• Nenhum resultado encontrado

SISTEMA LIGHT STEEL FRAMING COMO FECHAMENTO EXTERNO VERTICAL INDUSTRIALIZADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SISTEMA LIGHT STEEL FRAMING COMO FECHAMENTO EXTERNO VERTICAL INDUSTRIALIZADO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

CONSTRUMETAL – CONGRESSO LATINO-AMERICANO DA CONSTRUÇÃO METÁLICA São Paulo – Brasil – 09, 10 e 11 de Setembro 2008

SISTEMA LIGHT STEEL FRAMING COMO FECHAMENTO EXTERNO VERTICAL INDUSTRIALIZADO

Alexandre Kokke Santiago (1)

Ernani Carlos de Araújo (2)

1 . FECHAMENTOS INDUSTRIALIZADOS NA REALIDADE BRASILEIRA

Processos predominantemente artesanais, onde são marcantes baixa produtividade e enorme desperdício, ainda compõem a maior parcela da construção civil brasileira.

Entretanto, diante da crescente demanda do mercado por novas edificações e da disponibilidade técnica de alternativas, várias correntes desse setor têm se mostrado abertas ao emprego de soluções industrializadas. Sistemas construtivos com concepção racionalizada têm ganhado espaço conforme cresce a aceitação da tecnologia por parte dos setores produtivos e, principalmente, dos consumidores.

Algumas das características dos sistemas construtivos industrializados, como mão- de-obra qualificada, produção seriada e em escala de elementos padronizados, racionalização e possibilidade de gestão rígida dos processos e cronograma da obra, se contrapõem aos problemas próprios da construção artesanal.

Os fechamentos verticais industrializados são utilizados atualmente no Brasil com freqüência significativa, sendo o dry-wall (internamente) e os painéis metálicos e de concreto pré-moldado (externamente) suas formas mais comuns. Maior organização e limpeza do canteiro, rapidez e facilidade na execução das vedações, facilidade de controle e menor desperdício de materiais são algumas das vantagens desses fechamentos industrializados sobre a alvenaria tradicional (SILVA e SILVA, 2004).

(1) Arquiteto e Urbanista (UFMG) e Mestre em Engenharia Civil (UFOP), Coordenador de Steel Framing da Flasan Construção a Seco (Belo Horizonte, MG). alexandrekokke@gmail.com

(2) Professor Associado, Programa de Pós-graduação em Eng.Civil (UFOP). ecar_em@yahoo.com.br

(2)

2 . LIGHT STEEL FRAMING COMO FECHAMENTO EXTERNO

O Light Steel Framing (LSF) é um sistema construtivo de concepção racionalizada, que vem passando por processo de aceitação e desenvolvimento no mercado da construção civil nacional. Trata-se de um sistema caracterizado pelo uso de perfis de aço galvanizado formados a frio, bastante esbeltos e que compõem sua estrutura.

Esse sistema trabalha em conjunto com subsistemas leves (acabamento, cobertura, etc.), também racionalizados, proporcionando uma construção industrializada, com grande rapidez de execução e a seco (RODRIGUES, 2006).

O principal emprego do sistema LSF no Brasil é na execução de habitações unifamiliares de pequeno porte (até dois pavimentos). Seu uso também abrange construções bastante variadas, como hospitais, escolas (figura 1) e edifícios de apartamentos de até quatro pavimentos, além de retrofit de edificações existentes (FREITAS e CRASTO, 2006).

Figura 1 - Obra de escola em LSF no Rio de Janeiro Fonte: SANTIAGO, 2008

Uma das aplicações do sistema que vem despertando interesse de vários profissionais da construção civil é o uso do LSF como fechamento externo de fachadas para edifícios de múltiplos pavimentos com estrutura principal portante. O uso desse tipo de fechamento externo é bastante recorrente em países com cultura construtiva industrializada. No Brasil, seu emprego ainda é pouco usual, mas vem mostrando significativo potencial de crescimento, visto o interesse do mercado da construção em encontrar alternativas mais eficientes do que os sistemas artesanais predominantes (figura 2).

