• Nenhum resultado encontrado

Pix. Na mão Crédito Automático: dinheiro rápido e sem burocracia pra hora em que mais precisar. Expansão. Caderno Informativo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Pix. Na mão Crédito Automático: dinheiro rápido e sem burocracia pra hora em que mais precisar. Expansão. Caderno Informativo"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

W W W.CREDIVER TENTES.COM.BR N° 107 Ano 23 JULHO AGOSTO SETEMBRO/2020

Credi e Sebrae

fecham parceria

para cursos

GQC e Balde Cheio transformam agronegócio familiar em Morro do Ferro

Pág. 8

Pix

Página 5 Página 4 Páginas 6 e 7 Página 3

Agora você pode fazer

pagamentos e transferências

instantaneamente

Expansão

Credi tem mapa de atuação

ampliado e pode alcançar

todo o país

Na mão

Crédito Automático: dinheiro

rápido e sem burocracia pra

hora em que mais precisar

(2)

PALAVRA DO CONSELHO

EXPEDIENTE

Filiada ao S.C.CREDIMINAS - Cooperativa de Crédito de Minas Gerais, à OCEMG - Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais e à OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

João Pinto de Oliveira - Presidente Paulo Melo - Vice Presidente

Alexandre Nunes Machado Chaves; Antonio Vicente de Andrade; Fabiana A. F. Diélle Barros de Oliveira; Hélder José Daher Chaves; Lígia Honorina de Andrade Moreira; Mauro Caporali Vivas; Yuri Carvalho Gomes.

DIRETORIA EXECUTIVA

Flávia Alves Coelho - Diretora Executiva Administrativa Hélder Resende - Diretor Executivo de Gestão de Risco Luiz Henrique Garcia - Diretor Executivo Financeiro

CONSELHO FISCAL

Efetivos: Cristiano Alexandre de Almeida, Cristóvão Avelar e Luís Cláudio dos Reis

Suplentes: Danilo Paiva, Henrique Santos e Luís Gustavo de Resende

JORNAL DO SICOOB CREDIVERTENTES

Informativo trimestral do SICOOB Credivertentes - Cooperativa de Crédito Credivertentes Ltda.

Endereço: Rua Carlos Pereira, 100 - Centro 36350-000 - São Tiago - MG - Telefax: (32) 3376-1386 E-mail: credivertentes@sicoobcredivertentes.com.br

CIRCULAÇÃO

Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Barbacena, Belo Horizonte, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Ibertioga, Itutinga, Madre de Deus de Minas, Mercês de Água Limpa, Morro do Ferro, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende

Costa, Ritápolis, São João del-Rei, São Tiago e Senhora dos Remédios.

APOIO OPERACIONAL

Elisa Cibele Coelho

JORNALISTA RESPONSÁVEL:

Mariane Fonseca - MTB 15.883/MG Tiragem: 1500 exemplares

DIAGRAMAÇÃO

Mapa de Minas Comunicação Integrada

As matérias veiculadas no Jornal do SICOOB Credivertentes podem ser reproduzidas, desde que citadas as fontes. Os artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião do Jornal ou do SICOOB Credivertentes.

EDITORIAL

por João Pinto de Oliveira presidente do Conselho de Administração

Mudança(s)

“O movimento cooperativista constitui uma inovação essencial para uma boa e no-va sociedade. É, portanto, uma iniciatino-va sempre atual para esse propósito – uma vez que, embora reconheça a livre iniciativa, não tem o lucro como objetivo. Cooperati-vismo é, pois, sinônimo de uma sociedade sadia”, atesta Robert Shiller, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2013

O Cooperativismo de Crédito, a cada dia mais, amplia sua presença social e históri-ca. Para isso,densifica seu relacionamento negocial, exibe um portifólio comercial efe-tivo, prima pela ampla eficiência, seguran-ça e acessibilidade operacional. Tudo geri-doporprofissionais qualificados, com pleno domínio tecnológico digital somado a,claro, formação humanista.

