• Nenhum resultado encontrado

groups.google.com/forum/#%21forum/professoresdemusicadobrasil Fóruns de Partilhas de Práticas em Educação Musical (FOPPEM)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "groups.google.com/forum/#%21forum/professoresdemusicadobrasil Fóruns de Partilhas de Práticas em Educação Musical (FOPPEM)"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

LINKS ÚTEIS*

*Em breve, esta listagem estará atualizada em meu blog:

www.darcyalcantara.blogspot.com

ABEM – Associação Brasileira de Educação Musical abemeducacaomusical.org.br

Revistas da ABEM

abemeducacaomusical.org.br/revistas.html

Listagem de teses e dissertações de educação musical

Em cursos brasileiros de pós graduação stricto sensu em música, educação, história, computação, psicologia, letras, filosofia, comunicação, semiótica, engenharia e outros (até 2005).

abemeducacaomusical.org.br/Masters/teses_e_dissertacoes.pdf

Lista Professores de Música do BrasilEste é um grupo de discussões público, mas moderado, criado com o objetivo de congregar professores de música dos mais diversos contextos para o estabelecimento de debates e compartilhamento de materiais, informações, experiências e reflexões atinentes à Educação Musical e assuntos intimamente correlatos.

groups.google.com/forum/#%21forum/professoresdemusicadobrasil

Fóruns de Partilhas de Práticas em Educação Musical (FOPPEM) foppem.wordpress.com

A ideia dos Fóruns de Partilhas de Práticas em Educação Musical foi construída coletivamente na lista Professores de Música do Brasil que reúne e congrega professores de música dos mais diversos contextos e saberes. O cenário no qual esta ideia surge leva em consideração a premência da implantação e

implementação do ensino de música nas escolas, devido à demanda da lei 11.769/2008, com prazo máximo estabelecido para 2011.

O QUE É O FOPPEM?

O paradigma de partilha de práticas tem como princípio proporcionar o encontro de professores para ministrarem e assistirem mutuamente às suas aulas,

possibilitando conhecer o trabalho de professores que eventualmente não possuam uma “produção teórica”, mas que desenvolvem os mais diversos trabalhos práticos por força do cotidiano, revelando-se como um rico saber.

É importante frisar que o paradigma de partilha de práticas não se trata de um relato de prática – formato este já contemplado em congressos, simpósios,

seminários etc. — pois não se limita a um relato discursivo; ao contrário, é imbuído de um espírito eminentemente prático.

(2)

Alguns pressupostos são fundamentais para a ideia de partilhas de práticas e podem ser enumerados, grosso modo, assim:

(a) ninguém “sabe tudo”;

(b) todo mundo “sabe um pouco”;

(c) o “fênomeno” música e própria palavra “música” só possuem sentido pleno na ação, no contexto, na práxis;

(d) as práticas nos mostram diferentes concepções de “música” que por vezes não estão formalizadas em discursos teóricos e acadêmicos;

(e) muitos professores desenvolvem excelentes trabalhos e atividades em sala de aula, configurando-se como um rico saber que pode ser compartilhado com os outros professores.

POR QUÊ?

A realização de um Fórum de Partilhas em Educação Musical poderá contribuir muito para o desvelamento de experiências de ensino musical relevantes que já vêm sendo desenvolvidas no cotidiano das práticas pedagógicas em música, dos mais diversos espaços educacionais.

O encontro nacional tem como objetivo colocar em evidência estas iniciativas locais permitindo-nos conhecer mais sobre a Educação Musical do Brasil, literalmente na(s) prática(s), uma vez que os professores poderão divulgar seus procedimentos, fontes, métodos, ideias, problemas, soluções, teorias etc.

COMO?

As linhas gerais básicas dos FOPPEM têm o objetivo de apresentar, aos

Coordenadores Voluntários, uma ideia de onde partir. A organização dos FOPPEM – locais, regionais e nacional – dependerá das escolhas dos Coordenadores

Voluntários que gozam de plena autonomia para organizar os FOPPEM. As iniciativas organizacionais também serão partilhadas entre os Coordenadores Voluntários e poderão ser utilizadas integral ou parcialmente.

Comunidade Virtual de Educação Musical (Portugal) http://cvaem.atspace.com/anuncio/index.htm

Descrição

Desde Outubro de 2005 que a CVEM (Comunidade Virtual de Educação Musical) promove a partilha, entreajuda e reflexão entre professores de Educação Musical.

Com o apoio da Escola Superior de Educação de Lisboa e Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM), esta comunidade, instalada na plataforma moodle, integra ferramentas (fóruns, chats, questionários, glossários, blogs, wiki, etc) que promovem a interacção entre os membros e a partilha de todo o tipo de recursos .

(3)

Até à data a comunidade conta com mais de 500 membros, portugueses e brasileiros, que assumiram este compromisso de partilha e colaboração. Toda a actividade na comunidade é dinamizada por um conjunto de moderadores, com formação especializada em tecnologias e no ensino da Educação Musical, os quais prestam um apoio constante a todos os membros.

Objectivos

Ø Promover a partilha de recursos pedagógicos;

Ø Promover a reflexão e o discurso crítico sobre a prática do ensino da Educação Musical;

Ø Criar um portfólio de actividades e recursos úteis para os professores de Educação Musical;

Ø Desenvolver/divulgar actividades de formação;

Ø Criar recursos pedagógicos de apoio aos docentes de Educação Musical;

Ø Melhorar a qualidade das estratégias pedagógicas dos docentes intervenientes

cvaem.atspace.com/anuncio/index.htm

CVEM - Comunidade Virtual de Educação Musical

Comunidade de professores portugueses e brasileiros que partilha recursos, desenvolve discussões e reflexões em torno de questões relacionadas com a prática da Educação Musical no ensino básico. Para participar e saber mais, clique no link acima.

www.balakubatuki.org.br

Site do projeto social Balakubatuki.

