• Nenhum resultado encontrado

GESTÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "GESTÃO DE CONTRATOS ADMINISTRATIVOS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

GESTÃO DE CONTRATOS

ADMINISTRATIVOS

(2)

v Contrato administrativo é todo e qualquer ajuste celebrado entre órgãos e entidades da Administração Pública e particulares, por meio do qual se estabelece um acordo de vontades, para formação de vínculo e estipulação de obrigações recíprocas.

v Prerrogativas próprias do Poder Público (cláusulas exorbitantes): possibilidade de modificar e rescindir unilateralmente, fiscalizar sua execução, aplicar sanções etc.

Relações Contratuais

v Existem contratos regulamentados por normas de direito privado, em que o particular se encontra e posição de igualdada jurídica. Exemplo: contrato de seguro, financiamento, locação etc.

(3)

v Regra o contrato formal e escrito. Integrar um único processo administra5vo, com no máximo 200 folhas (ON AGU 02/2009).

v Contrato verbal apenas para compras de pronto pagamento (§ 2º do art. 95 da Lei Lei nº 14.133/2021).

v Pode ser substituído por outro instrumento hábil como carta- contrato, nota de empenho, autorização de compra ou execução do serviço nas seguintes hipóteses:

i) Dispensa de licitação em razão do valor; e

ii) Compras com entrega imediata e integral dos bens adquiridos e dos quais não resultem obrigações futuras, inclusive quanto a assistência técnica, independente do valor.

Relações Contratuais

(4)

INSTRUMENTOS HÁBEIS

v CARTA-CONTRATO

v NOTA DE EMPENHO DA DESPESA v AUTORIZAÇÃO DE COMPRA

v ORDEM DE EXECUÇÃO DE SERVIÇO

(5)
(6)

v Contratos que versarem a respeito de direitos reais sobre imóveis, isto é, acerca de compra, venda ou doação de bens, devem ser formalizados por instrumento lavrado em cartório de notas (art. 60 da Lei nº 14.133/2021)

Relações Contratuais

v Será admi5da a forma eletrônica na celebração de contratos e de termos adi5vos, atendidas as exigências previstas em regulamento (art. 91, § 3º)

v Publicação no PNCP é condição indispensável para a eficácia do contrato e seus aditamentos (art. 94).

(7)

Relações Contratuais

(8)

Parecer Jurídico

Ø Art. 53 da Lei nº 14.133/2021 – ao final da fase preparatório, o processo seguirá para o órgão de assessoramento jurídico da Administração, que realizará o controle prévio da legalidade mediante análise jurídica da contratação”.

Ø Aplicável a contratações diretas, acordos, termos de cooperação, convênios, ajustes e adesões a RP e termos aditivos (§ 4º do art. 53 da Lei nº 14.133/2021). .

Ø Pode ser dispensada em contratação de baixo valor, baixa complexidade, entrega imediata do bem ou utilização de minutas de editais e instrumentos de contrato.

Ø Nas hipóteses previamente definidas em ato da autoridade jurídica máxima competente (§ 5º do art. 53 da Lei nº 14.133/2021).

(9)

Parecer Jurídico

Ø Auxiliar a Administração a instituir modelos de minutas padronizadas de editais, termos de referência, atas e contratos (inciso IV do art. 19)

Ø Apoio da assessoria jurídico aos agentes de contratação e fiscais de contrato, como previsto no (§ 3º do art. 117 da Lei nº 14.133/2021

Ø Deverá ser prevista a possibilidade do agente de contratação, equipe de apoio, fiscais e gestores de contrato contarem com o apoio dos órgãos de assessoramento jurídico.

(10)

Parecer Jurídico

(11)

Conjunto de procedimentos para realização, mediante contratação direta ou licitação nas modalidades pregão e concorrência, de registro formal de preços relativos a prestação de serviços, a obras e a aquisição e locação de bens para contratações futuras (inciso XLV do art. 6 da Lei nº 14.133/2021) v Cabimento

a) necessidade de contratações frequentes;

b) Conveniência de fornecimentos fracionados;

c) Impossibilidade de estimative precisa de quantidades.

v Obras e serviços de engenharia

a) Possibilidade, desde que tenha: projeto padronizado, sem complexidade técnica e operacional; necessidade permanente ou frequente de obra ou serviço a ser contratado.

Ata X Contrato

(12)

v Adjudicação por item

a) Regra geral, podendo adotar excepcionalmente adjudicação por grupo de itens, quando demonstrada inviabilidade (1 do art.

82 da Lei nº 14.133/2021).

v Formalização prorrogação e alteração contratual

a) Formalização gera apenas expectativa de direito ao signatário. É um compromisso de fornecimento nas condições estabelecidas, mas não obriga a Administração a contratar (art.

83 da Lei nº 14.133/2021).

b) O contrato administrativo em decorrência da ata rege-se pelas regras da NLL.

Ata X Contrato

(13)

v Ata e contrato são documentos que possuem naturezas e finalidades distintas.

v Prazo de validade do Registro de Preços é de 1 ano, prorrogável por igual período.

v As vigências da ata e dos contratos dela derivados são autônomos e independentes entre si. O contrato rege-se pelas normas da NLLCA.

v As vigências da ata e dos contratos dela derivados são autônomos e independentes entre si. O contrato rege-se pelas normas da NLLCA.

v Acréscimo e supressão de quantativos previstos não se aplicam ao Registro de Preços, podendo se aplicar ao contrato.

Ata x Contrato

Referências

Documentos relacionados

Soneto Dormindo vi a cândida Poesia Testemunhos impressos – Obras de Domingos dos Reis Quita, chamado entre os da Arcadia Lusitana Alcino Micenio, segunda edição correcta, e

A presente investigação teve como objetivo geral o estudo dos fatores de risco e de proteção internos e externos utilizados perante a violência social, nomeadamente o bullying

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

Segundo Cheng (2007) a casa da qualidade (planejamento do produto) é utilizada para traduzir a qualidade demandada pelos clientes em requisitos técnicos do produto

Os instrutores tiveram oportunidade de interagir com os vídeos, e a apreciação que recolhemos foi sobretudo sobre a percepção da utilidade que estes atribuem aos vídeos, bem como

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

Therefore, the time required for desorption (~ 120 min or more) was always one order of magnitude higher than the time required for complete sorption (~ 30 min). In the

Esse afunilamento da verdade no transcurso da existência é um ponto que aproxima ainda mais o pensamento dos dois autores em destaque, a subjetividade humana em Kierkegaard