evitar aglomerações com o distanciamento mínimo de 1,5 m entre os alunos e trabalhadores, faremos escalonamento de entrada e saída para cada segmento/turma;

(6)

 Os horários de entrada, saída e intervalos das aulas devem ser organizados de forma a evitar aglomerações;

 Sempre que possível, deverão ser designadas portas específicas para entrada e saída, além da realização de marcação, com sinalização no chão, dos fluxos de circulação interna, de modo a evitar o cruzamento de pessoas e garantir o distanciamento mínimo de 1,5 m;

 Reorganizar as salas de aula com 50% dos alunos da turma e considerar o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre os estudantes;

 Aplicar o rodízio entre os estudantes;

 Aferição de temperatura na entrada do colégio de alunos, familiares, professores, funcionários e demais membros da comunidade escolar. Na chegada à Instituição a temperatura dos trabalhadores, prestadores de serviço e estudantes deve será aferida, e aqueles com resultado igual ou superior a 37,5°C devem ser direcionados para acompanhamento de saúde adequado.

 Disponibilizar 02 Lavatórios de mãos na rampa do estabelecimento, com disponibilidade de dispensador de sabonete, papel toalha e lixeira de pedal;

 Disponibilizar dispensadores de álcool gel 70% em quantidade compatível à estrutura e número de circulantes na Instituição de Ensino (conforme Lei Estadual Nº 13.706/2017).

Disponibilizar os mesmos na entrada da secretaria, nas salas de aula, sala de mídia, biblioteca, sala dos professores, pátio e almoxarifado;

 Disponibilizar nos banheiros masculino e feminino porta papel toalha, lixeira principal de pedal, lixeiras simples abertas e dispensadores de sabonete. Fazer adequações sanitárias;

 Disponibilizar tapete sanitizante na entrada do Colégio;

 As áreas comuns (corredores, banheiros, maçanetas, corrimãos, portas, pisos, biblioteca, parques, estacionamentos, salas de aula, salas administrativas, dentre outras) devem ser higienizadas diariamente, de forma regular para garantir a segurança das pessoas. Recomenda-se que sejam higienizados todos os espaços, todos os dias após o encerramento das aulas;

 Demarcar os espaços de distanciamento de 1,5 metros na secretaria, biblioteca, salas de aula, sala de mídia, no corredor e na sala de professores;

 Isolar o bebedouro e orientar que os estudantes levem suas garrafas de água, evitando a utilização de bebedouros coletivos e o compartilhamento de garrafas;

 Isolar os bancos de assentos na área interna e externa do colégio;

 Evitar que vários estudantes utilizem o banheiro de uma só vez;

(7)

 Evitar a entrada de voluntários, convidados externos e pais/responsáveis na escola. A circulação desses nas dependências internas da escola deve ocorrer somente quando for inevitável e conforme a avaliação da direção escolar;

 Evitar o uso de áreas comuns, como bibliotecas, pátios e quadras. No caso da prática de atividade física, optar sempre que possível por atividades individuais e ao ar livre. As práticas de atividade física devem ser adaptadas, seguindo as seguintes orientações:

manter distância mínima de 1,5 m entre os estudantes, evitar ao máximo uso de materiais coletivos e o compartilhamento de materiais (se não houver como evitar, deve- se higienizá-los com água e sabão ou álcool 70% entre cada utilização dos estudantes) e fazer uso de máscaras, inclusive durante a atividade;

 Disponibilizar máscaras para o caso de algum aluno, familiar, professor, funcionário ou pessoas externas, se esquecerem;

 Sinalizar informações dentro do Colégio sobre o COVID-19 com o intuito de prevenção;

 Higienizar o Colégio (todos os seus setores) diariamente após as aulas. É recomendável fazer a higienização de pisos e banheiros no mínimo duas vezes ao dia, com água sanitária diluída em água. A utilização de álcool 70% por todas estas superfícies também será recomendado;

 Higienizar as dependências da unidade educacional diariamente com água sanitária diluída (uma parte de água sanitária para nove partes de água), pulverizando em todos os ambientes, deixando agir por 10 minutos antes da chegada das pessoas envolvidas nas atividades presenciais;

 Realizar treinamentos específicos para os funcionários sobre os critérios de higienização estabelecidos, bem como dos procedimentos de diluição de produtos de limpeza, seguindo as orientações dos fabricantes;

 Garantir que os funcionários responsáveis pela higienização utilizem equipamentos de proteção individual adequado para o desempenho de suas funções;

 Deve ocorrer a limpeza e desinfecção do ambiente a cada troca de turma, no qual se faz necessário à limpeza de mesas, cadeiras, quadros, maçanetas de portas e demais utensílios presentes no local;

 Proibido realizar eventos que possam gerar aglomerações, como: Gincana Escolar, Feira Cultural, Festas Juninas e Formaturas, enquanto perdurar a pandemia do COVID- 19;

 Capacitar o pessoal de serviços gerais e apoio sobre medidas de higienização;

 Manter portas e janelas abertas, visando melhor ventilação;

 Sinalizar com placas e adesivos as instruções de uso das medidas sanitárias;

 Deve-se adotar uma atenção especial e uma análise de forma individualizada para as medidas de proteção em demais condições de saúde que impossibilitem o uso da

(8)

máscara ou o cumprimento do distanciamento mínimo. Os demais alunos, trabalhadores, professores, pais e responsáveis, visitantes e prestadores de serviços deverão utilizar obrigatoriamente máscaras para acessar a Instituição e manter obrigatoriamente o uso.

