• Nenhum resultado encontrado

PREGÃO ELETRÔNICO ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2022

Share "PREGÃO ELETRÔNICO ORIENTAÇÕES IMPORTANTES"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

1

PREGÃO ELETRÔNICO 03.2021 ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

A comissão de licitação do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Sergipe - SESCOOP/SE informa que:

1. O SESCOOP/SE é uma Instituição integrante do Sistema S e possui seu próprio Regulamento de Licitações e Contratos (Resolução Nº 850/2012).

2. Alertamos aos licitantes interessados em participar deste pregão eletrônico que NÃO É NECESSÁRIO ANEXAR DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO quando do cadastro de sua proposta neste certame no portal do licitações-e, apenas no momento sinalizado pela pregoeira conforme item 7.20 do edital.

3. Se mesmo assim, o licitante desejar anexar no sistema documentos relacionados à proposta, informamos que, conforme consta nos itens 6.3 e 6.7 do edital, todo e qualquer anexo, inclusive a proposta eletrônica do licitante, NÃO DEVERÁ CONTER A IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA, SOB PENA DE DESCLASSIFICAÇÃO.

4. Informamos ainda que, o Pregão Eletrônico nº 03/2021 é do tipo Menor Preço, com critério de julgamento de menor valor total. Dessa forma, o licitante interessado em participar deste pregão eletrônico deverá cadastrar sua proposta inicial CONSIDERANDO O PREÇO TOTAL ANUAL DO LOTE, conforme consta no modelo anexo II do Edital.

A leitura destas orientações não dispensa, em hipótese alguma, a análise e entendimento do edital

do pregão eletrônico nº 03/2021 e seus anexos.

(2)

2

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO DO ESTADO DE

SERGIPE SESCOOP/SE

EDITAL PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 03/2021

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Sergipe – SESCOOP/SE, por intermédio da Pregoeira e da Comissão de Licitação, designados pelas Portarias nº 007 de 31 de maio de 2021 e n° 006 de 31 de maio de 2021, respectivamente, torna público para conhecimento dos interessados que na data, horário e local abaixo indicados, que realizará licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO, do tipo MENOR PREÇO TOTAL, conforme descrito neste Edital e seus Anexos.

1. REGÊNCIA

1.1. O procedimento licitatório que dele resultar será regido pelo Regulamento de Licitações e Contratos do Sescoop, aprovado pela Resolução Nº. 850, de 28 de fevereiro de 2012, bem como pelas normas e condições estabelecidas no presente Edital.

2. DO OBJETO

2.1. Contratação de Sociedade de Advogados (não sendo admissível a participação por pessoas físicas) regulamente inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com experiência comprovada no Ramo do Direito Administrativo, Cooperativo, Civil, Tributário, Criminal, Empresarial (com experiência em compliance), Digital (LGPD), Ambiental, Previdenciário e Trabalhista para assessoramento e acompanhamento das demandas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Sergipe – SESCOOP/SE, considerando o menor preço total.

3. DA ABERTURA DA SESSÃO PÚBLICA Tipo de Licitação: MENOR PREÇO TOTAL

Início do acolhimento de propostas: 09/11/2021 às 09:00 hr Limite para acolhimento das propostas: 23/11/2021 – 08:30 hr Abertura das propostas: 23/11/2021 – 08:30 hr

Data e Hora da Disputa: 23/11/2021 – 09:30 hr Endereço Eletrônico: www.licitacoes-e.com.br

3.1. Durante a sessão pública, a comunicação entre o Pregoeiro e os licitantes ocorrerá exclusivamente mediante troca de mensagens, no campo próprio do sistema eletrônico.

3.2. Cabe ao licitante acompanhar as operações no sistema eletrônico durante a sessão pública do Pregão, ficando responsável pelo ônus decorrente da perda de negócio diante da inobservância de qualquer mensagem emitida pelo sistema ou de sua desconexão.

4. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

4.1. Poderão participar deste Pregão quaisquer Licitantes que comprovem possuir os requisitos

mínimos de qualificação exigidos no capítulo DA HABILITAÇÃO, e que tenham especificado

como objeto social da empresa, expresso no estatuto, Contrato social ou Requerimento de

(3)

3

Empresário, atividade compatível com o objeto deste Pregão.

4.2. Estarão Impedidas de participar desta Licitação empresas que:

a) Tenham funcionários ou Dirigentes do SESCOOP/SE;

b) Tenham dirigentes, gerentes ou sócios com vínculo de parentesco, em relação a dirigentes e empregados do Sescoop/SE, e este parentesco será considerado, para esses fins, da seguinte forma:

b.1) em linha reta e colateral (também denominado transversal), até o 4º grau, nos termos do art.

1592, do Código Civil brasileiro;

b.2) por afinidade, nos termos do art. 1595, § 1º do Código Civil brasileiro, limita-se aos ascendentes, descendentes e aos irmãos do cônjuge ou companheiro.

c) Tenham sido sancionadas com a pena de suspensão do direito de licitar ou contratar com o Sescoop - Unidade Nacional e Unidades Estaduais, durante o prazo da sanção aplicada;

d) Tenham registro no Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas – CEIS. Como condição prévia ao exame da documentação de habilitação do licitante detentor da proposta classificada em primeiro lugar, o Pregoeiro verificará o eventual descumprimento das condições de participação, especialmente quanto à existência de sanção que impeça a participação no certame ou a futura contratação, mediante a consulta ao Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas – CEIS (www.portaldatransparencia.gov.br/ceis);

e) Estejam sob decretação de falência, dissolução ou liquidação;

f) Simultaneamente, sejam pessoa jurídica do mesmo grupo econômico, sociedades coligadas, controladoras, suas respectivas controladas; ou ainda, tenham em seu Quadro Social de Administradores Pessoa Física ou Pessoa Jurídica em Comum, tendo sido evidenciada a possível frustração aos princípios regentes da licitação;

g) Estejam reunidas em consórcio.

5. DO CREDENCIAMENTO

5.1. Somente poderão participar deste pregão eletrônico as licitantes devidamente credenciadas junto ao provedor do sistema na página eletrônica www.licitacoes-e.com.br, nos termos do art. 21, incisos I e II, da Resolução nº 850/2012.

5.2. O credenciamento dar-se-á pela atribuição de chave de identificação e de senha, pessoal e intransferível, para acesso ao sistema eletrônico.

5.3. O uso da senha de acesso pela licitante é de sua exclusiva responsabilidade, incluindo qualquer transação efetuada diretamente ou por seu representante, não cabendo ao provedor do sistema ou ao SESCOOP/SE, responsabilidade por eventuais danos decorrentes de uso indevido de senha, ainda que por terceiros.

5.4. O credenciamento da licitante junto ao provedor do sistema implica a presunção de sua capacidade técnica para realização das operações inerentes ao pregão eletrônico.

5.5. O licitante deverá declarar, em campo próprio do sistema eletrônico, que cumpre plenamente os requisitos de habilitação e que sua proposta está em conformidade com as exigências do edital.

5.6. O licitante enquadrado como microempresa, empresa de pequeno porte ou cooperativa deverá declarar, em campo próprio do Sistema, que atende aos requisitos do art. 3º da LC nº. 123/2006, para fazer jus aos benefícios previstos nessa lei.

6. DAS PROPOSTAS DE PREÇOS

6.1. O licitante deverá encaminhar proposta, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, com descrição do objeto e do preço ofertado, até a data e o horário marcados para abertura das propostas, quando, então, encerrar-se-á automaticamente a fase de recebimento de propostas.

6.2. A licitante deverá declarar, em campo próprio do sistema eletrônico, que cumpre plenamente os

requisitos de habilitação e que sua proposta está em conformidade com as exigências do Edital.