Uma vitória para todos, pois somos um movimento vanguardista, abrangente, in-clusivo e expoente de uma economia solidá-ria, buscando contribuir incansavelmente para o desenvolvimento integrado de nossa coletividade, velando efetivamente para (e pelo) interesse de nossos associados.

Eis, a título de exemplo, o fato de contar-mos em nossas agências com todos os pro-dutos e serviços para atendimento a nossos cooperados – incluindo revoluções tecnoló-gicas que vão desde aplicativos exclusivos e soluções como o novo Pix.

Nós, interioranos, fomos por vezes ridi-cularizados. Hoje, nos firmamos comoor-gulhosos donos de uma instituição finan-ceira – o nosso Sicoob Credivertentes – que se fortalece sempre a olhos vistos como fru-to do trabalho de cada um; como resultado-do mutualismo, resultado-do humanismo, da solida-riedade, do progresso!

COOPERAÇÃO E

MODERNIDADE

Mudar é preciso. E está inclusive no que temos de mais microscópico. Sabia que, diariamente, nosso corpo produz mais de 432 milhões de novas células? É que existir requer renovação. O tempo todo. Vale para nossos tecidos, para o ar que entra e sai pelas narinas, pro dia e pra noite, pro sol e pra chuva, pra cada uma de nossas experiências.

Se você, como indivíduo, não é hoje o que foi ontem, o que dizer sobre negócios, que são formados POR e PARA pessoaS (foco no plural) num mercado mutante e susce-tível a mudanças que vão de tendências históricas à sur-presa de uma Pandemia como a causada pelo novo Coro-navírus?

Quase que de uma hora para outra, aliás, ele demoliu conceitos e nos fez levantar, até com rapidez, novas estru-turas. Pode ter sido, na realidade, um infeliz teste definitivo sobre nossa resistência e capacidade de reinvenção. No Si-coob, por exemplo, a visita de associados aos caixas eletrô-nicos se tornou menos frequente. Transações pelo celular, ao mesmo tempo, explodiram.

Não por outro motivo, houve espaço para se falar no Cré-dito Automático e, mais recentemente, no Pix. Nossa As-sembleia Geral? Mudou de formato e ocorreu online, via aplicativo Moob. Deu certo, o Banco Central homologou a realização e, com isso, permitiu também a expansão de nossas fronteiras.

Repetimos: mudar é preciso. Mesmo. E é aceitando esse verbo que nos permitimos, também, romper imposições, limites. Que o diga, por exemplo, a família que aparece na seção “Associado Destaque”. No Capão do Cedro, a Pecuá-ria passou de avô pra netos, avançou com a adesão a pro-gramas como GQC e Balde Cheio, superou tabus. Seu An-tônio acreditou, durante muito tempo, que por ser pai de duas mulheres não experimentaria a hereditariedade nos negócios.

Hoje, fala orgulhoso sobre a dedicação de uma delas, Lu-cimara, na gestão da propriedade – e se emociona com o amor dos netos ao falarem da mãe. Fisicamente, ela não participou da entrevista que resultou na matéria da página 3. Mas se fez presente na admiração da família.

(3)

ASSOCIADO

DESTAQUE

Capão do Cedro

“Quando ouvi que podíamos che-gar a 2 mil litros de leite por dia eu respondi: ‘Que perigo!’”, diverte-se Seu Antônio Abreu, no alto de seus 81 anos. Hoje, ri da própria descrça e assume que, na verdade, não en-xergava os potenciais da Capão do-Cedro, propriedade a 5km de Morro do Ferro, distrito de Oliveira.

De lá saem, todos os dias, cerca de 2,1 mil litros de leite, contingente con-siderado “impossível” de ser alcançado em 2017, quando representantes da propriedade se inscreveram no Ges-tão com Qualidade no Campo (GQC). O programa é realizado na região nu-ma parceria entre Sicoob Crediverten-tes e Serviço Nacional de Aprendiza-gem Rural (Senar).

