• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE SÃO ROQUE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE SÃO ROQUE"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

Capítulo I

Das disposições preliminares

Artigo 1º - O presente regulamento tem como finalidade normatizar as atividades relativas à execução das disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso Faculdade de São Roque – SP.

Artigo 2º - A disciplina de TCC, visa o desenvolvimento e aplicação de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica.

Artigo 3º - Será constituída uma Comissão de TCC, composta por professores do Curso, responsáveis pela organização, orientação e execução das normas contidas neste regulamento.

Artigo 4º - Os TCC devem observar critérios científicos e profissionais na sua execução e o Código de Ética, revelando competência técnica e nível de conhecimento compatível com as exigências acadêmicas, do mercado de trabalho, e de acordo com a responsabilidade social do futuro profissional.

Artigo 5º - A Comissão de TCC coordenará as atividades necessárias para a execução dos trabalhos, responsabilidade que será compartilhada com cada professor orientador no âmbito da relação professor/aluno.

Artigo 6º - O professor orientador tem o direito de abrir mão da orientação do (a) acadêmico (a) mediante baixo desempenho nas atividades ou de acordo com critérios particulares, justificando por escrito os motivos e encaminhando o documento à Comissão de TCC, que avaliará a pertinência da solicitação.

Capítulo II

Das disposições da disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I Artigo Científico

Artigo 7º - Cada orientador poderá orientar de acordo com sua área específica.

(2)

Artigo 8° - Em TCC, o acadêmico deverá produzir um Artigo Científico visando desenvolver um tema e uma problemática com abordagem original no campo da sua linha de pesquisa.

Artigo 9º - A produção do Artigo Científico visa desenvolver no acadêmico a capacidade de um estudo teórico-reflexivo a partir de atividades de pesquisa, sua análise e procedimentos metodológicos, organizados de forma técnica adequada às normas de produção de um trabalho científico.

Artigo 10º - O Artigo Científico deve apresentar um texto entre 15 a 30 páginas, seguindo as normas da ABNT expressas no manual de normas para elaboração do Trabalho de C onclusão de Curso – TCC da Faculdade.

Artigo 11º - O Artigo Científico deve seguir o modelo disponibilizado pela Comissão de TCC.

Artigo 12º- O Artigo Científico será submetido, segundo cronograma divulgado pela Comissão de TCC, a uma Banca Examinadora composta por três professores: o professor orientador e outros dois argüidores, sendo ao menos um destes, necessariamente, do Curso.

Artigo 13º- A definição dos dois argüidores e do suplente de cada Banca Examinadora fica sob responsabilidade do professor orientador, que deverá repassar os nomes à Comissão de TCC.

Artigo 14° - Ao término da disciplina TCC, o acadêmico deve encaminhar seu trabalho à Comissão de TCC, na data fixada, em três (3) cópias impressas para avaliação da Banca Examinadora.

Artigo 15º - A defesa do Artigo Científico deverá ser realizada em, no máximo, 50 minutos, sendo dividido em no máximo 20 minutos para apresentação do acadêmico e 30 minutos de arguição. Após a apresentação, o acadêmico será argüido pela Banca Examinadora em um tempo máximo de 30 minutos.

Artigo 16º - Após a defesa, o acadêmico deverá se retirar do local para que a Banca Examinadora prossiga seu trabalho e cada um de seus membros (o professor orientador e os dois argüidores) atribua uma nota de zero (0,0) a dez (10,0) ao Artigo Científico e sua defesa, de acordo com os critérios de avaliação divulgados pela Comissão de TCC

§ 1º O acadêmico retorna à sala, convidado pela Banca Examinadora, sendo-lhe comunicado

o resultado da avaliação de seu trabalho, resultado registrado em ata.

(3)

§ 2° A média final é resultante da divisão por três (3) do somatório das notas emitidas por cada um dos três membros da Banca Examinadora (o professor orientador e os dois arguidores), que, portanto, possuem o mesmo peso em termos de atribuição de nota.

Artigo 17° - Eventuais solicitações de alterações registradas em ata por parte da Banca Examinadora deverão necessariamente ser objetivas, pontuais e exeqüíveis no prazo determinado pela Comissão de TCC para a entrega da versão final do TCC, sobretudo em caso de média final condicionada a tais alterações.

Artigo 18° - A versão final de TCC deverá ser entregue em uma (1) cópia impressa e uma (1) digital (em CD), na última semana letiva do semestre, em data fixada pela Comissão de TCC, o prazo para a entrega da versão final será fixado em edital nas dependências da Faculdade.