(3)

Figura 2 - Obra com fechamento externo em LSF em Belo Horizonte Fonte: SANTIAGO, 2008

O sistema de fechamento utilizando painéis de LSF oferece vantagens construtivas, em relação à alvenaria, semelhantes aos painéis pré-fabricados em concreto ou aos painéis metálicos. Além dessas vantagens, o fechamento em LSF possui ainda montagem simples, seu peso próprio é baixo (implicando em alívio nas solicitações da estrutura principal e nas fundações) e o transporte do sistema para o canteiro e dentro dele é fácil, uma vez que os elementos industrializados, como perfis e placas de acabamento, possuem dimensões e peso próprio pequenos (figura 3). Outro ponto importante é o fato do LSF ser um sistema aberto, onde os elementos industrializados padronizados podem ser adaptados a qualquer exigência de projeto, diferente dos painéis em concreto, produzidos sob medida para cada obra.

Figura 3 - Instalação de painel de LSF como fechamento externo. Local: Inglaterra.

Fonte: SANTIAGO, 2008

(4)

2.1 - Princípios estruturais e de dimensionamento

O sistema LSF empregado como fechamento externo pode ser dimensionado para colaborar no contraventamento vertical e horizontal da estrutura principal do edifício, aumentando a rigidez de seus quadros, principalmente com a diminuição dos comprimentos de flambagem de pilares (PEREIRA JUNIOR, 2004). Porém, na maioria dos casos, o fechamento em LSF é dimensionado como um sistema secundário, ou seja, não possui papel estrutural global no edifício. Nesta situação, a estrutura principal do edifício deve ser dimensionada sem considerar o sistema de fechamento para sua estabilização ou suporte de cargas (SCHAFER, 2003).

A responsabilidade estrutural do fechamento em LSF, neste caso, é resistir às cargas verticais decorrentes de seu peso próprio e dos materiais de acabamento e esquadrias ligados diretamente aos painéis, transmitido-as à estrutura principal do edifício. Além de resistir às cargas horizontais decorrentes da incidência do vento e de impactos causados pela utilização normal do edifício.

É importante estudar os deslocamentos aos quais a estrutura principal do edifício está sujeita para a escolha da forma de execução do fechamento, especialmente em edificações muito altas, instaladas em locais de grande incidência de vento ou sujeitos a cargas sísmicas. O dimensionamento da estrutura do fechamento em LSF pode ser feito considerando que tais deslocamentos serão isolados do fechamento por meio de detalhes não-rígidos na montagem da estrutura de LSF e dos acabamentos dos painéis. Pode-se, ainda, optar por admitir que os deslocamentos da estrutura principal não são isolados do fechamento e implicam em esforços nos seus perfis, que devem ser geralmente mais robustos que os de painéis isolados.

Não há disponíveis, inclusive fora do Brasil, normas que determinem, quantitativamente, quando é necessário empregar no painel de fechamento detalhes construtivos para absorver os deslocamentos da estrutura principal ou quando estes são dispensáveis. As prescrições de associações técnicas norte-americanas voltadas para o sistema LSF recomendam que toda montagem de fechamento permita uma movimentação vertical independente do painel em relação à estrutura principal do edifício e que os deslocamentos horizontais sejam avaliados para cada caso pela equipe de projeto (LGSEA, 2004). No entanto, a prática comum do mercado é preocupar-se em isolar os deslocamentos, tanto verticais quanto horizontais, apenas em edificações mais altas (acima de 25 pavimentos).

(5)

2.2 - Princípios de montagem e execução

O Método Embutido é uma das possibilidades mais recorrentes de solução construtiva para fechamento de fachadas com o sistema LSF. Neste processo, os painéis, fabricados anteriormente ou na obra, são montados internamente aos quadros da macroestrutura do edifício e transmitem suas cargas ao elemento estrutural imediatamente abaixo (figura 4).

Figura 4 - Fechamento em LSF – Método Embutido Fonte: SANTIAGO, 2008

Este modelo de montagem do fechamento não oferece restrição ao porte do edifício e nem requer sistemas auxiliares de sustentação e transmissão de sua carga para a estrutura portante do edifício, porém possui como limitação a dificuldade em compensar eventuais problemas de alinhamento e prumo decorrentes da execução da estrutura principal. A fixação dos painéis à estrutura é normalmente feita com pinos acionados à pólvora e deve ser previsto isolamento com manta emborrachada entre os painéis e a estrutura.

Os diversos detalhes de montagem existentes, que definem o isolamento ou não do fechamento em relação aos deslocamentos da estrutura principal, se localizam na extremidade superior do painel. Na montagem rígida, a mais simples de ser executada e que não permite deslocamento independente, a fixação dos montantes à guia superior é feita com os mesmos parafusos e processos de montagem comuns ao sistema LSF portante (figura 5A).

