• Nenhum resultado encontrado

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2012 FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO. ventos em 94 mm em São Vicente-MT; altitude.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2012 FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO. ventos em 94 mm em São Vicente-MT; altitude."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

CASOS SIGNIFICATIVOS DO MÊS DE FEVEREIRO DE 2012

FENÔMENO DATA CAUSA REGIÃO IMPACTO AVISO

Chuva intensa 01 Massa de ar

quente e úmida e

ventos em

altitude.

MT e oeste de MG

111 mm em Unaí-MG, 91% da média mensal em apenas um dia;

94 mm em São Vicente-MT;

56 mm em Canarana-MT.

Fonte:synop e climatologia INMET

EA

Temporais 03 Elevadas

temperaturas, ventos em altitude e canal de umidade da Amazônia.

RS Em Santa Maria-RS, na região central, o volume de chuva chegou a 70 milímetros até às 19h, conforme a estação meteorológica da RBS.

A chuva na capital gaúcha a chuva começou às 15h40min, com rajadas de vento que chegaram a atingir 64 km/h. A situação causou alagamento. Fonte: jornal Zero Hora

EA

Chuva intensa 03, 04 Calor e alta

umidade

associados ao padrão de ventos em altitude (VCAN)

AC Em Rio Branco-AC, choveu 61,2 mm em duas horas (20 às 21h), sendo 42 mm em apenas uma hora. Em 7 horas, entre a noite do dia 03 e madrugada do dia 04, choveu 119,8mm.

Fonte: estação automática INMET

EA

Temporais 04 Cavado, umidade

elevada, muito calor e divergência em altitude

RS Em Canguçú-RS houve ventos fortes, que atingiram 82,8 km/h. Municípios como Camaquã, São Leopoldo, Canoas, Novo Hamburgo, Viamão, Guaíba, Eldorado do Sul, Tapes, Alvorada e Estância Velha foram os mais afetados pela falta de energia. Fonte: deolhonotempo

EA

Vento e chuva forte 06 Calor, umidade

elevada, cavado e divergência em altitude

SC Uma forte pancada de chuva acompanhada de rajadas de vento destelhou construções e derrubou árvores e postes em parte do município de Blumenau, no centro-leste de Santa Catarina, na tarde de segunda-feira (6). Fonte:

deolhonotempo.

Granizo 07 Calor e cavado SP Na tarde do dia 07 houve chuva forte em algumas áreas da

capital paulista, inclusive com queda de granizo na região da Avenida Paulista. Fonte: globonews

Chuva intensa 07 Calor, umidade

elevada, cavado e divergência em

RS Levamentamento da prefeitura de Caxias do Sul aponta que 90% dos bairros da cidade foram atingidos por alagamentos na tarde desta terça-feira (07). A Defesa Civil

EA

(2)

altitude registrou em apenas 60 minutos, torrencial precipitação de 164,4 mm, o que equivale a todo o volume de chuva esperado para o mês de fevereiro. Fonte zh.com.br e deolhonotempo

Vento forte 07 Calor, umidade

elevada, cavado e divergência em altitude

RS, SC Na tarde desta terça-feira (7), o vento provocou estragos no interior de Santo Cristo, na região das Missões, no RS. A principal localidade atingida foi Linha Mirim, onde um salão ficou parcialmente destelhado. Fonte: zh.com.br

Um forte temporal acumulou 129 mm de chuva em apenas duas horas e provocou muitos estragos no município de Timbé do Sul, no sul de Santa Catarina na terça-feira (7).

Fonte: de olho no tempo

EA

Chuva forte e granizo 08 Calor e aumento

de umidade

SP Na tarde desta quarta-feira (08) houve chuva foi forte em Itaquaquecetuba, Suzano, Mogi das Cruzes, São Caetano do Sul, Itapecerica da Serra. A chuva forte foi acompanhada por muita atividade elétrica e houve ainda queda de granizo em algumas áreas. Em Guarulhos, o aeroporto da cidade registrou fortes rajadas de vento com magnitude que chegou aos 79 km/h.

Chuva intensa 09 Termodinâmica e

cavado em 500 hPa.