Artigo 19° - A versão final do TCC deverá obrigatoriamente atender às alterações solicitadas em ata pela Banca Examinadora, sendo o caso, atendimento cuja verificação fica sob responsabilidade do professor orientador.

Artigo 20º - Para ser considerado aprovado na disciplina TCC, o acadêmico deve obter a média final igual ou superior a sete (7,0). A decisão da Banca Examinadora é irrevogável, não cabendo recurso.

§ 1º O acadêmico reprovado por nota em TCC poderá encaminhar ao Coordenador do Curso solicitação de matrícula na disciplina no semestre letivo seguinte.

Capítulo III

Das atribuições da Comissão de TCC

Artigo 21º - Cabe aos membros da Comissão de TCC:

I. Tomar, no âmbito da sua competência, todas as medidas necessárias ao efetivo cumprimento deste Regulamento;

II. Elaborar, publicar e discutir o Cronograma Geral de Atividades das disciplinas TCC,

propondo-o à aprovação dos Colegiados dos Cursos ofertados pela instituição Faculdade de

São Roque;

(4)

III. Gerenciar a infra-estrutura disponível ao desenvolvimento das atividades das disciplinas;

IV. Supervisionar o andamento das atividades de orientação de TCC e estar à disposição para atender a eventuais dúvidas e dificuldades manifestas por orientador e/ou orientando, em reuniões individuais e/ou conjuntas;

V. Avaliar pedidos de alteração de orientador ou projeto durante a execução de TCC;

VI. Supervisionar a formação das Bancas Examinadoras, encaminhando-as para aprovação dos Colegiados do Curso ofertados pela Faculdade;

VII. Encaminhar à aprovação dos Colegiados dos Cursos o calendário de defesas proposto a partir das datas encaminhadas pelos orientadores;

VIII. Encaminhar à aprovação dos Colegiados dos Cursos o convite a docentes de outras instituições e de outras instituições de ensino superior para composição de bancas, promovendo a prática interdisciplinar e intercâmbio interinstitucional.

Capítulo IV

Das atribuições e deveres dos professores orientadores

Artigo 22º- Os trabalhos das disciplinas TCC serão desenvolvidos sob a orientação dos professores orientadores, previamente definidos, e indicados pela Comissão de TCC, que é presidida pelo coordenador do curso.

Artigo 23º - Os professores dos Cursos têm a responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos e qualificá-los, se julgar aptos, para a apresentação final diante da Banca Examinadora.

Artigo 24º - Em caso de co-orientação, o orientador deverá encaminhar o nome sugerido aos Colegiados dos Cursos para que deem seu parecer.

Artigo 25º - Cabe ao professor orientador:

I. Orientar as atividades de pesquisa e/ou experimentação;

II. Organizar os parâmetros e tempos de orientação dos TCCs;

(5)

III. Avaliar o desempenho do orientando na sua globalidade;

IV. Definir com o orientando a constituição da Banca Examinadora, data e horário de defesa, levando as sugestões à Comissão de TCC;

V. Presidir a Banca Examinadora na avaliação do TCC;

VI. Registrar as atividades desenvolvidas e a freqüência discente a cada sessão de atendimento e orientação, encaminhando-os à Comissão de TCC.

Parágrafo único – Em caso de três ausências aos encontros de orientação, e tendo em vista a natureza específica das atividades das disciplinas de TCC, o orientador deverá comunicar o fato imediatamente à Comissão de TCC, que poderá julgar o acadêmico como reprovado na disciplina de TCC.

Capítulo VI

Das atribuições e deveres dos acadêmicos

Artigo 26º - A responsabilidade pela elaboração e desenvolvimento dos trabalhos das disciplinas TCC é integralmente do (a) acadêmico (a) matriculado (a).

Artigo 27º – São deveres do (a) acadêmico:

I. Atuar como produtor de conhecimento, buscando desenvolver um processo de investigação e/ou criação;

II. Comparecer às atividades projetadas pelo (s) orientador (es) e pela Comissão de TCC;

III. Estar, preferencialmente, em consonância com a área de pesquisa do orientador;

IV. Entregar o Artigo Científico, e/ou Projeto à Comissão de TCC na data e horário estabelecidos;

V. Comparecer regularmente à orientação, conforme agendado com o professor orientador;

VI. Apresentar a nominata de Banca Examinadora sugerida em conjunto com o orientador na

data estipulada pela Comissão de TCC, na qual deverá constar a sugestão de data e horário

para defesa do seu trabalho;

(6)

VII. Apresentar para a Comissão de TCC o protocolo de entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, comprovando o recebimento das cópias pelos membros da Banca Examinadora.