(4)

4

6.3. A proposta eletrônica não deverá conter a identificação da empresa, bem como os seus documentos anexos, tais como declarações, catálogos, detalhamentos e outros como links para pesquisa de modelos, etc., sob pena de desclassificação.

6.4. O licitante deverá consignar, na forma expressa no sistema eletrônico, o valor total ofertado, conforme modelo constante no Anexo II deste edital.

6.5. Todos os valores deverão ser expresso em Real (R$) e com 2 (duas) casas decimais, devendo já estar inclusas todas as despesas, tais como e sem se limitar a: custos diretos e indiretos, tributos incidentes, materiais, serviços, encargos, transporte, lucro e outros necessários ao cumprimento integral do objeto desta licitação.

6.6. Até o encerramento do acolhimento das propostas, as licitantes poderão retirar ou substituir a proposta anteriormente apresentada.

6.7. Qualquer elemento que possa identificar o licitante importará desclassificação da proposta, sem prejuízo das sanções previstas nesse edital.

6.8. A “PROPOSTA FÍSICA” deverá ser elaborada conforme especificações técnicas contidas no termo de referência (Anexo I) e modelo constante no Anexo II, deste edital, consoante exigências abaixo:

a) Estar redigida em língua portuguesa, sem emendas, entrelinhas ou rasuras, conter o nome da proponente e a referência ao número deste Pregão.

b) Discriminar em algarismo e por extenso, em moeda corrente nacional (Real), com até duas casas decimais após a vírgula (R$ 0,00), conforme modelo constante do Anexo II. Ocorrendo discordância entre os valores numéricos e por extenso prevalecerão os últimos;

c) Ser assinada em sua parte final, bem como rubricada em todas as folhas pelo representante legal da licitante, apresentando procuração que o habilite a assinar documentos da empresa, se for o caso;

d) Ter indicação de que o prazo de validade da proposta não será inferior a 60 (sessenta) dias, contados da data marcada para o seu recebimento, ficando estabelecido que na omissão será considerado esse prazo;

e) Conter razão social, endereço completo, telefone, CNPJ e dados do responsável pela assinatura do contrato.

6.9. Quaisquer tributos, custos e despesas diretos ou indiretos omitidos da proposta ou incorretamente cotados, serão considerados como inclusos nos preços, não sendo considerado pleito de acréscimos, a esse ou a qualquer título.

7. DA SESSÃO PUBLICA, JULGAMENTO, NEGOCIAÇÃO E ACEITABILIDADE DA PROPOSTA

7.1. No julgamento das propostas, será considerada vencedora a licitante que apresentar o MENOR PREÇO TOTAL, e desde que atendidas às especificações constantes no Edital e de seus anexos.

7.2. O julgamento das propostas será de acordo com a sistemática do site de compras denominado

www.licitacoes-e.com.br, em consonância com a legislação vigente.

7.3. O Pregoeiro verificará as propostas apresentadas e desclassificará, motivadamente, aquelas que não estejam em conformidade com os requisitos estabelecidos neste Edital.

7.4. Somente os licitantes com propostas classificadas participarão da fase de lances.

7.5. Aberta a disputa de preços, os licitantes classificados poderão encaminhar lances sucessivos, exclusivamente por meio do sistema eletrônico, sendo imediatamente informados do horário e valor consignados no registro de cada lance.

7.6. O sistema ordenará automaticamente as propostas classificadas, sendo que somente estas

participarão da fase de lances.

(5)

5

7.7. O licitante somente poderá oferecer lance inferior ao último por ele ofertado e registrado no sistema.

7.8. Durante o transcurso da sessão, os licitantes serão informados, em tempo real, do valor do menor lance registrado, mantendo-se em sigilo a identificação do ofertante.

7.9. Em caso de empate, prevalecerá o lance recebido e registrado primeiro.

7.10. Os lances apresentados e levados em consideração para efeito de julgamento serão de exclusiva e total responsabilidade do licitante, não lhe cabendo o direito de pleitear qualquer alteração.

7.11. Durante a fase de lances, o Pregoeiro poderá excluir, justificadamente, lance cujo valor seja manifestamente inexequível.

7.12. Se ocorrer a desconexão do Pregoeiro no decorrer da etapa de lances e o sistema eletrônico permanecer acessível aos licitantes, os lances continuarão sendo recebidos, sem prejuízo dos atos realizados.

7.13. No caso da desconexão do Pregoeiro persistir por tempo superior a 10 (dez) minutos, a sessão do Pregão será suspensa automaticamente e terá reinício somente após comunicação expressa aos participantes no sítio www.licitacoes-e.com.br.

7.14. O encerramento da etapa de lances será decidido pelo Pregoeiro, que informará a qualquer momento, o prazo para acionamento do sistema aleatório (randômico).

7.15. Decorrido o prazo fixado pelo Pregoeiro, o sistema eletrônico encaminhará aviso de fechamento iminente dos lances, após o que transcorrerá período de tempo de até 30 (trinta) minutos, aleatoriamente determinado pelo sistema, findo o qual será automaticamente encerrada a fase de lances.

7.16. Após a fase de lances, se a proposta mais bem classificada não tiver sido apresentada por microempresa ou empresa de pequeno porte ou cooperativa, e houver proposta de microempresa ou empresa de pequeno porte ou cooperativa que seja igual ou até 5% (cinco por cento) superior à proposta mais bem classificada, proceder-se-á da seguinte forma:

7.16.1. A microempresa ou a empresa de pequeno porte ou cooperativa mais bem classificada poderá, no prazo de 5 (cinco) minutos, apresentar proposta de preço inferior à do licitante mais bem classificado e, se atendidas as exigências deste edital, ser contratada;

7.16.2. Não sendo contratada a microempresa ou empresa de pequeno porte ou cooperativa mais bem classificada, na forma do subitem anterior, havendo outros licitantes que se enquadram na condição prevista no caput, serão convocados, na ordem classificatória, para o exercício do mesmo direito;

7.16.3. O convocado que não apresentar proposta dentro do prazo de 5 (cinco) minutos, controlados pelo Sistema, decairá do direito previsto nos Arts. 44 e 45 da Lei Complementar nº 123/2006;

7.16.4. Na hipótese de não contratação nos termos previstos nesta cláusula, o procedimento licitatório prossegue com os demais licitantes.

7.17. O Pregoeiro examinará a proposta mais bem classificada quanto à sua compatibilidade com as especificações técnicas do objeto.

7.17.1. A aceitabilidade da proposta de preços classificada em primeiro lugar estará condicionada ao cumprimento dos requisitos elencados no item 6.8.

7.18. Não poderá haver desistência dos lances ofertados, sujeitando-se o proponente desistente as penalidades constantes no item 14, deste Edital.

7.19. O Pregoeiro poderá encaminhar contraproposta diretamente ao licitante que tenha apresentado o lance mais vantajoso, observado o critério de julgamento e o valor estimado para a contratação.

7.19.1. A negociação será realizada por meio do sistema, podendo ser acompanhada pelos demais licitantes.

7.19.2. O Pregoeiro poderá solicitar parecer de técnicos pertencentes ao quadro de pessoal do

SESCOOP/SE ou, ainda, de pessoas físicas ou jurídicas estranhas a ele, para orientar sua decisão.

(6)

6

7.19.3. Não se admitirá proposta que apresente valores simbólicos, irrisórios ou de valor zero, incompatíveis com os preços de mercado, exceto quando se referirem a materiais e instalações de propriedade do licitante, para os quais ele renuncie à parcela ou à totalidade de remuneração.

7.20. O licitante classificado provisoriamente em primeiro lugar deverá encaminhar, no prazo de até 02 (duas) horas, contadas da solicitação do Pregoeiro, a Proposta de Preço adequada ao último lance (ANEXO II), e os Documentos de Habilitação, por meio das seguintes opções:

a. por meio do Licitações-e, no acesso identificado, sendo anexados (cópias digitalizadas) ao sistema; e/ou

b. para o e-mail cpl@sescoopse.coop.br.