Deu tão certo que, logo depois, vie-ram as consultorias do Balde Cheio, fruto da união entre a cooperativa de crédito e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

A

prendizAdo

Os números “ousados”, que cita-mos no início da matéria, foram pre-visão de Bernardo Barros, instrutor do GQC, e guiaram toda a

dinâmi-ca do curso mesclando aulas e con-sultorias ao longo de quatro meses – tempo suficiente para transformar as perspectivas não só de Seu Antônio, mas também da filha Lucimara (que administra minuciosamente o negó-cio); do genro João Geraldo; e dos ne-tos Eduardo e Renato Pedrosa.

Todos movem o Agronegócio Fami-liar cheio de história e tradição – mas sem medo de romper tabus e crescer. “Eu era molequinho quando come-cei a ordenhar vacas e sempre soube que faria isso pelo resto da vida”, con-ta Eduardo, de 28 anos.

Renato, aos 19, diz algo semelhan-te. “Isso até causava estranhamento na nossa infância porque, na época, estar na roça era visto como não ter perspectiva”, lembra.

Agora a visão é diferente, estimu-lada também pela presença, orien-tação e acompanhamento de Lucas Lara, responsável-técnico pelo Balde Cheio local. “Um programa comple-menta o outro de modo que homens e mulheres do campo percebam su-as propriedades como empressu-as ru-rais, elaborem seus planos de gestão, viabilizem soluções, cresçam de ma-neira sustentável e efetiva”, explica o

gerente de Negócios da Credi, Rogé-rio Ladeira.

M

udAnçAs

Há 3 anos, quando todo o proces-so de transformação começou, a Ca-pão do Cedro tinha 130 vacas em lactação produzindo 500 litros por dia – tudo armazenado, então num único tanque. Hoje, o contingente quase quadruplicado vem de reba-nho menor (mas requalificado) com 107 animais e fica em dois tanques de 1,5 mil litros com saída diária pa-ra o mercado.

Crescimento resultado de pastejo rotacionado, balanceamento de die-ta animal, controles sanitários e de qualidade, cuidados com recria. Isso sem falar, claro, em novos pensamen-tos administrativos. “Antes a gente fo-cava na parte braçal, no suor mesmo”, confessa Renato. “Agora entendemos os papéis de cada um. Olhamos uns pros outros com orgulho, conversa-mos abertamente e até aceitaconversa-mos melhor a teimosia que todo mundo tem”, brinca Eduardo para alegria do avô, Seu Antônio, que completa. “Ne-nhum negócio funciona sem amor. E aqui a gente tem de sobra”.

Aprendizados no GQC e Balde Cheio

quadruplicam produção de leite em

Agronegócio de Morro do Ferro

Ordenha diária passou de 500 para mais de 2 mil litros com medidas

estratégicas simples – incluindo, acredite, redução de rebanho

João Geraldo (esq.), Eduardo, Sr.Antônio e Renato: pecuária, crescimento e apoio em família

Caderno Informativo

(4)

CRÉDITO

O ano de 2020 está aí pra provar que não dá pra prever ou planejar tu-do. Algo que inclui a vida financeira. É claro que organizar bem o que entra e sai do bolso faz parte de um geren-ciamento sustentável das economias. Mas imprevistos acontecem e, nes-sa hora, o Sicoob Credivertentes tam-bém pode te ajudar de maneira super prática - inclusive sem sair de casa.

Estamos falando sobre o Crédi-to AuCrédi-tomático, dinheiro rápido pa-ra usar como quiser, na hopa-ra em que mais precisar, sem análises e garan-tias, com taxas a partir de 1,72% ao

mês. “Essa modalidade é muito atra-tiva porque oferece velocidade, faci-lidade e ausência de processos bu-rocráticos em uma mesma solução financeira. Nosso próprio sistema, a partir de cruzamentos de fatores, modelos estatísticos, informações da nossa carteira e dados do associado, calcula o que pode oferecer a ele na-quele momento”, comenta o gerente de Negócios da Credi, Marcelo Costa.