Capítulo VII

Dos critérios de avaliação

Artigo 28º - Os critérios de avaliação para as Bancas Examinadoras de TCC são:

I. Competência técnica e investigativa em coerência com os objetivos;

II. Observância às normas de apresentação de um trabalho científico;

III. Utilização adequada do aporte bibliográfico;

IV. Relevância do trabalho para a área de habilitação de formação do acadêmico (a);

V. Correção gramatical e habilidade redacional;

VI. Exposição oral: clareza e domínio dos objetivos e do tema;

VII. Objetividade na argumentação.

VIII. Originalidade.

IX. Ética na elaboração e apresentação do trabalho.

Parágrafo único – em caso de plágio ou outra modalidade de fraude acadêmica, aplicar- se-ão as penalidades previstas pela legislação acadêmica da Faculdade.

Capítulo VIII

Das disposições finais e transitórias

Artigo 29º – Os casos omissos neste Regulamento serão decididos, em primeira instância,

pela Comissão de TCC e, caso esta julgue necessário, pelos Colegiados dos Cursos ofertados

pela Faculdade.

(7)

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

ELABORAÇÃO

O trabalho deve ser digitado e impresso em papel formato A4.

O texto pode ser digitado, no anverso e verso das folhas, em espaço 1,5 entre linhas e parágrafo de 1,5 cm da margem, letra do tipo Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Tabelas, legendas, notas de rodapé e referências devem ser em espaço simples.

Margens: esquerda e superior com 3,0 cm; direita e inferior com 2,0 cm.

Nas páginas iniciais das seções, deixar espaço duplo de entrelinhas.

Mínimo de 15 e máximo de 30 páginas (para versão final sem capa e folha rosto)

ESTRUTURAÇÃO

Primeiramente, apresenta-se o título do TCC (artigo) em caixa alta, negritado, centralizado, letra do tipo Arial ou Times New Roman, tamanho 12.

Imediatamente, na próxima, linha à esquerda, nome do autor (a) seguido pelo nome do orientador (a).

Próximo item será o RESUMO contendo entre 250 e 300 palavras e 3 (três) palavras chave, seguido do ABSTRACT (tradução do resumo para língua inglesa) e keywords (proibida tradução pela internet)

A seguir, apresenta-se a INTRODUÇÃO, o OBJETIVO, REVISÃO DE LITERATURA, METODOLOGIA (se for pesquisa bibliográfica, elaborar um parágrafo na introdução, se pesquisa de campo, colocar um item detalhando a parte, informando o tipo de pesquisa, a amostra, procedimentos, instrumento de avaliação e tabulação dos dados, após o referencial teórico), RESULTADOS e DISCUSSÃO (quando pesquisa de Campo), CONSIDERAÇÕES FINAIS ou CONCLUSÃO e as REFERÊNCIAS.

OBS: Os títulos dos capítulos devem ser em letra maiúscula e os das subdivisões em letra minúscula, exceto a inicial da primeira palavra.

PAGINAÇÃO

Todas as folhas do trabalho, a partir da primeira folha devem ser contadas

(8)

sequencialmente, mas não se enumerada a primeira folha. A numeração deve ser em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior.

TÍTULO

Deve ser claro, conciso e indicar precisamente o conteúdo do trabalho, possibilitando a indexação. Os nomes vulgares das espécies devem ser seguidos dos nomes científicos (negrito ou itálico).

CITAÇÕES

Citações diretas com até 3 linhas devem ser escritas no corpo do texto entre aspas. Já citações diretas com mais de 3 linhas devem ter um recuo de 4 cm da margem esquerda e serem digitadas com letra menor que a do texto:

Os nomes dos autores citados no texto só devem ser grafados em letras maiúsculas se estiverem entre parênteses; e, em letra normal, se estiverem fora dos parênteses. É necessário colocar o número da página quando a citação for direta. Ex.: Segundo Silva (2012, p. 50) ou (SILVA, 2012, p. 50)

Já a citação indireta, aquelas em que o texto original é parafraseado, deverá constar o último sobrenome do autor e o ano de publicação da obra. Ex.: Segundo Silva (2012) ou (SILVA, 2012)

