• Nenhum resultado encontrado

CONSELHOS PARA VOCÊ ESCOLHER O MELHOR REGIME DE TRIBUTAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSELHOS PARA VOCÊ ESCOLHER O MELHOR REGIME DE TRIBUTAÇÃO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CONSELHOS PARA VOCÊ ESCOLHER O MELHOR REGIME

DE TRIBUTAÇÃO

5

(2)

No início de cada exercício fiscal, o contribuinte se depara com a necessida-

de de escolher o regime de tributação ao qual quer se submeter durante aquele ano, ou seja, a forma pela qual irá apurar os seus tributos. Cada regime (lucro real, lucro presumido ou Simples Nacional) possui suas vantagens e desvanta- gens e pode trazer à empresa economia e eficiência na gestão de seus tributos ou fazer com que seja submetida a uma carga tributária muito onerosa. 

É muito importante simular o impacto tributário em cada um dos regimes possí- veis, comparando os resultados e verificando a opção mais vantajosa. Mas exis- tem situações em que a carga tributária em dois ou mais regimes de tributação fica muito semelhante, dificultando o processo de escolha. Nestes casos, outros fatores devem ser levados em consideração. 

Por ser um assunto tão relevante, trouxemos nesse material 5 conselhos para você fazer a escolha do regime de tributação mais vantajosa. 

(3)

5 CONSELHOS PARA VOCÊ ESCOLHER O MELHOR REGIME DE TRIBUTAÇÃO

3

ANALISE O NÍVEL DE

INADIMPLÊNCIA

1

Seu cliente possui alto volume de inadimplência? Optar pelo regime de Caixa se- ria uma boa opção para quem lida com alto nível de inadimplência e atrasos em recebimentos. 

No regime de caixa, apropria-se as receitas e despesas no período de seu efetivo recebimento ou pagamento, independentemente do momento em que foram re- alizadas. Isso afeta as empresas no momento da tributação que só ocorrerá no efetivo pagamento/recebimento, mas isso só é possível no Simples Nacional ou no lucro presumido. 

As empresas do lucro real devem reconhecer suas receitas pelo regime de com- petência, no qual apropria-se as receitas e despesas na data e no mês exato da transação efetuada, independentemente do pagamento/recebimento. Com isso, a tributação ocorrerá na data do documento fiscal, independentemente de quan- do vai ser pago ou recebido. 

Desta forma, se o nível de inadimplência da empresa for alto, ou também se o seu ciclo operacional for elevado (período entre a data de venda para o cliente e a data do recebimento), a tributação pelo regime de competência pode não se re- velar a melhor opção.

(4)

5 CONSELHOS PARA VOCÊ ESCOLHER O MELHOR REGIME DE TRIBUTAÇÃO

Muitas vezes os custos de conformidade são negligenciados na escolha do regime 4 de tributação mais vantajoso. O recolhimento ou o custo dos tributos representa apenas uma parcela dos custos gerados pelo sistema tributário. A outra parte refe- re-se ao custo para se manter em harmonia com a legislação e normas tributárias, como os dispêndios com pessoal voltado a tributação, softwares, advogados, con- tabilidade e para o caso de abertura de filiais, as despesas administrativas. 

O custo de conformidade tributária é muito maior para empresas do lucro real, pois exi- ge-se a contabilidade regular e escrituração do LALUR, ambos imprescindíveis para a fiscalização das receitas auferidas e das despesas incorridas, cuja falta, omissão ou incorreção acarreta a desconsideração de todos os registros contábeis e o arbitramen- to do lucro tributável. Assim, este regime demanda mão de obra especializada, equipe mais numerosa e a contratação de softwares específicos, normalmente mais caros.  

Por sua vez, tanto no lucro presumido, quanto no SIMPLES Nacional, não se exi- ge a manutenção de contabilidade completa, mas apenas a escrituração de Livro Caixa. No SIMPLES Nacional, inclusive, há apenas a necessidade de apresentar as declarações mensais (PGDAS-D) e uma anual (DEFIS), além de o recolhimento de todos os tributos ser feito em guia única, reduzindo o custo mensal da tributação e, por consequência, o custo para atender todas as exigências legais. 

Percebe-se que a decisão inerente a economia de tributos não deve ser tomada de forma isolada, pois pode provocar o aumento de outros custos e inviabilizar o regime de tributação escolhido.

FAÇA A

ESTIMATIVA DO CUSTO DE

CONFORMIDADE TRIBUTÁRIA

2

(5)

5 CONSELHOS PARA VOCÊ ESCOLHER O MELHOR REGIME DE TRIBUTAÇÃO

5

Os aspectos negociais estão diretamente ligados ao tipo de regime de tributação adotado pela empresa, pois as decisões tomadas podem influenciar direta ou indi- retamente nos tributos a serem pagos e/ou aos créditos a serem apropriados. Por isso é necessário analisar diversos fatores específicos de cada caso, como o porte do negócio, área de atuação, clientes, fornecedores, entre outros. 

Por exemplo, na compra de mercadorias e serviços, deve-se analisar o custo/bene- fício, e não o preço bruto, visto que existem aspectos tributários a serem conside- rados, como a possibilidade de aproveitar créditos de ICMS, IPI, PIS e Cofins. 