SC, PR Em uma hora choveu 48 mm (20h) em Itapoa-SC, em três horas o acumulado foi de 72,4 mm (das 19h às 21h) . Fonte: estação automática/INMET.

Fortes rajadas de vento voltaram a causar estragos nesta quinta-feira (9) em parte da Região Metropolitana de Curitiba, desta vez em Campo Largo. De acordo com informações da Defesa Civil local, parte da estrutura de uma escola não suportou a força do vento e desabou. Fonte: de olho no tempo

Temporal 09, 10 Termodinâmica MG Vendaval provoca estragos em Manhuaçu (MG) e em

Sidrolândia (MS). Fonte: de olho no tempo.

EA

Temporal 09, 10 VCAN GO, BA, PA,

MT

Vendaval de 80,2 km/h derruba árvores em Goiânia (GO).

Chuva forte atinge Correntina (BA) na tarde desta quinta- feira (9). Fonte: de olho no tempo

Forte vendaval provoca destelhamentos de construções em Lucas do Rio Verde (MT).

Chuva contínua passa de 100 mm em Itaituba (PA).

EA

(3)

Fonte:deolhonotempo.com.br

Vendaval, chuva intensa. 10 VCAN (Palmén) Sul Vendaval provoca destelhamentos em Ponta Grossa (PR) e em Apucarana (PR). Fonte:deolhonotempo.com.br

EA, AME

Temporais 11, 12, 13, 14 ZCAS (dia 13 recuo

ZCOU)

SP, RJ, MG, GO, MT, TO, AC, PA

Synop 12Z:

52 mm em Capinopolis-MG;

48 mm em Guarulhos-SP;

103 mm em Rio Verde-GO, metade da média mensal;

95 mm em Jatai-GO;

70 mm em Diamantino-MT;

63 mm em Porto Nacional-TO;

59 mm em Ituiutaba-MG;

56 mmem Tarauaca-AC;

40 mm em Salinas-MG e em Belém-PA;

Automáticas INMET (entre 19h dia 11 e 19h dia 12):

107 mm em Parati-RJ;

80 mm Pico do Couto-RJ;

48 mm em Resende-RJ;

43 mm em Marambaia-RJ;

Notícias:

Um forte temporal registrado na noite deste sábado (11) provocou muitos alagamentos em Serra Negra, no nordeste de São Paulo. Em apenas 1h30min, a chuva acumulou na cidade 116,5 mm, de acordo com informações repassadas pela Defesa Civil do município.

Nuvens carregadas provocaram fortes pancadas de chuva com raios e ventania na tarde desde sábado (11) em Ribeirão Preto, no nordeste de São Paulo. De acordo com a Defesa Civil local, vários trechos ficaram alagados, além de árvores que caíram com as rajadas de vento.

Chuva volumosa de quase 100 mm é registrada em Jataí (GO). Fonte: de olho no tempo

Synop 12Z dia 13 :

129 mm em Macapá-AP (chuva que ocorreu no dia anterior);

EA

(4)

93 mm em Palmas-TO (aeroporto);

87 mm em Goiania-GO (aeroporto);

84 mm em Goiania-GO;

82 mm em Peixe-TO;

62 mm em Alta Floresta-MT;

59 mm em Porto Nacional-TO;

56 mm em Sorocaba-SP;

50 mm em Campinas-SP;

46 mm em Labrea-AM;

43 mm em Uberlandia-MG;

42 mm em Belém-PA;

41 mm em Rodonópolis-MT;

41 mm em Juiz de Fora-MG.

Noticias:

A chuva forte registrada na tarde deste domingo (12) resultou no deslizamento de terra de uma encosta em Diadema, na Região Metropolitana de São Paulo.

A chuva que caiu com forte intensidade na madrugada desta segunda-feira (13) provocou transtornos em Araguari, no sudoeste de Minas Gerais.

Uma forte linha de instabilidade varreu boa parte do interior paulista na tarde desta terça-feira (14) provocando estragos em Bauru, no centro de São Paulo. De acordo com a Defesa Civil mais de 40 árvores caíram com as rajadas de vento.

Uma forte rajada de vento seguida de trovoadas e chuva atingiu parte do município de Sorocaba, no centro-leste de São Paulo, na tarde desta terça-feira (14).