7.20.1 O prazo estabelecido pelo Pregoeiro poderá ser prorrogado por solicitação escrita e justificada do licitante, formulada antes de findo o prazo estabelecido, e formalmente aceita pelo Pregoeiro.

7.20.2. De acordo com o Art. 3º da Resolução nº 850/2012 - SESCOOP, a licitação não será sigilosa, sendo acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas até a respectiva abertura. Dessa forma, a documentação enviada pelos licitantes convocados pelo Pregoeiro para envio de anexo será disponibilizada para vista dos interessados no portal institucional do Sescoop/SE, no endereço

https://www.somoscooperativismo- se.coop.br/editais-licitacoes.

7.21. Serão desclassificadas as propostas que não atenderem às exigências deste Edital, sejam omissas ou apresentem irregularidades ou defeitos capazes de dificultar o julgamento, ou, ainda as manifestamente inexequíveis, comparados aos preços de mercado.

7.21.1. Considerar-se-á inexequível a proposta que não venha a ter demonstrada sua viabilidade por meio de documentação que comprove que os custos envolvidos na contratação são coerentes com os de mercado do objeto deste Pregão.

7.21.2 Se houver indícios de inexequibilidade da proposta de preço, ou em caso da necessidade de esclarecimentos complementares, poderá ser efetuada diligência, para efeito de comprovação de sua exequibilidade, podendo-se adotar, dentre outros, os seguintes procedimentos:

7.21.2.1. Questionamentos junto ao proponente para a apresentação de justificativas e comprovações em relação aos indícios de inexequibilidade como abertura de planilhas, por exemplo;

7.21.2.2. Verificação de acordos coletivos, convenções coletivas ou sentenças normativas em dissídios coletivos de trabalho;

7.21.2.3. Levantamento de informações junto ao Secretaria do Trabalho junto ao Ministério da Economia e junto ao Ministério da Previdência Social;

7.21.2.4. Consultas a entidades ou conselhos de classe, sindicatos ou similares;

7.21.2.5. Pesquisas em órgãos públicos ou empresas privadas;

7.21.2.6. Verificação de outros contratos que o proponente mantenha com a Administração Pública ou com a iniciativa privada;

7.21.2.7. Pesquisa de preço com fornecedores dos insumos utilizados, tais como: atacadistas, lojas de suprimentos, supermercados e fabricantes;

7.21.2.8. Verificação de notas fiscais dos produtos adquiridos pelo proponente;

7.21.2.9. Levantamento de indicadores salariais ou trabalhistas publicados por órgãos de pesquisa;

7.21.2.10. Estudos setoriais;

7.21.2.11. Consultas às Secretarias de Fazenda Federal, Distrital, Estadual ou Municipal;

7.21.2.12. Análise de soluções técnicas escolhidas e/ou condições excepcionalmente favoráveis que o proponente disponha para a prestação dos serviços;

7.21.2.13. Demais verificações que porventura se fizerem necessárias.

(7)

7

7.22. No caso de desclassificação de todas as propostas apresentadas, a licitação será declarada

fracassada.

7.23. Não será considerada qualquer oferta de vantagem não prevista neste Edital e seus Anexos.

.

8. DOS DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO

Para habilitação nesta Licitação, serão exigidos os seguintes documentos:

8.1. Habilitação jurídica

a) Inscrição do ato constitutivo no Registro Civil das Pessoas Jurídicas (conforme previsão nos arts. 15 e 16 da Lei 13.247/2016) do local de sua sede;

b) Documento oficial com foto de identificação do representante legal;

8.1.1. Os documentos em apreço deverão estar acompanhados de todas as alterações, ou de documento consolidado;

8.2. Regularidade Fiscal

a) Inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ;

b) Prova de inscrição no cadastro de contribuintes municipal e/ou estadual, se houver, relativo ao domicílio ou sede da LICITANTE pertinente ao seu ramo de atividade e compatível com o objeto desta licitação;

c) Prova de regularidade perante o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS mediante certificado de regularidade CRF, emitido pela Caixa Econômica Federal;

d) Prova de regularidade com a Fazenda Federal e Instituto Nacional de Seguro Social – INSS mediante certidão negativa ou positiva com efeito de negativa de débitos Relativos a Créditos Tributários Federais, Dívida Ativa da União e Contribuições Previdenciárias e às de Terceiros com base na Portaria Conjunta RFB/PGFN nº. 1.751/14;

e) Prova de regularidade com a Fazenda Municipal, do domicílio ou sede do LICITANTE, mediante certidão negativa ou positiva com efeito de negativa de débitos relativos aos tributos municipais;

f) Prova de regularidade com a Fazenda Estadual, do domicílio ou sede do LICITANTE, mediante certidão negativa ou positiva com efeito de negativa de débitos relativos aos tributos estaduais.

8.3. Qualificação Técnica

a) ATESTADO(S) DE CAPACIDADE TÉCNICA, expedido(s) por pessoa jurídica de direito público ou privado, atestando que a LICITANTE esteja prestando ou prestou serviços compatíveis com o objeto desta licitação e que evidencie experiência mínima de 6 meses nas principais áreas das atividades a serem executadas (Direito Cooperativo, Administrativo, Trabalhista/previdenciário, Civil, Tributário, Digital (LGPD)) de modo satisfatório:

a.1) O atestado deverá conter a identificação do signatário e ser apresentado em papel timbrado do declarante;

a.2) Deverá conter o endereço completo e a descrição dos serviços executados;

a.3) Identificação do responsável pela emissão do atestado com nome, função e telefone para solicitação de informações adicionais de interesse do SESCOOP/SE.

a.4) Local e data de emissão;

a.5) O atestado de capacidade técnica poderá ser objeto de diligência, a critério do SESCOOP/SE, para verificação de autenticidade de seu conteúdo;

a.6) Encontrada divergência entre o especificado nos atestados e o apurado em eventual diligência

8.4. Qualificação econômico-financeira

8.4.1. Certidão negativa de falência, concordata ou recuperação judicial expedida pelo

distribuidor da sede da pessoa jurídica, insolvência civil ou de execução patrimonial, expedida

(8)

8

no domicílio da pessoa física, em se tratando de firma individual, com data de emissão de até 90 (noventa) dias, quando esta não tiver prazo de validade estabelecido pelo órgão competente expedidor.

8.5. Outras declarações

a) Declaração da LICITANTE de que não possui, em seu quadro de pessoal, empregado(s) com menos de 18 (dezoito) anos de idade em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e de 16 (dezesseis) anos de idade, em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, nos termos do inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal de 1988 (Lei nº. 9.854/99), conforme ANEXO III, deste edital;

b) O proponente deve declarar, sob as penalidades cabíveis, a inexistência de fato superveniente que possa impedir a sua habilitação neste certame, inclusive na vigência contratual caso venha a ser contratado pelo SESCOOP/SE, conforme modelo no ANEXO IV, deste Edital;

c) Declaração de não parentesco, conforme ANEXO V deste Edital.

8.6. Em caso de dúvida quanto às informações contidas nos documentos comprobatórios da regularidade fiscal, o Pregoeiro e a Comissão de Licitação, poderão realizar consulta online aos sites dos órgãos responsáveis pela emissão dos documentos.

a) Todos os documentos deverão ser emitidos em favor do domicílio ou sede da licitante;

b) A não apresentação de qualquer documento relacionado nos itens anteriores ou a sua apresentação em desacordo com a forma, prazo de validade e quantidades estipuladas implicará a automática inabilitação da licitante. A inabilitação não ocorrerá em casos de omissões puramente formais, desde que não comprometam a lisura do certame e possam ser sanadas em prazo fixado pela Comissão de Licitação;

c) Os documentos emitidos via internet, por órgãos ou entidades públicas e suas cópias reprográficas dispensam a necessidade de autenticações e, em caso de não apresentação ou insuficiência das informações constantes nos documentos apresentados, esses poderão ser obtidos via internet durante a sessão. O Sescoop/SE não se responsabilizará pela eventual indisponibilidade dos meios eletrônicos de informações, no momento da verificação da habilitação.

