• Nenhum resultado encontrado

Satisfação de Pacientes Submetidas à Drenagem Linfática Manual no Pós-operatório de Mamoplastia de Aumento.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Satisfação de Pacientes Submetidas à Drenagem Linfática Manual no Pós-operatório de Mamoplastia de Aumento."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Satisfação de Pacientes Submetidas à Drenagem Linfática Manual no Pós-operatório de Mamoplastia de Aumento.

Luanna Fonini Larionoff *, Leila Regina Portal**

RESUMO

Este estudo teve como objetivo analisar a satisfação quanto à qualidade dos serviços fisioterapêuticos de pacientes submetidas à drenagem linfática manual no pós-operatório de mamoplastia de aumento. O método utilizado foi o da pesquisa de campo, através da observação direta extensiva, tendo como recurso a aplicação de questionários. A amostra pesquisada se constituiu de 30 pacientes, de uma clínica situada na cidade de Florianópolis/SC, de cirurgia de mamoplastia de aumento, tendo realizado procedimentos de drenagem linfática manual no pós-operatório. Da amostra pesquisada, pode-se observar que a maioria das pacientes, ou seja, 54%, alegaram estarem satisfeitas com os serviços prestados através da drenagem linfática. Embora tenha sido possível concluir que o grau de satisfação das pacientes tenha sido alto, sugere-se que sejam levantadas as causas, mesmo que mínimas, da possibilidade de insatisfação, com o propósito da excelência na qualidade dos serviços prestados.

Palavras-chave: Satisfação, Qualidade, Drenagem Linfática Manual, Humanização.

Satisfaction of patients submitted to Manual Drain Linfatic in post operation of Augmentation Mammoplasty.

Luanna Fonini Larionoff *, Leila Regina portal**

ABSTRACT

This study has as objective to analyze the satisfaction to the quality of physiotherapic studies in patients submitted to manual drain linfatic massage in post operation of augmentation mammoplasty. The method used was the field research, through the extensive direct observation, having as a resource the application of questionnaires. The search sample was formed by thirty patients, in a clinic of augmentation mammoplasty surgery located in Florianópolis – SC, where there were procedures of manual drain linfatic massage in post operation. From the population researched, it was possible to observe that most of the patients, 54%, assumed to be satisfied with the services done through the drain linfatic massage. Although being possible to notice that the degree of satisfaction was high, it is suggested to find out the causes, even in a low number, of possibility of insatisfaction, with the purpose of standard quality in services done.

Keywords: Satisfaction, Quality, Manual Drain Linfatic, Humanization.

* Acadêmica da 8a fase do curso de fisioterapia da Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis/SC.

** Mestre em Administração, professora da Universidade do planalto Catarinense;

orientadora da pesquisa.

(2)

INTRODUÇÃO

Este estudo se constitui de uma pesquisa sobre a satisfação de pacientes quanto à qualidade dos serviços fisioterapêuticos de drenagem linfática manual. Usualmente, a detecção da satisfação dos beneficiários se leva a cabo utilizando questionários e não a freqüência de reclamações.

Segundo Mélega (2003), a procura pela cirurgia de aumento das mamas hoje em dia é bastante notável. A mulher que procura a cirurgia plástica para mamoplastia de aumento tem a esperança que de que esta promoverá uma melhor qualidade de vida.

A procura pela cirurgia de aumento das mamas, hoje em dia, é bastante notável e o enfoque não é dado apenas para o processo cirúrgico em si, mas também para as afecções que surgem posteriormente à cirurgia, sendo importante a realização de tratamentos pós-cirúrgicos que visem um bom resultado estético e o bem estar geral da paciente1, 3.

Qualquer ato cirúrgico causa um rompimento de vasos, promovendo a obstrução superficial e, às vezes, profunda da circulação linfática. No caso da mamoplastia, o edema resultante é bastante observado no bordo inferior das mamas, sendo que este trauma agudo ou inflamação crônica, na fase do processo de cicatrização, dependem inteiramente da eficiência da circulação sangüínea e linfática. Neste contexto, a fisioterapia dermato funcional através da drenagem linfática manual, tem um papel determinante e fundamental sobre os resultados da cirurgia, bem como das condições que determinarão o retorno da paciente às atividades de rotina.

A fisioterapia oferece um tratamento voltado às necessidades da paciente, porém atua como um todo, focando também a satisfação e o bem estar da mesma.

