• Nenhum resultado encontrado

Sorriso gengival e Cirurgia gengival corretiva

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "Sorriso gengival e Cirurgia gengival corretiva"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Sorriso gengival e

Cirurgia gengival

corretiva

(2)

Boa leitura!

Dr Renato Belini

Olá, tudo bem?

Gostaria de agradecê-lo por baixar este E- book, espero que esta nossa conversa seja produtiva!

Caso ainda tenha alguma dúvida, entre em contato, terei prazer em lhe atender.

Acompanhe as novidades pelas redes sociais

/drrenatobelini /drrenatobelini /drrenatobelini

rbelini@gmail.com

Dúvidas ou sugestões?

Formações

-Formado em Odontologia.

-Especialista em Implantodontia.

-Especialista em Disfunção temporomandibular e Dor OroFacial.

-Especialista em Prótese dentaria.

Cirurgião Dentista

(3)

A cirurgia gengival estética para a correção do sorriso gengival alto recupera a exposição excessiva das gengivas, devolvendo harmonia e equilíbrio para o seu sorriso.

Sorriso gengival e cirurgia gengival corretiva.

O que é o sorriso gengival alto?

O sorriso gengival alto é a exposição exagerada das gengivas ao falar ou sorrir. Mais frequente em mulheres, algumas técnicas cirúrgicas podem resolver rapidamente o problema do sorriso gengival alto.

Fonte Imagem: luisgustavoleite.com.br

(4)

SORRISO GENGIVAL CAUSAS

O sorriso gengival alto tem várias causas, e são frequentes os casos em que mais de uma delas estejam na raiz do problema.

Crescimento exagerado das gengivas sobre os dentes (falso sorriso gengival)

- hiperatividade do lábio superior

- crescimento ósseo vertical em excesso da maxila - lábio superior curto

(5)

SORRISO GENGIVAL CORREÇÃO

As técnicas para correção do sorriso gengival ou sorriso alto são cirúrgicas, e existem variações de técnicas importantes e que interferem no resultado final do tratamento.

Entre as cirurgias gengivais mais utilizadas, destacam-se as citadas abaixo:

Cirurgia da gengiva

(gengivectomia e gengivoplastia).

São as duas técnicas mais comuns para correção do sorriso gengival alto.

Existem diferenças de técnica e indicações para a gengivoplastia e a gengivectomia na cirurgia da gengiva para o recontorno tecidual .

O objetivo delas é aumentar o comprimento dos dentes através da cirurgia plástica periodontal nos dentes anteriores superiores.

(6)

SORRISO GENGIVAL GENGIVOPLASTIA

Mais simples do que a gengivectomia, consiste na remoção da gengiva que está em excesso.

Como não remove o osso que contorna os dentes, não necessitam de pontos de sutura. E isso é ótimo, porque o período de recuperação após a cirurgia é mais rápida.

SORRISO GENGIVAL GENGIVECTOMIA

A cirurgia da gengiva conhecida como gengivectomia difere da gengivoplastia porque, além remoção da gengiva em excesso, também elimina parte do osso em excesso que contribui para o problema ou é utilizada para casos mais severos de sorriso gengival alto.

(7)

SORRISO GENGIVAL

CIRURGIA DE REPOSICIONAMENTO LABIAL

É uma técnica cirúrgica indicada quando a hiperfunção do lábio superior é a causa principal do sorriso gengival.

Normalmente a hiperfunção do lábio superior também está associada ao crescimento vertical exagerado da maxila, o que significa que em boa parte dos casos a técnica promoverá uma redução do excesso de exposição gengival ao sorrir.

Uma pesquisa com pacientes que realizaram o procedimento relatou que 92% desses pacientes fariam a cirurgia

novamente, mostrando a satisfação desses pacientes.

O único porém relatado é o desconforto que pode estar presentes nos primeiros dias após a cirurgia.

(8)

SORRISO GENGIVAL

TOXINA BOTULÍNICA PARA CORREÇÃO

A técnica de inserção seletiva da toxina botulínica está indicada nos casos aonde a hiperatividade muscular dos lábios é a causa do sorriso gengival.

É uma alternativa para a cirurgia de reposicionamento labial porque age na mesma causa do sorriso gengival, embora os resultados sejam diferentes.

A toxina botulínica, popularmente conhecida pelo nome comercial Botox, age impedindo a liberação de acetilcolina na junção neuromuscular, impedindo o músculo de contrair- se. Esse bloqueio é temporário e dura em média 4 meses.

(9)

Para todos os procedimentos citados, é necessário que o paciente não tenha placa bacteriana, assim se previnem doenças bucais.

Também não são indicados para pessoas fumantes, gestantes, com diabetes e hipertensão ( Não controlados ) ou que apresentam algum tipo de alteração na coagulação sanguínea.

Pré - Operatório

A higiene

da boca

é essencial.

(10)

Pós - Operatório

A aplicação de toxina botulínica são mini-invasivas, então não causam inchaço e nem dor.

A higiene da boca é essencial. As orientações médicas devem devem ser seguidas à risca – tanto é que o dentista pode escolher não fazer a cirurgia se achar que o paciente não vai cooperar.

Recomendações pós cirurgias devem

ser seguidas com orientação

(11)

Fonte: biomacmed.com / luisgustavoleite.com.br.

Referências

Documentos relacionados

Caso necessite entrar na área tratada com o produto antes do término do intervalo de reentrada, utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) recomendados para o uso durante

Tocamos aqui um elemento muito profundo da comunhão: a nossa existência está ligada com a dos outros, quer no bem quer no mal; tanto o pecado como as obras de amor possuem também

Considerações finais: a aplicação da toxina botulínica, associada à cirurgia ressectiva gengival, pode ser uma opção terapêutica mais conservadora, mesmo quando comparada

Quando as sementes foram tratadas com fludio- xonil não houve redução significativa na incidência dos fungos fitopatogênicos encontrados neste estudo, no entanto, observou-se

Sempre respondi individualmente a cada uma das inquietações expostas, com total disposição para o serviço e com a crença de estar levando ajuda a todos aqueles que, como

Um tratamento para a melhora do sorriso gengival é a gengivectomia e a gengivoplastia, essas são um procedimento cirúrgico de remodelamento plástico da gengiva

gengival/Tipo de sorriso gengival Tipo de toxina, dosagem e local de injeção Exposição gengival pós- tratamento (ou % melhorame nto) Duraçã o do efeito Efeitos adversos

1 - A remuneração dos militares na situação de reserva é igual à 36.ª parte da remuneração base mensal do respectivo posto e de outras remunerações abrangidas pelo n.º 1 do