8.7. Em se tratando de filial, os documentos de habilitação deverão estar em nome da filial, exceto aqueles que, pela própria natureza, são emitidos somente em nome da matriz.

8.8. O Pregoeiro e a Comissão de Licitação poderão consultar sítios oficiais de órgãos e entidades emissores de certidões, para verificar as condições de habilitação dos licitantes.

8.9. O Pregoeiro e a Comissão de Licitação também poderão solicitar documentos de habilitação em cópias autenticadas ou em originais para conferência se os apresentados não forem suficientes para comprovar a sua veracidade.

8.9.1. Caso solicitados, a documentação deverá ser enviada em até 05 (cinco) dias úteis, contados a partir do 1º dia útil subsequente à data da solicitação do Pregoeiro.

8.9.2. A documentação deverá ser enviada para o Setor de Licitações do SESCOOP/SE, sito na Av. Augusto Maynard, 247, Bairro São José, Aracaju/SE, CEP 49015-380 em envelope fechado, com os seguintes dizeres em parte externa e frontal.

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DE SERGIPE – SESCOOP/SE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 03/2021

RAZÃO SOCIAL:

CNPJ:

8.10. Os documentos/certidões exigidos para habilitação deverão ter validade na data de solicitação

feita pelo Pregoeiro no sistema eletrônico licitações-e. Na hipótese de não constar prazo de validade

(9)

9

nos documentos/certidões apresentados, o SESCOOP/SE aceitará como válidas as expedidas até 90 (noventa) dias imediatamente anteriores a data de realização da Licitação.

8.11. O SESCOOP/SE reserva-se o direito de solicitar o original de qualquer documento, sempre que julgar necessário.

8.12. Referente à Regularidade fiscal da microempresa ou empresa de pequeno porte ou cooperativa, deverão ser apresentadas todas as certidões pertinentes à regularidade fiscal, ainda que tais documentos apresentem alguma restrição.

a) Havendo alguma restrição na comprovação de regularidade fiscal, será assegurado o prazo de até 05 (cinco) dias úteis para a regularização da documentação, cujo termo inicial corresponderá ao momento em que o licitante for declarado vencedor do certame, prorrogáveis por igual período, a critério do SESCOOP/SE;

b) A não regularização da documentação, no prazo previsto no subitem anterior, implicará decadência do direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste edital, e facultará ao Pregoeiro convocar os licitantes remanescentes, na ordem de classificação.

8.13. O envio da documentação de habilitação e da proposta de preço ajustada ao último lance somente será exigida da licitante classificada provisoriamente em primeiro lugar.

9. DO RESULTADO

9.1. Se a proposta de preços não for aceitável, ou, ainda, não cumprir às exigências de habilitação, o Pregoeiro, examinará a proposta subsequente e assim sucessivamente, na ordem de classificação, até a seleção da proposta que melhor atenda a este edital.

9.2. Constatado o atendimento às exigências fixadas neste edital, o licitante será declarado vencedor.

10. DOS RECURSOS ADMINISTRATIVOS

10.1. O interesse do licitante em interpor recurso deverá ser manifestado, imediata e motivadamente e, por meio do sistema eletrônico, no prazo de até 01 (uma) hora corrida após a declaração do vencedor, quando lhe será concedido o prazo de 02 (dois) dias úteis para apresentação das razões do recurso.

10.2. O licitante que puder vir a ter a sua situação efetivamente prejudicada em razão de recurso interposto poderá sobre ele se manifestar no mesmo prazo recursal, que começará a fluir, automaticamente, do fim do prazo recursal.

10.3. As razões e contrarrazões de recurso deverão ser enviadas exclusivamente para os e-mails

cpl@sescoopse.coop.br e ketila.silva@sescoopse.coop.br.

10.3.1. Eventuais recursos poderão ser respondidos/contrarrazoados pelos licitantes interessados, em prazo idêntico para a interposição do recurso, 02 (dois) dias úteis, a contar da ciência da interposição do recurso, cujo procedimento observará o estabelecido no item 10.3.

10.4. A falta de manifestação imediata e motivada do licitante importará a decadência do direito de recurso e a adjudicação do objeto da licitação à vencedora.

10.5. O acolhimento do recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

10.6. Os recursos contra a decisão do Pregoeiro terão efeito suspensivo.

10.7. Os recursos serão julgados pela superintendente, no prazo de até 10 (dez) dias úteis, contados da data final para sua interposição ou, quando for o caso, da apresentação das contrarrazões.

11 – DA ASSINATURA DO CONTRATO

11.1. Depois de homologado o resultado deste pregão, o LICITANTE vencedor poderá ser convocado para a assinatura do contrato no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, sob pena de decair o direito à contratação, sem prejuízo das sanções previstas neste Edital.

11.2. O prazo para a assinatura do contrato poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período,

(10)

10

quando solicitado pela licitante vencedora durante o seu transcurso, desde que ocorra motivo justificado e aceito pelo SESCOOP/SE.

11.3. O contrato a ser firmado entre o SESCOOP/SE e a licitante vencedora terá vinculação estrita com este Edital e seus anexos.

11.4. Por ocasião da assinatura do contrato, verificar-se-á por meio eletrônico, ou outros meios cabíveis, se a licitante vencedora mantém as condições de habilitação.

11.5. A recusa injustificada do adjudicatário em assinar o contrato, dentro do prazo de validade de sua proposta, configura descumprimento total das obrigações assumidas, cabendo a entidade a aplicação das penalidades cabíveis.

11.6. É facultado ao Pregoeiro, quando o convocado não atender aos requisitos acima ou não assinar o contrato, no prazo e nas condições estabelecidos, convocar outra licitante, obedecida a ordem de classificação, para assiná-lo, após negociação, aceitação da proposta e comprovação dos requisitos de habilitação.

12. DA VIGÊNCIA E DO REAJUSTE

12.1. O prazo de vigência do contrato será de 12 (doze) meses, contados da data da assinatura do mesmo, podendo ser prorrogado por igual período, de comum acordo entre as partes, por meio de Termo Aditivo, até o limite de 60 (sessenta) meses.

12.2. O contrato poderá ser reajustado anualmente, na data de seu aniversário, tomando como referência o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, divulgado pelo IBGE, acumulado nos últimos 12 meses, outro Índice que venha a substituí-lo, ou ainda, por comum acordo entre as partes.

13. DO ACOMPANHAMENTO E FISCALIZAÇÃO DO CONTRATO

13.1. As atividades serão executadas pela CONTRATADA, sob o acompanhamento e fiscalização da Gerência de Operações ou por outrem mediante designação formal, que serão responsáveis pela aferição da qualidade do serviço.

13.2. A fiscalização de que trata esta cláusula não excluirá e nem reduzirá a responsabilidade da CONTRATADA por danos causados ao SESCOOP/SE, ou por qualquer irregularidade. Na ocorrência dessa, não implicará corresponsabilidade do SESCOOP/SE.

14. DAS PENALIDADES

14.1. A desistência formulada por qualquer das licitantes após a abertura das propostas sujeitar-lhe-á ao pagamento de multa equivalente a 10% (dez por cento) do valor total de sua proposta escrita, salvo por motivo justo, decorrente de fato superveniente e aceito pela Pregoeira/Comissão de Licitação.

14.2. A recusa injustificada da prestação do serviço dentro do prazo fixado no ato convocatório caracterizará o descumprimento total da obrigação assumida, ficando sujeito à multa de 10% (dez por cento) do valor total que lhe for adjudicado, perda do direito à contratação e suspensão do direito de licitar e contratar com o SESCOOP Nacional e suas unidades Estaduais por prazo não superior a 02 (dois) anos.

