• Nenhum resultado encontrado

Manteve-se em funcionamento o Centro de Atividades de Tempos Livres com ocupação média de 20 crianças.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Manteve-se em funcionamento o Centro de Atividades de Tempos Livres com ocupação média de 20 crianças."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES

Gerência de 2019

1. Introdução

O Centro Social e Cultural de Ribamar tem como objetivo a promoção do bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidades, dando resposta às solicitações, dentro das diversas áreas e atividades que desenvolve e promove.

Nessa conformidade, tem tido um papel preponderante, que se traduz no crescimento das Respostas Sociais e na diversidade das atividades desenvolvidas pela Instituição, como reflete o teor do relatório que a seguir se apresenta.

2. Apoio/Serviço Prestado às Respostas Sociais:

INFÂNCIA E JUVENTUDE

Durante o ano de 2019 manteve em atividade a resposta social de Creche aberta desde 2010, com uma ocupação média de 63 crianças, com faixas etárias compreendidas entre os 4 meses e os 3 anos.

Esta resposta social integrou alguns colaboradores provenientes de estágios profissionais (como vigilantes de crianças e educadoras) com o apoio do Centro de Emprego.

Manteve-se em funcionamento o Centro de Atividades de Tempos Livres com ocupação média de 20 crianças.

O acompanhamento pedagógico do CATL e Prolongamento foi feito por uma educadora de infância.

O Prolongamento Pré-escolar teve uma ocupação média de 25 crianças verificando-se a consolidação desta resposta social, em concertação com o trabalho desenvolvido em anos anteriores, e que mereceu a confiança dos Encarregados de Educação.

Além do acompanhamento das crianças em horário pré e pós-letivo, o mesmo continua a ser garantido nas interrupções escolares.

Organizaram-se atividades alusivas às épocas festivas e tradições locais, proporcionaram-se visitas e passeios alargados à comunidade.

CENTRO DE DIA E APOIO DOMICILIÁRIO

Ao longo do ano prestou-se serviço a 31 utentes em CD e 19 em SAD.

(2)

2 Foi celebrado dia 19 de novembro o Acordo de Cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social para 40 clientes em Apoio Domiciliário. Em Centro de Dia mantiveram-se 30 clientes.

Houve a adesão dos Idosos do Centro de Dia ao desfile de Carnaval da instituição, na Lourinhã e em Torres Vedras, estes organizados em parceria pelas IPSS dos ditos Concelhos;

Participou-se no Passeio dos Idosos, organizado pelas instituições na área de idosos da região oeste;

Prosseguiu-se o ateliê “ler e escrever” aberto a todos; a classe de ginástica sénior; o desfrute da sala Snoezelen; o ginásio de rua e atividades de promoção de autonomia e qualidade de vida.

Deu-se continuidade à parceria com o Agrupamento de Escolas D. Lourenço Vicente, especificamente com a EB de Ribamar, no projeto “Solidariedade” transversal aos vários ciclos.

Continuou-se a promover o intercâmbio entre as várias instituições.

SECÇÃO DE SOCORROS

A secção tem continuado a levar por diante uma forte aposta na renovação/manutenção da sua frota e no consequente alargamento/recurso/adesão a outros serviços.

A secção revigorou a sua produtividade, tendo revelado um crescente volume de serviços, revelador da preferência pelo bom atendimento dos utentes/clientes.

Mantém-se o empenho na boa gestão tanto dos serviços, como do pessoal e da frota.

ATIVIDADE DESPORTIVA Atividade desportiva Federada:

1. Futsal – Manteve-se a Filiação na Associação de Futebol de Lisboa, com a inscrição de duas equipas – Sénior e Júnior A.

A equipa Sénior no Campeonato Distrital de Futsal da Divisão de Honra, efetuou um campeonato regular, mantendo-se na divisão.

A equipa de Futsal, de Juniores A, no Campeonato Distrital de Futsal da II Divisão, nesta época participou nas várias provas desportivas, mantém-se também na respetiva divisão.

2. Patinagem Artística

(3)

3 A Secção, com mais de 60 atletas participou nas várias provas desportivas organizadas pela Associação de Patinagem de Lisboa, assim como nas competições federadas da modalidade. Integrou eventos comemorativos e festivos da Instituição e continuou a apostar na organização do “Patimar”, em Ribamar, integrado no aniversário da instituição, como oferta cultural/desportiva.

Outras Atividades desportivas:

A equipa de BTT integrou o Troféu Municipal da Modalidade;

Levou a cabo o 11º Passeio Pedestre;

Acolheu o grupo de Badminton;

Manteve-se em atividade as diferentes modaliadaes de ginástica: Dance Kids, Zumba;

Pilates, Ballet e Ballet Baby Class, Ginástica Suave para a Terceira Idade, Power Gap, ministradas por técnicas na área de desporto e da Fisioterapia.

Manteve-se aberto ao público o ginásio.

Foram reapetrechados/adquiridos outros equipamentos destinados às várias equipas desportivas, que representam a associação.