O Balakubatuki é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo levar cidadania através da arte a crianças e adolescentes em situação de risco.

www.cp.ufmg.br/pandalele.htm Site do Pandalelê.

Site do Laboratório de Brincadeiras da Escola Fundamental do Centro Pedagógico da UFMG/ Núcleo de Artes. O site apresenta o projeto Pandalelê, um arquivo de brincadeiras, a agenda e fotos do trabalho.

www.biabedran.com.br

Site da cantora e educadora Bia Bedran.

O site apresenta os livros e CDs de Bia Bedran.

(4)

www.thelmachan.com.br

Site da regente e compositora Thelma Chan.

O site apresenta o material pedagógico desenvolvido pela educadora, com músicas para serem ouvidas online. O site inclui também fotos, links e notícias.

www.mawaca.com.br Site do grupo Mawaca.

O grupo pesquisa e recria a música das mais diversificadas etnias, sempre conectadas à música brasileira. O site disponibiliza

informações sobre agenda, notícias, fotos e CD's. É possível cadastrar-se para receber informações sobre o grupo.

www.terrasonora.com.br

Terra Sonora: música vocal e instrumental de várias regiões do mundo.

O site apresenta a biografia, repertório e discografia do Terra Sonora, grupo que desenvolve um trabalho vocal e instrumental com base em temas étnicos e tradicionais de várias partes do mundo.

www.loekistardust.nl

Quarteto de Flautas Doces Amsterdam Loeki Stardust

www.meuberimbauinstrumentogenial.hpg.ig.com.br Meu Berimbau Instrumento Genial

Meu Berimbau Instrumento Genial, de Déo Lembá, é um manual que ensina 15 toques de berimbau. Vem acompanhado de um Cd com os toques e composições musicais para berimbau e diversos instrumentos. O livro pode ser solicitado pelo site.

www.bbc.co.uk/cbbc/games/by/type/musicgames Site da rádio inglesa BBC.

Contém jogos musicais para crianças.

www.soundtoys.net/

Jogos sonoros para a internet.

O site apresenta "novas experiências audiovisuais" através de jogos musicais, animações e obras multimídia criadas para a internet por compositores, designers e artistas.

www.barbatuques.com.br

Barbatuques, Grupo de Percussão Corporal.

O site apresenta o trabalho artístico e pedagógico desenvolvido pelo grupo, notícias, agenda de shows e oficinas para adultos e crianças.

(5)

Pelo site também é possível adquirir o primeiro CD do grupo - Corpo do Som.

www.palavracantada.com.br

Conheça o novo site da Palavra Cantada - música de qualidade para crianças.

Neste site você poderá conhecer o trabalho de Paulo Tatit e Sandra Peres, o catálogo completo de CD’s da Palavra Cantada, ouvir algumas faixas, conhecer a agenda de eventos, saber das últimas notícias e projetos em desenvolvimento, além de entrar em contato com o grupo.

Outras terras, outros sons

http://outrasterrasoutrosons.wordpress.com

Site com óticas referências e sugestões para trabalhos de educação na perspectiva do multiculturalismo.

Portal Edumusical

http://www.edumusical.org.br/

Site dos professores com orientações sobre a utilização do site:

http://www.edumusical.org.br/siteprof/index_edu.php?ID=0000016620

O Portal EduMusical é um projeto de cunho sócio-cultural, cujo objetivo é usar a tecnologia para incentivar o desenvolvimento musical de crianças, adolescentes e adultos. Para isso, reúne atividades interativas de literatura, apreciação e

composição musical, individuais ou colaborativas, em que o usuário aprende brincando na internet e em redes locais. Em alguns casos, é possível interagir em tempo real com indivíduos que estejam em espaços físicos diferentes.

O EduMusical é fruto de uma pesquisa desenvolvida no LSI (Laboratório de

Sistemas Integráveis) da EPUSP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), com o apoio da Coordenadoria de Programas Educacionais da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e do CNPq. A equipe é multidisciplinar,

especializada em áreas como Programação Distribuída, Educação a Distância, Ensino Colaborativo/Cooperativo assistido por Computador, Computação Gráfica, Computação Musical, Informática Educacional, Educação Musical e Interação Humano-Computador. Os aplicativos são periodicamente testados junto ao público alvo, para verificar se os objetivos propostos estão adequados às necessidades e interesses dos usuários.

Nesta versão 1.0 do Portal, os usuários dispõem de um ambiente motivador e de estímulo à criatividade, que pode ser utilizado por educadores e alunos para

geração de novos conteúdos digitais. Com o Editor Musical, por exemplo, é possível criar trechos de composição, que podem ficar disponíveis on line para apreciação de outros usuários. Educadores (principalmente os da área de Artes e,

especificamente, de Música) também encontrarão ferramentas de apoio para trabalharem com seus alunos atividades de composição e apreciação musical no próprio computador.

Referências

Documentos relacionados

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

Ganhos na seleção para a produtividade de látex em população natural de Hevea brasiliensis na Reserva Chico Mendes: estudo de caso das IAPs (Ilhas de alta produtividade).. Genetic

Em que pese ausência de perícia médica judicial, cabe frisar que o julgador não está adstrito apenas à prova técnica para formar a sua convicção, podendo

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

O objetivo desse trabalho ´e a construc¸ ˜ao de um dispositivo embarcado que pode ser acoplado entre a fonte de alimentac¸ ˜ao e a carga de teste (monof ´asica) capaz de calcular

• Igualmente como analisado com os dados dos imóveis em locação, nessa análise seguem os valores médios por metro quadrado para venda, praticados nos bairros com maior número de

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à