14.3. No caso de atraso injustificado ou inexecução total ou parcial do compromisso assumido com o SESCOOP/SE, as penalidades administrativas aplicadas a CONTRATADA serão:

14.3.1. Advertência;

14.3.2. Multa de 2% (dois por cento) do valor total do Contrato;

14.3.3. Suspensão temporária de participar em licitações e impedimento de contratar com o SESCOOP Nacional e suas unidades Estaduais por prazo não superior a 02 (dois) anos.

14.4. O prazo máximo para recolhimento da multa aplicada será de até 05 (cinco) dias úteis a

contar do recebimento da intimação pela Contratada.

(11)

11

14.5. A prática de atos ilícitos em quaisquer das fases do procedimento licitatório, o descumprimento de prazos e condições e a inobservância das demais disposições da presente convocação implicarão na suspensão do direito de licitar e contratar com o SESCOOP Nacional e suas unidades Estaduais por prazo não superior a 02 (dois) anos.

14.6. Para aplicação das penalidades aqui previstas, a LICITANTE será notificada para apresentação de defesa prévia, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da data de recebimento da notificação.

14.7. As penalidades previstas neste edital são independentes entre si, podendo ser aplicadas isoladas ou cumulativamente, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

14.8. Os valores das multas aplicadas serão descontados dos pagamentos e, se for o caso, cobrados judicialmente.

15. DO PAGAMENTO

15.1. O Sescoop/SE, por sua natureza jurídica de entidade paraestatal, está impedido de realizar qualquer tipo de pagamento antecipado.

15.2. Os pagamentos somente serão executados após a emissão de documento fiscal e atestado pelo CONTRATANTE.

15.3. O pagamento dos serviços objeto deste contrato serão efetuados mensalmente, em até 10 (dez) dias após a emissão da fatura/nota fiscal e aprovação da referida documentação fiscal e de termo de aceite dos serviços devidamente atestada por representante autorizado pelo CONTRATANTE.

15.4. O SESCOOP/SE poderá deduzir do montante a pagar os valores correspondentes às multas ou indenizações devidas pela LICITANTE vencedora, nos termos deste PREGÃO ELETRÔNICO.

15.5. Nenhum pagamento será efetuado à LICITANTE vencedora enquanto pendente de liquidação qualquer obrigação exigível para com o SESCOOP/SE, sem que isso gere direito a reajustamento de preços ou a correção monetária.

15.6. Os casos não abordados serão definidos pela fiscalização, de maneira a manter o padrão de qualidade previsto para os serviços.

16. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

16.1. A despesa com a prestação do serviço, objeto da presente licitação, correrão da seguinte forma:

Centro de Custo: 2.3.01.04.0001 – Manutenção Jurídico Conta Orçamentária: 3.1.02.03.02 – Serviços especializados Conta Contábil: 3.1.2.03.02.001 – Advocatícios

17.VALOR ESTIMADO DA CONTRATAÇÃO

17.1. O valor estimado da contratação é de R$ 114.750,00 anual.

18. DISPOSIÇÕES FINAIS

18.1. A simples participação na presente Licitação evidencia ter a licitante, que se candidata, examinado cuidadosamente este Edital e seus Anexos e se inteirado de todos os seus detalhes e com eles haver concordado.

18.2. O SESCOOP/SE não admitirá declarações, posteriores à abertura das propostas, de desconhecimento de fatos, no todo ou em parte, que dificultem ou impossibilitem o julgamento das propostas ou a adjudicação à licitante vencedora.

18.3. É facultado a Pregoeira/Comissão de Licitação e a autoridade superior, em qualquer fase da

(12)

12

licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou a complementar a instrução do processo, vedada a inclusão posterior de documento ou informação que deveria constar originariamente na proposta.

18.4. Qualquer manifestação no sentido de impugnar os termos deste Edital e seus anexos deverá ser encaminhada, exclusivamente para os endereços eletrônicos

cpl@sescoopse.coop.br

e

ketila.silva@sescoopse.coop.br, em até 02 (dois) dias úteis antes da data fixada para a abertura da

sessão pública. Não impugnado o ato convocatório, preclui toda a matéria nele constante.

18.5. Quaisquer pedidos de esclarecimentos deverão ser encaminhados à Comissão de Licitação para os endereços eletrônicos

cpl@sescoopse.coop.br e ketila.silva@sescoopse.coop.br em até

02 (dois) dias úteis antes da data marcada para a abertura da sessão pública.

18.6. As respostas aos pedidos de esclarecimentos bem como quaisquer alterações ao edital, incluindo adiamento da data da abertura da sessão pública, serão divulgadas previamente à todos os interessados, antes do dia marcado para abertura do certame, por meio da plataforma “Licitaçõe- e” e publicados no site: https://www.somoscooperativismo-se.coop.br/editais-licitacoes.

18.7. As LICITANTES deverão acompanhar no endereço eletrônico acima o andamento deste processo licitatório.

18.8. Fica assegurado ao SESCOOP/SE o direito de transferir ou cancelar, no todo ou em parte, a presente licitação, mediante justificativa, sem que em decorrência dessa medida tenham as participantes direito à indenização, compensação ou reclamação de qualquer natureza.

18.9. As normas que disciplinam este Pregão serão sempre interpretadas em favor da ampliação da disputa entre os interessados, sem comprometimento da segurança do futuro Contrato.

18.10. O Processo Administrativo referente a este Pregão ficará disponível para vistas e eventual solicitação de cópias de documentos. Para tanto, deverá encaminhá-la, por meio do e-mail

cpl@sescoopse.coop.br, dirigida à Comissão de Licitação do Sescoop/SE.

18.11. Os casos omissos serão dirimidos pela Comissão Permanente de Licitação em conjunto com a Diretoria Executiva do Sescoop/SE.

18.12. Quando da formalização do Contrato a CONTRATADA obriga-se a aceitar, nas mesmas condições contratuais, e mediante Termo Aditivo, os acréscimos que se fizerem necessários, no montante de até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do Contrato, de acordo com o Art. 30 do Regulamento de Licitações e Contratos.

18.13. A(s) proposta(s) ou qualquer outra documentação que for entregue ao Pregoeiro/Comissão de Licitação ficará à disposição da empresa durante o período de 30 (trinta) dias, contados a partir da assinatura do Contrato com a empresa vencedora, sendo inutilizada após este prazo, caso não haja manifestação da empresa em retirar a referida documentação.

18.14. Fazem parte integrante deste edital os seguintes anexos:

a)

ANEXO I – Termo de Referência;

b)

ANEXO II - Modelo Proposta de Preços

c)

ANEXO III - Declaração de Não Utilização de Mão-de-Obra de Menores

d)

ANEXO IV – Declaração de Inexistência de Fato Superveniente

e)

ANEXO V -Declaração de não-parentesco;

f)

ANEXO VI – Minuta do Contrato

18.15. O foro de Aracaju, Sergipe, será o competente para dirimir as questões oriundas desta licitação e da relação jurídica dela decorrente.

Pregoeira

(13)

13

ANEXO I

PREGÃO ELETRÔNICO 03.2021 TERMO DE REFERÊNCIA

1. OBJETO

Contratação de Sociedade de Advogados (não sendo admissível a participação por pessoas físicas), regulamente inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com experiência comprovada no Ramo do Direito Administrativo, Cooperativo, Civil, Tributário, Criminal, Empresarial (com experiência em compliance), Digital (LGPD), Ambiental, Previdenciário e Trabalhista para assessoramento e acompanhamento das demandas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Sergipe – SESCOOP/SE.

2.JUSTIFICATIVA

Essa contratação se faz necessária para o devido cumprimento e acompanhamento das obrigações jurídicas e administrativas do Sescoop/SE considerando também que, a unidade não dispõe em seu quadro de pessoal, profissional desta área que desempenhe tal função.