C

oMo funCionA

É possível conferir se há ou qual o limite liberado pra você através de nossos Caixas Eletrônicos, via

Inter-net Banking ou na palma da mão, acessado o App Sicoob. No apli-cativo, as informações são obtidas acessando o Menu na parte supe-rior da tela e escolhendo a opção Crédito. Ao clicar ali, aparecerá a barra de Crédito Automático on-de poon-derá conferir o total dispo-nível, as condições e taxas ofere-cidas. Além disso, dá pra simular seu empréstimo ou mesmo con-tratá-lo definindo o total de par-celas (que podem chegar a 36) e a data de vencimento de cada uma.

Feito isso, o dinheiro é trans-ferido na hora para sua

Con-ta Corrente e os débitos pas-sam a ser realizados de

maneira automática. Em

caso de dúvidas, entre em contato com o Ponto de Atendimento (PA) da sua comunidade.

p

ossibilidAdes

A gerente de agência em São Tia-go, Lidiane Reis, lembra que a linha de Crédito Automático é socorro im-portante para imprevistos financei-ros que não têm hora nem lugar: uma compra imediata a ser feita pa-ra implementar algum projeto; um incidente que envolva pagamentos urgentes; uma oportunidade com custos fora do orçamento que você não pode perder.

Na Pandemia causada pelo novo Coronavírus, aliás, várias situações vieram à tona com demanda de ca-pital tanto em empreendimentos quanto no cotidiano. Sim, o Crédito Automático é democrático. “Ele é ide-al tanto para Pessoas Físicas quanto Jurídicas relacionadas a micro e pe-quenos negócios. Justamente por causa do atual momento, temos con-versado e elucidado todos os deta-lhes dessa solução a diferentes asso-ciados que possam se interessar ou precisar dela”, diz Lidiane.

p

ortfólio

Vale lembrar que o Sicoob Cre-divertentes conta com Linhas de Crédito completas para dife-rentes perfis de associados e di-ferentes necessidades. Dá pra antecipar o 13º Salário e a resti-tuição do Imposto de Renda; ter

recursos para realizar sonhos ou cumprir metas pes-soais com o Consignado; obter uma injeção finan-ceira para impulsionar o Capital de Giro do seu ne-gócio; investir em maqui-nário e culturas do seu empreendimento rural. Para outras informações, entre em contato com seu PA de relacionamento.

Crédito Automático é solução para

quem precisa de dinheiro rápido,

sem burocracia e com os benefícios

que só o Cooperativismo oferece

4

(5)

INOVAÇÃO

O Pix está chegando. Com a novi-dade do Banco Central (Bacen), fa-zer transferências e pagamentos será mais simples e rápido a qualquer ho-ra do dia, todos os dias da semana – incluindo feriados.

Para começar, as transações (que serão feitas a partir da segunda quin-zena de novembro) não vão exigir vá-rios dados bancává-rios. Apenas uma chave digital que você registra gratui-tamente. Além disso, todas as opera-ções serão efetivadas em no máximo dez segundos. Ou seja: é o fim da no-vela “o dinheiro cai amanhã”.

Quer aderir à solução dinâmica, econômica e segura? Só acessar seu App Sicoob e seguir as instruções. Le-va menos de um minuto. Como anun-cia nosso Sistema nos canais ofianun-ciais, “piscou, cadastrou!”.

e

xpliCAndo Melhor

O Pix foi apresentado pelo Bacen em 19 de fevereiro deste ano e deve estar disponível em 16 de novembro. A partir dessa data, quem tiver ade-rido ao sistema poderá contar com uma nova forma de pagamentos e re-cebimentos totalmente online a qual-quer hora, 365 dias por ano.

Ou seja: sabe aquela transferência bancária feita no sábado com valo-res creditados só no próximo dia útil? Ou aquela compra que só será reme-tida a você com a confirmação de pa-gamento depois do feriado prolonga-do? Com a nova opção operacional, o Pix, tudo isso se resolve rapidinho, sem taxas para Pessoas Físicas.