Segundo Spector (2002), a satisfação é uma variável de atitude que reflete como uma pessoa se sente com relação ao alcance de um determinado objetivo, desejo, necessidade ou expectativa. Está diretamente relacionada à percepção que o indivíduo tem sobre o

objeto de satisfação e à motivação para a busca do seu alcance.

Sendo assim, este estudo tem por objetivo analisar a satisfação de pacientes submetidas à drenagem linfática manual no pós-operatório de cirurgia de mamoplastia de aumento, verificando, também, o tempo da procura após a cirurgia pelo serviço de fisioterapia e fatores que estimularam as pacientes a realizarem o tratamento fisioterapêutico no pós-operatório. Contudo, devido a emergente procura pelo serviço de cirurgia plástica de prótese mamária, tendo em vista um novo conceito de estética feminina que se propagou pelo mundo nas últimas décadas, busca-se a qualidade para diminuir a distância entre o desempenho do serviço e as expectativas dos beneficiários. Partindo-se deste ponto de vista de análise, torna-se emergente verificar os motivos da satisfação ou de insatisfação com os serviços prestados.

Neste contexto este estudo se justifica quando busca saber da relação de satisfação com os serviços fisioterapêuticos dermato-funcionais, gerando possibilidades de desenvolvimento de melhorias nas práticas profissionais do fisioterapeuta, da relação deste com profissionais da área da saúde, ou ainda aprofundamento dos estudos nesta área.

Das considerações expressas surgiu a preocupação em determinar, através desta pesquisa, qual a satisfação de pacientes submetidas à drenagem linfática manual no pós-operatório de cirurgia de mamoplastia de aumento, resultando na definição do problema, e pergunta de pesquisa, cuja busca de respostas originou o referido trabalho.

O método utilizado foi o da pesquisa de campo, através da observação direta extensiva, tendo como recurso a aplicação de questionários. Considerando o problema investigado, utilizou-se uma pesquisa do tipo quali-quantitativa. Tal opção se deu por entender-se que a definição pela análise da satisfação das pacientes pesquisadas deveria determinar uma coleta de dados sistematizada, organizada e sem qualquer possibilidade de manipulação dos resultados, que

(3)

garantisse uma análise conclusiva fiel à proposta deste estudo.

Os resultados obtidos revelaram que a maioria das pacientes pesquisadas sentiram-se satisfeitas com o resultado obtido após o procedimento de drenagem linfática, podendo ser percebido a melhora em pouco tempo após seu início, que fariam e que indicariam o tratamento novamente.

Ao concluir este estudo encontram- se algumas sugestões e recomendações possíveis através do cruzamento das respostas da pesquisa.

EMBASAMENTO TEÓRICO

A feminilidade da mulher, através da história, sempre foi enfatizada pelo contorno das mamas. Em 1895, as primeiras tentativas de correção de hipomastia foram documentadas quando Czerny publicou o transplante de um lipoma para o busto, com o objetivo de corrigir a perda de substância da remoção de um fibroadenoma. O pioneirismo de Czerny fez os cirurgiões despertarem para a possibilidade de aumento e reconstrução das mamas que, em relação às técnicas e materiais empregados, passaram por um processo de aperfeiçoamento5.

A partir desse processo, várias tentativas de se encontrar os materiais adequados para o aumento das mamas foram estudadas, desde bolas de vidro e de marfim, esculpidas à mão, até parafinas, enxertos de gordura, esponjas de Ivalon e, finalmente, os silicones1.

A mamoplastia de aumento tem por objetivo restabelecer a harmonia corporal em pacientes que apresentam hipoplasia ou ausência de tecido mamário, deformidades congênitas ou adquiridas, sendo a principal indicação da mesma, o volume inadequado das mamas, podendo ser tanto de desenvolvimento quanto involucional1. Várias vias de acesso têm sido propostas para a mamoplastia de aumento, porém cada cirurgião deve eleger a melhor técnica a ser utilizada, levando-se em conta o tipo anatômico da mama, a não-agressão da sua fisiologia e, principalmente, o domínio da técnica5. É sabido que todos os procedimentos cirúrgicos sustentam riscos inerentes, dentre os quais podemos citar

hematomas, infecções, deiscências de borda cirúrgica, ruptura ou esvaziamento das próteses e contratura capsular6. Desde a criação da técnica de drenagem linfática manual pelo dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder, em 1936, vários profissionais da saúde passaram a difundi-la. Vodder e sua esposa observaram que um grande número de pessoas que apresentavam quadros gripais sérios desenvolvia o aumento dos linfonodos na região cervical. Partindo-se desta análise, notou- se uma melhora desses quadros com determinados tipos de massagens, aplicadas nas regiões afetadas7.