O SESCOOP/SE a fim de atender as demandas das cooperativas no seu objetivo constitutivo, nos eixos de Formação Profissional, Monitoramento e Promoção Social, requer a presença de assessoria jurídica para analisar e acompanhar os processos internos e demais demandas judiciais e administrativas sob os aspectos legais.

3. ESPECIFICAÇÕES DO SERVIÇOS

3.1. Os Serviços descritos deverão ser prestados por Sociedade de Advogados regulamente inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), disponibilizando pelo menos 01(um) advogado também inscrito na OAB, para prestação dos serviços abaixo descritos além do atendimento presencial na sede do SESCOOP/SE este último, no total de 04 (quatro) horas semanais em dias a serem definidos em comum acordo entre as partes.

3.2. Emitir pareceres em processos, consultas e questões jurídicas que lhe forem submetidas, realizando pesquisas legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais entre os Tribunais Estaduais, Superiores (STJ/STF/TST) e de Controle Externo (TCE/TCU, SECEX) necessárias;

3.3. Elaborar e/ou orientar a elaboração de instrumentos jurídicos em geral, inclusive normativos, tais como portarias, resoluções, contratos, convênios, editais, termos, contestações, petições, aditivos, dentre outros que se façam necessários;

3.4. Avaliar a conformidade jurídica e os riscos envolvidos nos processos de licitação (fase interna e fase externa) e suas exceções, bem como nos processos de convênios, e respectivas execuções de contratos e convênios;

3.5. Participar, acompanhar e prestar orientação jurídica em todas as fases dos processos licitatórios, auditorias, processos seletivos e sindicâncias, no âmbito do SESCOOP/SE;

3.6. Reunir elementos de fato e de direito e preparar minutas de despacho e decisão em processos da competência dos Conselhos da Unidade Estadual e da Diretoria Executiva;

3.7. Acompanhar e propor regulamentações, atualizações e alterações em normativos internos;

(14)

14

3.8. Prestar assessoramento técnico-jurídico aos Conselhos, à Diretoria Executiva e a outros setores da

Unidade Estadual;

3.9. Executar as atribuições que lhe forem delegadas e outras definidas em normas específicas;

3.10. Administrar e realizar o contencioso da Unidade Estadual, acompanhando os processos administrativos e judiciais da Entidade, e adotar as medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis para a ampla e irrestrita defesa do SESCOOP/SE;

3.11. Representar o SESCOOP/SE em atos processuais em geral, audiências e julgamentos;

3.12. Participar de reuniões administrativas e grupos técnicos, comissões, conselhos e comitês, adotando providências quanto às deliberações do SESCOOP/SE e do nacional;

3.13. Zelar e garantir o zelo pelo patrimônio e pelas informações de sua área de atuação, com o devido sigilo sobre as informações que vier a ter conhecimento;

3.14. Consolidar informações para disponibilizá-las aos órgãos de controle (CGU, TCU, Ministério da Economia) e, se necessário, adotar as medidas cabíveis;

3.15. Orientar e emitir pareceres relacionados à contratação, gerenciamento e desligamento de pessoal na equipe de trabalho, em linha com as políticas e normas estabelecidas pela Entidade e legislação trabalhista vigente, assim como conferência e emissão de cálculos em processos trabalhistas;

3.16. Orientar, capacitar e fornecer informações aos Conselhos, à Diretoria Executiva e a outros setores da Unidade Estadual do SESCOOP/SE, sobre a legislação nas áreas de direito Administrativo, Cooperativo, Civil, Tributário, Criminal, Empresarial (especialmente, em compliance), Digital (LGPD), Ambiental, Previdenciário e Trabalhista;

3.17. Parecer sobre procedimentos de constituição e funcionamento de cooperativas para a área de monitoramento;

3.18. Elaborar contratos, termos de cooperação e documentos afins, assim como emitir pareceres e fornecer orientação sobre as atividades de contratação relativas a eventos, cursos, treinamentos e todas as ações relativas à atuação finalística do Sistema Cooperativista;

3.19. Orientar, capacitar e fornecer informações sobre o cumprimento do plano de Compliance e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);

3.20. Acompanhar, orientar e emitir parecer sobre o processo de prestação de contas anual e auditorias, conforme normativos do TCU;

4. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

4.1. Observar todas às disposições éticas e legais inerentes ao exercício da Advocacia;

4.2. Não substabelecer as obrigações assumidas sem anuência expressa do SESCOOP/SE;

4.3. Os instrumentos jurídicos em geral, inclusive os pareceres deverão ser emitidos e entregues dentro

do prazo de até 3 (três) dias a partir da data da solicitação da contratante;

4.4. Assumir a responsabilidade dos pagamentos de todos os impostos, taxas e quaisquer ônus de

origem federal, estadual ou municipal, em vigor ou que venham, a ser criados durante a vigência deste

Contrato, bem como quaisquer ônus decorrentes de responsabilidade trabalhista e previdenciária

(15)

15

perante o profissional indicado, além de encargos judiciais ou extrajudiciais que lhe sejam imputáveis, inclusive com relação a terceiros, em decorrência da execução dos serviços contratados;

4.5. Assegurar ao SESCOOP/SE o direito de fiscalizar, sustar, recusar, mandar refazer qualquer

serviço e/ou fornecimento que não esteja de acordo com as normas ou especificações técnicas, ficando certo que, em nenhuma das hipóteses, a falta de fiscalização do SESCOOP/SE eximirá a CONTRATADA de suas responsabilidades provenientes do Contrato;

4.6. Responsabilizar-se pelas despesas decorrentes das correções e/ou reparos dos trabalhos executados

em desacordo com o contrato e dos consequentes atrasos;

4.7. Responsabilizar-se pelos prejuízos causados ao SESCOOP/Se e/ou a terceiros, por atos de

negligência ou culpa de seus empregados, durante a execução dos serviços;

4.8. Fornecer ao SESCOOP/SE ou a seu preposto, toda e qualquer informação que lhe seja solicitada

sobre o objeto da contratação;

4.9. Responder pela guarda e conservação de qualquer material de propriedade do SESCOOP/SE, para

execução dos serviços.

5. DAS OBRIGAÇÕES DA CONTRATANTE

5.1. Acompanhar e fiscalizar o contrato podendo sustar, mandar fazer ou desfazer quaisquer serviços quando os mesmos não estiverem dentro das normas e especificações.

5.2. Efetuar o pagamento dos serviços efetivamente executados.

5.3. Notificar à Contratada, por escrito, garantida a prévia defesa, sobre aplicação de penalidades em caso de descumprimento total ou parcial do contrato.

5.4. Prestar os esclarecimentos e as informações solicitadas pelo representante ou preposto da CONTRATADA, inerentes ao bom desenvolvimento do serviço contratado.

5.5. Comunicar ao CONTRATADO qualquer falha verificada ou irregularidades observadas na execução do contrato.

5.6. Indicar gestor e fiscal para, durante o período de vigência, representá-lo na execução do contrato.

6. DA VIGÊNCIA E REAJUSTE DO CONTRATO

6.1. A vigência do contrato para a prestação dos serviços previstos nesta contratação será de 12 (doze) meses, a contar da data de assinatura do contrato, renováveis de acordo com as previsões contidas no Regulamento de Licitações e Contratos do SESCOOP.

6.2. O presente contrato poderá ser prorrogado, mediante a assinatura de termo aditivo, até o limite

máximo de 60 (sessenta) meses, observados os requisitos abaixo, e mediante prévia autorização formal

da autoridade competente:

(16)

16

a) Prestação regular dos serviços;

b) Interesse do SESCOOP/SE em manter ou prorrogar a execução do serviço;

c) Concordância expressa da CONTRATADA pela prorrogação;

6.3. O contrato poderá ser reajustado anualmente, tomando como referência o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC, divulgado pelo IBGE, acumulado nos últimos 12 meses, outro Índice que venha a substituí-lo, ou ainda, por comum acordo entre as partes.