Da mesma forma, é essencial analisar o perfil dos clientes para os quais a empre- sa vende suas mercadorias ou serviços, pois a escolha do regime de tributação adequado pode favorecer os negócios, melhorando o resultado global e a lucrativi- dade, ainda que a carga tributária não seja a menor possível. 

ESTUDE OS ASPECTOS

NEGOCIAIS DA EMPRESA

3

(6)

5 CONSELHOS PARA VOCÊ ESCOLHER O MELHOR REGIME DE TRIBUTAÇÃO

6

É muito importante, ao realizar a análise do melhor regime de tributação, que se ve- rifique a existência de incentivos fiscais oferecidos pelos governos municipais, es- taduais e federal. 

Estes benefícios são criados com o objetivo de promover o desenvolvimento eco- nômico, facilitando o aporte de capital em determinadas áreas por meio da deso- neração da tributação. As modalidades mais comuns de concessão de benefícios fiscais são anistia ou redução de débitos, isenção, redução de base de cálculo,

subvenção e crédito presumido. 

Há incentivos que só podem ser aproveitados se a empresa for tributada pelo lu- cro real, como, por exemplo, autorização de importação com redução do Imposto de Importação (II) para linhas usadas, desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para máquinas e equipamentos, Programa de Apoio ao

Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores (Padis), Regime Especial de Aquisição de Bens de Capital para Empresas Exportadoras (Recap), entre outros. 

Portanto, para afirmar qual o melhor regime de tributação, analise a existência de incentivos fiscais e verifique o impacto na carga tributária final. 

VERIFIQUE TODAS AS OPERAÇÕES

REALIZADAS PELA EMPRESA PARA

IDENTIFICAR POSSÍVEIS

INCENTIVOS FISCAIS

4

(7)

5 CONSELHOS PARA VOCÊ ESCOLHER O MELHOR REGIME DE TRIBUTAÇÃO

7

Como vimos, a escolha do regime de tributação é de extrema importância para a saúde de uma empresa, mas são muitos aspectos a serem considerados para que se faça a opção mais vantajosa. Analisar todos estes pontos de forma ma- nual pode levar muito tempo, ser custoso e aumentar a chance de que equívocos sejam cometidos. 

Possuir um sistema que simule o melhor regime auxilia o profissional tributário a realizar anualmente esta análise para todos os seus clientes e permite que ele se dedique menos às atividades operacionais e mais às atividades estratégicas. 

O e-Simulador é uma das ferramentas da e-Auditoria que permite você simular e comparar detalhadamente os diferentes regimes de tributação, de acordo com a realidade da empresa. Com o preenchimento dos campos fornecidos, o sistema fornecerá o cálculo de quanto a empresa recolheria no Simples Nacional, no Lucro Presumido e no Lucro Real.

O ÚLTIMO

CONSELHO É...

UTILIZE A

TECNOLOGIA A SEU FAVOR!

5

(8)

DEIXE O ROBÔ TRABALHAR PARA VOCÊ!

Com o conjunto de soluções da e-Auditoria, 3ª geração de auditoria digital, você pode fazer tudo isso e muito mais, de maneira simples e rápida. São oito ferramentas integradas, onde o robô re- aliza o serviço que consome mais tempo do profissional tributário e o libera para a atividade inte- lectual e de valor reconhecido.

(9)

Auditoria Digital a favor da CONTABILIDADE CONSULTIVA

Enquanto o robô trabalha para você, mante- nha seu foco na estratégia!

Mais de 210 mil empresas auditam mensal- mente seus arquivos fiscais, contábeis e tra- balhistas com a solução da e-Auditoria.

Visite e-auditoria.com.br e saiba mais so-

bre a 3ª Geração de Auditoria Digital!

Referências

Documentos relacionados

SISTEMAS DE ABASTECIMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA Traçado em Planta no Autocad e importações para EPANET.

regras para disponibilização e utilização dos serviços de email providos pelo Ministério Público do Estado do Amapá, sob o domínio “mp.ap.gov.br”, visando

Assistant General Manager Aeroporto Internacional de Myrtle Beach (EUA) Conhecida como Keiz entre os amigos e colegas de trabalho, Yakima Selph tornou-se um dos mais

Este trabalho tem por finalidade mostrar as formas de tributação pelo Lucro Real e Lucro Presumido, analisando as vantagens e desvantagens de migração do regime

Diferentemente do lucro real, a empresa optante pelo lucro presumido poderá apurar os tributos pelo critério do regime de caixa, conforme asseveram Higuchi e al (2005,

Mariana Petaccia de Macedo: Effective participa- tion in research orientation; intellectual participation in propaedeutic and/or therapeutic conduct of the cases stud- ied;

Esse regime se encontra entre o Simples Nacional e o Lucro Real, tem uma forma de tributação mais simplificada que este último. Neste regime a tributação acontece por uma tabela

Para O DISCENTE e os OUTROS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR que possuírem um ou mais veículo(s) registrado(s) em seu nome (Pesquisa positiva para proprietário