RANCHO FOLCLÓRICO

Manteve-se o apoio a esta secção, procurando dar resposta às suas necessidades e solicitações. Manteve-se a “Escola de Dança” de crianças vindas da creche, como oferta de atividade recreativa, para integrarem /renovarem o grupo infantil. Apoiou-se a Comemoração da Festa de Aniversário dos seus 39 anos de existência, tendo integrado as festividades do aniversário da Instituição.

3. OBRAS / EQUIPAMENTOS

Relativamente ao projeto “Remodelação das Instalações do Centro de Dia e de Apoio Domiciliário/ Estrutura Residencial para Idosos”, continua-se a aguardar conjuntura de poder concorrer a fundos europeus ou outros apoios, o que de momento ainda não de adequou, não abrangendo este tipo de equipamentos.

4. DIVERSOS

Levou-se a efeito a Festa de Aniversário do Centro Social e Cultural de Ribamar, em simultâneo com a festa de aniversário do Rancho Folclórico. Os festejos fizeram-se com o apoio voluntário dos funcionários e dos corpos diretivos, superando todas as espectativas.

(4)

4 Promoveu-se a nossa Festa de Natal, que este ano se realizou no dia 15 de dezembro de 2019, aberta a toda a Comunidade, criando laços de ligação Instituição/Comunidade, promovendo assim o espírito comunitário;

Promoveu-se o habitual jantar de Natal, dia 14 de dezembro, alargado a funcionários e corpos sociais;

Foi feita uma adequada gestão dos recursos humanos, articulada com o IEFP, recorrendo aos programas de estágios profissionais;

Procurou-se aproveitar as várias oportunidades de formação tendo em vista a valorização dos recursos humanos e da comunidade;

Integrou-se pelo sétimo ano, as Marchas Populares de Ribamar, com um grupo da instituição, aberto à comunidade – 6 pares adultos e 12 crianças.

Solicitou-se o apoio da GNR, em situação de formação aos utentes e no exercício da segurança/vigilância dos espaços do CSCR;

Aderiu-se ao “Programa de Desenvolvimento Desportivo da CML”, submetendo-se a respetiva candidatura.

Feita candidatura ao Portugal Inovação Social, com o projeto “Horta ao Centro” que visa combater a exclusão social de crianças no meio escolar.

Elaborada também candidatura ao PORTUGAL 2020, no âmbito do Programa de Eficiência Energética para IPSS.

Colaborou-se com a Comissão de Festas de Ribamar, como vem sendo habitual, na organização da quermesse, no apoio a outros setores e na cedência de equipamentos.

5. AGRADECIMENTOS

No exercício da atividade que desenvolvemos ao longo do ano de 2019, em prol do desenvolvimento social da comunidade, apraz-nos registar o bom relacionamento que tem sido possível estabelecer com um conjunto alargado de instituições, com as quais temos mantido uma frutuosa e estreita colaboração, e um reconhecido e significativo apoio. Assim salientamos:

➢ Câmara Municipal da Lourinhã;

➢ Junta de Freguesia de Ribamar;

➢ Fábrica da Igreja Nossa Senhora de Monserrate – Ribamar;

➢ Guarda Nacional Republicana da Lourinhã;

➢ Delegação de Torres Vedras do Instituto da Segurança Social;

➢ Instituto da Segurança Social (serviços centrais de Lisboa);

(5)

5

➢ IEFP e Centro de Emprego de Torres Vedras;

➢ Bombeiros Voluntários da Lourinhã;

➢ INATEL;

➢ Agrupamento da Escolas: D. Lourenço Vicente;

➢ Fundação João XXIII – Casa do Oeste;

➢ CNIS-Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade;

➢ UDIPSS-Lisboa;

➢ Agrupamento de Escoteiros de Ribamar;

➢ Comissão de Festas de Ribamar;

➢ Entidades bancárias: Caixa Agrícola, BPI;

Agradecem-se os donativos efetuados por empresas e pessoas singulares a esta Instituição durante este ano de 2019.

Para mais saber sobre a dinâmica do CSCR visite o site: http://www cscribamar ou no Facebook cscribamar

A todos os associados, clientes, funcionários, colaboradores e patrocinadores, assim como aos membros da Mesa da Assembleia Geral e membros do Conselho Fiscal, o nosso reconhecimento pela empenho, colaboração e disponibilidade sempre demonstradas.

Referências

Documentos relacionados

O empregador deverá realizar a avaliação ambiental de poeira de asbesto nos locais de trabalho em intervalos não superiores a seis meses.. Os registros das avaliações deverão

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

A atividade escolhida, teve o principal objetivo observar o desenvolvimento do Pensamento Algébrico no quinto ano do Ensino Fundamental e além disso, fez com que a professora da

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Um senhorio é um território, pertencente a um Senhor (do Clero ou da Nobreza), em que podemos encontrar terras cultivadas pelos camponeses que vivem no senhorio,

Em janeiro, o hemisfério sul recebe a radiação solar com menor inclinação e tem dias maiores que as noites, encontrando-se, assim, mais aquecido do que o hemisfério norte.. Em julho,