A drenagem linfática, segundo Balestro (2002) é indicada para os edemas pós-traumáticos como os que surgem em contusões e é igualmente eficiente nos pré e pós-cirúrgicos. Em relação ao período de pré e pós- operatório de cirurgias estéticas, o médico alemão B. Bilias relatou a diminuição de hemorragias pós-operatórias, cicatrização em menor tempo, bem como, os resultados altamente satisfatórios das intervenções9. Sabe-se que alguns de seus benefícios são o aumento do grau de nutrição e hidratação das células, maior velocidade de cicatrização pelo aumento da vascularização arterial e venosa, aumentando assim a capacidade de absorção de equimoses e hematomas, melhorando, como conseqüência dos outros benefícios, o retorno da sensibilidade em áreas operadas, visualizado bastante em cirurgias plásticas10, 11.

Entretanto, o cliente compra satisfação e não serviço. A qualidade de um produto também deve ser determinada a partir da ótica do cliente. Gil (apud .Vaitsman e Andrade, 2005) afirma que qualidade é a eficácia no atendimento ao consumidor na satisfação de seus anseios e desejos de consumo.13 Em contrapartida, Chiavenato (2000) corrobora que seria o atendimento das exigências do cliente. Ao analisar a questão da qualidade nos cuidados à saúde, são estabelecidos sete atributos: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e eqüidade. Dentre estes conceitos, o da

(4)

aceitabilidade e da legitimidade são os que diretamente se relacionam com as expectativas e satisfação dos beneficiários. De acordo com o trabalho realizado por W. Edwards Deming, fornecer qualidade significa “fazer o que é correto e de forma correta”. Na área da saúde isso significa oferecer uma gama de serviços que sejam seguros e eficazes e que satisfaçam às necessidades e desejos do cliente. Existem vários modelos que medem a satisfação do paciente, mas todos têm como pressupostos as percepções do paciente em relação às suas expectativas, valores e desejos13.

MÉTODOLOGIA

O método utilizado foi o da pesquisa de campo, através da observação direta extensiva, tendo como recurso a aplicação de questionários. Considerando o problema investigado, utilizou-se uma pesquisa do tipo quali-quantitativa14.

A coleta foi iniciada após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH), ocorrida no dia 18/10/2007, constando do processo 130/2007.

A pesquisa foi realizada no período de 10 de outubro de 2007 a 30 de outubro de 2007, com uma população de 30 pacientes (determinada pelo tempo de pesquisa), de uma clínica de fisioterapia dermato funcional, localizada em Florianópolis/SC, as quais realizaram a drenagem linfática manual após terem feito mamoplastia de aumento.

Foi utilizado um instrumento de pesquisa do tipo questionário contendo 13 perguntas fechadas, com questões diversas sobre a qualidade e a satisfação pelos serviços prestados pela fisioterapia.

Para avaliação da satisfação com relação à drenagem linfática manual, alguns cuidados foram adotados, como a utilização de duas questões variando de

"totalmente insatisfeita" a "totalmente satisfeita", o que, segundo Ware & Hays (apud Domingues, 2004), facilita a expressão de níveis de satisfação mais baixos, maior variabilidade nas respostas e maior associação com medidas de intenção de comportamento dos pacientes15.

A pergunta sobre a satisfação foi feita ao final de uma série de perguntas que verificavam aspectos diversos da conduta, o que também propicia a expressão de níveis mais baixos de satisfação, por permitir que a paciente refletisse sobre aspectos específicos do contato com o serviço da fisioterapia antes de avaliá-lo15. Uma última característica do instrumento a ser ressaltada foi a utilização de uma opção de resposta "outros", na forma de pergunta aberta, visando permitir a expressão de opiniões e respostas não previstas.

Todas as respondentes assinaram um termo de consentimento livre e esclarecido, afirmando estarem cientes e a favor da participação na pesquisa.

Foram exclusas da participação na pesquisa pacientes que haviam se submetido à mastectomias de qualquer tipo e pacientes submetidas a outras técnicas de fisioterapia em associação ou não à drenagem linfática manual.

O tratamento dos dados foi feito no formato de planilha do Excel 2007.