Uma intensa pancada de chuva atingiu parte dos municípios de Pontes e Lacerda, no oeste de Mato Grosso, ao final da tarde da terça-feira (14). Uma estação meteorológica automática do INMET registrou entre as 17 e 19 h, precipitação de 62,4 mm, sendo que a maior parte, 56,8 mm, foi registrada em apenas 60 minutos, o que resultou em vários pontos com enxurrada no município. Rio Acre transborda e já atinge 15 metros em Rio Branco (AC). Fonte:

de olho no tempo

(5)

Chuva intensa 11, 12 VCAN CE, BA 60 mm de chuva em apenas 1h na madrugada do dia 12 em Campos Sales-CE, em 24h foram 85 mm; 102 mm em lençois-BA. 43 mm na capital de SP e em Irece-BA. Fonte:

synop

Chuva intensa 12, 13 ZCIT AP A chuva que caiu com forte intensidade entre a noite do dia

12 e a madrugada do dia 13 provocou alagamentos em diversos bairros de Macapá-AP. Uma estação meteorológica convencional do INMET registrou em um período de 24h, precipitação de 129 mm. Fonte: de olho no tempo

Vendaval 14 VCAN e

termodinâmica

PR Uma forte rajada de vento de 82 km/h atingiu parte do município de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, entre as 15 e 16h desta terça-feira (14) provocando estragos pela cidade.

Temporal 14 Termodinâmica SP Nuvens muito carregadas que se formaram nas primeiras

horas da tarde desta terça-feira (14) provocaram chuva forte em parte da Região Metropolitana de São Paulo. Em Taboão da Serra e Osasco, a Defesa Civil registrou pontos de alagamentos e queda de granizo.

Tromba d’água 15 Calor, umidade e

convergência em baixos níveis.

Nordeste Forte instabilidade atingiu parte do CE, norte do PI e do MA.

Houve registro de uma tromba d’água próximo ao litoral do MA. Tromba d’água é quando uma nuvem com forte giro em forma de espiral atinge a superfície da água.

EA

Chuva intensa 16, 17, 18, 19 Calor, umidade e convergência em baixos níveis.

Faixa norte do Nordeste

Entre os dias 16 e 17 uma chuva forte atingiu a capital Teresina-PI e o acumulado de 88 mm provocou alagamentos e enxurradas em diversos pontos na cidade.

Em Berberi-CE, o acumulado de chuva chegou aos 120 mm.

Entre os dias 18 e 19 houve chuva significativa em algumas cidades do leste do Nordeste, como eu Campina Grande-PB (55 mm) e Aracajú-SE (52 mm).

EA

Granizo 17, 19, 20 Calor e umidade

em baixos níveis e ar frio na troposfera média (cavado em 500 hpa) e divergência em altitude

SP Nos dias 17 e 19 houve registro de queda de granizo no aeroporto de Guarulhos. No dia 19 também houve granizo em Sorocaba. No dia 20, vendaval provoca estragos em Iacanga, Itatinga, Pederneiras e Piratininga (SP). Vendaval de 74,5 km/h provoca estragos em Piracicaba (SP).

Fonte:deolhonotempo.com.br

AME, EA

(6)

Chuva forte, vendaval e granizo

18 Calor e umidade RS Depois de um dia de calor de mais de 40C, temporais atingiram algumas cidades gaúchas, provocando estragos.

Houve queda de granizo em diversas cidades, atingindo o sul, serra, centro e região metropolitana de Porto Alegre.

EA

Chuva forte, vendaval 20, 21 Termodinâmica, divergência em altitude e cavado em 500 hpa (20/02)

Sul Vendaval de 88,9 km/h provoca estragos em parte de São Miguel do Oeste (SC). Vendaval provoca estragos em Curitiba, Laranjeiras do Sul e Almirante Tamandaré (PR).

Fonte:deolhonotempo.com.br

Vendaval de 80 km/h provoca estragos em Cruz Alta (RS).

Um forte vendaval atingiu parte do município de Miraguaí, no noroeste do Rio Grande do Sul, no inicio da noite da terça-feira (21). De acordo com informações das autoridades locais, o índice pluviométrico chegou a 45 mm.