“Nossa missão é entregar aos coo-perados soluções que dinamizem o dia a dia sem perder de vista o aten-dimento humanizado. O Pix é um exemplo disso, funcionando em tem-po integral. Ninguém vai querer fi-car fora de algo tão revolucionário – e nesse processo nossa equipe es-tá pronta, sempre disposta a orientar sobre essa nova ferramenta”,

comen-Sicoob abre cadastros para o

Pix, novo sistema que efetiva

pagamentos em até 10 segundos, 24

horas por dia, sete dias por semana

ta a gerente do Sicoob Credi-vertentes em São João del--Rei, Débora Giarola.

f

áCil deusAr

Realizando seu ca-dastro junto ao Sicoob, você só precisa esco-lher suas Chaves Pix. Elas serão “identida-des” podendo envolver seu CPF/CNPJ, o núme-ro do seu telefone ou um endereço de e-mail, por exemplo. Feito isso, se-rão as únicas informações necessárias para as transa-ções instantâneas que reali-zará, via smartphone, a partir de novembro. Tudo bem rapi-dinho. Para pagamentos em lo-jas físicas ou online, você poderá usar um QR Code.

Caderno Informativo Sicoob Credivertentes

(6)

CRESCIMENTO

Quando recebeu a notícia que aprovação de crédito no Programa Nacional de Apoio às Microempre-sas e EmpreMicroempre-sas de Pequeno Porte (PRONAMPE), Viviane Almeida vol-tou a sentir o tempero da esperan-ça em meio a altos e baixos desde março, com a Pandemia causada pelo novo Coronavírus.

Proprietária de um buffet em Be-lo Horizonte, ela precisou fazer mais do que se reinventar.Foi preciso, na verdade, virar o empreendimento do avesso.

Assim, de cardápio para eventos corporativos ou festas, refeições es-peciais e piqueniques, o negócio partiu para marmitas fit e saladas encomendadas por aplicativos. “Lu-cro a gente não tem. Mas foi a for-ma de continuarmos vivos no mer-cado”, conta ela.

Agosto, no entanto, foi mês frus-trante no trabalho e ela chegou a cogitar, junto ao sócio, o encerra-mento de atividades. “A esperança estava no Pronampe e ele veio, gra-ças a Deus”, comemora.

Parte do êxito, aliás, Viviane credi-ta ao atendimento que recebeu na agência do Sicoob Credivertentes instalada no centro da capital des-de o início des-de 2018. “Quando abri minha conta, me encantei pela re-cepção que tive pouco depois de passar pela porta. O mesmo acon-teceu quando procurei crédito. Fui abraçada, ouvida, entendida, cui-dada em todo o processo. Assinei o contrato sabendo tudo o que me espera. Isso é transparência. Isso faz muita falta num momento como o que estamos passando”, diz.

A mais de 200km dali, em São Tiago, a também associada à coo-perativa e empreendedora Sheila Amorim comentou algo semelhan-te. Ela e o marido são idealizadores de uma posada rural no município, além de cafeicultores. Foi com um Financiamento no Sicoob Crediver-tentes, aliás, que realizaram o sonho. “Até o jeito de olhar pra nós é diferen-te. Não somos núme-ros. Somos pessoas respeitadas e compre-endidas”, defende.

Diferenciais como esse agora estão dis-poníveis para Pessoas Fí-sicas e Jurídicas muito além de Minas Gerais.

e

xpAnsão

Foram quatro agências físicas em quatro anos. Mas as ações expan-sionistas do Sicoob Credivertentes após chegar a Senhora dos Remé-dios, Piedade do Rio Grande, Alto Rio Doce e Belo Horizonte não pa-raram por aí. No mesmo período, entre 2016 e 2019, a 11ª cooperati-va no ramo Crédito em todo o Esta-do implementou também a Conta Digital, um sistema de atendimen-to personalizado, oferta de produ-tos e adesão a serviços totalmente virtual.