Por sua vez, detalhes não-rígidos apresentam diversas variações na forma de execução, cada uma delas com vantagens, desvantagens e limitações diferentes,

(6)

suas variações estão: a montagem com as extremidades superiores dos montantes não parafusadas à guia e travadas horizontalmente, o quê deixa espaço para deslocamento e não requer peças especiais (figura 5B); as guias superiores com furos oblongos nas mesas para fixação dos montantes, que permitem a pré- fabricação e o transporte dos painéis de fechamento (figura 5C); e a fixação individual da extremidade superior dos montantes com cantoneiras com furos oblongos nas suas abas, que é capaz de absorver tanto deslocamentos verticais quanto horizontais (figura 5D).

Figura 5 - Variações de detalhes para montagem de fechamentos no Método Embutido Fonte: SANTIAGO, 2008

Os fechamentos para fachadas em Light Steel Framing podem ser também executados como Painéis Contínuos externos, concebidos independentemente dos quadros da estrutura principal (figura 6). Os painéis contínuos maximizam o aproveitamento da área interna do edifício, já que não ocupam espaço na laje executada, e permitem ajustes no alinhamento vertical da fachada, livre de sujeição a eventuais imprecisões na execução da estrutura principal. Para sua conexão com a estrutura principal, são necessárias peças especiais (inserts) executadas em aço

(A) (B)

(C) (D)

(7)

Figura 6 - Fechamento em LSF – Método Contínuo Fonte: SANTIAGO, 2008

Os fechamentos contínuos em LSF devem ser divididos, verticalmente, em painéis com altura de um ou dois pavimentos. Esses painéis podem ser apoiados uns sobre os outros, de forma que cada painel descarregue seu peso próprio no painel abaixo, até que o primeiro painel transmita toda a carga do fechamento para a fundação.

Neste caso, os inserts são responsáveis apenas por resistir às cargas horizontais de vento e devem permitir a transmissão livre das cargas verticais para baixo. A forma mais simples de insert com tal característica é uma chapa dobrada em L, com furos oblongos na face, em contato com os montantes do fechamento (figura 7A).

Os painéis contínuos podem, também, ser divididos verticalmente e possuir apoios intermediários, conectados à estrutura principal, que resistem tanto às cargas horizontais quanto aos carregamentos verticais decorrentes do peso próprio dos painéis. Estas peças, os inserts rígidos, podem ser bem simples, utilizando uma chapa dobrada em L conectada com parafusos ao montante do painel de fechamento (figura 7B).

(A) (B)

(8)

No projeto de fechamentos em painéis contínuos de LSF, é preciso avaliar as cargas as quais o fechamento está sujeito e a amplitude dos deslocamentos previstos, para que se determine a melhor forma de fixação, que pode ser rígida ou não-rígida verticalmente. É usual nos fechamentos com painéis divididos a combinação entre formas de fixação em cada um dos painéis, sendo a rígida (responsável pela sustentação do painel) instalada na extremidade inferior, e a não-rígida (fundamental para o equilíbrio do painel) locada na extremidade superior (LGSEA, 2004).

2.3 - Cuidados na execução dos acabamentos

No planejamento da montagem da estrutura do fechamento vertical em Light Steel Framing, é importante dedicar atenção aos detalhes de execução dos acabamentos, que são montados, preferencialmente, a partir de placas industrializadas, leves e moduladas.

Nos fechamentos embutidos, as placas de acabamento externo podem ser montadas também entre os quadros, deixando a estrutura principal do edifício aparente (figura 8A). Neste caso, deve haver cuidado na interface entre as placas e a estrutura, pois os materiais envolvidos no processo possuem naturezas e comportamentos diferentes. Já quando se opta por ocultar a estrutura principal, as placas são montadas contínuas e suas interfaces são mais simples e menos problemáticas (figura 8B). Em ambos os casos, é preciso atenção no planejamento dos detalhes quando se prevê a ocorrência de deslocamentos independentes entre estrutura principal e estrutura do fechamento.