Fonte:deolhonotempo.com.br

EA

Chuva intensa Entre os dias 19 e 20 Divergência em

altitude e

escoamento de leste na camada baixa

Nordeste Chuva intensa provoca alagamentos em Penedo (AL).

Fonte:deolhonotempo.com.br

EA

Chuva forte e vendaval 21 VCAN, cavado em

500 hPa e

termodinâmica

Sudeste, Centro- Oeste

Chuva forte provoca alagamentos em Sorocaba (SP), Vendaval deixa mais de 50 mil consumidores sem energia em Piracicaba, Sumaré e Americana (SP). Vendaval provoca estragos em Jataí (GO) no dia 20.

Fonte:deolhonotempo.com.br

EA

Chuva intensa 21 Calor, umidade e

divergência em altitude

Norte, Centro- Oeste

Maior chuva de 2012, mais de 120 mm, provoca alagamentos em Porto Velho (RO). Rio Machado atinge 10,72 metros e continua alagando Ji-Paraná (RO).

Instabilidade provoca chuva volumosa de mais de 80 mm em Pedro Afonso (TO). Fonte:deolhonotempo.com.br

EA

Chuva Intensa 22 Massa de ar

bastante instável e cavado.

RS 79 mm em Porto Alegre, 79,6% da normal climatológica de fevereiro. Fonte: synop e climatologia INMET.

Uma forte pancada de chuva atingiu parte de Porto Alegre entre os períodos da madrugada e manhã da quarta-feira (22) provocando transtornos à população.

A chuva forte que caiu na madrugada da quarta-feira (22) provocou alagamentos em pelo menos 6 bairros de Canoas,

EA

(7)

na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde a Defesa Civil local estima que pelo menos 200 casa ficaram alagadas.

Algumas construções chegaram a acumular água até 50 centímetros de altura. Fonte: de olho no tempo

Temporais 22, 23, 24 Forte

termodinâmica, e enfraquecimento do escoamento anticiclônico entre

500 hPa e

superfície.

SP, MG Dia 22:

Temporais na Serra do Mar no cone leste de SP. Houve precipitação acima de 50 mm/h na noite deste dia.

Fonte: radar SOS chuva

Uma forte rajada de vento atingiu parte de São Carlos, no centro de São Paulo, ao final da tarde desta terça-feira (21).

O vento forte destelhou casas.

A chuva voltou a cair com intensidade na quarta-feira (22) sobre Presidente Prudente, no oeste de São Paulo. A chuva acumulada entre as 3 e 13 h chegou a 40,2 mm em uma estação meteorológica automática do INMET .

No município de Ouro Branco-MG, um forte vendaval entre as 14 e 15 h foi registrado, cuja rajada máxima de vento em uma estação meteorológica automática do INMET chegou aos 88,6 km/h. Fonte: de olho no tempo

Dia 23:

Temporais na capital paulista.

Ribeirão dos Couros (Mercedes Paulicéia / São Bernardo do

Campo) - 56,0mm

Rudge Ramos (São Bernardo do Campo) - 52,9mm Rio Tietê (Pte. do Piquei) - 52,6mm Rio Tamanduateí (Mercado Municipal) - 44,0mm

Às 16h15, o aeroporto de Campo de Marte registrou rajadas de vento de 38 km/h. Por volta das 17h00, a velocidade dos ventos alcançou os 42km/h no Mirante de Santana, também na Zona Norte. Fonte:CGE

Dia 24:

Imagens de radar indicaram precipitação forte em áreas da Zona Norte, Zona Oeste e Zona Leste de SP.

Na grande São Paulo, o radar meteorológico mostrou chuvas intensas em Santana de Paranaíba, Itapevi, parte de Barueri e Guarulhos.

EA

(8)

Às 17h, o aeroporto de Guarulhos registrou rajadas de vento

de até 43km/h.

Maiores índices pluviométricos registrados pela Rede Telemétrica do Alto-Tietê até as 17h55:

Ribeirão Vermelho (Anhanguera) - 32,4mm Rio Juqueri (Santana do Parnaíba) - 21,6mm Fonte:CGE

Acumulados de Chuva 22, 25 Massa de ar

quente e úmida e convergência.