2.4 COMO ATUAR AO CONFIRMAR COVID – 19 OU EM CASOS SUSPEITOS

Em caso de aluno/a que um dos pais/cuidadores (CHECAGEM 1) informe a escola sobre a presença de SG/COVID-19/SRAG ou que um professor (CHECAGEM 2) identifique uma destas condição em algum aluno e/ou que tenha feito exame do tipo RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno para Covid-19 com resultado positivo, seguir as orientações abaixo:

 As aulas presenciais da turma a que pertence o aluno deverão ser suspensas por 14 dias a partir do início dos sintomas ou até que saia o resultado do exame:

 Se o resultado do exame for negativo, as aulas presenciais devem retornar imediatamente;

 Se o resultado do exame for positivo, as aulas presenciais devem permanecer suspensas por 14 dias a partir do início dos sintomas ou a partir da coleta do exame (em caso de crianças assintomáticas)

 Em caso de professores ou trabalhadores sintomáticos ou com resultado de exame tipo RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno para Covid-19 com resultado positivo, esses devem ser afastados do serviço por um período de 10 dias a partir do início de sintomas ou a partir do resultado do teste, o que vier primeiro. Não há necessidade de interrupção das aulas, no geral, pois o profissional da educação ou aluno(s) será afastado;

 Em caso de dois ou mais casos de alunos, trabalhadores ou professores sintomáticos ou com resultado de exame tipo RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno para Covid-19 com resultado positivo de uma mesma turma e em que se possa estabelecer um vínculo entre o surgimento dos casos, o Comitê Gestor deve entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica do Município, afim de melhor investigar a origem do surto e definição de estratégias de mitigação de risco e suspender as aulas imediatamente;

 Para fins de definição de caso confirmado, só serão considerados os testes tipo RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno. Não estão recomendados, nem serão considerados, os testes tipo sorológicos;

 Findado o período de afastamento conforme definidos acima, as aulas em formato presencial podem ser retomadas, e o aluno/funcionário/professor pode voltar às atividades sem necessidade de novo teste laboratorial.

(9)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A reabertura das unidades escolares nesse momento de pandemia evidencia e sugere que medidas de prevenção à saúde possam ser primordiais e fundamentais para que esse retorno seja um esforço de todos os agentes públicos e privados envolvidos nesse processo de volta às aulas.

É de conhecimento de todos que a formação educacional dos alunos em seu contexto cognitivo vem sofrendo perdas consideráveis, pois a socialização, a troca de saberes e as experiências da vida são atributos essenciais para formação do cidadão, tanto no aspecto social como no aspecto de saúde mental.

Estas orientações administrativas, pedagógicas e sanitárias são um apoio para a adesão de estratégias de enfrentamento ao Covid-19 por parte do Colégio Aplicação, pois o mesmo entende sua responsabilidade social e educativa no município de Capim Grosso/Bahia.

______________________________

Leonardo Moreira dos Santos Diretor do Colégio Aplicação Ltda.

Referências

Documentos relacionados

O  contribuinte  A.  AZEVEDO  INDÚSTRIA  E  COMÉRCIO  DE  ÓLEOS 

Como alternativa, a implantação no início do período chuvoso, em consórcio com milho ou soja, proporciona maior período de desenvolvimento e o devido acúmulo de matéria seca até

(...) Não é correto (...) dizer “suspensão do contrato”, expressão que mantivemos porque assim é na doutrina preponderante. O contrato não se suspende. Suspende-se sempre

Em relação ao art. 557 do CPC, muitos também afirmam a sua importância normativa para embasar este processo de aproximação entre os modelos de controle

Martins e De Luca (1994) mencionam que o passivo ambiental é toda a agressão que se pratica ou praticou contra o meio ambiente. Uma empresa possui um passivo ambiental quando

A presente revisão bibliográfica abordará polímeros molecularmente impressos, onde aprofundamos os processos de obtenção desses materiais através dos métodos de

To identify a source of ligands able to activate Olfr692- expressing cells, we first exposed adult animals to bio- logically relevant stimuli and then labeled the activated neurons

Os dados descritos no presente estudo relacionados aos haplótipos ligados ao grupo de genes da globina β S demonstraram freqüência elevada do genótipo CAR/Ben, seguida