Figura 8 - Acabamentos dos painéis sobrepondo ou deixando a vista a estrutura Fonte: SANTIAGO, 2008

(A) (B)

(9)

Os fechamentos montados contínuos eliminam os pontos de interface entre acabamentos externos e estrutura principal, uma vez que tanto os painéis em LSF quanto as placas de acabamento são montados em planos diferentes da estrutura principal e por isso possuem desempenho independente (figura 9). Assim, um dos pontos com maior potencial de patologias é eliminado, facilitando o detalhamento da montagem e sua satisfatória execução.

Figura 9 - Acabamento sem interrupção em painéis contínuos Fonte: SANTIAGO, 2008

3 . CONSIDERAÇÕES FINAIS

Os fechamentos verticais externos em LSF são uma alternativa industrializada interessante para a execução de fachadas em edifícios de múltiplos andares. Sua utilização, que apresenta diversas vantagens em relação à alvenaria tradicional, se mostra viável no Brasil, pois nosso pais já possui todos os insumos e mão de obra especializada disponíveis no mercado.

O desempenho satisfatório do fechamento em LSF é garantido pela combinação do correto planejamento estrutural com o bom detalhamento das interfaces dos acabamentos. Sem o diálogo entre estes dois fatores, o fechamento pode apresentar patologias que podem vir a comprometer o desempenho estrutural, estético e a salubridade da edificação.

A execução desse tipo de fechamento deve ser planejada por equipe de projeto – arquitetos, engenheiros e profissionais de execução – qualificada para desenvolver a forma de montagem mais apropriada, de forma a atender às características e demandas próprias de cada edifício.

(10)

4 . REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FREITAS, Arlene M. S.; CRASTO, Renata C. M. Steel Framing: Arquitetura. Rio de Janeiro: IBS/CBCA, 2006. (Série Manuais da Construção em Aço).

LIGHT GAUGE STEEL ENGINEERS ASSOCIATION (LGSEA). Technical Note 544 (TN-544) – Design of by-pass Slip Connectors in Cold-Formed Steel Construction. LGSEA, Washington, 2004. 8p.

PEREIRA JÚNIOR, Cléber José. Edifícios de pequeno porte contraventados com perfis de chapa fina de aço. Dissertação (Mestrado) – COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2004.

RODRIGUES, Francisco Carlos. Steel Framing: Engenharia. Rio de Janeiro:

IBS/CBCA, 2006. (Série Manual da Construção em Aço).

SANTIAGO, Alexandre Kokke. O uso do sistema Light Steel Framing associado a outros sistemas construtivos como fechamento vertical externo não-estrutural.

Dissertação (Mestrado) – Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto, 2008. 153p.

SCHAFER, B. W., et al. Accommodating Building Deflections: What every EOR should know about accommodating deflections in secondary cold-formed steel systems. Structure Magazine, EUA, Março 2003.

SILVA, Maristela Gomes; SILVA, Vanessa Gomes. Painéis de Vedação. Rio de Janeiro, IBS/CBCA, 2004. (Série Manuais da Construção em Aço).

STEEL STUD MANUFACTURERS ASSOCIATION (SSMA). Cold-Formed Steel Details. SSMA, Glen Ellyn, EUA, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Therefore, the aim of this study was to analyse the seasonal and ontogenetic variations for the trophic ecology of Hemigrammus marginatus in the Beija-Flor stream located at the

A pesquisa investigou sobre da identidade profissional que faz parte da constituição identitária da autora que ingressou no curso de Pedagogia da Universidade Federal

Altura, peso e composição corporal 448 Respostas fisiológicas ao exercício agudo 452 Adaptações fisiológicas ao treinamento físico 462 Desempenho esportivo 464. Tópicos especiais

Continua a constituir uma prioridade prevenir a recorrência da crise que provocou o alívio em primeiro lugar, mas se não conseguirmos isto, o futuro alívio terá de: ser

De forma a testar empiricamente o modelo de atuação do Rendibilidade dos Capitais Próprios em Portugal, foram analisados os Relatórios e Contas e Relatórios do Governo de

O Light Steel Framing (LSF), assim co- nhecido mundialmente, é um sistema cons- trutivo de concepção racional, que tem como principal característica uma estrutura constitu- ída

O Light Steel Framing (LSF), assim conhecido mundialmente, é um sistema construtivo de concepção racional, que tem como principal característica uma estrutura constituída por perfis

Eles têm o seu nome inscrito na Livro da Vida e Deus os ressuscitará para a vida eterna na segunda vinda do Cristo Yeshua, tal como fez com Seu Filho amado,