RESULTADOS

Diante dos resultados apresentados na tabela 1, as questões analisadas revelam que o perfil das pacientes pesquisadas apresenta–se com predomínio da faixa de 31 a 40 anos. A população adulta nessa faixa etária se faz presente no mercado de trabalho como maioria, desejando restaurar a aparência física, a qual reflete vigor e juventude16. Entretanto, esta mesma população revela- se extremamente exigente quanto à qualidade e rapidez no resultado de suas atividades e investimentos.

De acordo com dados da folha de São Paulo, (apud Ribeiro, 2002) são pessoas de meia idade, que utilizam o visual como instrumento de trabalho, as que mais procuram os serviços de cirurgia plástica17.

A raça branca teve maior procura pela mamoplastia de aumento, ou seja, 78%, ficando em segundo lugar as de etnia negra, com 14%. Embora não haja evidências de estudos que comprovem a prevalência de etnias na procura pela mamoplastia de aumento, esta pesquisa

(5)

demonstra uma tendência da procura também por mulheres negras.

Dos motivos que geraram a procura pela cirurgia de mamoplastia de aumento, a mama pequena prevaleceu com 52%, seguido das de mama flácida com 45%.

Para a colocação das próteses foi utilizada, na maioria, a técnica inframamária (60%), seguido da técnica periareolar (40%), não sendo aplicada, dentre as pacientes pesquisadas, a técnica axilar. Uma das vantagens da técnica inframamária é a de facilitar o levantamento do tecido mamário e de a hemostasia se fazer sem maiores problemas, já a técnica periareolar resulta em cicatriz pouco visível, porém fica restrita ao uso de próteses especiais infláveis, necessitando de drenagem adequada, pois sangramentos são mais freqüentes devido à dissecação através do tecido mamário18.

A maioria das pacientes pesquisadas afirmou conseguir perceber alterações após a drenagem (97%). Das alterações percebidas, evidenciou-se em maior número a diminuição de edema (38%) e um aumento da sensação de conforto com a prótese (35%). É possível embasar esses resultados aos benefícios que a drenagem linfática manual proporciona, como maior velocidade de cicatrização pelo aumento da vascularização arterial e venosa, aumentando assim a capacidade de absorção de equimoses e hematomas, como citado anteriormente neste estudo10. Percebe-se que clientes submetidos a procedimentos cirúrgicos, ansiosos e temerosos diante o estigma da cirurgia, ficam mais atentos às explicações pré e pós-operatórias. Em procedimentos clínicos, em geral, há menor complexidade, riscos e reações, requerendo, portanto, cuidados e orientações mais simples e breves no pré e pós-procedimento16. As necessidades de um paciente, quando busca serviços na área da saúde, implicam em aceitar uma possível condição de fragilidade física ou mental e, fundamentalmente, o fato de poder submeter-se a procedimentos de sua total ignorância, fato este que demanda, necessariamente, atenção especial do agente de saúde.

Neste contexto nota-se, ainda, que a maioria das pacientes estudadas (83%), relatou ter sido esclarecidas quanto aos progressos ou não que a drenagem linfática manual poderia proporcionar.

Constatou-se, assim, que os profissionais da saúde foram agentes facilitadores das informações, adaptando-se à linguagem e às necessidades das clientes, deixando- as livres e esclarecidas para a tomada de decisão quanto à realização do procedimento.

Em relação a como as pacientes se sentiram com o tratamento da fisioterapia, 40% responderam que sentiram-se muito bem e 43% bem, determinando um grau de satisfação elevado, sendo que destas 73% fariam novamente o tratamento e 93% recomendariam o mesmo.

Entretanto, é necessário uma análise mais pontual a respeito daquelas pacientes que responderam que sentiram- se “razoavelmente bem” (17%). A qualidade de um serviço está diretamente ligada à satisfação das necessidades do cliente, e é essa satisfação que sustenta a sobrevivência dos profissionais da área da saúde, devendo ser buscada, tanto de forma defensiva, ou seja, eliminando os fatores que desagradam o cliente, como de forma ofensiva, antecipando suas necessidades e incorporando-as aos serviços oferecidos.

Quanto à importância dada à drenagem no pós-operatório de cirurgia da mama, 20% aplicaram nota 8, 23% deram nota 9 e 30% atribuíram nota 10.

Pode-se evidenciar um grau de satisfação elevado com o resultado obtido com a drenagem linfática manual, sendo que mais da metade das pesquisadas (54%) atribuíram nota 10, declarando estarem satisfeitas com o procedimento em análise.