AC O número de pessoas desabrigadas por conta das enchentes no Estado do Acre chegou a 16.711 pessoas nesta quarta- feira (22). Grande parte está concentrada na capital, onde o nível do rio Acre não para de subir.

A administração municipal do município de Xapurí, no sul do Acre, decretou estado de emergência na quarta-feira (22) por conta da enchente que assola a região. Forte temporal provoca enxurrada em Itiquira (MT) no dia 25.

Instabilidade provoca mais de 70 mm de chuva em Cametá (PA) no dia 25. Fonte: de olho no tempo

EA

Chuva intensa 24, 25, 27 Calor umidade e

padrão de ventos em altitude

PR Chuva intensa provoca alagamentos em parte de Curitiba (PR). Chuva forte de mais de 60 mm provoca transtornos em Taquarituba (SP) no dia 24. Chuva forte atinge região de Ponta Grossa (PR) no dia 25. Chuva intensa provoca alagamentos em Várzea Grande (MT) no dia 27.

Fonte: de olho no tempo

EA

Chuva intensa 25 Proximidade da

ZCIT

CE Chuva intensa de quase 100 mm é registrada em Jaguaruana (CE). Fonte:deolhonotempo.com.br

EA

Chuva forte 27 Termodinâmica e

cavado invertido em 700 hPa

Sudeste, Sul e MS

Chuva forte provoca alagamentos em parte de Curitiba (PR);

Chuva volumosa de 50 mm é verificada em Maringá (PR);

Pancada de chuva provoca alagamentos em São Carlos (SP);

Vendaval destelha construções e derruba árvores em Aquidauana (MS);

Granizo e chuva forte provocam estragos em Itatinga (SP);

Chuva forte provoca alagamentos em Batayporã (MS).

Fonte:deolhonotempo.com.br

EA, AME

Vendaval 28 VCAN e

termodinâmica

GO Vendaval de 84,9 km/h destelha casas em Jataí (GO).

Fonte:deolhonotempo.com.br

EA

(9)

Chuva intensa 28 Divergência em

altitude e

termodinâmica

PA Chuva volumosa de mais de 80 mm é verificada em Rondon do Pará (PA). Fonte:deolhonotempo.com.br

EA

Chuva forte 28 ZCIT com dois

ramos

Norte, Nordeste

Instabilidade da ZCIT provoca mais de 80 mm de chuva em Tartarugalzinho (AP), onde uma estação meteorológica automática do INMET registrou acumulado de chuva de 106,8mm entre as 2 horas de ontem e às 14h desta terça- feira (28). Chuva provoca alagamentos e desabamentos em Fortaleza (CE). Fonte:deolhonotempo.com.br

EA

Referências

Documentos relacionados

Como objetivos específicos pretendeu-se iden- tificar os taxa existentes nesta gruta, determinar a riqueza de es- pécies de sua comunidade; verificar a influência de fatores

Na primeira, pesquisa teórica, apresentamos de modo sistematizado a teoria e normas sobre os meios não adversarias de solução de conflitos enfocados pela pesquisa, as características

Com relação ao CEETEPS, o tema desta dissertação é interessante por se inserir no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), sob a tutela da Coordenação de

Mas ele é ( verbo ser, no Presente do Indicativo ) apenas um gato e não tinha tido ( verbo ter, no Pretérito Mais-Que-Perfeito Simples do Indicativo ) tempo de aprender (

“O aumento da eficiência e o plano de produção fizeram com que a disponibilidade das células de fabricação aumentasse, diminuindo o impacto de problemas quando do

Outro aspecto a ser observado é que, apesar da maioria das enfermeiras referirem ter aprendido e executado as fases do processo na graduação, as dificuldades na prática

Chuva forte provoca estragos em aeroporto de Campinas (SP), Granizo e ventos fortes atingem Cunha (SP) (17/02), Temporal provoca alagamentos em Rio Claro (SP) (17/02)

MA, PA e PI Áreas de instabilidade provocaram chuva intensa acompanhada de rajadas de vento, raioe e resultando em acumulado significativo de chuva entre o nordeste do PA, norte