No caso de citação de outra citação, utilizar a palavra “apud” seguindo as normas se ela for direta ou indireta. Autor da ideia original apud Autor da obra em mãos. Ex.: Segundo Souza (1992) apud Silva (2012) ou (SOUZA, 1992 apud SILVA, 2012) ou Segundo Souza (1992) apud Silva (2012, p. 50) ou (SOUZA, 1992 apud SILVA, 2012, p. 50)

REFERÊNCIAS

As referências correspondem à relação de documentos impressos, eletrônicos citados pelo autor em livros, artigos de periódicos, teses, relatórios técnicos etc., utilizados na elaboração do texto e colocados no final do trabalho. Os elementos essenciais e complementares da referência devem ser apresentados em seqüência padronizada e ordem alfabética.

EXEMPLOS: LIVRO: SOBRENOME DO AUTOR, abreviatura (s) do (s) nome (s). Título da

obra em negrito: sub-título da obra. Cidade: Editora, ano. EX.: ANTUNES, C. A afetividade na

escola: educando com firmeza. Londrina, PR: Maxiprint, 2006.

(9)

TRABALHOS ACADÊMICOS: EX.: LOPES, D. A. Estrutura de populações térmitas na região de Maringá. 2005. 127f. Dissertação de Mestrado em Genética e Melhoramento – Programa de Pós-Graduação, UEM – Universidade estadual de Maringá, Maringá, PR, 2005.

ARTIGO: EX.: RODRIGUES, J. K. L. Pedagogia Cidadã em Ação: Uma proposta pedagógica inovadora. Pedagogia em Ação, Uberaba, MG, v.7, n. 10, p. 52-70, jan-mar, 2006.

DOCUMENTOS OFICIAIS: EX.: BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais/ Secretaria de Educação fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

INTERNET: EX.: DIAS, V. L. N. (coord.) Educação Ambiental. Revista Brasileira de

Botânica, Curitiba, PR, 2009. Disponível em:

http://www.historia.art.br/arquivos/id_submenu/1378/7_educacao.pdf Acessado em: 13/04/2012.

CAPA (obrigatória somente nas 3 primeiras vias para BANCA DE DEFESA)

Deve ser impresso colorido em papel A4. Além disso, deve conter as seguintes informações na ordem e conforme modelo anexo: nome do curso, autor, título, local e ano.

ENCADERNAÇÃO (obrigatória somente nas 3 primeiras vias para BANCA DE DEFESA)

O volume deve ser encadernado em 3 vias iguais, sendo a primeira capa em branco transparente e a ultima em preto fosco.

PÁGINA DE ROSTO (obrigatória somente nas 3 primeiras vias para BANCA DE DEFESA)

Deve conter as mesmas informações da capa, acrescido o nome do orientador em letras maiúsculas, a aproximadamente 3,5 cm abaixo do nome do autor e precedido da palavra Orientador (modelo em anexo).

O texto referente ao grau obtido deverá ser completado, dependendo do curso concluído.

Ex.: Bacharel (para alunos de cursos de bacharelado) e licenciado (para os da licenciatura).

(10)

OBS: NA VERSÃO FINAL, O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (ARTIGO) DEVERÁ SER ASSINADO PELO (A) ACADÊMICO (A) E ORIENTADOR (A), CO-

ORIENTADOR (A) (se indicado)

CURSO

AUTOR (A)

TÍTULO

São Roque

(11)

NOME DO AUTOR (A)

TÍTULO

E SUBTÍTUTO (SE HOUVER)

Orientador (a):

Co-orientador (a):

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade, para obtenção do grau de Bacharel.

São Roque, SP

2016

(12)

Referências

Documentos relacionados

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

Podem treinar tropas (fornecidas pelo cliente) ou levá-las para combate. Geralmente, organizam-se de forma ad-hoc, que respondem a solicitações de Estados; 2)

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Em geral, pudemos perceber como um evento não normativo (a denúncia de abuso sexual infantil, sendo o acusado o marido) possuiu impacto profundo em diversas esferas

no Estado do Ceará, o Município de Chorozinho, autorizado pelo Decreto Estadual nº 33.927, de 06 de fevereiro de 2021, poderá, por ato normativo próprio, para

Conteúdos com caráter teórico, conceitual e/ou instrumental, serão trabalhados à medida que os gêneros e suas espécies forem apresentados, pois servirão constantemente de