7. DA GESTÃO DO CONTRATO

7.1. A gestão do contrato caberá ao Setor de Operações do SESCOOP/SE, por intermédio de representante formalmente designado.

7.2. A existência e a atuação da fiscalização em nada restringem a responsabilidade, única, integral e exclusiva da CONTRATADA, no que concerne à execução do objeto contratado.

7.3. A fiscalização de que trata esta cláusula não excluirá nem reduzirá a responsabilidade da CONTRATADA por danos causados ao CONTRATANTE ou a terceiros decorrentes de ato ilícito ou qualquer irregularidade cometida na execução do Contrato.

8. DO PAGAMENTO

8.1. Os pagamentos serão efetuados em até 10 (dez) dias após a apresentação do documento fiscal atestado, salvo motivo devidamente justificado.

8.2. Para o regular processamento do pagamento, as Notas Fiscais deverão ser emitidos em favor do CONTRATANTE e com o mesmo CNPJ da CONTRATADA, conforme proposta de preços apresentada pela CONTRATADA.

8.3. Sendo identificada cobrança indevida na Nota Fiscal, o gestor do contrato devolverá a Nota Fiscal para correção da CONTRATADA, e solicitará formalmente a reapresentação das Notas Fiscais devidamente corrigidas. Nesse caso, a contagem do prazo para pagamento será reiniciada a partir da reapresentação da Nota Fiscal corrigida.

8.4. A CONTRATANTE reserva-se, ainda, o direito de somente efetuar o pagamento após a atestação de que o serviço foi executado em conformidade com as especificações do contrato.

8.5. A CONTRATANTE, observados os princípios do contraditório e da ampla defesa, poderá deduzir, cautelar ou definitivamente, do montante a pagar à CONTRATADA, os valores correspondentes a multas, ressarcimentos ou indenizações devidas pela CONTRATADA, nos termos deste contrato.

9. DAS PENALIDADES

9.1. A inexecução total ou parcial injustificada, a execução deficiente, irregular ou inadequada da

prestação do serviço, objeto deste contrato, assim como o descumprimento das obrigações da

(17)

17

CONTRATADA, dos prazos e condições estipulados, implicarão na aplicação das penalidades contidas na Legislação em vigor:

a) Advertência;

b) Multa de 2% (dois por cento) sobre o valor total da proposta, recolhida no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis;

c) Suspensão temporária de participar de licitações e impedimento de contratar com o Sescoop Unidade Nacional e Unidades Estaduais por prazo não superior a 02 (dois) anos.

Parágrafo Primeiro - O valor das multas aplicadas será descontado do pagamento devido ou, se for o caso, será cobrado judicialmente.

Parágrafo Segundo - Para aplicação das penalidades aqui previstas, a CONTRATADA será notificada para apresentação de defesa prévia, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da data de recebimento da notificação.

Parágrafo Terceiro - As penalidades aqui previstas são independentes entre si, podendo ser aplicadas

isolada ou cumulativamente, sem prejuízo de outras medidas cabíveis.

(18)

18 ANEXO II

PREGÃO ELETRÔNICO 03.2021 MODELO PROPOSTA DE PREÇOS

Razão Social: CNPJ:

Endereço:

Tel.: E-mail:

Validade da proposta: (não inferior a 60 dias)

ITEM SERVIÇOS VALOR MENSAL

(R$)

VALOR TOTAL (12 meses)

R$

01

Contratação de Sociedade de Advogados regulamente inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com experiência comprovada no Ramo do Direito Administrativo, Cooperativo, Civil, Tributário, Criminal, Empresarial (com experiência em compliance), Digital (LGPD), Ambiental, Previdenciário e Trabalhista para assessoramento e acompanhamento das demandas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Sergipe – SESCOOP/SE.

OBSERVAÇÕES:

1) Nos valores especificados estão inclusos todos os custos de despesas, tais como e sem se limitar a: custos diretos e indiretos, tributos incidentes, materiais, serviços, transporte, lucro e outros necessários ao cumprimento integral do objeto desta licitação;

2) Declaro serem verdadeiras todas as informações descritas nesta proposta, e que a menos de ocorrência de força maior serão mantidos os termos aqui presentes durante toda a vigência do contrato.

Aracaju/SE, __ de _____________ de 2021.

_________________________

PROPONENTE

(19)

19

ANEXO III

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 03/2021

DECLARAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA DE MENORES

NOME DA EMPRESA, inscrita no CNPJ nº________________________, sediada à (endereço completo), declara que não emprega menor de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não emprega menor de 16 (dezesseis) anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos.

, de de 2021.

__________________________________

(Assinatura do declarante) (Nome completo do declarante)

Observação: Declaração a ser emitida pela LICITANTE em papel timbrado.

(20)

20

ANEXO IV

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 03/2021

DECLARAÇÃO DE INEXISTÊNCIA DE FATO SUPERVENIENTE

NOME DA EMPRESA, inscrita no CNPJ nº ____________________, sediada à (endereço completo), declara sob as penas da Lei, que até a presente data inexistem fatos impeditivos para sua habilitação no presente processo licitatório, ciente da obrigatoriedade de declarar ocorrências posteriores.

, de de 2021.

__________________________________

(Assinatura do declarante) (Nome completo do declarante)

Observação: Declaração a ser emitida pela LICITANTE em papel timbrado.

(21)

21

ANEXO V

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 03/2021 DECLARAÇÃO DE NÃO PARENTESCO

NOME DA EMPRESA, inscrita no CNPJ nº ___________________________, sediada à ______________________________ (endereço completo) declara, sob as penas da lei e em atenção ao artigo 56 do Regimento Interno do SESCOOP, que não possui proprietário, sócio, ou emprega funcionários, dirigentes, executivos, administradores e/ou conselheiros que possuam relação de parentesco com dirigentes ou empregados do Sescoop/SE, sendo o parentesco considerado, para esses fins, da seguinte forma:

1) em linha reta e colateral (também denominado transversal), até o 4º grau, nos termos do art. 1592, do Código Civil brasileiro;

2) por afinidade, nos termos do art. 1595, § 1º do Código Civil brasileiro, limita-se aos ascendentes, descendentes e aos irmãos do cônjuge ou companheiro.

___________________, de de 2021.

____________________________

(Assinatura do declarante) (Nome completo do Declarante)

Observação: Declaração a ser emitida pela LICITANTE em papel timbrado.

(22)

22

ANEXO VI

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 02/2021 MINUTA DO CONTRATO CONTRATO Nº XXX/2021

PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 03/2021

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS QUE ENTRE SI CELEBRAM, DE UM LADO, O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO DO ESTADO DE SERGIPE – SESCOOP/SE E DO OUTRO LADO XXXXX – PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 03/2021.

Pelo presente instrumento particular de um lado, SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO DO ESTADO DE SERGIPE – SESCOOP/SE, pessoa jurídica de direito privado, com CNPJ 07.332.833/0001-07, situada à Av. Augusto Maynard, 247, Bairro São José, em Aracaju no Estado de Sergipe, neste ato representado pela Superintendente XXXXXXX, doravante denominado CONTRATANTE e, do outro lado EMPRESA XXXXXX, inscrita sob o CNPJ sob o nº. XXXXX, com sede em XXXXX, na ENDEREÇO XXXXXXX, neste ato representada por XXXXX, doravante denominada CONTRATADA, têm entre si, justo e acordado, o presente Contrato, decorrente do Pregão Eletrônico 03/2021, nos termos do Regulamento de Licitações & Contratos do SESCOOP (Resolução nº 850/2012), e de acordo com as cláusulas e condições seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA – DA VINCULAÇÃO

1.1. O presente instrumento está vinculado ao Edital do Pregão Eletrônico n°. 03/2021, seus anexos e a PROPOSTA VENCEDORA que fazem parte integrante deste instrumento, independentemente de transcrição.