Segundo estudiosos na área de qualidade em serviços, e entre estes, especificamente Las Casas (1999), afirmam que entre as dimensões da qualidade em serviços a responsividade, que significa estar à disposição do cliente, é a dimensão mais percebida e, consequentemente, que mais agrega valor aos serviços. Nesta perspectiva, mais uma vez se torna imperioso buscar saber as causas da insatisfação com os

(6)

procedimentos aqui pesquisados, revelados por 3% das pacientes 19.

Tabela 1 – Resultados da pesquisa de satisfação.

Indicador %

Idade

De 31 a 40 anos 40

De 21 a 30 anos 33

> de 40 anos 17

< de 20 anos 10

Raça

Branca 76

Negra 14

Mulata 10

Motivação para cirurgia

Mama pequena 52

Mama flácida 45

Mama grande 3

Técnica de incisão

Inframamária 60

Periareolar 40

Motivação pela drenagem linfática Indicação de amigo/parente 57

Indicação médica 43

Dias após a cirurgia 50

Semanas após a cirurgia 40

Meses após a cirurgia 10

Número de sessões

5 sessões 40

> 10 sessões 30

10 sessões 27

1 sessão 3

Observou-se diferença na mama

Sim 97

Não 3

Diferenças observadas

Diminuição de edema 38

Aumento da sensação de conforto 35

Diminuição da equimose 25

Alteração da sensibilidade da pele 2 Esclarecimento do fisioterapeuta

Sim 83

Não 17

Sentimento a cerca do tratamento

Bem 43

Muito bem 40

Razoavelmente bem 17

Se faria novamente

Sim 73

Talvez 27

Se recomendaria a drenagem linfática

Sim 93

Talvez 7

Grau de importância

10 30

9 23

8 20

7 17

6 10

Grau de satisfação

10 54

8 17

9 13

7 13

6 3

CONCLUSÃO

Em decorrência da pesquisa realizada, depreende-se que o papel que o profissional de fisioterapia desempenha é de fundamental importância para a promoção da mesma, o bem estar e da qualidade de vida dos cidadãos.

Sabe-se que dado o aumento de profissionais da fisioterapia no mercado de trabalho e da maior exigência dos clientes, necessário se faz buscar melhorar a atenção, a qualidade e a humanização na prestação de serviços.

Este fato deve gerar uma reconstrução do significado de “paciente”

pelos profissionais da saúde, nesta análise o fisioterapeuta.

O que se busca mostrar é que este profissional deve entender o paciente como uma pessoa que, além das necessidades, desejos e expectativas de serviços de excelência, também tem exigências, o que este estudo mostrou quando aponta o perfil das pacientes como aquele de pessoas integrantes de um mercado de trabalho que exige absorção de tempo, diminuindo sua capacidade ociosa e a possibilidade de investimento em atividades que demandem maior consumo de tempo. Por outro lado, são pessoas que passaram a ter uma maior preocupação com sua aparência e também com a qualidade de vida.

O paciente-cliente percebe qualidade nos serviços através de rotinas que incluem confiabilidade e facilidade de acesso às informações, prontidão e humanização no atendimento, atenção à

(7)

suas necessidades, assim como, ao conhecimento e habilidades do profissional. Isto significa que a mudança de cultura de paciente para paciente- cliente é emergente.

Considerando que o cirurgião tem total conhecimento do processo cirúrgico e de suas possíveis morbidades pós- operatórias, nota-se, através desta pesquisa, pouca demanda de encaminhamento pelo médico das pacientes que realizam esse tipo de cirurgia, para os serviços da fisioterapia, sendo que apenas 43% das pacientes deste estudo foram orientadas a procurar a drenagem linfática manual como um serviço aliado aos procedimentos pós- operatórios. Tendo em vista que estes serviços são significativos no resultado final da cirurgia e na redução do tempo de recuperação, a integração dos serviços do cirurgião e do fisioterapeuta deve ser entendida como meio de melhoria da qualidade dos serviços por eles prestados.

Embora seja possível considerar que em relação aos serviços fisioterápicos pesquisados o grau de satisfação das pacientes tenha sido alto, sugere-se que sejam levantadas as causas, mesmo que mínimas, da possibilidade de insatisfação, com o veemente propósito da excelência na qualidade dos serviços.

Pelo mesmo motivo espera-se que este estudo não seja esgotado neste trabalho, outras pesquisas, através de outras populações e amostras são necessárias, assim como um cruzamento com resultados de pesquisas que tratem da humanização dos serviços de saúde.