Agora, nossas possibilidades são ainda maiores. É que o Banco Cen-tral do Brasil homologou, via ofício, a XXX Assembleia Geral Extraordi-nária (AGE) da Credi. No documen-to, a instituição aprovou a lisura e idoneidade de todas as

delibera-Banco Central homologa

Assembleia Geral da Credi e

aprova expansão de fronteiras

para todo o país

ções reali-zadas no

even-to em 17 de junho. O momento, aliás, foi históri-co: pela primeira vez, a coopera-tiva realizou uma AGE totalmente online, via aplicativo Moob, reu-nindo delegados de toda a região. Além disso, uma reforma estatutá-ria garantiu expansão de fronteiras para que a agora denominada Coo-perativa de Crédito Credivertentes Ltda. – Sicoob Credivertentes possa atuar muito além da nossa região, com potencial para abrir portas em qualquer lugar de todo o país.

Da mesma forma, qualquer pes-soa de Norte a Sul, “do Oiapoque ao Chuí”, agora pode aderir ao coope-rativismo na Credi através da Conta Digital. Basta baixar o aplicativo Fa-ça Parte no Google Play ou na Ap-ple Store.

6

(7)

i

MpACto

A primeira mudança foi no Es-tatuto Social da cooperativa, al-terando sua razão social e sua

área de atuação. Tudo isso sob avaliação e

aprova-ção dos

de-democratização, cidadania, oportu-nidade de levar a todos nosso por-tfólio completo, com oportunida-des diferenciadas”, explica o diretor financeiro do Sicoob Crediverten-tes, Luiz Henrique Garcia.

Ele lembra, ainda, que em curto prazo a instituição fará adequações em documentos e diferentes tipos de comunicação tanto para públi-cos internos e externos para enqua-dramento.

Já o presidente do Conselho de Administração e membro-funda-dor da cooperativa, João Pinto de Oliveira, destaca a importância glo-bal de um feito local. “O Cooperati-vismo é, em sua história, filosofia e missão, agregador. Enfrentamos to-dos uma crise sanitária e econômi-ca sem precedentes que dependerá de empatia, união, cidadania e in-clusão para ser superada. O Sicoob Credivertentes está pronto para fa-zer sua parte”.

n

úMeros

Importante anunciar, ainda, o desempenho obtido pelo Si-coob Credivertentes no primei-ro semestre deste ano, fechando o mês de julho com R$492,4 lhões em Ativos Totais, R$231,7 mi-lhões em Operações de Crédito e R$333.185.494,52 em Depósitos Totais. Além disso nossa institui-ção, que atende 26 mil associados no Campo das Vertentes, na capital mineira Belo Horizonte e via Con-ta DigiCon-tal, soma R$57,9 milhões de Patrimônio Líquido e bateu a mar-ca de R$8,658.030,97 em Resulta-do AcumulaResulta-do até julho.

legados que r e p r e s e n -tam os mais de 26 mil asso-ciados da Credi. Com a validação do Banco Central veio também o deferi-mento da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais. Ago-ra, é apostar em mais desenvolvi-mento e na propagação da Justiça Financeira a comunidades de qual-quer lugar do Brasil. “Nossa coope-rativa agora está credenciada a che-gar ainda mais longe e isso significa

A partir de agora, a Justiça

Financeira, o atendimento

humanizado e o portfólio

completo da nossa cooperativa

podem chegar a associados “do

Oiapoque ao Chuí”

7

Caderno Informativo Sicoob Credivertentes

(8)

EMPREENDEDORISMO

Quem vasculhou artigos, postagens e lives sobre Negócios nos últimos me-ses esbarrou com um conselho quase unânime: busque por consultoria. Em tempos de crise sanitária adoecendo a Economia, o maior grupo de risco no mercado brasileiro envolve as micro e pequenas empresas. Juntas, elas mo-vimentam pelo menos R$600 bilhões anuais, respondem por 27% do PIB, concentram 52% dos empregos com carteira assinada e 40% dos salários pagos no país. Individualmente, no entanto, são vulneráveis.

E foi pensando justamente nisso que o Sicoob Credivertentes fechou uma parceria especial com o Sebrae. Até o fim de outubro, 50 pessoas par-ticiparão de workshops online e ses-sões de consultoria voltadas a Finan-ças e Marketing Digital.