CLÁUSULA SEGUNDA - DO OBJETO

2.1. Contratação de Sociedade de Advogados regulamente inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), com experiência comprovada no Ramo do Direito Administrativo, Cooperativo, Civil, Tributário, Criminal, Empresarial (com experiência em compliance), Digital (LGPD), Ambiental, Previdenciário e Trabalhista para assessoramento e acompanhamento das demandas do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado de Sergipe- SESCOOP/SE.

CLÁUSULA TERCEIRA - DAS ESPECIFICAÇÕES DOS SERVIÇOS

3.1. Os Serviços descritos deverão ser prestados por Sociedade de Advogados

regulamente inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), disponibilizando

pelo menos 01(um) advogado também inscrito na OAB, para prestação dos serviços

(23)

23

abaixo descritos além do atendimento presencial na sede do SESCOOP/SE este último, no total de 04 (quatro) horas semanais em dias e horários a serem definidos em comum acordo entre as partes.

3.2. Emitir pareceres em processos, consultas e questões jurídicas que lhe forem submetidas, realizando pesquisas legislativas, doutrinárias e jurisprudenciais entre os Tribunais Estaduais, Superiores (STJ/STF/TST) e de Controle Externo (TCE/TCU, SECEX) necessárias;

3.3. Elaborar e/ou orientar a elaboração de instrumentos jurídicos em geral, inclusive normativos, tais como portarias, resoluções, contratos, convênios, editais, termos, contestações, petições, aditivos, dentre outros que se façam necessários;

3.4. Avaliar a conformidade jurídica e os riscos envolvidos nos processos de licitação (fase interna e fase externa) e suas exceções, bem como nos processos de convênios, e respectivas execuções de contratos e convênios;

3.5. Participar, acompanhar e prestar orientação jurídica em todas as fases dos processos licitatórios, auditorias, processos seletivos e sindicâncias, no âmbito do SESCOOP/SE;

3.6. Reunir elementos de fato e de direito e preparar minutas de despacho e decisão em processos da competência dos Conselhos da Unidade Estadual e da Diretoria Executiva;

3.7. Acompanhar e propor regulamentações, atualizações e alterações em normativos internos;

3.8. Prestar assessoramento técnico-jurídico aos Conselhos, à Diretoria Executiva e a outros setores da Unidade Estadual;

3.9. Executar as atribuições que lhe forem delegadas e outras definidas em normas específicas;

3.10. Administrar e realizar o contencioso da Unidade Estadual, acompanhando os processos administrativos e judiciais da Entidade, e adotar as medidas administrativas e/ou judiciais cabíveis para a ampla e irrestrita defesa do SESCOOP/SE;

3.11. Representar o SESCOOP/SE em atos processuais em geral, audiências e julgamentos;

3.12. Participar de reuniões administrativas e grupos técnicos, comissões, conselhos e comitês, adotando providências quanto às deliberações do SESCOOP/SE e do nacional;

3.13. Zelar e garantir o zelo pelo patrimônio e pelas informações de sua área de atuação, com o devido sigilo sobre as informações que vier a ter conhecimento;

3.14. Consolidar informações para disponibilizá-las aos órgãos de controle (CGU, TCU, Ministério da Economia) e, se necessário, adotar as medidas cabíveis;

3.15. Orientar e emitir pareceres relacionados à contratação, gerenciamento e

desligamento de pessoal na equipe de trabalho, em linha com as políticas e normas

estabelecidas pela Entidade e legislação trabalhista vigente, assim como conferência

e emissão de cálculos em processos trabalhistas;

(24)

24

3.16. Orientar, capacitar e fornecer informações aos Conselhos, à Diretoria Executiva e a outros setores da Unidade Estadual do SESCOOP/SE, sobre a legislação nas áreas de direito Administrativo, Cooperativo, Civil, Tributário, Criminal, Empresarial (especialmente, em compliance), Digital (LGPD), Ambiental, Previdenciário e Trabalhista;

3.17. Parecer sobre procedimentos de constituição e funcionamento de cooperativas para a área de monitoramento;

3.18. Elaborar contratos, termos de cooperação e documentos afins, assim como emitir pareceres e fornecer orientação sobre as atividades de contratação relativas a eventos, cursos, treinamentos e todas as ações relativas à atuação finalística do Sistema Cooperativista;

3.19. Orientar, capacitar e fornecer informações sobre o cumprimento do plano de Compliance e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);

3.20. Acompanhar, orientar e emitir parecer sobre o processo de prestação de contas anual e auditorias, conforme normativos do TCU;

CLÁUSULA QUARTA - OBRIGAÇÕES DA CONTRATADA

4.1. Observar todas às disposições éticas e legais inerentes ao exercício da Advocacia;

4.2. Não substabelecer as obrigações assumidas sem anuência expressa do

SESCOOP/SE;

4.3. Os instrumentos jurídicos em geral, inclusive os pareceres deverão ser emitidos e

entregues dentro do prazo de até 3 (três) dias a partir da data da solicitação da contratante, salvo aqueles com prazos estipulados;

4.4. Assumir a responsabilidade dos pagamentos de todos os impostos, taxas e

quaisquer ônus de origem federal, estadual ou municipal, em vigor ou que venham, a ser criados durante a vigência deste Contrato, bem como quaisquer ônus decorrentes de responsabilidade trabalhista e previdenciária perante o profissional indicado, além de encargos judiciais ou extrajudiciais que lhe sejam imputáveis, inclusive com relação a terceiros, em decorrência da execução dos serviços contratados;

4.5. Assegurar ao SESCOOP/SE o direito de fiscalizar, sustar, recusar, mandar refazer

qualquer serviço e/ou fornecimento que não esteja de acordo com as normas ou especificações técnicas, ficando certo que, em nenhuma das hipóteses, a falta de fiscalização do SESCOOP/SE eximirá a CONTRATADA de suas responsabilidades provenientes do Contrato;

4.6. Responsabilizar-se pelas despesas decorrentes das correções e/ou reparos dos

trabalhos executados em desacordo com o contrato e dos consequentes atrasos;

4.7. Responsabilizar-se pelos prejuízos causados ao SESCOOP/Se e/ou a terceiros, por

atos de negligência ou culpa de seus empregados, durante a execução dos serviços;

Referências

Documentos relacionados

Da aplicação das penalidades previstas nos itens 9.1 e 9.2 caberá recurso, no prazo de 05(cinco) dias úteis, contados da notificação, que será dirigido à autoridade superior,

Após a homologação do Pregão Eletrônico, o proponente vencedor será convocado, por escrito, para, no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, retirar, assinar e devolver

Parágrafo Quarto - Utilizada a garantia, a CONTRATADA obriga-se a integralizá-la no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da data em que for notificada formalmente pelo

Parágrafo Quinto - Utilizada a garantia, a CONTRATADA obriga-se a integralizá-la no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da data em que for notificada formalmente pelo

Parágrafo Quinto - Utilizada a garantia, a CONTRATADA obriga-se a integralizá-la no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da data em que for notificada formalmente pelo

Parágrafo Quinto - Utilizada a garantia, a CONTRATADA obriga-se a integralizá-la no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da data em que for notificada formalmente pelo

Parágrafo Quarto - Utilizada a garantia, a CONTRATADA obriga-se a integralizá-la no prazo de 5 (cinco) dias úteis contados da data em que for notificada formalmente pelo

PARÁGRAFO DÉCIMO SEGUNDO: A defesa prévia do interessado será exercida no prazo de 5 (cinco) dias úteis, no caso de aplicação das penalidades previstas nas alíneas a, b e