REFERENCIAS

1.MÉLEGA, J.M. Cirurgia Plástica:

Fundamentos e Arte – Cirurgia Estética. Rio de janeiro: MEDSI, 2003.

2.GEORGIADE, N et cols. Aesthetic Surgery of the Breast. Philadelphia: W. B. Saunders Company, 1990.

3.GUIRRO, E et al. Fisioterapia Dermato- Funcional. 3a ed. São Paulo: Manole, 2004.

4.SPECTOR, P. E. Psicologia nas Organizações. São Paulo: Saraiva, 2002.

5.RIBEIRO, L. Cirurgia Plástica da Mama. Rio de Janeiro: MEDSI, 1989.

6.FRANCO, J.M. Mastologia: Formação do Especialista. São Paulo: Atheneu, 1997.

7.GODOY, J. M. P. Drenagem Linfática Manual: Um Novo Conceito. Jornal Vascular Brasileiro, vol 03, no 1, 2004.

8.BALESTRO, R. Drenagem Linfática Manual (2002). Online em <www.bibliomed.com.br>

acesso em 23/08/2007.

9.ZUCCO, F. A Drenagem Linfática e sua aplicabilidade nos períodos de mudança hormonal. Revista Fisio&Terapia, ano VI, no 35, out/Nov 2002.

10.CUNHA, N.D. Efeitos da Massagem de Drenagem Linfática Manual em Diversas Patologias. Revista Omnia. 2a ed, 2005.

11.LEDUC, A et al. Drenagem Linfática: Teoria e Prática. 3a ed. São Paulo: Manole, 2007.

12.CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo, Campus, 2000.

13.VAITSMAN, J. ANDRADE, G. R. B.

Satisfação e Responsividade: Formas de medir a qualidade e a humanização da assistência à saúde. Ciência & Saúde Coletiva, vol 10, no 03, set 2005.

14.LIMA, M.C. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004.

15.DOMINGUES, R. M. S. M; SANTOS, E. M.

LEAL, M. C. Aspectos da Satisfação das Mulheres com Assistência ao Parto:

Contribuição para o Debate. Cadernos de Saúde Pública, vol 20, no 01, Rio de Janeiro, 2004.

16.AURICCHIO, A. M; MASSAROLO, M. C. K.

R. Procedimentos Estéticos: Percepção do cliente quanto ao esclarecimento para a tomada de decisão. Revista Esc. Enfermagem.

Vol 41, no 01 (13-20). USP, São Paulo, 2007.

17.RIBEIRO, L. B. Cirurgia Plástica Estética em Corpos Femininos: A medicalização da diferença. Revista Esboços, UFSC, 2002.

18.SADO, H. N. Linfocintilografia após cirurgia de mamoplastia de aumento por técnica transaxilar endoscópica: Avaliação do padrão de drenagem linfática mamária e possível impacto nos índices de identificação do linfonodo sentinela. Dissertação de Mestrado.

Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2006.

19. LAS CASAS, A.L. Qualidade total em serviços: conceitos, exercícios, casos práticos.

São Paulo, SP, 1995.

Referências

Documentos relacionados

O ensaio PS, cujo resultado será apre- sentado neste artigo (IPT, 2014), foi realizado em uma área onde havia uma torre de telefonia instalada so- bre uma fundação do tipo tubulão

Estável sob as condições de manipulação e armazenamento recomendadas (ver epígrafe 7). 10.3 Possibilidade de reações perigosas. Evitar qualquer tipo de manipulação incorreta.

Assim, a importância do planejamento estratégico para melhoria da internacionalização curricular nas Universidades públicas brasileiras apresentado neste trabalho conduz a

É exatamente isto que ocorre no presente trabalho: utilizamos conjuntamente algumas ferramentas da Engenharia de Produção (Brainstorming, Diagrama Sistemático, Diagrama de

Mello – O NIA tem como objetivo primordial ser um espaço em que se contemple a psicanálise da infância e adolescência, mas nosso olhar debruça-se não só sobre as crianças

P1: Documento técnico contendo relatório de todas as atividades executadas no período entre abril a junho de 2021, incluindo todos os documentos, relatórios ou

O estabelecimento que receber mercadoria devolvida por particular, produtor rural ou qualquer pessoa não considerada contribuinte ou não obrigada à emissão de documento fiscal

Em face do exposto e da aprovação, por unanimidade, pela Câmara Departamental, s.m.j., o parecer é favorável à aprovação das normas para a determinação da