Dessa primeira experiência partici-pam associados de São Tiago, Barba-cena, São João del-Rei, Prados, Resen-de Costa, Morro do Ferro e Coronel Xavier Chaves. Na agenda, jornadas que mesclam compartilhamento de conteúdo e análise minuciosa de ca-da pequeno negócio. Ou seja: atendi-mento e suporte de ponta com 60% dos investimentos de cada inscrito cobertos por nossa cooperativa.

o

portunidAdes

O propósito do Sicoob é “conectar

pessoas para promover Justiça Finan-ceira e prosperidade”. Para o diretor executivo-financeiro do Sicoob Cre-divertentes, Luiz Henrique Garcia, a parceria de aperfeiçoamento firma-da junto ao Sebrae coloca em prática, mais uma vez, esses dizeres. “Quan-do uma crise vem, ninguém está pre-parado para ela. Mas é importante ter maturidade para encará-la, buscar so-luções eficientes, desenvolver vanta-gens competitivas do atendimento ao produto ou serviço entregue”, co-menta.

A artesã Alcineia de Paula, associa-da em Prados, concorassocia-da. “Sentimos a necessidade de nos reinventar, am-pliar o alcance do nosso trabalho. A motivação é enorme pelo aprendi-zado, pela renovação que teremos e as oportunidades que virão”, disse na primeira aula via videoconferência voltada a Marketing Digital.

Essa motivação, segundo a ana-lista-técnico do Sebrae em São João del-Rei, Christiane Leão, faz toda a di-ferença. “O atual momento deixa cla-ro que ações como analisar e planejar finanças ou desenvolver o comér-cio no ambiente virtual mudaram de status. Antes elas eram necessárias. Agora, são essenciais. O empreende-dor que percebe isso, procura apoio e aceita transformar detalhes como es-ses no negócio sai na frente”, frisa.

e

xpeCtAtivAs

Uma pesquisa realizada pelo pró-prio Sebrae em 2019 foi reveladora. As estatísticas mostraram, num ma-peamento, que 52% dos micro e pe-quenos empreendedores brasileiros sentem precisar de maior capacita-ção em Gestão Financeira. Já a qua-lificação em Comunicação e Marke-ting foi apontada por 47% deles.

A observação de campo em nossas agências, seja durante atendimen-tos ou reuniões de negócios, tam-bém apontou essa tendência. “Daí a parceria para realizar os cursos ofer-tados neste primeiro momento, de uma maneira experimental. Nos-sa expectativa é de que, com retor-no positivo dos participantes, pos-samos estender o projeto e levá-lo a outros municípios, a mais pessoas”, comenta o gerente de Negócios do Sicoob Credivertentes, Sérgio Nasci-mento.

Ações de desenvolvimento e pro-fissionalização fazem parte da histó-ria da Credi, que também se alia ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para promover o Ges-tão com Qualidade em Campo. Ou-tra iniciativa, o Balde Cheio, é resul-tado da união entre a cooperativa e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).

Credi e Sebrae se unem para

promover cursos de aperfeiçoamento

em Finanças e Marketing Digital

Ao todo, 50 empreendedores do Campo das Vertentes participam de

workshops e consultorias voltadas ao impulsionamento de negócios

8

Referências

Documentos relacionados

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

*-XXXX-(sobrenome) *-XXXX-MARTINEZ Sobrenome feito por qualquer sucursal a que se tenha acesso.. Uma reserva cancelada ainda possuirá os dados do cliente, porém, não terá

O Museu Digital dos Ex-votos, projeto acadêmico que objetiva apresentar os ex- votos do Brasil, não terá, evidentemente, a mesma dinâmica da sala de milagres, mas em

nhece a pretensão de Aristóteles de que haja uma ligação direta entre o dictum de omni et nullo e a validade dos silogismos perfeitos, mas a julga improcedente. Um dos

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

Tal será possível através do fornecimento de evidências de que a relação entre educação inclusiva e inclusão social é pertinente para a qualidade dos recursos de

Tratando-se de uma revisão de literatura, o presente trabalho utilizou-se das principais publicações sobre as modificações de parâmetros técnicos observados em corredores,